Relatório do TCU aponta contradições de Moro sobre pagamentos da Alvarez & Marsal, onde recebeu R$ 3,7 mi em 1 ano de trabalho

Tempo de leitura: 2 min
O ex-juiz Sergio Moro mostra o valor recebido da consultoria Alvarez & Marsal numa live com o deputado federal Kim Kataguiri. Sergio Moro no Facebook, em 28/01/2022

Relatório de inteligência do TCU aponta contradições de Moro em pagamentos da Alvarez & Marsal

Por Mônica Bergamo, na Folha de S. Paulo

Um relatório de inteligência do Tribunal de Contas da União (TCU) aponta divergências entre declarações de Sergio Moro (Podemos) sobre seu trabalho na Alvarez & Marsal e documentos apresentados pela consultoria e por ele mesmo para defender sua atividade na iniciativa privada, onde recebeu R$ 3,7 milhões em um ano.

A empresa, que cuida da recuperação judicial da Odebrecht, afirma que Moro jamais trabalhou em setores ligados à construtora, ou a qualquer outra empresa investigada na Lava Jato, descartando eventual conflito de interesses.

Segundo afirmou ao TCU, o ex-juiz foi contratado inicialmente pela Alvarez & Marsal Disputas e Investigações Ltda., e cuidava da área de compliance. Posteriormente, ele foi para a Alvarez & Marsal Disputes & Investigations Inc, nos EUA.

O próprio Moro, no entanto, apresentou nota fiscal em uma live com o deputado federal Kim Kataguiri (DEM-SP) em que constava, como tomadora de serviços, a filial brasileira Alvarez & Marsal Consultoria Em Engenharia Ltda.

A discrepância reforçaria as suspeitas de que, ao contrário do que declaram a empresa e o ex-juiz, não havia uma separação drástica entre os diversos setores da companhia que pudesse evitar o conflito de interesses, separando inclusive os recursos dos departamentos. O TCU agora pretende aprofundar a investigação sobre a atuação de Moro na consultoria.

A assessoria de Moro afirma que “o valor do bônus foi transferido da conta bancária da Alvarez & Marsal Disputas e Investigações para a conta da Moro Consultoria, tendo havido somente um erro material na emissão da nota fiscal pela Moro Consultoria. Não há qualquer relação financeira de Moro Consultoria com outra empresa da Alvarez & Marsal que não a Disputas e Investigações”.

Já a Alvarez & Marsal disse que, “conforme informado em sua primeira manifestação ao TCU, Sergio Moro foi contratado pela operação global de Disputes and Investigations, que teve sua prática originalmente estruturada no Brasil, na Alvarez & Marsal Consultoria em Engenharia Ltda., e em seguida foi transferida para Alvarez & Marsal Disputas e Investigações Ltda. Os pagamentos efetuados aqui no Brasil foram realizados através da empresa Alvarez & Marsal Disputas e Investigações Ltda.”

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Riaj Otim

o cara que convenceu empresas em devolverem bilhões dos lucros que tiveram em contratos com o governo, ganhou apenas mixaria. o TCU deveria exige que uns 400 mi para ele de luva

ed.

Dá pra suspeitar que toda essa história é apenas lavagem de remuneração por “relevantes” serviços prestados, através de empresas consorciadas ao mercado de (suco de) laranjas.
Aliás este processo “empresarial” parece ser antigo, premiando barões de mídia, juízes, políticos e outros (ou seus descendentes) desde sempre neste braZil.
É tão fácil fazê-lo através de “empregos”, negócios e representações, seja para os perpetradores ou para seus filhos e descendentes em empresas, fundações, associações e outras tantas instituições.
Difícil é saber se, quando e como eles trabalham de fato ou apenas (se tanto) frequentam ou até recebem “treinamento” para outras atividades na política (até presidência!) ou de predação, saqueio e exploração desta pátria de commodities denominada por uma delas.
Um certo pau…

Zé Maria

https://www.esmaelmorais.com.br/wp-content/uploads/2022/02/moro-nota-curitibana-greca.jpg

Piada pronta: Greca usa Moro como garoto propaganda da nota fiscal curitibana

Blog do Esmael

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca (DEM), foi duramente criticado
nas redes sociais por usar o ex-juiz Sergio Moro (Podemos)
como garoto propaganda da nota fiscal da prefeitura
da capital do Paraná.

“Olha a piada pronta do Greca. Ele está usando o sonegador
Sergio Moro pra fazer propaganda da nota fiscal da Prefeitura”,
enviou um leitor ao Blog do Esmael, ao se referir às investigações
do Ministério Público e Tribunal de Contas da União (TCU) acerca dos ganhos do ex-juiz na Alvarez & Marsal.

Os órgãos de fiscalização suspeitam que Moro sonegou
impostos e por isso o subprocurador-geral Lucas Furtado
pediu ao TCU, na sexta-feira (04/02), que declare a indisponibilidade de bens de Sergio Moro como medida
cautelar por suposta sonegação de impostos sobre os
pagamentos que Moro recebeu da consultoria Alvarez & Marsal,
responsável pela administração judicial de empresas
condenadas pela Lava Jato.

Greca se enfiou na polêmica ao publicar uma foto
de Moro segurando uma nota fiscal.

– “Foto publicada em matéria da Revista Veja desta semana
mostra o ex-juiz Sérgio Moro exibindo a Nota Fiscal
Curitibana emitida por serviços prestados por ele
à Consultoria Alvarez e Marsal.Sem qualquer juízo de valor,
ou tomada de partido político nas futuras eleições 2022
publicamos a imagem. Apenas para registro do exitoso
programa municipal #NotaCuritibana de incentivo aos que
pedem #NotaFiscal. #BoaNoiteDoPrefeitoGreca “,
escreveu [no Perfil Rafael Greca – Facebook] o prefeito curitibano.

O navegante André Amaral Silva, no perfil de Greca, criticou
o mandatário municipal.

– “Meu carboidrato! Apague isso o mais rápido possível.
Esse Marreco de Maringá já era…”, disse.

– “Quebrou toda a cadeia da construção civil pesada no Brasil,
causando 4 milhões de desemprego. Isso é ser Patriota?
Para quê? Mostrou o quê? Foi desmascarado e desmentido
em rede Mundial”, continuou Jorge Vasconcellos Pinhalão,
também em comentário no perfil de Greca.

Sergio Moro desmoraliza a nota fiscal curitibana, segundo as redes sociais.

https://www.esmaelmorais.com.br/piada-pronta-greca-usa-moro-como-garoto-propaganda-da-nota-fiscal-curitibana/

antonio

Enquanto vcs metem o pau em Moro, Bolsonaro só cresce, infelizmente. Está diminuindo rapidamente a diferença. Acredito que em maio/junho ele já deva estar liderando as pesquisas. É como eu sempre digo: não adiante, o Brasil mudou, o mundo mudou, a ignorância, a perversidade, a falta de empatia, a mentira, a hipocrisia venceram, sempre vencem, na verdade. Esse país que Lula busca, com justiça, igualdade, fraternidade, já morreu faz tempo. Agora o POVO só quer sangue, segregação, violência e desigualdade. Esse é o nosso país, cada vez em maior declínio. E a “elite”, então, nunca quis nada mais além de manter seus privilégios de classe, independente do que acontece na vida real (pobreza, miséria, fome, violência, injustiça). É isso. Viva o Brasil!!!

Deixe seu comentário

Leia também