Brasil de Fato: PF age com violência para despejar 40 famílias Tupinambá
Tempo de leitura: 3 minpor Patrícia Benvenuti, em Brasil de Fato, sugestão de Rosane
A Polícia Federal cumpriu, nesta quarta-feira (01), a reintegração de posse de uma área ocupada pelo povo Tupinambá na região do Acuípe de Baixo, no município de Olivença (BA).
O mandado foi expedido pela Justiça Federal de Ilhéus, e a reintegração ocorreu por volta das 6h da manhã, debaixo de forte chuva. Aguardando a demarcação de seu território, cerca de 40 famílias viviam há mais de três anos na área, onde plantavam alimentos como feijão e milho.
Segundo Rosivaldo, conhecido como Cacique Babau, houve violência no despejo dos indígenas. “A polícia entrou e destruiu todas as moradias e tudo que era dos índios”, relata. Depois da ação, as famílias foram levadas para áreas vizinhas.
O professor Francisco Vanderlei, do Instituto Federal da Bahia, que estava na área no momento do despejo, confirma que houve truculência por parte da Polícia Federal. De acordo com ele, havia muitas viaturas e aproximadamente 30 agentes da Polícia Federal, armados, que forçaram a desocupação das casas.
“Debaixo de chuva e de muitos gritos [os policiais] tiraram as pessoas de suas casas. Deu pra ver a forma truculenta como agiram, não apresentaram nenhum documento, não conversaram, só mandavam sair”, afirma.
O professor também denuncia que houve desrepeito a idosos e crianças. Um dos episódios de maior truculência, segundo Vanderlei, ocorreu contra um indígena de cerca de 50 anos que começou a entoar o canto Tupinambá dentro de uma das viaturas da PF.
“Os policiais foram violentos, gritaram com ele, dizendo que estava atrapalhando os trabalhos. Tiraram ele do carro e colocaram na chuva, de joelhos, com as mãos para trás”, conta Vanderlei. Logo em seguida, o professor foi retirado da área, sob argumento de que não poderia presenciar a ação.
Haroldo Heleno, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no sul da Bahia, explica que a reintegração estava marcada para ocorrer na última sexta-feira (27), mas foi suspensa devido à presença de muitos idosos e crianças na área. Ele também destaca que, nesta mesma quarta-feira (01) foi publicada uma decisão no Superior Tribunal de Justiça que suspendia todas as reintegrações de posse no território.
“Estamos verificando porque existe uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília que suspende a reintegração de posse na área Tupinambá. Queremos saber qual foi o argumento para haver a reintegração”, afirma.
Apoie o VIOMUNDO
A Polícia Federal, porém, rebate as denúncias de que houve violência na ação. Segundo o agente Rogério Costa, da Polícia Federal de Ilhéus, foram disponibilizados veículos para a retirada das famílias e de seus pertences. “Tudo transcorreu de forma ordeira. Muitos [indígenas] saíram por conta própria, para o local que quiseram”, alegou.
Histórico de violência
As denúncias de violência da Polícia Federal contra o povo Tupinambá são antigas. Em 2008, a PF atacou a comunidade indígena da Serra do Padeiro, prendendo dois Tupinambá e deixando 14 feridos por bala de borracha. Além disso, os policiais destruíram casas, veículos da comunidade, a escola e até a merenda escolar.
Em junho de 2009, indígenas Tupinambá foram torturados por policiais, que atiraram spray de pimenta nos olhos das vítimas. Eles foram ainda agredidos com tapas, chutes, prisões, choques elétricos e puxões de cabelo. O inquérito, levado a cabo pelo mesmo delegado que coordenou a ação dos agentes, concluiu que não houve tortura, e nenhum dos policiais foi afastado durante ou após as investigações.
Já em março de 2010, a Polícia Federal invadiu a residência do cacique Babau durante a madrugada, destruindo móveis e utilizando extrema força física para imobilizar o Cacique. Os indígenas denunciam que os agentes, além de não se identificarem nem apresentarem mandado de prisão, estavam camuflados, com os rostos pintados de preto. Meses depois, a irmã de Babau, Glicéria Tupinambá, também foi presa, junto com seu filho de apenas dois meses.
O relatório de identificação da terra Tupinambá foi publicado em 17de abril de 2009 e, atualmente, esperam a demarcação de seu território. Os cerca de 3 mil Tupinambá de Olivença vivem distribuídos pelos 47.376 hectares identificados.
Comentários
Bom exemplo do MPF: Profissionais de saúde respondem na Justiça por discriminação racial e omissão de socorro « LIBERDADE AQUI!
[…] Brasil de Fato: PF age com violência para despejar 40 famílias Tupinambá […]
kaliw
Não tem nenhuma documentação do ocorrido? Será que alguém não fez uma filmagem, tirou uma foto? Um comentarista acima falou que a PF trabalha sempre registrando suas ações, se é assim tem material que os incrimine!
Indio no Brasil sofre viu, nunca vi ter tanta gente com ódio do povo que aqui estava e que lhes foram tomadas as terras….
Estarei observando o andar das notícias, não dá para ficar impune uma ação truculenta, isso não dá!
Robert
por falar na bahia,
interessante
nenhuma nota sobre a greve da pm em salvador
maior onda de violencia da historia da bahia
dia 10/02 a greve sera no rj
aí, nao tera como ficarem mudos
quem viver vera
Augusto
Vocês nunca vão conseguir transformar o Brasil numa Cuba. Nunca!!!
Estamos atentos!!! Estamos de olho!!!
Quanto menos vocês esperarem, vamos pôr os milicos nas ruas e aí eu quero ver vocês chorarem no colo das mamães…
É bom vocês irem com calma, se não a Dilminha de vocês vai durar menos que o Jango…
A gente já fez uma vez, porque não poderíamos fazer novamente??? Meu pai foi milico e deu jeito em muito comuna no tempo da Revolução. Agora cabe a nova geração continuar a luta! E não decepcionaremos nossos antepassados, que lutaram por um Brasil livre, justo, solidário, com direito à liberdade, à propriedade privada, à liberdade de imprensa e democrático. E assim continuará a ser, para desespero de vocês. O Brasil nunca será uma Cuba! Não deixaremos!!!
Yara
Augusto, o que é comunismo? Você sabe o que é? Já estudou sobre o assunto (os três livros O Capital estão disponíveis na internet)? E depois que responder a essa pergunta, responda outra: as diferenças entre comunismo e social-democracia.
Vocês vão tomar as ruas? Vocês já estão nas ruas….e se cagam quando o PCC aparece, não é? Só batem em pobre. Rico pode roubar a vontade. Seu pai foi milico? Então ele tem aposentadoria gorda, bom salário, passa tudo aos herdeiros e é com o meu dinheiro. Então, é meu empregado. E assim, conclui-se que deve prezar pela democracia (sabe o que é? Já leu Aristóteles?). Liberdade de imprensa? Você sabe o que é? Cuba não é democracia. E não vejo ninguém querendo que o Brasil vire Cuba. Seria bom ler a história da Revolução Cubana para saber a diferença. Seria bom também saber que na época da ditadura tivemos o crescimento da corrupção a níveis nunca antes experimentados. Que não havia liberdade de imprensa. Dar um jeito, é matar? Seu pai é assassino? Se você pensa diferente Augusto, não gostaria que dessem um jeito em você. Isso é a liberdade que deseja? A liberdade de matar quem pensa diferente? De liberdade só aos que tenham a mesma opinião que você? A Dilma merece criticas e muitos políticos do PT. Criticar é extinguir? Quando sua namorada não concorda com você, você a mata? Não é assim que se resolve as coisas. Deveria ler mais as matérias ao invés de criticar sem ler. E ter argumentos para rebater. E não querer calar quem pensa diferente de ti.
OSM-DH
Ave Maria! O cara parou no tempo. Estamos em 2012, mané!
juan
Brasil está virando terra de Ninguém.
Zé Brasil
Prezado Jornalista Azenha,
Eu espero que nas horas por vir este blog possa acrescentar mais informação sobre este fato. Ao contrário do que vimos em Pinheirinho, onde, de fato vimos pessoas sendo espancadas vivoe a cores, casas destruídas e incendiadas em frente aos nossos olhos, famílias jogadas ao léu, temos até agora relatos apenas. Não tenho procuração para defender a PF, contudo, não posso deixar de lembrar que ela sistematicamente filma suas ações documentando-as, e, a menos que um surto de imbecilidade completa os tenha acometido eles não tenham filmado. Vamos pensar um pouco; o jogo político deste ano está tremendamente polarizado e as forças de direita vão vender até a mãe para arrancar o PT do Governo. Dentro do jogo sujo estabelecido e que aqui neste blog vemos desfilar o tempo todo, quem me garantiria que após a desocupação, fora dos olhos da PF, os pretensos atos de vândalismos não ocorressem como um fator de agravação promovido por agentes da direita?
Agora se houve cagada da PF não tem papo: pé no rabo e olho da rua, de cima a BAIXO, pois são policiais muito bem formados e preparados, sendo pagos régia e condizentemente com a função que desempenham. Não são pegos à laço na beira do valão para serem capitães do mato da população.
Agora, vamos chamando de "Povos" Tupinambás, Krenakarore, Wapi-Atroari, Cuicuru, e outros tantos. Vamos ficar falando sozinhos quando a área fronteiriça do Brasil, a reserva Raposa do Sol, bem como outras tantas, virarem territórios estrangeiros, protetorados tomados na marra para protegerem o seu "Povo" de ameaças e desmandos do Governo Brasileiro. Estamos dando tiro no próprio pé. Povo, aqui, só tem um : o Povo Brasileiro.
JOSE DANTAS
Isso aqui é um espaço invadido pelas paixões políticas em primeiro lugar. "Reintegração de posse" não é uma ação pacífica, porque quando acontece já é em consequência da desobediência de quem invade, que na base do "conselho" não desocupa aquilo que a justiça certa ou errada porém legal determina.
Ninguém abandona um barraco, que na maioria das vezes é o único patrimônio, de graça, assim como nenhum proprietário abre mão dos seus direitos de adquirir e possuir e o resultado disso é que tudo vai parar na justiça e é ali que acontecem as decisões que precisam ser cumpridas, caso contrário instala-se a anarquia e o investidor que gera o emprego por aqui procura outro lugar.
Imaginem todas as pessoas que pagam aluguel nesse País tomando um imóvel alheio para si como ficaria essa questão? No mínimo o antigo proprietário tentaria retomá-lo e tudo terminaria em violência e desvantagem para quem fosse mais fraco. Isso se chama baderna e não atende aos interesses de quem lutou para comprar ao invés de invadir o que é dos outros, que felizmente são minoria entre o povão.
Wildner Arcanjo
Não existem bonzinhos do lado de cá (nem do lado de lá) do Equador. O capital, o dinheiro, as grandes corporações e todo o esquema montado para perpetuar a roda econômica mundial vai agir sempre da mesma forma, qualquer que seja o Governo, para valer os seus direitos (Direitos). O povo nada mais é do que um CPF a computar.
JOSE DANTAS
Amigo, o CPF para se dar bem na vida precisa um pouco mais de vontade, juízo, perseverança e acima de tudo Fé. Vontade estimula o trabalho, juízo não combina com apropriação dos bens alheios, perseverança significa tentar levantar cada vez que cair e fé é acreditar naquilo que parece impossível mesmo sabendo que certeza não há.
O povo procura o próprio espaço sem precisar invadir o do vizinho e é por isso que a maioria tem sempre algo a perder quando se instala a baderna.
Celso Carvalho
Pois é… Alckmin, um fascista de carteirinha da Opus Dei massacra paulistas em Pinheirinho. No caso da Bahia, a polícia federal sob comando do governo Dilma pratica os mesmo crimes. Barbárie também! Outro dia, com o brilhante post do promotor Marcio Felipe Sotero que nos remeteu aos massacres nazistas e às análises de Arendt sobre a banalidade do mal, relembrei que não era necessária a comparação com os nazistas . A maldade está entre nós, direita/esquerda (!), no cidadão comum que aplaude os ataques à cracolância e aos deserdados do Pinheirinho. Há vozes contrárias, é claro. Mas o poder aqui age sempre da mesma forma, com variações de estilo. Hoje ficamos sabendo de casos escabrosos cometidos por militares na invasão do Pinheirinho. Foram orientados para isso? Trata-se de política de estado? Não, não são somente as forças de direita que cometem crimes contra a população. Enquantos ficamos nesse frescor de crescimento econômico, as liberdades individuais e o respeito aos direitos humanos ficam iguais aos dos países ditatoriais. Tudo isso repaldado com o manto da (in)justiça e da democracia.
Jorge Nunes
ô coisa, será que o justiça esqueceu que é dever da justiça proteger os Índios ?
Esqueceu que eles são protegidos pelas constituição, como sob cuidados do Estado Brasileiro?
Jã não basta Pinheiro que teve basicamente todas as violações dos direitos humanos, direito da criança e do estatuto do idoso.
E vem juiz jogar polícia contra os índios?
vou começar a defender que juizes devam ser eleitos, pois, eles estão muito longe da humanidade.
Em Pinheiro foi sadismo social em cima de posse suspeita da terra tendo como plano de a especulação imobiliária.
Há uma forte especulação imobiliária na região do Acuípe de Baixo, no município de Olivença ?
renato
Mas tá virando moda isto, tchê… ninguém aguenta este troço…imagina o que vai acontecer nos dias de carnal ou seja carnaval, quem sabe depois desta festa os americanos não tomam o nosso país e depois nos mandemos nossa PF para reintegrar nossa posse, ou eles já estão aqui????? Porque já é muita reintegração , incendio em favela, morte de ecologistas, defensores de terra, prisão de chefes do MST, Chicos e outros virou moda, agora vazamento no duto da Petrobras, tem que colocar cameras lá para evitar sabotagem…Jesus… deslizei na maioneze….fui….
PedroAurelioZabaleta
Olá Renato,
acho que tu não deslizaste, não.
também tô cabrero.
abraço
renato
adê a CPI da Privataria Tucana?Cadê a CPI da Privataria Tucana?Cadê a CPI da Privataria Tucana?Cadê a CPI da Privataria Tucana?Cadê a CPI da Privataria Tucana?
Roberval
A Polícia Federal não está incorrendo em 'desvio de função'?
Ela não deveria averiguar os grandes crimes financeiros da magnitude daqueles do Daniel Dantas?
Ela não deveria investigar e agir contra as máfias empresariais e financeiras que lavam dinheiro aqui e fora do Brasil?
Ela não deveria investigar o contrabando e o tráfico de drogas e armas, sobretudo nas regiões de fronteira?
Ela não deveria investigar o sequestro e tráfico internacional de pessoas e órgãos humanos?
Lidar com população em situação de lesa direitos humanos não é função de polícia, é função das áreas sociais (assistência social, geração de trabalho e renda, direitos humanos, saúde, educação, pelo menos isso), não de polícia, seja ela qual for.
Vlad
"Quem atira a primeira pedra tem o telhado de vidro" (sic).
Fernando
Não duvido que seja verdade.
No primeiro mandato do Lula a PF desceu a porrada nos índios do norte do Espírito Santo a mando da transnacional Aracruz Celulose.
carneirouece
Isso eu me lembro, e a repercussão disso foi zero.
Porco Rosso
"O Brasil se tornou um imenso canteiro de obras.
O problema é que há gente morando nos locais onde se quer construir.
Então, para garantir que ninguém interrompa este país (que caminha impávido para cumprir seu destino glorioso), remove-se, expulsa-se, retira-se. Degreda-se. Para onde? Pouco importa, contanto que não atrapalhe a marcha.
E isso se aplica à construção de casas, escritórios, estradas, hidrelétricas, estádios de futebol."
http://blogdosakamoto.uol.com.br/2012/01/24/pinhe…
Gustavo
A grande verdade é que o Brasil como um todo, possui uma polícia tanto civil quanto militar despreparada, os agentes em muitros casos não conseguem escrever uma infração de trânsito, ou um B.O. são pessoas de baixo nível cultura e ou intelectual que atuam nas forças de segurança deste país, enquanto esta realidade não mudar, sempre haverá casos de truculência, violência, tortura e sequestro da população civil por parte dos que deveriam protegê-la….
Gerson Carneiro
Em abril do ano 2000, em Porto Seguro-BA, os índios apanharam nas comemorações dos 500 anos do Brasil sil sil sil !!! Enquanto FHC e ACM festejavam na réplica da caravela de 3 milhões de reais que não navegou nem uma milha náutica sequer.
Ilhéus é a terra dos coronéis que, em coluio com a justiça local, vivem censurando o Blog do Gusmão, e ameaçando seu dono, Emílio Gusmão.
Foi na Bahia que os policiais bateram em uma líder comunitária e a fez sentar pelada em um formigueiro.
A Bahia e a desgraça que vocês pouco vêem. Parece até que eu tô em Sun Palo, às vezes.
Jairo_Beraldo
E, cunpadi, governada desde 2007 pelo petista Jorge Wagner – o que me intriga, é como um político muda tão facilmente sua ideologia quando está no poder.
JOSE DANTAS
O político muda sua ideologia de modo a tentar agradar a maioria e conseguir seus votos para se manter no poder, até porque político de besta não tem nada.
Zé Carlos
Pois é. O PT e suas "fraquezas". Fazer o que… Há quem diga que o sonho do PT é ser o PSDB.
Como se vê , há semelhanças o bastante para certas afirmações.
Antonio Nunes
tem 1 noticia DE AGORA… da PF NO GOVERNO DILMA!!!
e o Sr prefere falar de um caso de 2000 no Governo FHC… depois fala dos "coronéis" e da justiça LOCAL…
e nenhuma palavra sobre o caso ATUAL da Policia FEDEAL?
é…
pode ser…
Gerson Carneiro
Eu só te digo uma coisa: eu não te digo é nada.
JOSE DANTAS
Não há mesmo o que dizer. Reintegração é reintegração em qualquer governo e não é uma coisa pacífica.
Não sou tucano, tenho votado no governo do PT e continuarei votando até o momento em que o comando estiver ameaçado de cair nas mãos de seus extremistas de esquerda, cujo sonho é um emprego que não passa pelo trabalho. É a política do "tomar" ao invés de "ralar", O resultado disso é meia dúzia de expertos se dando bem e o restante pagando a conta, como sempre acontece no mundo, inclusive aqui, mudando-se apenas as caras.
Antonio Nunes
já não disse antes…
continua sem dizer nada agora!
pelo menos é coerente…
Nedi
Povo indígena…não causará espanto.
Jairo_Beraldo
Com a palavra Dilma Traíra e Jorge Wagner, que adora receber tucanos…a Bahia deu até títilo de cidadão baiano ao reizinho dengoso M. Perigo…por que? Não divulgaram o motivo, mas deve ser por "excelencia" em improbidade administrativa, formação de quadrilha, compra de votos dentre outras "qualidades" excelsas em políticos trambiqueiros.
PedroAurélioZabaleta
Acho que estás enganado Jairo, pois segundo a matéria "existe uma decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) em Brasília que suspende a reintegração de posse na área Tupinambá. Queremos saber qual foi o argumento para haver a reintegração”, afirma Haroldo Heleno, do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) no sul da Bahia.
Com a palavra a PF traíra.
E aí ZéCardozo? Quem é que manda na PF?
Quero responsabilização dos tiranos.
Quero Justiça, em Olivença/BA e em Pinheirinho/SP!
herivelto canales
Ei, Dilma, cadê você?
No Brasil está podendo tudo e o Governo Federal fará vista grossa?
Felipe
Este maniqueísmo entre PT e PSDB é uma grande ilusão – a luta do bem contra o mal – parem com esta inocência meus queridos, os dois partidos compactuam da mesma cartilha: a do neoliberalismo que despontou após a década de 1980. O PT com seu neoliberalismo disfarçado de uma nova socialdemocracia só se difere no discurso do escancarado neoliberalismo tucano-financista. Esta luta que vemos no Pinheirinho, travestida de guerra civil, é a pura e simples luta de classes, enfeitada por conflitos eleitoreiros. Desculpem-me, mas pra mim é tudo muito simples esta situação se resume assim: o pobre desprovido de seu produto alienado pelos regimes de produção capitalista contra o rico especulador que aliena o trabalhador e o seu ser estranhado da sua produção. Florestan Fernandes (deputado eleito do PT) – em uma entrevista à Roda Viva que se deu logo após a eleição do FHC para o seu primeiro mandato – já dizia que muitos do PT em nada se diferem do PSDB, citou nomes das direções do partido na época, nomes que depois vimos no governo Lula e agora também no governo Dilma.
VOU SER REPETITIVO SIM! ENQUANTO PESSOAS SE ATEREM ÀS INSIGNIFICANTES DISCUSSÕES ELEITOREIRAS O POVO AINDA CONTINUARÁ PADECENDO SOBRE A MÃO DO ESTADO – ESTADO QUE SOMENTE PERPETUA-SE DE FORMA TRUCULENTA OU FRAUDULENTA, INFESTADO POR QUESTÕES MENORES DE POLITICAGEM PROFISSIONAL -, SEJAMOS CORAJOSOS E VAMOS ENCARAR QUE O SISTEMA DE PRODUÇÃO CAPITALISTA SÓ SOBREVIVE CONSUMINDO O SANGUE DE MUITOS COMO COMBUSTÍVEL ONDE A ALIENAÇÃO É LUBRIFICADA PELO NOSSO SUOR.
PT quem te viu quem te vê. Cadê aquele partido recheado de intelectuais de esquerda e militantes conscientes? O poder deve ser uma droga maravilhosa onde a cegueira deve ser o maior sintoma de sua deterioração dentro do corpo político.
Rodrigo Falcon
Parabéns pela lúcida e certeira opinião!
Assino e acrescento…"Cadê aquele partido recheado de intelectuais de esquerda e militantes conscientes?"
Minha singela resposta transporta-nos para o fatídico ano de 1989, depois da doída derrota, resolveram aposentar a ideologia e a verdade, ganharam a eleição, estagnaram-se no poder e jogaram o passado de lutas na máquina de moer ideologias, a famigerada "governabilidade". Resultado? Consumismo crescente, desenfrado (como se isso fosse equilíbrio social), projeto desenvolvimentista arcaico (parecemos os EUA de 1950), democracia social capenga, quase nula, efetivação de uma pseudo-democracia, que nomeio de delegativa e reformas estruturais de ação e pensamento inexistentes. CADÊ A REFORMA AGRÁRIA? CADÊ A LEY DE MEDIOS?
Sem o aprofundamento do pensamento democrático não há democracia. Vivemos na superfície rasa e mentirosa de uma pseudo-democracia. SEM REFORMA AGRÁRIA NÃO HÁ DEMOCRACIA! SEM LEY DE MEDIOS NÃO HÁ DEMOCRACIA! A verdadeira democracia, a democracia participativa.
carneirouece
Os militantes do PT só aparecem nas eleições. Já fiz muita campanha, conheço bem.
Os meus ''companheiros', essas horas, não sabem nem de Pinheirinho, nem de nada. Mas ano que vem estarão em quixadá com alguns milhares de reais pra distribuir na campanha pra prefeito. Não vejo nenhuma diferença enter eles e os do PSDB.
Mas o que me deixa ''menos triste'' é que o pessoal do PT/PSOL ficou do lado do povo do pinheirinho. Mas a Dilma onde está?
Muito calada, pro meu gosto.
gilberto
Quem comanda a PF no Brasil ?
O Zé é o chefão ?
Douglas
O que estamos presenciando nesse país de políticos e juízes corruptos? A banalidade do poder! O que pode vir a acontecer é uma pergunta pouco presente nos comentários. Mas falta pouco para esse país de políticos e juízes corruptos (todos bandidos sustentados pela massa humilde) ser invadido pelos EUA e levar bala no focinho. É isso que vamos querer? Pois é o que falta. Porque essa tal democracia que se diz "zelar" pelo social passa muito distante desse campo.
Felipe
Este maniqueísmo entre PT e PSDB é uma grande ilusão – a luta do bem contra o mal – parem com esta inocência meus queridos, os dois partidos compactuam da mesma cartilha: a do neoliberalismo que despontou após a década de 1980. O PT com seu neoliberalismo disfarçado de uma nova socialdemocracia só se difere no discurso do escancarado neoliberalismo tucano-financista. Esta luta que vemos no Pinheirinho, travestida de guerra civil, é a pura e simples luta de classes, enfeitada por conflitos eleitoreiros. Desculpem-me, mas pra mim é tudo muito simples esta situação se resume assim: o pobre desprovido de seu produto alienado pelos regimes de produção capitalista contra o rico especulador que aliena o trabalhador e seu o ser estranhado da sua produção. Florestan Fernandes (deputado eleito do PT) – em uma entrevista à Roda Viva que se deu logo após a eleição do FHC para o seu primeiro mandato – já dizia que muitos do PT em nada se diferem do PSDB, citou nomes das direções do partido na época, nomes que depois vimos no governo Lula e agora também no governo Dilma.
VOU SER REPETITIVO SIM! ENQUANTO PESSOAS SE ATEREM ÀS INSIGNIFICANTES DISCUSSÕES ELEITOREIRAS O POVO AINDA CONTINUARÁ PADECENDO SOBRE A MÃO DO ESTADO – ESTADO QUE SOMENTE PERPETUA-SE DE FORMA TRUCULENTA OU FRAUDULENTA, INFESTADO POR QUESTÕES MENORES DE POLITICAGEM PROFISSIONAL -, SEJAMOS CORAJOSOS E VAMOS ENCARAR QUE O SISTEMA DE PRODUÇÃO CAPITALISTA SÓ SOBREVIVE CONSUMINDO O SANGUE DE MUITOS COMO COMBUSTÍVEL ONDE A ALIENAÇÃO É LUBRIFICADA PELO NOSSO SUOR.
PT quem te viu quem te vê. Cadê aquele partido recheado de intelectuais de esquerda e militantes conscientes? O poder deve ser uma droga maravilhosa onde a cegueira deve ser o maior sintoma de sua deterioração dentro do corpo político.
Deixe seu comentário