Em plena pandemia, governo Bolsonaro expulsa do País todos os diplomatas da Venezuela; leia o comunicado
Tempo de leitura: 2 minDa Redação
Em mensagem (na íntegra, abaixo) enviada nessa terça-feira, 28/04, à Embaixada da República Bolivariana da Venezuela no Brasil, o Ministério das Relações Exteriores do governo Bolsonaro comunicou a expulsão de todos os diplomatas do país vizinho.
Somam 34 diplomatas, que têm até sábado, 02/05, para deixar o Brasil.
Maria Teresa Belandria em encontro em Brasília com o ministro Ernesto Araújo, das Relações Exteriores. Foto: Divulgação do MRE
Na madrugada de 12 para 13 de novembro de 2019, um grupo invadiu a embaixada da Venezuela, em Brasília, para tentar proclamar Maria Teresa Belandria como embaixadora.
Para Tânia Mandarino, do Coletivo Advogadas e Advogados pela Democracia (CAAD), a expulsão tem conexão com os invasores:
Bolsonaro quer substituí-los por aquele pessoal que invadiu a Embaixada ao final do ano passado comandados por Antonio Palomino e outros venezuelanos que traíram seu país na tentativa de proclamar a advogada Maria Teresa Belandria como embaixadora.
Na ocasião, o grupo foi expulso pela coragem de Fabiano Leitão e Paulo Pimenta e de outros militantes, que os botaram pra correr.
Não sei nada sobre as investigações relativas ao caso, mas, na ocasião, não se assumiu a ligação deles com o miliciano, que, caso hoje os coloque na embaixada, passará o recibo.
Isso me parece um indício de que Bolsonaro começa a mexer as peças no tabuleiro do war em direção ao cumprimento da ordem de seu chefe, Trump.
Comentários
Zé Maria
Quando em 1964 o Ditador Castelo Branco rompeu relações diplomáticas com Cuba
não foi tão Covarde quanto esses rebotalhos que assaltaram o Itamaraty no desgoverno Bolsonaro/Guedes/Araújo..
Nelson
Desta vez, concordo com o Bozo. O país está funcionando que nem um relógio, justinho, zeradinho, no figurino, “nos trinques”, como se diz no popular.
–
A economia bomba. Emprego, saúde, educação e moradia de qualidade e ainda saneamento básico para todos os brasileiros e brasileiras.para todos.
–
Então, nosso emérito presidente tem tempo de sobra para se dedicar a outros assuntos menores, tipo treinar tiro ao alvo, acessar redes sociais a todo momento e responder a qualquer provocação que sofra.
–
Assim, mandar embora a turma toda de diplomatas de um país vizinho e que nunca representou o mais mínimo perigo para o Brasil, é algo imprescindível, essencial, para que continuemos com a pujança que descrevi acima.
–
Falando sério, como é que as nossas Forças Armadas puderam decair tanto assim? Se embrenhar de cabeça em um projeto de desmantelamento, demolição total do país, exigido pelos EUA.
–
Como esses militares, que se dizem patriotas até a medula, podem admitir um projeto tão devastador que, ao que tudo indica, prevê, sim, centenas de milhares de cadáveres como requisito para que possa ser implementado com mais facilidade?
–
Que me perdoem aqueles militares que não concordam com a destruição em curso. Mas, se eles ainda existem, onde é que estão?
edson tadeu
COMO É QUE ELES vao colocar uma embaixadora que nem é do governo da Venezuela? se eles deram o prazo para o embaixador da venezuela no Brasil tem de fechar as portas da embaixada porque aquilo ali é um territorio da Venezuela e ninguem pode invadir. O Louco do Bolsonaro lambe botas dos EUA quer passar por cima das leis internacionais que garante a embaixa como territorio de cada país. Ninguem pode invadir a embaixada para proclamar uma bandida como embaixadora.
Rogério
Enquanto isso o Trump caga na cabeça do bozo.
Schell
Alguma razão especial para tamanho despropósito? O Brasil irá romper as relações diplomáticas com a Venezuela e declarar guerra? O que está por trás dessa calhordice?
Deixe seu comentário