A Vênus platinada e seu ovo de serpente
Privilegiadíssima pelo oligopólio midiático que lidera – e encorajada pelo acovardamento do partido que governa o país – a Rede Globo choca seus ovos de serpente
09/04/2015
Editorial da edição 631 do Jornal Brasil de Fato
Em 2010, quando Maria Judith Brito, então presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e executiva do grupo Folha de S. Paulo, anunciou que a imprensa deveria assumir, de fato, “a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada”, escancarou o ovo de serpente que estava sendo chocado.
O filme “O ovo da serpente”, do sueco Ingmar Bergman, produzido em 1977, retratou a Alemanha dos anos pós Primeira Guerra Mundial, e captou com magistral sutileza uma sociedade à beira do caos econômico e político, onde já era possível vislumbrar o réptil que estava sendo gerado: o nazismo.
Muitas das faixas carregadas na avenida Paulista, na manifestação do dia 15 de março, se devem à essa partidarização da mídia brasileira. Sem as amarras da legislação que regem os partidos políticos, a mídia se sentiu livre para criminalizar a política, de modo geral, e, especificamente, destilar seu ódio de classe contra o partido que venceu as últimas quatro eleições presidenciais, o PT.
Até poucos anos atrás, era impensável imaginar que os setores retrógrados, minoritários e que sempre existiram, se atreveriam ir às ruas carregando faixas com a suástica nazista ou pedindo a volta da ditadura militar. Sentiram-se encorajados e incentivados por um único motivo: também fazem oposição ao atual governo federal.
Não se esconde mais a baba de ódio e de preconceito desses grupos fascistas. Os alvos preferidos são os esquerdistas, comunistas, os negros, os nordestinos, os petralhas, gayzistas, feministas, bolivarianos, chavistas etc.
Apoie o VIOMUNDO
São alvos por causa da sua militância política e pela sua posição social, gênero e/ou raça.
Ver o senador tucano Aluísio Nunes, de honroso passado de lutas contra a ditadura militar, dizer com mórbido prazer que quer sangrar a presidenta da República é algo estarrecedor.
Talvez, ele, com sua face crispada de ódio, sintetize o melhor retrato da transformação que vem ocorrendo em nossa sociedade.
Privilegiadíssima pelo oligopólio midiático que lidera – e encorajada pelo acovardamento do partido que governa o país – a Rede Globo choca seus ovos de serpente.
Haverá a história de elucidar quem segurava a faca no pescoço do STF, durante o julgamento da Ação Penal 470 – o mensalão petista –, denúncia feita por um dos ministros do próprio Supremo.
A espetacularização midiática daquele julgamento assegurou o resultado desejado e anunciado insistentemente pela mídia, às custas de que a verdade é uma quimera.
É vergonhosa, e cada vez mais escancarada, a forma como mídia partidariza o seu jornalismo.
Escândalos nos governos aliados aos seus interesses, principalmente dos tucanos, não são noticias.
A conta-gotas se noticia a corrupção existente no transporte público de trens em São Paulo, governado há duas décadas pelo PSDB.
Sobre o governo de Aécio Neves, em Minas Gerais, só há espaços para elogios e para enaltecer seu “choque de administração”.
Veremos como será noticiado/ocultado a radiografia das finanças do Estado, feita nesses primeiros 100 dias de governo petista em Minas.
Deverá receber tanto destaque quanto recebeu o helicóptero apreendido com 450 quilos de pasta de cocaína, pertencente (o helicóptero!!) ao senador amigo e aliado político do senador Aécio Neves.
O mensalão tucano, devolvido à primeira instância do poder Judiciário – direito negado aos petistas – espera apenas, tudo indica, prescrever e deixar impunes tucanos gordos e vivos.
As vezes que aparece o nome do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso em denúncias que possam ligá-lo aos casos de corrupção, há sempre a sutil observação de editores atentos: podemos tirar, se achar melhor.
Há que se reconhecer, no entanto, que esse zelo que a mídia tem pela imagem de alguns partidos não se restringe aos tucanos.
O senador Agripino Maia (DEM/RN), desfila alegremente nas passeatas como paladino da ética na politica e na luta contra a corrupção, mesmo acusado pelo Procurador Geral da Republica, Rodrigo Janot, de cobrar propinas para permitir um esquema de corrupção no serviço de inspeção veicular, no seu Estado.
E Demóstenes Torres, ex-senador e procurador de Justiça acusou o senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) de roubar, mentir e trair, ter campanhas eleitorais financiadas pelo contraventor Carlos Cachoeira e de passar férias na Bahia às custas da empresa OAS.
Virou mais uma não-notícia, na mídia partidarizada.
Não bastasse a corrupção partidária em suas fileiras, a mídia agora precisa não noticiar as milionárias contas bancárias mantidas no HSBC, na Suíça e a bilionária sonegação e impostos, desbaratada pela Policia Federal, na Operação Zelotes.
No primeiro caso aparece até mesmo a viúva de Roberto Marinho, Lyly de Carvalho. Integrantes da família Saad, donos da Rede Bandeirantes, também estão lá, juntamente com os da Rádio Jovem Pan. Não é ilegal ter uma conta bancária no exterior, desde que declarada à Receita Federal.
Na operação Zelotes, está lá a RBS, umas das principais afiliadas da Rede Globo.
Começam a ser tantos os fatos não noticiados que será necessário aumentar o tempo das novelas.
Comentários
El nopal orgánico
Interesante película. La vi hace algunos años y me sorprendió bastante. Es algo vieja ya pero desde luego no deja a nadie indiferente.
cosmeticos sin parabenos
Excelente articulo. Estaba buscando informacion al respecto. Gracias por compartir con la gente.
Messias Franca de Macedo
Pasme,
o autor e, sobretudo, a fonte:
Em cem dias, algo mudou
Por jornalista CELSO MING – experiente jornalista, colunista econômico do jornal Estado de S. Paulo
Apesar das trapalhadas políticas da presidente Dilma, coisas relevantes – e boas – aconteceram na área econômica nestes cem primeiros dias de governo
(…)
11 Abril 2015 | 16:00
http://economia.estadao.com.br/blogs/celso-ming/em-cem-dias-algo-mudou/
Euler
Daqui a alguns meses ou anos, quando revisitarmos o atual momento, ficaremos incrédulos ao rever o que estamos passando. Inacreditável. O golpe contra o governo e contra o povo brasileiro vem sendo armado já de algum tempo. As eleições foram o momento decisivo para uma virada, seja para a esquerda ou para a direita. A direita, com a ajuda da sua mídia golpista, quase levou. Mas, na última hora, com o apoio dos movimentos sociais e com um discurso de mudanças em favor do povo, a presidenta conseguiu se reeleger.
Mas, os derrotados não aceitaram. Já havia toda uma operação em curso, desde a midiática Operação Lava Jato, feita por encomenda para atacar a Petrobras, o governo federal e o PT. Embora tenha perdido o pleito presidencial, a direita conseguiu fazer uma grande maioria no congresso nacional, especialmente na Câmara dos deputados, onde despachantes do agronegócio, dos banqueiros, dos empreiteiros e de ideologias fundamentalistas, liderados pelo projeto de ditador Eduardo Cunha, assumiram o poder naquela Casa. Ao mesmo tempo, a mídia continuou o bombardeio diário, como vinha fazendo, entorpecendo as mentes de milhões de brasileiros contra o governo federal, contra o PT, e contra os interesses do Brasil.
No meio deste cenário de guerra aberta, o que faz o governo do PT? De forma inacreditável, toma medidas impopulares contra o povão que apoiou o governo: ataca o seguro desemprego, as pensões, aumenta tarifas de gasolina, energia elétrica, e finge de morto em relação ao bombardeio contra a Petrobras, uma das maiores forças da nossa economia.
Em nome de um ajuste duvidoso nos rumos da economia, e sem discutir alternativas que não atacassem os trabalhadores, o governo entrega de bandeja mais essa munição para a direita golpista. Demora a se articular politicamente; a presidenta passa quatro meses sem se dirigir diretamente ao povo brasileiro que a elegeu, como se se tratasse de uma pequena crise, uma marolinha qualquer, que pudesse ser superada com o escorrer do tempo. Quanta imaturidade política, para dizer o mínimo.
Diante desse cenário, com a mídia golpista agindo sozinha e fazendo a cabeça de milhões de pessoas, começam a surgir os movimentos de massa de protesto. Coisa que a direita não tinha antes – movimentos de rua contra o governo em grande número de pessoas – se torna realidade. Só na Paulista, 200 mil pessoas, a maioria classe média branca, desfila, pedindo intervenção militar, impeachment da presidenta e manifesta seus preconceitos contra LGBT, negros, nordestinos, etc. O discurso falso moralista e seletivo de combate à corrupção (somente contra o PT e a Petrobras) dá a tônica, numa reprodução do pensamento único da mídia golpista.
Ao invés de fazer uma aliança direta com os movimentos sociais, em torno de um programa comum que atendesse as demandas de amplas camadas dos de baixo – moradia popular, reforma agrária, melhorias na Educação básica e na saúde pública, etc. – o governo manteve sua postura distante da população, com pequenas alterações na esfera política pelo alto – como a indicação de Temer para articulações institucionais -, onde o jogo já está ganho pelo inimigo.
A única forma do governo se livrar de um golpe imediato ou a médio prazo é ter a humildade de reconhecer que errou nos primeiros meses do novo governo e chamar os movimentos sociais para um diálogo com propostas imediatas, que envolvam a defesa da Petrobras, o fim da midiatização da crise com a abertura de novas concessões de rádios e TVs para os movimentos sociais com financiamento público; e um pacote de bondade com subsídios por parte do governo, que envolva:
a) redução nas tarifas de água, luz e telefone para quem recebe até 5 salários mínimos; b) transporte gratuito para estudantes e vale-transporte para os desempregados; c) incrementar a fase 3 do Minha Casa Minha Vida; d) cancelar as MPs 664 e 665 (que atacam o seguro desemprego e pensões); e) turbinar a TV Brasil, tanto na programação jornalística e de entretenimento, quanto na extensão e alcance nacional; f) implantar o projeto Banda Larga para Todos de imediato, garantindo acesso gratuito às famílias com renda de até 3 salários mínimos; g) instituir um abono salarial nacional para os educadores do ensino básico que percebam menos que o piso nacional (R$ 1.917) de forma complementar e até que se atinja o valor integral do piso; g) desenvolver parceria com o MST e o MTST para as políticas de assentamento, ocupações urbanas e rurais e financiamento de projetos de produção agrícola orgânica e cooperativas.
São medidas que teriam impacto positivo e direto na vida de milhões de brasileiros e brasileiras. E desmontariam o golpe. A pergunta que farão é: com que recursos o governo aplicaria tais projetos? Respondo: 1) com a queda da taxa de juros, o que aliviaria em muitos R$ bilhões os custos da dívida pública; 2) com o aperto pra cima da sonegação fiscal por parte dos mais ricos. São outros bilhões de reais nos cofres do governo; 3) com a taxação das grandes fortunas, o que garantiria mais um reforço de caixa; 4) se necessário, o governo pode lançar mão de duas outras fontes: um pequeno percentual das reservas internacionais (hoje em quase 400 bilhões de dólares) e empréstimo a juro baixo por parte do novo banco criado pelo BRICS.
Outros ajustes de menor monta e sem atacar em nada os trabalhadores podem ser realizados, desde que a premissa seja a geração de empregos, fortalecimento do mercado interno e aumento do poder de compra dos trabalhadores. Pois é isso que poderá criar um movimento de crescimento na economia em favor dos de baixo; e junto com isso, o crescimento na consciência política dos trabalhadores de que é preciso lutar e defender os interesses de classe dos de baixo. É a luta política e ideológica que o governo do PT abandonou, de forma irresponsável até. Não há uma rádio, uma TV, uma revista nacional, que trave a luta ideológica contra o pensamento único da mídia golpista (Globo, Band, Itatiaia, Folha, Veja, Estadão, e afins).
Outra iniciativa importante por parte do governo federal é se posicionar publicamente contra a terceirização que foi aprovada na Câmara dos Deputados. Já foi um erro do governo ter enviado o ministro Levy para negociar pontos do PL 4330, o que torna dúbia a posição do governo. O PT e o governo federal deveriam se posicionar radicalmente contra, inclusive convocando a rede nacional de rádio e TV e explicando didaticamente o quanto este projeto trará prejuízos para todos os trabalhadores – e mostrar a cara dos que defendem o PL 4330 – PSDB, PMDB de Cunha, DEM, PSB, PPS, entre outros. É importante ficar claro quem são os amigos e os inimigos do povo brasileiro.
Se continuar do jeito que está, a tendência é que o governo seja derrubado vergonhosamente, sem luta, através de um golpe paraguaio que já está armado: operação Lava Jato + 300 e tantos deputados achacadores + MP pautado pela Globo + mídia golpista pautando o golpe e procurando legitimá-lo + base social da direita já pronta para comemorar o golpe. Não será uma derrota apenas do PT e do governo federal, mas de todo o povo brasileiro. Contudo, o PT e o governo federal são os principais responsáveis por esse quadro, pela omissão, pela falta de coragem de chamar a base social de apoio que sempre sustentou o governo para a luta – claro que chamar com propostas, enquanto estiver com a caneta do governo, e não apenas quando estiver derrubado, o que não vai adiantar nada.
Quanto mais o governo federal demorar a se posicionar, e continuar sangrando, mais fácil será o golpe da direita. Dilma e Lula precisam entender que o compromisso que eles têm não é com o ministro Levy, nem com os ajustes de resultados duvidosos e de longo prazo (o governo não tem este tempo para esperar), mas é com o povo brasileiro, com os de baixo, que estão (estamos) sendo atacados e prestes a sofrer a maior derrota dos últimos 100 anos, com perdas de quase todos os direitos conquistados nas últimas décadas.
Messias Franca de Macedo
Os fascigolpistas não têm escrúpulo!
O PIG É REINCIDENTE CONTUMAZ NOS CRIMES DE APOLOGIA AO GOLPE DE ESTADO – e incitamento ao ódio [seletivo!] na população!
Ah essa ABIN do ‘[tíbio] PT da Governança’!
Ah esse ‘miniSTRO’ ‘Zé Tucano’ da Justiça!
Ah esse ‘miniSTÉRIO’ das Comunicações!
ENTENDA O QUE SIGNIFICA jornalismo de entretenimento macabro e fascigolpista/terrorista!…
############################
Das ruas para o futuro: envie via WhatsApp o seu recado para um Brasil melhor
Do UOL,
em São Paulo
11/04/201515h00
Milhares de manifestantes devem ir às ruas em todo o país neste domingo
As denúncias de corrupção, o baixo crescimento da economia e as deficiências de serviços públicos serviram de combustível para um clima de insatisfação entre os brasileiros nos últimos meses. O cenário contribuiu para os recentes protestos nas ruas de cidades em todo o país. Neste domingo, a expectativa é de que milhares de pessoas voltem a se manifestar pelo Brasil.
Mas e você, o que pensa sobre o futuro do país? Se pudesse mandar uma mensagem para todos os brasileiros, o que você diria? O UOL abre espaço para a sua contribuição: indo ou não aos protestos deste domingo (12),
envie o seu recado via WhatsApp (11) 97500-1925.
Se você tem dúvidas sobre o que mandar, veja abaixo uma lista com algumas sugestões:
(…)
CACHOEIRA – perdão, ato falho -, FONTE: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2015/04/11/das-ruas-para-o-futuro-envie-via-whatsapp-o-seu-recado-para-um-brasil-melhor.htm
##################
… Que mimoso, hein?
A ‘chamada jornalística’ da matéria!
É a impunidade, estúpido!
Messias Franca de Macedo
Ô dileta Carolina,
o que o PIGolpista “não avisou aos(às) ‘coxinhas’ do Brasil”!
Pelo próprio PIGolpista e fascista!
Obama deve receber Dilma na Casa Branca em 30 de junho
PATRÍCIA CAMPOS MELLO
ENVIADA ESPECIAL À CIDADE DO PANAMÁ
11/04/2015 16h37
(…)
FONTE, pasme o paradoxo(sic): http://www1.folha.uol.com.br/mundo/2015/04/1615500-obama-recebe-dilma-na-casa-branca-em-30-de-junho.shtml
“O que fi-ze-ram com os neu-rô-nios des-sa gen-te, des-sa gen-te ‘Can-sa-da e chei-ro-sa’?!” Parodiando “o supremo” gilmar mendes!
Carolina,
permita-me:
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Messias Franca de Macedo
A CONVOCATÓRIA DO PIG AOS(ÀS) ‘coxinhas’ do ‘braZil’!
https://www.youtube.com/watch?v=o4CZhOHKonc
Messias Franca de Macedo
Como a SP tucana construiu a corrupção
O PiG é o pilar mais forte da corrupção.
Publicado em 11/04/2015
(…)
FONTE [LÍMPIDA!]: http://www.conversaafiada.com.br/politica/2015/04/11/como-a-sp-tucana-construiu-a-corrupcao/#comment-1911951
Messias Franca de Macedo
Além dos blogues ‘sujos’,
a contra-mídia que falta ao país!
E a vítima é o mordomo!
https://www.youtube.com/watch?v=s7yr3yeQ0Hk
hora
Minha opinião é de que o Governo Brasileiro, principalmente os populares, precisam de uma Televisão Estatal já, agora, forte, de preferência Canal 11 ou 13, após ou antes da TV Globo e de fácil acesso, o Brasil precisa, antes de “batizar seus submarinos nucleares”, desprender TODOS os esforços para criar uma TV Estatal competitiva. Colocar articulistas bons, fazer concursos culturais de programas, entrevistas boas, destinar propaganda para serviços de utilidades públicas, inovar, empurrar a TV para serviços comunitários e propagar os feitos do governo, porque a oposição (Segundo a Maria Judith Brito, então presidente da Associação Nacional de Jornais (ANJ) se encarregam 24 horas por dia de SUPOSTOS MAL FEITOS DO GOVERNO. O núcleo da questão é este. Em 2018 perderá as eleições se não abrir o olho. Tem outra alternativa que a Dilma começa a colocar em prática que é FALAR… FALAR… FALAR… e as oposições midiáticas não colocarão ela nunca para falar em seus canais.
Messias Franca de Macedo
Prezado e consciente Hora,
parabéns pelo discernimento!
E o governo federal precisa (re)ler Gramsci!
E, urgentemente, aplicá-lo!
A história das civilizações agradecerá, penhoradamente!
Mário SF Alves
Junger,
Tá precisando de um rumo político, não é isso?
Não se aflija. É que está complicado mesmo. Mas, de mesmice mesmo só a aparência. As nuvens que anunciam tempestade estão carregadas. E não só internamente. O mundo está em ebulição política e está por se resolver. E como você sabe, os semeadores de vento (o vento da má política golpista) podem estar prestes a colher tempestades. A extrema-direita, com o apoio incondicional da Globo está mais assanhada do que nunca. Sugiro aquecer as baterias, e neste sentido, já que Democracia (a nossa utopia) é o que menos querem, talvez seja útil ouvir o Hino da Internacional Socialista.
Messias Franca de Macedo
… Que o “açodamento” [seletivo!] da ‘Guantánamo do Paraná’ não esqueça do DEMoTucano Álvaro Dias! ENTENDA
Bomba! O vídeo que liga doleiro da Petrobrás ao PSDB
Por Miguel do Rosário, postado em outubro 22nd, 2014 | 133 comentários
http://www.ocafezinho.com/2014/10/22/bomba-o-video-que-liga-doleiro-da-petrobras-ao-psdb/
O VÍDEO também aqui:
https://www.youtube.com/watch?v=6WaCQuGT1q8
E MAIS:
Segundo a Procuradoria de Defesa do Patrimônio Público de Maringá, suposto esquema teria alcance em 11 Estados
Desvio de verba envolve mais de 130 pessoas
RONALDO SOARES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM MARINGÁ, PARANÁ
(…)
Depoimento
No depoimento, ele afirmou que campanhas de políticos do Paraná como o governador Jaime Lerner (PFL) e o senador Álvaro Dias (PSDB) foram beneficiadas com dinheiro desviado dos cofres públicos, em operações que teriam sido comandadas pelo ex-prefeito Gianoto.
(…)
FONTE, pasme: http://www1.folha.uol.com.br/fsp/brasil/fc0403200125.htm
E MAIS…
Ufa!
…
Mário SF Alves
Blindem este vídeo. Coloquem-no no Vimeo.
Messias Franca de Macedo
[Fora de pauta! E dentro (sic) do alvo!]
… As pessoas de bem deste país têm que criar, urgentemente, o movimento cívico e civilizatório ‘Ovos no CUnha’!
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK
Mário SF Alves
De fato. Kkkkkkkkkkkkkk….
Messias Franca de Macedo
A manifestação de domingo está sendo preparada pela Globo, PM e FPF
Por jornalista Renato Rovai
abril 10, 2015 22:34
É impressionante como se perdeu completamente qualquer limite na tentativa apear a presidenta Dilma do governo. Neste domingo, os que pedem impeachment vão às ruas de novo em diversas partes do país. A mobilização pelas redes está muito menor do que nas vésperas de 15 de março e tudo indica que ao menos os atos de São Paulo e do Rio de Janeiro serão bem menores. Mas para que eles não sejam um vexame, principalmente em São Paulo, um vergonhoso esquema foi preparado para impulsioná-lo.
A Federação Paulista de Futebol, segundo consta, a partir de uma recomendação da Polícia Militar do governo do estado tucano e com a anuência da TV Globo, definiu que não era o caso de ter jogo de futebol na cidade de São Paulo no domingo às 16h. E exatamente num momento em que o Paulistão entra na fase decisiva.
Corinthians e São Paulo jogarão no sábado. Palmeiras às 11h do domingo. E o Santos, às 16h, em Santos. Que para quem não é do estado fica a 70 km da capital.
Até há pouco eu imaginava que o jogo do glorioso alvinegro praiano seria televisionado para todo o estado. Mas assistindo ao Linha de Passe da ESPN Brasil acabo de descobrir que não. A TV Globo teria aberto mão da transmissão do jogo das 16h. E o torcedor santista ficará chupando dedo e ouvindo o jogo pelo rádio se não tiver comprado o pacote do campeonato paulista.
Ou seja, a Globo abriu mão de transmitir um jogo na etapa final do Paulista para focar toda a sua cobertura na manifestação de São Paulo e tentar levar mais gente à Paulista.
Ao mesmo tempo, a PM já avisou que vai fechar as duas mãos da avenida, mesmo sem saber se isso será necessário.
O espetáculo está montado.
A Globo vai convocar a manifestação, a PM vai organizar tudo para que as pessoas acabem indo ao ato como se fossem à praia e o governo de São Paulo provavelmente vai mandar liberar as catracas do metrô, como fez em 15 de março numa atitude inédita.
É tudo tão bizarro que não dá pra acreditar que nenhuma liderança política do governo federal denuncie a canalhice.
Vão esperar pra falar depois. E dessa forma ajudarão a promover um novo panelaço que será comemorado como um gol pela mídia tucana.
Agora é preciso reconhecer uma coisa, não deve ser fácil fazer oposição no Brasil. Porque o governo sozinho se derrota.
PS: Numa democracia séria e com um governo minimamente corajoso a Globo seria ao menos advertida por usar uma concessão pública para promover uma manifestação de caráter político partidário e com o objetivo de derrubar um presidente eleito.
FONTE: http://www.revistaforum.com.br/blogdorovai/2015/04/10/manifestacao-de-domingo-esta-sendo-preparada-pela-globo-pm-e-fpf/
Mário SF Alves
A manifestação de domingo está sendo preparada pela Globo, PM e FPF.
Acrescente aí, prezado e valoroso Messias Franca de Macedo, e pelo PSDB também.
Ou não terá sido essa a intenção do “ilibado” Ronaldo Cunha Lima/psdb/PB [vide Transparência Brasil/apoio Veja/Abril/apartheid/Napster] ao convocar a coxinhada pras ruas no dia 12/04, em discurso da Tribuna do Senado?
Messias Franca de Macedo
Prezado, consciente e combativo Mário SF Alves,
O GOLPE ESTÁ SENDO JUDICIALIZADO, TELEVISIONADO – E ‘RADIONIZADO’! I ENTENDA
Na manhã de 09/04/2015, um médico “conceituado” na cidade utilizou uma concessão do Estado brasileiro para promover a apologia ao golpe de Estado e incitamento do ódio ao PT na população, ocupando espaço em duas emissoras de rádio que funcionam numa mesma estrutura – Rádio Sociedade 970 AM e Rádio Princesa FM.
Emissoras da Rede Capuchinhos de Rádio Católicas [do lucro!], Feira de Santana, Bahia.
O mote: convocar a população a participar do ato do próximo domingo promovido pelo movimento ‘#vemprarua’.
Indagado sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff, afirmou:
“A presidente Dilma Rousseff foi ministra das Minas e Energia e da Casa Civil, integrante do Conselho de Administração da Petrobras, presidente do Brasil… Portanto, a presidente está envolvida no escândalo de corrupção da Petrobras!”
A calúnia não leva em consideração que inexiste o mais tênue indício de envolvimento da atual presidente da República.
Acrescentou outros motivos:
Comentou sobre uma chacina que ocorrera – há poucos dias – na cidade como sendo um exemplo cabal de que o caos está institucionalizado no país, o que reforça a tese do impedimento.
Em seguida, requentou um factoide criminoso divulgado na última Sexta-Feira Santa através de um *jornaleco pertencente a grupos de extrema direita da região. A denúncia de que teria havido corrupção na gestão de um hospital da cidade sob administração do governo estadual (PT). Calúnia já desmentida em razão da total inconsistência das acusações – e mediante apresentação de documentos por parte dos acusados.
Disse o médico: “Se não houve corrupção em decorrência de superfaturamento na compra dos materiais, então houve porque as técnicas cirúrgicas aplicadas estão ultrapassadas!”
*’Folha do Estado’
O médico afirma que defende a saúde pública, no entanto, assevera textualmente que “atua exclusivamente no setor privado”! (sic)
Aproveitou para anunciar a venda de camisas para o evento, em tom de deboche: “Promoção: compre uma camisa por R$ 15,00 e, pagando mais R$ 15,00, leve outra! As camisas estão à venda em minha clínica [de nome tal, endereço tal…]…”
RESCALDO: “Soltos, todos soltos!”
Ah se ‘nois tivéssemos um Ministério Público confiável!
E Ministério das Comunicações e Justiça idem!
Mário SF Alves
“Começam a ser tantos os fatos não noticiados que será necessário aumentar o tempo das novelas.”
_________________________________
Sim, e quanto mais o tempo passa maior é o risco de a tampa desse bueiro podre explodir. E não será essa uma das maiores causas de tanto ódio ao GF e ao PT?
Nunca na História deste País… tanta pedra [de assento norte-americano] tremeu tanto.
_____________________________________________
A propósito, se a tal serpente insistir em continuar quebrando a tênue casco do ovo, não seria o caso de se declarar o Estado de Defesa? Ou o Estado de Sítio?
Curiosidade: alguém sabe informar se a Constituição de 1988 permite a adoção de tais medidas excepcionais?
Carlos Maia
Podemos sintetizar o papel da mídia golpista, do PIG, com uma frase atribuída a Roberto Marinho: ” O importante não é o que o Globo dá, o importante é o que O Globo não dá!”
Bacellar
Ovo? Latet anguis in herba…Aliás nem latens a bicha esta…
Mário SF Alves
“latet anguis in herba”: a serpente se esconde sob a erva. Frase de Virgílio que se aplica a fim de aludir a um perigo oculto.
———————————
E o que é pior: é cobra entocada, com tempo limitado pra entregar a fatura aos EE.UU. e com fome de plenos poderes; quer porque quer o Governo Federal; portanto, não vai medir esforços em continuar envenenando a população até o dia 12/04 contra seu alvo e inimigo visceral.
Se vencer o que vai sair daí ninguém sabe. É igual já foi um dia, em priscas eras, barriga de grávida e cabeça de juíz.
Ricardo loureiro junger
É TVZ TÃO REPRISADO, no governo FHC estava c a corda toda, no governo Lula diminuiu de tamanho mas aumentou, no governo Dilma, aumentou, engordou e ficou gorda e viçosa, o q vcs querem esconder?O msm de novo o de sempre, o q nunca esteve escondido? ou querem esconder o q esta claro e dizer q está escuro tipo assombração, isto dp de 12 anos e meio de poder?…ou quem sabe falam do bolivarianismo…ora, convenhamos, não me cause mais cansaço ante a inércia e o rotundo fracasso.
roberto
Esse Aluísio sangrador, é o tal “Aluisio 300 mil” ?
Acho que o apelido diz tudo do caráter da figura. Se eu tivesse um pai com esse nome,me mudaria para Maracangalha ou então Passárgada, e trocaria de identidade.
Alexandre Tambelli
Tinha escrito este texto alguns dias atrás e acredito que colabora com as ideias do Jornal Brasil de Fato. Vou postá-lo aqui:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO TRADICIONAIS E HEGEMÔNICOS NO BRASIL.
1) O aprendizado de não assistir, ler, ouvir a velha mídia (Globo, Band, Veja, Folha, Estadão, etc.) é que nos tornamos uma pessoa mais positiva, longe de processos depressivos, mantemos a cabeça tranquila e longe desse mundo de ódio e violência que se propaga diariamente nela.
Rede Globo e Cia desligados de nosso cotidiano: um “Santo remédio” para se tornar uma pessoa melhor. Desde 2009 não mais sintonizo TV averta e não chego perto de canais da velha mídia, claro que em situações esporádicas nos abastecemos dela, como por exemplo, na Leitura da coluna de um Jânio de Freitas, Jornalista sempre lúcido, ou numa partida de Futebol, onde só há Rede Globo ou Sportv.
Sem contar que uma medida saudável que me policio é de não compartilhar nenhum link da velha mídia, só em casos extremos, como foi o caso do vídeo da Globonews, muito difundido nos blogs “sujos”, que um consultor deu uma aula sobre a Petrobrás e a compra de Pasadena que a entrevistadora ficou sem saber o que falar; vídeo que depois soubemos ter sido apagado do conteúdo do G1.
Outro dia li no Blog do Tijolaço que em menos de 48 horas uma notícia se transformou da água para o vinho. Folha e Valor (jornal da Folha em parceria com a Globo). A manchete espalhafatosa da Folha disse: racionamento de energia elétrica é quase inevitável, afirmam especialistas – domingão na Folha; terça-feira, o Valor, jornal especializado em análises econômicas e direcionado ao público empresarial e investidores, traz reportagem que diz exatamente o oposto: mercado vê mais distante o risco de racionamento.
Por que esta possibilidade de mudar em questão de horas de manchete?
Porque a velha mídia não faz jornalismo, ela faz política partidária e é oposição 24 horas ao Governo Federal e ao PT! O seu leitor pouco importa e a verdade dos fatos, também não! Mudou de versão porque quem lerá no Valor a versão nova para o fato é do ramo empresarial e precisa da informação mais correta para investir ou não o seu dinheiro no setor elétrico. Já, o leitor da Folha precisa ser enredado na trama de que o Governo Federal não está administrando com eficiência a questão da energia elétrica, porque é oposição o Jornal a ele.
A Água na cidade de São Paulo, em situação mais crítica que a da energia elétrica no Brasil, eu tenho que dar um jeito de dizer o contrário, porque a Sabesp que cuida da água na cidade de São Paulo é empresa ligada ao Governo Estadual cujo Governador é Geraldo Alckmin e um aliado na Política da velha mídia. Então, tenho que dizer categoricamente: – não há racionamento, mesmo havendo! E que não vai faltar água, mesmo que possa faltar (o que torcemos para não acontecer com muita chuva nos reservatórios).
Para quê perder tempo em ler, ouvir, assistir o Jornalismo de torcida e sem preocupação nenhuma com a verdade da velha mídia?
O melhor remédio que encontrei para me informar bem, ser uma pessoa mais positiva e não criar esse ódio seletivo (fabricado) por estas mídias contra quem não é do “partido” dela foi desconectá-los da minha Vida.
Só acredita nas suas informações quem quer!
2) Certamente, é preciso entender, também, que o Jornalismo de hoje em dia praticado pela velha mídia (hegemônica no Brasil, ocupando mais de 80% dos meios de comunicação pelos quais chegam até nós as notícias do Brasil e do Mundo) não busca mais a notícia nova, ele busca apenas a repetição da mesma notícia, umas 4 ou 5 o tempo todo. Mensalão, e agora Petrolão precisam ser massificados na cabeça das pessoas de algum modo e por um motivo: dominação dos indivíduos para manutenção do status quo (do Sistema), no Brasil com o agravante da recuperação do Poder central – a chave do cofre maior – o orçamento Federal.
Neste Jornalismo existe um lado a ser defendido “com unhas e dentes” e que não está no Poder central definindo os caminhos do desenvolvimento do Brasil e de como deva ser a inserção brasileira no mundo Capitalista. 4 eleições seguidas deu PT, que não é aliado. Eu faço como para solucionar o problema de meu aliado não estar no Poder central?
Tendo mais de 80% dos meios de comunicação em mãos eu detono com os meus adversários “sem dó nem pena”, via noticiário 24 horas negativo e espalhafatoso dele. Manchetes assustadoras, acusações sem provas, inverdades, assassinatos de reputação, concentração do noticiário no tema: Petrolão e se busca, a qualquer preço, destruir o adversário político.
Com o advento de diferentes formas de entretenimento, para além da TV aberta e Rádio: a internet e suas redes sociais, o dinheiro no bolso para a balada, os smartphones, o Netflix, Os filmes, séries e desenhos da TV à cabo, os games, etc. as audiências das TVS abertas e do rádio caíram vertiginosamente. Sem contar que jornais e revistas estão em extinção, pois, notícias nós lemos na Internet, certo?
Foi este processo que acarretou que o Jornalismo de hoje, ligado ao Imperialismo e ao Capitalismo Financeiro (Jornalismo partidário – hoje o partido da velha mídia é o PSDB (tucanos) – e de oposição ao Governo Federal), realizasse de forma extremada, não que antes não fosse assim, uma estratégia nova: repetir a mesma notícia (4 ou 5 notícias apenas) durante dias, meses, anos.
Por que repetir sem parar a mesma notícia? Para fisgar qualquer pessoa, mesmo aquela que assista o JN ou um noticiário uma vez por mês no máximo. Fisgar e tornar a notícia Petrolão discussão de toda a sociedade, mesmo que discussão enviesada, pois, sem a informação correta dos fatos que acontecem na empresa, afinal, se mostra apenas o que interessa, em muitos dos momentos, sem preocupação com a verdade factual, apenas com a preocupação de “detonar” com o adversário político da mídia. Vide capa da Veja antes da Eleição de 2014.
A intenção do noticiário do Petrolão é fazer todo mundo dizer: – você viu a corrupção na Petrobrás, que pouca vergonha. Mas, não quer dizer que as pessoas tenham real conhecimento do que se passou e passa na empresa Petrobrás, a maior produtora de Petróleo do Mundo em 2014, pasmem! Você sabia?
Como tudo pode ser caos numa empresa que é a maior produtora de Petróleo do Mundo? Reflitamos o dado acima.
A perseguição implacável contra José Dirceu precisa estar 24 horas no ar. Se eu deixar de noticiar sobre ele o povo tenderá a esquecer dele, poderá esquecer-se do tema Mensalão e de ligar a “corrupção” ao PT. Às 24 horas diárias de Petrobrás e corrupção na empresa segue o mesmo diapasão.
Hoje, não se faz mais Jornalismo. Apenas se repetem as mesmas notícias, poucas, para se massificar a ideia necessária para uma dominação das mentes, dominação esta, que cria o senso comum e garante a hegemonia do Capitalismo no mundo todo.
Mensalão e Petrolão = PT corrupto. Venezuela, Cuba, Coreia do Norte, Irã = ditadura. Países do Oriente Médio = terrorismo islâmico. E se fez o noticiário de dias, meses e anos.
A dominação das mentes se dá por ai. Não é pelo que não é dito, e sim, pela repetição de 4 ou 5 notícias ou se preferirem Slogans Publicitários o tempo todo. Se eu estiver viajando um mês nas minhas férias e não ligar a TV ou ver notícias no rádio, jornal, internet e revista, não terá problema, quando eu voltar o Petrolão estará entrando pelos meus ouvidos e me lembrarei dele e de associá-lo ao PT. A mesma notícia não pode jamais parar de circular, ela pode é se reciclar, para parecer novidade. Mensalão pode virar, naturalmente, Petrolão. E a mesma notícia muda de roupagem sem mudar os personagens.
Mesmo que tenhamos uma amplificação dos fatos reais, as notícias da corrupção na Petrobrás, mesmo que a corrupção seja bem menor do que a noticiada, mesmo que se possa trazer prejuízos econômicos enormes à empresa eu preciso desse noticiário repetitivo e alarmante do Petrolão. A verdade dos fatos pouco importa. A apuração concreta da corrupção pouco importa. Importa é ser tema 24 horas por dia a notícia chamada de Petrolão. A notícia serve para implodir o adversário político, favorecer o aliado político e, não se iluda: colocar a Petrobrás a serviço dos interesses de quem patrocina/aliado é da velha mídia: o Capital Financeiro e o Imperialismo Norte-Americano. Os 20 trilhões de dólares, valor aproximado do Pré-Sal não pode ser desprezado por ninguém, quando se noticiam sobre a Petrobrás. A quem interessa “destruir” a Petrobrás? Reflitamos.
Este modus operandi é a perfeita máquina de criação do pensamento e ações únicos. A velha mídia articulada nada mais faz do que amplificar em milhões de decibéis este processo da massificação de poucas notícias e que é globalizado.
Mistura-se o entretenimento fútil, as redes sociais e suas mensagens apócrifas da extrema-direita partidas e o Jornalismo da velha mídia de 4 ou 5 temas direcionados à defesa do Capitalismo Financeiro e do Imperialismo Norte-Americano, ferrando todos os que ousam ir por um caminho, por menor que seja, contrário a esses dois gigantes e se compreende o Brasil de 2015.
3) Precisamos entender o mecanismo de atuação do noticiário da Rede Globo & Cia, também, pela criação de uma narrativa ou pela apropriação das narrativas que ameacem o status quo (o Sistema).
Por que a velha mídia se embrenhou de corpo e alma nas manifestações de 15 de março? Apenas porque quer “sangrar” o Governo Federal, quer mostrar um clima de caos social, político e econômico no Brasil com a Presidenta Dilma e o PT no Poder?
Não! A criação de narrativa própria é para tergiversar os anseios de grande parte dos brasileiros. Claro que nós queremos uma Reforma Política séria e o fim do financiamento privado por empresas nas campanhas eleitorais. Dominando a narrativa eu edito o conteúdo dela. Posso esconder que no dia 15 de março tinham defensores de uma Ditadura Militar e pessoas batendo continência para militares torturadores do regime de exceção, que havia nazistas empunhando o símbolo da suástica, mas, também, posso esconder que havia parcela de pessoas bem-intencionadas e que gostariam de novas maneiras de realização da Política no Brasil, e eram pautas/reivindicações muito além do noticiário de mão-única sobre o Brasil, cujo único tema aceito é a corrupção, esta ligada sempre ao PT e que para acabar com ela só o “impitman” da Presidenta Dilma, e pasmem, hoje tentam até dizer que seu nascimento no Brasil se deu em 2003 com a chegada do PT ao Governo Federal.
Tentar mostrar que todas as pessoas nas ruas em 15 de março estavam uníssonas em afirmar que toda a insatisfação da população é por causa da corrupção, ligada como sempre ao personagem único da narrativa: o PT é camuflar anseios progressistas e de mudanças reais da sociedade brasileira acima de tudo para nada mudar.
A construção da narrativa é essencial ao domínio dos povos. A massificação da narrativa idêntica, também. A saturação da temática corrupção é o biombo das necessidades prementes do Brasil.
Quando não é possível controlar os narradores contrários ao status quo (o Sistema) como foi nos casos das manifestações de junho de 2013 e o MPL – Movimento do Passe Livre – ou na vinda do Papa Francisco ao Brasil se torna preciso, também, a construção de uma narrativa paralela e de massificá-la em meio à população. Os jovens das ruas em 2013, o Papa precisam ser “redesenhados” perante a população. As reivindicações deles podem mudar (editando a narrativa) ou serem negligenciadas. Edito as imagens, mostro do alto, escolho a dedo quem se pronuncia, mostro os cartazes A, B e não mostro os cartazes C e D, etc.
Um aparte.
Nas manifestações de 15 de março foi assim que aconteceu. A Rede Globo não seria louca de mostrar os fascistas em plena Avenida Paulista nem iria mostrar o contingente de pessoas pedindo o retorno da Ditadura Militar.
Voltando.
O que é subversivo, como a diminuição do lucro dos empresários para diminuição substancial do preço da tarifa de transporte, os caminhos para se chegar ao passe livre; a fala do Papa atual contrária ao acúmulo excessivo das riquezas do mundo nas mãos de pouquíssimas pessoas, os discursos contra a cultura do “mercado”, eu preciso ter em mãos a audiência/controle da narrativa.
Por que ter a audiência e controle da narrativa? Porque a velha mídia defende os interesses do 1% da sociedade que detêm o controle das finanças do mundo.
E visa construir os canais futuros que impeçam a contaminação de muitos dos brasileiros por uma narrativa nova, diversa da habitual e progressista, que possa subverter a ordem que a Rede Globo & Cia defendem.
O controle da narrativa futura! A velha mídia busca incessantemente ser a “porta-voz” das consequências dos atos de manifestantes e do Papa Francisco. Porta-voz se pode traduzir como o espaço de onde as pessoas se informarão sobre os temas: passeatas/manifestações e Papa Francisco. Ai eu manipulo o leitor, telespectador, ouvinte com a narrativa minha (da Rede Globo e Cia.), negligencio o que não interessa, invento um pouco, edito um bocado para manter intacto o Poder Central do Capitalismo Financeiro e do Imperialismo Norte-Americano.
Tudo o que for pauta progressista e subversiva ao status quo (o Sistema) tem de ser capturado pelas imagens, falas e textos da velha mídia.
A velha mídia sobrevive desse pêndulo: noticiar sempre as mesmas coisas e construir narrativas, invertendo seus conteúdos, para as pautas progressistas e transformadoras da sociedade como um todo.
timbatle
a REDE GLOBO LANÇOU RECENTEMENTE A CAMPANHA #menos é mais.
Traduzindo, fica tipo assim:
#menosGloboémaisBrasil
#menosGloboémaisDemocracia
#menosGloboémaisjustiça
#menosGloboémaisverdade
#menosGloboémaisPaz
#menosGloboémaisAmor
#menosGloboémaisAlegria
#menosGloboémaisDesenvolvimento
#menosGloboémaisInteligência
#menosgloboémaisEconomia
#menosgloboémaisJustiçaSocial
#menosgloboémaisCompreensão
#menosgloboémaisRazão
leandro oliveira
E vamos marchar dia 12 para colocarmos a cunha na presidência … essa lei da terceirização está muito frouxa, queremos quarteirização !!! E a matéria se desintegrou dos grandes portais… por que será ? Não tem preço ver o tal de Reiazedo de veja explicando para os coxinhas, seus e(l)eitores que a terceirização e redução dos seus salários é bom pro Brasil por que o PT votou contra. VETA DILMA !!!
Deixe seu comentário