A “noite desastrosa” do futebol brasileiro. E um convite

Tempo de leitura: < 1 min

por Luiz Carlos Azenha

Foi o que li nos jornais.

Cruzeiro, Inter, Grêmio, Fluminense…

Vi o fim do jogo do Flu.

E o Cuca, técnico do Cruzeiro, dando uma de Navy Seal para cima de Renteria, do Once Caldas.

Fica o convite para que todos se sintam representados pelo Santos FC.

Não prometo nada, que a gente tá começando agora.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Fernando

E o Flamenglobo perde pro Ceará, kkkkkkkk!!

Viva o Nordeste!! Chora mulambada!!

    Rogério Leonardo

    Foi merecido, parabéns, mas tem a volta viu, não subestime o mengão…rs…

    Luís

    É, não vamos subestimar. Vai perder de novo. :)

Severino Prazeres

Os falsos comentáristas esportivos, quase sempre ex-jogadores, defendem os seus colegas de profissão. Loas e canticos foram entoados em defesa das qualidades dos jogadores que retornaram do exterior. Todos bichados em fim de carreira. Vejamos Fred e Deco no fluminense jogam um partida, ficam fora de quatro. Quatro partidas bem entendido. Ronaldo gorducho e Ronaldo gaucho, no corinthians ou no flamengo, igualmente. Não quero nem falar do Adriano ( imperador imposto ou deposto). T em mais um que voltou que a mídia está chamando de – o fabuloso, esse do São Paulo. Tá pagando promessa a tudo que é santo para poder estreiar . Tá no time dos bichados também.Tem mais, Rivaldo. Vem Juninho-PE, por aí. Sem falar nos menos conhecidos. Esse esquadrão de bichados tem técnico igualmente bichado. Felipão.

Lousan

deixei d assistir futebol a algum tempo…pra mim ele deixou de ser arte, agora é mais uma area d negócios da globo…assistir ao campeonato do bairro da mais emoção do q os passinhos multimilionarios comprados e q só decepcionam…

Flávio

Além do São Paulo Futebol Clube outro clube brasileiro já ganhou 3 libertadores e 3 mundiais?

    Mércia Vasconcelos

    Pois é, mas também já foi desclassificado pelo Once Caldas na Libertadores de 2004. E outra terrível coincidência: Cuca era o técnico.
    Mércia,cruzeirense de BH,agora sem rumo, mas sempre em busca do tri da Libertadores

Lico Lico RJ

Lamento pelo Cruzeiro. O Inter já tava amarelando quando colocou o Falcão de técnico, o cara é péssimo, vejam sua campanha enquanto técnico do Brasil. O fluminense não merece disputar nenhum campeonato da série A do brasileirão pelo fato de estar devendo ao futebol brasileiro os dois rebaixamentos para a série B não cumpridos. O gremio escorregou e caiu na libertadores. Agora é Santos pelo que vem apresentando nos últimos dois anos.

    leo

    é não lamento! só falta um.
    Quero ver o neimala chorando.

    Mércia Vasconcelos

    Também vou secar.
    Mércia, cruzeirense de BH, agora sem rumo,mas sempre em busca do tri da Libertadores.
    Já me cansei das piadinhas infames que circulam país afora. Algumas são até bem criativas e brincam com o sotaque mi neiro.

SILOÉ

E por falar em convite, alguém pode me confirmar local, data e hora do encontro de blogueiros progressistas, no Rio???

SILOÉ

Que se não jogar de chuteira, volta pra casa também!!!

@walterthe

Uma pergunta aos especialistas que o monopolio da rede globo nos obriga a assistir:
Quem eh mesmo ,o Barcelona da America do Sul?

Once Caldas pra quem acertar….

    Mércia Vasconcelos

    Fomos rebaixados a Real Madrid.
    Mércia, cruzeirense de BH, agora sem rumo, mas sempre em busca do tri da Libertadores

    leo

    O Barcelona de Guaiaquil é o verdadeiro Barcelona das américas.

    Dia Once estarão numa ressaca de uma segunda derrota.

FrancoAtirador

.
.
Já está na hora de outro clube brasileiro, além do Inter de Porto Alegre, ganhar algum título internacional.
.
.
Inter é o responsável pelos últimos cinco grandes títulos internacionais brasileiros.

Desde 2006, clube é o único a levantar taças continentais

O crescimento do Inter em competições internacionais proporciona marcas impressionantes.

O clube gaúcho é o responsável por todos os últimos cinco títulos internacionais importantes conquistados pelo futebol brasileiro.

Isso sem contar torneios menores, como a Copa Dubai 2008 (vencida contra a Inter de Milão, possível adversário no próximo Mundial) e a Copa Suruga 2009.

Desde 2006, nenhum outro brasileiro conquistou títulos internacionais.

CONFIRA OS ÚLTIMOS CINCO GRANDES TÍTULOS DO FUTEBOL BRASILEIRO — OU SEJA, DO INTER:

Libertadores 2006
Depois de vencer o São Paulo por 2 a 1, no Morumbi, Inter empata em 2 a 2 com o clube paulista, no Beira-Rio, e conquista seu primeiro título internacional importante.

Mundial 2006
Com o histórico gol de Adriano Gabiru, Inter vence Barcelona por 1 a 0 e chega ao ponto mais alto a que um clube de futebol no mundo pode ir.

Recopa 2007
Depois de perder no México, Inter de Alexandre Pato atropela o Pachuca, vence por 4 a 0 e completa a Tríplice Coroa.

Sul-Americana 2008
Depois de vencer o Estudiantes na Argentina e perder no tempo normal no Beira-Rio, Nilmar aparece na prorrogação para marcar o gol do título inédito para o futebol brasileiro.

Libertadores 2010
Rafael Sobis, Leandro Damião e o predestinado artilheiro Giuliano fazem os gols da virada, Inter vence o Chivas Guadalajara por 3 a 2 e conquista o bicampeonato da Libertadores da América.
.
.

    João

    Quem vive de passado é museu.
    Acorda o colorado! Seu time está indo para as cucuias.

    leo

    Peña, Peña, Peñarol

    leo

    Peñarol tem mais títulos.

Moacir Moreira

Sou mais Peñarol.

Malu

Foi uma quarta-feira de cinzas para o futebol brasileiro. Ainda bem que o meu Santos jogou na terça-feira gorda. E estou ouvindo pelo rádio o Palmeira X Coritiba. Está agora 4X0 para o Coritiba. Loucura! Mais um grande sendo despachado, agora da copa Brasil.

FrancoAtirador

.
.
Santos, que Santos?

O Brasil só tem um santo:

O FREI GALVÃO.

Aliás, dizem que, de vez em quando,

ele até dá uma forcinha

ao Flamengo e ao São Paulo.

Nenhum outro.
.
.

    mauro silva

    "forcinha" ao flamengo é galinha preta, ou urubu, na encruzilhada!

Luana

E ainda tem um detalhe, toda essa loa e a cartolagem de sempre, o jogador de sempre que vem de baixo e quer melhorar de vida, que se pica para a Europa, volta para o país bichado, mas é recebido como um grande atleta e as loas da emissora que detém os direitos de transmissão.

Tem uma CBF jurásssica, um monte de grana que rola e a crença de que o futebol brasileiro é único e insubstituível. Mas o fato é que, talento todos têm e precisam ser desenvolvidos, quanto mais se desenvolve lá fora, mais há atletas bons e e nem sempre tão problemáticos quanto os daqui. Não consigo nem imaginar como é que vai ficar com as chances reais de o país perder a Copa mais uma vez dentro de casa.

Talvez seja o momento de se dar conta que mitos também tem tempo para deixar de existir. Se liga, Brasil.

Mas é preciso continuar o mito, a tão falada jogada genial que ficou para trás, os hormônios masculinos exaltados. É preciso criar tudo isso para se manter a publicidade, e tudo isso para o torcedor ir ao campo e matar uns aos outros. Tudo em nome da suposta jogada genial e a superioridade do futebol brasileiro.

Luana

Ai, pelo amor, eu não aguento isso, que saco,viu! Toda vez que o Brasil perde não é tragédia, é isso é aquilo. É como se os outros também não jogassem e se houvessem perna de pau como querem fazer crer os brasileiros, especialmente comentaristas.

O Brasil no futebol é arrogante igual os EUA em sua política externa, os outros não podem ser melhor nunca, parece que é direito divino de o país ser o melhor. Só esqueceram de combinar com os outros. Perdeu porque o outro foi melhor ou então, como é do futebol, alguém levou uma graninha. Futebol é isso, previsível no jogo e nas reações.

    @walterthe

    Parabens Luana
    Falou tudo que eu queria falar
    Um futebol arrogante de pernas de pau milionarios, pop stars ignorantes , inflados por uma midia arrogante de comentaristas torcedores e ex-arbitros de passagens nebulosas e historicas garfadas em prol do Flamengo e do Corintians, os preferidos da rede globo.
    O Brasil vai ganhar em 2014? Combinem com os chilenos, paraguaios, uruguaios, colombianos, espanhois, alemaes, holandeses, pra nao falar nos Mazembes e outros franco atiradores.
    Viva o Santos e viva o Galo!!!!!

    leo

    Concordo. Um perdeu em casa no sul. Outra em casa e fora. Uma outra perdeu feio fora. E última em casa.
    Discutir o quê? Onde está a tragédia? Perderam e pronto. Baixem a bola.

Renato Lira

Não sei porquê, mas me veio na cabeça uma frase:

"O SANTOS É O BRASIL NA LIBERTADORES!!!!"

Nova essa, Hein?

Boa, né?

rs…

Eduardo Miranda

Não sei se vale para todos, mas os clubes brasileiros, e escala muito maior, tem feito mais marketing que futebol nos últimos anos.

Futebol é um grande negócio, mas os clubes estão pensando muito no dinheiro, e menos em sua finalidade principal: jogar bola.

Notaram que, nos últimos anos, com a valorização do Real, passamos a importar mais atletas, e repatriar a preços altíssimos jogadores que já não vivem boa fase na Europa?

Formar equipes não tem sido o foco dos clubes brasileiros. Nosso futebol está muito parecido com o italiano. Se faz muito marketing e o público é fanático, mas ganha-se muito pouco em campo.

Neste aspecto, a melhor gestão é a espanhola, que adequou os clubes à formação de grandes jogadores, jogando ao lado de estrelas já consolidadas.

PEDRO

EAÍ SEU PERRELA???? E AGORA DE QUEM É A CULPA, DO SEU TÉCNICO IDIOTA, DO SEU TIME QUE É UMA PIADA, OU SERÁ QUE TEM ESQUEMA IGUAL AO DO BRASILEIRÃO, O JUIZÃO METEU A MÃO SEU PERRELA, O SENHOR NÃO VAI FICAR VALENTE DESTA VEZ?????????????? A REALIDADE É UMA SÓ, O SEU TIME AMARELA SEMPRE É MUITO FRAQUINHO E INCOPETENTE, SERÁ QUE A CULPA NÃO É DO CORINTHIANS???????????

    Conceição Lemes

    Pedro, letras minúsculas nos próximos comentárioss, por favor. abs

Klaus

Cruzeiro na Libertadores é igual a filme dos Três Patetas: a gente sabe como vai acabar mas assiste tudinho pra rir no final.

Bruno Brasil

Azenha, acho que isso é um aviso de que a bola está mesmo com o Santos…

Paulo

Deviam dar uma vaga permanente para o São Paulo na Libertadores. Só assim o Brasil não sofreria vexame.

    Luis Santos

    Só dando uma vaga permanente mesmo, porque jogando não consegue mais …

Fabio SP

Azenha, o Nassif acabou de explicar quem é o ONCE CALDAS.

Diz que é uma tchurmicha de infância dele que qualquer coisa perguntava: ONCE mora? ONCE vai? ONCE tava? lá em POÇOS DE CALDAS. Então fundaram o time ONCE CALDAS.

Apareceu um empresário e eles mudaram para a Colômbia do mesmo modo que foi feito pelo Barueri (hoje Prudente)i e o Guaratinguetá (hoje Americana), mas mantiveram o nome.

Bom, essa é a explicação dele…

lUIZ fERNANDO

Isto é uma coisa que ninguém pode comentar a não ser os mala da globo, futebol é um paixão, mas gosto da cor da camisa do Santos, mas para não perde a oportunidade VIVA O FOGÃO!

Artur

Só senti pelo Cruzeiro. Quanto ao Flu, ammmmmmmmmmmeeeeeeeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiiiiiiii.

    leo

    Hummm….. sei não, hein…

José Manoel

Ganha uma fortuna para fazer essa m………! Fora Cuca!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Milton Freitas

Treinei futsal durante 20 anos ,times federados pela federação paulista de futsal.
Assim vejo que taticamnete o futebol brasileiro esta triste .
so temos treinadores gauchos e não se trata de bairrismo mas o estilo gaucho de ver o futebol.,retranca e força .
Filipãp ,Tite,Carpegiane,Falcão,Silas,Cuca.abelão e muricy com seu estilo gaucho.mais o mano na seleção.
estando este nos grandes times o restante acaba sendo obrigado a montar esquema de força .afinal jogador passa valer por divididas que ganha ,pelo que marca eles falam em compor e menos pelo que joga.
assim veremos ganço e neymar marcando em suas areas e tentar o contra ataque ,e pensar que estes ofereciam tanto medo que passavamos a ver bons jogos.
Bem viva o estilo gaucho,assim estamos nos desligando do futebol,leva tempo mas eles certamente irão conseguir.pois categoria menores tem o mesmo esquema .

Luís

Essa libertadores está sendo terrível para as equipes brasileiras.

Começou com o Corinthians conseguindo a façanha, o feito, de não passar da pré-libertadores, sendo que o Corinthians tinha um time infinitamente superior.

E agora com quatro equipes eliminadas. E nenhuma delas foi eliminada por uma equipe argentina.

Só sobrou o Santos, que eu, sinceramente, não acredito que vá muito longe. Antes que digam alguma coisa, sou santista.

    Fabio SP

    "o Corinthians tinha um time infinitamente superior."

    Bom, a mentira já começou aí.

    Time do Corinthias superior? Só no Playstation…

    mauro silva

    É santista?
    Sei …..
    e "o Corinthians tinha um time infinitamente superior"?
    Sei …. sei …..
    Uma coisa é certa: estás completamente louco.

Franscisco Ornelas

Passou na Record??? a tá… a Record devia estar passando "fala que eu te escuto" a essa hora, um sucesso mundial de audiência.

mello

Como apreciador do futebol, é óbvio que torcerei pelo Santos, hoje o melhor do Brasil, mas na Copa Brasil continuo sendo Flamengo ( que está ruinzinho…, como os outros).
O futebol brasileiro anda mal das pernas, já há algum tempo. E agora, com essa bandalheira da transmissão do Campeonato Brasileiro, sem que o CADE , a Polícia Federal e o Ministério Público interviessem…
A vaca caminha direto para o brejo.
Que o (s) Santos nos salve (m)….

desinformacaonao

Ontem fui a Sete Lagoas, torci pelo Cruzeiro, e como de costume em qualquer jogo de futebol, gritei incentivando, vibrei com o gol (e só depois vi que ele havia sido mal anulado), e xinguei muito pelos muitos erros.

Um lance me chamou a atenção.

Placar 1×0 para o Once Caldas. André Dias, atacante do Cruzeiro que havia entrado a não mais que 5 minutos, estava com a bola pela intermediária adversária em direção ao gol. Saiu do primeiro, e perdeu a bola para o segundo. Neste instante ele fez uma expressão de extremo desânimo e cansaço, deixou os braços cair ao lado do corpo e caminhou de volta.

O que poderia causar esta reação num jogador de futebol, que está vendo que seu time perdendo o jogo mais importante no ano até agora, e correndo o risco de ser desclassificado?

Pelo futebol apresentado até anteontem, Cruzeiro x Santos seria um duelo sensacional independente do vencedor. Uma pena que não o veremos.

    leo

    Veremos Once x Santim. Chora.

    Quanto foi o ingresso mesmo?

Flavio Lima

Bom, ja estava indo de Santos mesmo.
Na Libertadores, sempre por um time brasileiro.
Afinal, sou sãopaulino, não sou traumatizado pela Libertadores.
Mas viram no que da não ter o Tricolor nessa competição?!?!?
Vexame na certa hahaha.

    luiz

    Vai dormir, Bambi…

    Flavio Lima

    Acorda, traumatizado!!
    Hahahahahaha!!

waleria

Santos, Santos!

Marcellus

Sou tricolor e o Santos e o Muricy que se explodam juntos!

Márcio Gaspar

O Caio( ex jogador e comentárista da Globo) ja dizia que o Cuca nao tem equilibrio emocional e transmite esta falta de equilibrio para as equipes que treina. Ja concordava com o Caio. Depois desta agressao ao Renteria, concordo mais ainda. Quando o Cruzeiro foi eliminado pelo Corinthians na libertadores, o Cuca, na entrevista coletiva esmurra a mesa num desabafo. Tal atitude náo é compreensível para quem ocupa um cargo de Diretor Técnico de Futebol.

dukrai

só vi Once Hombres y Un Secreto quando o tri-vice-campeão da Libertadores estava sendo espancado por 2 x 0. deu tempo de ver ainda o Disenteria do Once Hombres perder o terceiro gol cara a cara com o goleiro e o micro-leão-dourado Cuca Maluca dar uma cotovelada na boca do Disenteria na lateral do campo. foi uma festa só aqui em BH, buzinas e foguetes, nem sabia que tinha tanto Onceanos na cidade. no mais aguardem o próximo vexame porque o Galo forte vingador vai pegar o ex-futuro-tetra-vice-campeão da Libertadores neste final de semana rs

    leo

    Falou tudo. Domingo tem mais Once indo pra cima.

    dukrai

    2×1 e ganhei o bolão do Tip Top. a desgraça é que mais sete acertaram e mesmo assim rolou 37 reaus. na decisão final do campeonato rural vai dar 1×1 e uma baita nervosia no que sobrou das moças. o meu irmão Zé, cruzeirense, disse que nem vai ver.

Jair

Não assisti a nenhum dos jogos de ontem, mas essas derrotas todas estão cheirando a "sapatinho alto". Tô errado?

    Renato Lira

    Certiíííííííísssimo!!!

    Tirando o Fluminense e o Grêmio, foi salto alto.

    O Grêmio foi ruindade.

    E o Flu (o tal "time de gurreiros") foi covardia mesmo. Retranca braba.

    leo

    Caracterísitca do futebol brasileiro: salto alto sempre.

aurica_sp

Sinceramente como São Paulina não torço para que outro time time seja Tri. Ontem sequei todos os times brasileiros rsrs….A única eliminação que achei de lascar foi a do Cruzeiro, pois graças ao Roger ( e ao Juizão) o time foi desclassificado não sei porque ele estava tão nervosinho ontem, e o Cuca o que foi aquilo, coitado de novo o Onze Caldas rsrs…. Agora só me resta secar o Santos!!!

    leo

    As marias mostraram que não existe timaço e que primeira fase é primeira fase. O Once Caldas deu um baile e mereceu mais gols. O resto é choro.

ckoliver

Mais um fiasco internacional do internacional…

paulo chacon

Como é fácil falar em estratégias de jogo, substituições, esquema tático, esquema de jogo, de dentro da cabine da tv globo, não é, Falcão?

Fernando

O que falta aos times brasileiros sobra nos demais sulamericanos: huevos y corazón.

Tantos dos jogadores quando da hinchada. Vou além: no povo também.

Aguante y siga el baile!

    leo

    vide lei da anistia

trombeta

Ontem, ficou escancarado um problema histórico do futebol brasileiro: NÃO TEMOS TÉCNICOS.

Foi constrangedor ver a surra tática que os técnicos sul-americanos deram nos brasileiros.

O meu colorado precisa se repensar.

    Sicupira

    Torcida que aplaude mais carrinho do que drible, merece mesmo passar o vexame que os dois times gaúchos passaram a noite passada… Muita trombada e pouco futebol.

    Bruno

    Coitado do Falcão, mal chegou, recebeu nas mãos o time que perdeu para a gloriosa esquadra mazembista 4,5 meses atrás e já estão pegando no pé dele… sim, o Brasil precisa de técnicos decentes, e como! Mas precisa de torcidas e cartolas que os deixem trabalhar, também. Tenho a impressão de que Alex Ferguson, na minha opinião o mais completo técnico em atividade, não duraria no Brasil nem um décimo das duas décadas em que dirige seu glorioso Manchester United.

    Ah, uma observação para quem pouco conhece o futebol europeu: "lá", não existe concentração, os jogadores chegam em seus próprios carros para os jogos, treinam em apenas um turno – ou manhã ou tarde -, não se dopam "sem querer" por automedicação… Minha impressão é a de que o jogador aqui é muito mimado, muito protegido. Isso junto aos técnicos ridículos do nível de Paulo César Gusmão, Cuca, Carpegiani, Adilson Baptista, etc., mina e muito a qualidade do nosso futebol – que tecnicamente é o melhor do mundo, mas infelizmente só tecnicamente.

    João

    Discordo: não temos é jogadores.
    Os caras se acham, são mimados pela imprensa e empresários, e acham que ganham o jogo quando quiserem.
    Enquanto não houver, realmente, profissionalismos no futebol, assistiremos aos "apagões" como esse dos times brasileiros na libertadores.
    Ah, quero ver o Neimar jogar bola mesmo sendo marcado por um jogador profissional, que saberá que sua função é não deixar o garoto mimado jogar.

    leo

    o futebol brasileiro vive de uma ilusão que o melhor do mundo.
    Antes de 58, havia uma frustração geral pelo "melhor do mundo" não ter ganhado nada.
    Os jogadores brasileiros são um bando de mascarados come-e-dorme.

Bruno

Críticas ao "PIG Malvado" em 5… 4… 3…

Em tempo: que coisa feia o Fluminense perder jogo ganho, hein!

    Andre Diniz

    Isso foi macumba dos flamenguistas pelo 3×0 que o Burro-Negro tomou do América-MEX…

    Saudações do Soberano.

Rogério Leonardo

Agradeço e desejo boa sorte, mas, não torço por times comandados pelo Muricy :))!!!

Aliás, está sendo uma tortura torcer pelo meu próprio time por que ele está sendo comandado pelo insuportável Luxemburgo.

Pelo bem do futebol torço para o Santos retranqueiro do Muricy (quem diria, o cara conseguiu transformar o Santos em um time para ganhar de 1 a 0 com gol de cabeça) cair para o Once Caldas, tão menosprezado pela imprensa esportiva do país que já dava como favas contadas o clássico Cruzeirim X Santos.

    Bruno

    O Santos ainda não está retranqueiro. Ainda.

    mauro silva

    a "imprensa" do país dava como 'favas contadas" a eleição do zé pedágio.

Paulo Villas

Meu interêsse pelos jogos de futebol ( que palavra!) vem diminuindo junto com a classe dos nossos jogadores. Raros os jogadores que sabem driblar , improvisar , criar , tornaram-se excessões , os demais são robôs atletas que executam mal os fundamentos básicos , como o passe. As escolinhas de futebol conseguiram , finalmente , europeizar nossos jogadores , tirar-lhes o prazer lúdico do jogo , impondo-lhes táticas e restrições ainda muito crianças. Hoje , qualquer time ou seleção sul americana tem nos seus melhores jogadores qualidades superiores ou iguais aos nossos melhores. Isso acontecia apenas quando a comparação era com a Argentina , hoje estamos todos nivelados , num patamar inferior ao passado.

    Bruno

    Isso sem falar no Neymar, que estraga cada vez mais o próprio talento se atirando a cada respiração de zagueiro a menos de dois metros dele.

Gerson Carneiro

A noite em que o futebol brasileiro se libertou da Libertadores.

Não fosse o Santos poderia mudar o nome do blog para Viofimdomundo.

Vanda

Ei, Azenha ta bem na fita até logo à noite, hein………espero que dê tudo certo pro seu Santos, hoje e domingo tambémmmm…hehehehe.

    Bruno

    O Santos jogou terça, Vanda. Se classificou.

    Em tempo: vai pra cima delas, Santos. Vamos fazer uma corrente pela Centenada do Curíntia!

leo

Once! Once! Once!

Gambazinho

Pois é… Enquanto tivermos essa medieval instituição brasileira chamada de "campeonatos regionais", os times que participam da Libertadores continuarão sendo eliminados por rivais muito inferiores tecnicamente mas focadíssimos. Tanto Grêmio como Internacional entraram nestas quartas de final mais preocupados com os clássicos que farão para definir o campeonato gaúcho que vale tanto quanto um campeonato de totó. O mesmo aconteceu com o Cruzeiro… e o Fluminense, abandonado por seu protetor, agora santo, João de Deus, protagonizou o maior vexame do noite.

Temos que acabar imediatamente com esta fórmula de campeonatos regionais e substitui-los por torneios curtos com função clara de pré-temporada como fazem os argentinos com seus Torneios de Verão que, encerrados, ninguém mais se lembra que existiram; aliás, como esses campeonatos regionais que aí estão…

    Bruno

    Sugestão de melhoria (considerando que o calendário dos continentais não é de alçada da CBF):

    – Copa do Brasil com duração de 10 meses, com participação de TODOS os times profissionais brasileiros interessados (a Copa da Inglaterra tem mais de 900 times), em jogo único, com renda dividida, sendo que quanto mais bem ranqueado estiver um time, mais tarde ele entra na competição, e nas primeiras fases os confrontos são o mais regionais possíveis, para evitar deslocamentos custosos para pequenas equipes. A equipe viajante poderia receber uma ajuda de custo para viagem ou hospedagem.
    – As três primeiras divisões teriam 20 clubes em turno e returno (como hoje), com 3 acessos e 3 descensos por ano. A quarta divisão teria 32 times, não sendo perene como as outras (mais ou menos como a série D hoje), divididos em 4 grupos regionalizados de 8 clubes, para reduzir número de jogos e deslocamentos.
    – Campeonatos regionais com multidivisões, com participação vetada aos times participantes das 4 divisões do Brasileiro. Em todas as divisões haveria o máximo de regionalidade possível, pela criação de grupos com times próximos, para estimular a rivalidade e aumentar a renda de bilheteria dos clubes.
    – Os campeões de cada Estado e os dois melhores não-campeões (definidos por ranqueamento, aproveitamento) formariam a quarta divisão do ano seguinte junto com os três rebaixados da terceira divisão, portanto com os 30 times citados acima.
    – Durante a pré-temporada (que teria uma duração decente, de uns dois meses, para permitir o bom condicionamento dos atletas e evitar lesões) os clubes poderiam fazer tours pela Europa, clássicos amistosos e torneios amistosos "caça-níquel", para apresentar seus jogadores ao público e entrosá-los.

    Bom, foi um breve exercício de ideias. Só pra mostrar que é fácil reorganizar o futebol brasileiro maximizando a rentabilidade, a atratividade ao público e a rivalidade. Se ninguém na CBF faz, alguma coisa tem!

Delest Hornet

É …foi a noite das zebras. Só no Chile que deu a lógica ;)

leo

Vai dar Once Caldas de novo!!!

    mauro silva

    "praga de urubu magro não mata cavalo gordo"

    leo

    Once! Once!

GilTeixeira

Só se perder pro Coringão!

    Renato Lira

    O vexame do Corinthians foi na pré-Libertadores.

Deixe seu comentário

Leia também