A transformação do Procon de Florianópolis em SAC da OI
por Alexandra Peixoto, no Boca no Trombone
Minha mãe mora em Florianópolis há quase 6 anos. Quando fomos do Rio para lá, a mudança foi radical. E pra melhor.
Mas alguns problemas recorrentes e profundamente aborrecedores continuaram os mesmos. Aqueles com as companhias telefônicas que adoram nos fazer de idiotas.
De 2005 até 2009 nós éramos vítimas da má fé da Brasil Telecom. Nosso primeiro aborrecimento foi quando eu pedi uma linha telefônica junto com a internet. A linha chegou, depois de um mês, mas a internet, ah, essa estamos esperando até hoje. O mais absurdo é que eles seguiram cobrando a internet por um ano sem fornecer o serviço. Eu perdi a conta de quantas vezes liguei pedindo o cancelamento. Até que finalmente, um dia, eles cancelaram a cobrança e começaram a restituir o que haviam cobrado indevidamente.
Em 2009 a BrTelecom virou a OI, naquela negociação sombria do Daniel Dantas. Eis que então minha mãe agora havia se tornado cliente da OI.
Eu ajudo e muito minha velha. Pago o aluguel dela e ajudo a pagar as contas, pois o salário mínimo que ela recebe de viuvez do meu pai mais o salário mínimo que o companheiro dela recebe por invalidez não dão pra cobrir as despesas que um casal de idosos tem. Ainda bem que eles tem a mim e minha irmã gêmea para ajudar. Quantos não tem essa sorte?
O caso é que sempre eu fico impressionada com os valores das contas de telefone da minha velha, mas não ouso reclamar pra ela, pois eu penso que ao morar longe da família carioca e dos amigos, regular conta de telefone seria uma sacanagem. Então a conta vem e a gente paga. Mas to longe, to aqui em Sampa, não olho os detalhes da conta.
Cheguei no mês de julho desse ano a Floripa, para visitar a família. Minha mãe me pediu pra ir na lotérica pagar a conta atrasada. Fui xeretar o extrato da conta. Quase caí pra trás. Minha mãe paga 3 planos de franquia diferentes, que somados dão conta de mil minutos. Perguntei se ela havia pedido esses planos e, se sim, por que então, mesmo assim, as contas vinham tão altas? Ela me disse que nunca solicitou nenhum plano, que na transformação da Brasil Telecom em OI, eles já enfiaram goela abaixo esses planos, cujos tais nem ela conseguia entender.
Liguei pra Oi. Lá fiquei sabendo que sim, ela estava pagando esse super pacote jumbo família há 3 anos e que o consumo médio da casa era de 180 minutos. OI? Minha mãe paga por mil minutos (3 planos que ela nunca pediu) e usa 180 minutos. Nem preciso dizer o quanto revoltadas nós ficamos. Solicitei o cancelamento de 2 dos 3 planos e o ressarcimento das taxas cobradas indevidamente desde 2009. Primeiramente a atendente me disse que para cancelar um dos planos eu deveria cancelar todos e fazer um novo, cujo custo-benefício seria inferior a um dos planos que já tinhamos. Eu falei: não faz sentido, não é justo e a gente vai pra justiça. Em questão de segundos ela viu que sim, podíamos cancelar os planos sem restrições. É sempre assim, se vc falar manso com os atendentes (que ganham uma miséria e são treinados a não demostrarem nenhum tipo de emoção) a gente não consegue nada. Tem que mostrar, de forma educada e contundente, que sabemos dos nossos direitos e que não somos idiotas. E dizer que estamos gravando a ligação, contando os minutos (e por vezes horas) de atendimento para algo tão simples de resolver.
Apoie o VIOMUNDO
Mas o ressarcimento não conseguiríamos assim tão facilmente.
Fiz umas contas por alto, de tudo que havia sido cobrado indevidamente, desde 2009. Falei pra minha velha que se ela fosse ao Procon, ela teria a receber no mínimo uns 600 reias de volta. Ela se animou, afinal, não sou essa mala à toa, eu tenho a quem puxar. E pra quem recebe um salário mínimo por mês, 600 reais é uma grana boa. E não é só pela grana, é porque isso é uma tremenda sacanagem com os pobres. Imagina, eles fazem isso com milhões de pessoas que não percebem que estão sendo extorquidas. E sempre aquelas letras miudas e descrições de serviços ininteligíveis.
Agora vem a parte surreal da história, como se o que escrevi até aqui já não fosse o suficientemente bizarro.
Zezé, minha mãe, foi ao Procon de Florianópolis. Assim que ela chega no balcão, ao informar que era uma reclamação contra a OI, o atendente a encaminha para uma sala toda moderna, com ar condicionado, mobília moderna com dois funcionários para lhe atender… da OI. Cuma? Minha mãe responde, arfando ao telefone: isso mesmo o que você ouviu, eu fui atendida, dentro do Procon de Florianópolis, por funcionários da OI. E isso é o que todas as companhias de telefonia tem feito, desde as privatizações das comunicações e empresas de telefonia feitas pelo nosso maior vendedor de patrimônio público, o Fernando Henrique Cardoso, ou FHC. Em vez de terem um serviço decente de atendimento ao cliente, eles terceirizam um órgão público de defesa do consumidor, que é o Procon.
Zezé sacou logo que ali não conseguiria muita coisa, pois viu que eles estavam ali para desestimular qualquer revolta, mas mesmo assim resolveu fazer sua reclamação e pedir a restituição da grana cobrada indevidamente. A resposta que recebeu foi que a OI só restituiria o último mês e que não adiantava ir até a ANATEL. Tiraram minha mãe de trouxa, né?
Alguém aí já passou por isso? Já tinha percebido essa sacanagem? Só eu fico indignada com um treco desses?
Minha mãe saiu de lá furiosa, direto pro Fórum. Lá foi recebida por defensores que lhes disseram que ela está coberta de razão e no dia seguinte já entravam com a papelada para pedir a restituição da grana e uma indenização.
Em Floripa, uma cidade com quase 400 mil habitantes (pode ser um pouco mais) as coisas funcionam melhor e mais rapidamente do que aqui em São Paulo. E pelo fato da minha mãe ter 69 anos ela tem prioridade nos trâmites na justiça. Estamos aguardando os melhores momentos.
Escrevo isso como um desabafo e também por um pedido da minha velha, que, como diriam os Novos Baianos, “é doida por mim, só porque sou assim”.
Eu não tenho essa inconformidade com as injustiças à toa. Tá no meu sangue, herdei da Maria José Peixoto da Silva, minha super mãe.
E vc, vai continuar sendo sugad@ pelas companhias telefônicas sem fazer nada?
PS do Viomundo: Estas empresas, com este nível de “serviço” ao consumidor, é que farão a banda larga no Brasil. Socorro!
Comentários
MarcioA
Minha mais recente estorinha deste tipo: minha esposa foi trocar o chip de seu pré-pago TIM por outro em tamanho menor (para iphone). A vendedora informou que não havia e não sabia quando ia chegar. A opção seria contratar um plano pós-pago. Para esta operação, aí sim, haveria o tal chip… – isso é VENDA CASADA, não? Mas ok, ela resolveu adquirir um plano novo. Só que a vendedora se esqueceu de dizer que nesse caso ela perderia os R$30 reais de crédito que ela havia pago previamente em uma recarga… depois disso liguei 3 vezes na TIM. Na primeira vez, fui informado que ela não perderá os 30 reais. Nas outras duas vezes me informaram que os 30 pila evaporaram. Vamos ver no que dá. O tratamento, de qualquer forma, é um lixo, e me impressiona o descaso. Para comparar, há dois meses comprei alguns livros da Amazon, que demoraram 2 dias a mais que o previsto para chegar. Só por isso, eles já não me cobraram o frete e se desculparam, sugerindo alternativas para compensar o transtorno. Quer dizer, não é só uma questão de leis. É também de caráter.
Jicxjo
Identifico-me totalmente com o desabafo de Alexandra Peixoto, uma crônica dos percalços de qualquer anônimo usuário de telecomunicações no Brasil. Espumo de raiva toda vez que preciso reclamar alguma coisa junto a essas teles deliquentes, que perpetram roubo sistemático e descarado contra milhões de cidadãos, pilhados até em seus lares. Nesta semana, por exemplo, meu aborrecimento foi com a TIM, que ativa serviços suplementares que não foram solicitados, quanto aos quais só ficamos sabendo após a primeira cobrança indevida. E tome saliva…
silviakochen
Todas as empresas de telecomunicações no Brasil são assim, embora me pareça que a Oi é a pior delas. O fato é que nem 10% reclamam e, por isso, acaba sendo rentável o desrespeito ao usuário. E quem reclama pelas vias normais acaba perdendo muito tempo e tem um tal desgaste com o assunto que deixa de fazer isso numa segunda ou terceira vez (porque o usuário se cansa, mas as teles não).
Depois de problemas com a Oi (que nem o Procon conseguiu resolver e me indicou procurar a Justiça), cheguei à conclusâo de que a única coisa que faz essas empresas criminosas se mexerem é uma queixa na Anatel. Só assim eles pulam miudinho!
Jicxjo
Identifico-me totalmente com o desabafo de Alexandra Peixoto, uma crônica dos percalços de qualquer anônimo usuário de telecomunicações no Brasil. Espumo de raiva toda vez que preciso reclamar alguma coisa junto a essas teles deliquentes, que perpetram roubo sistemático e descarado contra milhões de cidadãos, pilhados até em seus lares. Nesta semana, por exemplo, meu aborrecimento foi com a TIM, que ativa serviços suplementares que não foram solicitados, quanto aos quais só ficamos sabendo após a primeira cobrança indevida. E tome saliva…
Nos últimos anos, tive aborrecimentos inefáveis com Embratel, TVA e Oi. Fiz representações contra as duas primeiras no Ministério Público; a outra processei no Juizado Especial. Neste, à semelhança do caso de Floripa, o mais absurdo foi conhecer o "Expressinho" da operadora dentro do próprio Fórum, um SAC no vestíbulo do Juizado. O consumidor, o vilão, com essa "grande" iniciativa da operadora boazinha, é dissuadido de tentar a ação, pois lá tudo pode ser resolvido com um telefonema para a pessoa certa. Privatizaram não só o Procon, mas o Judiciário também. Uma SACanagem.
Não podemos mais "deixar pra lá", até porque os problemas não ocorrem apenas uma vez nem tampouco só com o vizinho; mesmo os mais individualistas, insensíveis à violação de direitos alheios, certamente já foram vítimas da pilantragem corporativa. Sempre que a lesão for a direitos coletivos ou individuais homogêneos (isto é, uma lesão a vários indivíduos em escala), denuncie à Promotoria local competente do Ministério Público (Tutela Coletiva de Direitos do Consumidor, no caso). SAC, Procon, Anatel e Juizados Especiais não resolvem o problema sistêmico, é como enxugar gelo; só devem ser utilizados como "protesto" em caso de danos personalíssimos, que não possam ser coletivizados. Ou claro, para tentar obter ressarcimento ou indenização individual que, pelo baixo valor, já está devidamente prevista na contabilidade da empresa, quando não securitizada. Sem multas pesadas contra os corpiratas, sem combate institucional aos oligopólios, o crime em massa continuará a compensar.
Amadeu sugere que PT cobre de Dilma banda larga de verdade | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Quer saber mais sobre elas? Clique aqui. […]
Alexandre G. Marques
Depois PIGs e afins falam que o CUSTO BRASIL é alto em função do INSS e programas sociais anões e uqe os juros são altos pelo fato de o governo gastar muito. A maior parte do custo de se viver e empreender no Brasil é na verdade causado pelos juros estratosféricos e pela ineficiência e preços abusivos (comparados com outros países antes da cobrança de impostos ) dos serviços delegados como energia, telefonia, estradas pedagiadas – e agora estão começando a privatizar os serviços de água e esgoto. Aqui como nos EUA e Europa mais Chile e afins, a democracia ( que nunca foi tão democrática assim ) e suas instituições, está cada vez mais subordinada às corporações. A norma passa a ser o roubo e a rapinagem da população e estão cada dia mais cooptados executivo, legislativo e judiciário.
Rogério Camboim
Eu tenho reclamações em relação à Net, Oi, TIM, Walmart, Electrolux (um leitor acima falou em 6 meses por causa de splits da Consul, pois os meus são 6 meses com a Electrolux, e ainda não funcionam), além de pelo menos duas empresas regionais (uma loja de móveis e uma empresa de segurança). Se eu fosse escrever tudo, o espaço terminaria. Minha revolta vai fermentando, algum dia eu estouro.
Será que um dia teremos um Google brasileiro? | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] Alexandra Peixoto: Mamãe caiu no golpe do pacote telefônico (leitores choram as mágoas) […]
Iva
Estou no meu segunto embate contra a Oi. Na primeira vez solicitei as gravações dos contatos que dariam razão para a minha reclamação. Recebi uma carta informando que por problemas técnicos a gravação não estava disponível!! Agora fiz novamente a solicitação por problemas semelhantes aos apresentados aqui e recebo dois CDs, um contendo a gravação da solicitação das gravações e outro com a gravação de uma conversa de outra pessoa reclamando sobre o modem!!! Estou respirando fundo para ver se me acalmo e poder falar com educação com os atendentes quando solicitar o cancelamento de todos os serviços da OI. Se eu tiver um ataque cardíaco durante o processo, que este comentário fique como prova de que foi a Oi a responsável.
Alexandra Peixoto
não desista. só assim eles vão nos enxergar um pouco. tem que fazer barulho, e não desistir.
abraço
Alexandra
Rosi
Nossa, não me faltam histórias para contar. Com a BRTelecom, passei 4 meses pagando contas, depois de ter cancelado a linha… A TIM me cobra 3 faturas e me colocou no SPC depois de eu ter cancelado a linha (esta semana vou para a justiça). A Decolar.com e a COPA não aceitam corrigir nome errado em e-ticket e me fazem cancelar 3 passagens pagas a vista e que serão ressarcidas em até 120 dias. A representante da Consul em Porto Alegre me enrolou durante 6 meses para resolver o problema de instalação do ar condicionado. Enfim, as teles são insuportáveis, sem dúvida, mas as outras também são. O problema é que no Brasil tudo ou quase existe em prol das empresas. Precisamos (além de lutar por ideais mais nobres e abrangentes) lutar para que esta atuação abusiva e irresponsável das empresas seja exemplarmente punida a cada vez que se repetir.
Agora, as teles dentro do PROCOM é inadmissível.
Eu sugiro uma cruzada contra os desmandos e os privilégios das empresas no Brasil.
ma.rosa
ja nao me causa mais tanto espanto o que nos fazem as companhias telefonicas, pois todoas usam de ma fe com o consumidor. mas e espantoso e o descalabro do procon, orgao publico, financiado com o dinheiro publico, conluir com a tais telefonicas. a corrupçao mais uma vez se mostra! desejo sucesso nesta empreitada e tambem quero dizer que em santa catarina, nao temos defensores publicos. provavelmente sua mae foi atendida pela "justiça dativa" o que espero seja eficiente e cumpra o seu dever. pois em outras situaçoes, deixou e deixa muito a desejar.
ma.rosa
Ronaldo Cananéia
O espantoso é as lideranças do país aceitarem essa situação sem ficar envergonhadas.
E o povo teria que se comportar como a filha da Da. Zezé, o que não é muito comum.
E a banda lerda do Hibernardo vem aí . . .
Raphael Tsavkko
Situação típica ao se lidar com empresas de telecomincação. São todas nojentas, oferecem serviço porco e só te dão dor de cabeça.PAssei 6 meses brigando com a Telefônica que me cobrava além pela internet, TV e telefone, mas felizmente consegui resolver antes de entrarn o PROCON e com MUITA paciência!
http://www.tsavkko.com.br/2009/08/telefonica-6-me…
Nilva
Faça ainda mais contra o PL Azeredo!
A Avaaz está trabalhando com o Idec, Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor para maximizar o nosso impacto. Vamos amplificar as nossas vozes assinando também a petição para denunciar o PL Azeredo à Comissão de Defesa do Consumidor, ajudando a ampliar o debate sobre o PL, informar os deputados das comissões e ganhar tempo antes da votação!
Assine a petição do IDEC aqui: http://www.idec.org.br/campanhas/pl_azeredo
Marcio H Silva
Já assinei a petição contra a PL da WEB.
Eurico
Já tive muitos problemas com esta empresinha telefonica de quinta para nos atender e de primeira para nos tentar engambelar. É a herança do FHC, não nos esqueçamos! Também nao canhamos no engodo de que foi ele que tornou popular o telefone e o celular. Com as tecnologias da década de 90 dava para ter feito isso sem privatizar (doar) nada.
Nilva
Pessoal, soluções para este tipo de problema podem ser encontradas no site http://www.idec.org.br. Eu já tive alguns problemas com teles, bancos, empresas de ônibus etc e segui as orientações dos especialistas do IDEC – Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor, aliás grande parceiro nas lutas pela Banda Larga de Qualidade e contra o AI5-Digital, entre outras.
operantelivre
Eu sou associado IDEC desde 2009. Recomendo.
Olinda
Cuidado também depois que fazer a portabilidade. Pois a Oi me mandou faturas indevidas. Registrei a reclamação a ANATEL e fui atendida em quatro dias.
Marcos C.Campos
SOCORRO.
HIBERNANDO
ACORDA !!!!!
Sandra
Oi, Azenha, comentaristas:
Neste mês de julho, a mensalidade pelos serviços de internet que pago à SIM TV (que, em Juiz de Fora, substituiu a NET), foi aumentada em 9,77%.
Gostaria de saber se há alguma regulamentação para o índice de aumento. Na própria SIM não souberam me informar. Achei um aumento abusivo. Agradeço a quem puder me dar a informação.
Marcio H Silva
fui aumentaod no mesmo índice aqui no RJ com a NET.
Virginia Langley
meu carro (uma Blazer prata muito bacana) foi roubada por bandidos comuns perto de Salvador, na BR 101, a 500 metros de um posto da PRF, quando fomos interceptados, ao meio dia, proximo a cidade de Santo Antonio de Jesus (moramos em BH/MG) depois de tenebrosos desdobramentos da historia, soubemos que a policia havia prendido os bandidos e roubado o carro dos ladrões originais… e aí sim perdemos totalmente a esperança de o recuperar. Pra quem devemos reclamar???? o bispo terá agenda para nos atender???
Alexandra Peixoto
Fico imensamente feliz, embora o assunto me dê ódio, que as pessoas estejam deixando aqui seu desabafo, a partir do meu próprio desabafo. Imaginem só, não são milhares de pessoas, são milhões de brasileir@s que estão sendo lesados mensalmente por estas corporações psicopatas (recomendo assitirem o filme The Corporation – clique aqui para ver online http://cineclubebocanotrombone.blogspot.com/2011/…. E com bem salientou o Azenha (ou a Conceição Lemes, não tenho certeza) são essas malditas empresas que serão responsáveis por fornecer internet banda larga pra todo país, a preços populares e com qualidade. Oi? Alguém aqui acredita em Papai Noel? É Claro que não vão. Vão é extorquir, TIM TIM , por TIM TIM cada centavo em milhões e milhões de lançamentos com letras miúdas, vão nos dar um serviço de péssima qualidade e se vc quiser reclamar, senta lá, Claudias e Claudios, que o Procon te atenderá com funcionários terceirizados… das corporações.
Estão pouco revoltados? Recordar é viver! Deixo aqui com vocês um texto do Leandro Fortes, jornalista da Carta Capital onde ele conta sua saga, EM 2008, para cancelar uma linha da Brasil Telecom. —> http://muitasbocasnotrombone.blogspot.com/2008/08…
Gente, precisamos realmente botar a boca no trombone e exigir uma banda larga pra todos, com preços populares, com qualidade e muita abrangência. Se deixarmos a internet nas mãos das corporações, nossa democracia plena nunca se efetivará de fato.
abração,
Alexandra Peixoto
Júlio
Realmente dá uma raiva tremenda, até porque eu e minha família sentimos na pele esse tratamento asqueroso da Brasil Telecom, agora Oi, aqui em Florianópolis. Cobranças indevidas, imensa dificuldade em ser atendido e cancelar serviços não solicitados, horas no telefone sendo enrolados e por ai vai. A solução aqui em casa foi cancelar o serviço dessa companhia e mudar pra GVT, que não é a melhor companhia nem o melhor serviço do mundo, mas pra nós foi muito melhor, além de mais barato. Ninguém sentiu saudades.
Carlos Cruz
O meu "causo" foi com a TIM e a OI. Entusiasmado com a internet sem fio aderi ao plano da TIM. O primeiro mes fo bom ( ou rasoavel…) mas daí em diante uma desgraça. Atraves da RJNET via que a velocidade de conexão (quando havia) era de 10, 20 kbps, uma desgraça. Como havia recebido o modem de graça, tive que pagar proporcionalmente os meses que faltavam para 1 ano. Aí entrei numa fria maior ainda. Aderi a Oi! Desgraça pouca… Mas para não ficar "devendo", comprei o mause ( R$350,00) sem fio. Agora a desgraça: a velocidade, depois de 1 mes (sempre 1 mes, pensei) chegou a incriveis 1kbps, quando conseguia conectar. Tentei tudo que podia,e sempre o culpado era "eu", sempre errado em alguma coisa. Fui para a Claro, a melhor. Não tenho nenhuma reclamação contra a empresa, sempre correta comigo. Hoje tenho a Net e TV a cabo. Mas já estou pensando em sair , se a tal GVT vingar. Mas TIM e Oi nunca mais!
Professora
É tudo uma vergonha. Já reclamei da oi na Anatel mais de 2 vezes e a resposta é sempre a mesma: " Entramos em contato com a oi e enviamos sua reclamação, eles informaram que já entraram em contato com a senhora" . Só rindo pra não chorar. De que adianta reclamar na Anatel se ela manda de volta pra oi e aceita qualquer explicação imbecil?
Pior é que em alguns lugares só há mesmo a oi fornecendo internet e telefone. Já tentei mudar para a GVT ( nem sei se presta, mas ia tentar), só que não atende na localidade onde moro. É um inferno!
André almeida
Alexandra,
Além de pedir ressarcimento, não se esqueça de que valores indevidamente cobrados e já pagos, tem q ser devolvidos em dobro. Não tem nem o que eles discutirem, tá na lei.
Eu fui ressarcido em dobro durante vários meses pela NET.
Não precisa nem chorar, é só ser firme.
Alexandra Peixoto
Obrigada, André. Vou avisar minha mãe pra ela falar isso com o advogado.
Reynaldo
Já tive problema com a BrT (Hoje Oi). Puseram na minha conta 4 serviços que nunca solicitei (siga-me, secretária eletrônica e outros dois mais).
Como o pagamento das contas eram em débito automático, só percebi alguns meses depois. Liguei para a BrT e a atendente me informou que os tais serviços foram autorizados pelo filho. Quando meu filho chegou em casa perguntei a ele sobre a tal autorização. Disse que nunca autorizou nada. Depois de alguns segundos disse lembra-se que a alguns meses atendeu uma ligação perguntando pelo responsável da linha. Disse que eu não estava. Perguntaram pelo seu nome e ele disse o nome. Como ele informou o nome então consideraram que ele autorizou os tais serviços.
Voltei a ligar para BrT para informar que meu filho não havia autorizado coisa nenhuma, e queria ouvir a gravação da conversa. Fui informado que a conversa é sigilosa.
Ficou o dilema. Ou a BrT nos enganou ou meu filho é mentiroso.
Foi o que disse para ele. Ou você ou a BrT está mentindo. Se não é você o mentiroso, deve ir na justiça pedir indenização por danos morais por passar por mentiroso perante o próprio pai.
Agora vem o pior. Ele encontrou um amigo que passou pela mesma situação. Este amigo conhece um desembargador aqui em Florianópolis. Não é que o tal desembargador disse para este amigo de meu filho que não adianta entrar na justiça contra a BrT, porque a BrT tem uma equipe de advogados muito bem pagos, que sabem muito bem os caminhos da justiça e a maioria dos juízes estão comprados pela BrT. Quase ninguém consegue nada contra a BrT.
Só me restou entrar no Procon para conseguir o dinheiro de volta dos tais serviços, e encerrar a conta da BrT.
João Belther Junior
Por falta de opcão contratei os servicos de internet e telefonia fixa da Oi. Os problemas já comecaram antes da internet ser instalada, quando, milagrosamente, empresas como UOL e Terra ligavam oferecendo seus provedores. A pessoa da UOL inclusive falou em tom de ameaca com a minha esposa, afirmando que não teríamos acesso a internet se não contratássemos o seu provedor. Reclamei com a Oi algumas vezes, sempre recebendo respostas diferentes. O fato é que a Oi entrega os dados dos clientes para seus "parceiros". Mas isso era somente o comeco. Contratei o plano Fale Ilimitado, com o qual posso fazer ligacões ilimitadas para qualquer fixo utilizando o 31. Quando chegou minha primeira fatura pude perceber porque meus colegas de trabalho se dividem entre os que odeiam a Oi e os que odeiam e tem um processo contra Oi: o plano Fale Ilimitado foi cobrado com um valor acima do contratado, pois o valor é menor quando contratado em conjunto com internet; me cobraram um certo Fale Digital, servico que não pedi e que, segundo uma atendente da própria Oi, está incluído no plano Fale Ilimitado; por fim, todas as ligacões para fixo utilizando o 31 foram cobradas. Após diversas ligacões que misteriosamente caíam, consegui ser atendido e registrar minha queixa, isso no dia 26/07/2011. A atendente reconheceu o problema e disse que entrariam em contato comigo em até 8 dias, prazo que vence amanhã. Estou certo que não ligarão. Há queixas idênticas no Reclame Aqui e no meu trabalho há história ainda piores que a minha. Então estou apenas aguardando o prazo para ir ao Procon e registrar queixa na Anatel. Infelizmente não há muito para onde correr onde moro atualmente, a empresa concorrente oferece internet de 1 Mega por R$80,00. É isso.
Vitkauskas
Tive um problema parecido , com o provedor "Gratuito Terra" , que o próprio site da telefonica indica que é gratuito ,deixei bem claro ao atendente que estava querendo somente o serviço para acessar a internet e que se o serviço não fosse gratuito não adiantava e ela me garantiu que o serviço era mesmo de graça e que a ligação era gravada que eu podia confiar, qual não foi meu espanto quando recebi uma fatura de R$ 50,00 me cobrando por serviços que nunca utilizei , mas o pior é que depois de tentar falar varias vezes , bateram o telefone na minha cara , só resolveram parcialmente quando pedi para falar com o supervisor que mesmo assim me deixou com o serviço que era pra ser de graça com um valor de R$ 9,00, os caras fazem o que querem com a gente ,
kaccira
"…Em 2009 a BrTelecom virou a OI, naquela negociação sombria do Daniel Dantas…"
O que era proibido pela legislação vigente, diga-se de passagem.Quem moveu mundos e fundos para mudar a lei foi o ex-presidente lula, lembram-se?Ah, ia me esquecendo, quando ainda era Telemar, a OI investiu 5 milhões na empresa do filho do lula,aquele que, nas palavras do papai, era um "ronaldinho dos negócios"…
Rogério Leonardo
Tive e ainda tenho problemas com o Bradesco.
Me cobrou tarifas de uma conta desativada desde abril/2006 e colocou meu nome nos serviços de proteção ao crédito. A dívida, segundo eles, chegou a R$ 1.800,00 (mil e oitocentos reais).
Eu não tinha prova de que pedi o cancelamento (o fiz confiando no gerente, só de boca), porém, como não movimentei mais a conta desde aquela data, ou seja, nunca mais utilizei serviços do banco.
Entrei com uma ação em dezembro de 2010 e ganhei em abril deste ano (5 meses depois) uma indenização de R$ 6.000,00 (seis mil reais) por danos morais e meu nome está limpo.
O que a maioria não sabe é que no Código de Defesa do Consumidor o ônus da prova é do fornecedor de produto ou serviço e não do consumidor, ou seja, quem tinha de provar que eu não havia cancelado a conta era o banco, como a conta ficou sem movimento desde de então, a presunção era favorável a mim.
Em suma, sempre vale a pena entrar na justiça contra as maracutaias destas empresas, mas, lembrem-se, JUSTIÇA, o Procon não adianta de nada, já tive outros casos no PROCON e não deram em nada, tive de ir na JUSTIÇA depois.
No caso das TELES a ANATEL é também mais efetiva do que o Procon, mas, a JUSTIÇA ainda é melhor.
Abraços a todos.
dukrai
a Net armou uma presepada comigo cobrando uma conta vencida há mais de de dois anos quando eu cancelei a minha assinatura e fui pra OI. dei corda pro condenado, me protestaram e me botaram na lista "suja" do SPC. Eu e o meu amigo Betão rimos muito e tomamos "várias " cervejas no Barro Preto às custas dos cretinos que tentaram me retaliar pelo cancelamento e pagaram 3.300 reais de indenização. O mais engraçado é que o serviço da OI é uma desgraça aqui em BH e voltei pra Net. tô torcendo pra me protestarem de novo quando mudar pra GVT, a menos ruim e que vai vender o pacote de internet, tel e tv a partir de julho.
Luiz Carlos Azenha
Vou fazer um post juntando todos os causos, para disseminar nas mídias sociais. abs e obrigado.
operantelivre
Apenas uma estorinha, ficção. Qualquer semelhança com fatos reais é mera coincidência.
Alguns anos atrás ganhei uma causa na justiça no valor de uns R$ 10.000,00 de uma dessas empresas de Tv à cabo. Foram alguns anos. Dinheiro na poupança. Quando peguei o documento ditado por ela para eu assinar, li com cuidado e não pestanejei em lhe dizer que ela usava uma palavra que não traduzia o que eu fizera ou dissera. Aliás, assinar com a tal palavra no texto me deixava sem chances numa instância superior, onde eu de fato recorri e ganhei. Então, colega, eu testemunhei atitudes de uma juiza, dentro de um forum, que me sugeriram má-fé. E ela era Juiza e não estava na sala da Oi ou do Procon e sim num fórum. Tem mais, ainda ouvi uma frase dela muito anti ética criticando seus colegas da instância superior. Isto tudo aconteceu numa audiência e não num boteco. Tem mais, mas por aí já tem uma ideia de como essas teles "privatizam" até espaços "insuspeitos. Sei que esta não deve ser a regra no judiciário.
Tenho uma porção dessas ficções escritas.
dukrai
boa, Azenha, pode publicar que já pagaram rs
Goyalves
Eu também estou com uma ação contra a telefonica por sua gana de me arrancar dinheiro sem respeitar meus direitos, faz mais um ano que ela me empurrou um novo plano o "fale à vontade" dizendo que eu poderia ter internet e telefone por um preço módico… por 3 meses foi tudo conforme me falaram e depois do nada recebi contar astronômicas por estar usando internet e telefone! cheguei a pensar q tinha sido clonada! ainda vou ser ouvida no tribunal porque não aceitei acordo q quero ser respeitada como cidadã! A conta estava em debito automático e durante um período q estive doente e impossibilitada de fazer um telefonema ou resolver por internet a questão… eu acabei no serasa por causa da telefonica. então tomem cuidado com contasem debito automático também! o Bradesco não quer saber se vc está de cama ele te cobra mesmo! e se vc dever 20,00 ou 2000,00 não interessa, é mandado para o SERASA sem argumentação!
César Augusto Sandri
Meu problema está sendo com a Sky, a história é tão exdruxula quanto esta , precisamos nos unir, estão metendo a mão de todo jeito, só pra resumir, depois de 6 anos me disseram ontem, estou emocionado porque ainda estou muito puto, depois de 6 anso me disseram que eu tenho duas assinaturas e vem debitando em minha conta corrette.
Azenha pelo amor que vc tem pelos seu seguidores vamos abrir um canal pra acabar com o maior assalto . via telefone que estão com os Brasileiros, ainda estou muito emocionado, chorando mesmo de raiva, depois vou escrever com calma…
Luiz Carlos Azenha
Você poderia escrever um texto a respeito, para a gente publicar e repercutir? abs
André Almeida
Peça ressarcimento dos valores indevidamente pagos EM DOBRO. È lei, já consegui várias vezes isso com a NET, por cobranças indevidas.
O_Brasileiro
Parabéns a Sra. Maria José Peixoto da Silva e a Sra. Alexandra Peixoto! Se todos agissem assim, as empresas brasileiras e as estrangeiras instaladas no Brasil respeitariam os consumidores brasileiros!
Polengo
Tive problemas com um banco, o santander.
A maioria das pessoas dizia pra deixar quieto, era pouca coisa, os bancos fazem isso mesmo.
Mas eu sou mala que nem a moça aí, já ganhei 4 processos contra eles, incluindo duas multas – e multas boas.
Não é pra deixar quieto não. Telefônicas, bancos e similares é pra ir com o sarrafo na mão.
jony
O santander debitou em minha conta uma parcela de empréstimo( que eu não contratei) no valor de R$606,00, estornou e voltou a debitar. Tentei por dois dias falar com o sac do banco, mas uma gravação informava que eu verificasse o número discado. Fui à agência da qual sou cliente, o gerente me colocou em contato com o sac. A atendente do sac me orientou a fazer a reclamação por escrito. Recusei. Liguei para o 0800, falei com outro atendente que não podia me dar informação alguma. Procurei meu advogado e voltei a ligar para o banco. No dia seguinte, voltaram a creditar o valor na minha conta. Tudo isso durou dez dias. Os juros cobrados? Até agora, nada.
Deixe seu comentário