A resposta ao “vai ver se estou na esquina” (reprodução Google Maps)
Do Canal 5 de Cleveland, sugerido pelo Jorge Península, no Facebook
As chances são altas de que o seu telefone celular viaja com você aonde quer que você vá. Isso torna o aparelho uma rica fonte de informação sobre você — e os fabricantes de telefones inteligentes estão tirando vantagem da oportunidade de seguir cada um de seus passos.
Nossos investigadores descobriram como o seu celular é mais inteligente que você. Se você tem um Android ou um iPhone, descobrimos que seu telefone registra seus hábitos diários, mesmo quando você tenta proteger sua privacidade.
Ao procurar por “Histórico de Localização” no Google, a investigadora Sarah Budson, usuária de um Android, conseguiu ver como o Google recolhe informações sobre as atividades dela. A ferramenta mostrou que o telefone estava compartilhando sua localização com o Google o tempo todo, seguindo-a de casa para o trabalho e vice-versa. Incluía até o horário em que ela chegava a cada local.
Na cafeteria Erie Island, de Rocky River, Sarah mostrou à cliente Holly Pangrace como acessar o “Histórico de Localização”.
Quando ela viu, ficou surpresa ao saber quanto o Google sabia sobre a rotina dela.
“O Google sabe quando eu vou ao supermercado, quando vou à academia e o Google sabe que estou aqui”, ela disse.
“Não é nada perverso, mas é estranho”, afirmou.
Apoie o VIOMUNDO
Os iPhones mandam suas informações para a Apple da mesma forma.
“O que quer que você faça, acaba aceitando o risco de que suas informações caiam nas mãos de alguém”, disse Ken Smith, um especialista em segurança da empresa de consultoria Secure State, de Cleveland.
Smith diz que há três formas pelas quais o telefone recolhe informações. “A primeira, óbvia — todo mundo sabe — é através da função GPS do telefone, quando o satélite o segue e diz ‘lá está ele'”.
Smith disse que informação também é coletada em redes WiFi que estão ligadas ao GPS e fazem a triangulação com as redes de telefonia celular.
Afirmou que os dados são usados pelas empresas para aumentar o faturamento publicitário.
“Quanto mais descobrirem sobre sua rotina diária, onde você compra, onde você come, onde você anda durante o dia, mais informação eles tem para focar os anúncios que serão mostrados a você”, continua.
Nossos investigadores decidiram descobrir o jeito de evitar que o Google espione você.
No seu telefone Android, abra Configurações, selecione “Localização” e desmarque GPS e WiFi.
É mais complicado com a Apple. Nos telefones iOS7, abra Configurações, clique em “Privacidade” e depois em “Serviços de Localização”.
Na tela, você verá uma lista de aplicativos que sabem sua localização. Desça até “Sistema de Serviços” e ache “Localizações Frequentes”. Desabilite o botão.
Ainda assim, você continua sendo seguido. É que as empresas de telefonia também monitoram seus movimentos.
“Enquanto você estiver conectado a uma rede, há uma estimativa razoável de localização a partir da qual a empresa pode te seguir”, diz Smith.
Como muitos usuários da telefonia celular, Pangrace não gostaria de abandonar a conveniência de usar um telefone inteligente, embora esteja de alguma forma preocupada com a perda de privacidade.
“É um abuso, mas acho que é inevitavel. O usuário deve ficar esperto”, afirmou.
Leia também:
Comentários
João Pedro
No livro “Sem lugar para se esconder”, escrito por Glenn Greenwald, Edward Snowden conta que hoje qualquer smart phone pode ser usado como um grampo, enviando audio e video para as centrais da NSA, sem que o usuario desconfie de nada. Agora, uma coisa que me causa tanto ou mais espanto do que este fato, é a reção de muitos que diante dessas informações costumam dizer: “eu não tenho nada para esconder mesmo”! Para mim isto é uma coisa impressionante. Então, em parte sinto que muitas coisas são como são devido a ignorância e à falta de “amor próprio”. Fomos alienados de nosso próprio valor, de nosso próprio ser.
Fernando Lopes
A internet revelou-se um fracasso ! Tudo que dela se fala e a ela se atribui como libertário e inovador no fundo acaba se descobrindo que é só mais um truque de espionagem comercial sem o seu conhecimento e consentimento, e como as empresas são multinacionais e a internet não tem pátria tudo é permitido neste mundo de robôs controlados pelo facebooboo
Vitor – Floripa
chegamos na “internet das coisas” – tudo estará conectado, coletando informações para que sejam utilizadas quando (os espiões) julgarem oportuno.
Urbano
Faz uma pá de tempo que me apercebo disso… Às vezes tenho a impressão de que exista um olho e uma mão invisíveis dentro do meu computador. Até no que há de mais particular e mais usado por todos dentro da internet, pelo ocorrido em um determinado momento, eu desconfio. Os meios de comunicação estão dominados…
wendel
Sabe de nada, inocente!!!
As pessoas estão pedindo para serem expostas!!! Querem notoriedade e se expôem na esperança de serem descoberta por algum caçador de talentos ou então vendendo suas imagens!!!
Os selfs estão aí para provarem o que estou dizendo!!!
Privacidade, o que é isto ????????????
Ninguem quer isto, e as corporações sabendo disto, usam e abusam de tudo que podem lhes trazer lucros!!!
Quem quiser que use da melhor maneira possivel essas tecnologias, e ainda agradeçam a eles por as terem inventados!!
Este papo de privacidade, interessam poucas pessoas.
O negócio delas é se exporem o mmáximo que puderem e estamos conversado!!!!
J. Alberto
Bem observado seu contraponto, mas não se esqueça de que não há nenhuma pessoa 100% disposta a aparecer nem nenhuma pessoa 100% disposta a se esconder de tudo e todos.
Mário SF Alves
Outra coisa. Não esquecer que as pessoas estão pouco a pouco sendo coisificadas¹. Agradeçam aos totalitarismos, especialmente os midiáticos.
______________________________________
¹Se fosse obrigado a resumir em uma fórmula esse tipo de caráter manipulador — o que talvez seja equivocado embora útil à compreensão — eu o denominaria de o tipo da consciência coisificada. No começo as pessoas desse tipo se tornam por assim dizer iguais a coisas. Em seguida, na medida em que o conseguem, tornam os outros iguais a coisas. Isto é muito bem traduzido pela expressão aprontar, que goza de igual popularidade entre os valentões juvenis e entre os nazistas. Esta expressão aprontar define as pessoas como sendo coisas aprontadas em seu duplo sentido. Conforme Max Horkheimer, a tortura é a adaptação controlada e devidamente acelerada das pessoas aos coletivos. Algo disso encontra-se no espirito da época, por menos procedente que seja falar em espírito nesses termos. Enfim, resumirei citando Paul Valéry, que antes da última Guerra Mundial disse que a desumanidade teria um grande futuro.”
Theodor Adorno.
Fonte: http://adorno.planetaclix.pt/tadorno10.htm
A exigência que Auschwitz não se repita é a primeira de todas para a educação. De tal modo ela precede quaisquer outras que creio não ser possível nem necessário justificá-la. Não consigo entender como até hoje mereceu tão pouca atenção. Justificá-la teria algo de monstruoso em vista de toda monstruosidade ocorrida. Mas a pouca consciência existente em relação a essa exigência e as questões que ela levanta provam que a monstruosidade não calou fundo nas pessoas, sintoma da persistência da possibilidade de que se repita no que depender do estado de consciência e de inconsciência das pessoas. Qualquer debate acerca de metas educacionais carece de significado e importância frente a essa meta: que Auschwitz não se repita. Ela foi a barbárie contra a qual se dirige toda a educação. Fala-se da ameaça de uma regressão à barbárie. Mas não se trata de uma ameaça, pois Auschwitz foi a regressão; a barbárie continuará existindo enquanto persistirem no que têm de fundamental as condições que geram esta regressão. E isto que apavora. Apesar da não-visibilidade atual dos infortúnios, a pressão social continua se impondo. Ela impele as pessoas em direção ao que é indescritível e que, nos termos da história mundial, culminaria em Auschwitz. Dentre os conhecimentos proporcionados por Freud, efetivamente relacionados inclusive à cultura e à sociologia, um dos mais perspicazes parece-me ser aquele de que a civilização, por seu turno, origina e fortalece progressivamente o que é anticivilizatório. Justamente no que diz respeito a Auschwitz, os seus ensaios O mal-estar na cultura e Psicologia de massas e análise do eu mereceriam a mais ampla divulgação. Se a barbárie encontra-se no próprio principio civilizatório, então pretender se opor a isso tem algo de desesperador.
Fonte: a mesma.
flavio jose
Neste mundo tem bobo para tudo.
Saulo Santos
A função de localização pode ser desativada. Não é desativando o GPS do celular e a rede sem fio que vai parar a localização do Google.
Marcelo
E a Dilma aceitou o pacote de exigências da Foxconn para vir ao Brasil fabricar cavalo de troia. Apple que não fabrica uma agulha nos EUA.
Why you should not buy Apple computer products. https://stallman.org/apple Richard Stallman’s personal site.
Já a Google chama Julian Assange de paranóico etc, por causa do livro “When Google Met WikiLeaks”
FrancoAtirador
.
.
Tudo isso é para garantir
a paz e a segurança do ‘mundo’.
Como a Bomba de Nêutrons…
.
.
(http://www.redebrasilatual.com.br/mundo/2014/09/na-onu-dilma-se-contrapoe-a-vontade-de-obama-por-nova-guerra-7957.html)
.
.
Silvio torres
Há um lado desesperador para essas empresas nisso. Saber que eu é outras milhões de pessoas acessamos os blogs sujos dezenas de vezes ao dia. Ou seja, sabem que seus aliados da grande mídia estão contados, pesados e medidos..kkkkkk
mariana m
Lembram que o Wikileaks revelou que, se não me engano, seis empresas brasileiras vendiam serviços e programa espiões para os EUA? Algumas dessas empresas ficam em Florianópolis. É possível localizar as pessoas pelo celular, mesmo que esteja desligado, é possível gravar, sem a permissão do proprietário, o som ambiente (imagine VC em uma reunião importante/secreta, com seu celular desligado, mas ele gravando sons e imagens sem VC saber, assustador, não?)… esses serviços são comprados por governos (EUA e Israel) e por corporações. Está tudo lá num telegrama do wikileaks.
roberto e s silva
o pior que e verdade,recebi uma mensagem de de propaganda no meu celular de uma empresa que passo todo dia em frente dela, achei estranho.
Léo
Se pararmos para pensar nessas coisas, deixariamos de usar dispositivos conectados a internet.
As empresas podem até não reconhecer publicamente mas, é sabido que a microsoft recolhe dados de uso, nossos navegadores, antivirus e efins, também.
O negócio é continuar usufruindo das tecnologias sem expor em demasia, dados importentes sobre você. Por exemplo, só forneça dados como: telefone, nome próprio… se realmente for necessário.
Marat
Seria esse o admirável mundo novo?
Ou seria a revolução dos bichos estadunidenses?
A URSS, a Rússia, a China, a Coréia do Norte etc., são ditaduras autoritárias e vigilantes de seu povo?
Deixe seu comentário