Parabéns, antes de mais nada, pelo trabalho. Em razão da política editorial e filosofia de colaboração proposta pelo site, encaminho sugestão de pauta:
Debate sobre a mineração em terra indígena, tema retomado pela Câmara dos Deputados e com indicações de que será até o fim, ou seja, com a apresentação de parecer e votação do projeto de lei 1610/96, que permite o aproveitamento de minério em terra indígena.
O deputado padre Ton (PT-RO) é presidente da Comissão Especial que se debruça sobre o assunto. Ontem ele conduziu seminário com dezenas de indios de Rondônia na Camara de Vereadores de Espigão do Oeste, Rondônia, onde fica a reserva indígena Roosevelt, dos Cinta Larga, palco da morte de 27 garimpeiros em 2004. A reserva é riquissima em diamantes, da melhor qualidade. E hoje, 25, o deputado entrou na reserva (ainda não tenho notícias a respeito dos eventos).
Creio ser tema de relevo. O deputado tem insistido com o governo federal sobre a necessidade de colocar em prática a Convenção 169 da OIT que prevê Consulta aos povos indígenas sempre que medidas e decisões governamentais interferirem em suas vidas.
Envio link do Face do deputado Padre Ton (http://www.facebook.com/#!/deppadreton), que publicou muitas fotos dos Cinta Larga e outras etnias que participaram do seminário. O relator do projeto citado lá em cima é o deputado Edio Lopes (PMDB-RR). Caso tenham interesse, poderemos inclusive fornecer fotos do seminário.
Sucesso e vida longa ao Viomundo!
Abraço
Mara Paraguassu
Comentários
Dom Pedro Casaldáliga é ameaçado por invasores de Marãiwatsédé « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Mara Paraguassu: A mineração em terras indígenas […]
Mariana Boujikian: “O Estado não pode mais ser conivente com o extermínio velado dos guarani” « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Mara Paraguassu: A mineração em terras indígenas […]
Campanha pede demarcação das terras indígenas, urgência em julgamentos e repudia PEC 215 « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Mara Paraguassu: A mineração em terras indígenas […]
Deixe seu comentário