Ex-ministro enterra Aécio: tentou nomear delegado para abafar investigação
Tempo de leitura: 2 minVoz da testemunha
por Amanda Almeida, em O Globo
Ex-ministro da Justiça, Osmar Serraglio (PP) confirma denúncia da Procuradoria-Geral da República de que Aécio Neves (PSDB) tentou alterar o curso de investigações na Lava-Jato.
O deputado acusou o senador tucano de pressioná-lo, quando era ministro, para nomear um delegado da Polícia Federal “de sua preferência para investigar suas ações delituosas”.
Aécio se tornou réu esta semana por corrupção passiva e obstrução de Justiça. Na denúncia, o então procurador-geral da República, Rodrigo Janot, diz que Serraglio foi substituído, em maio do ano passado, depois de pressão de Aécio e outros parlamentares.
Em conversa gravada por Joesley Batista, Aécio desqualifica a nomeação de Serraglio e se refere ao então ministro com palavrões.
O deputado confirma: “Já se descortinam algumas das razões, de alto nível político-partidário, que instabilizaram minha permanência na pasta”.
Serraglio adiciona outro nome à lista: “Pressões semelhantes advieram do senador Renan Calheiros (PMDB), ex-presidente do Congresso Nacional, multi-investigado pela Polícia Federal”.
De que forma o senhor foi pressionado pelo senador Aécio?
Apoie o VIOMUNDO
– Quando for (falar) como testemunha, vou dizer. Fui arrolado pelo Ministério Público.
Ele pediu a nomeação de delegado federal diretamente ao senhor ou por um intermediário?
– Ele fez (o pedido).
Renan fez o mesmo tipo de pedido?
– Do Renan, não há nenhum fato judicializado. Faça uma investigação sobre o que ele falava de mim. (Renan foi à tribuna do Senado algumas vezes cobrar a demissão de Serraglio do Ministério da Justiça).
Com a palavra
A assessoria de Aécio Neves foi procurada, mas até o fechamento da coluna não conseguiu contato com o tucano. Já o senador Renan Calheiros afirma que a declaração de Osmar Serraglio sobre ele é uma “vingança”: “Denunciei que ele foi nomeado pelo Eduardo Cunha (PMDB). Rompi com o governo por isso”.
Comentários
Bel
Quem indicou moro?
Eduardo
Onde foi que amarrei minha égua! Devem estar pensando Ronaldo fenomeno dos travecos, FHC, Anastasia, Carmem Lúcia, Gilmar Mendes, Merval Pereira, Huck, e milhares de idiotas sem cérebro, talvez milhôes de subhumanos incapazes, maioria aproveitadores e capachos servís e outros sem carater adoradores de Aécio Neves!! Caiam fora, seus imbecís!
Marco
não estão pensando nada. Como vc mesmo disse, são idiotas sem cérebro. E não estão nem aí para Aécio do pó. Derrubaram Dilma, prenderam Lula, era tudo que queriam. Se Aécio cair (como político, já caiu), entra outro energúmeno no lugar, para eles tanto faz.
Solange Brito
O Aecio está liquidado, jogar uma pá de cal em cima de morto político não fará mais diferença para ele.
O que querem com isso é mostrar para a sociedade que o judiciário tb ” prende ” político tucano graúdo, qdo todos sabem que não prendem tucano.
Tucano preso só no jardim zoológico.
Querem mostrar uma isenção que simplesmente não existe e nunca existiu no judiciário. O judiciário olha a classe social e principalmente a cor da pele, basta dar uma olhada nas cadeias.
Vella jr
Para se livrar da cadeia Lula deveria tomar uma derradeira decisao, se filiar ao PSDB
Ariana Guedes
O pior nao é o Aécio que caiu em desgraça, mas outros tucanos envolvidos em corrupçao e que a justiça nao pune. Olha o Azeredo, o Serra, o Richa, o Perillo, o Capez e outros tucanos. Esses com certeza nunca serao presos e se forem é por pouco tempo e numa cadeia de luxo.
Se todo mundo roubou por que só prende gente que nao é do psdb ?
No dia da eleiçao vao prender os eleitores do pt e de outros partidos, so nao vai em cana quem é eleitor do psdb.
Nao tem algo de errado nessa historia.
Prende todo mundo e só eleitor do psdb vota.
Como nao dar para fazer isso, o jeito é livrar a cara dos companheiros tucanos.
Julio Silveira
Ainda assim, ainda que sob as acusações mais diversas e variadas de corrupção, somos obrigados a engolir a solidariedade dos meios midiaticos corparativos. Mais uma tentativa clara de protegerem seus beneficios, vindos de parcerias com privilegiados como ele. Usam a publicização da sua versão de forma preferencial, como um direito ao contraditorio, para explorar o enfraquecimento de seus acusadores com provas, mostrando uma prova cabal de cumplicidade que irrita. Coisa forçada, mostrada na tentativa de forçar a enganação para preservar a classe de “gente de bem”, como costumam definir aqueles que lhes interessam e compactuam nas suas jogadas de interesse e conveniencias. A cegueira que suas camuflagens firmaram nos diversos desatentos e nos seus seguidores, de maus costumes, no decorrer dos tempos é o responsavel por isso, por achar que podemos ser idiotas o tempo todo.
Maria Dorimar de Almeida Souza
Essa Rádio Arco Íris vai ser fiscalizada pela Receita Federal?
O Instituto Lula recebeu várias fiscalizações por conta de prestação de serviços.
Deixe seu comentário