Carta Maior: Um grande golpe contra os trabalhadores vem aí

Tempo de leitura: 4 min

2012 vai exigir pressão e mobilização, dizem movimentos sociais

Sindicalistas, estudantes e sem-terra preparam-se para um ano de batalhas contra ameaças e por conquistas. Ampliação dos investimentos estatais em educação, resistência à lei da terceirização, redução da jornada de trabalho, reajuste salarial para funcionários públicos e retomada da reforma agrária estão entre os principais itens da pauta.

Najla Passos, na Carta Maior, sugestão do Igor Felippe

BRASÍLIA – O ano mal começou e os principais movimentos sociais brasileiros já antevêem a necessidade de grandes mobilizações populares. Seja para resistir ao que consideram ameaças, seja para lutar por novas conquistas, sindicalistas, estudantes e sem-terra preparam-se para sair às ruas.

Para a Central Única dos Trabalhadores (CUT), maior central sindical do país, a primeira grande batalha será contra a votação de uma lei da terceirização com mecanismos que, na prática, estimulam aquele expediente.

O projeto do deputado-empresário Sandro Mabel (PMDB-GO) recebeu parecer favorável do relator, Roberto Santiago (PSD-SP), que é sindicalista, e é uma das prioridades do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), em 2012.

“O parecer é um grande golpe contra os direitos históricos dos trabalhadores”, afirma o secretário-geral da CUT, Quintino Severo.

Para a entidade, também prioridade luta pela redução da jornada de trabalho de 44 horas para 40 horas semanais. Na Câmara, já existe um projeto pronto para ser votado, e a CUT tem esperança que Maia, ex-dirigente da CUT, facilite a votação.

É bem provável, segundo a CUT, que o funcionalismo público, em especial o federal, trave grandes batalhas, que envolverão protestos, ocupações, paralisações e greves. “O fato do governo ter defendido e aprovado no Congresso a não previsão de reajuste para a categoria no Orçamento 2012 gerou um descontentamento muito grande”, justifica Severo.

O sindicalista ressalta, ainda, no centro dos embates previstos para 2012, a batalha pelo fim do fator previdenciário, que vem dificultando o acesso à aposentadoria justa para milhões de brasileiros. No campo sindical, a principal bandeira é o fim do imposto sindical que, segundo ele, atrela a luta dos trabalhadores ao estado.

Apoie o VIOMUNDO

Estudantes

A União Nacional dos Estudantes (UNE), mais tradicional representante do movimento estudantil, promete fazer novas manifestações para garantir que o governo recue e aceite que o Congresso aprove uma lei destinando 10% do Produto Interno Bruto (PIB) à educação, área em que deverá haver troca de ministro .

A bandeira é uma daquelas raras reivindicações que conquistam aprovação unânime entre os movimentos sociais e sindicais do país. Mesmo assim, não encontra respaldo do governo, cujo ministro da Educação será substituído — Fernando Haddad deixará o cargo para tentar ser prefeito de São Paulo; para o lugar dele, deverá ir Aloizio Mercadante, da Ciência e Tecnologia.

A proposta original de Plano Nacional da Educação 2011-2020 enviada por Haddad ao Congresso fixava o investimento em 7% do PIB (hoje, são 5%). Sob pressão, o relator, deputado Ângelo Vanhoni (PT-PR), negociar com a equipe econômica aumento para 8%. Mas não foi suficiente para acalmar os movimentos.

A destinação de 50% do fundo do pré-sal para a educação não é uma bandeira tão unânime quanto a primeira, mas agrada boa parte da sociedade civil organizada e já foi aprovada pela Comissão de Educação do Senado. “É, inclusive, uma estratégia para apontar de onde virão os recursos para garantir os 10% do PIB”, esclarece o presidente da UNE, Daniel Iliescu.

A votação final do Sistema Nacional da Juventude, que está no Senado, com regras que garantem meia entrada e meia-passagem em todo o país, também é prioridade.

A primeira grande ação da UNE em 2012, em que completa 75 anos, ocorrerá entre abril e julho, quando a Caravana UNE + 10 visitará cem municípios brasileiros promovendo debates sobre o Plano Nacional de Educação, a Reforma Universitária e outros nove temas de interesse geral. “Como 2012 é um ano de eleições municipais, nós queremos discutir o desenvolvimento do país a partir de uma perspectiva mais regional”, diz Iliescu.

Reforma agrária

Já o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), maior movimento social brasileiro, afirma que não poupará esforços para colocar a reforma agrária na agenda do governo Dilma, após a frustração de um ano em que o assentamento das famílias sem-terra não saiu do papel, e só na última semana do ano a presidenta baixou decretos de desapropriação.

A entidade cobra um plano de assentamento para 180 mil famílias acampadas pelo país. Reivindica também políticas públicas para o desenvolvimento do assentamentos já existentes, com o objetivo de melhorar as condições de vida das 500 mil famílias que deles dependem. E, também, a superação do analfabetismo no campo.

“Uma vez que o governo não assenta as famílias acampadas nem implementa as políticas para garantir os direitos sociais, a produção agrícola e a geração de renda nos assentamentos, vamos intensificar as lutas e pressionar por avanços na reforma agrária”, afirma José Batista Oliveira, da coordenação-geral do Movimento.

Segundo ele, os sem-terra também participarão das batalhas que movem o conjunto da classe trabalhadora, como as já citadas lutas pela redução da jornada de trabalho e pela destinação dos 10% do PIB para a educação.

“A proibição do uso de agrotóxicos, uma reforma urbana que garanta moradia e a reorganização do sistema de transporte e melhores condições de vida nas grandes metrópoles, uma reforma tributária progressiva para taxar aqueles que concentram a renda, a riqueza e o lucro e a democratização dos meios de comunicação de massa também estão na nossa pauta”, complementa.

Leia também:

A guerra contra os Guarani em Mato Grosso do Sul

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

carmen silvia

Esse governo não conta com uma oposição qualificada,cabe aos movimentos sociais apontarem os erros e equívocos que essa atual administração vem cometendo.Parlamentares antes engajados estão se transformando em acomodados "despachantes em seus municípios,se tornando arrogantes e distantes de suas bases.Um governo sem críticas qualificadas pode se transformar em um monstrengo sem direção.Vejo com muitos bons olhos essas iniciativas,afinal nada subistitui o povo nas ruas.

José do Ceará

Gostaria de lembrar que as medidas relativas à Previdencia dos funcis públicos só valerão para os Novos funcionários (Aqueles que tomarem posse após a promulgação da lei).Ela só produzirá efeitos para a União daqui a 25 ou 30 anos…

José do Ceará

Há um caso na justiça do Ceará de um presidente da Assembléia legislativa que,interinamente,(poucos dias) governou o Estado e requereu aposentadoria e a recebe até hoje.Está ainda correndo na justiça esse rolo todo.Contribuição significa TEMPO de contribuição e VALOR e o ato ,aparentemente LEGAL, ´´é contra todo o
bom senso.
Se não me engano , o deputado governou por 06 dias e requereu aposentadoria vitalicia…

José do Ceará

O regime do sistema previdenciário é de PARTIÇÃO e INTERGERACIONAL.Não falei que não havia contribuição, todavia tem que haver o Cálculo atuarial, pois dentro do serviço público há carreiras que por serem ESPECIAIS,demandam menos tempo de contribuição(Policiais por exemplo).Esses que contribuem menos e se aposentam INTEGRALMENTE, em tese, tem que ser supridos por outros contribuintes ou por todos(União).Não se pode defender um regime tipo geral sem observar todos esses detalhes.
OBS:Não entrei no MÉRITO dos policiais(Mas o fundo que os paga requer recursos para tal)

Julio Silveira

Terceirização é uma predação aos direitos do trabalhador. É uma burla ilegal tornada legal por aqueles que não gostam de se responsabilizar. Terceirizam por que sabem como funciona quase tudo no Brasil.
Boa parte dos terceirizados sequer tem direitos trabalhistas, por que empresas servem como empregadoras laranja, que ao primeiro sinal de ações trabalhistas desaparecem surgindo mais a frente com nova razão social e mesma participação societária. Em grande parte é fechar os olhos para o encorajamento do trabalho semi escravo. Conheci muita gente nessa condição sem sequer carteira assinada, mas o patrão andando de BMW.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    E muitas vezes, pelo menos na iniciativa privada, as "empresas" terceirizadas sao montadas pelos proprios diretores das empresas, na surdina, que lesam os trabalhadores, ganham rios de dinheiro e depois somem.Ai, fica a conta pra empresa tomadora pagar, depois de anos, ai faz aqueles acordos em que o trabalhador como sempre e o mais prejudicado.Ai culpam a Justiça do Trabalho…

    ZePovinho

    Olha aí o Pessuti,o troll do PSTU……………….

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Alias, ficar chamando os outros de "troll" virou a senha para as situacoes em que o camarada aqui neste blog nao tem como justificar as próprias contradições.O PSDB era muito vezeiro em fazer isto no poder:"neobobo", "vanguarda do atraso", "mentalidade de anos 50" e por ai iam.Os militares também se utilizavam de artificio parecido durante a ditadura:"comunista" era a senha para qualquer um que dissesse umas verdades para eles.Aqui o "valente" ZePovinho(que também gosta de cangaceiros, e uma fixação por aqui…) inovou :"troll do PSTU, udenista de esquerda".Que vem a ser , basicamente, quem defende que o PT cumpra, minimamente , o programa de governo que defendia em 2002(não e o de 1989 não).E não venham com "Carta aos Brasileiros", ali só dizia que não iam dar o calote na divida publica, nada mais.Alias, sera que o "Ze Alencar" que o Lula gostava tanto, mas não ouvia, também era "udenista da esquerda" ehheeh!!!

Leo V

Faltou dizer que está na pauta de urgência do governo criar previdência complementar para os novos servidores públicos, acabando com outro direito dessa categoria.

José do Ceará

A criação de fundo de previdencia para os funcionários públicos é salutar.Basta ver Previ-Petros..etc.Não há nada de privatização.Ou o sujeito é muito mal informado ou é um troll tucano.Quem quiser se aposentar pelo teto que contribua, assim como os funcis do BB, petrobrás etc.Não há cálculo atuarial que justifique aposentadoria pela totalidade sem a contribuição respectiva.Quem defende o contrário, ou aje de má fé, ou é muito desinformado.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Voce , efetivamente , não sabe do que esta falando.Serve como uma luva pra você a parte final do seu comentário :"Quem defende o contrário, ou aje de má fé, ou é muito desinformado.".Meu caro, de onde você tirou que o servidor publico NÃO contribui pelo que recebe de aposentadoria?Para sua informação , o teto de contribuição do funcionário da empresa privada para o INSS, para receber 3.800 reais de aposentadoria, e 405 reais ou próximo.Para o funcionário publico receber a aposentadoria integral, contribui com 11% sobre a remuneração.SEM TETO.pode ser 500, 1000, 2000.Nao existe este negocio de "aposentadoria sem contribuição respectiva".E IMPRESSIONANTE a quantidade de pessoas que querem opinar sem saber NADA a respeito dos assuntos.E ai, la vem os mesmos comentários que são feitos pelo PIG.Isto sim e ser troll e tucano, com perfeição.

    luiz pinheiro

    José do Ceará, no essencial eu concordo com voce. Acho que o fundo do servidor público, dependendo de como for feito, pode ajudar a democratizar a Previdência Social, a torná-la mais justa. Afinal, hoje os servidores aposentados, que são muito menos que a grande massa dos aposentados pelo INSS, consomem uma parcela relativamente muito maior dos recursos da Previdência. Mas eu chamo a atenção para um fato que com frequencia passa despercebido da opinião pública: o servidor recebe aposentadoria integral porque contribui para a Previdencia sobre o seu salário integral, diferente do trabalhador CLT, que só contribui até o teto de dez salários mínimos. Então, com o fundo, o que vai mudar é que parte da contribuição do servidor será desvinculada do grande bolo da receita da Previdencia, será um programa à parte.

    Aurora Rodrigues

    Luiz Pinheiro, não sei se fui eu que entendi errado, por isso quero clarear….qdo vc pontua que os servidores aposentados "consomem uma parcela relativamente muito maior dos recursos da Previdência", acho que há um equívoco…
    Os trabalhadores CLT, avulsos, contribuintes individuais/facultativos e empregados domésticos contribuem para o INSS, o regime geral de previdência. Já os servidores estatutários contribuem para o regime próprio de previdência do seu ente empregador, que é totalmente separado do INSS. São fundos diferentes, um dinheiro não cruza com o outro.
    Portanto, os servidores aposentados não "dão gasto"para o INSS, e sim para seu regime próprio.
    De resto, concordo com sua opinião e do Pessuti, acho que as pessoas precisam se informar melhor como a coisa funciona. O servidor contribui sobre tudo que recebe, e os q ingressaram após 2003 se aposentam pela média das contribuições (não mais última remuneração) com reajustes seguindo o índice do INSS. O dinheiro dos fundos de previdência, se fosse bem administrados, podem ser aplicados em fundos de investimento seguros para rendimentos positivos. Também é importante para o equilíbrio atuarial a entrada de novos servidores proporcionalmente ao nº daqueles que se aposentam, o que não vem acontecendo já que os governos preferem terceirizar os serviços e garantir a propina básica de todo dia.
    E se engana muito você, José do Ceará, se acha que o governo está instituindo a previdência complementar para o servidor público pq é bonzinho e pensa no equilíbrio atuarial. Acorda, o governo tá pouco se importando, ou então não haveria tanta roubalheira. O governo faz isso pq quer estimular a economia privada e os bancos. Em troca, o servidor recebe uma complementação sem garantia nenhuma, de curto prazo e variável de acordo com a "mão invisível" do mercado. Grande troca!
    E tem mais: se não houvesse tanto desvio de dinheiro dos fundos de previdência dos servidores para fins PRIVADOS, como foi o caso da própria Previ do BB, ou para pagar dívidas de prefeituras (coisa proibida mas ainda feita Brasil afora) posso garantir que a saúde atuarial estaria mais em dia.
    E digo isso sem má fé e muito menos desinformação.

ZePovinho

Depois do suposto estupro ocorrido,ontem,no BBB12,eu e o Professor Hariovaldo rendemos uma pequena homenagem às feministas do Big Brother Brasil:
http://www.hariovaldo.com.br/site/2011/11/25/dedi

Dedicado às mulheres boas
25/11/2011
By Professor Hariovaldo

Por sugestão do nobre sacerdote, Pe. Iscariotes, dedico essa canção às mulheres boas do Brasil.

[youtube _ee-HUgT0Jc http://www.youtube.com/watch?v=_ee-HUgT0Jc youtube]

Bernardino

MEU CARO RAFAEL,a Covardia deste pais é cronica,aturamos 20 anos de ditadrua militar;o cCOLLOR tomou nosso dinheiro e nao houve nenhuma reaçao popular é o exemplo marcante da covardia brasileira,tudo gerado pelo malefico DNA cultural Portugues.A propria defesa nossa é fraca,os milicos covardemente permitiram o fim do programa nuclear brasileiro por pressao dos Yankes:Vergonhoso
ESSA melhora do pais se deu pelos preços das COMODITIES,nao temos um desenvovimento industrial como CHINA E COREIA embasados na educaçao de seu povo.Na hora que as comodities baratearem no plano internacional BABAU-Somos um gigante com pes de Barros com uma populaçao despolitizada e analfabeta,manipuladas por seitas evangelicas,polliticos e imprensa corruptas.

ZePovinho

É aquilo que a gente vinha discutindo por aqui:se o modelo de tranferência de renda para o andar de cima(muito mais veloz) não se igualar,pelo menos,à tranferência de renda(muito lenta) para o andar de baixo o processo iniciado em 2003 se esgota.
Eu acho,particularmente,que grande parte do funcionalismo público reclama muito e trabalha pouco.Devia trabalhar mais e reclamar na mesma intensidade.
Na academia,por exemplo,é comum os docentes enrolarem e quererem ser da administração universitária, porque as gratificações dobram o salário.Na Receita Federal,por exemplo, é um tal de ficar tomando cafezinho nos corredores e conversando besteira que é um acinte.
O governo tem mais que pensar no povão.Funcionário público está ganhando muito bem para a quantidade de trabalho que faz.Me desculpem.Posso estar errado,mas nos setores onde atuo tem muito funcionário vagabundo e esses são os primeiros a fazer greve.
Não apóio em nada esse projeto do Mabel,porque é um ataque à grande massa dos trabalhadores do Brasil que não são funcionários públicos.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Acho ótimo ver as mascaras caindo hehehe, a sua posição sr "Zepovinho"( como diria um livro ai:A vida pede coragem…pelo menos bote o nome ai rapaz):"Eu acho,particularmente,que grande parte do funcionalismo público reclama muito e trabalha pouco.Devia trabalhar mais e reclamar na mesma intensidade.
    Na academia,por exemplo,é comum os docentes enrolarem e quererem ser da administração universitária, porque as gratificações dobram o salário.Na Receita Federal,por exemplo, é um tal de ficar tomando cafezinho nos corredores e conversando besteira que é um acinte".

    cara , isto e o TIPICO pensamento do "PIG" sobre o serviço publico.E claro que o PIG atua assim não porque considere efetivamente isto.Trata-se de uma forma de "azeitar" a opinião publica para promover privatizações , com as consequências conhecidas.Hehehe, os mesmos que brindam a "Privataria Tucana" do Amaury, no fim, demonstram que foram dominados pela ideologia dos que a promoveram.
    Vamos dizer que o que você escreveu neste comentário caberia , com perfeição ,na boca da Cantanhede, do Jabor, do Merval, do Clovis Rossi, do Waack.Sem tirar nem por.Os mesmos preconceitos.Todas estes estigmas que você citou no seu post foram utilizados pelos tucanos para fazer a privatização das estatais.IGUALZINHO!
    "O governo tem que pensar no povão" e o que você diz.Como?Sem valorizar o servidor publico da saúde, segurança, educação, fiscalização, arrecadação, justiça, como que o "povão" vai ser atendido?Quem tem dinheiro não precisa do publico meu caro, quem precisa do serviço publico e o "povão".Revelador o seu comentário, revelador…

    ZePovinho

    Deixa de falar bobagem,Pessuti.Ser contra a privatização não significa ser a favor da vagabundagem de certos funcionários públicos que mancham a honra do serviço público.
    Você é tão cioso da coisa pública e me faz um comentário chinfrim como esse.Onde eu disse que concordo com o seu pensamento udenista de esquerda de que todo o fucnionalismo público é igual.
    Acorda,mano!!

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Onde você disse? bem , vamos la, e só ler o seu post hehehe, como e mesmo "udenista da esquerda" "troll do PSTU" rsrsrs, e impressionante como o insulto se sucede a falta de argumentos.Volto a dizer , a sua postagem , se colocassem ali Willian Waack, ou Arnaldo Jabor, NINGUÉM perceberia a diferenca.Ah, e fica a dica :A vida pede coragem…

    ZePovinho

    Você é quem começou a insultar,Pessuti.Você quer ser o dono da verdade esquerdista,meu amigo?????Que história é essa de só existir uma esquerda???Pois para mim você fala como um William Waak do PSTU.Você existe muito dentro dos partidos de extrema esquerda.Chamamos de patrulha ideológica desde os anos sessenta.É uma viúva do Valério Arcari.

    barreto

    Cara, apaga o que vc disse. Realmente, vc não conhece o serviço público. Para conhecer vc terá de entrar em um hospital de emergência, num posto do INSS, na CEF, nos TRFs. O que vejo neste lugares são pessoas trabalhando e muito, estressadas e sem boas condições de trabalho.
    A maioria dos funcionários públicos que conheço trabalha, trabalha muito, é muito qualificada e muito ciente de seus deveres, mas também sabe exigir os direitos. É lógico que tem gente de todo tipo em todos lugares, mas acho que vc procurou no lugar errado: ACADEMIA.
    Quanto a reportagem, penso que o governo realmente cometeu vários equívocos contra os funcionários públicos federais em 2011, como o reajuste 0,00(zero) e pode pagar um preço alto por isso.
    A classe trabalhadora, seja ela qual for, tem que ser valorizada por um governo que se diz do trabalhador.

    ZePovinho

    O governo tem errado muito com os funcionários públicos.Isso ocorre,como já dito aqui por mim mesmo,desde 2007,por causa da tranferência maçiça de recursos públicos para o setor financeiro.Se você frequenta oviomundo há bastante tempo,Barreto,pode procurar minhas postagens como Milton Hayek e depois ZePovinho.
    Eu nunca fui a favor de privatizações e nem de demissão de servidores públicos.O que eu disse,e digo,é que a sociedade reclama daqueles que não trabalham e obrigam os que trabalham a carregar a repartição nas costas.Existe,sim,muita ineficência no serviço público e não é só na academia.Pode ir nas forças armadas,receita federal,inss,etc.Me velho é militar e cresci em família de servidores do Estado.
    Na academia,a gente vê professor recebendo mais de 10 mil por mês,não quer dar aulas para a graduação e ainda acha que trabalha pra burro.E reclama da mãe governo que ainda paga o salário dele mesmo depois de ficar dois meses parado em greve.Isso aí,meu amigo,eu posso até aceitar mas o povo não aceita.
    Eu tenho um amigo na gerência e projetos do INCRA,só para citar outro exemplo,que me enche o saco com casos de sindicalistas envolvidos na grilagem de terras pelo Brasil afora.Se não me engano,apareceu até na imprensa.
    Eu defendo um serviço público forte,eficiente e,acima de tudo,que sirva ao povo.Esse mesmo povo só vai nos valorizar quando ver que o serviço público é feito pela maioria dos que lá trabalham;não os 20% habituais que levam as repartições nas costas.
    Quando eu era da ANPG(outro caso),cansei de ver casos de corrupção nas universidades públicas Brasil afora.Eles estão surgindo na mídia agora.Casos de corrupção,de desvio de bolsas de estudo e outras coisas feitas por esses mesmos Donos da Verdade Esquerdista que querem vir dar lição nos petistas.Isso foi em 1999/2000.Fui contemporâneo de Filipe Chiarello(então presidente da ANPG) e Fábio Palácio(que hoje está na direção de imprensa do site do PCdoB).
    É a minha posição,Barreto,com todo o respeito.Estou relatando fatos.A gente não pode esconder as mazelas do serviço público,mesmo porque os puros esquerdistas de hoje(pode acreditar) estarão aliados com o povo do DEM/PSDB como PSOL fez em várias oportunidades no governo Lula.

ZePovinho

http://www.hariovaldo.com.br/site/2012/01/16/agro

Agronegócio Brasileiro Destruído pelo Comunismo
16/01/2012
By Sílvio Caldas

Definitivamente a Agência Estado vendeu-se ao comunismo desta Búlgara indecente que através de golpe civil apoderou-se indevidamente da presidência. Fico a imaginar, cá com minhas abotoaduras de diamante, quantos milhões de petrodólares bolivarianos este governo federal espúrio estará gastando com estas notícias fabricadas pelo lulo-dilmo-kinjongo-castro-evo-"AZENHA"-petismo. Agora inventaram que o valor das exportações do agronegócio teve um aumento de 24% em 2.011, saltando de US$ 76,4 bilhões para US$ 94,59 bilhões. Aqueles, que como eu, sobrevoam o interior deste bananal, sabem que isto não passa de uma falácia embusteira e comunomentirosa. Os grandes fazendeiros estão falidos e quebrados, com suas terras invadidas e vilipendiadas pelos apedeutas criminosos bolcheviques do MST.
As outrora prósperas lavouras do áureo tempo do Iluminado pela divindade D. Fernando II, o ínclito, estão às moscas, sem nenhum pé de soja, cana, café, milho, etc. Por isso a população faminta, totalmente sem perspectivas e sem víveres para sua sobrevivência, a exemplo do Korea do Norte, já está praticando o canibalismo pelo sertão a fora. Uma tragédia inominável a que o marxismo ferrenho comandado pelo molusco do mal nos levou. Nós homens bons temos Miami e a Suiça, mas a escumalha não sobreviverá. Talvez assim seja melhor pois quanto menos habitantes neste planeta menos poluição.
Os rebanhos bovinos que na época do ungido Farol e dos hercúleos militares pastavam altaneiros pelos verdejantes campos do sul, sudeste e centro-oeste desta terra de Santa Cruz, hoje agonizam de fome e de sede. As fazendas estão cobertas de carcaças carcomidas pelos vermes. Uma verdadeira devastação. O início do Armageddon. Não vejo a hora da grande nação irmã do norte reassumir as rédeas deste nosso Brazil Varonil. A derrubada deste governo pela força se faz urgente. Às armas confrades. Não podemos mais esperar pelo milagre de São Serapião.

PS: A foto de Fiqueiredo com Ronald Reagan nos enche de orgulho.

kruguer

Pessoal vamos debater em auto nível sem ofensas e partidarismos. Esse blog não é o blog da Veja e do Augusto Nunes e do Reinaldo Azevedo que permitem ofensas, preconceitos e debate de baixo nível.
Aqui o debate é sério e respeitoso.
O que é importante é o futuro do Brasil .

Ruy

Infelizmente não tenho fé de que estes projetos sairão do papel em 2012. Para mim, o PT, apesar do nome e da bandeira que carrega, se tornou um partido gêmeo dos partidos de direita, uma direita vermelha que, além de não trabalhar em prol das necessidades reais do país, ainda denigre a imagem de lutas sociais legítimas que são vistas como ''graça de vagabundos'' pelos reacionários. Mal percebem os reacionários que o PT, partido que tanto criticam, hj em dia é muito parecido com partidos como o PSDB, que tanto amam! O que o Brasil precisa é de uma esquerda real e não esta política ''pró-ricos'' que insiste em imperar em nossa nação.
Meu total apoio à classe trabalhadora de meu país!

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Perfeita analise Ruy, perfeita.

    Carlos Cruz

    Concordo totalmente. O PT mudou, e pra pior. Esqueceu o que disse, defendeu, pregou. Apenas usa seu passado na hora do sufoco, vide campanha presidencial primeiro turno, quase perdida. Mas não aprendem. Precisamos de um partido de esquerda, e não mentiras

Nedi

Azenha, como vai?
Mudando de pato pra ganso: por que tem de existir um site de relacionamento publicado praticamente dentro do teu blog?

lukaspereira

GREVE GERAL DOS SERVIDORES PÚBLICOS FEDERAIS?! http://desatualidadescronicas.blogspot.com/2012/0

beattrice

Prvatização de setores importantes para a segurança do país (transformação de aeroportos em mimos para grupos privados)
golpe contra os trabalhadores e a previdência,
ataques fundamentalistas à educação (caso não saibam cresce o ensino do criacionismo evangélico nas escolas brasileiras),
ataques fundamentalistas à saúde das mulheres ( caso evidente da MP 557 do ministro Torquemada), então vamos esclarecer:
depois de um ano de mandato, o governo Dilma é progressista no que exatamente?

    Jairo_Beraldo

    Na aproximação da direita reacionária que dilapidou a esperança do povo brasileiro. Ela vai conseguir muita gente tomar raiva do Lula.

Rafael

Brasil é um país muito estranho e digo sem dúvida uma páis de uma elite covarde, o povo também porque permiti absurdos. Um páis que nem o Brasil com milhões de km quadrados para serem cultivados com um sistema de produção de etanol barato, aliás o mais barato do mundo e ainda assim importamos 1 BILHÂO de litros de etanol produzidos nos eua. Importante lembrar que o etanos produzido nos eua é feito a partir do milho que gasta 8 vezes mais energia que o etanol produzido a partir da cana. Que que é isso? Que cuspida na cara do povo brasileiro, que país de covardes. O governo tem total culpa nisso, como é que permitiu as multinacionais dominarem o mercado brasileiro?
O Brasil é o único país no mundo que permiti isso. Por isso que digo que é covarde. Na Alemanha, na França, Japão, China nunca permitiriam que empresas estrangeiras tomassem conta do mercado e pior obrigar o país a importar um produto que é uma vocação nossa a produção. Não é à toa que o Reichstul, foi presidente da Petrobras na época do FHC e que preparou a Petrobras para a privatização, está por trás desse domínio do mercado do etanol. Tudo que esse cara se envolve é para sacanear o Brasil.
Tudo isso sem falar na importação de café torrado. Que absurdo.

CARLOS ANTONIO

SOU DE OPINIÃO DE QUE, SE JUSTIÇA SOCIAL QUISERMOS, O PERCENTUAL MAIOR DO PRÉ SAL DEVERIA ESTAR VOLTADO PRIMEIRO A SAÚDE E, EM SEGUIDA, AS DEMAIS PRIORIDADES DO GOVERNO!

    Conceição Lemes

    Carlos, por favor, letras minúsculas nos próximos comentários. abs

Pitagoras

Lamentavelmente Dilma está se mostrando uma versão piorada de Lula. Tem cedido às forças de direita, em todas as áreas, de meio ambiente à direitos sociais. Afaga demais a cabeça dos retrógrados com quem se aliou, esquecendo-se das bases que a apoiaram como candidata do Partido dos TRABALHADORES.
Sua aliança espúria com a ralé da política tem lhe custado muito com a demissão, sob pressão, de grande parte de seus ministros-marginais.
Dilma, ainda é tempo de mudar o curso!

Horácio

Pô Azenha!!! Só dá troll nos comentários!!! Assim fica difícil fazer alguma análise das notícias do teu blog
!!!

    Avelino

    Caro Horácio
    Não sei se seria troll, mas acho, que está na hora de avançarmos um pouco mais, e, pelo menos para mim, teria que começar a montar um novo tipo de orçamento.Mais que ousar, é uma questão de classes sociais mesmo, como diria o velho e bom Marx.
    Saudações

    Klaus

    Breve, num cinema próxima a sua casa:
    http://filmow.com/o-cacador-de-trolls-t27478/

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Pelo que posso entender, para você , o post e um "troll" também.Nao e troll nada meu caro.E a verdade , que vai ficando cristalina para todos aqueles que , realmente, acompanham as acoes deste governo.

    emerson57

    privatização dos aeroportos de guarulhos, viracopos e brasilia dia 6 de fevereiro de 2012,
    breve num governo próximo de voce.
    breve nova rodada de concessões no pré sal.

mariazinha

Votei em D. DILMA, por causa do LULA. Também gostaria de ve-la, senti-la, mais perto dos movimentos populares e sociais brasileiros. Os funcionários públicos do executivo só faltam passar fome; não falo dos 'chegados' mas daqueles que labutam dentro de porões mofados, como no almoxarifado do MJ, em BSB, muitas vzs sujigados por chefes impertinentes e inescrupulosos[os chegados]. Como esses subalternos, muitos outros em funções semelhantes estão a ponto de irem para a rua. E aí, D. DILMA: vai deixar a plebe se revoltar? Só espero que cia/mossad não estejam chantageando D. DILMA para não deixa-la governar como deve e como o BRASIL merece. Essa tal elbit, tá engasgada no gogó, toma conta de tudo que existe em matéria de defesa brasileira. D. DILMA entrega a defesa da PÁTRIA BRASILEIRA à alcateia de lobos vorazes, depredador contumaz. Esta tudo muito errado.

Jair de Souza

O mais importante que noto ao ler textos como este é a constatação de que os movimentos sociais estão aprendendo que as conquistas não dependem apenas do voto popular no dia da eleição (ainda que isto seja fundamental). Nenhum governo, independentemente do programa declarado ao disputar uma eleição, será capaz de implementar uma política de fato favorável às maiorias (o que implica em perdas para alguns setores oligárquicos) se não tiver por trás forças que não só o defendam, mas que também o forcem a avançar. A burguesia sempre soube manejar estas situações: quando não conseguem ganhar as eleições, tratam de fazer que o governo eleito siga seu programa (derrotado nas urnas). Cumprir um programa popular não depende apenas do caráter, da honestidade ou da afinidade pessoal do governante. Depende principalmente da coerência, da força e da disposição de luta dos setores interessados nas mudanças.

Felipe

Esse é um texto que me enche de esperança… movimentos sociais reivindicando por seus direitos, da sociedade, independentemente se o Governo é de esquerda e progressista. Se não avança segundo a necessidade da sociedade, é papel dos movimentos sociais pressionar o governo e seus aliados conservadores.
Se a sociedade fosse organizada o suficiente, o governo não pagaria o absurdo de juros que paga atualmente.

Alberto

Os movimentos têm razão. Lembrem-se que a Dilma disse, ainda candidata, que ela não via razão para o Governo substituir os movimentos sociais em suas lutas.

[youtube 9vEc0AqDtLw http://www.youtube.com/watch?v=9vEc0AqDtLw youtube]

Outra coisa legal de rever esse vídeo é que ela se disse contra anistia aos desmatadores…

Jotage

Peço às pessoas que respondem a comentários idiotas feitos pelo serra (eunaõsabia, pessuti) que parem de fazê-lo.
Estamos desperdiçando espaço e tempo para responder imbecilidades. Vamos aproveita-los com críticas construtivas.
Vamos deixar as viúvas do thc falando sózinhas.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Ótimo, pode achar o que quiser dos meus comentários.Agora , se disser que eu estou falando mentira, ai vai ser diferente.De comissionados como você, nada espero mesmo, pois a sua própria vida e uma imbecilidade.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Alias, já que vários comentaristas gostam de publicar noticiais no lugar dos comentários, acho interessante noticiar esta aqui também:

Custo de vida do Brasil supera o dos EUA

0 comentário(s)

O custo de vida do Brasil superou o dos Estados Unidos em 2011, quando medido em dólares, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI) sobre o PIB dos 187 países-membros. Este fato é extremamente anormal para um país emergente. Em uma lista do FMI de 150 países em desenvolvimento, o Brasil é praticamente o único cujo custo de vida supera o americano em 2011, o que significa dizer que é o mais caro em dólares de todo o mundo emergente.

Na verdade, há outros quatro casos semelhantes, mas referentes a São Vicente e Granadinas, um arquipélago minúsculo; Zimbábue, país cheio de distorções, onde a hiperinflação acabou com a moeda nacional; e Emirados Árabes Unidos e Kuwait, de população muito pequena, gigantesca produção de petróleo e renda per capita de país rico.

Considerando economias diversificadas como o Brasil, contam-se nos dedos, desde 1980, os episódios em que qualquer um de mais de cem países emergentes apresentasse, em qualquer ano, um custo de vida (convertido para dólares) superior ao dos Estados Unidos.

Há uma explicação para isso. O preço da maioria dos produtos industriais tende a convergir nos diferentes países, descontadas as tarifas de importação. Isso ocorre porque eles podem ser negociados no mercado internacional, e, caso estejam caros demais em um país, há a possibilidade de importar. Mas a maioria dos serviços, de corte de cabelo a educação e saúde, não fazem parte do comércio exterior. Assim, eles divergem muito em preço entre os países.

Em nações ricas, com salários altos, os serviços geralmente são muito mais caros do que nos emergentes. Isso se explica tanto pelo fato de que a renda maior tende a puxá-los para cima, como pelo fato de que a mão de obra empregada no setor de serviços recebe muito mais e representa um custo maior. Dessa forma, é principalmente o setor de serviços que faz com que o custo de vida seja mais alto no mundo avançado. Na comparação com os Estados Unidos, os países emergentes são quase sempre mais baratos. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

CLAUDIO LUIZ PESSUTI

Ora, para que precisa de tanta luta se temos um "governo progressista , de esquerda, da presidenta de esquerda que lutou contra a ditadura e foi torturada"??Ora, luta seria se tivéssemos o PSDB , o DEM no poder, com o apoio do "PIG", não e mesmo?Agora e moleza, afinal de contas temos agora não temos mais neoliberalismo, pois o PSDB não esta mais no poder, agora temos o "partido dos trabalhadores" , que luta pelos trabalhadores, não e mesmo?Ah, o problema e que não e , MESMO.Alias, quem tem olhos pra ver, já sabe a fraude que e este governo.Alias, 10 anos de poder petista e CONTINUAMOS COM A MAIOR TAXA DE JUROS REAIS DO MUNDO!Com larga vantagem sobre o segundo colocado.Se e 47% do orçamento, , se não e , ora, isto e sofisma.Os países "quebrados " da Europa com juro zero, e nos "sólidos, confiáveis" pagando o maior juro real do mundo.Chora Brasil!

    joão33

    quanto voçe ganha , para escrever seus comentários e quem te paga.

    Avelino

    Caro Claudio
    O que você propõe?!
    Saudações

EUNAOSABIA

Fora de contexto mas necessário:

Silêncio ensurdecedor sobre o resultado do "Churrascão" dos diferentes??? o que houve na Rua Helvétia sábado, alguém sabe??? Acreditem, eu não fui não.

PS1 do ENS: Equipe de jornalismo do SBT ouviu alguns que ali estavam, a maioria era de “habitantes” do local mesmo, ao que parece estavam sem entender a finalidade do “movimento”, já que os se manifestaram saudavam era a ação da PM e a retomada da ordem naquela região, algo bem lógico aliás, pois em sã consciência quem pode ser contra ação do estado em prover a lei e a ordem pública?… exceto os… bem…

Silêncio ensurdecedor.

    mourinho

    Equipe de jornalismo do SBT…ah,ah,ah. Estamos interagindo aqui porque ninguém acredita no PIG e vc vem com essa, manezão.

    Januário Rezende

    Tem razão, Mourinho._A Equipe de Jornalismo do SBT é constituída pelo Carlos Nascimento (argh!) e chefiada pelo "famosíssimo" José Nêumane Pinto, que já escreveu até um livro arrebentando com o LULA só para aparecer. Niguém comprou o tal livro e ele vai voltar para a literatura de Cordel em Campina Grande(PB). E onde está o Sr. Abravanel que não vê isso mas sempre está a postos para pegar uns trocados no BNDES?

    EUNAOSABIA

    Quando o SBT inventou a bolinha de papel que lhe rendeu 5 Bilhões de reias para salvar seu banco falido, a empresa já fazia parte do PIG ou não?

    Não esquenta, não vou te chamar de manezão não.

    mourinho

    A bolinha de papel não foi inventada, foi real. Então fica sabendo. O seu nome bem poderia ser Manoel, né não. Eu chutei.

eunice

A terceirização é a primeira causa das Notas frias, da sonegação. É conivente com o crime quem assinar isso.

Ana Cruzzeli

Se os movimentos sociais não usarem calculadora vão dar uma de OTÁRIOS…
A Dilma enquanto candidata prometeu que 100% do pré-sal seria para a educação, só que isso demanda tempo, com a pressão dos movimentos educacionais dos 10% do PIB para a educação aí está o que conquistaram…

Vamos as contas…
Se especula que o pré-sal possa dar de 4% a 7% do PIB no médio e longo prazo. O governo já tinha sinalizado os 7% do PIB para a educação e mais os 100% do pré-sal, logo num ano fraco teríamos 11% do PIB para a Educação e mais adiante poderíamos chegar a ter até 14%.

Com a pressão desinformada dos movimentos teremos:
8% + 50%pré-sal = no minimo 10% do PIB no máximo 13%PIB

Ou seja, pela falta de visão no futuro, os movimentos perderão tanto no mínimo quanto no máximo 1% do PIB.
Dilma já sabia que o pré-sal seria o grande alavancador da educação na ponta direta ou indireta. Nenhum governo que aposte no desenvolvimento vai deixar a educação em segundo plano e Dilma em toda a sua campanha deu importancia excessiva ao pré-sal justamente por isso. Meu Deus só faltou a Dilma desenhar!

Espero sinceramente que a coisa volte ao principio, que o congresso mantenha só 7% para a educação e 100% para o pré-sal, por que?Esse 1% que vai se tirar do orçamento para os 8% da educação deveria ir para e exploração do pré-sal e isso iria fazer avançar as pesquisas em toda a costa fazendo que não 10% consigamos agora para a educação e sim 11% e o mais importante esses 1% agora podem gerar uma cadeia de produção impressionante aumentando ainda mais o PIB e não só isso,no avançar da produção demandará mais mão-de-obra especializada e treinada. A prioridade do Brasil é erradicar a pobreza e gerar emprego e renda e o pré-sal significa isso na ponta direta e educação na indireta e o lucro para o Sistema Educacional Nacional.

Aqui em Brasilia eu tentei explicar essa logica ao meu sindicato( SINPRO/DF), mas eles não pensam a longo prazo e aderiram a passeata dos 10%. Eu enquanto professora que não sou boba vou brigar sim pelos 100% do pré-sal, ali no oceano tem muito ouro-negro ainda a ser descoberto na zona do pré-sal.

Renato

Se eu tiver o sindicato para atrapalhar-me, fecho a fabrica e aplico o $$$ no mercado financeiro. E vou viajar.

    assalariado.

    Renato, boa viagem!

    Marcelo

    E se for para o exterior, por favor não esqueça: só a passagem de ida!

    ZePovinho

    Não é por aí,Renato.A força de trabalho dos operários é propriedade privada deles e tem de ser respeitada.

    Renato

    Assim como as minhas máquinas são minha propriedade privada, se eles não respeitam quebrando-as eu não os respeitarei demitindo-os. E aplicando o $$$ no mercado financeiro.

    Carmen

    Renato…parece que a Grécia está em liquidação…até Afrodite montou uma banquinha de produtos afrodisíacos. E já foi convidada para posar para a Playboy. Quem sabe você encontra boas oportunidades, rsrsrs

Cesar Constantino

Espero que os blogs progressistas deem a devida cobertura as manifestações dos movinetos sociais contra ações do atual governo que poem por terra conquistas hist´roicas dos trabalhadores! Afinal, no ano apssado, este blog, entre outros, se manteve omisso quanto a situação das universidades federais!

mourinho

Um governo de esquerda não conseguiria governar para o povo (mesmo se quisesse) sob a égide de uma constituição burguesa. Por isso que o povo diz que "se o voto mudasse alguma coisa, seria proibido". A Carmen tem razão também ao dizer que o PT está distribuindo o dinheiro dos pobres aos mais pobres, porque com os ricos ninguém mexeu.

jaime

Com 47% do orçamento direcionado ao pagamento de dívida/juros, ainda tem que se ficar discutindo 1% a mais na verba para a educação! Então, "apontar de onde virão os recursos" não parece tão difícil. Dá até para desenhar.

    Rafael

    Se informe direito. O Brasil não vai usar 47% do PIB para pagamento da dívida. Não confunda rolagem de dívida com pagamento efetivo.

    João

    Repare que o comentarista não disse do PIB, mas do orçamento. Independente do teor da mensagem, são coisas diferentes.

    Avelino

    Caro Rafael
    O dinheiro do pagamento pode atér vir da rolagem, mas de algum lugar vem e terá que ser pago.Eu também acho que está mais do que na hora da Dilma rever esses contratos e mudar o orçamento.
    Ainda significa o domínio neoliberal na economia.
    Para isso ela recebeu o apoio popular.
    Saudações

    Rafael

    Com certeza. Agora vc pode ter certeza que se Dilma ousar falar sobre uma auditoria sobre a dívida rapidinho a Dilma desaparece do mundo.

    Avelino

    Caro Rafael
    Pois é Rafael, eu e muitos, votamos nela para ousar.Também acredito ser um pouco complicado, não impossível, sobre o sumiço da Dilma, se ela quiser ousar, mas balancearia muito o dito equilibrio social de momento, coisa que não interessaria a muitos empresários, nos vários ramos.
    Ousadia sim.Nós, povo, não merecemos?!
    Saudações

    Rafael

    Avelino o que eu quis dizer é que pensar em falar sobre dívida é pergoso. Eu torço para que a Dilma fizesse uma auditoria da dívida, mas é mexer num vespeiro.

    luiz pinheiro

    Esse negócio de ser ousado, ou ser covarde, é muito relativo. O dever do governante é governar bem, é melhorar a situação do país, sem preocupar-se com determinados rótulos. Ousadia demais pode ser leviandade, e às vezes a devida precaução pode ser demonstração de coragem

    EUNAOSABIA

    Vocês acham que podem rolar essa dívida até quando??? para sempre???… um mês de acúmulo ao estoque da dívida fariam 5 copas do mundo no Brasil…pouca coisa?

    Delfim Neto alerta que 60% de dívida em relação ao PIB é algo preocupante, os últimos dados que eu li davam conta que este valor do governo atual já está em 56% do PIB, com a produção em baixa. não demora degringola de vez.

    Não a toa economista espanhol já disse queo Brasil é Espanha 2.0, e o The Guardian já alertou que o Brasil é muito frágil do que se imagina…. não fizeram nada em nove anos….

    Acha que 350 Bilhões de reservas resistem a uma pequena variação de juros internacionais ou aumento de risco externo muito alto?

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Bem, você faz o jogo dos banqueiros né, pois ha países com dividas muito maiores que a nossa , e com juros quase zero.Nao degringola nada, o problema e que o PT, para não brigar com os poderosos, aceitou este jogo.Afinal, com ele, se reelegeu 2 vezes, porque vai mudar?E continuamos o paraíso do rentismo.

    Rafael

    Rapaz vc tem mesmo é que ser ofendido, xingado. Para de bancar o idiota. O FHC entregou o governo com a dívida quase nos 60% e hoje está abaixo de 36%.

    Galeano

    O que tem a ver "rolagem de dívida" com o post acima?

    Esse "EUNAOSABIA", realmente, não sabe de nada. Não há post sequer que esse sujeito não solte alguma bobagem.

    Pudera, é leitor do Reinaldo Azevedo…

    Pimon

    Vai sim, Rafael.

    600 bilhões como rolagem mais 220 bi em juros sobre um orçamento de 1.6 trilhões.

    Mentiram pra vc.

    E mais, não há como evitar, a Justiça não deixaria.

    Calote….. nem pensar

    Paulo Guedes

    Não confunda orçamento, com PIB.
    O orçamento privilegia rentistas, principalmente por que o Judiciário não permitiria, sequer, uma recomposição da dívida.
    Outra coisa, o orçamento aprovado é de R$2,2 tri, já englobando os R$600bi de rolagem da dívida.
    A grande pergunta, a meu ver é a seguinte: se temos um PIB de R$3,6tri e a carga tributária gira em torno de 36% do PIB – R$1,3tri, inclusive o ICMS e outros impostos estaduais e municipais – como aprovamos um orçamento da ordem de R$1,6tri só para o GF?

    luiz pinheiro

    (continuação)
    Mesmo produzindo todo esse superavit primário, ainda ficam faltando cerca de R$ 90 bi/ano para pagar os juros. Esses 90 bi, 2,36% do PIB, são o chamado deficit nominal. É o quanto a dívida ainda cresce, em termos nominais, apesar de todo o esforço fiscal do governo. Em termos reais, a dívida vem dfiminuindo, porque o crescimento do PIB é maior que esses 2,36%, e ainda temos que considerar a inflação. A armadilha da dívida pública é terrível, sangra o país, e não é de hoje, vem de várias décadas. Para desarmá-la, não é suficiente, como facilmente se imagina, apenas baixar a Selic.
    (vai continuar)

    luiz pinheiro

    (continuação)
    É preciso controlar a inflação, primeiro porque parte da dívida é igada a indices da inflação, segundo porque o custo da parte restante tambem oscila com a inflação. É preciso também promover o crescimento da economia e da arrecadação, sem o que não há como reduzir a dívida. É preciso, em suma, desenvolver o país. Por enquanto, ainda é preciso produzir superavit primário, mas o governo vem conseguindo, apesar dessa sangria, expandir os investimentos públicos, as politicas sociais, a infra-estrutura do país. É tarefa difícil, mas o fato é que o Brasil, em poucos anos, conseguiu equacionar seu mais grave problema financeiro – a dívida e inadimplência externa, que brecava toda hora nosso crescimento economico.
    (vai continuar)

    luiz pinheiro

    (útima parte)
    Hoje nós temos horizonte favorável para expandir a economia, e com competencia, equilíbrio, patriotismo, poderemos solucionar também o problema da dívida pública mobiliária, reduzi-la de forma substancial, no seu montante e nos seus custos, para que dentro de alguns anos já não precisemos mais produzir superavit primário. A maioria dos paises não faz superavit primario, não precisa fazer, rola suas dívidas conforme seu crescimento economico. Apenas os paises que andaram perto da falencia, como o Brasil, tiveram que ingressar nessa distorção que é a necessidade de fazer superavit primário. É uma distorção, precisamos superá-la, o que vai significar a possibilidade de termos um Estado financeiramente sólido, capaz de bancar um extraordinário processo de desenvolvimento economico e social que se avizinha do povo brasileiro.

    Rafael

    Rapaz esse assunto sobre dívida não é muito simples e nem claro. O Brasil vai esse ano pagar em torno de 200 bilhões de reais para juros o que obviamente dá menos de 10% que já é um valor absurdo. Se considerar que o governo Lula assumiu o governo com uma dívida em relação ao PIB na faixa dos 60% e após esse ano passará para menos de 35% é bom sinal, lá na frente vai ter reflexo no país. Esses 47% que vc se refere é uma questão contábil, não é dinheiro que efetivamente o Brasil vai pagar.

    luiz pinheiro

    Rafael, como voce mesmo diz, 600 bi são rolagem do estoque da dívida pública. Constam, obrigatoriamente, do Orçamento da União, mas não são parte do Orçamento Fiscal, ou seja, não tem nada a ver com a repartição do uso dos impostos arrecadados. Os 22O bi, na verdade 230 bi, são os juros apropriados da dívida, é o quanto a dívida cresceria, ao ano, se o governo emitisse novos títulos para cobri-los. Representam, hoje, cerca de 5,7% do PIB. Para impedir que a dívida cresça esses R$ 230 bi todo ano, o governo faz o chamado superavit primário, que é uma economia forçada de recursos tirados da arrecadação de impostos, para pagar parte dos juros da dívida. Atualmente, esse superavit primário está em R$ 137 bi/ano, cerca de 3,1% do PIB. Esse é prejuízo objetivo da Nação com o custo da dívida pública, é a quantia que sai da arrecadação de impostos, que deixa de ir para todas as outras rubricas, apenas para pagar juros da dívida.
    (tem continuação)

    luiz pinheiro

    Pimon, esses 600 bi que voce diz são rolagem do estoque da dívida pública. Constam, obrigatoriamente, do Orçamento da União, mas não são parte do Orçamento Fiscal, ou seja, não tem nada a ver com a repartição do uso dos impostos arrecadados. Os 22O bi, na verdade 230 bi, são os juros apropriados da dívida, é o quanto a dívida cresceria, ao ano, se o governo emitisse novos títulos para cobri-los. Representam, hoje, cerca de 5,7% do PIB. Para impedir que a dívida cresça esses R$ 230 bi todo ano, o governo faz o chamado superavit primário, que é uma economia forçada de recursos tirados da arrecadação de impostos, para pagar parte dos juros da dívida. Atualmente, esse superavit primário está em R$ 137 bi/ano, cerca de 3,1% do PIB. Esse é prejuízo objetivo da Nação com o custo da dívida pública, é a quantia que sai da arrecadação de impostos, que deixa de ir para todas as outras rubricas, apenas para pagar juros da dívida.
    (1ª parte – vai continuar)

Carmen

Senti um certo alento ao ler essa matéria. Não consigo acreditar que, tantos anos de luta para colocar o PT no governo, tenho sido para tamanha decepção. A renda que está sendo transferida para os mais humildes é a dos assalariados de 8 ou 10 salários. Não existe nenhum planejamento de melhorar aposentadorias dos trabalhadores das empresas privadas, mas sim trazer os funcionários públicos para o mesmo patamar de miséria e a entrega de bandeja aos banqueiros com a tal previdência privada. Eu não serei atingida, mas me revolta assistir a presidenta, risonha e "republicana" ao lado daqueles que protagonizaram a campanha mais sórdida que já vimos neste país, enquanto é extremamente severa com aqueles que lutaram por ela. Sinceramente, me sinto traída pelo partido dos "trabalhadores" …e o que é pior…sem perspectivas de sair da selvageria que sempre tivemos neste país.

    Rafael

    Calma Carmen. Privatização da previdência não há qualquer risco.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Hahaha, a DILMA , através do PL 1992/2007 propôs sim a PRIVATIZAÇÃO da previdência do servidor publico federal , que seria administrada OBRIGATORIAMENTE , por bancos privados.E só la ler o projeto.Agora, estão negociando alguns pontos , e, talvez, não passe isso.

    Rafael

    Menos. Já li sobre isso e não se trata disso. A proposta é criar um fundo de pensão assim como o previ, petros, funcef para previdência dos funcionários públicos federais. Nada de banco privado nessa história e ainda é um projeto como vc mesmo cita. Sou totalmente contra privatização, maas há muitos privilégios para funcionários públicos federais, juízes que nunca contribuíram com um centavo para previdência e recebem grandes aposentadorias. funcionários de estatais TODOS pagam previdência complementar e isso não significa priivatização da previdência.

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Voce esta mal informado, os próprios deputados do PT , que ainda não se entregaram totalmente a "real politik"" estão lutando contra este ponto, o fundo SERIA SIM administrado , OBRIGATORIAMENTE, por uma entidade privada. Proposta de Dilma meu caro…
    Alias, sua posição sobre previdência de servidor e igualzinho ao tal "PIG", compra a versão de que atuais funcionários não pagam pela aposentadoria, etc, "privilégios " não sei o que, ta muito mal informado meu caro. Funcionário de estatal não e funcionário publico estatutário meu amigo, você ta confundindo tudo.Alias, estes fundos todos foram usados na Privataria, não foram, "bom" para o trabalhador destas empresas né…??

    CLAUDIO LUIZ PESSUTI

    Um pouco de informação objetiva, para nao ficar neste "e isto ou aquilo" .Olha o link do projeto, no artigo 15.Depois veja o link que mostra que ate o Ricardo Berzoini ta lutando contra este ponto que eu me referi.Haja desinformação…
    http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetr
    http://www.anesp.org.br/?q=node/4259

    walter jr

    É o que tenho falado todo dia nos blogs que sempre frequentei, sujinho que sou, e tenho tomado pedrada da sabujada.
    Dilma traiu. Transfere a renda da classe média para os pobres . E os ricos continuam milionários.
    Eu fiz campanha, eu pedi voto e quem ganha são os adversários.
    Governo traidor!

    Jairo_Beraldo

    Carmen, eu trocaria só uma coisa no seu comentário, pois me sinto um dos "cornos" da Dilma – em vez de "tantos anos de luta para colocar o PT no governo", eu colocaria "tantos anos de luta para colocar um partido progressista no governo federal". Quanto ao restante, faço minhas suas colocações.

Luc

Com Licença, depois verifiquem isso, não sei se está dentro da legalidade:
http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-notic

    Morvan

    Boa madrugada (ah, ah, ah.).

    Está não, Luc, e é crime que pode ser enquadrado em vários artigos da Lei Eleitoral (não estamos na campanha eleitoral oficialmente falando; sem prejuízo de investigar a origem do dinheiro destes envios – que não saem nada barato).

    :-)

    Morvan, Usuário Linux #433640.

Fabio_Passos

É preciso mostrar a "elite" branca e rica que não vamos mais aceitar passivamente os retrocessos.
O Brasil precisa e vai aprofundar o resgate social da maioria fubecada. É este resgate que vai nos permitir superar o atraso e o subdesenvolvimento.

Tá na hora da população se manifestar e estancar a roubalheira que a grã-finagem promove.

    Vlad

    E depois de encontrarmos essa tal "elite rica e branca" e mostrarmos pra eles, vamos mostrar também ao governo!!!!!!!
    Ou não?
    Não?
    Ah…é verdade…a mão esquerda tá aprontando…mas é nossa.

Deixe seu comentário

Leia também