Trump convoca Bolsonaro para disputa com a China por controle de metais raros

Tempo de leitura: 3 min
Bolsonaro bate continência à bandeira dos Estados Unidos durante evento de sua campanha nos Estados Unidos, em 2018. Reprodução de vídeo.

O interesse na Amazônia não é no índio nem na porra da árvore, é no minério. Jair Bolsonaro, presidente da República, que tem despertado o interesse de seus seguidores sobre o nióbio e o grafeno (subproduto do grafite), cujas reservas comprovadas ficam em Minas Gerais, não na Amazônia.

 No Brasil, como revelou o Viomundo com exclusividade, o tucano Aécio Neves estendeu a concessão da família dona do Banco Itaú sobre a exploração do nióbio em Araxá, Minas Gerais, até 2033!

A Guerra pelo Suprimento de Minerais Raros

por Cecilia Jamasmie, via AEPET

O governo dos EUA está intensificando os esforços para quebrar o domínio da China sobre o fornecimento de minerais raros para uma série de aspectos da vida moderna, incluindo veículos elétricos (VEs), tecnologias verdes e aplicações militares, lançando um plano para impulsionar a mineração de lítio, cobalto e terras raras no planeta.

A iniciativa da Governança de Recursos Energéticos (ERGI), anunciada em junho, envolve até o momento a Austrália, Botsuana, Peru, Argentina, Brasil, República Democrática do Congo, Namíbia, Filipinas e Zâmbia.

O esquema busca promover a mineração responsável por 15 minerais que se espera alta demanda, à medida que a adoção de tecnologias como veículos elétricos, baterias e turbinas eólicas continua aumentando.

“Queremos garantir que essas importantes commodities minerais permaneçam livres de coerção e controle internacionais”, disse o secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, em uma reunião realizada na quinta-feira na Assembléia Geral das Nações Unidas.

“O trabalho que estamos fazendo aqui é absolutamente essencial — é essencial garantir o fornecimento de energia segura e confiável para todas as nações”, observou ele.

Pompeo disse que o governo Trump também trabalhará em acordos bilaterais, como o que assinou recentemente com o Canadá, com o objetivo de fortalecer a cooperação em minerais raros.

Washington também ganhou o apoio da Austrália, que se comprometeu a facilitar possíveis joint ventures para melhorar a capacidade de processamento de terras raras e reduzir a dependência de terras raras chinesas.

Apoie o VIOMUNDO

No início de setembro, Canberra identificou 15 projetos de terras raras e minerais críticos que pretende defender como parte do esforço conjunto com os EUA para desafiar o domínio da China no mercado.

O anúncio seguiu uma decisão da australiana Lynas Corp (ASX: LYC), a maior mineradora de terras raras do mundo fora da China.

Em julho, a empresa assinou um acordo com seu parceiro, a Blue Line, com sede no Texas, para construir uma instalação pesada de separação de terras raras nos EUA.

A instalação deve iniciar as operações até 2021.

Os EUA também assinaram um memorando de entendimento para ajudar a Groenlândia na exploração e desenvolvimento dos recursos da ilha — em particular, seus minerais de terras raras.

Washington ficou mais preocupado recentemente com sua dependência das importações de minerais, depois que Pequim sugeriu usá-las como alavanca na guerra comercial entre as duas maiores economias do mundo.

Crescente supremacia

A China é responsável por quase 80% do suprimento mundial de terras raras, um grupo de 17 elementos químicos usados em tudo, de eletrônicos de alta tecnologia a equipamentos militares.

A nação usou seu domínio de terras raras para fazer uma intervenção política no passado.

A China bloqueou as exportações para o Japão após uma disputa marítima em 2010, embora o consequente aumento nos preços tenha desencadeado uma corrida para garantir suprimentos em outros lugares.

Pequim também tem assegurado o fornecimento de outros minerais críticos e metais de baterias, como lítio, cobalto e níquel, comprando participações em projetos de mineração em países da Austrália à América do Sul e Groenlândia.

PS do Viomundo: Será que Bolsonaro vai enrolar os minions justificando furar terras indígenas na Amazônia atrás de reservas de minério que na verdade estão em Minas Gerais? Eles sabem reconhecer a diferença no mapa? Grafite e nióbio comprovadamente existem em grande quantidade em Minas. Se o Trump está pedindo, o Mito é capaz de fazer qualquer coisa…

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

O Império nunca está satisfeito.
Não bastou a produção de gás e petróleo de xisto
que manipulou os preços do Petróleo no Mundo.
A questão dos EUA sempre foi o Domínio da Energia.

https://www.bbc.com/portuguese/noticias/2014/04/140403_energia_eua_rb

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/EFJEa95XoAALu8l.jpg
https://twitter.com/51zilda/status/1176077698524950528

Dia Internacional da Não-Violência: criado pela ONU,
em Homenagem a Gandhi, o Mahatma, nascido em
2 de Outubro de 1869, há exatos 150 Anos, portanto.

“Quando em desespero, lembro–me que ao longo da história
os caminhos da Verdade e do Amor sempre triunfaram. Existiram tiranos e assassinos cruéis, e, durante um período,
eles podem parecer invencíveis, mas no final eles sempre caem,
sempre.”
#MahatmaGandhi #Gandhi150

Ghandi sempre frisou, no entanto, que a ‘Não-Violência’
(‘Ahimṣā’, transliterado do Sânscrito अहिंसा: ‘Não Ferir’
física ou moralmente a outrem) não significa ‘Passividade’,
mas sim ‘Ação’, como por exemplo a Desobediência ou a
Resistência Civil à Tirania, pela ‘Força da Verdade’
(‘Satyagraha’, transliterado do Sânscrito सत्याग्रह). #LulaLivre

Zé Maria

https://twitter.com/i/status/1179429640944771072

Homenagem a Mahatma Gandhi em Dubai, Emirados Árabes

https://twitter.com/DDNewsLive/status/1179429640944771072

Zé Maria

https://pbs.twimg.com/media/EF3sAQNWoAU4jkT.jpg

“En memoria del natalicio de Mahatma Gandhi,
Padre de la India, el mundo celebra
el Día de la No Violencia.
El pueblo venezolano, fiel defensor de la Paz,
trabaja sin descanso por fortalecer el ideal de respeto
y tolerancia como único camino para alcanzar
la libertad verdadera”

https://twitter.com/NicolasMaduro/status/1179358173678977025

Tem Lacaio Fascista que prefere Trump e rejeita Gandhi …

Deixe seu comentário

Leia também