Aécio utilizou ‘robôs’ para influenciar discussões nas redes, afirma estudo
Por Redação Yahoo! Brasil | Yahoo Notícias – sex, 3 de out de 2014, sugerido por Lúcia Rodrigues
Estudo aponta que a campanha de Aécio Neves (PSDB) utilizou “robôs” para influenciar a opinião de usuários nas redes sociais durante o debate do último domingo (28), realizado pela TV Record. O levantamento foi feito pelo Laboratório de Estudos sobre Imagem e Cibercultura (Labic) da Universidade Federal do Espírito Santo, a pedido da Folha de S. Paulo.
A pesquisa mostra que menções ao candidato tucano, utilizando hashtags como #debatenarecord e #VotoAecioSou45, cresceram substancialmente a partir do início do evento na televisão. O rastreamento identificou perfis falsos que replicavam mensagens em favor de Aécio Neves e contra seus adversários.
Em um período de 15 minutos, as citações ao Senador subiram vertiginosamente, chegando ao patamar de Dilma Rousseff (PT), a candidata mais forte nas redes. A análise mostrou que tanto a petista quanto Marina Silva (PSB) não utilizaram da tática.
Os BOTS, como são conhecidos tais perfis falsos, funcionam como influenciadores dos temas a serem discutidos nas redes. Eles fortalecem posts positivos, ao mesmo tempo que rebatem mensagens de apoiadores dos adversários.
De acordo com Fábio Malini, coordenador do Labic, não é tão simples reconhecer um “robô”. “Verificamos a origem do avatar utilizado como imagem do perfil, e suas redes de relacionamento, de seguidores e seguidos (Twitter), de amigos, grupos e comentários em páginas (Facebook)”, afirmou.
Malini segue: “apesar de ampla democratização do pensamento que as redes sociais trazem, muitas ‘gangues digitais’ passaram a vender a capacidade de pautar a sociedade por meio de estratégias refinadas de geração de ‘trending topics’”.
Segundo o Labic, grande parte dos perfis influenciadores estão ligados a Eduardo Trevisan, proprietário da Face Comunicação On Line Ltda. Sua empresa é especializada em monitoramento de redes e recebeu, até o início do mês, de acordo com a Folha, R$ 130 mil da campanha de Aécio. “O que o estudo revela é uma profunda ligação interativa dos BOTS com @edutrevisan. O que isso significa? Que os BOTs retuitam continuamente o @edutrevisan em vários momentos”, explica.
Apoie o VIOMUNDO
Trevisan se defende, dizendo ser vítima da ação de tais “robôs”. À Folha, ele afirmou que “alguém criou uma estrutura colossal que dá retuítes em dois perfis meus, o pessoal e um outro”. O PSDB divulgou nota alegando que notou um “comportamento anormal” em seus perfis no Twitter e que “tem a preocupação de identificar os perfis que poderiam eventualmente prejudicar a campanha e denunciá-los ao Twitter”.
Leia também:
Eleitor diz que Facebook da mãe, falecida, foi usado com senha alterada
Comentários
FRANCISCO
Não me admira nada disso… Partindo de Aócio de sua gente, tudo é possível.
Eduardo
Será que o Barack Obama votou no 1º turno? Ou os robôs votaram?
Eduardo
Acho que o PT deveria investigar a votação do Aécio no 1º turno! Sua margem sobre Marina é muito esquisita!
Eduardo
Isso é algo profundamente lamentável, todavia não surpreende que o PSDB utilize estratégias criminosas. O FHC , Serra são mestres usuários dessas artimanhas! Mas PSDB só ganha a eleição se hackear as urnas eleitorais ou softwares de compilação!
JOSÉ ALBERGARIA
ESTA AI O PERIGO. ESTÃO ARMANDO NÚMEROS NAS PESQUISAS,PARA NOS ENGANAR NAS URNAS ELETRÔNICAS.
Flavia
Entrevista com fundadora da empresa Face e Interface Comunicacões, a jornalista Elis Monteiro: https://www.youtube.com/watch?v=bUpCKx9IDqY
Elis Monteiro comeca falando da relevância das redes sociais eletrônicas para a construcão das marcas. Branding é sempre muito importante para o lucro das empresas. A partir de 7:00, ela fala sobre como mudou a profissão do jornalista, como hoje tem mercado para todo mundo se souber lidar com mídias sociais e tiver bom texto, tem trabalho. Então, aos 7:29, é perguntada o seguinte: E o jornalista substitui o marketing, o marqueteiro?”. Reparem como ela titubeia. Ploft! #morri
“Neste mercado particularmente, tem três profissões que estão se mesclando”, ela responde. O jornalista que fez a pergunta faz um olhar de desprezo e asco impagável de retorno. Ela também mostra, ainda que gaguejando, que o termo “marqueteiro” é um dos que ela não gosta de usar: “tem um tom pejorativo”. Ah, a linguagem corporal! O mediador a salva: “Homem de marketing”. Seria o diretor do programa no ponto para o apresentador? E continua…
Flavia
Que estranho que:
1. Diante da gravidade das acusações de manipulação do processo eleitoral durante debate televisivo, o candidato Aécio Neves estude fazer uma denúncia ao Twitter, e não ao Tribunal Superior Eleitoral. Ressalto que Malini destaca como “dilema democrático” o fato de que pessoas comuns não consigam diferenciar BOTs de pesoas reais, bem como que nenhum outro candidato fez uso de tal prática. Se fosse algo que todos considerassem legítimo, imagino que todos que têm contratos com prestadores de serviços de mídias digitais fariam uso de tal técnica.
2. O próprio Eduardo Trevisan não tenha tomado atitude sobre o ocorrido. Fez curso nos Estados Unidos de mídias sociais com os gurus da campanha de Obama e se permite ser atacado por BOTs em um projeto cujo cliente é candidato à presidência da República? Ainda mais quando pretsa serviços para Face e Interface Comunicações Ltda., que tem clientes de calibre bem grosso. Conta outra.
3. Trevisan afirma que há dois perfis seus em que os BOTs acontecem. Encontrei, além de @edutrevisan, @eduardo trevisan. Estranho é que @eduardotrevisan se diz Engenheiro Agrônomo, então não pode ser. Mas me intriga que: há conversas entre os dois perfis; o perfil @eduardotrevisan parece bastante engajado na causa da bancada ruralista e apresenta os mesmos sinais de BOTs que o perfil @edutrevisan, engajado na campanha de Aécio.
>> site interface comunicações: http://www.interfacecomunicacao.com.br/
>> site interface eventos: http://www.interfacecomunicacao.com.br/
>> entrevista de Eduardo Trevisan na Ana Maria Braga (parece que a empresa já prestou serviços para a Fundação Roberto Marinho, com o Prêmio Jovem Cientista e um tal de Hans Donner): https://www.youtube.com/watch?v=XH-DaIY35T0
>>> repare que a partir de 6:07 eles falam sobre segurança digital.
Sei lá.
ALOISIO COSTA
Sendo brasileiro e conhecendo um pouco da nossa cultura política, penso que devemos, podemos e precisamos crescer muito, intelectualmente, para nos tornarmos dignos de um processo eleitoral, na dimensão territorial que o país tem e elogiado no mundo todo. O processo é bom. As pessoas – candidatos e candidatas – que participam desse processo precisam ser pessoas de melhor nível. O nosso povo, também, precisa tirar a cabeça do buraco e olhar mais sério para a nossa realidade.
Rose PE
Será que esses mesmo robôs não estão influenciando na urna eletrônica? O PT que coloque suas barbas de molho.
Marat
Quer dizer então que a maioria dos “colonistas” pigais são robôs? Eles sempre repetem as mesmas teses. Já nem pensam mais!
FrancoAtirador
.
.
De quando em vez, aqui no Viomundo
também há ataques de BOTS TUCANOS.
É só constar no Post a palavra LULA
que eles se desesperam trollando…
.
.
jonas silva
Falcidade, jogo sujo e estelionato – Marca tucana.
http://www.platodocerrado.blogspot.com.br
jonas silva
Descupe o erro. Falsidade com “s” por favor.
lulipe
Fica tranquilo, Jonas, o assassinato da Língua Portuguesa é pré-requisito para ser um bom petista.
Carlos
Vai procurar amigo em outra freguesia!
Marca de petista é reconhecer o próprio erro, e corrigí-lo.
L@!r M@r+35
Lembro muito bem do “melhor preparado” do FHC.
Flavia
haha piada esse comentário e esse link! BOTs
Deixe seu comentário