07/02/2012
Em pronunciamento realizado nesta terça-feira (07/02) na Câmara dos Deputados, Ivan Valente criticou a entrega de um setor público estratégico para o desenvolvimento do país ao capital estrangeiro. Contrariando o discurso de campanha de Dilma Rousseff, o governo federal privatizou nesta segunda os três maiores e mais rentáveis aeroportos do país: Cumbica, Viracopos e Brasília, que respondem, juntos por 30% dos passageiros, 57% do volume de cargas e 19% das aeronaves que passam pelos terminais brasileiros. Juntos os três aeroportos também são responsáveis por 70% do faturamento da Infraero, sustentando a rede de aeroportos regionais em operação em todo o país.
A justificativa do governo é a de que não havia caixa no orçamento público para garantir os investimentos nos três aeroportos na velocidade necessária para a Copa de 2014. “O que não se diz é que foi o dinheiro público, através do BNDES, que financiou a privatização, emprestando aos compradores internacionais para que estes participassem do leilão. Oras, se o BNDES estava disposto a fazer empréstimos para financiar investimentos nos aeroportos, por que não fazer isso através da Infraero, uma empresa pública, estatal, que administra 66 aeroportos no país? O papel de um banco como este é ajudar o desenvolvimento do país e a iniciativa privada e estrangeira?”, questionou Ivan Valente.
Com a privatização, não está claro como a Infraero subsidiará investimentos nos demais aeroportos do país, a maioria deficitária. Hoje, apenas cerca de 20 aeroportos do país são rentáveis e mantém os demais com repasse de verba, no esquema de subsídios cruzados, diminuindo as desigualdades regionais e sociais do país. Até agora, a lucratividade crescente de Cumbica, Viracopos e Brasília era fundamental para manter todo o sistema aéreo em bom funcionamento.
Segundo o Palácio do Planalto, além do valor arrecadado com o leilão, os consórcios recolherão anualmente uma contribuição ao sistema, que varia de 2% a 10% da receita bruta de cada aeroporto. Mas essa arrecadação vai para o Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC), que deve destinar recursos a projetos de desenvolvimento e fomento da aviação civil. Até agora o funcionamento do FNAC não foi definido; será regulamentado posteriormente por decreto presidencial. Tudo indica que esse dinheiro não vai para a Infraero, e os demais aeroportos seguirão sem o aporte que recebiam anteriormente.
Risco para os trabalhadores e passageiros
O Sindicato Nacional dos Aeroportuários (SINA) tentou barrar o pregão de privatização dos 3 aeroportos na Justiça, afirmando que o edital do leilão descumpria o acordo firmado com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) durante a última greve, que garantia a estabilidade dos trabalhadores da Infraero nos terminais privatizados. O contrato de concessão diz apenas que “a concessionária deverá desenvolver um plano de transferência operacional a fim de assegurar uma transição eficaz das operações aeroportuárias”.
“Ou seja, não há qualquer garantia para os trabalhadores, que precisarão recorrer à Justiça – a mesma que manteve o leilão – caso seus direitos trabalhistas não sejam garantidos, o que há grandes chances de ocorrer. As precarizações e demissões são iminentes. Por isso, já estamos requerendo audiência com o Ministério Público do Trabalho da 10ª Região em Brasília”, relatou Ivan Valente.
No final de janeiro, o mandato participou de uma audiência do Comitê Contra as Privatizações de Aeroportos com o Procurador Paulo Gomes, do Ministério Público Federal em Campinas. O MPF está estudando os impactos urbanísticos das privatizações e intervenções motivadas pelos grandes eventos e já levantou uma série de problemas em relação ao aspecto ambiental das obras previstas para estes aeroportos. Em Viracopos, por exemplo, das cerca de 70 medidas previstas para amenizar os impactos ambientais, apenas 2 foram cumpridas até agora. O restante virou “exigência” do processo.
Apoie o VIOMUNDO
Para Ivan Valente, sequer os passageiros sairão ganhando com a entrega da Cumbica, Viracopos e Brasília às empresas estrangeiras. Está prevista no contrato de concessões a cobrança de taxas de conexão nesses aeroportos, o que não era feito anteriormente pela Infraero.
“Alguém duvida que essa taxa será imediatamente repassada pelas companhias aéreas para o preço das passagens, ou seja, para o bolso do consumidor, afetando sobretudo as classes menos favorecidas, que recentemente passaram a utilizar o transporte aéreo?”, questionou o parlamentar. “Há ainda um risco para a qualidade e segurança das operações, já que o transporte aéreo passará a ser orientado pelo lucro dessas empresas. Lucros estes que serão remetidos para o exterior, em vez de ficarem no mercado brasileiro e gerarem emprego e renda para a nossa população”, acrescentou.
Soberania nacional ameaçada
Para o PSOL, a entrega dos aeroportos também coloca em risco a própria soberania nacional. O artigo 170 da nossa Constituição Federal, por exemplo, trata da vulnerabilidade de zonas fronteiriças aéreas.
“Mas o governo Dilma parece ignorar essa questão, ao passar para as mãos de empresas estrangeiras o controle da entrada de bens e pessoas no país, com o agravante da proximidade da Copa do Mundo e das Olimpíadas, quando o fluxo de cargas e passageiros aumentará significativamente. Diante de tamanhos problemas, não é possível achar que o país fez um bom negócio”, concluiu Ivan Valente.
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Comentários
Luciana Lee
Tudo pelo futebol! Nada pela educacao seguranca e muito menos saude! VERGONHAAAAAAAAAAAAAAAA. Concessao de 30 anos?! Nesse tempo o mundo pode acabar, as passagens vao subir mais ainda, tanto que viajar vai ficar proibitivo mesmo. Lembrando que recentemente ja tivemos um aumento absurdo!!! Tenho vergonha de ser brasileira! O ultimo que for emboa apague a luz!!!
Nelson
Aanos atrás, li, se não me falha a memória, na revista Casseta e Planeta, a seguinte frase, lapidar:
" Os empresários vão fazer nas empresas estatais o mesmo que na privada".
Bernardino
BEATTRICE,fala para o Joao GRANDAO,inocente util,que os sabio do PT pediram ao Caldas Aulete e ao Pasquales para mudarem o significado da palavra Privatizaçao para Concessao a qual é mais compativel com o vocabulo TRAIÇAO.NO momento atual é o COMBUSTIVEL da ESQUERDINHA BRASILEIRA
PRIvatizaçao é a venda doada por toda a vida;CONcessão é so por alguns SEculos!!!!
Jorge Nunes
A oposição à esquerda está fazendo trabalho da direita em comparar dois processos. Que sabem que são diferentes.
O militares vão continuar controlando o espaço aéreo brasileiro. E o Estado terá poder de veto, e podendo reaver os aeroportos depois final do prazo de concessão, dando liberdade aos futuros governos de reaver ou não a concessão (E a Vale?).
O PSOL está fazendo o serviço da direita ao ajudar a querer abafar a Privataria Tucana.
– Não se pode esquecer que na Privataria se vendeu a CSN pelo preço de um único caça Rafale. Foram feitas muitas coisas erradas e o PSOL quer ajudar a direita dizer que tudo é a mesma coisa;
ALEXANDRE
PORQUE NÃO EMPRESTAR DINHEIRO A PRÓPRIA INFRAERO??? É SIMPLES: A INFRAERO E O BNDES INTEGRAM A ADMINISTRAÇÃO PUBLICA INDIRETA FEDERAL. TRADUZINDO: O GOVERNO NÃO EMPRESTA DINHEIRO A SI MESMO, PORQUE OCORRE CONFUSÃO PATRIMONIAL, O GOVERNO É DEVEDOR E CREDOR DE SI MESMO, UMA DAS FORMAS DE EXTINÇÃO DAS OBRIGAÇÕES. QUALQUER CRÍTICA É VALIDA, MAS TEM QUE SER FUNDAMENTADA, CASO CONTRÁRIO SAI ESSA BABOSEIRA! QUER CRITICAR AS PRIVATIZAÇÕES, QUE FAÇA POR OUTRO ANGULO. SENSO COMUM NÃO COMBINA COM CIÊNCIA, TAMPOUCO COM JORNALISMO, QUE DEVE PRIVILEGIAR A INFORMAÇAO E NÃO A DESINFORMAÇAO
Conceição Lemes
Alexandre, letras minúsculas nos próximos comentários, por favor. abs
Carmen
Penso que todos viram hoje nos jornais da TV o sofrimento do povo carioca, trabalhador, embora muitos prefiram chamá-los vagabundos. Para esse povo massacrado pouco importa se a tal supervia é concessionária ou privatizada… o péssimo resultado para os usuários é o mesmo. Portanto, essa discussão no blog, é a famoso discussão sobre o sexo dos anjos. Debate inútil. "A longo prazo estaremos todos mortos". Aqueles que não querem admitir que o PT está adotando a política neoliberal procure analisar objetivamente: na última greve dos bancários onde estava o PT (no passado sempre ao lados dos assalariados)?????? E ontem veio a notícia sobre o estúpido lucro do Itaú!!!!!!! Para onde esta sendo jogado o funcionário público com a tal "previdência privada"????? para o colo dos banqueiros!!!!!!!! Lula disse que a Copa e Olimpiada seriam bancadas com dinheiro das empresas… se não fosse tão triste o que estamos assistindo eu daria uma bela gargalhada!!!!!!!!! Fico por aqui…já estou me estressando!!!!!!
Operante Livre
Perdi o trem da história. Era trem bala. Agora perdi o avião.
A soberania pessoal é violada com frequência.Não me resta a revolta da juventude.
Não estou na adolescência. Estou na que hipocritamente chamam de melhor-idade, que nada mais significa que sou um "obsolescente" (estou na absolescência – a pior idade).Mas longe de ser rabugento. Apenas indignado por perder, depois do avião, o aeroporto. Coisa de obsolescente.
Fabricio
e dizem que a Dilma lutou contra a ditadura kkkkkkkkkkkkkkk hahahahahhahah
Gerson
Podem fazer quase de tudo:
Privatizar (menos, é óbvio, a Vale, Petrobrás e coisas do gênero) ou Conceder (serviços) aeroportos, rodoviárias, rodovias , metrô etc.
O problema são as "Agências Reguladoras" que não funcionam. E aí a culpa é de quem ?
As Agências são um lixo !!
Nelson
Não é que as agências sejam um lixo, meu caro Gerson.
Elas foram idealizadas para isso mesmo: defender o inalienável e sagrado (na visão dos neoliberais) direito a lucro farto e crescente das empresas privadas concessionárias dos serviços públicos e das que passaram a controlar as ex-estatais.
Renato
Coerência é o que esperamos das pessoas para as quais, através do voto, delegamos o poder de decidir. Votei em Dilma porque sou visceralmente contra as privatizações. Acreditava que Serra faria tal barbaridade. Não adianta tapar o sol com a peneira procurando estabelecer as diferenças entre as "privatizações" e as "concessões", a verdade nua e crua é que o Governo se rendeu ao grande capital. Ao contrário da "esquerda moderna" para mim imperialismo é imperialismo e concessões à iniciativa privada é a forma usual de permitir que a classe dominante continue perpetuando as desigualdades. Quando coronéis nordestinos, grandes empresários, oportunistas de todos os quadrantes e até setores da imprensa tradicional apoia um governo que se diz popular, devemos ficar alertas.
Francisco
A Infraero fica com 49% do negócio. A Infraero é uma estatal. O resto, parte com do capital é de empresas privadas nacionais e parte do capital gringo (que veio mais por causa do "know-how" do que por falta de interessados pátrios). A grana do BNDES é destinado a financiar não a compra, mas as ampliações (coisas novas, novos terminais, etc.).
Daqui a trinta anos (ou vinte, a depender do caso) a CONCESSÃO volta à Infraero. A presidente da República continua com o poder de veto até lá. O controle de vôo continua com a FAB. Isso aí e mais 24 bilhões para gastar nos demais aeroportos. ENTREGOU O QUÊ?
PS. Os aeroportos estão em São Paulo. Paulista (parece…) gosta de coisa privatizada ("infelizmente" não o foi). Se a concessão dos aeroportos resultar em aumento de tarifas, bem feito! Que vão reclamar com os tucanos paulistas catastrofistas de Copa!!!
Rafael
O PSOl é tão oposição quanto o PSDB. E pior até se alia ao `PSDB para fazer oposição ao governo Dilma.
beattrice
Os dilmistas estão tão preocupados com o PSOL nos últimos dias que fazem propaganda diuturnamente do partido, melhor se cuidarem, as filiações podem crescer e o tiro sair pela culatra, de novo.
Luís
Quem dera que o PSDB fosse como o PSOL.
Henrique
Este ivan valente é totalmente desprovido de conhecimento.
Estratégico e soberania é o espaço aéreo.
Aposto que quando na época de FHC ele não fez nenhuma crítica das doações que foram feitas ao estrangeiro!
Mateus
Se no acidente de 2006 os norte-americanos que estavam no legacy, praticamente tiraram onda com o nosso espaço aéreo e com justiça. Imaginem agora, com esses três aeroportos nas mãos de estrangeiros. Sendo privatização ou concessão, não vai fazer diferença no conceito que é um bem nacional sendo entregue para o estrangeiro. Concessão, no Brasil, todos sabemos que é igual à privatização. Existe melhor exemplo de concessão, que é o mesmo que privatização, do que os canais de TV?
Essa justificativa de que a Infraero não tem dinheiro pra investi, de que a concessão foi leiloada por um bom valor, que as olimpíadas e a copa estão logo ai,… Isso não convence. Onde é que fica todo o investimento em recursos humanos feito pela Infraero, e mesmo pelo Governo? Onde é que esta a garantia de que teremos realmente soberania?
Uma coisa que é certa, o Governo precisa dar explicações para o Brasil. Mesmo sendo concessão, é uma concessão de 30 anos. Esse tempo é o mesmo que dizer que foi privatizado. Esse tempo é praticamente uma geração de funcionários da Infraero. E depois, quem garante que esses aeroportos voltaram para a Infraero? Quem garante que não há mais aeroportos na fila para ser entregue para o estrangeiro?
Que negocio é esse? Um Governo de pessoas que passaram anos lutando contra as privatizações, de repente faz uma concessão dessas? E ainda vem com umas explicações superficiais achando que vai convencer fácil.
Meus pais passaram pela ditadura. Eu, nos anos 80, via eles receberem o salário e irem correndo fazer a feira do mês, devido à desvalorização da moeda. Passei pelos anos 90 vendo FHC privatizando com se estivesse descartando lixo. Daí nos 8 anos de Lula, começamos a nos reerguer, voltamos a acreditar em nos mesmos. O presidente levantou a nossa moral. Daí agora no segundo ano de Dilma, ele me vem com essa. Já não chega o trauma na época de FHC?
Idiota Imodesto
O que me surpreende é que sites, blogs e comentaristas supostamente bem indormados continuem fazendo coro à cantilena da privatização dos aeroportos. Concessão não tem nada a ver com privatização. Outra estupidez é vender ou comprar ou as duas coisas juntas, a idéia de igualdade entre a sacanagem feita pelo PSDB e o que se está fazendo agora. Não tem nada a ver. Só um exemplo: Na BR 101, num dos trechos duplicados, paga-se de pedágio R$ 1,40 no sistema de concessão feito por Lula. Comparem com as de São Paulo. O pior cego é o que não quer ver.
beattrice
Justamente comparando com Sp é que se deduz que concessão é privatização maquiada.
Ou o "idiota imodesto" poderia citar algum exemplo de uma concessão na história do Brasil que tenha sido encerrada, cancelada, ou suspensa???
Samuel Velasco
É verdade. Foi em 2009, se não me engano, que venceu a concessão de espectro eletromagnético de 15 filiais da Globo no Brasil. Nenhuma saiu do ar.
Luiz Fortaleza
É isso que o senador Lindemberg Faria tá tentando explicar, depois de 20, 25 e 30 anos, volta tudo pro Estado novamente. O que se privatizou foi a administração dos Aeroportos e não o patrimônio físico…
Mariano
Ou seja, as estradas de são paulo então não foram privatizadas, já que foram apenas concedidas por prazo determinado, certo?
Zé Brasil
Deputado Ivan Valente você teria alguma palavra sobre a participação de seu partido homiziado com os amotinados de Salvador?
Sua deputada Janira Rocha vai ser indiciada como cumplice dos atos de terror e barbárie perpretados pelos amotinados naquela capital por associação ao crime?
O senhor não tem vergonha de ver seu partido associado ao rastro de crimes perpretados em Salvador contra a população? O sangue de nossos Cidadãos, nossos irmãos, não se presta a propósitos vís, pois é valioso por demais para ser utilizado em projetos políticos à rés do chão, no esgoto.
Quem falará pelos mortos de Salvador? Certamente não será o Senhor e nem seu partido.
Deixe de proselistismo barato, faça-nos o favor! Quanta vergonha!
ZePovinho
ZePovinho(o neurótico de guerra) suspeita que aqueles agentes da DEA,expulsos da Bolívia e direcionados ao Brasil,estão em plena atividade.ALÔ,ABIN!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
http://www.voltairenet.org/Lebanese-security-offi…
Lebanese security officials seize suspicious cargo from US, Brazil
VOLTAIRE NETWORK | 8 FEBRUARY 2012
Lebanon’s security officials say a suspicious cargo containing huge amounts of US dollars, guns, special passports and credit cards have been seized upon arrival in the Lebanese capital, Beirut, from the US and Brazil.
The items, packed in a number of chests and delivered via airmail, were discovered at Beirut’s airport, the Lebanese security officials said.
The chests also contained a list of both well-known and ordinary Lebanese citizens including a figure related to Salafi extremist groups. The security officials have summoned a number of the individuals, whose names were on the list, arresting some of them.
Beirut has redoubled security surveillance across the country following remarks by some Lebanese factions as well as widespread rumors about the presence of al-Qaeda in Lebanon.
Meanwhile, the Lebanese defense minister earlier confirmed that members of the al-Qaeda terrorist group, fighting against the government of Syrian President Bashar al-Assad, have entered Syria through Lebanon.
Over the past few months, reports have circulated that caches of weapons have been smuggled to armed gangs in Syria through the Lebanese border.
http://www.presstv.ir/detail/225422.html
ZePovinho
Já tá passando armas de guerra,dinheiro e,provavelmente,drogas que a CIA usa para financiar guerras sujas sem passar pelo Congresso dos EUA.Isso em aviões que usam nossos aeroportos e,quem sabe,até recebendo essa carga neles.
Se com a Infraero no controle ocorrem essas coisas,imaginem com aeroportos porosos como os da iniciativa peidada,digo,privada.
Marcelo
Infraero vai bancar 49% dos R$ 24,5 bilhões a serem pagos , só isso ja seria uma vergonha . Os aerportos privatizados tiveram ágio nunca antes visto , Cumbica 375% , Viracopos ágio de 159% , Brasilia ágio de 673%. O minimo que se espera é que o Tribunal de contas venha agora investigar as pessoas responsaveis pela avaliação desses aeroportos , afinal empresario não pagaria esse ágio se não estivesse ainda abaixo do preço de mercado . Nunca houve no Brasil , nem agora nem nunca , uma privitazição feita para melhorar seja la o que for para o povo , pelo contrario , favorece a poucos e prejudica a grande maioria . Mas parece que o importante para alguns é de que partido partiu a privatização , deveriam antes se preocupar porque foi feita , como foi feita e quais suas concequencias para nação .
Neo-tupi
Tem informação errada aí: A Infraero vai bancar ZERO dos R$ 24,5 bilhões a serem pagos.
A Infraero entrará com 49% das novas obras de ampliação e modernização, o que é diferente.
Aqui tem uma visão sobre porque foi feita a concessão: http://goo.gl/RGJQM
Desde 15 de dezembro, na página da Secretaria de Aviação Civil tem explicações do porque foi feita e como foi feita, no link http://goo.gl/PLQwo
luiz pinheiro
Marcelo, esses R$ 24,5 bi serão recebidos justamente pela Infraero, que representa o lado concedente, que dá a concessão. Com esses recursos, a Infraero poderá reforçar sua capacidade de operação em todo o país, poderá investir na melhoria de outros aeroportos.
Ao mesmo tempo, a Infraero vai ficar com 49% do capital de cada um dos três consórcios que vão administrar os três aeroportos. Portanto, com 49% das responsabilidades empresariais e financeiras, e com o mesmo percentual também na partilha do lucro.
O projeto é, com a participação privada, melhorar substancialmente o funcionamento dos aeroportos e ao mesmo tempo manter e reforçar a Infraero.
Julio Silveira
Sabe Azenha, quero me congratular com você por abrir seu Blog para vozes conceituadas da "esquerda" brasileira. Vozes que traduzem o jogo das palavras, a tergiversação, a retorica para o essencial, a verdade, estão entregando empresas de administração publicas para as mãos da iniciativa privada. Já percebi que em todos os lados da matiz ideologica existem os enganadores, os da verborragia facil, que só posso entender como má fé busca arrebanhar o maior numero possivel de cidadãos com o famoso enroleixon. Mas não tem como negar essa vergonha ter abdicado de um conceito e abraçado a antes condenada mentira embutida no conceito Privatização. Como o proprio termo diz – privati(privado)zação(açao) – açao de privatizar, quer Partilha quer Concessão – Privatização. Já temo pela Petrobras, BB e outras sujeitas a concessão. (Depois os traidores são os outros).
Edu
Eu sou contra a privatização, mas alguns pontos: BNDES é autorizado a fazer é financiar os investimentos, não a compra. Outro ponto é que o controle de entrada e saída de pessoas ainda se mantém nacional, já quem tem como privatizar o controle do tráfego aéreo. Quanto a participação estrangeira, isso dependerá da análise da composição de cada consórcio. de qualquer forma, a participação das empresas nacionais + fundos + Infraero facilmente ultrapassa qualquer percentual estrangeiro. Sem falar do direito de vedo previsto no leilão. Além do repasse das concessionárias, a própria Infraero terá seus dividendos para financiar os investimentos em outros aeroportos.
Maxwell
Espere aí, foi privatização? Já li em outro canto que foi concessão(o que é muito diferente). Quem está falando a verdade?
beattrice
Foi privatização, mas como temem a reedição da privataria tucana com outro título insistem em dizer que foi "concessão".
Joao Grandão
Cara Beattrice, nada foi vendido. Procure se informar melhor sobre o que é "Privatização" e o que "Concessão". Os primeiros 3 aeroportos foram "concedidos" a iniciativa privada para que ela amplie e administre os serviços lá existentes pelos proximos 30 anos.
Passado este tempo, o governo decidirá o que fazer:
1- retormar a administração destes ativos
2 – abrir nova concessão.
Agora, pare e reflita…quando é que a CIA Vale do Rio Doce e o sistema de telefonia brasileiro, vão voltar para as mãos do governo? NUNCA MAIS!
Entendeu a diferença entre privatização e concessão ou quer que eu desenhe?
Pare de ler a Revista Veja e de assistir o JN….ajudará você a entender as coisas como gente grande…
beattrice
Não precisa desenhar
basta responder à pergunta:
Qual concessão foi cancelada, suspensa ou revista no Brasil desde… desde a República?
Em tempo,
a revista VEJA e o JN estão exultantes com a PRIVATIZAÇÂO dos aeroportos.
Joao Grandão
Eles estão exultantes porque receberão dinheiro para fazer matérias POSITIVAS sobre as "maravilhas" do aeroporto privatizado!!!
Não seja inocente….eles não dão notícias boas se não forem muito bem pagos para isso.
Abriram nos aeroportos mais um filão para anúncios e reportagens caríssimas…
Nelson
E eu complemento, Beatricce.
O duo FMI/Banco Mundial – que já estamos carecas de saber a quais interesses defende – também. Já os grandes bancos e as mega corporações "lambem os beiços" com a abertura de mais espaços para a acumulação de lucros privados.
Em suma. Se esses entes exultam com a chamada concessão, será que podemos vislumbrar algo de bom para nós, trabalhadores e povo brasileiro em geral?
Samuel Velasco
João, quer dizer então que as rodovias de São Paulo não foram privatizadas pelos tucanos? Foram concedidas, apenas. Bom saber. Vou me sentir bem melhor pagando o pedágio da rodovia Dom Pedro sabendo que, na verdade, não estou circulando numa rodovia privatizada, mas sim, concedida.
Mariano
Xeque-mate. Zé dirceu já deu o tom, o resto vai repetir o mantra como sempre fizeram, bem mandados que são, mas você está 100 % certo.
Joao Grandao
Samuel, a questão é: Precisava transferir para a iniciativa privada as rodovias de SP?
Não. Não houve um aumento abrubto do volume de veículos e nem se avisinhava nenhum grande evento internacional extemporâneo. Se falar que no restante do país as rodovias são estudais.
No caso dos aeroportos, não.
Houve um aumento surpreendente no volume de operações o qual demandava ações urgentes. O governo expertamente, vendo que seria mais rápido e rentável CEDER a administração do embarque e desembarque dos passageiros à administração privada, assim o fez.
Agora eu te pergunto: Qual a participação do governo de SP na administração das rodoviárias?
Nos aeroportos o governo detem 49%…
Uma coisa é banana a outra é laranja….não adianta forçar a barra!!!
Samuel Velasco
João, no restante do país as rodovias não são somente estaduais. Existem estaduais e rodovias privatizadas em todos os estados. Falar em aumento de volume de veículos não significa a mesma coisa que falar em aumento de fluxo nas rodovias. Houve aumento tanto no "volume" de veículos como do fluxo de determinadas rodovias, principalmente na proximidade dos Distritos Industriais.
O seu ponto é basicamente um: o PT privatiza, sim, mas sempre com intenções louváveis ou devido à necessidade premente.
Esta é uma defesa evidentemente fraca, tendo em vista que não é de hoje que o Brasil foi escolhido como sede da Copa 2014, o seja, dizer que foi falta de tempo não dá. Falar que não tem dinheiro pra ampliar os terminais também não. Em 2009, em plena crise mundial, o Brasil emprestou R$ 10 bi pro FMI.
O eleitor da Dilma, – não só, mas principalmente ele – tem não somente direito como o dever de cobrar da presidenta a coerência com o discurso de campanha. Accountability é o mínimo que se espera. O problema é que já vendeu os aeroportos, e agora? Sabidamente uma medida que seria impopular com a esquerda, com os eleitores do PT e com até mesmo uma parcela dos eleitores moderados centristas. O governo está preparado para arcar com os custos políticos desta medida impopular? Uma privatização não é algo que os eleitores esquecem rápido. Ela está no cotidiano, na conta de luz que chega em valores abusivos, na conta d'água com dupla cobrança (a SANASA de Campinas, que cobra por esgoto não tratado na conta), no orçamento do trabalhador que precisa se deslocar de uma cidade pra a outra e paga o pedágio, no valor abusivo da passagem do ônibus e do trem. A privatização efeta muito cotidianos e consequentemente não é esquecida.
Érico
Nossa nação é um exemplo de uma má admistração, tudo que é rentável sempre é vendido aos gringos.
Fico com uma pergunta na cabeça, porquê não investir em admistração e não vender esses aeroportos?
Penso que daqui ha uns poucos anos não haverá mais nada estatal, e o país vai ser uma amalgama de donos extrangeiros. Obrigado galera, Vlw.
Joao Barbosa
Caro Erico, nada foi vendido. Procure se informar sobre o que é "Privatização" e o que "Concessão". Os primeiros 3 aeroportos foram "concedidos" a iniciativa privada para que ela amplie e administre os serviços lá existentes por 25 / 30 anos. Passado este tempo, o governo decidirá o que fazer, retormar a administração destes ativos ou abrir nova concessão. Agora, pare e reflita…quando é que a CIA Vale do Rio Doce e o sistema de telefonia brasileiro, vão voltar para as mãos do governo? NUNCA MAIS! Entendeu a diferença ou quer que eu desenhe? Pare de ler a Revista Veja e de assistir o JN….ajudará você a entender as coisas como gente grande…
Flausino Rubiloca
Outra polêmica atitude do governo militar foi o episódio da estatização da Light, em 1978. O governo Geisel alegava urgência na necessidade de novos investimentos e, para realizá-los, comprou a Light do grupo canadense Brascan. Só havia um porém. A concessão estava quase expirando. “Se aguardasse mais alguns anos, a Light passaria automaticamente para o patrimônio público. O governo iria reembolsar os controladores canadenses e americanos apenas pelos investimentos (poucos) ainda não totalmente depreciados sob o ponto de vista contábil”, diz Joaquim Francisco de Carvalho. No entanto, Geisel preferiu se antecipar, desembolsando 380 milhões de dólares pelo controle acionário e herdando algo em torno de 700 milhões de dólares em dívidas da companhia. Ou seja, a conta ficou em mais de 1 bilhão de dólares."
Carmen
Eu lembro bem disso, Flausino…e hoje ainda reza a lenda que na ditadura não roubavam, rsrsrs
José
Segundo site oficial da Infraero o Aeroporto Internacional de Brasília é um dos principais aeroportos do Brasil e da América Latina. Por sua localização geográfica, recebe e distribui mais de 400 voos por dia, movimentando mais de 14 milhões de passageiros por ano para 44 destinos em todas as regiões do país. Opera atualmente nove voos internacionais diretos: um para a Europa (Lisboa), três para os Estados Unidos (um para Atlanta e dois para Miami), três para Lima, um para Montevidéu e um para Rosario. Se fosse meu por que o alugaria só por R$ 15.000.000,00 (Quinze milhões de reais) por mês? Tal qual por que venderia todas as lucrativas empresas públicas brasileiras que foram privatizadas?
Não consigo entender.
O_Brasileiro
Uma coisa é certa com essas privatizações, ou "concessões", dos aeroportos: o PT vai perder de qualquer jeito!
Se os aeroportos funcionarem melhor privatizados, o PSDB e a mídia terão vencido uma batalha ideológica que lhes renderá muitos ganhos políticos, e o PT ainda será criticado por não ter privatizado os demais aeroportos!
Se os aeroportos privatizados forem mal geridos, o PT será acusado pela esquerda de ter "embarcado numa canoa furada" que sabidamente não funciona, que é a privatização, que visa só os lucros, e não a melhoria dos serviços.
Ou o José Dirceu está perdendo o jeito, ou o governo "petista" de Dilma não está mais interessado em política!
luiz pinheiro
Estratégico para a economia é energia, são os bancos públicos, são os minérios, é o petroleo, são as telecomunicações. O sistema de transporte também é, mas isso não quer dizer que a gestão comercial de um aeroporto seja. Na verdade, um aeroporto é um enorme shopping para viajantes, e a administração de shoppings não é estratégica para o Estado.
Beto Magalhães
Até tu Ivan Valente, não sabe a diferença entre privatização e concessão? Tenha paciência!
Fabricio
eu fico triste quando vejo comentarios de Petistas Xiitas defendendo as palhaçadas da Dona Dilma.
Joao Barbosa
eu fico triste quando vejo comentaristas PSDBestas que não entendem a diferença entre "Privatização" e "Concessão"…
Alê M.
Banheiro de Aeroporto só é estratégico para quem vive fazendo cagada!
Moacir Moreira
Quais são os fundamentos que justificam a idéia de que a iniciativa privada é mais competente para administrar o patrimônio público do que o próprio Estado?
Esculhambam com tudo para que o povo seja induzido a acreditar que o poder público é composto apenas por bufões da corte que ganham sem trabalhar.
Os funcionários públicos que são dignos e eficientes deveriam protestar contra essa ignomínia, mas até que ponto o povo em geral está do lado dos trabalhadores do setor público?
Ao invés de estender a aposentadoria integral para todos os trabalhadores, os oligarcas e seus descendentes, que se apossaram do poder em 64, pretendem igualar o funcionário público ao trabalhador da iniciativa privada que paga salários de fome, isto quando não se beneficiam de trabalho escravo.
A iniciativa privada tem se mostrado bastante incapaz de administrar o que quer que seja.
Vejam o caos nas comunicações, inteiramente entregues à sanha de empresários que não respeitam nem mesmo a inteligência de seus clientes, clientes estes apanhados a força.
Lucas
É bom não personalizar demais o assunto. A privatização dos aeroportos não é uma iniciativa apenas da presidenta, mas tem o apoio de todos os partidos da base do governo, e grande parte da oposição. Se é pra criticar (e eu acho que é), não devemos criticar só a presidenta, mas todo mundo.
Porco Rosso
“O BNDES tem que ser um banco com viés social”, afirma Chico Alencar
O líder do PSOL, deputado federal Chico Alencar (PSOL-RJ), discursou no plenário da Câmara, na terça-feira 7, e falou sobre o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
“O BNDES, esse grande guarda-chuva, que tem que cumprir a sua função — está no seu próprio nome: apoio ao desenvolvimento econômico e social — , um banco de fomento, um banco com esse viés social, o S dele tem que ser cada vez maior”.
De acordo com o deputado algo que merece questionamento e debate é saber se o BNDES tem que estar bancando fortemente os investimentos desses consórcios privados, referindo-se à privatização de três aeroportos na última segunda-feira.
“Brasília, construída com o dinheiro público, terá seu aeroporto Juscelino Kubitschek agora coordenado, majoritariamente, por um consórcio, cujo operador principal é argentino, com mais experiência no ramo lá na Argentina. Viracopos terá como operador principal desse consórcio, que o BNDES nosso banca, um operador francês, que também não tem boa vida pregressa nessa função. E, por fim, Guarulhos, absolutamente lucrativo, poderoso, forte — aliás, esses três aeroportos são responsáveis por 30% da circulação de passageiros, no País, 57% das cargas — , terá como operador principal uma empresa da África do Sul, que também não tem boa recomendação nessa área. É um voo cego, uma manobra de risco bancada, esta privatização, com recursos do BNDES. O PT de antigamente questionaria muito, mas muito mesmo, esse tipo de procedimento que agora adota. Dizia-se no Império: nada mais parecido com um conservador do que um liberal no poder. Parece que a história se repete”.
http://psol50.org.br/blog/2012/02/08/o-bndes-tem-…
Carlos Ribeiro
Ainda doi muito, né Valente!
O_Brasileiro
Haverá jogos em 12 (DOZE!) cidades, e os aeroportos de apenas 2 (DUAS) destas cidades foram privatizados. E, coincidência ou não, foram privatizados os mais rentáveis.
Se a INFRAERO é competente para modernizar e administrar os aeroportos das outras 10 (DEZ) cidades em que haverá jogos da copa, por que não o é para administrar Cumbica, Viracopos e Brasília???
E como ficarão o Galeão e o Santos Dumont, já que as finais da copa e as olimpíadas serão no Rio de Janeiro???
Até agora não foi apresentada nenhuma justificativa plausível para essas privatizações de aeroportos.
Mas, o PSDB agradece!
Alô, Amaury, por onde você anda rapaz? Tem mais trabalho pra você!
Edu
E você tem alguma dúvida que haverá uma segunda e terceiras fases com os aeroportos do Rio, Porto-Alegre, Curitiba e etc?
Quanta a justificativa, tem a falta de competência técnica da Infraero na administração dos terminais (meia verdade, já que o fluxo cresceu absurdamente nos últimos anos), as amarras da lei de licitações (verdadeiro), e o próprio sistema de aeroportos maiores "financiarem" os menores. Quanto ao último caso, supostamente o fato de ter que investir em aeroportos menores, mas importantes regionalmente, atrasaria investimentos nos maiores. Agora que a Infraero não terá que investir na parte mais custosa dos maiores, a parte de dividendos poderá ir integralmente para os menores.
De qualquer forma, sou contra a privatização. O que seria a favor é da abertura de capital da Infraero (digamos uns 30% de ações com voto e 50% preferenciais), o que possivelmente geraria bastante recursos. Outra alternativa é desobrigar a Infraero de contribuir com superávit fiscal (ou ao menos reduzir sua parcela). Mas agora seria temerário implantar essas medidas. pelo menos enquanto não haja uma consolidação que permita saber exatamente a parcela nacional não-Infraero nos aeroportos.
_Rorschach_
Como diria o Capitão Nascimento, o Ivan Valente não entende nada de estrategia.
Com a palavra, um especialista, o deputado José Guimarães (PT-CE), vice-líder do governo na Câmara:
– A diferença é que o PSDB queria privatizar tudo, inclusive os setores estratégicos da economia. Administração de aeroporto não é estratégica. (!!!!!!!!)
E, aproveitando o momento "frases estúpidas da semana", a Ministra francesa Nora Berra, em seu twitter (o maior pega-tonto que já inventaram), diante das nevascas na França, orienta os sem-teto a "ficar em casa" no inverno.
A semana tá boa para os humoristas.
beattrice
Claro, tanto mais em um país continental como o Brasil estratégica deve ser a venda de tapioca.
Porco Rosso
[dilmista] Ivan Valente é do PSOL, logo, todos os seus argumentos são inválidos. [/dilmista]
eunice
E tente pegar de volta!
sergio m pinto
Valente,
Por acaso você leu o edital? Se o tiver, dá para publicar nesse blog? Estou lendo opiniões tão desencontradas que isso está parecendo um FlaXFlu
José Ricardo Romero
Céus, como essa gente da extrema esquerda é triste e rabugenta! Tem gente incomodada à esquerda e à direita. As semelhanças são imensas, principalmente no humor e na tristeza, apesar de que a direita está também desesperada. A extrema esquerda, como sempre, bate bumbo na frente da fanfarra da direita prá chamar a atenção para os estórias dela. Como é triste lembrar a líder partidária deste Ivan Valente, no senado, dando pulinhos de alegria e abraçada aos senadores da direita quando um projeto do governo era derrotado…
Neo-tupi
Paulicentrismo. Quero ver o que estarão dizendo daqui a 3 anos, quando o dinheiro captado em São Paulo estiver inaugurando a ampliação de outros aeroportos, sobretudo no Nordeste, e quando a Infraero tornar-se uma potência como empresa.
Vlad
Digníssimo novel- tapuia, em 3 anos não dá tempo nem de começar a roubar.
Inaugurar algo, então, nesse prazo, só se for ao estilo Lula, que inaugurava até terreno baldio ou do Serra, que inaugurava maquete e, pasme, conseguia conter o riso.
Pare com o cauim a essa hora.
º,..,º
José
Prezados Luiz Carlos Azenha e leitores de seu Blog, raciocinem sobre o seguinte, independente de soberania nacional e nossa constituição, não deixando de as levar em conta por suas vital importância para qualquer nação. Mas vamos aos negócios, como exemplo o aeroporto de Brasília, arrematado por 4,5 bilhões de reais, por uma concessão de 25 anos, ou seja, R$ 180.000.000,00 por ano, exatos R$ 15.000.000,00 por mês (quinze milhões de reais). Com certeza porque vão lucrar muito mais do que isso, de um negócio que nosso país investiu recursos humanos e financeiros por quase século e na hora de colher seus frutos vem um governo e os passa para meia dúzia de empresários? Por que? Será que um negócio dessa envergadura não merecia mais um tanto de investimento para criar uma equipe emergencial e fazer as reformas necessárias para atender as necessidades da Copa e Olimpíadas, mas mantendo os lucros para o povo brasileiro e conservando e abrindo novas frentes de empregos para fortalecer e reconhecer o esforço de nosso funcionalismo público, fortalecendo com isso, ainda mais a nossa nação Brasil?
Parabéns ao Ivan Valente, por mais essa sua importante contribuição.
José.
ProfeGélson
O Valente tem que escutar isso aqui:
http://youtu.be/W7xf6trtgnc
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