Estudante desmente denúncia feita contra ele por militantes de esquerda

Tempo de leitura: 3 min

‘Falaram que sou neonazista, é mentira’, diz manifestante agredido na Paulista

Guilherme Nascimento afirma ter levado golpe na cabeça de militante petista

21 de junho de 2013 | 12h 08

Victor Vieira, no Estadão

SÃO PAULO – Apesar do protesto predominantemente pacífico em São Paulo na quinta-feira (20), o manifestante Guilherme Nascimento terminou o dia no hospital por causa de um desentendimento com militantes do PT. Segundo ele, que levou um forte golpe na cabeça com uma bandeira, não houve provocação que justificasse a violência. “Foi um militante petista quem me acertou a paulada. Apenas gritamos para que eles abaixassem as bandeiras do partido”, contou, em entrevista ao Estado nesta sexta-feira, 21.

Nas redes sociais, circularam textos dizendo que Nascimento é skinhead e teria provocado o suposto agressor. “Falaram que sou neonazista, talvez porque seja forte e careca. Isso é mentira. Meu pai é negro. Tenho amigos que são negros, homossexuais”, afirma o manifestante, que é bacharel em Direito e tem 27 anos.

“Antes de me bater, ele disse que se eu tinha emprego deveria agradecer ao seu partido”, afirmou o manifestante agredido. Ao ser escoltado para fora da multidão, com a cabeça ensaguentada, Nascimento retrucou: “muito obrigado, PT”.

Um grupo de quase 150 defensores da legenda foi hostilizado na passeata que tomou a Avenida Paulista à noite. Sob gritos de que o movimento é apartidário, os demais ativistas expulsaram os militantes. Além do empurra-empurra, uma bandeira da sigla foi queimada.

O Movimento Passe Livre esclareceu que não é contrário à participação de pessoas ligadas a legendas. Em nota na sua página no Facebook, o MPL afirma que é “um movimento social apartidário, mas não antipartidário” e repudiou os “atos de violência direcionados a essas organizações durante a manifestação de hoje (quinta), da mesma maneira que repudiamos a violência policial”.

Apoie o VIOMUNDO

Guilherme Nascimento levou 14 pontos na parte de cima da cabeça e está sob observação médica até este sábado, 22. As próximas tomografias ainda revelarão se houve ferimentos mais graves. Depois de participar de quase todas as manifestações na capital, ele ainda pretende voltar às ruas. “Devemos continuar os protestos, mesmo com a redução da tarifa. Não fui às passeatas para brigar, mas lutar pelos nossos direitos.”

*****

por Luiz Carlos Azenha

Dois ativistas de esquerda que participaram da manifestação da noite de quinta-feira na avenida Paulista, em São Paulo, alegam que o ferimento exibido por um ativista diante de fotógrafos foi forjado.

Ricardo Gebrim e Anderson Fernandes Guahy estavam no cordão de isolamento que protegia uma passeata que tinha de 800 a 1000 militantes de esquerda. A tarefa deles era evitar a aproximação de um grupo que gritava palavras de ordem contra partidos políticos, Cuba, o Bolsa Família e o PT.

Esse grupo, segundo Ricardo, era formado por cerca de 150 homens. Muitos usavam capacetes de ciclistas e máscaras do Anonymous, outros eram “bombados”. Trabalhavam em conjunto e se falavam. Puxavam as palavras de ordem. O homem que aparece na foto acima, segundo Ricardo, parecia ser o líder.

A certa altura, dizem, ele foi atingido pelo mastro de plástico de uma bandeira que havia sido arrancado das mãos de um militante de esquerda.

O mastro bateu no ombro, o homem — identificado pelo portal G1 como Guilherme Nascimento — colocou a mão na cabeça e começou a “sangrar”. Fotógrafos e cinegrafistas estavam próximos para registrar a cena.

Ouça primeiro a entrevista de Ricardo Gebrim, do Consulta Popular:

Mac Audio_recording 3

Abaixo, a fala de Anderson Fernandes Guahy, diretor do Sintaema, o Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo:

Mac Audio_recording 5

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

marco

O nazista na foto,deve ter se auto flagelado,pra parecer vítima.Tem jeito,cara,e dinheiro de burgues.Inda agora,21.06.13,estou assistindo na Bandfacista,um reporter entrevistando e dando ênfase,ao acampamento em frente a residência oficial do Governador do R.Janeiro,cujo entrevistado disse estar ali,pra não sei o que.O jornalista somente se interessou por convocar outros nasistinhas de plantão,já que amanhã no local,segundo o jornalista,as ruas ficam interditadas para automóveis.Só faltou convocar sua turma,pra que amanhã,estejam la.Não se sabe pra o que já que na entrevista,quando o filhinho de papai entrevistado,nazista naturalmente,não foi indagado pelo imparcial jornalista.,quais eram suas reivindicações.A Globo não esta sozinha!

Olga

E os bancos vão lucrar aos montes dando empréstimos genero$o$ para que comércios depredados reconstruam seus negócios.

E dizem que foi “apartidário”.

Quem for otário que acredite.

Cristiano

É um fascista mentiroso,certeza que é mentira,um corte de 19 pontos daria pra ver uma brecha de um lado ao outro quase da cabeça.Fascista mentiroso.

Luiz Fortaleza

A rua é pública e o movimento não tem dono. Ele errou pq cada um carrega o que quiser. Ele foi autoritário e não respeitou a pluralidade de confissões políticas. A Rua não é dele, para ele mandar o outro não usar a bandeira. Ele não tá na casa dele para impor sua vontade imbecil.

Luiz Fortaleza

Quem começou primeiro a agressão? A partir daí, é a lei da ação e reação.

Ruy Acquavivar

Foi uma bolinha de papel que acertou mais um careca. Chamem o Molina…

Joaquim Vaz

Azenha, esse cara que está com a Bandeira do Brasil no ombro, aparece em outra foto rasgando a bandeira do PT.

angelo

OAB?

Pedro

Azenha,

Após ler este post fiquei curioso e acreditei na farsa. Mas como trabalho na televisão tenho essa imagem – portanto, fui assisti-la. Vi “frame a frame”: não pegou no ombro, foi mesmo na cabeça.

Abraço!

    Gabriel Gog

    Obrigado pedro!
    Enfim, uma pessoa que julga por provas e não pela aparência.
    Vc poderia me mandar o vídeo?

José X.

Mais pra conta do MPL:

No Rio: 62 FERIDOS e “rastros de destruição”
http://noticias.terra.com.br/brasil/protestos-no-brasil-deixam-62-feridos-e-rastros-de-destruicao-no-rio,7a420e154df5f310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

Em Porto Alegre: 14 FERIDOS e vandalismp
http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/protesto-em-porto-alegre-deixa-14-feridos-e-25-lojas-depredadas-diz-bm,170921aea276f310VgnVCM3000009acceb0aRCRD.html

Em São Paulo, vejam o mais novo aliado do MPL: o grande democrata e patriota “Paulinho”
http://noticias.terra.com.br/brasil/cidades/sao-paulo-tem-novos-protestos-na-zona-sul-e-leste,fe4e29ebbf66f310VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html

Esses irresponsáveis do MPL deveriam ser processados por incitação à violência.

    angelo

    Processa o líder.

    Não esquece de processar Folha, ciente do despreparo da polícia, por seu editorial às vesperas da tragédia em Sampa.

Reinaldo José Mercador Dantas

Essas pessoas que vão pra rua não sabem o que é a cadeira do dragão e outras torturas, não vivenciaram os 25 anos de ditadura civil-militar tudo capitaneada pelos EUA, vide o filme o dia que durou 21 anos. Ontem estive em Botafogo RJ e vi a geração facebook em ação, infelizmente, massa de manobra para os veículos dos PIGS.

cassio

Só tá faltando o Molina.

Rosemary LULA

O partido dos trabalhador nunca foi é contra a violença nas manifeistação. A direita da Grobo quer manchar a estória de luta do nosso querido presidente Lula. Fora Grobo.

Valcir Barsanulfo

Existe um esforço descomunal da grande mídia em condenar os partidos políticos, para assim se chegar ao anarquismo,que é um passo a mais do neo liberalismo.
Essa é a intenção da grande mídia.

    Ricardo

    Sr. Valcir, anarquismo não é isso que o Sr. conceituou.

    Leia o Livro “Análise Dialética do Marxismo” de Mário Ferreira dos Santos.

Valcir Barsanulfo

A Globo mobilizou os fascistas e neo liberais, pensando em embasar o golpe de direita.

manifest

Um sério e importante amigo meu, de grande confiança, acabou de me mandar o seguinte: – São quase uma e meia da manhã e acabei de chegar em casa aqui no Rio, e olha que moro perto do centro.
Participei das três últimas manifestações aqui no Rio e logo na primeira percebi o tom perigoso do ato, de modo que acompanhei as duas seguintes apenas como atento observador.
O número de provocadores de extrema direita é o maior que já vi em atos de rua….jovens musculosos escondendo o rosto com a popular máscara da vingança, articulados entre si, violentos, portadores de ódio. Reparei bem que eles sabiam o que queriam, em relação aos militantes de esquerda, estavam focados, partiam para cima do pessoal do PSTU e do PCB de forma orquestrada buscando intimidá-los pela violência, assim como também instigavam as pessoas, semeando a discórdia….reparei que no facebook essa discussão sobre o repúdio aos partidos era forte também, embora não me parecesse espontânea. Esses provocadores estimularam o ódio de forma organizada, tanto pela internet quanto no ato…que foi disseminando como rixa de torcida…sentimentos pequenos envolvidos, o futuro de um grande país e de um grande continente envolvidos.
Dava para perceber que o movimento sofria forte assédio de manipuladores. Os lobos cercavam o rebanho dos inocentes apartidários.
Agressão aos partidos, agressão a qualquer ideologia que não seja limitada a abraçar o pavilhão nacional como gosta o MPL, uma vã e insana tentativa de impedir o que eles mesmos reclamam: direito de se expressar. É sui generis um movimento que prefere caracterizar-se por aforismos e não pela batalha de ideias.
Nessa transição do virtual para o real, faltou maturidade a geração facebook para lutar pelos seus direitos sem correr o risco de ser massa de manobra.
Bom, o show de democracia acabou ali, quando os jovens usaram a força para afastar das ruas seus compatriotas que sempre estiveram nas ruas lutando, mesmo quando eram minoria no enfrentamento com a força policial… numa época que a turma do MPL não sabia onde ficava a Rio Branco.
Na manifestação de hoje ficou claro que o MPL perdeu o protagonismo do movimento…ter insistido nessa baboseira de sem partido, de movto horizontal sem liderança, num contexto de politização precário, foi a crônica de um golpe anunciado.
Teoria da conspiração ou não, o padrão dos protestos pelos Estados semeiam suspeitas.
Se a Dilma não cair da Presidência, e há real possibilidade de que aconteça, terá que ao menos cair na real e cuidar da democratização da mídia para proteger as conquistas do povo brasileiro.

    Ana

    “Agressão aos partidos, agressão a qualquer ideologia que não seja limitada a abraçar o pavilhão nacional como gosta o MPL, uma vã e insana tentativa de impedir o que eles mesmos reclamam: direito de se expressar. É sui generis um movimento que prefere caracterizar-se por aforismos e não pela batalha de ideias.”

    “Na manifestação de hoje ficou claro que o MPL perdeu o protagonismo do movimento…ter insistido nessa baboseira de sem partido, de movto horizontal sem liderança, num contexto de politização precário, foi a crônica de um golpe anunciado.”

    Desculpe, mas eu não entendi nada do que você disse aqui. É do Movimento Passe Livre que você está falando?
    Se for, preciso lembrar a você que MPL não é definido por um partido específico, mas estão sempre em diálogo com partidos de esquerda e demais movimentos sociais. Os movimentos sociais, tal como o MPL são abertos a qualquer partido. Inclusive alguns dos integrantes são de partidos de esquerda, outros não são de partido algum. Existe uma grande diferença entre se partidário, não ser partidário e serem politizados. Já que TODO movimento social é político. Por exemplo: o MST não é de partido nenhum.

    Ser anti-partidário e essa essa “pauta” medonha de sem partido que vem tomando conta das manifestações é uma coisa completamente diferente. E MPL nunca, nunca defendeu isso.

Militantes dizem que ferimento exibido em fotos foi forjado | Bahia Livre

[…] Fonte: http://www.viomundo.com.br/denuncias/militantes-dizem-que-ferimento-em-ativista-foi-forjado.html /* Veja tambémSuspeito é filho de empresário de transporteGlobo enfia a corrupção no Castelão. Não a da FIFAA revolta não se trata mais só de 20 centavosA revolta não se trata mais só de 20 centavos – Revolta Dos 20No centro de São Paulo, manifestante dizia: “Foda-se o Brasil, nacionalismo é coisa de imbecil” […]

abolicionista

Atenção!! Militante do PSTU está em coma!!! Foi atacado por carecas ontem, no Rio.

Alerta anti-fascista!!

debra

Cala a boca. Que matéria ridícula e falsa. Conheço o Guilherme e este sangue todo é realidade. O cara levou 19 pontos!

https://www.facebook.com/photo.php?fbid=537022819678535&set=a.459326390781512.101846.100001124649171&type=1&theater

Afe…muito otário quem acreditou nessa matéria escrota!

    Jose Mario HRP

    É, é tão verdade que retiraram do ar!
    Mentira tem perna curta!
    E esse mané fingido vai ser desmascarado!

    Bruno

    Onde estao as fotos que comprovam que o rapaz teve pontos na cabeça?

    Valcir Barsanulfo

    Esse cara da foto é Skhinread, é profissional da balburdia e do preconceito, é neo liberal extremado,fascista.

    Rosemary LULA

    Não ouve pancadaria. Esse sangue é estrato de tomate. O PT é povo e o povo é PT. Vouta LULA!

    Ulisses

    Debra, cadê as imagens? Ué, saiu do ar? Por que minha filha? Era apenas mais uma bolinha de papel promovida por um advogado reacionário?

    Ana

    19 pontos? Onde? Não tem corte na careca dessa pessoa.

    angelo

    Cassa, OAB.

Gerson Carneiro

Eu prefiro aguardar o laudo do Dr. Rodrigo Molina Leme, vulgo Dotô Zóin, antes de me manifestar.

    Wladimir

    Boa Gerson, eu também! Só não sei se com o “zóio” torto dele em vai conseguir analisar direito para elaborar o laudo! Kkkkkk

Bonifa

A manifestação sem partido é a barriga de aluguel do fascismo.

Teatro de rua, com patrocínio do PSTU | Ficha Corrida

[…] Militantes dizem que ferimento exibido em fotos foi forjado – Viomundo – O que você nã… Avalie:Sirva-se:Curtir isso:Curtir Carregando… Deixe um comentário […]

Mardones

Infelizmente, os partidos de esquerda estão pagando o pato pela ‘governabilidade’ do PT.

Carlos Ribeiro

Com a palavra o MPL.

J Souza

Aluno da “bolinha de papel”… O professor fez escola!

Luiz Carlos

É claro que a direita está doida para encontrar uma vítima inocente para a imprensa nacional e internacional cair de pau. É por isto que a polícia está tão cautelosa. Mas tem que agir e prender este provocadores. Mas, pelo que sabemos, a PF e o MP só agem se for contra as causas do governo.

Jose Mario HRP

Se eu fosse a Dilma decretava estado de sítio por 30 dias.
A globo vem incitando algo que logo logo estará incontrolavel.

Jose Mario HRP

Golpe na forja!
E a globo pondo carvão no fogo!
Ontem duas mortes parabens aos sem partido, conseguiram criar o caos…….

Midionauta

“O PT me agrediu! O PT me agrediu!”

É a bolinha de papel versão efeitos de Hollywood.

Aqui vai o vídeo pra quem não viu:

http://veja.abril.com.br/multimidia/video/brigas-no-protesto-em-sao-paulo

    Rosemary LULA

    O pt não agrediu.Não ouve agressão. È tudo mintira.

Jair Almansur

A direita, não tenhamos dúvida, está faturando com as bandeiras da esquerda.

M. S. Romares

Tempos atrás vimos uma bolinha de papel causar o maior reboliço e ferir gravemente um candidato em passeata. Agora um pouco de catchup parece tornar as coisas mais reais…O “perito” molina não foi chamado pra assinar um laudo?

Ana

quantos pontos ele levou? Ao se ver a quantidade de sangue deve ter sido um rombo enorme.

    Wladimir

    Ana, só não apareceu o cérebro dele, porque não havia nenhum!

Ana

E o corte, alguém viu? Ele deveria ter colocado uma peruca antes.
E teve candidato em 2010 que sofreu traumatismo craniano com bolinha de papel.
A gente sabe. Frágil, muito frágil o discurso da direita.

renato

Gente isto é groselia.
Nem o PORRAS sangrou assim no Maracanã.
E o jogão de bola hoje Uruguai e Nigéria.
Esta tendo jogos muito bonitos nesta inauguração
dos estádios e na nossa capacidade de receber um
grande evento. Dentro da festa vai tudo bem.
Mas não sei se brasileiros vão poder participar de eventos
lá fora.

Abdula Aziz

A Tv Sergipe filiada a Rede Globo foi muita vaiada e até hostilizada. Se cuida Globo seus tempos de reinado tá no fim.

    marcos

    Não te engane meu chapa, a globo sabe muito muito bem o script desta história toda e onde quer chegar ! Está mais forte do que nunca…..é só questão de tempo !

Abdula Aziz

Aqui em Aracaju não foi diferente! Muita gente na rua e conseguimos identificar vários policiais a paisana insuflando o povo a violência e ao quebra-quebra. A galera tá esperta e não tá caindo nessa onda, não. Valeu Brasil!

José X.

Hummm, não é por nada não, mas ele se mostra bastante sorridente pra quem tá sangrando tanto…

Luís Carlos

A ultra direita fascista está nas ruas. Hordas saem das tumbas para acusar o PT para avançar nos ataques ao partido símbolo do enfrentamento ao niilismo midiático. Globo e outros veículos não são meros narradores do processo mas sim idealizadores de teatro da ideologia da violência que se descortina, atacando com isso o que eles odeiam, a liberdade política pelo terror, mentiras, e iniciar perseguições. O niilismo está à solta na boca dos que gritam ” sem partido” e dizem “sem ideologia”. O niilismo pode matar deus e o idealismo, e pode matar humanos e sua capacidade de intervenção política e construção histórica.

FrancoAtirador

.
.
Manifestantes invadem Palácio do Itamaraty

Luciano Nascimento – Agência Brasil

Edição: Juliana Andrade

Brasília – Um grupo de manifestantes que participam do protesto na Esplanada dos Ministérios voltou a invadir o Palácio Itamaraty.

É a segunda vez que o grupo entrou no prédio.

Os manifestantes quebraram vidraças e colocaram fogo no interior do prédio, que é sede do Ministério das Relações Exteriores.

Na primeira invasão, eles permaneceram poucos minutos do local e acabaram sendo retirados do prédio.

As equipes de segurança ainda não conseguiram tirar o grupo do local.
.
.
E por falar em ‘Relações Exteriores’…

O governo de Barack Obama escolheu Liliana Ayalde, americana de origem colombiana, para o posto de embaixadora dos Estados Unidos no Brasil.

A diplomata de carreira ocupava o posto de Subsecretaria de Caribe e Cuba na Subsecretaria do Hemisfério Ocidental do Departamento de Estado,

e anteriormente já havia atuado como embaixadora em Assunção, no PARAGUAI.

    Rosemary LULA

    Ezato. Foram umas bolinha de papéu que atingiu. É tudo mentira.
    Vouta LULA!

luiz otávio pereira

tem um vídeo nessa matéria que mostra o manifestante entrando numa viatura da polícia para ser socorrido. talvez pelo número da viatura ele possa ser localizado.
http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2013/06/20/manifestantes-gritam-por-uma-vida-sem-catraca-em-ato-que-interdita-a-av-paulista-em-sp.htm

    Ricardo Ferreira

    Perceba, Luiz Otavio, que ele não queria entrar na viatura, como ovídeo acaba ali, não dá para saber se ele foi mesmo ou não…

    Mario

    Eu sei quem é essa pessoa. Quer localiza-lo pra que?

Deixe seu comentário

Leia também