Indicação do Conselho de Comunicação Social foi feita às escuras, é retrógrada e antidemocrática
Tempo de leitura: 3 minO Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) publicou uma nota em repúdio ao processo antidemocrático de nomeação para o Conselho de Comunicação Social. A reativação do órgão auxiliar ao Parlamento, prevista na Constituição de 1988, se deu “às escuras”, bem como a divulgação da lista dos nomeados para compor o Conselho, de acordo com a entidade.
Além disso, o FNDC, que vem atuando intensamente em defesa dos interesses democráticos da sociedade civil no campo da comunicação, também afirmou que os nomes foram decididos sem diálogo com a sociedade, resultando em uma composição arbitrária e preconceituosa.
Confira a íntegra da nota.
O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) recebeu com surpresa a notícia da reativação do Conselho de Comunicação Social (CCS), e vem a público manifestar seu repúdio e indignação quanto à nomeação antidemocrática e preconceituosa realizada pelo Congresso Nacional.
A inclusão do Conselho de Comunicação na Constituição Federal de 1988 foi fruto tanto da luta política e da mobilização de diversos segmentos sociais quanto da articulação da sociedade com o Parlamento, fato que não se repetiu agora quando da composição do Conselho. Não houve diálogo sequer com a Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e Direito à Comunicação, subscrita por mais de 180 parlamentares, com forte representação da sociedade civil, que no ano passado encaminhou sugestões para a composição.
O CCS foi regulamentado em 1991, mas só teve sua primeira indicação em 2002, e estava parado desde 2006, numa interrupção ilegal e inconstitucional. Embora tenha caráter consultivo, ele pode cumprir papel importante de fomentar debates sobre os temas da comunicação social, e servir como impulso para o Congresso regulamentar os artigos constitucionais sobre comunicação que estão há 24 anos sem definição legal – como o que proíbe monopólios e oligopólios e o que aponta para a complementaridade dos sistemas público, privado e estatal.
Contudo, as indicações realizadas na reativação do CCS foram completamente arbitrárias, sem diálogo com a sociedade civil organizada com atuação no campo, que foi atropelada justamente no momento em que busca contribuir com o avanço da democratização da comunicação e com a efetiva liberdade de expressão para todos e todas. A demonstração do nosso acúmulo e compromisso se dá cotidianamente para quem acompanha a pauta, e foi mais do que comprovada durante a I Conferência Nacional da Comunicação (Confecom), realizada em 2009 e praticamente ignorada pelo Congresso Nacional, com honrosas exceções.
Nas vagas fixas reservadas a trabalhadores, foram mantidos representantes de entidades do movimento, como a Fenaj, mas a indicação dos radialistas se deu sem diálogo com a atual gestão da Fitert e a dos artistas privilegiou um único sindicato, com forte ligação com o setor patronal, em detrimento da associação nacional.
Já nas indicações das cadeiras da sociedade civil foram privilegiados setores conservadores (inclusive empresários do setor) e ligados às igrejas, com claro favorecimento a cidadãos com relações pessoais com o presidente do Congresso Nacional. A exceção positiva foi a indicação de pessoas com ligação com a pauta da cultura digital, que ainda assim não contempla as perspectivas do movimento pela democratização da comunicação.
Apoie o VIOMUNDO
Além destas incoerências, é grave a constatação de que todos os 13 nomes indicados para a titularidade da representação são de homens, desprezando a diversidade e a pluralidade da sociedade ao alijar completamente a participação feminina, algo inadmissível para a construção de uma sociedade democrática.
Um Conselho que deveria servir para auxiliar o Parlamento, e que reúne entre suas funções avaliar questões ligadas à liberdade de manifestação do pensamento, da criação, da expressão e da informação, além de emitir pareceres e recomendações ligadas à produção e programação de emissoras de rádio e televisão, não deve – e não pode jamais – prescindir da participação de uma representação coerente da sociedade civil à altura de tão complexas e estratégicas responsabilidades.
Conclamamos os nobres parlamentares a desfazerem esse grave erro e reabrirem o diálogo. Este tipo de prática arbitrária afronta os direitos do povo brasileiro e afeta o caráter democrático do Conselho.
FNDC – Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação
PS do Viomundo: Entre os 13 integrantes titulares estão dois executivos das organizações Globo: Gilberto Carlos Leifert, diretor comercial da emissora e presidente do Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) e Alexandre Kruel Jobim, filho do ex-ministro Nelson Jobim e vice-presidente jurídico e de relações governamentais do grupo RBS, braço da Globo no Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Eles serão, respectivamente, os representantes de empresas de televisão e de imprensa escrita. Entre os representantes titulares da sociedade civil do conselho foram escolhidos nomes como os do arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani João Tempesta (leia-se CNBB), e de Fernando Cesar Mesquita, secretário de comunicação social do Senado.
Comentários
Bonifa
Bobagem em cima de bobagem. Com certeza Dilma não sabe dos blogs inteligentes, porque não são convenientes ao dia a dia do Planalto. Getúlio, e Lula, até com febre, estavam com o povo a cada minuto. Burguesinha é burguesinha.
Altamiro Borges: Lula não enfrentou os barões da mídia « Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Conselho de Comunicação Social: Escolha antidemocrática […]
Links da semana #1 | OCOMPRIMIDO
[…] Indicação do Conselho de Comunicação Social é retrógrada e antidemocrática – VioMundo […]
Paciente
Eu exijo um representante de terreiro de Umbanda nesse Conselho Biônico aí!!
E também um espirita, um do Reino de Deus, outro do terreiro de Mãe Inácia, outro do Seicho no-iê, e mais um dos Hare Chrishna. E por fim um representante do segundo maior grupo religioso do país.
Cadê o representante dos ateus!!!!! Se não juntar os crentes todos numa empresa só, os ateus somam maioria (o problema é que os ateus são muito desunidos, não têm nem culto aos domingos…).
Ai depois nomeia os indicados, os apaniguados, os chupins, os ASPONES, os parentes de A, de B, de C, os que estavam passando defronte do prédio na hora e depois a curiola da Globo, duas socialites e um ex-BBB.
PS. pensando melhor, ficava mais simples nomear o pessoal que vem estudando o assunto há mais de dez anos, não?
FrancoAtirador
.
.
Deputada contesta nova composição do Conselho de Comunicação Social
Agência Câmara de Notícias
Para Erundina, nomes escolhidos não representam grupos que lutam pela democratização da comunicação.
A deputada Luiza Erundina (PSB-SP) não poupou críticas à nova composição do Conselho de Comunicação Social, colegiado criado em 1991, mas que estava desativado desde 2006. A nomeação dos novos integrantes foi aprovada na terça-feira (17), na última sessão do Congresso Nacional antes do recesso parlamentar.
“Lamentavelmente, depois de seis anos, o conselho ressurge da forma mais autoritária, unilateral e ilegítima que se poderia esperar. Numa sessão do Congresso, embutiram entre as matérias extrapauta a aprovação de nomes estranhos aos segmentos que lutam por essa causa e ficamos perplexos”, disse a deputada, que é coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação com Participação Popular.
Ao todo, foram nomeados 13 conselheiros titulares e 13 suplentes sugeridos por representantes de veículos de comunicação, jornalistas, artistas e entidades da sociedade civil. O Conselho de Comunicação Social é um órgão previsto na Constituição para auxiliar o Poder Legislativo na discussão de temas como liberdade de expressão, conteúdo das emissoras de rádio e TV, além dos riscos de monopólio ou oligopólio na mídia.
O Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação também divulgou nota oficial para expressar que os novos integrantes não representam a opinião dos movimentos sociais. Erundina ainda acredita na possibilidade de reverter essa composição, mas, se não for possível, a deputada defende a pressão da sociedade civil para influenciar no debate de matérias como o novo marco regulatório da internet (PL 2126/11). “Vamos apresentar propostas e manter uma pressão forte sobre o conselho, que terá de ouvir o que a sociedade tem a dizer. Infelizmente, não acredito que a maioria dos conselheiros esteja interessada em colocar as comunicações sociais em um patamar de modernidade”, afirmou Erundina.
Democracia
Já o novo integrante do conselho e presidente da Federação Nacional dos Jornalistas, Celso Schröder, revelou estar otimista quanto ao papel do colegiado na garantia do desenvolvimento tecnológico da comunicação, com liberdade de expressão. “O conselho ajuda a compor um sistema democrático no Brasil, cumprindo um papel decisivo: auxiliar os parlamentares a tomar decisões sobre comunicação a partir da escuta de uma representação pública mais participativa e especializada desses setores. É com grande satisfação que vemos esse conselho ser recomposto”, destacou.
Os integrantes do Conselho de Comunicação Social têm mandato de dois anos.
As despesas com a instalação e o funcionamento do colegiado são de responsabilidade do Senado.
Reportagem – José Carlos Oliveira/Rádio Câmara
Edição – Marcelo Oliveira
http://www2.camara.gov.br/agencia/noticias/COMUNICACAO/422857-DEPUTADA-CONTESTA-NOVA-COMPOSICAO-DO-CONSELHO-DE-COMUNICACAO-SOCIAL.html
Elias
Fora de Pauta: Segundo Datafolha (21/07/2012), Serra estancou em 30% dos votos e Russomano avançou para 26%. Datafolha inclusive aponta empate técnico entre Serra e Russomano. Não será delírio pensar que Haddad (que sem dúvida deverá avançar) terá Russomano como real adversário. Arrisco-me a dizer que boa parte dos paulistanos se desiludiu com o PSDB e percebeu que Serra, ex-candidatado à presidência, não convence como candidatado a prefeito. Por mais que a mídia e o horário eleitoral possam ajudar Serra, arrisco-me a afirmar que o embate eleitoral na eleição municipal de São Paulo será entre Haddad e Russomano.
FrancoAtirador
.
.
A HIDRA MAFIOSA DOS PÂNTANOS MIDIÁTICOS
SEMPRE GOLPEANDO A DEMOCRACIA BRASILEIRA
Quanto mais cabeças secundárias se decepam,
tantas outras cabeças venenosas se duplicam.
E não há hercúleo governante,
corajoso legislador
ou valente desembargador
capaz de cortar a cabeça principal
desta sorrateira Hidra Mafiosa
que se oculta nos Pântanos Midiáticos
sob os sutis nomes de Jardim Botânico-RJ
e Vila Cordeiro-SP*.
* O bairro Vila Cordeiro foi criado na década de 1920, em São Paulo, através do loteamento de um LATIFÚNDIO de sugestivo nome: FAZENDA CASA GRANDE. Atualmente está situado nos quarteirões próximos à Marginal Pinheiros, delimitado pela Avenida das Nações Unidas, a Avenida Jornalista Roberto Marinho, a Avenida Santo Amaro e a Avenida Morumbi. Em Vila Cordeiro, no Distrito de Itaim Bibi, se localizam, “por mera coincidência”, o Hotel da rede norte-americana Hyatt, a Sede do BankBoston (Bank of America), ou Hines do Brasil, ou Nestlé, ou Edifício Itaú Bank, ou Itaú Fidelité …
e a
http://pt.wikipedia.org/wiki/Central_Globo_de_Jornalismo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hyatt
http://pt.wikipedia.org/wiki/BankBoston
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sede_do_BankBoston
http://pt.wikipedia.org/wiki/Vila_Cordeiro
http://pt.wikipedia.org/wiki/Itaim_Bibi_(distrito_de_S%C3%A3o_Paulo)
.
.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hidra_de_Lerna
.
.
DECRETO LEGISLATIVO Nº 77, DE 2002-CN
Dispõe sobre o mandato dos membros do Conselho de Comunicação Social
e dá outras providências.
Art. 1º O mandato dos membros do Conselho de Comunicação Social, eleitos pelo Congresso Nacional no dia 5 de junho de 2002, estender-se-á a 5 de junho do ano de 2004, permitida uma única reeleição.
Art. 2º AS ELEIÇÕES POSTERIORES PARA ESCOLHA DOS MEMBROS DO CONSELHO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL SERÃO REALIZADAS, MEDIANTE VOTAÇÃO SECRETA, EM SESSÃO CONJUNTA DAS DUAS CASAS DO CONGRESSO NACIONAL, CONVOCADA PELO SEU PRESIDENTE, OUVIDO PREVIAMENTE O PRESIDENTE DA CÂMARA DOS DEPUTADOS.
Parágrafo único. No ato convocatório da sessão a que se refere este artigo, será fixado o período do mandato dos membros do Conselho a serem eleitos, em obediência ao disposto no § 4º do art. 4º da Lei nº 8.389, de 30 de dezembro de 1991.
Art. 3º Este Decreto Legislativo entra em vigor na data de sua publicação.
Congresso Nacional, 28 de novembro de 2002.
Senador Ramez Tebet, Presidente.
(SENADO FEDERAL, REGIMENTO INTERNO, NORMAS CONEXAS, VOLUME II – 2011, PÁGINA 259, 1ª Reimpressão, jan. 2012)
http://www.senado.gov.br/legislacao/regsf/RegInternoSF_Vol2.pdf
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l8389.htm
Mário SF Alves
É, Franco. É isso. É coincidência, lógico. Mas não deixa de ser interessante. A antiga Fazenda Casa Grande como o vir-a-ser da sede real de um estado paralelo chamado Casa-Grande-Brasil-Eterna-Senzala. Mas, é coincidência, lógico.
Ronald
A Dilma, o Lula, o PT possuem forças suficientes para levar um caso deste à público e solicitar inclusive apoio, mas o PT prefere “deixar” fazerem em silêncio, e depois é só jogar a responsabilidade no Congresso, onde o PT tem maioria quando quer aprovar algo de seu interesse.
Ronaldo Curitiba
O PT e o Lula não sabem ou não conseguem lidar com o PIG?
Então perguntem ao Chavez ou a Cristina.
Por que eles podem e nós não? Talvez tenham aquilo roxo . . .
Ronald
Acho que o menos trabalhoso para eles é se aliarem(elo de porão, tipo esses encontros secretos que ocorrem entre poderes em nossa república) aproveitando-se da calmaria costumeira da nação.
Jcm
PT e comunicacao: decepcao!
assalariado.
Que há necessidade de se discutir os acontecimentos a nossa volta, é certo!
Agora, não adianta ficarmos com a bunda de frente ao computador, só reclamando. Tenhamos atitudes praticas, vamos com panfletos de encontro ao povo, nos metros, nos bairros, … Estou falando, de correlação de forças para conseguirmos a hegemonia politica e necessária para derrotarmos o capital e seus lacaios dentro do Estado e suas instâncias. Seja dentro deste conselho, no congresso nacional, nas assembleias estaduais e federal, câmaras de vereadores enfim, …
Continuo achando que a tática para reverter esta situação de dominação do capital sobre o social é: avisar o povo. Esta tarefa histórica é de quem mesmo? Karl Marx explica.
Quem esta melhor organizado politicamente dentro do contexto social desta sociedade capitalista é quem da as cartas, então?
Saudações.
ZePovinho
Eita!!!!!Agora o THIAGO LEIFERT,aquele jornalista do Globo Esporte,vai se dar bem!!!O pai está no Conselho de Comunicação Social!!!!É IMPRESSIONANTE A MERITOCRACIA DA INICIATIVA PIRADA,DIGO PRIVADA!!!!!!!!!!!
“PS do Viomundo: Entre os 13 integrantes titulares estão dois executivos das organizações Globo: Gilberto Carlos Leifert, diretor comercial da emissora”……………
abolicionista
Mais uma merda endossada pelo PT. Partido que se aliou à rede Globo e ao que há de mais podre na mídia. Depois virão pedir apoio à blogosfera progressista… que filhos da p…!
Guanabara
Qeu inveja dos Argentinos….
Verdade
Freud explica na íntegra esta paixão pela mãezona protetora.
Se vc tem este problema de personalidade, não deseje este mal a toda uma nação.
Argentina livre!!
Guanabara
Como diz um amigo meu, para bom entendedor, meia palavra bas. Como não foi esse o caso, lá eles têm governo, que segue uma política de não alinhamento automático com os grandes capitalistas, buscando justiça social através, inclusive, da democratização dos meios públicos de comunicação.
Então, once again… que inveja dos Argentinos…
Fernando
que retrocesso!!!! nem parece que é um governo de esquerda….entregar o conselho nas mãos do PIG….que vergonha!!!
Mário SF Alves
Felizes, felizes. Todos à espera de um golpe à Paraguai. Ou à Honduras, quem sabe.
É certo que devemos, e temos por obrigação, fugir dos lugares comuns, da tábula rasa, da tentação anticientífica de equiparar países como se iguais fossem em sua complexidade e diversidade política. Mas, infelizmente, a história mostra que quando é para manter o estado de coisas – o subdesenvolvimento, a Casa-Grande-Brasil-Eterna-Senzala – vale até o recurso de “mudar alguma coisa pra não mudar coisa nenhuma”. E está aí ou logo alí o amargo dissabor ocorrido em 1964; um passado historicamente ainda muito recente a nos sinalizar a todo momento que a democracia que temos é somente a democracia deles, um arranjo institucional que só favorece e interessa relativamente a uns poucos. E é esse o nosso drama.
O vale tudo da extrema-direita não tem fronteiras e o expediente é sempre o mesmo; com ligeiras variações sobre o tema, claro. Quando não é pela força das armas é pela distorção ou interpretação elitista e unilateral de dispositivos constitucionais. Tudo com o aval (e apoio ideológico)da livre e excessivamente soberana imprensa corporativa; foge um pouco a isso o que aconteceu na Venezuela em abril de 2002, onde o golpe antipovo, o golpe de estado foi totalmente pavimentado pela mídia. Resta saber qual inspirou qual. Se a da lá ou a de de cá. Onde e quando o know-how foi engendrado, isso não nos seria nem um pouco difícil saber, e sobre isso, não tenhamos dúvida, a Alemanha de 1939 ainda tem muito a nos dizer.
ricardo silveira
O exercício do poder da República sempre ignorou, por completo, o direito da maioria da população participar da riqueza do país. Com o governo Lula houve mudança, mais pessoas estão exercendo os seus direitos sociais. Mas, também, vai ficando muito claro que na mudança havida não constam os direitos políticos. Tudo em nome da governabilidade. Quanto à democratização e politização da sociedade, bem, se for possível, quem sabe um dia. Por enquanto, pão e circo dão conta da reprodução no poder.
Amalia Couto
Wrana Panizzi foi a eminência parda no governo passado da sra. Ieda Cruzius do PSDB no estado do Rio Grande do Sul. Figura sinistra nunca mostrava a cara, mas deixava a marca das patas em todas as bandalheiras que foi realizada por este governo no RS.
Antonio L
Wrana Panizzi foi reitora da UFRGS, não teve nada a ver com o desgoverno de Yeda Cruzius. Não estás confundindo com Walna Vilarins?
Paciente
Quando eu digo que o PT não institucionalizou nada…
É um Conselho e, nos termos da Lei, foi nomeado. Tudo legal.
Como o golpe no Paraguay.
Agora “guenta”
PS. Para fazer a Lei de Mídia, agora, (mesmo que queira…) vai ter que passar por esse Conselho Biônico ai…
Fabio Passos
Muito ruim.
Se o objetivo é aprofundar a democracia como podem definir nomes para a comissão sem diálogo… a portas fechadas… escondido?
Esta falta de transparência é péssimo começo para esta comissão.
E 2 representando a globo em 13? A definição dos participantes foi feita pelo PIG?
Biglia Júnior
É no minimo complicado a trajetória dos políticos brasileiros. O PT foi realmente um partido politico quando era oposição. Eleito, de regra, passou a ter a postura tal qual aos demais partidos, sendo submisso a mazelas diversas para manutenção do poder!
Para formar este conselho espúrio houveram negociações “escusas” em nebulosa transparência, tal qual a “CPI do Banestado”.
Afinal, quando os mandatários do povo terão postura ética para com aqueles que os elegeram? É utopia ter esta esperança?
luiz antonio
Eis aí o “conselho”
Representante das empresas de rádio (inciso I) WALTER VIEIRA CENEVIVA/ DANIEL PIMENTEL SLAVIERO
Representante das empresas de televisão (inciso II) GILBERTO CARLOS LEIFERT/MÁRCIO NOVAES
Representante de empresas da imprensa escrita (inciso III) ALEXANDRE KRUEL JOBIM/LOURIVAL SANTOS
Engenheiro com notório conhecimento na área de comunicação social (inciso IV) ROBERTO FRANCO/LILIANA NAKONECHNYJ
Representante da categoria profissional dos jornalistas (inciso V) CELSO AUGUSTO SCHRÖDER/MARIA JOSÉ BRAGA
Representante da categoria profissional dos radialistas (inciso VI) JOSÉ CATARINO NASCIMENTO/EURÍPEDES CORRÊA CONCEIÇÃO
Representante da categoria profissional dos artistas (inciso VII) JORGE COUTINHO/ MÁRIO MARCELO
Representante das categorias profissionais de cinema e vídeo (inciso VIII) LUIZ ANTONIO GERACE DA ROCHA E SILVA/PEDRO PABLO LAZZARINI
Representante da sociedade civil (inciso IX) MIGUEL ANGELO CANÇADO/ WRANA PANIZZI
Representante da sociedade civil (inciso IX) ARCEBISPO DOM ORANI JOÃO TEMPESTA/PEDRO ROGÉRIO COUTO MOREIRA
Representante da sociedade civil (inciso IX) RONALDO LEMOS/JUCA FERREIRA
Representante da sociedade civil (inciso IX) JOÃO MONTEIRO FILHO/JOSÉ VITOR CASTIEL
Representante da sociedade civil (inciso IX) FERNANDO CESAR MESQUITA/LEONARDO PETRELLI
pauloroberto
E quem foram os responsáveis por essa lameira? Faltou esclarecer essa questão. Ou será que perdi alguma coisa? Do jeito que a matéria saiu, ficou parecendo que a culpa é da Presidenta Dilma e/ou do PT (apesar de ter sido explicado que este conselho (consultivo) é um orgão do Poder Legislativo e não do Executivo). Veja, por exemplo, o entendimento do tucano Ronaki aí em cima…
FJP
Quem teve a oportunidade de ler as revistas em quadrinhos do Asterix sabe que os gauleses morriam de medo que o céu caísse nas suas cabeças.
Assim está o PT: tendo mêdo desnecessariamente do que não existe. Não vejo o menor sentido em colocar a raposa para pastorar o galinheiro. A não ser por medo.
Incluir até a CNBB? Esta mesma CNBB que ficou caladinha na campanha de 2010 quando o bisbo de Guarulhos trabalhava ativamente no púpito contra a Dilma?
Este partido não existe!
Jotace
Muito oportuno o teu alerta, Azenha! Mais uma vez, frente à omissão que lhe convinha, dos ‘representantes do povo’ no Congresso e no Executivo, e contando com a participação da Igreja em sua feição mais retrógrada, a direita dá um golpe contra a soberania do povo. É inadmissível e assume até uma feição irônica que as oligarquias assumam mais uma vez o papel da raposa cuidando do galinheiro. Desta forma, ao invés da Lei dos Meios, vamos ter um Conselho de Comunicação Social que será mais um obstáculo para a implantação de um mecanismo que democratize a comunicação no Brasil. Assim, estamos a viajar como um caminhão pesado em marcha ré, à noite, e por cima, num caminho errado. Jotace
Douglas
Eita, eita, eita. O PT é a besta!
Ronald
O PT se transformou numa grande farsa! Composição do STF, a PF de hj se parece muito mais com a de FHC, medo leniente da globo, senadores omissos, e por aí vai…
Julio Silveira
Se tornou mais um carimbador do sistema predominante com pouco interesse reformista.
Ronald
Concordo! Corre grande risco de ser definitivamente comparado ao psdb dos jardins.
Luis Campinas
Eu poderia até utilizar argumentos para rebater a afirmação, porém como estas são desprovidas de qualquer relação com a realizada e percebendo que o autor dela não é de direita, ao menos assumida, eu diria que deve ser de algum partido que não despreza as conquistas do povo brasileiro e mais do que isso a vontade dele. Estes governos pós FHC são aqueles que produziram a consideração de uma população com seu governante e o respeito e admiração internacional. Temos problemas, porém nada que não possamos avançar mais ainda! Só não se junte na prática com o que temos visto todo dia na política, com DEM, PSDB e PPS, esses sim com projetos anti povo, anti Brasil.
Mário SF Alves
Excelente observação, Luis. Mesmo porque, como mencionado pelo PauloRoberto, a conclusão apressada compromete o rigor analítico:
“E quem foram os responsáveis por essa lameira? Faltou esclarecer essa questão. Ou será que perdi alguma coisa? Do jeito que a matéria saiu, ficou parecendo que a culpa é da Presidenta Dilma e/ou do PT (apesar de ter sido explicado que este conselho (consultivo) é um orgão do Poder Legislativo e não do Executivo). Veja, por exemplo, o entendimento do tucano Ronaki aí em cima…”
Julio Silveira
Luis, por favor me diga, qual a marca do PT que ficará para as gerações futuras, no caso da oposição, um dia, quiça longe, voltar ao poder? O que foi introduzido por eles, que ficará como um legado sem possibilidades de ser revisado pelos grupos arcaicos que tem dominado a politica brasileira? Se voce tiver certeza de algum projeto que ficará sem possibilidade de reversão me diga. Só não me diga que devemos mantê-los, administrando um cadinho aqui, outro poquinho alí, sem questionar seu pouco apetite reformista, que merece a sociedade brasileira, para ajeitar as coisas de forma definitiva no rumo das civilizações de primeiro mundo.
Mariac
Pelos dados, fica-se sabendo que o atual oeitor da USP, João Grandino Rodas, em 2010 recebeu R$ 4,6 milhões do governo de São Paulo. Desse total, R$ 1,9 mi referentes a “ensino de graduação das universidades e faculdades estaduais. OUtro R$ 1 mi para “ensino de pós-graduação e pesquisa nas universidades estaduais”. Mais cerca de R$ 1,5 mi pagos pela “administração geral” da Secretaria.
Deixe seu comentário