Tim nega que tenha derrubado chamadas, mas senador fala em cassação de outorga

Tempo de leitura: 2 min

Vice-presidente da TIM nega que empresa tenha derrubado ligações de clientes
07/08/2012 – 18h45

Mariana Jungmann*


Repórter da Agência Brasil

Brasília – O vice-presidente de assuntos regulatórios da TIM, Mário Girasole, negou hoje (7) que a empresa tenha interrompido propositalmente ligações de seus clientes do plano Infinity – modalidade de contrato no qual os clientes são cobrados por ligação e não por tempo de chamada.

Girasole foi ao Senado conversar com líder do governo e presidente da Comissão de Ciência e Tecnologia da Casa, senador Eduardo Braga (PMDB-AM), para dar explicações sobre o relatório de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que trata do assunto. “A TIM nega veementemente qualquer hipótese de interromper as ligações. Isso não faz parte da gramática da empresa”, disse Girasole à imprensa, ao sair do encontro.

O relatório da Anatel, encaminhado ao Ministério Público (MP) do Paraná, estudou o padrão de quedas nas ligações dos clientes da companhia telefônica e observou que elas aconteciam quatro vezes mais entre os clientes do plano Infinity. Com base no relatório, o MP daquele estado está pedindo que a TIM seja novamente proibida de vender novas linhas, sofra condenação por dano moral coletivo e devolva os valores cobrados a mais.

Mário Girasole garante que o relatório tem “falhas graves” e que está sendo questionado pela empresa na Anatel. Segundo ele, o documento não leva em consideração, por exemplo, se a queda na ligação é de responsabilidade da empresa ou provocada por fatores externos, como a falta de carga na bateria no celular.

“O que aconteceu foi um relatório que apontou quedas e construiu isso como uma suposta ação. Com uma análise desconstruímos isso. Esse relatório faz parte de procedimento, onde há nossa contra-análise. Não é coisa nova. Há falhas técnicas graves, acredito que está sendo reformulado. E faz parte de um processo de contraditório que, a nosso ver, acabará em nada”, afirmou o diretor da TIM.

Após a reunião, o senador Eduardo Braga disse que, se a prática for comprovada, a empresa terá praticado crime e poderá inclusive perder a outorga para atuar no Brasil. “Se for comprovado que isso foi feito de forma deliberada, ela [a empresa TIM] terá que sofrer todas as sanções previstas, inclusive a cassação da outorga e o ressarcimento aos consumidores. Agora, isso precisa ser comprovado. Não podemos agir com irresponsabilidade”, disse o senador.

Segundo ele, a empresa terá oportunidade de apresentar dados que comprovem a sua inocência em audiência pública que já está marcada para amanhã (8) na Comissão de Ciência e Tecnologia do Senado. O presidente da Anatel, João Rezende, disse hoje (7) que o relatório que mostra uma queda maior de chamadas no plano Infinity da TIM, em relação a outros planos, ainda é preliminar.

Apoie o VIOMUNDO

*colaborou Sabrina Craide

Edição: Davi Oliveira

Leia também:

Tim acusada pela Anatel de dar golpe nos usuários

Veridiana Alimonti: Tabela mostra que brasileiro paga mais por telefonia celular

Sergio Amadeu: A estrada esburacada na internet

A banda larga e 40 milhões de sardinhas

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Djijo

Aqui pelo sul o único que funciona bem é o da TIM. Pq essa perseguição serrada sobre ela se outras estão ruins também? Falam que ela derruba conexão para cobrar novamente no plano intinity, mas a ligação é para o dia todo. Liga uma vez, paga 25 centavos e pelo resto do dia liga quanto quiser que não para mais por isso, falando pelo tempo que quiser em cada ligação.

Requião diz que Anatel é omissa e age contra os consumidores « Viomundo – O que você não vê na mídia

[…] Tim nega que tenha derrubado chamadas, mas senador fala em rever concessão […]

edson

Viva a Privatização da telefonia e endeusada pelo PIG… Quando era estatizada a assinatura servia para levar as linhas aos rincões desprovidos (que hoje certamente levaria a banda 3G) e hoje ela (assinatura) engorda as burras das empresas privadas que fomentam as campanhas políticas.
Sem falar que cada antena de celular deveria proporcionar “WiFi” de graça a todos os habitantes. Com isso alcançaríamos o patamar dos países desenvolvidos na questão de acesso gratuito de WiFi.

Scan

Claro, claro…
Os celulares que usam o plano infinity tem mania de ficarem sempre com a bateria descarregada. Está estatisticamente comprovado…
Esse sujeito é um salafrário da pior espécie, mas tem razão: não vai dar em nada, pois a Anatel (e demais agências, como a Aneel) foi criada para defender os interesses das operadoras, não do público.

Fabio Passos

A privataria foi um crime cometido contra os interesses nacionais.

Como vamos nos tornar desenvolvidos com estas cias incompetentes e inescrupulosas roubando a população descaradamente e fornecendo serviços que são um completo lixo?

O conluio do PIG com os partidos da direita psdb-dem promoveu a terra-arrasada neoliberal que condena o Brasil ao subdesenvolvimento.

Está na hora de um acerto de contas definitivo com estes traidores.

    Rodrigo Leme

    Já defendeu aqui que FHC deveria ser enforcado, agora fala de acerto de contas…eu aqui acho que o perigo é você.

    rogerio

    Ou será VC…hein?…hein?

Yarus

Caos dos celulares atinge Dilma e Lula. CPI?

Ligação telefônica via celular entre presidente Dilma e ex-presidente Lula cai três vezes com o ministro das Comunicações por testemunha; “eu estava com a presidente e, para minha falta de sorte, a ligação caiu três vezes”, disse paulo bernardo; tomou dura; cpi da telefonia?
http://brasil247.com/pt/247/poder/74211/Caos-dos-celulares-atinge-Dilma-e-Lula-CPI.htm

Marcelo

Aqui em Minas, na cidade de viçosa, a CLARO não interrompe a chamada mesmo após vc tentar interromper a chamada por várias tentativas. Aí a ligação que não completa cai na caixa postal e querendo ou não deixar recado vc paga como se tivesse feito a chamada.

Maria Carvalho

Essa história de falar em cassação é só o “AGÁ”… é público e notório que as agências reguladoras nunca cumpriram seu papel. TV a cabo, Internet, telefonia celular, telefone fixo, planos de saúde, etc., são serviços imprestáveis! E, quando ingressamos na justiça, requerendo a prestação do serviço a contento, e/ou com penalidades de indenizações, estas, quando concedidas, são pífias. Servem apenas de incentivo para as empresas continuarem com as mesmas práticas…

———
Atenção!
Não compre nenhum produto no site Pentashop/Volkan – eletroeletronicos (SP). A empresa fica com o seu dinheiro e não entrega a mercadoria. Sou mais uma vítima dessa empresa!

    H. Back™

    Antes, muitos usuários dos serviços que agora são de empresas privadas, reclamavam que os serviços das empresas públicas era uma m*rda.
    As empresas privadas, por incrível que pareça, conseguiram piorar os serviços prestados, mesmo com o usuário pagando mais.

Mancini

Azenha, quanto a TIM, a impressão que fica é de pane geral. Com a proximidade do dia dos pais, o governo e a Anatel cederam. Deveriam suspender as vendas imediatamente e por tempo indeterminado. Venderam o que não tinham para entregar! http://refazenda2010.blogspot.com

Marcio Leandro

É, forçar as outras operadoras a baixar os preços tem “seu preço”.

Gerson Carneiro

Ontem, 07/08/2012, uma ligação minha caiu quando atingiu duração de seis minutos. E recentemente cancelei a internet móvel da TIMganei porque ficava 40 minutos tentando conectar e quando conseguia conexão permanecia conectado por no máximo dez a quinze minutos, quando a conexão caía.

    Maria Mercedes Nobre

    O mesmo acontecia aqui em casa em relação á internet móvel da CLARO, levava horas para conectar e em muitos dias não conseguia conexão de jeito nenhum, subia o modem, mudava o computadoe de lugar, telefonava reclamando e nada. Para cancelar o serviço foi outra novela. O serviço só pode ser feito pelo 1052 e quem disse que a ligação era completada? Caía antes de me darem o protocolo para impedir o pagamento no banco. Só consegui com ameaça de denuncia ao PROCON quando rebentou o escândalo da telefonia móvel.

Deixe seu comentário

Leia também