Segurando a imensa tristeza da morte de Saramago, leio uma boa notícia para continuar o dia. Trago-a para compartilhar com vocês: a Petrobras adere aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, propostos pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher. Mais que isso, em seis anos a empresa quase dobrou o número de mulheres em seus quadros: em 2003, eram 4.406 mulheres trabalhando na Petrobras, em dezembro de 2009, 8.268.
Do blog Petrobras
18 de junho de 2010
A Petrobras anunciou, esta semana, a adesão aos Princípios de Empoderamento das Mulheres, propostos pelo Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para a Mulher (UNIFEM) e pelo Pacto Global das Nações Unidas. O documento elenca sete princípios que fornecem às empresas orientações práticas para a promoção de igualdade de gênero no ambiente de trabalho, no mercado e na comunidade.
Em curso desde 2004, os Princípios de Empoderamento das Mulheres tem como objetivo proporcionar condições para que as mulheres participem plenamente da vida econômica em todos os setores e níveis da atividade econômica. Visa também atingir os objetivos internacionalmente acordados para o desenvolvimento, a sustentabilidade e os direitos humanos, melhorar as condições de vida para as mulheres, homens, famílias e comunidades e impulsionar as operações e metas dos negócios.
Os sete Princípios de Empoderamento das Mulheres são:
1. Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero;
2. Tratar todas as mulheres e homens de maneira justa no trabalho – respeitar e apoiar direitos humanos e não-discriminação;
3. Assegurar saúde, segurança e bem-estar a todos, trabalhadoras e trabalhadores, mulheres e homens;
4. Promover educação, treinamento e desenvolvimento profissional para as mulheres;
5. Implementar desenvolvimento empresarial e práticas de cadeia de suprimentos e marketing que empoderem as mulheres;
6. Promover igualdade através de iniciativas comunitárias e de defesa;
7. Medir e publicamente relatar o progresso no alcance da igualdade de gênero.
A Petrobras integra, desde 2006, o Programa Pró Equidade de Gênero, da Secretaria de Políticas para as Mulheres e, desde 2003, é signatária do Pacto Global da ONU. A participação das mulheres na Companhia tem crescido a cada ano. Em 2003, eram 4.406. Em dezembro de 2009, esse número já havia subido para 8.268.
O anúncio da adesão da Petrobras aos Princípios de Empoderamento das Mulheres foi feito esta semana (14/6) pela gerente de Orientações e Práticas de Responsabilidade Social da Petrobras, Sue Wolter Vianna, durante o Encontro Regional para o Fortalecimento da Equidade de Gênero, realizado no Rio de Janeiro. “Em maio, o presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli, assinou os Princípios de Empoderamento das Mulheres. Este documento mostra o compromisso da Petrobras para avançar ainda mais nesta discussão. É também um marco para a empresa e um novo desafio junto com o Pacto Global para trazer mais organizações para esse movimento”, destacou Sue.
Apoie o VIOMUNDO
Através de um depoimento em vídeo exibido no Encontro, a representante do UNIFEM Brasil e Cone Sul, Rebecca Tavares, parabenizou a iniciativa da Petrobras. “A adesão da Petrobras aos Princípios de Empoderamento das Mulheres é um grande incentivo para que mais empresas brasileiras façam parte deste esforço mundial. Parabenizamos a visão de negócio da Petrobras de investir em mulheres e incorporar a igualdade de gênero na sua política organizacional”, afirmou a representante.
O evento, promovido pelas empresas que assinaram a Carta Compromisso com o Programa Pró-Equidade de Gênero, reuniu representantes das próprias empresas e da OIT e da Unifem, integrantes do Sistema das Nações Unidas. Os encontros são feitos regularmente para debater medidas de equidade de gênero no mercado de trabalho. Em 2009, foi realizado o I Ciclo, que reuniu 1500 pessoas em 5 reuniões em diferentes estados brasileiros.
Em 2009, Petrobras, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Embrapa, Eletrobrás e Serpro assinaram a Carta Compromisso, que depois também recebeu a adesão de Itaipu e CPRM – Serviço Geológico do Brasil. No documento, as empresas signatárias propõem-se a promover o Ciclo de Encontros Regionais para Fortalecimento da Equidade de Gênero, com objetivo de intensificar a troca de experiências e estimular novas adesões à iniciativa.
Comentários
Glecio_Tavares
Sou feminista, quando Lula escolheu Dilma eu estava meio cético, mas ela prova cada dia que Lula é um genio.
O Brasil precisa que suas mulheres levantem e mostrem o caminho do amor.
Viva o Brasil e a MULHERADA.
Wilma
Sei de um caso bem escabroso na Refinaria Landulfo Alves – RLAM da Bahia, que os dirigentes da Petrobrás estão empurrando com a barriga e com esta atitude estão matando aos poucos esta moça. Mais dados no blog da FNP(Fedração Nacional dos Petroleiros )http://blogdafnp.blogspot.com/2010/03/informes-sobre-leninha.html. O nome da vitíma chama-se Edilene Farias Oliveira, mais conhecida por Leninha.
Nilton
Na Petrobras a poderosa diretoria de gás e energia é chefiada por Graça Foster… A unidade que mais produz petróleo no país, UN-Rio, com 1200000 barris/dia é chefiada por Marina Franchesi…
Milton Hayek
Encontrei,Azenha,a última cena da Deusa Audrey Hepburne.Morrer deve ser mais fácil se ela for o primeiro anjo que encontrarmos do outro lado:
[youtube 8TQsZ9X1gkY http://www.youtube.com/watch?v=8TQsZ9X1gkY youtube]
Milton Hayek
Filme "Além da eternidade".Steven Spielberg,1989.
Malu
Eduardo… dá até esperança em ver um homem escrever isso…!!
VanderResende
Acho que o texto deveria informar quanto era a quantidade total de funcionários em 2003 e qual a quantidade total em 2009. Com os dados apenas da variação da quantidade de mulheres fica dificil de saber o nível de aumento de participação feminina.
So para informar, entre "2003 e 2007 o número de empregados subiu de 45.476 para 64.885 (segundo http://robertounicamp.blogspot.com/2008/12/seguin… ).
Ou seja, de 2003 a 2007 houve um aumento de quase 50 % dos funcionarios, se os dados estiverem corretos.
Isso sem contar que de 2008 a 2009 houve um aumento significativo do numero de funcionarios, mediante diversos concursos públicos, aumento de áreas de atuação e diversificação de empresas do grupo petrobras.
Como disse, sem saber qual o aumento do numero de funcionários total fica dificil de considerar os dados de forma objetiva.
Embora acredite que realmente o numero de contrataçoes de mulheres tenha se intensificado.
Até porque as contrataçoes são por concursos públicos, e nos últimos anos as mulheres tem conquistado muito mais cargos públicos mediante concursos do que homens. Dado que pode ser observado nos resultados da maior parte dos concursosm, pois em muitos, pelo menos a maior parte dos que eu vi ultimamente, para salarios medios de 2000 a 7000, o numero de mulheres aprovadas é maior que o de homens.
Nilton
Em 2003 eram aproximadamente 36000, em 2009 são perto de 52000.
Jairo_Beraldo
"Aliás… o futuro da humanidade depende única e exclusivamente das mulheres"…sempre dependeu, Pamplona…quem me pariu foi uma mulher…a voce não?
Gerson Carneiro
Eu torço muito para minha mulher ganhar mais que eu.
Meu amor, eu te amo.
Jairo_Beraldo
Mas que cabra safado tu é…me lembrou Pedro Caroço, de Xique-Xique, aí pertinho de Irecê!
Gerson Carneiro
Berardão,
fica na tua, briga de marido e mulé não se mete a culé.
Jairo_Beraldo
Tá certo!…..
dukrai
eu já consegui, e ela disse que vai fazer doutorado, aí vou pedir pra aumentar a mesada rs
Nilton
Ai que inveja docê…
Alba
Fico feliz de ver essa notícia , ainda mais que colaborei em um processo de Empoderamento de Mulheres nas florestas de RO, há quatro anos atrás, quando como facilitadora realizei 10 Oficinas, capacitando 200 mulheres em Planejamento Participativo Estratégico. Somos precursoras deste tema tão relevante. Parabéns aqueles que já entenderam o papel da mulher na sociedade, na família, no mercado de trabalho, no exercício da cidadania e na força de vida!
mariafro
Oi Alba vc poderia me escrever? [email protected] não estou conseguindo acessar os comentários para recuperar o seu mail.
Abraços
Jairo_Beraldo
Nos países BRIC's, pela revista Forbes, estão as mulheres mais ricas do mundo, por esforço próprio. Destas, 5 são chinesas. Mulher brasileira, vamos a luta…
dukrai
As mulheres assumem uma carga extraordinária de trabalho, começando pelo doméstico e respondem sozinhas como chefes de família em número infinitamente maior que os do homem. Essas medidas de correção da desigualdade de oportunidades e salários como a da Petrobrás repercutem na concorrência e agrega um enorme valor para a empresa.
Urbano
O Governo Lula não esquece de ninguém e todos têm e terão seus direitos de cidadania.
Lula
Direitos iguais sim ….Deveres iguais tambem !!
A melhor maneira de se conseguir a igualdade é a educação e esclarecimento.
ceci
E viva as mulheres!
Deixe seu comentário