O Globo mente de novo para atacar Lula; veja troca de e-mails entre assessor de imprensa do Instituto Lula e repórter do jornal

Tempo de leitura: 6 min

Lula e o globo 2

Jornal O Globo omite informações e mente novamente para atacar Lula

19/07/2015 14:17

do Instituto Lula

Em mais uma matéria que não diz nada, o jornal O Globo, não se atenta aos fatos e faz distorções para prejudicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Reproduzimos abaixo a troca de e-mails entre o jornalista e o assessor de imprensa do Instituto Lula, na qual fica clara a intenção de usar documentos que não revelam nada de novo, para criar um factoide. As mensagens trocadas entre repórter e assessor, em circunstâncias normais, deveriam ser apresentadas aos leitores do jornal na matéria, mas entendemos que a necessidade de criminalizar as atividades de Lula, vão além da normalidade e das boas práticas jornalísticas.

Veja abaixo a troca de e-mails:

De: O Globo
Para: Instituto Lula

Boa tarde,

Estamos fazendo uma matéria sobre a atuação do ex-presidente Lula em defesa da Construtora Odebrecht. Telegramas diplomáticos trocados entre embaixadas brasileiras e o Ministério das Relações Exteriores apontam que o ex-presidente agiu, várias vezes, em defesa da construtora.

Apoie o VIOMUNDO

Entre 21 e 23 de outubro de 2013, por exemplo, ele esteve em Lisboa, a convite da construtora, para participar de cerimônia dos 25 anos da empresa em Portugal, informa telegrama enviado pelo embaixador Mario Vilalva. Em2 de maio do ano passado, em outro telegrama enviado pelo mesmo embaixador, o diplomata fala sobre a privatização da Empresa Geral de Fomento (EGF), da qual a Odebrecht tinha interesse, e afirma que Lula “reforçou o interesse da Odebrecht pela EGF ao primeiro-ministro Pedro Passos Coelho, que reagiu positivamente ao pleito brasileiro”.

O ex-presidente, segundo telegrama de 3 de março de 2014, enviado pelo encarregado de negócios em Havana, Marcelo Câmara, esteve em Havana entre os dias 24 e 27 de fevereiro daquele ano, com apoio da Odebrecht. Na capital cubana, Lula tratou de “prospecção de iniciativas para aperfeiçoamento da matriz energética cubana” relacionadas à zona especial de Mariel. Em 2011, Lula também estivera em Cuba, onde foi recebido no hotel pelo presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, e pelo ex-ministro José Dirceu. Em outro telegrama, do embaixador Paulo Cordeiro afirma que Lula agendou uma reunião no BNDES para que o embaixador do Zimbabue no Brasil, Thomas Bvuma, pudesse pleitear recursos do banco de fomento brasileiro.

Pergunto:

1- Por que o ex-presidente atuou a favor da Odebrecht, fazendo gestões junto ao primeiro-ministro português, por exemplo?

2- O presidente recebeu pagamento para fazer lobby para a Odebrecht nas situações citadas acima?

3- Por que o ex-presidente agendou uma reunião no BNDES para o embaixador do Zimbabue no Brasil?

4- O ex-presidente costuma intermediar reuniões no BNDES com empresários e mandatários de outros países?

5- O ex-presidente considera que agiu legalmente ao solicitar tais reuniões?

6- Como o ex-presidente avalia seus encontros com altos dirigentes da Odebrecht?

Desde já, obrigado pelas informações

Chico de Gois

De: Instituto Lula
Para: O Globo

Boa tarde, Gois,

Qual o prazo para as respostas?

Atenciosamente,

De: O Globo
Para: Instituto Lula

Hoje, as 18h

Obrigado

De: Instituto Lula
Para: O Globo

Caro Gois,

Outras 2 dúvidas, em uma pergunta você fala de “tais reuniões”. A quais reuniões você se refere que teriam sido solicitadas pelo ex-presidente? De quem com quem?

Também gostaria de saber, para poder responder apropriamente, os trechos literais dos texto dos telegramas citados por você, por exemplo o texto do embaixador Paulo Cordeiro e a época. Não posso basear uma resposta na afirmação do Globo da existência de um suposto documento o qual não conheço a formulação nem tenho certeza da existência.

Atenciosamente,

De: O Globo
Para: Instituto Lula

Olá, Chrispiniano

Desculpe a demora. Estava almoçando

Sobre as “ tais reuniões”, refiro-me à intermediação do ex-presidente para que o embaixador do Zimbabue fosse atendido no BNDES, além de reuniões com o primeiro-ministro português no qual atuou a favor da Odebrecht.

Abaixo trechos dos telegramas:

25/10/2014
“Visita do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Lisboa. 25 anos da Odebrecht em Portugal”

RESUMO:
“O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva visitou Lisboa a convite da Odebrecht. Proferiu palestra sobre relações Brasil-Portugal, avistou-se com o PM Passos Coelho, recebeu empresários e participou do lançamento do livro do ex-PM José Sócrates”.

02/05/2014
“A participação brasileira no programa de privatização colhe a simpatia dos formadores de opinião em Portugal. Repercutiu positivamente na mídia recente declaração do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em entrevista à RTP no dia 27/04 último, no sentido de que o Brasil deve-se engajar mais ativamente na aquisição de estatais portuguesas. O ex-presidente também reforçou o interesse da Odebrecht pela EGF ao PM Pedro Passos Coelho, que reagiu positivamente ao pleito brasileiro”

03/03/2014
BRASIL-Cuba. Visita a Cuba do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (24–27/02)

RESUMO:
“Em atendimento a convite do governo local e com o apoio do grupo COI/Odebrecht, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva realizou visita a Cuba entre os dias 24 e 27/02.”

03/05/2012
“O embaixador Paulo Cordeiro informou que participará, junto com o embaixador do Zimbábue no Brasil, Thomas Bvuma, de reunião com o BNDES em 3 de maio, organizada a pedido do ex-presidente Lula, que se dedicará ao desenvolvimento de infraestrutura na África”.

De: Instituto Lula
Para: O Globo

Caro Chico,

Muito obrigado pelo envio.

Atenciosamente,

De: Instituto Lula
Para: O Globo

Caro Chico,

Tudo bem?

Sim, entre 21 e 23 de outubro o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve em Portugal, cumprindo uma extensa agenda e essa informação, como todas de viagens do ex-presidente, é pública e foi informada à imprensa na época.

Sobre Cuba, você mencionou, mas não fez nenhuma pergunta, de qualquer forma, segue o texto do release enviado informando a viagem na época, que informa à visita à Mariel: http://www.institutolula.org/raul-castro-recebe-lula-em-cuba

A visita também foi acompanhada pela imprensa internacional, nos links abaixo, as agências EFE e AFP:http://g1.globo.com/mundo/noticia/2014/02/lula-considera-porto-de-mariel-como-referencia-para-america-latina.html

http://noticias.uol.com.br/internacional/ultimas-noticias/2014/02/26/lula-e-raul-castro-percorrem-porto-cubano-financiado-pelo-brasil.htm

Respondo:

1- Por que o ex-presidente atuou a favor da Odebrecht, fazendo gestões junto ao primeiro-ministro português, por exemplo?

O ex-presidente não atuou em favor da Odebrecht , nem fez gestão a favor da empresa. Como o documento mostra ele comentou o interesse da empresa brasileira pela empresa portuguesa. Que, aliás, era público há muito tempo, como indica matéria do jornal Público de outubro de 2013, a qual segue o link: http://www.publico.pt/economia/noticia/odebrecht-interessada-na-privatizacao-da-egf-1608053 São inúmeras as empresas brasileiras que acompanham com interesse o processo de privatizações em curso em Portugal. A Azul empresa brasileira, acabou de comprar a TAP, por exemplo.

2- O presidente recebeu pagamento para fazer lobby para a Odebrecht nas situações citadas acima?

Não. O ex-presidente não recebeu, não recebe e jamais receberá qualquer pagamento de qualquer empresa para dar consultoria, fazer lobby ou tráfico de influencias.

No caso da Odebrecht, como de dezenas de outras empresas, ele recebeu pagamento para fazer palestra para funcionários, empresários ou diretores. E elas foram pagas através de notas fiscais e tiveram seus impostos pagos. Palestras assim são feitas também por diversos ex-presidentes brasileiros e estrangeiros, jornalistas, esportistas e artistas.

3- Por que o ex-presidente agendou uma reunião no BNDES para o embaixador do Zimbabue no Brasil?

O ex-presidente não “agendou uma reunião”, o evento ao qual o telegrama se refere, no dia 3 de maio de 2012, foi público, um grande seminário comemorativo dos 60 anos do banco, com mais de 500 pessoas presentes, entre elas embaixadores ou delegações de todos os países africanos, na sede do BNDES. O seminário em questão teve em sua mesa uma delegação de 10 dirigentes da União Africana, pois o seu tema era o desenvolvimento na África. Não só o embaixador do Zimbábue foi convidado pelo banco, mas os outros 36 embaixadores africanos no Brasil também. O evento foi coberto pela imprensa e foi o primeiro evento público com participação do ex-presidente após o tratamento contra o câncer. Inclusive O Globo também cobriu, vejam essa matéria do G1 e da France Press, segue link:

http://g1.globo.com/mundo/noticia/2012/05/lula-critica-paises-ricos-e-fmi-em-seu-primeiro-discurso-publico-apos-cancer.html

O evento também foi noticiado no site do BNDES:http://www.bndes.gov.br/SiteBNDES/bndes/bndes_pt/Institucional/Sala_de_Imprensa/Noticias/2012/institucional/20120503_seminario.html

4- O ex-presidente costuma intermediar reuniões no BNDES com empresários e mandatários de outros países?

O ex-presidente NUNCA intermediou reuniões de empresários com mandatários de outros países

5- O ex-presidente considera que agiu legalmente ao solicitar tais reuniões?

Vide resposta acima.

6- Como o ex-presidente avalia seus encontros com altos dirigentes da Odebrecht?

Da mesma forma que avaliamos os encontros com quaisquer “altos dirigentes” de outras grandes empresas, dos mesmos setores ou de outros setores como comunicação, financeiro, alimentício, agrícola ou tecnologia. Ou os encontros com dirigentes sindicais, de movimentos sociais, artistas e sindicais etc…

Gostaríamos de complementar dizendo que o Globo fez um grande fuzuê, com manchete de primeira página sobre os documentos do Itamaraty durante a presidência de Lula, mas depois, quando os documentos se tornaram públicos e revelaram a atuação positiva do ex-presidente Lula, não localizamos nenhuma matéria do jornal sobre o assunto, o que talvez tenha causado estranhamento aos seus leitores, que talvez achem que os documentos não foram publicizados. Por isso segue matéria que fizemos sobre os documentos ignorados pelo jornal.

http://www.institutolula.org/telegramas-do-itamaraty-veja-o-que-lula-fazia-em-suas-viagens-pelo-mundo

 Leia também:

Rovai: Quer saber quem estava no jantar da Odebrecht para Lula? Pergunte a João Roberto Marinho 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Julio Silveira

Mesmo tendo toda minha solidariedade, por já ter conhecimento, a muito tempo (antes até do governo Lula), da origem de grande parte dos problemas brasileiros. Problemas que são criados, para carriar beneficios para alguns poucos beneficiarios do mais alto pedigree nacional. Não tenho como deixar de dizer que isso se deve muito por responsabilidade, ou irresponsabilidade, do próprio Lula, e na continuidade, se perpetuando, com a atual presidente Dilma.
Já faz muito tempo que é nitida a forma parcial, antiética, imoral mesmo com que são tratados os assuntos nacionais nas midias corporativas. E, evidentemente para resguardar interesses, knão só de poder, também de classes, nas quais esses ferozes representantes estão inseridos. Enquanto governo, deixaram e deixam de buscar limitar economicamente esses poderes, ao mesmo tempo que poderiam fortalecer a democracia da palavra, facilitando o acesso da cidadania a um numero maior de atores desvinculados desses interesses, mas não, foram e são complacentes, poderia se dizer até cumplices. Deram a lei de meios nacionais uma importancia pifia, como se da forma que esteve e estão postos os agentes das midias corporativas, tenhamos uma comunicação publica saudável, o que se mostra, se prova e se afere, a muito tempo não é. Então, só posso dizer que faltou, e falta solidariedade, a cidadania. E visão de futuro, sobre nossas necessidades. Agora pagam o preço. Mas também quem mandou, deviam prestar mais atenção a sabedoria da natureza. Alguem já viu cobra com asas, no maximo planam. Talvez pelo perigo que isso representaria que Deus nunca deu asas a cobras.

    Bonobo de Oliveira, Severino

    Sinceramente eu considero que essa tendencia de esperar e atribuir tudo de ruím que infelicita a cidadania brasileira a uns poucos, como se fossem heróis de uma tribo incapaz e indefesa, é indicativa de uma visão distorcida e um tanto messianica de quem a revela que parece ignorar o contexto político e as extraordinárias resistencias enfrentadas para realizar alguns avanços na direção dos interesses nacionais e de minorias relegadas no Brasil há quinhentos anos. O Lula até que tentou, no auge da sua popularidade, estimular o projeto do Franklin Martins, mas recuou e deve ter tido, para isso, lá seus motivos, que não é difícil imaginar quais sejam. Se considerarmos que, mesmo sem fazer o enfrentamento das forças do stablishment que agem e se estabelecem por trás dos oligopólios midiáticos, o Governo enfrentou e enfrenta a maior concertação de forças golpistas da história, não é difícil imaginar o poder da resistencia contra qualquer iniciativa que se apresente no sentido de democratização das comunicações no país. Se considerarmos que mesmo na Inglaterra, que tem um judiciário constituído e instituições sólidas, diferente da esculhambação vigente no Brasil, foi preciso um escandalo patrocinado pelos tablóides de Rupert Murdoch para que se perfilassem as forças para regulação dos meios de comunicação, é ingenuidade imaginar que qualquer político com poder apoiado nas classes mas pobres da população teria condições de fazer sozinho o enfrentamento desse poder assustador dos Cidadãos Kane brasileiros. Eu considero que essa visão é decorrente de desinformação, falta de consciencia de cidadania, ou de preguiça mental.

    Julio Silveira

    Sr. Bonobo, todos somos dotados de inteligencia natural, pelo menos assim dizem os tecnicos capacitados nessa avaliação. Faço esse preambulo para a partir daí lhe afirmar que não existem ingenuos, muito menos descerebrados quando se avaliam as varias situações politicas que afetam o país (pelo menos não deveriam existir). Vivemos um conceito de democracia em que a cada eleição é propagandeada, pelos diversos candidatos, suas capacidades para resolver os problemas nacionais. Eu, pelo menos, quando faço minha escolha por determinado candidato, levo em consideração suas promessas, esperando que estejamos lidando com gente honrada. Sabemos que infelizmente não é bem assim. Para mim, gente que promete tem que saber que deverá cumprir. Pelos menos justificar a impossibilidade do cumprimento mostrando solidariedade com seus eleitores, mostrar seus motivos, isso para mim chama-se democracia. Afinal é uma representação, não um cargo publico que dependa de sí próprio como num concurso, eu penso assim. Vir a publico expor os porques, as dificuldades, de forma honesta, direta e sincera é o minimo que espero de meu preposto. Procuro não eleger despreparados, muito menos nem falsos preparados, ainda que por vezes com todo aparato de camuflagem isso escape, mas temos muito pouco para aferir a responsabilidade a não ser nosso acompanhamento, nossa cobrança daqueles pontos prometidos. Todos transparecem a sinceridade em suas proposições, passam conhecimento de causa, e são por mim avaliados para diminuir minha margem de erroas de avaliação, cometendo erros de avaliação não erro contra acpessoa mas contra meu país, minha cidadania, e creio que pensando assim faço a minha parte. Acredito que temos de ter consciencia da parte que nos toca elegendo o governante não apenas por simpatias, mas por, e com, responsabilidade. Não concordo que cobrar promessas não cumpridas, justificar omissões, ou outras situações com base em simpatias, seja um bom referencial para nossa cultura e diferente do seu pensar, vejo uma grande incidencia desse tipo decmentalidade e uma das causas de nossos problemas. As pessoas tendem a serem passionais levando as coisas para o pessoal. Como o sr., esquecem que há compromissos assumidos pelos diversos candidatos, verbalizados publicamente e que ser leniente com o descumprimento é o mesmo que se acumpliciar com as faltas de sinceridade, tornando esses fatos corriqueiros consolidando uma má cultura que se verifica independente de ideologias. Eu luto contra esses pensamentos contra essa cultura politica. Minha responsabilidade, minha principal solidariedade recai primeiro em meu país e depois em minha cidadania. Sds.

FrancoAtirador

.
.
Primeiro-Ministro Português desmente Globo na Imprensa de Portugal
.
O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, desmentiu hoje (20) matéria do jornal O Globo, publicada ontem (19), sobre suposto lobby
do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em favor da construtora Odebrecht.
.
“O ex-presidente Lula da Silva não me veio ‘meter nenhuma cunha’
para nenhuma empresa brasileira”, afirmou o primeiro-ministro à imprensa portuguesa.
.
“Para ser uma coisa que toda a gente perceba direitinho, é assim.
Não me veio dizer: há aqui uma empresa que eu gostava que o senhor,
se pudesse, desse ali um jeitinho. Isso não aconteceu.
E nem aconteceria, estou eu convencido, nem da parte dele,
nem da minha parte”, afirmou também o primeiro-ministro português.
.
A expressão “meter uma cunha” a que Coelho se refere significa em Portugal
“fazer lobby” e, se fosse dita por aqui, daria margem a interpretações ambíguas
em razão de o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vir atuando
em sua gestão com mão pesada em favor dos interesses conservadores.
.
Não demoraria para que “meter uma cunha” por aqui ganhasse muitos significados
sobre o comportamento pouco democrático do presidente da Câmara.
.
Em nota divulgada ontem, a assessoria de imprensa do Instituto Lula
acusou o jornal da família Marinho de omitir informações sobre o assunto.
.
“O jornal O Globo não se atenta aos fatos e faz distorções
para prejudicar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.”
.
(http://www.contextolivre.com.br/2015/07/primeiro-ministro-de-portugal-desmente.html)
.
.

    Bonobo de Oliveira, Severino

    Se a mãe do Cunha é portuguesa, considerado o significado do termo expresso pelo PM Pedro Passos Coelho, pode-se entender que ele já foi predestinado ao oficio de mercenário LOBISTA no ato do batismo!! kkkkkkkkkkk

FrancoAtirador

.
.
AS 5 PIORES MENTIRAS DA GLOBO CONTRA LULA EM 2015 [Até Agora]
.
(http://www.institutolula.org/as-cinco-vezes-em-que-o-globo-tentou-enganar-seu-leitor-em-2015)
.
.

FrancoAtirador

.
.
SERGIO MORO MANIFESTA SER FAVORÁVEL A ACORDOS DE LENIÊNCIA
.
COM EMPRESAS CUJOS EXECUTIVOS ESTÃO SENDO CONDENADOS NA LAVA-JATO.
.
“Este Juízo nunca se manifestou contra Acordos de Leniência
e talvez sejam eles a Melhor Solução para as Empresas
considerando questões relativas a Emprego, Economia e Renda”
.
A POSIÇÃO DO JUIZ DA 13ª VARA FEDERAL DE CURITIBA FOI EXPRESSA HOJE (20/7)
.
EM SENTENÇA PROLATADA NA AÇÃO PENAL Nº 5083258-29.2014.404.7000:
.
“Embora a presente sentença não se dirija contra a própria Camargo Correa, tomo a liberdade de algumas considerações que reputo relevantes.
.
Considerando as provas do envolvimento da empresa na prática de crimes, incluindo a confissão de seu ex-Presidente, recomendo à empresa que busque acertar sua situação junto aos órgãos competentes, Ministério Público Federal, CADE, Petrobrás e Controladoria Geral da União.
.
Este Juízo nunca se manifestou contra Acordos de Leniência
e talvez sejam eles a Melhor Solução para as Empresas
considerando questões relativas a Emprego, Economia e Renda.
.
A questão relevante é discutir as condições.
.
Para segurança jurídica da empresa, da sociedade e da vítima,
os acordos deveriam envolver, em esforço conjunto,
as referidas entidades públicas – que têm condições de trabalhar coletivamente,
não fazendo sentido em especial a exclusão do Ministério Público,
já que, juntamente com a Polícia, é o responsável pelas provas
– e deveriam incluir necessariamente, nessa ordem, o afastamento
dos executivos envolvidos em atividade criminal
(não necessariamente somente os ora condenados),
a revelação irrestrita de todos os crimes, de todos os envolvidos
e a disponibilização das provas existentes
(não necessariamente somente os que foram objeto deste julgado),
a adoção de sistemas internos mais rigorosos de compliance
e a indenização completa dos prejuízos causados ao Poder Público
(não necessariamente somente os que foram objeto deste julgado).
.
Como consignei anteriormente, a Camargo Correa, por sua dimensão,
tem uma responsabilidade política e social relevante e não pode fugir a elas,
sendo necessário, como primeiro passo para superar o esquema criminoso
e recuperar a sua reputação, assumir a responsabilidade por suas faltas pretéritas.
.
A iniciativa depende muito mais dela do que do Poder Público.”
.
Íntegra em:
.
(http://www.prpr.mpf.mp.br/pdfs/2015-1/lava-jato-1/sentenca_camargo%20e%20correa%20e%20utc.pdf)
.
.

FrancoAtirador

.
.
“No mundo, reis, príncipes, presidentes e ex-presidentes
defendem as empresas dos seus países e os interesses nacionais.
No Brasil, querem dizer que isso é crime?”
.
Dilma Vana Rousseff
Presidente da República do BraSil
.
(http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/07/20/dilma-ate-reis-defendem-seus-interesses-nacionais)
(http://www.jb.com.br/pais/noticias/2015/07/18/damous-acao-contra-lula-e-aberracao-juridica)
(https://pt-br.facebook.com/pages/Latuff-Brasil/240552376093229)
.
.

Angela Simões

Acho que o governo muito bonzinho com a globo. Essa verba técnica ,já deveria ter sido cortada, tenta criminalizar o ex-presidente Lula com argumento , que chega tende ao ridículo de defender uma empresa nacional, no mercado estrangeiro. O certo para eles é dar de mão beijada tudo para empresas estrangeiras, que só aqui vem ,para ganhar dinheiro para matriz, já que possuímos um mão-de-obra de qualidade e barata.

Elias

A Folha mente, o Globo mente. Os dois maiores jornais do Brasil são mentirosos. Os dois também participaram do golpe de 1964. Os dois cresceram na ditadura militar. Ambos entreguistas das riquezas do Brasil a grupos estrangeiros. Dois jornais anti-povo, anti-pobre, anti-trabalhadoras/trabalhadores. O mentiroso é ladrão da verdade. É ladrão comum. É ladrão. Meu maior aborrecimento é ter consciência de que esses órgãos de imprensa trabalham contra a nação brasileira e grande parte “ainda” de meus ente queridos e amigos acreditam neles.

    Elias

    ENTES QUERIDOS E AMIGOS, ACORDEM!

Alves

Lula, agora, está sendo investigado internacionalmente. Ele “tá com a bola cheia”! “Bola cheia”!!? Plim plim!!!

Alves

Lula e Odebrecht, tudo a ver! Plim Plim!!!

Molina

Para que serve o Instituto Lula?

    Luiz (o outro)

    Entre outras coisas, para esclarecer dúvidas e perguntas idiotas.

    Bonobo de Oliveira, Severino

    Caro Sr. Molina. Essa me parece uma questão interessante. Para que serve o Instituto Lula? Quantas figuras ilustres, e outras, nem tanto, projetaram-se, pelo bem, ou pelo mal que fizeram, ao ponto de justificar a criação de um Instituto para registrar, estudar e explicar, mistificar ou desmistificar, para a sociedade, as suas realizações politicas e sociais? No caso do Instituto Lula, eu penso que serve, em grande parte, para oferecer um contraponto ao extraordinário esforço de um formidável aparato midiático, nacional e internacional, empenhado em distorcer e macular a figura considerada por muitos o mais extraordinário fenômeno político do século XX e XXI, surgido no meio da classe operária. E, nesse mister, mitigar a atenuar, um pouco, a imagem distorcida que se forma desse extraordinário fenômeno, nas mentes fragilizadas de milhões de receptores dessa gigantesca propaganda deletéria que se desenrola há mais de três décadas. Interessante notar que a mesma “mídia nativa” (como diz o Mino Carta) que tanto se empenha, sem sucesso, em criar a imagem de Estadista sobre um suposto sociólogo medíocre, faz um grande esforço, também sem grande sucesso, para destruir a extraordinária projeção da imagem de um político notável, protagonista de realizações políticas históricas pouco conhecidas nacionalmente, porém reverenciadas e largamente homenageadas no exterior. Acredito que uma das missões do Instituto Lula será estudar e identificar por que um fenômeno político popular tão marcante, talvez mais importante pelas suas peculiaridades que Getúlio Vargas, é motivo de tantas manifestações apaixonadas tanto da parte de detratores quanto de seus admiradores. Essa missão aparentemente não poderá ser realizada no fervor da dinâmica dos fatos políticos da atualidade. Acredito que o Lula incomoda tanto porque representou, desde o início de sua projeção nos embates da vida sindical desenrolados no estádio da Vila Euclides, um comportamento diferenciado em relação a outras lideranças surgidas no movimento sindical, muito incômodo para seus oponentes capitalistas. Diferentemente, de Joaquinzão, Magri, Medeiros e seu herdeiro, no presente, Paulinho da Farça, sempre foi um líder sindical incorruptível. Os agentes e operadores representantes do capitalismo selvagem reagem mau quando se deparam com uma barreira intransponível para o seu único e clássico método de cooptação das lideranças politicas populares. Quem se recusa a aceitar os agrados capitalistas são, em geral, tratados com violência física ou fustigados por violentas formas de assédio moral. Quem estudar os embates travados nos tempos da Vila Euclides deve perceber que os empresários das multinacionais da indústria automotiva agiam com metodologia parecida com aquelas estórias da mulher infiel que traia o marido. Ela oferecia-se para o seu melhor amigo e, se ele recusasse o assédio, acusava-o de tê-la cantado para o marido e seus outros amigos. Muitos foram os boatos espalhados dando conta de que Lula, naqueles tempos, teria recebido propinas das grandes montadoras. Porém a realidade dos factos sempre foi capaz de desmentir as farsas construídas sem, contudo, lograr vencer completamente a capacidade difamatória da metodologia abjeta que se pratica até hoje, em níveis e sistemáticas mais sofisticadas, envolvendo a participação de altas autoridades das engrenagens da alta burocracia do Estado.

Urbano

Alguém se sentaria num banco de praça, a fim de bater papo com algum bandido altamente perigoso, principalmente se este já o houvesse achacado por inúmeras vezes?

Edgar

O Instituto Lula tem que parar de perder tempo com esses caras. Deve publicar as perguntas e as respostas antes de a matéria da Globo ir a público. Não foi justamente isso que a Conceição Lemes fez uma vez?
(http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/resposta-em-publico-a-o-globo.html)

Bonobo de Oliveira, Severino

“Garantir a liberdade de expressão via Lei de Mídia.”

Isso não seria uma ação inserida nas atribuições do Congresso, consistente na regulamentação das regras previstas no parágrafo 5º do Artigo 220 da Constituição Federal? Como poderiam Lula e Dilma, ou quem quer que fosse, passar por cima das atribuições do Congresso para cumprir a obrigação de regulamentar os parágrafos abertos da CF, referentes às comunicações, se toda a mídia corrupta e seus paus mandados do Congresso, chama a isso de “ataque à liberdade de expressão”? O fato de não terem feito e, assim mesmo, estarem sofrendo ataques de movimentos golpistas desde 2005, por forças coordenadas que já mostraram que têm poder de corromper agentes de todas as instituições da República, não seria suficiente para explicar e entender a falta de condições políticas para realizar o que vc considera uma omissão. Vc concorda que esse entendimento, ou a falta dele, comum no acervo cognitivo de milhões de pessoas como vc, concorre para que se perpetue essa aberração da Ditadura da GLOBO no país por mais de 50 anos?

Antonio

Que tal começarmos a entupir a caixa de email e os telefones da redação do Globosta para perguntar a eles que tipo de favor o Fernando Henrique prestou para que a Globo escondesse na Espanha a jornalista e o filho bastardo que depois se descobriu não era dele?
Vendilhão da pátria e amante traído, belo curriculum!

Euler

É realmente criminoso o que a mídia brasileira faz contra Lula, Dilma e o PT. Isso não pode continuar assim, tem que haver o mínimo de respeito e isonomia, ainda mais se tratando de uma empresa como a Globo, que praticamente domina as comunicações de rádios e TVs no país – que são concessão pública. Nesta mesma linha, o jornal O Tempo, de Minas, publicou na chamada agora à noite em seu portal, juntamente com uma foto do Lula tapando o rosto, como se estivesse envergonhado:

“INVESTIGAÇÃO – Lula teria atuado em favor da Odebrecht em Portugal, diz jornal. Alvo de uma investigação criminal do MPF por tráfico de influência, o ex-presidente teria atuado em favor da construtora junto ao primeiro-ministro de Portugal, para que o governo desse atenção a interesses da empreiteira no país.” E somente na matéria completa, em página interna, o jornal faz referência ao desmentido do Instituto Lula. Isso não é jornalismo é panfletagem antipetista, que deveria haver alguma fiscalização do MP, da Justiça e até da PF, pois jogar a população contra um governo ou contra uma liderança como Lula, com ataques infundados, deveria ser objeto de ação judicial e policial até. Estamos lidando com bandidos. Simples assim.

Messias Franca de Macedo

… Segue um dos textos mais ordinários que eu já li em minha vida!

##############################

Revés de Cunha muda rumo da oposição

Em Brasília 19/07/2015 10h04

A crise em torno de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) preocupa o PSDB e obriga seus principais líderes a rever os estrategemas montados até agora com objetivo de substituir Dilma Rousseff na Presidência.
[Substituir?! Adendo nosso!]
(…)
No comando da Câmara dos Deputados, Cunha sempre funcionou para os tucanos como um posto avançado de desgaste para a presidente e, agindo dessa forma, se tornou peça essencial da munição da oposição contra Dilma e o PT.
Se ele deixar o cargo ou permanecer nele com um poder esquálido, os tucanos e seus aliados na oposição terão de redesenhar os projetos de voltar ao Planalto.
[“Como é que é?!” Redesenhar os projetos de voltar ao Planalto por vias antidemocráticas, ou seja, fascigolpistas? E essa narrativa criminosa é tratada com a mesma naturalidade do pôr do Sol em Paquetá?!]
Segundo líderes do PSDB consultados pelo jornal “O Estado de S.Paulo”, todos os interesses do partido passam, de alguma maneira, por Eduardo Cunha.
(…)
“O caminho da oposição depende muito do que Eduardo Cunha fará (…) Neste momento, Cunha dá força para a oposição”, afirma o deputado federal Silivo Torres (SP), secretário-geral do PSDB nacional.
(…)
Por essa via, o vice-presidente da República Michel Temer (PMDB) também poderia ser atingido, o que acarretaria na convocação de novas eleições. Conforme o Ibope, Aécio é o líder da mais recente pesquisa de intenção de voto para presidente.
Para o grupo do PSDB reunido em torno do governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, Cunha funcionou até agora como o maior entrave para que o segundo mandato de Dilma tenha alguma chance de decolar (…)
[Neste tópico, o ‘Aécio Furnas Forever’ está absolutamente certo: na atualidade, o PSDB é o maior partido de oPÓsição ao [ao!] Brasil!]
(…)
No PSDB, aliados do senador José Serra (SP) se movimentam para que o vice-presidente assuma o lugar de Dilma Rousseff e contemple a oposição na formação de uma nova coalizão governista (…)
Serra teria papel fundamental nesse cenário, seja como ministro e candidato de Temer em 2018, ou até mesmo como primeiro-ministro, caso avance, com apoio de um novo governo, o projeto que restabelece o parlamentarismo.
Nesse estratagema, Cunha tem de levar adiante a substituição de Dilma na Câmara após uma possível (…)
[estratagema para a substituição (de uma honrada presidente eleita democraticamente)…
Os pilantras ‘penas amestradas’ a $oldo dos patrões barões do PIGolpisa e fascista
discorrem sobre golpismo descarado de forma ora eufemística e capciosa ora de modo canalha!…]
(…)

CACHOEIRA – perdão, ato falho , FONTE: http://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/agencia-estado/2015/07/19/reves-de-cunha-muda-rumo-da-oposicao.htm

FrancoAtirador

.
.
Tucano com Empreiteiro e Banqueiro é Fashion
.
(http://imgur.com/mEsHost)
(http://imgur.com/nYHCXlZ)
Gerdau, Marcelo Odebrecht
e Luiz Carlos Trabuco [BRADESCO]
assistem ao discurso de Aécio
.
Couscous Marroquino com Gerdau, Marcelo Odebrecht e Trabuco
.
O jantar para Alckmin e a força-tarefa de FHC para levantar Aécio
.
João Doria Jr. reúne cúpula dos tucanos e empresários
em esforço na reta final da campanha presidencial
.
Alckmin, Fernando Henrique Cardoso e Aécio Neves
dividiram a mesa número 3, do anfitrião João Doria,
com Jorge Gerdau, Marcelo Odebrecht,
Luiz Carlos Trabuco, presidente do Bradesco,
e os empresários Pedro Passos, da Natura, e Rubens Ometto, da Cosan.
.
Entre as outras 11 mesas que ocupavam o salão principal e a varanda,
José Serra, que chegou por volta das 22h30, a primeira-dama Lu Alckmin
e ACM Neto jantaram com anfitriã Bia Doria.
.
No Menu da Chef Morena Leite, couscous marroquino com brotos
e legumes Confit na entrada e nhoque de abóbora com molho de salvia
como prato principal foi apreciado por gente como Nizan Guanaes,
Tutinha, o inventor do Pânico, e a estilista Martha Medeiros.
.
O linguado em crosta de quinua recheado com pupunha e flan de banana da terra
foi servido com vinhos franceses Sancerre Comte Lafond Blanc 2012
(Baron de Ladoucette & Comte Lafond, do vale do Loire)
e Mercurey 2007 (Chanson Pêre & Fils, da Borgonha).
.
(http://www.istoe.com.br/colunas-e-blogs/coluna/382369_O+JANTAR+PARA+ALCKMIN+E+A+FORCA+TAREFA+DE+FHC+PARA+LEVANTAR+AECIO)
.
.

marcio ramos

… patético ficar respondendo pra mídia golpista…

Francisco

Para quando quer a resposta?

‘Hoje, as 18h”.

Assim falou o capataz para o escravo – e o escravo respondeu às 18:00h…

Claro.

Sem mídia, se o escravo não satisfizer o “Ioiô” na hora que ele quer, como falará com o seu povo?

Não há uma mídia sequer que relacione as reuniões dos Marinho com o Poder e os inúmeros perdões de dividas, liberações de alfandegas e “esquecimento” de crimes” perpetrados pela Rede Globo.

Porque? Porque Lula/Dilma/PT não cumpriram suas promessas e campanha e não fizeram o mínimo:

Garantir a liberdade de expressão via Lei de Mídia.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Trouxas posando de republicanos com a Camorra e a Cosa Nostra.
    .
    .

CaRLoS

Isto tem que ser anexado ao pedido. O objetivo é IMPEDIR que o inquérito seja anulado. Gente perversa. O Instituto deveria anexar textos dos jornalistas que trataram também do assunto, de forma honesta, tais como Azenha, Nassif, Paulo Henrique, Rovai, Paulo Moreira Leite… Eles têm audiência, credibilidade e são conhecidos nacionalmente e porque fazem um jornalismo sério. Ah! Havia me esquecido, parece que o Jânio escreveu alguma coisa.

Deixe seu comentário

Leia também