Eliara Santana: O troglodita, Biden, o Guaraná Jesus e o Brasil à deriva
Tempo de leitura: 2 minPor Eliara Santana
BOLSONARO, BIDEN E O GUARANÁ JESUS
Por Eliara Santana*
As pesquisas recentes indicam grandes chances de Joe Biden vencer a eleição norte-americana e derrotar o troglodita eleito pelos irmãos do Norte.
Por aqui, detalhes bem interessantes indicam que o nosso troglodita pode estar em maus lençóis, sobretudo com a derrota de Donald.
O primeiro: Jair, obviamente orientado por algum cérebro remanescente em seu governo, tentou entrar em contato, mais de uma vez, com a campanha de Joe Biden. Sem sucesso.
O candidato do Partido Democrata não atendeu, dando uma resposta esfarrapada de que não “falam” com outros governos durante a corrida eleitoral (a informação do contato foi divulgada via rede social por jornalistas da GloboNews).
Pelas declarações que tem dado, a vitória do candidato democrata será uma enorme pedra no sapato da política de passar a boiada, quero dizer, do meio ambiente do governo Bolsonaro (e outras).
E isso não vai implicar apenas retaliação política, mal-estar diplomático. Será um soco no estômago do agro é pop.
Juntando-se a isso o fato de que Jair já se indispôs também com a China, um dos grandes importadores de produtos agrícolas do Brasil (suspeito que produtores e empresários de Minas estejam em pânico), a situação do Brasil não é nada boa.
Outro indicativo que mostra que as coisas podem não estar tão boas para Jair é a entrevista de FHC no jornal Estado de São Paulo.
Apoie o VIOMUNDO
O ex-presidente descobre finalmente a pólvora ao dizer que “vivemos o início de uma crise política”.
Para além da observação arguta, vale lembrar que FHC e o jornal são porta-vozes do pensamento da elite da Avenida Paulista, a elite empresarial e financeira que deu suporte ao golpe de 2016 e que mantém Bolsonaro.
Portanto, a fala e o destaque explicitam grande insatisfação desse grupo – que certamente prevê dificuldades com a eleição de Biden.
Um outro ponto nada favorável é o fato de que os candidatos apoiados por Jair não estão indo bem nas eleições – nas 10 maiores capitais do Brasil, o associação a Jair não é sinônimo de vantagem eleitoral (o caso Russomano é bem exemplar).
Ou seja, esperava-se acachapante vitória, mas esqueceram de combinar com os russos.
As reações muito negativas nas redes sociais à tentativa de mexer com o SUS também indicam que Jair não está com essa bola toda.
E não podemos nos esquecer de que o vice-presidente “atropelou” Bolsonaro ao dizer que o Brasil vai sim comprar a vacina da China. Aquele vice que estava bem sumido e que aparece sempre em momentos estratégicos com um ar de republicano.
Juntando tudo, dá pra perceber que a situação do troglodita não é boa mesmo, apesar das risadas guturais.
E onde entra o rosinha Guaraná Jesus na história?
Bem, amigos, ele é aquele elemento no discurso usado para distrair quando há graves problemas – mantendo de perto as bases mais fidedignas, aquelas que acreditam que guaraná rosa “transforma” algum ser humano em gay, e criando aberrações discursivas para desviar dos temas que realmente importam e incomodam.
A conferir.
*Eliara Santana é jornalista e doutora em Estudos Linguísticos pela PUC Minas/Capes
Eliara Santana
Eliara Santana, jornalista, doutora em Estudos Linguísticos, pesquisadora do Observatório das Eleições.
Comentários
Luis fernando
Muito bom texto Dra Eliara, penso ser mais esperança do que verdade, os democratas farão o imperialismo humanitário, dizendo que temos de cuidar da amazonia e etc.. mas continuarão a impedir de qualquer forma nosso desenvolvimento. E nesse ponto terão total apoio da mídia, militares e sistema financeiro,
Bom dia a todos
Zé Maria
Vereador RJ ⭐Lindbergh 13123
https://twitter.com/LindberghFarias
https://twitter.com/verdadenarede
Zé Maria
Shair BoZonaro é Democrata nos istêitis desde Criancinha
É melhor Jair se acostumando … Fascista Trouxa!
https://twitter.com/RenanPeixoto_/status/1322716942340378624
https://twitter.com/Rkrahenbuhl/status/1322733863270043649
Henrique Martins
A vitória de Biden no Wisconsin será esmagadora. O estado vai provar que a maioria dos seus cidadãos são e sempre foram democratas e que eles não elegeram Trump em 2016. Depois disso para quem sabe ler um pingo será letra.
Deixe seu comentário