Igor Fuser: Com Aécio no poder, direita vai ganhar força para dar golpes

Tempo de leitura: 3 min

Maria Corina: Eleitora tucana

Se a direita ganhar

por Igor Fuser, no Brasil de Fato

O Brasil enfrenta, nas eleições presidenciais deste ano, o risco de um brutal retrocesso político, com o eventual retorno das forças de direita – representadas, principalmente, pelo candidato tucano Aécio Neves – ao governo federal. Nesse caso, teremos uma guinada rumo a um país mais desigual, mais autoritário, mais conservador. Engana-se quem imagina apenas uma reprise do que foram os tempos de FHC.  Para entender o que pode vir por aí, é melhor pensar no Tea Party estadunidense, no uribismo colombiano, na direita ucraniana.

Limitando este exercício de imaginação apenas à política externa, é aposta certa supor que uma das primeiras medidas de um governo Aécio seria a expulsão dos profissionais cubanos engajados no programa Mais Médicos. Também imediata seria a adesão do Brasil a um acordo do Mercosul com a União Europeia nos termos da finada Alca, cujas “viúvas” – também conhecidas como o Partido dos Diplomatas Aposentados – recuperarão o comando do Itamaraty, ávidas por agradar aos seus verdadeiros senhores, as elites e o governo dos Estados Unidos.

O Mercosul, se sobreviver, voltará a ser apenas um campo comercial, destituído do projeto político de uma integração mais profunda. A Unasul e a CELAC, esvaziadas, se tornarão, sem a liderança do Brasil, siglas irrelevantes, enquanto a moribunda OEA – o Ministério das Colônias, na célebre definição de Fidel Castro – ganhará um novo sopro de vida. Quanto ao Brics, articulação central no combate ao domínio unipolar do planeta pelo império estadunidense, sofrerá um baque, com a deserção (oficializada ou não) do seu “B” inicial.

Golpistas latino-americanos, já assanhados após os triunfos em Honduras e no Paraguai (ações antidemocráticas combatidas com firmeza por Lula e Dilma), ganharão espaço, certos de contar com a omissão ou até o apoio de um governo brasileiro alinhado com os ditames de Washington. Que o diga a performática Maria Corina Machado, líder da atual campanha de desestabilização na Venezuela, recebida com fanfarra pelo governador Geraldo Alckmin e por uma penca de jornalistas tucanos, no programa Roda Viva.

Governos e movimentos sociais progressistas, na América Latina e no mundo, perderão um ponto de apoio; as forças das trevas, como o lobby sionista internacional, ganharão um aliado incondicional em Brasília. Isso é apenas uma parte do que está em jogo nas eleições brasileiras. Espantoso é que, no campo da esquerda, tantos pareçam não se dar conta.

PS do Viomundo: Sob a capa do bom mocismo, Aécio Neves implantou a ditadura do discurso único em Minas Gerais a tal ponto que o bloco de oposição se autodenominou Minas Sem Censura. Isso não aconteceu com a mesma profundidade em nenhum outro estado brasileiro! A “limpeza” promovida por partidários do senador nas redes sociais e no Google só equivale à que Stalin, em seu tempo, fez de seu próprio passado, com o objetivo de reinventar a História. No Brasil, temos um exemplo bem recente de aventureirismo equivalente: Fernando Collor de Mello. Só que desta vez o candidato vem acompanhado por um partido organizado e pelos pesos pesados das finanças e da mídia, ou seja, vai impor sua agenda a qualquer custo.

Apoie o VIOMUNDO

Leia também:

Fabio Serapião: Entre os indignados paulistas, não há revolta contra o “volume vivo” dos tucanos

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Theo

Nunca li tanta asneira…

carlos

Eu sempre disse isso aqui, que a falta de propostasentre os candidatos exceto a presidente que tem um plano sendo posto em prática, ou certo ou errado e o povo vai avaliar, os outros candidatos só se precupam com vaidades pessoais, e esquecem as propostas que são fundamentais para o povo brasileiro avaliar, eles só pregam estrategia, mais uma vez eu digo a campanha presidencial vai ficar polarizada entre o Aócio e a atual presidenta e entre os dois ela parte na frente como quem parte na frente chega em primeiro ´ecomo se fosse uma corrida de cavalo.

Sebastião Medeiros

Dando uma olhada nos comentários dos usuários do FACEBOOK eu chego na seguinte conclusão : COMO TEM DIREITISTA E REACIONÁRIO USANDO ESTA REDE SOCIAL! Que o PT e a DILMA tomem cuidado,durante a copa e a campanha eleitoral contra as CALÚNIAS E MENTIRAS QUE CIRCULAM neste FACEBOOK.

Eduardo

JAMAIS votarei no Aécio.
Mas raras vezes vi na vida um texto tão politicamente ESCROTO e idiota como esse. Que tal escrever a próxima novela da Globo? Criatividade e maluquice vc tem.
É por causa de pessoas assim (JORNALISTA????? Deus do céu… que Alá, Odin, Deus ou qq coisa que qq um acredite, liberte o país de pessoas mal intencionadas como vc) que o Brasil é o que é. Não é pelo Aécio, Geraldinho, Dilma ou Kassabs SÓ. É por causa de pessoas como a que escreveu esse texto que continuamos a viver nessa situação ridícula.
Vai pra Crimeia, vai? Quebra essa? O Brasil vai melhorar MUITO sem pessoas maldosas como vc. Aliás… pra quem fala tanta coisa do Aécio, vc tá indo pelo mesmo caminho, hein? Só mudou a bandeira, mas a empáfia é iguaaaalzinha! Lamentável. Ao extremo.

Mário SF Alves

Certo.

Então veja aí se isso já lhe basta:

” A internet é a maior revolução do nosso tempo. Mas ela não impede a atuação de quadrilhas virtuais, de terrorismo. Há nesses casos o cometimento de crimes. Robôs eletrônicos são usados para propagar mentiras. São os absurdos de sempre.

Essa guerrilha vai continuar: Jamais (fui usuário de cocaína). Tenho uma vida da qual me orgulho muito. Tenho uma família extraordinária. Os que me conhecem vêm me reelegendo há 30 anos. Não conseguem dizer que sou desonesto, que sou incompetente. Têm de dizer alguma coisa.”
__________________________________________
Sabe quem disse isso?

    Mário SF Alves

    Resposta em local errado. Era dirigida a um outro, comprovadamente drogadicto, o olavete, encontrado mais abaixo.

GL

Nunca li tanta asneira reunida em um só texto. Parabéns por ter distorcido tudo e pelas mentiras lançadas!

Fabio Passos

Que dúvida.
aécio never é o candidato da diminuta “elite” branca e rica. Um boneco neoliberal a serviço das oligarquias financeiras… que desprezam o povo e a democracia.

Voltar atrás, nunca mais!
Vamos explodir a casa grande e radicalizar a democracia.

    Fabio Passos

    O totózinho do tio sam quer o Brasil humilhado e quebrado como no desgoverno fhc…

    aécio never é um fhc piorado.
    Felizmente o PiG-psdb vai ser erradicado pelo povo… nas urnas.

    E a ascensão social dos trabalhadores vai continuar… para o desespero da casa-grande.

    Edna Lula

    Vamos radicalizar racialmente também, companheiro. À luta irmãos quilombolas, vamos à forra, agora!

Messias Franca de Macedo

DA SÉRIE “ESCUTA [MAIS] ESTA”!

Barbosa ironiza estratégia de réus do mensalão [MENTIRÃO – adendo nosso!] de recorrer à OEA

– ao presidir a sua última sessão [UFA! Alvíssaras!…] como presidente do STF

A ironia foi seguida de uma sonora gargalhada em pleno plenário da “corte suprema”!

FONTE: http://www1.folha.uol.com.br/poder/2014/06/1465739-barbosa-ironiza-estrategia-de-reus-do-mensalao-de-recorrer-a-oea.shtml

EM TEMPO: depois os doidos somos ‘nois’!…

República de ‘Nois’ Bananas
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo

José Morais

Acuse-os do que você faz; xingue-os do que você é!
“Se há uma lição que a História ensina, documenta e prova acima de qualquer dúvida razoável, é a seguinte: sempre que os comunistas acusam alguém de alguma coisa, é porque fizeram, estão fazendo ou planejam fazer logo em seguida algo de muito pior. Acobertar crimes sob afetações histriônicas de amor à justiça é, há mais de um século, imutável procedimento-padrão do movimento mais assasino e mais mentiroso que já existiu no mundo.”
http://www.olavodecarvalho.org/semana/120322dc.html

    Fabio Passos

    ” Dilma implanta os Soviets e quer a República Popular Socialista”
    ” Na calada da Copa Dilma tenta o golpe comunista implantando os Sovietes Brasileiros, para assim se assenhorar do poder total, desprezando os homens bons e seus representantes no Congresso Nacional. A Búlgara pretende com isso ouvir a gentalha para legitimar indevidamente as ações em prol do populacho desqualificado que vota no PT, como os beneficiários do famigerado bolsa-família (esmola), Prouni, Minha Casa, Minha Vida, e outros. Trata-se da mais perigosa medida em direção ao estado comunista, baixado por decreto.”
    http://www.hariovaldo.com.br

    Mário SF Alves

    Cara, como eu gostaria de já estar pronto pra te contestar à altura.

    Fica pra uma outra vez, quem sabe.

    Seja como for, saiba de uma coisa: lamento profundamente que ainda exista alguém que dê ouvidos a esse tal Olavo. Isso, a meu ver é prova cabal de analfabetismo político. E não me refiro a política eleitoral, não.

Zanchetta

Que cagaço esse professorzinho tem da Democracia… será que ele vai perder alguma boquinha?

    Mário SF Alves

    Cagaço do quê?

    De um ditatorzinho?

Vitor Grando

Não é possível que esse cara esteja falando sério. É muita desinformação em tão poucas linhas.

Alberto Santos Neto

Concordo!

Se o Aécio for eleito presidente, teremos no Brasil, um caudilho da pior espécie a destruir o que há de bom, para o povo, neste país. Irá governar para a elite predatória e entreguista que só consegue ser feliz com o massacre e a miséria do povo e com a dilapidação das riquezas da nação. Muitas pessoas que se consideram “classe média” e que dependem de um emprego ou são empresários pequenos e médios e confiam nesta loucura que a grande mídia, capitaneada pela Globo, está propagando sobre o Brasil e o governo do PT, onde tudo está errado, chorarão lágrimas de sangue, pois seus empregos e seus negócios não suportarão, um ano sequer, a recessão brutal que o governo do Aécio aplicará neste país. Podemos dar adeus à Petrobras e ao petróleo do Pré-Sal e ao que resta de público neste país.

    Mário SF Alves

    Concordo, infelizmente [o embate entre forças ideológicas no Brasil e no Ocidente não precisava estar tão radical assim]. Concordo, até porque, para o estado atual da crise do capitalismo, a única saída conservadora [ou extremamente conservadora] possível é o neoliberalismo. De preferência, o mais radical possível. Pior ainda em se tratando desse imenso, riquíssimo e potencialmente poderosíssimo país chamado Brasil.
    Abs.,
    Mário.

    Tamine Lira

    Perfeitas as suas colocações!

Vito

Forças de direita!?? HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA….
pausa pra respirar… HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA

Falou o professor maluquinho que disse que o Brasil ganhou auto-suficiência em petróleo!

Bacellar

Essa batalha é chave nos próximos anos: Militância de esquerda versus militância de direita na internet. Embora a esquerda tenha muito mais engajamento espontâneo os reaças tem muito mais investimento financeiro e mídia. Vai ser um pega pra capar. Se o Aécio ganha (toctoctoc isola) o Brasil da massmedia sairá do buraco para o paraíso em 2 de Janeiro de 2015.

    Flavio Cantu

    O PIOR AINDA ESTÁ POR VIR. PRESTEM ATENÇÃO NO TEXTO ABAIXO:

    O PSDB VAI CENSURAR A INTERNET E AS REDES SOCIAIS

    O Senador Cássio Cunha Lima (PSDB) incluiu uma emenda na mini-reforma eleitoral, onde o autor de mensagens classificadas como criminosas, assim qualificadas como “ofensas” a políticos e partidos, na Internet e redes sociais, como Twitter e Facebook, SERÁ PUNIDO COM MULTA DE R$ 5.000 a R$ 30.000 REAIS E COM PRISÃO DE SEIS MESES A UM ANO. O castigo para quem o contratou é pior: DE R$ 15.000 REAIS A R$ 50.000 REAIS DE MULTA E DE DOIS A QUATRO ANOS DE PRISÃO.

    Leiam o link abaixo:
    http://www.folhapolitica.org/2013/11/reforma-aprovada-no-senado-pode-punir.html

    Os comentários nesta matéria chegam a quase 1.000.

    O PSDB quer calar a liberdade de expressão na Internet. Imaginem se Aécio Neves (PSDB) fôr eleito presidente da República. Ele usará o Congresso para censurar todas as redes sociais e não poderão existir comentários sobre eventual corrupção em seu governo, mesmo se a notícia for verdadeira.

    VAMOS DIVULGAR ISTO PARA O MAIOR NÚMERO DE CONTATOS POSSÍVEL.

    Mário SF Alves

    Uai, pelo visto já não acreditam nem mesmo nos robots postos a serviço por eles e para eles. Ou será que o programa adquirido é que não permite modificações de última hora?

    Mário SF Alves

    Sobre os robôs do PSDB:

    Publicado em 3 de junho de 2014 às 13:43

    Da Redação

    A partir dos 12 minutos.

    Segundo transcrição do Correio do Brasil, o senador Aécio Neves disse:

    A internet é a maior revolução do nosso tempo. Mas ela não impede a atuação de quadrilhas virtuais, de terrorismo. Há nesses casos o cometimento de crimes. Robôs eletrônicos são usados para propagar mentiras. São os absurdos de sempre.

    Essa guerrilha vai continuar: Jamais (fui usuário de cocaína). Tenho uma vida da qual me orgulho muito. Tenho uma família extraordinária. Os que me conhecem vêm me reelegendo há 30 anos. Não conseguem dizer que sou desonesto, que sou incompetente. Têm de dizer alguma coisa.

    Leonice

    Quando se fala em censura, não é de se esperar outra coisa senão, o surgimento dos “cunhas lima”, uma família(um bando na realidade)que sempre que tem algo de ruim, está envolvida!Deveriam mandar o franjinha(Cassio)ir chupar parafuso para ver se vira prego!!!!!

    Mário SF Alves

    Corrigindo:

    Por “militância de direita” você quis dizer cabo eleitoral, robôs e afins, concorda?

    Bacellar

    Em termos Mario. Embora neoliberais utilizem largamente os recursos que você elencou penso que exista sim militância ideológica de direita, tanto a direita light “miseana” quanto a direita hardcore nazifascista.

    Mário SF Alves

    Entendo. É. Infelizmente é isso. Obrigado.

mariana medeiros brito

e legal

Urbano

Precisaríamos ser brutalmente estúpidos para colocarmos um aéreo never ou um eduardo moita, juntamente com a sua mochila de votos, na condição de presidente do Brasil. Agora tem o seguinte: se o PT permanecer nesse torpor de pensamento e de ação e nem seque ficar atento a todos os processos e procedimentos da eleição, aí sim a vaca pode ir pro brejo, ligeirinho, ligeirinho. A justiça que temos, salvaguardando-se as exceções, já deu mostras cabais e em boa escala do que é capaz de fazer. Sem contar os mafiosos do pig na assessoria, que foi uma secretária de cama e mesa exemplar da staf.

    Urbano

    Melhor: na assessoria cama e mesa exemplar do staf. A palavra secretária foi inapropriada, e evidentemente.

    Mário SF Alves

    “Precisaríamos ser brutalmente estúpidos para colocarmos um aéreo never ou um eduardo moita, juntamente com a sua mochila de votos, na condição de presidente do Brasil.”
    ___________________________
    Não é que sejamos estúpidos, prezado Urbano, o problema é que fomos estupidizados anos a fio por essa mídia fora-da-lei. É isso. Fomos asnoserizados, com perdão dos asnos. Portanto:

    “Desasnemo-nos uns aos outros.”

    Urbano

    Ó o serviço Mário… O nós, na verdade, define a situação do Brasil passar a ter um paspalhão qualquer a comandar os nossos destinos. Além do mais, na maior parte do tempo em que estou fazendo um comentário qualquer, encontro-me tranquilo… zen mesmo. Minhas palavras saem mais da mente do que do coração.

    Mário SF Alves

    Que serviço, caro Urbano?

    O desasnemo-nos uns aos outros é um apelo franco, sincero, amigo e democrático. Vejamos:

    O mestre Darcy Ribeiro não tinha nenhum receio em admitir que foi desasnado pelo Drummond. O Sócrates dizia a quem quisesse ouvir que tudo o que ele sabia era que não sabia nada.

    Então?

    Urbano

    É… né?

Leonardo

“Eu tenho medo..”

kkk

Julio Silveira

Nas ultimas eleições a presidência esse risco sempre esteve embutido. Os candidatos de maior peso eleitoral da oposição sempre representou mais essa minoria poderosa economicamente que investe pesadamente sem preocupações com pudores ou ética para garantir o candidato que melhor atenda seus interesses.
Já vimos um extremismo religioso conservador ganhar corpo na tentativa do Serra, Na do Alkmin ressuscitaram a morta TFP , e agora o Aécio esse que sob todos os aspectos conhecidos pode ser até pior que aqueles.

    Mário SF Alves

    “…e agora o Aécio esse que sob todos os aspectos conhecidos pode ser até pior que aqueles.”
    __________________________
    A menos que… ou, a não ser que…

    [Epa! A autocensura já tá rolando!]

    A não ser que… digamos… esse capitalismo podre, que, no Brasil tenta se reerguer com o Ah!éSim e congêneres, sob a forma de radicalismo neoliberal, caia de podre.

    __________________________________________
    Dizem, “não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe.” Foi assim com o Hitler; a realidade encarregou-se de puni-lo da forma mais radical possível, mantendo-o [e a sua ideologia] no panteão dos maiores e eternos malfeitores da Humanidade. Foi também assim com Mussolini; a realidade, idem.
    _____________________________________________________
    É a dinâmica do processo. O tempo não para.
    ________________________________________________________

    Infelizmente, parece que a realidade ainda não amadureceu a ponto de distinguir ou privilegiar a natureza das forças que assumem o palco nesse verdadeiro duelo de Titãs. Por isso, foi assim também com o bem representado e promovido pelo Grande Alma, Gandhi.

    Com exceção de Marx, Engels, Lênin, Chaves e Mandela, todos os demais que lutaram e lutam essa mesma luta de Titãs a favor do interesse de seus países e dos povos foram mortos ou assassinados. Foi assim com o médico Ernesto Che Guevara, com o ativista pelos direitos civis Martin Luther King e ao que tudo indica poderá se assim com o Nicolás Maduro. E teria sido assim com o Hugo Chávez. O que muda é o panteão. Enquanto no caso de Hitler o panteão é dos genocidas malfeitores, o de Gandhi, Mandela e Chávez é o dos heróis. E até hoje, nenhum dos vilões regiamente pagos para reescrever a História foi capaz de mudar isso.

Leonardo

Haha, o primeiro paragrafo me lembra aquela propaganda dos fantasmas do passado, só que com mais humor.

Fernando

Os números da megasena o Igor Fuser tem?

    Mário SF Alves

    Bom, você, em Teoria das Probabilidades, hein, Fernando.

    _________________________________
    “Uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.” Uma coisa é a previsão de números sorteados na loteria, outra coisa, muito diferente, é a previsão de cenário de terra arrasada a ser promovido pelo radicalismo neoliberal se vier a ser “reeditado” no Brasil.

Andre

discordo apenas de uma parte do texto a que se refere ao ‘lobby sionista internacional’; não seria o ‘lobby neoliberalcriptofascista’ uma definição mais adequada??
Quanto a um governo do Aécio concordo com a comparação com o Collor. Ele seria incapaz de governar; minha dúvida é se ele não é o candidato ideal para a direta(extrema a essa altura é pleonasmo) dar um golpe em si mesma (lembram do castello branco e o golpe dentro do golpe?). Eles não querem governar livremente por 4 anos apenas, querem acabar com esse negócio de eleição e democracia. Um candidato incapaz de governar seria a desculpa ideal.

    Mário SF Alves

    Concordo, André. É desse mato que sairia o cachorro. E olhe lá se não saísse com fuças brancas.

José Ricardo Romero

O governo e as lideranças petistas acham que tudo se resolve no voto. Não entenderam ainda, apesar de todas as abundantes evidências, que voto não dá poder. Para ganhar poder é necessário ter vontade política e coragem, coisa que eles não têm.

    Aguinaldo Luz

    Alem do VOTO o PT tem que lutar para ter uma IMPRENSA que o DEFENDA e isso só é CAPAZ de conseguir liberando RÁDIOS , TVs e Jornais com gente ligados ao PARTIDO como é atualmente a IMPRENSA BRASILEIRA ligada ao PSDB ,DEM ,PPS,PTB,PMDB ,PR ,PSDC enfim ligada a DIREITA deste PAÍS .

    Mário SF Alves

    Cês querem o quê??? Ora, nada disso resolve. Ainda que respeitadas as diferenças e proporções, olhemos para a Venezuela. O que está acontecendo por lá? A extrema direita e mesmo a direita estão forçando cada vez mais o Governo a se radicalizar. E, sabedores que são de que não estão sós, que contam com a expertise do grande irmão do Norte vão esticar a corda. E vão esticar tanto e a tal ponto que possivelmente o povo da Venezuela, sem saída, acabe por ir ao tudo ou nada de uma revolução social. É isso o que se quer aqui? Se é, basta um Ctrl C/Ctrl V no processo.

Johnny

Quanta bobagem escrita neste post. Socorro!

Eduardo

Cada lado enxerga os fantasmas que quiser. A direita vê uma ‘ameaça comunista’ imaginária, e agora fico sabendo que na esquerda também há fantasias. Vamos colocar o pé no chão e ser mais realistas uns com relação aos outros.

    jorge de melo

    “Cada lado enxerga os fantasmas que quiser. A direita vê uma ‘ameaça comunista’ imaginária, e agora fico sabendo que na esquerda também há fantasias. Vamos colocar o pé no chão e ser mais realistas uns com relação aos outros.”

    2014, com certeza, é um período eleitoral sui generis.
    Por via das dúvidas, fantasma por fantasma, é capaz de eu votar no Gasparzinho. #kkkkkkk

Lukas

Viomundo deveria por uma tarja na capa do blog:

EM CAMPANHA!

    Luiz Carlos Azenha

    Não pode criticar o Aécio, é? Curioso é que a reação vem de uma forma que até parece coordenada… abs

alfredo de padua

Porque Stalin? Vc é trotskista ou tem uma fé nessas lorotas da CIA. CIA que promoveu o golpe contra Jango com esse mesmo discurso

Deixe seu comentário

Leia também