O “sucesso” da privatização dos trens no Rio de Janeiro

Tempo de leitura: < 1 min

A Supervia assumiu os trens de subúrbio do Rio de Janeiro em novembro de 1998. Ou seja, treze anos depois o serviço continua sofrível. Em 2010, a Odebrecht assumiu o controle da empresa, de olho na Copa e nas Olimpíadas (não, obviamente, de olho nos passageiros).

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Heleonardo Rodrigues

vida

Heleonardo Rodrigues

Os transporte públicos que na verdade não privados é que não funcionam, pois os empresários só pensam em obter lucros e em ter conluio com os políticos

Heleonardo Rodrigues

Os transportes públicos que na verdade são privados e não funcionam , pois os empresário só pensam em obter lucro e em ter conluio com os políticos

marcosomag

O grupo de black metal Gangrena Gasosa retrata a Supervia do Inferno!
[youtube 6-iAz6MeN7g&feature=player_detailpage http://www.youtube.com/watch?v=6-iAz6MeN7g&feature=player_detailpage youtube]

O_Brasileiro

Só os ingênuos petistas ainda caem no conto da eficiência das privatizações!
As estradas paulistas, por exemplo, já eram boas quando eram geridas pelo Estado, ou seja, antes de serem privatizadas. As concessionárias só fizeram lucrar com o que já era bom!
Esse exemplo da Supervia, no RJ, é mais um exemplo de que as privatizações são baseadas em falácias!

Fernando

É assim que o Sérgio Cabral trata os trabalhadores negros, pobres e suburbanos.

É uma vergonha o PT não sair dessa coalização de extrema-direita que governa o Rio.

jaime

Informação aos incomodados com as Agências Reguladoras: essas Agências foram criadas pelo governo do FHC com o objetivo de garantir o cumprimento da linha mestra então vigente que era a redução do Estado. Dessa forma, apesar do nome, o que elas realmente fazem é impedir a "ingerência" "maligna" do Estado, com toda a sua "ineficiência" e flutuações políticas, na administração dos serviços. Elas são, na verdade, um biombo criado para afastar o Estado das políticas administrativas privadas, que na época eram consideradas o supra-sumo da eficiência. Voltem e vejam de quantas maneiras os integrantes dessas agências foram blindados, de modo a tornar quase impossível a ação do governo – de qualquer governo. Para alterar isso, só por via do Congresso.

baader

transporte público no país é uma guerra perdida. os concessionários são gigantescos e patrocinam políticos. estes lhes devem favores e o povo é o que restou da senzala. dê-lhes o mínimo que nem protestar sabem, se tornam vândalos (acertadamente, porque não serão ouvidos). a única pergunta que não se equaciona: por que não destroem tudo? (por que não destruimos tudo?) por que aceitam uma vida indigna e sofrida? por que(m) votam? o que impede este país de se incendiar? (talvez o PIG explique parte desse status quo, anestesiando a todos) a revolução francesa foi tão longe que nem a medicina o povo aceitava mais. por isso. não alimentamos mais qq esperança, ou constituinte exclusiva já!

baader

transporte público no país é uma guerra perdida. os concessionários são gigantescos e patrocinam políticos. estes lhes devem favores e o povo é o que restou da senzala. dê-lhes o mínimo que nem protestar sabem, se tornam vândalos (acertadamente, porque não serão ouvidos). a única pergunta que não se equaciona: por que não destroem tudo? (por que não destruimos tudo?) por que aceitam uma vida indigna e sofrida? por que(m) votam? o que impede este país de se incendiar? (talvez o PIG explique parte desse status quo, anestesiando a todos) a revolução francesa foi tão longe que nem a medicina o povo aceitava mais. por isso. não alimentamos mais qq esperança, ou
CONSTITUINTE EXCLUSIVA JÁ!

francisco p. neto

E no JN saiu alguma notícia a respeito desse jeito maravilhoso dos tucanos atender o Zé povinho?
Como não assisto a Globo tenho interesse em saber.

Douglas

Essa moda de concessão ou privatização no Brasil é uma brincadeira. Não se tem um governo sem rabo preso e dá nisso. Aliás, dona Dilma, ponha suas "barbas" de molho (mas muito molho) porque a coisa vai pegar e tenho certeza que a sua situação vai por água a baixo em breve. Muitos que votaram em vocês (inclusive eu) já não pensam e nem imaginam fazer o mesmo. Portanto, muita cautela e caldo de galinha já começariam a dar o tom para mudanças. Ora, ora.

Bonifa

Neste caso, a privatização foi um erro escandaloso. As especificidades do Rio, assim como as de outras grandes cidades brasileiras, exigem que o transporte coletivo seja administrado por empresas do Estado e do Município. E como geralmente houve acordo com políticos antes dos contratos, as empresas privadas sentem-se desobrigadas de prestar serviços convincentes para a população, representada pelos políticos dentro dos acordos anteriores aos contratos. Dedicam-se então à busca cega pelo lucro, que inclui a burla permanente dos serviços, que são depreciados ainda mais fortemente onde têem características de atendimento social. O subdesenvolvimento lucrativo torna-se geral e entranhado.

Mariano

O Zé Dirceu e alguns comentaristas aqui querem criar um eufemismo para privatização, dizendo que a situação dos aeroportos seria diferente porque ali haveria apenas uma concessão. O estranho ´que o próprio zé dirceu, ao se referir às CONCESSÕES das estradas de SP, chama o processo de privatização.
http://www.zedirceu.com.br//index.php?option=com_

É tanta hipocrisia de lado a lado que dá até preguiça.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Imagina, este negocio de falar mal de coisas do RJ e coisa do PIG, que quer proteger a tucanada em SP, fazendo olharem para o RIo, só porque o Sergio Cabral apoia Dilma, então tudo isso e armação para derrubar Dilma e Lula, porque não falam da "Chuica" ,blá, blá, blá….Assim fala o "ansioso blogueiro desafinado"…

    Luis

    Gosto do pha, mas as vezes enche o saco mesmo, ele acha que aqui no rio é tudo maravilhoso, mas esse sergio cabral é um tucano de corpo e alma enrustido, e só está do pt por pura conveniencia politica

Luis

Falaram do Metro, da supervia e das barcas, e vou citar outra: as estradas concessionadas no estado do Rio de janeiro estão se deteriorando, e os pedágios estão cada vez mais caros ! E viva a concessão (não é privatizaçao não hein galera)

Luis

Pergunta que não quer calar: porque o "caos aereo" assume mais importancia para o noticioso nacional do que a vergonha dos transportes publicos no Brasil ???

    Douglas

    A resposta é simples, caro Luís. Porque apesar da classe C terem acesso a tais meios essa ainda é relativamente pouca. Portanto, coisa de "bacana" deve aparecer mais. A questão dos transportes urbanos (que não é coisa de bacana) como os trens, metrôs e ônibus não aparecem porque isso ia ser um tiro no pé dos políticos corruptos com a maioria que os elegem. Aqui em Aracaju, por exemplo, para andar 5km o camarada gasta mais de 40 minutos dentro de mais de dois ônibus. E os ônibus são, via de regra, sucatas das empresas de Salvador.

    Luis

    a pergunta foi retórica…. ;-)

    alienígena

    Querem nos convencer através da mídia que pobre pode se "ferrar", ricos não

mello

Mas não são apenas os trens ! Todas as concessões de transporte urbano no Rio resultaram em péssimos serviços para os usuários e a população em geral ! Os trens, o metrô, as barcas, os ônibus prestam um péssimo serviço, cobrando tarifas absurdamente caras. A tal ag~encia reguladora é um embuste.
E tanto o governadorzinho quanto o prefeitinho dão, praticamente de graça, a extensão das concessôes como prêmio pelos péssimos serviços..E ninguém apura essas irregularidades !

Bernardino

CAROS internautas e blogueiros por tabela,nao adianta fazermos Aerobica dos Neurõnios para defender um governo TRAIRA como esse da D DILMA.A tolerãncia chegou ao fim.É preciso partir para opisiçao com unhas e dentes.Fingir e nao querer dar o braço a torcer é Fraturar a CONSCIENCIA.Essa Privatizaçao mascarada de Concessao e a AMOSTRA Gratis do que vira pela FRENTE
O GABRIELE foi afastado da Petrobras e ele diz que saiu para participar do governo Baiano,desculpa esfarrapada.A D DILMA adora cercar-se de Bajuladores como ela propria o é.Ate porque bajulou o sr LULA para ser candidata e dizia que nao queria a presidencia .Conversa pra boi dormir!!
OS SEVIÇOS publicos nao funcionam porque sao mal administrados e nao pq sao Publicos .SE houvesse interesses funcionariam e muito Bem!!!

Jairo_Beraldo

O mais preocupante, é que o povo está cansado destas prestações de serviços ruins e caros … e quando reclama, vem os anacéfalos a mando dos malandros ditos "jestores" da coisa pública descer a borracha e spray de pimenta nestes…uma hora muitos filhos destes anacéfalos ficarão órfãos…estes "jestores" sentirão na própria carne a ira de uma revolta popular. Deveriam estas castas tomarem juízo e não ficarem cutucando as onças com vara curta, pois a paciencia está no limite. E vendo as revoltas mundo afora pela TV, podem querer copiar as mesma ações contra seus algozes.

WALDIR FERREIRA

Amigos,
quem disse que as Agencias reguladoras foram criadas para, pelo menos ajudar o consumidor????
foram criadas pra regumamentar o LUCRO,tai a do Petroleo,era comandada por um "comunista",por ele tudo deveria ir a LEILÃO.
Ainda bem que a Dilma segurou segurou a barra.

Auditoria Já!

O Estado é "inchado e ineficiente"; a livre iniciativa é "super eficiente". Estado mínimo é a "solução": apenas garantindo a livre contratação e a propriedade privada.

E o pagamento de suas dívidas! Em 2011, 708 bilhões de reais do Orçamento Geral da União (45,05%). http://www.divida-auditoriacidada.org.br/config/a

Quanto para urbanismo? 0,08%

E para o transporte? 0,68%

O Auditoria Cidadã aborda a questão do transporte público carioca: http://www.divida-auditoriacidada.org.br/config/a

Ricard

Na Bahia o "des" serviço é o mesmo; além podre é lamentável a gestão da prefeitura! Trens sujos, viagens pela metade, passageiros desrespeitados, empregados perseguidos e salários + tíquetes alimentação + vale transportes sempre pagos atrasados… A RFFSA então, uma calamidade na mão da Ferrovia Centro Atlântica.

ejedelmal

http://www.sganoticias.com.br/2009/10/as-privatiz

As privatizações de FHC e José Serra

Abusos da SuperVia passaram do limite

Usuário perde as estribeiras com a ferrovia privatizada no Rio de Janeiro

Empresa é a mesma que utilizava o chicote para embarcar passageiros

Na quarta-feira, passageiros dos trens do Rio revoltaram-se contra os serviços da SuperVia, um conluio entre fundos especulativos, sobretudo americanos e ingleses, e a empresa espanhola Construcciones y Auxiliares de Ferrocarriles, que, durante os governos FH/Marcelo Alencar, tomou a malha ferroviária pela módica quantia de R$ 30 milhões. Cerca de 30 mil pessoas não puderam chegar ao trabalho e a outros compromissos no horário por conta de uma pane num trem que obstruiu uma das linhas. Uma jovem declarou: “os trens estão sempre atrasados, não dá nem para respirar lá dentro, de tanta gente”. Outro passageiro relatou: “eles jogaram balde de cloro, deram tiros pro alto, bateram nos passageiros”. Em abril, a SuperVia foi flagrada quando funcionários chicoteavam passageiros para comprimi-los nos vagões. Desde a privatização, as tarifas da SuperVia tiveram um aumento extorsivo.

Jorge Portugal

Quando eu escrevi aqui que tudo deveria ser privatizado, venho querendo mostrar a incompetência do governo em administrar suas empresas como administra as suas concessões. Cadê as agencias reguladoras? Seus funcionários devem estar na praia. Será que irão passar a passagem do trem para R$ 10,00? Não é só para isso que servem as agências reguladoras. Para que servem a
Agência Nacional de Transportes Aquaviários
Agência Reguladora de Energia e Saneamento Básico do Estado do Rio de Janeiro
Agência Reguladora de Serviços Delegados do Município da Estância Turística de Itu
Agência Nacional de Águas
Associação Pró-Gestão das Águas da Bacia Hidrográfica do Rio Paraíba do Sul
Agência Nacional de Aviação Civil
BDEP
Agência Nacional do Cinema
Agência Nacional de Energia Elétrica
Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis
Agência Nacional de Saúde Suplementar
Agência Nacional de Telecomunicações
Agência Nacional de Transportes Terrestres
Agência Nacional de Vigilância Sanitária?

Não irão me responder que é cabide de emprego!

    marcosomag

    As agências foram criadas pelos tucanos para NÃO funcionarem. No seu organograma, quem decide mesmo são conselheiros contratados na … iniciativa privada. Ou seja: quando termina o mandato (no geral, é de 2 anos) de um conselheiros das tais agências, ele vai procurar emprego no setor que deveria ter fiscalizado! Evidentemente, nunca vai decidir contra quem vai precisar pedir emprego no futuro! As tais agências deveriam ser todas fechadas, e suas funções técnicas passarem ao âmbito dos ministérios. A responsabilidade pela política de cada setor deveria ser de políticos pois estes precisariam "dar a cara para bater" nas eleições.

ZePovinho

E as barcas,Azenha???????KKKKKKKKKKKK!!!!!!Privatizaram e o ZePovinho se lascou naquelas porcarias para ir ver o velho milico em São Gonçalo.

    Luiz Carlos Azenha

    ZePovinho, quem devo entrevistar sobre a privatização das barcas? E do Metrô?

H. Back™

O neoliberalismo provou que não deu certo até na terra do capitalismo. O governo americano, depois da última crise americana, sua dívida pública saltou para, pasmem, 14 trilhões de dólares! Mas o povo americano pode ficar sossegado, pois essa divida será distribuída entre todos os países. Entendo isso como uma nova "crise de 29", onde cada país capitalista do mundo pagou uma parcela da dívida.

    Fabio SP

    Quem deve não se preocupa com nada. Quem emprestou é que deve ficar preocupado…

    Caracol

    H. BACK, dessa vez os banqueiros podem ficar mais sossegados ainda! A diferença entre a quebradeira de 29 e essa é que naquela ocasião TODOS quebraram junto. Agora não, só os devedores quebraram, pois os bancos arrumaram um jeito de serem compensados pelos governos.
    Governo, pra eles, é bom pra isso: privatizar os lucros e socializar os prejuízos. São uns “comunistas”, esses banqueiros.

Marcio H Silva

Concordo com a afirmação: "Ou seja, treze anos depois o serviço continua sofrível."
Desde que foi inaugurado em 79, o Metrô era o xodó dos cariocas. Sempre funcionou muito bem, tanto é que o Carioca por gostar dos serviços eficientes do metrô não o depredava nem sujavam os vagões. Mesmo a linha II sem ar condicionado, era aceita pelos usuários, apesar da reclamação da falta do ar condicionado.Bastou privatizar para as tarifas aumentarem e o serviço ficar caótico.

    Neo-tupi

    Sou totalmente contra a concessão privada da operação do Metrô (quem banca a expansão e novos trens continua sendo o Estado), porque a justificativa para conceder não era econômica, era para acabar com as greves de metroviários, precarizando os empregos. Nem em Nova York metrô é privado. Aliás, nem em SP dos tucanos.
    Mas essa foi uma concessão que não se pode dizer que fracassou, porque ela funciona dentro do compromisso com o cidadão.
    Só que dizer que era o xodó quando era estatal é um engano, porque só atendia a elite (da Tijuca a Botafogo). É óbvio que quando o Metrô chegou até a Pavuna, o mesmo povo que frequenta os trens da Central, passou a frequentar o Metrô e lotá-lo. Justiça seja feita, os mesmos vagões que trafegam na Zona Sul passaram a trafegar na Zona Norte, com ar condicionado. Então as críticas não podem ser por aí.
    O problema é outro: metrô e ônibus privado ou estatal (como em São Paulo) sempre deu mais lucro andando lotado. Então, ou implanta meios de subsídio cruzado para o metrô (há quem fale em pedágio urbano para carros particulares), ou é difícil não andar lotado com passagem a preços populares.

    Renan Andrade

    só um adendo, da pavuna à central o ar condicionado frequentemente não funciona.. quando chega na central começa a funcionar.. estranho..

    Luis

    Preços populares ??? rsrsrsrsrs

    Neo-tupi

    Pode não ser barato como deveria se tivesse subsídios, mas se o preço não fosse acessível, não andaria lotado.

    Luiz Rogerio

    Neo-Tupi.

    Andam lotados por que a população não tem outro meio de se locomover e não por quê os preços são "acessíveis"… Pelo amor de Deus…

    Luis

    O neo-tupi acha que o povão poderia ir trabalhar voando ou teletransportando, sei lá, ou trabalha longe de casa porque quer, enfim, mas o fato é que o dinheiro usado no transporte publico seria muito melhor utilizado no lazer dessas pessoas, só para dar um exemplo.

    João Assis

    Marcio, concordo apenas em parte com você. Como morador do Rio e usuário do metrô, indo do Lgo. do Machado ao Centro, ele me serviu bem, durante quatro anos. O problema é que o metrô do Rio serve (mal) a uma parcela crescente dos cariocas. Como todos os metrôs do País, a construção de estações segue uma estrutura linear, sempre atendendo mais gente no mesmo sentido. Ou seja, uma maior quantidade de pessoas vão para o mesmo lugar, pelo mesmo caminho. O metrô servia bem quando não atendia a quase ninguém. E a tendência é piorar. O que não me impede de fazer coro com você sobre a piora do sistema com a privatização, com preços absurdos e desconforto crescente. Temos que incluir com qualidade. Abraço.

    Luis

    Meu caro João assis, quem mora do centro para a zona sul não tem mesmo o que reclamar do metro.

jaime

É apenas uma concessão – em 2.145 – já volta pro Estado e se faz novo leilão para conceder a uma empresa mais eficiente – por mais uns 150 anos.

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