Toda a estupidez da mídia americana, em breve flagrante

Tempo de leitura: 4 min

Quem é esse Evo Morales que o Washington Post inventou?

Tudo indica que o jornal foi buscar a ilustração nesta foto:

A vida imita a arte: Isso completa meu argumento

por Mark Weisbrot, no jornal britânico Guardian, em 16.07.2010

Tradução do Viomundo

É legal quando você faz um documentário sobre como a grande mídia distorce a realidade e a resposta da mídia ao filme comprova a sua argumentação. Na verdade, a resposta da mídia ao documentário South of the Border, de Oliver Stone, que eu escrevi com Tariq Ali, realmente completa alguns dos argumentos do filme.

O primeiro tem a ver com o desleixo e a falta de conhecimento que caracterizam o debate sobre as relações dos Estados Unidos e a América Latina, problemas com os quais a grande mídia regularmente contribui. Algumas das críticas ao filme foram marcadas pela dificuldade em acertar os presidentes e os países envolvidos. Talvez o exemplo mais relevante foi dado pelo Washington Post, que colocou uma foto do ministro de governo da Bolívia, Sacha Llorenti, identificando-o como “Evo Morales”. Llorenti é desconhecido nos Estados Unidos, mas aparece no filme como tradutor para o presidente Morales. Alguém no Post deve ter visto ambos no filme e deve ter chegado à conclusão que o cara mais branco falando inglês tinha de ser o presidente.

O ataque frontal de Larry Rother ao filme ocupou quase toda a primeira página do caderno de Artes do New York Times, com uma grande sub-manchete que dizia “Surgem questões sobre a precisão [do filme]”. No entanto, ele não conseguiu encontrar nenhum erro factual — apesar de algumas tentativas desesperadas de fazê-lo. Em uma delas Rother usou dados da importação de petróleo [venezuelano pelos Estados Unidos] de 2004 a 2010 para tentar desmentir um analista que aparece em um clipe de TV aproveitado pelo documentário, de abril de 2002. A fala de cinco segundos do especialista não tem nenhuma relevância, mas ainda assim Rother comete um erro.

Apoie o VIOMUNDO

Aqui, uma resposta detalhada a Rother, em inglês

Os erros cometidos nas resenhas foram muito numerosos para listar aqui. (Você pode votar em seu erro favorito aqui — Nota do Viomundo: no site Daily Kos, em inglês). Muitos críticos reforçaram a análise que o filme faz da mídia ao considerar toda a história em termos ideológicos e não entendendo os pontos mais substantivos. Por exemplo, o filme oferece cinco provas do envolvimento de Washington no golpe de 2002 que derrubou o presidente eleito da Venezuela, Hugo Chávez. Elas incluem um documento do Departamento de Estado reconhecendo que “o NED [National Endowment for Democracy], o Departamento de Defesa [DOD] e outros programas de assistência dos Estados Unidos deram treinamento, apoio institucional e de outro tipo para indivíduos e organizações que sabiam estar envolvidos ativamente na breve derrubada do governo Chávez”.

Isso, e outra documentação apresentada no filme — parte da qual nunca sequer chegou a ser divulgada na grande mídia [americana] — reforça a tese de que Washington esteve envolvida no golpe. Essa conclusão é apoiada por Scott Wilson, do Washington Post, que era editor internacional quando foi entrevistado por mim e que estava em Caracas durante o golpe.

Eduardo Porter, do conselho editorial do New York Times, também aparece no filme e faz referência ao apoio do governo Bush ao golpe: “Este incidente em particular foi a pior decisão possível que os Estados Unidos poderiam ter tomado. Não apenas trancou Washington na posição de inimigo eterno do governo Chávez como tornou difícil para qualquer outra pessoa na América Latina gostar dos Estados Unidos”.

Ainda assim tivemos milhares de artigos e reportagens sobre as relações dos Estados Unidos e da Venezuela nos últimos oito anos e quase nenhum sobre o papel dos Estados Unidos no golpe. Quando muito isso é mencionado como uma “acusação” feita por ninguém menos que Hugo Chávez — uma fonte demonizada — ou descartado como algum tipo de “apoio tácito”. A maior parte dos resenhistas do South of the Border também parece ter considerado essa questão e as provas apresentadas no documentário como irrelevantes.

Quando os resenhistas notaram a crítica que o filme faz à mídia, o problema foi atribuído à [rede de TV de extrema-direita] Fox ou outras emissoras de TV. Mas o documentário enfatiza que toda a grande mídia — não apenas a Fox ou as emissoras de TV — é que deu aos americanos uma impressão distorcida das mudanças históricas que aconteceram na última década na América Latina. Foi o conselho editorial do New York Times que abertamente apoiou a derrubada de um governo eleito democraticamente em 2002 — um ponto importante do filme. Isso também não foi notado, apesar do fato de que é que algo que o jornal mais importante dos Estados Unidos não fazia provavelmente nos últimos 30 ou 40 anos.

Não há surpresa no fato de que o filme atraiu a hostilidade característica dada a quem trata dessa questão [da mídia] (embora também tenha havido críticas positivas). A resenha do Los Angeles Times, que contém vários erros importantes, criticou o filme por não ter substância. Mas parece que a substância que o filme tem foi além do que a maior parte da mídia é capaz de lidar.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Mário Pinheiro

Oh, Azenha querer dignidade de quem mantém seu "protegido" estudando artes em Paris às expensas doSenado,do Tesouro,do povo?Querer dignidade de qualquer ,argh, senador da direita? A governabilidade, infelizmente,também torna indignos os senadores da esquerda quando não reagem aos golpes torpes da hodierna direita reacionária.A primeira coisa a se pensar numa eventual reforma política é a extinção do senado com a adoção do sistema unicameral.

Milton Hayek

Confesso que não via português rococó desde minhas aulas no Diocesano…………………….

Milton Hayek

http://www.tijolaco.com/?p=20565

Seria Arthur Virgílio(PSDB-AM) ligado ao narcotráfico?

Seria o líder do PSDB no Senado Arthur Virgílio ligado ao narcotráfico? A julgar pela lógica demotucana que vem sendo empregada contra o PT, sim. Afinal, Arthur Virgílio recebeu dois representantes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que são apresentadas como ligadas ao tráfico de drogas, portanto o senador tucano também estaria ligado ao crime. Não é assim que estão apresentando uma suposta vinculação do PT com as Farc e o narcotráfico?
Arthur Virgílio não só recebeu o representante das Farc no Brasil, Hernán Ramirez, como foi apontado por este como o principal interlocutor do grupo na intenção de instalar uma representação no Brasil, em 1999, portanto durante o governo de Fernando Henrique Cardoso, como conta matéria da Folha de S.Paulo de 21 de agosto daquele ano. A assessoria de Virgílio confirmou à Folha a visita de membros das Farc ao gabinete do deputado, mas não soube dizer o resultado do encontro.
O encontro entre Virgílio e o integrante das Farc foi confirmada mais uma vez pela Folha, em 11 de outubro de 2002, quando duas notas na coluna de Mônica Bergamo, com os títulos Fantasma 1 e Fantasma 2, retomaram o assunto. Na primeira nota a colunista trata da “ligação” (assim, com aspas) do PT com as Farc por conta de uma visita de Hernán Ramirez ao então governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra, em 1999. “Na época, Ramirez visitou também o deputado Arthur Virgílio (PSDB-AM), secretário-geral do PSDB e líder do governo no Congresso”, escreveu a colunista.
Na segunda nota, a colunista reproduz fala de Virgílio de que a tal visita só lhe trouxe aborrecimentos, com as declarações de Ramirez de que o senador tucano era o “principal interlocutor” da guerrilha no Brasil. “Eles são malucos, uma espécie de Prona da Colômbia”, diz Virgílio na nota, comparando às Farc ao extinto partido brasileiro fundado por Enéas Carneiro, que posteriormente fundiu-se ao PL, formando o PR. O deputado Marcos Rolim (PT-RS) também é citado na segunda nota considerando que “foi um erro” Olívio Dutra receber as Farc.
Em março de 2005, as supostas ligações das Farc com o PT voltaram a tona com um documento da Abin, apresentado pela revista Veja, que registrava uma promessa de doação de US$ 5 milhões para a campanha presidencial brasileira, em 2002, por parte das Farc, que não mereceu investigação pela falta de elementos suficientes. Os próprios parlamentares que participaram da reunião com o ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional e com o diretor da Abin confirmaram que no documento que lhes foi apresentado não havia referência ao nome do beneficiário nem ao PT.
Em matéria da Folha de S.Paulo, de 17 de março de 2005, o senador Aloizio Mercadante afirma que Arthur Virgílio encontrara-se com o padre Olivério Medina, em 1998, na condição de secretário-geral do PSDB. “Ele [Virgílio] disse que estava buscando uma solução pacífica para um conflito armado. Não vejo nada que o desabone”, afirmou Mercadante.
Mas a ressalva de Mercadante não é usada agora depois que o vice Da Costa afirmou com todas as letras e está gravado para quem quiser ouvir que o PT é ligado ao narcotráfico. O pior é que José Serra veio sem seguida, com sua conhecida dissimulação, dizer que que todo mundo sabe que o PT é ligado às Farc, que é ligada ao narcotráfico. Serra não se estende sobre que tipo de relação seria essa. Será que não é exatamente a mesma estabelecida por Virgílio em busca de uma solução negociada para o conflito no país vizinho? Se não for, Serra deveria ter a dignidade de explicitá-la. Caso contrário, permitirá que gente mal intencionada e dissimulada associe o senador tucano ao narcotráfico. E mais ainda, considerando que Virgílio é um expoente do PSDB, também ligar o partido ao narcotráfico. E, por fim, já que Serra é um tucano-mor e candidato a presidente pelo PSDB, também vinculá-lo ao narcotráfico.

Geysa Guimarães

Transformaram o índio Morales em cara-pálida de óculos. Eta competência! Se isso acontece lá, imaginem aqui.
E ainda tem procuradora que faz juntada de jornalixo como prova documental.

José

Azenha, o PIG está atacando de propaganda infantil, refrescos TANG usa crianças cantando rap com o slogan "pode mais" do serra trolóló, mensagem subliminar, vamos combater. Abraços

Pedro

Provar ou não provar que os Estados Unidos apoiam ou não apoiam os golpes de estado no mundo inteiro é uma coisa metafísica. O que eles NÃO apoiam são os governos democráticos. Perguntem a eles qual é, atualmente, o candidato que apoiam nas próximas eleições no Brasil. Está na cara que seu candidato, pelo qual usarão todo seu poder para eleger, é o Serra. Ainda bem. Se eles apoiassem a Dilma, nela é que eu não votaria. Serra é tão decadente quanto o império que o apoia.

Jair Fonseca

Lembram da desentupidora de esgoto Roto Roother?
Esse Larry Rother é um entupidor de esgoto. Da mídia de esgoto.

Tiago

Larry Rother não é o correpondente do NYT, que escreveu aquela matéria que dizia que o Lula era um bebaço? Que supresa esse seu ataque ao filme…

Roberto M Almeida

Robetto Locatelli, comcordo com vc, só foi possível mudar minha opinião a respeito do Chaves após ver o documentario "a revolução não será televisionada". A grande verdade é que vivemos em uma grande MATRIX. A dúvida é: até guando seremos dominados por ELA?

Wildner Arcanjo

Ficar em cima do muro é bom. Se der um lado ou o outro, eu ganho do mesmo jeito! É assim o pensamento. Simples e rasteiro.

Fabio_Passos

É para comemorar muito o novo grito de independência latinoamericana.

Oliver Stone já fez um ótimo documentário-entrevista com Fidel Castro… e agora novamente acerta em cheio ao mostrar que não somos mais quintal dos eua.

E que se dane a idiotia e incompetência da mídia-corporativa ianque… puro despeito de uma direita mofada que não manda mais na AL.

Argus

Para o Serra, os outros é que espionam http://arguciablog.blogspot.com/2010/07/para-o-se

Henderson_hds

Com certeza vai rivalizar com o filme do Lula. Façam suas apostas: vai bater o recorde do filme do Lula e conseguir mais que 26 espectadores?

    Ed.

    O filme já rendeu uma boa graninha, uma vez que a Globo pagou pelos direitos dele.
    Mas conta pra nós: vc gosta mesmo é de um " Exterminador do Futuro", do "governor" que tirou sarro do Serra…
    Ih, ficou legal: … Sarro do Serra!…

    Janes Rodriguez

    Henderson, como você sabe, a mídia daqui faz o mesmo papel que a mídia estadunidense. Aliás, você é prova e resultado concreto desse trabalhinho ideológico e manipulador. Ou você não é vítima, é parte do joguinho perverso de negar e distorcer a realidade quando ela contraria os interesses dos poderosos.

    Henderson_hds

    A mídia brasileira é isenta, fundamental para os pontos democráticos e fautora da pluralidade, ou seja: uma das melhores que há no orbe.

    Saudações.

    Paralelo XIV

    Isenta? É verdade, acho que você tem razão!! Como eu estava enganado, Meu Deus!!
    Eu pensava que era a mesma mídia que tinha eleito o Collor, por exemplo!!
    Isentíssima!!
    O Departamento de Estado Americano que o diga!!
    Bom, a proposito, mudando de assunto, fico aqui imaginando como deve funcionar o propinoduto-ideológico que passa as ordens de Washington para as redações do PIG!! Serão reuniões secretas?
    Ou será que o lance já está na cara dura, mesmo??
    Sabe algo a respeito, Henderson?

    Henderson_hds

    Lula tomou um banho do Collor naquelas eleições. Tanto que Lula sabe disso e tornou-se seu amigo.

    Úrsula

    Henderson. Você pode demonstrar como funciona essa isenção da mídia brasileira, citando fatos que revelam essa pluralidade que você observa? Eu sei que deve ser decepcionante descobrir que as idéias que você compartilha são fruto de manipulação da informação…
    Não sei não, mas acho que vc deve frequentar mais esse blog…

    dedinho

    Quando chegar a -100 ele é expulso???

    Leider_Lincoln

    É mesmo Azenha: -100 seria um bom número para expulsar este mocó daqui. Ele não quer debater, apenas torrar a paciência.

    clemes

    Leider, elegância, please. Abs

    Leider_Lincoln

    Perdão, Conceição.
    Refaço: prezados moderadores, um comentarista com -100 talvez seja alguém deletério à boa convivência do público leitor deste sítio. Entre tais indivíduos deletérios, que nada querem com o debate, mas apenas irritar _não se sabe se gratuitamente_ os demais comentaristas, encontra-se esta pessoa que assuma como Henderson_hds.
    Concordo, neste sentido, com as palavras do colega "dedinho" e acrescento que ninguém vem a este ilustre sítio para se irritar, ainda mais quando se sabe que é justamente esta a intenção destes ditos indivíduos.
    Sei, e meus colegas também, que o supracitado indivíduo pode tão somente mudar de apelido e continuar vindo aqui para, propositadamente, irritar os comentaristas e desvirtuar os objetivos deste sítio. Mas pelo menos não teremos a sensação de que a violação proposital da nossa tranquilidade é feita impunemente.

    Henderson_hds

    Não precisa nem chegar a esse número. O blog não é meu e portanto expulsem-me quando quiserem.
    Só comentei neste espaço com meu nome. Não necessito de hábitos esconsos para lhes mostrar o meu pensar.

    Saudações

    Paralelo XIV

    Por mim vc pode ficar tranquilo pois aqui nao eh o blog do Reinaldinho Azevedo, graças a Deus.
    Respeitamos as opiniões alheias.
    Eu quero é que me convença com argumentos, para isso, uma outra visão, penso, é sempre benéfica.
    Só acho que se vc está coroado de respostas, ao invés de perguntas, perderá um pouco de seu tempo aqui, Só isso.

    Ed.

    Isenta de isenção…
    O pior cego é aquele que nem pensa…

    Henderson_hds

    Isenta, sim. Quando elogia o Lula no rumo econômico que o país tomou, perfeito.
    Quando o critica por oscular pés de ditadores, perfeito também.

    Leider_Lincoln

    Oscular pés de ditadores? Como os monarcas árabes, o Mubarak e o Karzai? Quem faz isso é o Lula? E outra, como potência emergente não podemos nos dar ao luxo de beijar pés de antigos líderes nem de renegar povo algum que seja.

    Leider_Lincoln

    26? Nossa, já dava para o Serra fazer um comício, ao invés de passar uma vergonha como a que ele teve de passar em Itabuna, onde chegou, no desespero, a dizer que daria o Bolsa Acarajé…

    Henderson_hds

    Serra não necessita de filmes para mostrar suas qualidades.

    Ed.

    Porque seria um curtametragem de 2 segundos, só pra mostrar o Título e "The End" , 1s pra cada…

    Leider_Lincoln

    E pelo jeito também não precisa de diplomas, não é mesmo? Ou de prêmios da ONU…

    Carlos

    Jabor pra roteirista e diretor…

    Everaldo Costa

    Vc é doente, cara!

    Edison

    Não é não, ele é apenas um pet yankee.

    Paralelo XIV

    Deixa eu entender… esse é um dos argumentos inteligentes da elite?
    É assim que vocês pretendiam voltar a governar o país? Disparando e-mail's com piadinhas e fazendo essas asserções tão fracas quanto estapafúrdias? Tão carente de argumentos sólidos, equilibrados e convincentes?
    Bom, pelo isso explica porque perderão a eleiçao, mais uma vez.
    E porque andam perdendo em todo lugar…

    Henderson_hds

    " Deixa eu entender" Quer mais um argumento inteligente? Correto: " Deixe-me entender…"

    Agora ficou claro a vocês que não só domino os meandros do nosso calepino como também conheço os processos sintáticos de nossa língua?

    dedinho

    HEHEHHE Reaça faz assim.

    Critica a forma por não conseguir criticar o conteúdo huahuahuaha

    Desde quando uma pessoa tem de usar colocação pronominal correta em blog?

    dedinho

    "Pronominais

    Dê-me um cigarro
    Diz a gramática
    Do professor e do aluno
    E do mulato sabido
    Mas o bom negro e o bom branco
    Da Nação brasileira
    Dizem todos os dias
    Deixa disso camarada
    Me dá um cigarro."

    Alceu C. Gonçalves

    Eu lembro-me de vc, enderson, é o carinha que saracoteia nos blogs progressista se achando o máximo e usando argumentados fundamentados em pesquisa rápida no google. Tem mania de inserir frases de grandes pensadores como se fossem suas. Vc é risível, cara! Sabe qual o lugar no qual vc se sentiria em casa? No blog do rebolativo reizinho reinaldo. Aliás, acho que vc é o proprio bobinho de cocuruto furado.

    Volta pro teu antro, troll bobinho!

    AlceuCG.

    Paralelo XIV

    Amigão, deixe-me explicar: sei escrever formalmente, sem abusar da forma coloquial. Meu conhecimento da língua, porém, é empírico. Apenas me permiti escrever de uma forma descompromissada, simples, e confesso, me inspiro em gente como Veríssimo, e outros grandes cronistas, que iguamente se permitem abandonar a frieza de uma colocação formalíssima, em prol de uma prosa agradável, comum a qualquer leitor.

    Aliás, esse é o verdadeiro sentido da palavra comunicar: tornar comum a outrem, o que pretende expressar.

    Isso posto, você poderia – se fosse capaz disso, claro – atuar aqui colocando seus argumentos, ao invés de gastar sua erudição (??) se atendo tanto à forma, e abandonando o conteúdo, como bem disseram os colegas.

    Agindo assim, você reforça apenas a idéia de que é um troll; portanto, eu não vou mais alimentá-lo com minha energia. Talvez seja a única forma de você se divertir, tamanha sua frustração com o destino triste de seu candidato….

    Saudações.

Alceu C. Gonçalves

Confuso da Silva, a seguir o nome de dois sionistas dentre os inúmeros que abocanharam, via privatizações, uma imensa parte das riquezas do nosso país: Benjamin Steinbruch liderou consórcios para abocanhar a preço de bananas a Vale do Rio Doce e a Companhia Siderúrgica Nacional . Luiz Carlos Mendonça de Barros montou um esquema de favorecimentos no leilão da telebrás.

Milton Hayek

Lembram da GESTAPO????????
http://www.tijolaco.com/?p=20497

A América Top Secret , segundo o Washington Post.

O mundo ultra-secreto que o governo norteamericano criou após os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, tornou-se tão grande e tão pesado e tão secreto que ninguém sabe quanto custa, quantas pessoas envolve, quais são suas atividades e quem faz o que dentro dele.
Estas são algumas das conclusões de uma investigação de dois anos pelo jornal The Washington Post, que está sendo publicada a partir de hoje. O jornal diz que há uma geografia alternativa dos Estados Unidos, uma Top Secret América escondida da opinião pública e sem fiscalização.. Após nove anos de gastos sem precedentes de crescimento, o resultado é que o sistema criado para manter os Estados Unidos seguro é tão grande que é impossível de ser controlado.
Outras conclusões do estudo, realizado pelos experientes repórteres Dana Priest. vencedora de um Premio Pulitzer e Willian Arkin, colunista de assuntos de segurança, incluem:
* 1271 organizações governamentais e 1931 empresas privadas trabalham em programas relacionados ao combate ao terrorismo, segurança nacional e inteligência em cerca de 10 mil localidades em todo os Estados Unidos.
* Estima-se que 854 mil pessoas, quase 1,5 vezes mais pessoas do que vivem em Washington, tenham a atividades de segurança classificadas como top-secret.
* Em Washington e arredores, há 33 complexos de edifícios para o trabalho de inteligência top-secret – em construção ou construídos a partir de setembro de 2001. Juntos, eles ocupam o equivalente a quase três edifícios do Pentágonos ou a 22 edifícios do Capitólio – cerca de 1,5 milhão de metros quadrados de espaço.
Tudo isso para, como diz o general da reserva dos EUA John R. Vines, dizer: “não podemos avaliar se isso nos trouxe mais segurança”.

[youtube 3uPhkKysd6E http://www.youtube.com/watch?v=3uPhkKysd6E youtube]

Milton Hayek

Digite o texto aqui![youtube TBjYHxDVj94 http://www.youtube.com/watch?v=TBjYHxDVj94 youtube]

Ed.

A imprensa lá só não é "golpista", porque o "hole is a little bit lower"…
Também diferencia-se da nossa por ser sempre USA, seja pela esquerda ou pela direita.
Na verdade, a nossa é igual nisso também… sempre "stars and stripes" antes de tudo.
Fora isso, uma boa parte é igualzinha ao noss PIG, trocando o "golpista" por "conservative", (ultra)right, ou similares…
Para azar deles, a sociedade é mais madura. Mas se deixarem… (Bush Kid andou passeando pelas fronteiras)…
Para azar dos nossos, também estamos amadurecendo…

Rogério Floripa

É o PIG brasileiro fazendo escola nos EUA.

Documentário – Comandante
Excelente documentário do cineasta Oliver Stone sobre Fidel Castro e Cuba. Ótimo para quebrar alguns paradigmas sobre este país. http://bit.ly/9zLPau

Esquemas Táticos

Texto demolidor! Pelo menos o PIG norte-americano trata das produções que discorda. Aqui, o PIG nacional é indiferente à produção alternativa.

Milton Hayek

OS CÁRCERES SECRETOS DOS EUA NA EUROPA:

[youtube ivxREUOJ3sI http://www.youtube.com/watch?v=ivxREUOJ3sI youtube]

Tupi

Acorda povo Morales, Chaves, Kirchner, Lula, pelo amor de Deus, é tudo farinha do mesmo saco. A politica aplicada na Argentina ta tornando o pais mais arrogante do que ja é. Uma mulher (Kirchner) que não pensa no futuro só pensa no presente não pense que Dilma sera a salvação, ela ira atolar o Brasil na merda, ficaremos retrocedendo, igual estamos hj uma politica pobre. Veja a educação um ensino fraco, concursos varias fraudes, o enem fraude, temos que privatizar o Brasil se todas as faculdades do Brasil fossem privatizadas nosso ensino do mesmo nivel que paises europeus. Entre nas faculdades estaduais no Brasil uma vergonha, fisicamente horrivel, falta de professores e recursos. VERGONHA.
Ai vocês vão falar se fizermos isso como os pobres terão oportunidades? Ai entra o governo para dar incentivo para nos da classe baixa para estudar, com incetivos fiscais e outras formas. Nossas faculdades são um retrocesso temos o mesmo sistema de recrutamentos de aluno que o Uruguai vergonhoso isso.

    jose carlos

    Tupi
    Fiquei muito feliz ao ler seu comentário…
    ENXERGO E SEI LER.
    De resto, vá falar bobagens assim lá no blog do Reinaldo.
    Parabéns Azenha, voce é um democrata!
    Zécarlos

    Paralelo XIV

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    Deve mesmo ser um dos 26 leitores do Reinaldo!!

    P.S.: Cada leitor dele tem 6 profiles diferentes.

    rundfunk

    bebeu?

    Haroldo M. Cunha

    "Entre nas faculdades ESTADUAIS no Brasil". Além de beber, o que mais o senhor faz na vida? O que isso tem a ver com o governo federal ou Lula? Estudou na USP nos últimos 20 anos (governos tucanos ou de seus antecessores PMDB, partido do qual sairam os atuais mandatários de São Paulo)? E depois falam que Lula é cachaceiro (em tempo: cachaceiro é quem produz. Quem consome é apenas isso: consumidor)!!!!!!!

    Paralelo XIV

    Ah, entendi!!
    Deixa eu ver… então o Serra é a solução, não?
    Deve ser. "Privatizar tudo" é com ele mesmo!
    Legal Tupi. Valeu.

    Agora, mudando de assunto… essa é a direita? É a elite?
    Meu Deus, não encontro um ser pensante sequer, em nenhuma dessas duas categorias!
    So há papagaios.
    (e algumas calopsitas)

Remindo Sauim

No blog do Griupo Beaytríce tem um belo post sobre a atuação americana na imprensa anti-Chàvez na Venezuela.

O Brasileiro

Depois não entendem porque certos jornais e TVs estão indo à falência…

Almeida Bispo

A América Latina que os jornalistas americanos em geral conhecem é a da elite que tira os sapatos. Como respeitar a quem não se dá ao respeito? Não é ocaso dos chefes de estado em questão, mas, no meu imaginário Obama representa o que os Estados Unidos são da mesma forma que Berlusconi representa a Itália. Logo, no imaginário deles Lula representa os que tiram os sapatos.
Os gringos estão fazendo a parte deles que é maximizar seu país e detonar os vizinhos potenciais criadores de problemas para ele. Os tiradores de sapatos de cá que se virem.

Cesar

Gostaria de fazer uma breve observação, se me permite: A mídia em questão é a Estadounidense, pois a americana é de toda a América. Abraços.

Yacov

Será que não existe nos EEUU um movimento parecido com o da blogosfera basileira??? É a única forma de combater a opinião "oficial", o pensamento único da grande mídia, que parece ser "quem não está comigo está contra mim". Isso é o "Ó do Borogodó". Responsabilidade, Democracia e isenção na análise e divulgação das notícias parecem ser artigos ultrapassados. É um jornalismo para fanáticos. 'Tô Fora!!!!

"O BRASIL DE VERDADE não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Milton Hayek

Os EUA massacram dissidentes políticos:

19 de Julho de 2010 – 10h51

Bisneto de Graham Bell é preso por “espionar” para Cuba
A mídia internacional e algumas entidades estrangeiras, que pressionam Cuba por punir aqueles que cometeram espionagem a serviço do governo norte-americano, não se pronunciam quando a ocorre o mesmo nos Estados Unidos. Um ex-funcionário do Departamento de Estado, bisneto de Alexander Graham Bell, foi condenado, nessa sexta-feira à prisão perpétua sem possibilidade de condicional por “espionar” para Cuba. Não foram vistas críticas na imprensa.
A mulher de Kendall Myers recebeu uma sentença de 81 meses de prisão por ter ajudado o marido a “roubar” segredos norte-americanos. O juiz distrital Judge Reggie Walton disse que Kendall e Gwendolyn Myers “traíram” os Estados Unidos por três décadas, e deveriam receber uma alta punição por suas atitudes.

Durante uma explicação de dez minutos ao juiz, Kendall Myers disse que roubou segredos sem a intenção de prejudicar os Estados Unidos e que seu objetivo era passar adiante informações sobre as políticas americanas para Cuba, um país que, segundo ele, teme os EUA por sua oposição ao governo cubano.

O juiz disse que ele estava “perplexo” com o fato de que Myers, de 73 anos, pudesse acreditar que não estava prejudicando os Estados Unidos, tendo em vista o nível de antagonismo entre os dois países. “O povo cubano sente-se ameaçado” e “eles têm boas razões para sentirem-se ameaçados”, porque os Estados Unidos persegue uma política de mudança de regime para Cuba, explicou Myers.

“Parte de nossa motivação”, disse Myers sobre ele e sua mulher, era informar da maneira mais acurada possível o que ele pensava ser a política americana para Cuba, advertir o país e tentar analisar a natureza da ameaça.

Com agências http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=7

    Bonifa

    É caso típico de perseguição política ao pensamento único do Estado. Não é caso de espionagem. O espanto do juiz se deve ao fato de perceber que o pensamento único, fora do qual tudo é considerado contra o interesse nacional, está sendo questionado. Pobre ditadura.

Jorge Vieira

Vou dar para vocês a minha definição de jornalista :
É um sujeito, muitas vêzes sem nenhuma formação intelectual, que sabe escrever "ma ou meno" e que dá uns chutes, sem verificar os fatos e dados, sobre qualquer coisa que lhe for solicitado.
É um manipulador da verdade factual e um desinformador da sociedade.
É claro que uns 5% deles conseguem escapar da definição descrita acima.
Esses, em compensação, se acham o máximo.
Na maioria das vêzes são ótimos mesmo vide Azenha, Nassif, PHA, R.Vianna, entre outros.

jbmartins

A grande midia dop Brasil esta atrelada a midia Americana, acho que são filiais, assim como estas midias estão vinculada a Elites desses Paises e não gragam valores nenhum so teem interesses, a demogagia em "nome da democracia americana" invadem, matam e financiam golpes em varios Paises. espero a ruiina desses Imperio.

Dilson

Em determinado momento do filme,Chavez faz referência aos companheiros que foram mortos durante a tentativa de golpe.Oliver Stone imediatamente fez a ligação com os colegas que ele perdeu no Vietnã.Por um momento os dois estavam na mesma sintonia.
Dois soldados.Dois veteranos.
A mídia não consegue manipular isso.

Milton Hayek

E ainda confundiram o tradutor do Morales com o Morales!!!!!!Só porque o tradutor é branco!!!!!!!!Isso mostra o preconceito latente na mídia dos EUA.Além de burros são racistas!!!!!Imbecis!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
O diabo está nos detalhes,Azenha.

Flavio Lima

Esse assunto desperta os trolls.
Vamos ver a reação dos reaças!

Alexandre Araujo

AZENHA: ESSE LARRY ROTHER, DO NYT, É AQUELE MESMO QUE CHAMOU O LULA DE ALCOÓLOTRA E A MÍDIA DAQUI FOI EM DEFESA DELE?

    clemes

    Alexandre, sim. Por favor, letras minúsculas nos comentários. Abs

    Morvan

    É sim, Alexandre. É do PIG de lá. Larry Rotter; para os íntimos, Lê Lorotta. Com dois T's para ficar mais chique.
    Abraços,

    Morvan, Usuário Linux #433640

    luiz pinheiro

    É sim, é o próprio Larry Rother que escreveu artigo assinado no NYT dizendo que Lula é conhecido no Brasil como um cachaceiro inveterado

Jairo_Beraldo

Na campanha eleitoral que elegeu Obama, se podia ouvir todo tipo de absurdo dito pelos republicanos e publicado pela mídia laranja da grande América. Que ele não era americano, que ele era muçulmano (como se isso fosse crime), que ele era anticristo. Sim, anticristo também.Portanto, se acostumem. Ter uma imprensa vagabunda que veicula o que seus patrões mandam, não é exclusividade do Brasil. E ter partidos políticos que na hora do desespero, mentem descaradamente, também.

Luiz Jornaleiro

A grande mídia brasileira tem grande semelhança com a norte-americana, porém com uma diferença crucial: a de lá assume seu partidarismo e sua ideologia, a de cá finge "imparcialidade". A incompetência ou má fé de boa parte de seus jornalistas é a tônica. Ouvi jornalistas espantados com o frio na África do Sul, durante a Copa!

Cesar

Oliver Stone lutou no Vietnan, sabe do que esta falando, viu a morte de perto, sabe o que os EUA pensam sobre o "resto" do mundo.

beattrice

Considerando o excelente trabalho feito pelo Stone, os documentaristas brasileiros, e os há com qualidade técnica e estética para tal, ficam nos devendo uma obra análoga dedicada ao PiG, des de sua formação nos anos de chumbo, ou até anteriormente no período Vargas.

    Carol

    Hein?

Supertramp68

Ao "South of Border" ficou o filminho do Lula que não tem previsão de ser distribuido nos EUA para não ofender aos judeus americanos com propaganda de amigos do ditador que nega o holocausto e deseja varrer israel do mapa.

    Luiz Jornaleiro

    Gênio! Em duas linhas sintetizou a burrice em estado bruto! Supertosco.

    Paralelo XIV

    Pois é!! Aliás os Gênios não conseguem entender que "varrer Israel do mapa" e "varrer a Palestina do mapa" são duas atitudes desejadas e provocadas por um inimigo/amigo comum oculto (oculto?), agindo na surdina: os Estados Unidos.

    Porque?

    1) Porque vende arma. Grana para a industria armamentista.
    2) Arma aumenta a tensão, fomenta a Guerra. Mais grana para a industria armamentista, de suprimentos, laboratorios, etc
    3) Guerra destrói. E tome grana para a Halliburton e outras trocentas empresas de construção civil reconstruir o país.
    4) Guerra consome dinheiro. E tome dinheiro emitido pelo FED, que vai ser pago pelos escrav.. digo, cidadãos americanos, com juros indo direto para os Bancos que controlam o FED (Bank of America, Morgan Chase Manhattan, Rotschild, etc)
    5) Guerra termina por viabilizar: PETRÓLEO!!

    Lula conseguiu atrasar a escalada da tensão contra o Irã. Nossa mídia colonizada bate nele atendendo às ordens de seus patrões americanos, por causa disso. Estão desesperados para colocar a marionete deles aqui, o Sr Burns, AKA Joseph Serra!

    Christian Schulz

    Legal mesmo é varrer a Palestina do mapa.

    Marcelo Fraga

    Mas você está piorando, hein! Filminho do Lula? Holocausto? Amigos do "ditador"? Varrer Israel do mapa?

    Olha cara, pára de usar drogas. Eu sei que é difícil, mas procura tratamento psicológico. Porque continuar lendo a Veja e a Folha vai acabar te causando uma overdose.

    André LB

    Hein? Do que você está falando? Pare de balbuciar, é impossível entender o que você diz.

    Ed.

    Ecos de uma mente vazia, a menos de ventos do PIG…

    Yacov

    É o SUPERTORPE68 e sua mente super-distorcida, novamente. Israel não estaria varrendo a Palestina do mapa??? Aí, pode, né?!? Aí, tudo bem!?!? E quanto a ISRAEL ter a bomba, não ser assinante do TNP e ter disponibilizado a mesma para a Africa do Sul, quando do Apartheid, tudo bem??? E a mídia norte americana se calar frente a tudo isso, também, blz para você??? Você é a raposa que prega pela liberdade das raposas no galinheiro livre. Tô fora de gente da sua laia.

    "O BRASIL DE VERDADE não passa na gLOBo – O que passa na gLOBo é um braZil para TOLOS"

    Leider_Lincoln

    super lixo, vamos esclarecer alguns pontos aqui, o que Sua. Excelência o Professor Doutor Mahmoud Ahmadinejad, presidente da República Islâmica do Irã disse foi que os SIONISTAS (sabe, seguidores daquela ideologia que representantes de todos os países do mundo menos 3, disseram que é uma forma de racismo) deve ser varrido do mapa, no que concordo com ele. E ele não legou o Holocausto, o que ele disse é não entender por que, se a Segunda Guerra Mundial significou a morte de 80 milhões de seres humanos, somente os judeus devem ser santificados, e isso eu também não compreendo.
    Outro ponto importante é o fato de que, você goste ou não, Ahmadinejad foi eleito. Não é um ditador, tem de seguir regras e leis e à elas está sujeito. Por fim, se os judeus estadunidenses se ofendem com um filme sobre alguém que mantém diálogo com o presidente do país mais antigo do mundo (mais até do que a China), mas não se ofendem com a brutalidade desalmada e racista que os seus compatriotas israelenses impõem ao povo palestinos e aos ativistas de uma flotilha que levava água, comida e cadeiras de roda, bom então, ofender esta gente vil, suja e torpe, é sinal de bom caráter.

    Supertramp68

    lady, fiquei emocionado!!

João Carlos

Outro dia eu vi uma resenha/artigo na folha sobre esse filme… Não lembro quem escreveu.. mas o discurso era bem ao modo Rother…

    Marat

    É mais um colonizado, que ganha esmolas dos consulados…

Armando do Prado

Paioraram muito, pois nos anos 50 e 60 pelo menos pesquisavam e tinham jornalistas mais competentes. Hoje colocam bobos alegres para escrever qualquer coisa.

Remindo Sauim

Os Estados Unidos do Terror sentem é muita saudade das plantações de bananas na América Latina, onde assassinavam os trabalhadores. A mídia americana abraçou o esquema terrorista dos EUA já faz muito tempo. A Seleções de Reader's Digest cumpriu esta função no século 20, graças a dobradinha SIP/CIA. Atualmente toda a mídia está nessa, mesmo estando sua credibilidade lá embaixo e note-se que a grande mídia brasileira também sente muita saudade deste tempo. O vice do Serra do Serra então chega a dar discurso neste sentido.

Leider_Lincoln

Esse artigo matou a pau; não saber que o Evo era o índio e não branco foi de doer. Na arte do sarcasmo fino, admitamos, nenhum outro povo ocidental tão bom quanto os ingleses. A mídia estadunidense elevada ao ridículo, enfim. Ah, as antigas colônias…

Edson Augusto

Nunca digo que não gosto dos estadunidenses. Por conhecer e ter convivido com muitos deles em meus empregos posso garantir que, além de nós, muitos deles divergem dos governantes dos EUA. Fiz boas amizades com alguns. Há também, claro, os que são bitolados como a maioria dos habitantes daquele país.

Carcará!

Vamos rir, apesar de que chorar lava os olhos…

Alguém sabe me informar se no governo Lula a capital do Brasil continua sendo Buenos Aires para a mídia americana?

Marat

Esse Larry Rother, além de não se cansar de dar barrigadas, consegue ser estúpido até o último instante. Ele é o símbolo do rebotalho que é a imprensa atual, salvo raras exceções…

    Druida

    Marat, um dos problemas dos jornalistas americanos "estacionados" em Sampa ou no Rio é beber caipirinha demais…
    :) Então começam a "ver coisas"…

    Não é a primeira vez que o Rohter escreve "bullshit" e não será a última. Lembram da palhaçada contra o Lula em maio de 2004? Ele não se emenda… Uma espécie de Juan Arias (o correspondente do El País que dedica-se a escrever reportagens favoráveis aos tucanos) americano, só que mais estabanado…

    Marat

    Druida, ele bebe caipirinha e também deve cheirar alguma coisa. Não é possível alguém ser tão boçal assim…Saudações!!!

Roberto Locatelli

Já vi que esse jornalista é bem sarcástico: "…o cara mais branco falando inglês tinha de ser o presidente." Depois dessa, se eu fosse o dono do W. Post, pediria desculpas publicamente.

    Marat

    E desde quando um estúpido pede desculpas???

Roberto Locatelli

Sensacional! Excelente artigo!

O melhor de tudo é que começa a se avolumar nos EUA e na Europa uma opinião pública favorável às transformações na América Latina.

Oliver Stone e Michael Moore, cada um a seu modo, são cineastas porta-vozes desses estadunidenses e europeus que não se sentem rfepresentados por seus governos ou por sua mídia mentirosa.

    Tiago

    "Transformações da América Latina"?

    Evidentemente repudio a política americana para a América Latina, que faz questão de mostrar que não passamos de um quintal para eles. No entanto, sair em defesa pública de um pseudofascista como Chavéz é igualmente terrível.

    Christian Schulz

    Boa, detona os "dois" lados, demonstra o primarismo da própria análise e tudo continua como está.

    A direita quer que o mundo acabe num barranco, mas com um Juruna, um Pablo ou um Mphela para lhe abanar…

    Roberto Locatelli

    Olá, Christian. Algumas pessoas gostam de detonar os dois lados, para posar de neutros. É típico de certos setores da classe média. Na prática, ao fazer isso, estão ajudando o lado mais forte, ou seja, EUA.

    flavio cunha

    Na mosca, tem acéfalo classe média que curte dar uma de acima de tudo, os dois lados são a mesma coisa, por isso eu posso continuar indiferente frente à miséria alheia. Cambada de idiotas!

    Paralelo XIV

    Não sei se são acéfalos, Flavio.
    Eles têm cérebros, sim.
    Não aprenderam a usá-los, só isso, ué!
    Consequência de anos a fio ligados na Rede Globo…

    Bruno

    Então, quando existem duas posições, necessariamente tenho que achar uma delas correta, a fim de evitar ser taxado de troll? Ah, tá.

    Roberto Locatelli

    Ninguém disse que os que ficam em cima do muro são trolls.
    Aliás, NENHUM troll fica em cima do muro, eles têm posição bem clara e definida, sempre.
    Os que ficam em cima do muro são setores da classe média. Não sabem se vão para lá, ou para cá, não são a favor, mas também não são contra. Talvez sim, talvez não. Não sei se compro sabor menta ou sabor uva.Ah, decisões, decisões…

    Paralelo XIV

    Na mosca!
    "Dividir para conquistar", esse é o nome do jogo!
    Saudações!

    Roker

    Nos é ensinado que Pseudofascista como o Chaves, é todo aquele que durante uma campanha eleitoral PROMETE ao povo defendê-lo, dar-lhe o que lhe é de direito, e depois de eleito CUMPRE. Também costuma-se denominar isto de Populista, demagogo, etc.

    Roberto Locatelli

    Meu, eu também tinha uma péssima impressão do Chávez. Até que descobri que essa impressão era o resultado da lavagem, enxaguagem e secagem a vácuo cerebral que a mídia faz em nós.

    Como vacina, recomendo assistir ao documentário do Oliver Stone e o documentário da tv irlandesa – disponível no YouTube – intitulado "A Revolução Não Será Televisionada". Você descobrirá, como eu, que 90% da mídia Venezuelana é furiosamente anti-chavista. E tem ampla liberdade de sê-lo. Chávez fechou apenas os veículos que participaram ativamente da tentativa frustrada de golpe de estado. Ao participar, esses veículos cometeram crime previsto em lei. Se não fossem fechados, Chávez estaria compactuando com o crime cometido por elas.

    AntonioBarbosaFilho

    Roberto, só para referendar o que vc diz: no começo de 2008, houve em Caracas uma reunião da SIP. Durante um final-de-semana, os donos dos jornais mais reacionários das Américas bradaram contra Chávez e contra a "falta de liberdade de expressão" na Venezuela. Do meu hotel lá pude assistir a todos os debates ao vivo, por duas emissoras privadas, e depois a reprise dos "melhores momentos" que varava as madrugadas. As declarações mais violentas eram manchetes de todos os jornais, pendurados nas bancas de todo o país.
    A única reação de Chávez foi apoiar o I Encontro sobre Terrorismo Midiático, que também tinha gente de vários países das Américas. Beto Albuquerque foi nosso principal representante, mostrando um pouco como age o PIG brasileiro. Sobre este importante encontro, nem uma linha na mídia venezuelana, tão apegada à Liberdade de Imprensa"…rsrsrs

Deixe seu comentário

Leia também