The Independent: A mulher mais poderosa do mundo

Tempo de leitura: 4 min

Hugh O’Shaughnessy – do jornal britânico Independent, reproduzido na Carta Maior

A mulher mais poderosa do mundo começará a andar com as próprias pernas no próximo fim de semana. Forte e vigorosa aos 63 anos, essa ex-líder da resistência a uma ditadura militar (que a torturou) se prepara para conquistar o seu lugar como Presidente do Brasil.

Como chefe de estado, a Presidente Dilma Rousseff irá se tornar mais poderosa que a Chanceler da Alemanha, Angela Merkel e que a Secretária de Estado dos EUA, Hillary Clinton: seu país enorme de 200 milhões de pessoas está comemorando seu novo tesouro petrolífero. A taxa de crescimento do Brasil, rivalizando com a China, é algo que a Europa e Washington podem apenas invejar.

Sua ampla vitória prevista para a próxima eleição presidencial será comemorada com encantamento por milhões. Marca a demolição final do “estado de segurança nacional”, um arranjo que os governos conservadores, nos EUA e na Europa uma vez tomaram como seu melhor artifício para limitar a democracia e a reforma. Ele sustenta um status quo corrompido que mantém a imensa maioria na pobreza na América Latina, enquanto favorece seus amigos ricos.

A senhora Rousseff, a filha de um imigrante búlgaro no Brasil e de sua esposa, professora primária, foi beneficiada por ser, de fato, a primeira ministra do imensamente popular Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ex-líder sindical. Mas com uma história de determinação e sucesso (que inclui ter se curado de um câncer linfático), essa companheira, mãe e avó será mulher por si mesma. As pesquisas mostram que ela construiu uma posição inexpugnável – de mais de 50%, comparado com menos de 30% – sobre o seu rival mais próximo, homem enfadonho de centro, chamado José Serra. Há pouca dúvida de que ela estará instalada no Palácio Presidencial Alvorada de Brasília, em janeiro.

Assim como o Presidente Jose Mujica do Uruguai, vizinho do Brasil, a senhora Rousseff não se constrange com um passado numa guerrilha urbana, que incluiu o combate a generais e um tempo na cadeia como prisioneira política.

Quando menina, na provinciana cidade de Belo Horizonte, ela diz que sonhava respectivamente em se tornar bailarina, bombeira e uma artista de trapézio. As freiras de sua escola levavam suas turmas para as áreas pobres para mostrá-las a grande desigualdade entre a minoria de classe média e a vasta maioria de pobres. Ela lembra que quando um menino pobre de olhos tristes chegou à porta da casa de sua família ela rasgou uma nota de dinheiro pela metade e dividiu com ele, sem saber que metade de uma nota não tinha valor.

Seu pai, Pedro, morreu quando ela tinha 14 anos, mas a essas alturas ele já tinha apresentado a Dilma os romances de Zola e Dostoiévski. Depois disso, ela e seus irmãos tiveram de batalhar duro com sua mãe para alcançar seus objetivos. Aos 16 anos ela estava na POLOP (Política Operária), um grupo organizado por fora do tradicional Partido Comunista Brasileiro que buscava trazer o socialismo para quem pouco sabia a seu respeito.

Os generais tomaram o poder em 1964 e instauraram um reino de terror para defender o que chamaram “segurança nacional”. Ela se juntou aos grupos radicais secretos que não viam nada de errado em pegar em armas para combater um regime militar ilegítimo. Além de agradarem aos ricos e esmagar sindicatos e classes baixas, os generais censuraram a imprensa, proibindo editores de deixarem espaços vazios nos jornais para mostrar onde as notícias tinham sido suprimidas.

A senhora Rousseff terminou na clandestina VAR-Palmares (Vanguarda Armada Revolucionária Palmares). Nos anos 60 e 70, os membros dessas organizações sequestravam diplomatas estrangeiros para resgatar prisioneiros: um embaixador dos EUA foi trocado por uma dúzia de prisioneiros políticos; um embaixador alemão foi trocado por 40 militantes; um representante suíço, trocado por 70. Eles também balearam torturadores especialistas estrangeiros enviados para treinar os esquadrões da morte dos generais. Embora diga que nunca usou armas, ela chegou a ser capturada e torturada pela polícia secreta na equivalente brasileira de Abu Ghraib, o presídio Tiradentes, em São Paulo. Ela recebeu uma sentença de 25 meses por “subversão” e foi libertada depois de três anos. Hoje ela confessa abertamente ter “querido mudar o mundo”.

Apoie o VIOMUNDO

Em 1973 ela se mudou para o próspero estado do sul, o Rio Grande do Sul, onde seu segundo marido, um advogado, estava terminando de cumprir sua pena como prisioneiro político (seu primeiro casamento com um jovem militante de esquerda, Claudio Galeno, não sobreviveu às tensões de duas pessoas na correria, em cidades diferentes). Ela voltou à universidade, começou a trabalhar para o governo do estado em 1975, e teve uma filha, Paula.

Em 1986 ela foi nomeada secretária de finanças da cidade de Porto Alegre, a capital do estado, onde seus talentos políticos começaram a florescer. Os anos 1990 foram anos de bons ventos para ela. Em 1993 ela foi nomeada secretária de minas e energia do estado, e impulsionou amplamente o aumento da produção de energia, assegurando que o estado enfrentasse o racionamento de energia de que o resto do país padeceu.

Ela tinha mil quilômetros de novas linhas de energia elétrica, novas barragens e estações de energia térmica construídas, enquanto persuadia os cidadãos a desligarem as luzes sempre que pudessem. Sua estrela política começou a brilhar muito. Mas em 1994, depois de 24 anos juntos, ela se separou do Senhor Araújo, aparentemente de maneira amigável. Ao mesmo tempo ela se voltou à vida acadêmica e política, mas sua tentativa de concluir o doutorado em ciências sociais fracassou em 1998.

Em 2000 ela adquiriu seu espaço com Lula e seu Partido dos Trabalhadores, que se volta sucessivamente para a combinação de crescimento econômico com o ataque à pobreza. Os dois se deram bem imediatamente e ela se tornou sua primeira ministra de energia em 2003. Dois anos depois ele a tornou chefe da casa civil e desde então passou a apostar nela para a sua sucessão. Ela estava ao lado de Lula quando o Brasil encontrou uma vasta camada de petróleo, ajudando o líder que muitos da mídia européia e estadunidense denunciaram uma década atrás como um militante da extrema esquerda a retirar 24 milhões de brasileiros da pobreza. Lula estava com ela em abril do ano passado quando foi diagnosticada com um câncer linfático, uma condição declarada sob controle há um ano. Denúncias recentes de irregularidades financeiras entre membros de sua equipe quando estava no governo não parecem ter abalado a popularidade da candidata.

A Senhora Rousseff provavelmente convidará o Presidente Mujica do Uruguai para sua posse no Ano Novo. O Presidente Evo Morales, da Bolívia, o Presidente Hugo Chávez, da Venezuela e o Presidente Lugo, do Paraguai – outros líderes bem sucedidos da América do Sul que, como ela, têm sofrido ataques de campanhas impiedosas de degradação na mídia ocidental – certamente também estarão lá. Será uma celebração da decência política – e do feminismo.

Tradução: Katarina Peixoto

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

andre

adorei esse texto é isso ai Dilma presidente do nosso brasil que na era FHC era considerado o brasil das privatizaçoes e do FMI e do sofrimento pra ser o brasil de potencia e considerado um pais forte e respeitado graças a LULA e AGORA vai ser com Dilma é Dilma no primeiro turno cai fora serra . por que sera que serra nao fez campanha junto com FHCe nao apareceu nos seu programas eleitorais? É Dilma 13………

Sidora

Tudo isso me faz lembrar dos versos de Chico Buarque de Holanda. "A história é um carro alegre cheio de um povo contente que atropela indiferente todo aquele que a negue". Primeiro um sindicalista de orígem nordestina, cabeça chata, desafia os poderosos e se torna Presidente, além de um dos nomes mais populares do mundo. Agora a Dilma, ex-presa política, torturada por um regime ditatorial que assolava nosso país, dando a volta por cima, símbolo de resistência, de coragem, se tornando a primeira mulher Presidenta do Brasil… Prá quem viveu aquela era negra, gente, demais!!!

Aline

O governo brasileiro vai convidar todos os países do mundo. Vai ser uma festa de arromba!
Vamos todos à Brasília, porque vai ser festa para dia e noite inteira!
Não perco por nadinha nesse mundo. E viva o The Independente, considerado um dos jornais mais sérios da Europa.

ESLEAL

Rede Povo na luta pela democratazação dos meios de comunicação e pela revolução ideológica cultural do povo brasileiro. BRASIL UM PAIS DE TODOS, PARA TODOS E POR TODOS. PELA UNIÃO DE TODAS AS ETNIAS, CREDOS E TORCIDAS DE FUTEBOL – DILMA 13 – RUMO A REVOLUÇÃO SOCIALISTA PELO VOTO DIRETO E UNIVERSAL. SEM INFLUÊNCIA DA RGB E SEUS CAPACHOS E DONOS BRASILEIROS E INTERNACIONAIS. VIVA TCHE!

GilsonG

"A Senhora Rousseff provavelmente convidará o Presidente Mujica do Uruguai para sua posse no Ano Novo. O Presidente Evo Morales, da Bolívia, o Presidente Hugo Chávez, da Venezuela e o Presidente Lugo, do Paraguai – outros líderes bem sucedidos da América do Sul"….líderes bem sucedidos???? Aonde????

Iowa

Simplesmente sensacional!

JORGE GÓES

Ver este título a mulher mais poderosa do mundo me deu um orgulho imenso, não tinha percebido a noção que o nosso País chegou no cenário mundial bem diferente na época de uma certo presidente de sigla.
Está era nunca mais.
Vamos todos dizer: DILMA PRESIDENTA DO BRASIL.
1ª MULHER PRESIDENTE DESTE PAÍS TÃO AMADO.
Como dizia uma canção de CAZUZA: "GRANDE PÁTRIA DESIMPORTANTE", era assim hoje somos: "UMA GRANDE PATRIA DE TAMANHA IMPORTANCIA INTERNACIONAL"
DÁ-LHE DILMA 13.

Ana Francisca

Maravilhoooooooooso texto, pena que a PIG e o Zé Enfadonho ( muito bom este apelido) não consigam participar do momento histórico que estamos vivendo. Uma pena mesmo.

JORGE GÓES

Brilhante texto. São informações muito importantes para todos os brasileiros. Não sabia que ela seria a mais poderosa do mundo, a mulher brasileira estava precisando muito deste reconhecimento. Não há mais espaço para esse "machos, adultos e brancos" sempre no comando. As mulheres estão precisando mostrar o potencial adormecido esta é a hora de todas as mulheres acordarem para tudo que está ao seu redor. O mundo mudou, o Brasil mudou e é chegada a hora das mulheres mudarem também. Chega dessa idéia que mulher só é ela mesma ao lado de um homem, minha mãe foi muito mulher e pude observar que sozinha criou doze filhos enquanto que meu pai ficava arrumando mulheres e filhos pelas ruas e no final da vida ele ainda a deixou. A mulher tem que perceber que não precisa mais viver na sobra do homem a realidade agora é outra.

mario

Para quem sabe escrever em inglês:
No site do Independent, na página da matéria, houve uma invasão de psdbistas escrevendo contra Lula e Dilma.
Vamos apoiá-los, relatando os ganhos que tivemos nesses últimos 8 anos!!!!!!

Edson Gomes

Dilma será, sem dúvidas, uma GRANDE PRESIDENTA! Aos 62 anos, sinto-me extremamente feliz em viver este momento de continuidade do alicerçamento da Democracia no Brasil.

Urbano

PelamordeDeus! Não mostrem isso ao fred henrique flitstones salieri porque será fatal para ele. Muito mais do que para qualquer outro da oposição ao Brasil.

Pedro

Realmente ótimo texto! …o melhor é como ele conclui colocando Dilma e Hugo Chávez no mesmo saco…por que será?

Pedro

O Fernandinho foi o títere de que se serviram o Antonio Carlos Magalhães e o contabilista Malan. Este era especialista em fechar a conta do débito e haver às cinco horas da tarde para dar tempo de informar ao FMI que estava tudo certinho, ou seja, zerado. O povo, como diz o Lula, só existia, e existe, para essa turma na hora das eleições. O ACM era o homem da ditadura, e o Malan o servo do FMI. Se Serra fosse eleito, coisa que parece impossível, esta turma voltaria toda ao poder, ou seja, a turma de civis que sustentou a ditadura militar na imprensa, na televisão e em todos os meios de comunicação. A "lei de segurança nacional", isto é, o colonialismo dirfarçado e sustentado pela mídia faria o que sempre fez com o povo, reduzi-lo a mais abjeta miséria.

Binah Ire

Simplesmente sensacional!!
Não existe outra palavra, não há espaço para Golpe PIG, DEM/PSDB e elite cansada
Engulam essa! Perguntem pro Farol o que pensam dele…
E o Serra: ENFADONHO, foi a palavra mais perfeita que já encontraram pra ele, hahahahahahha

Ganhei minha noite, obrigada!

Vitoria

Que orgulho de ter uma mulher como a Dilma na presidência da República!
Como diz um velho professor, quem não foi comunista na juventude não tinha coração. Ela viveu um período obscuro e lutou contra um sistema injusto. Não fujiu para o exterior, não foi estudar nos EUA nem se contaminou com os medíocres economistas norte-americanos. Ela ficou no Brasil e continou a lutar pelo seu país. Estudou, trabalhou e foi muito competente em tudo que fez.
Merece, indubitavelmente, com toda sua força competência e coragem, ser a PRIMEIRA PRESIDENTE DO BRASIL. Depois de uma República oligárquica, de uma Ditadura de empresários e militares e uma pseudo redemocratização sob a égide de um neoliberal retrógrodo como o FHC, o Brasil teve Lula e agora terá DILMA!
Estamos avançando Brasil!!
Serra é retrocesso, Serra é atraso!

lucila

muito bom!!!!
mas dá um certo medo, não?
como disse a outra, pé de pato mangalô treis veiz!
(a referência ao Erra é uma graça)

Che

Para quem não acredita, acessem o link: http://www.independent.co.uk/news/world/americas/

Um abraço

ernesto

A "grande" imprensa do Brasil, nunca falaria assim, com decência da Dilma.
Mulher corajosa e valente, só pode causar ineveja nos covardes de mentalidade tacanha.
Além de tudo é herdeira do Brizola.
É 13!

Floriano Júnior

Enquanto o PIG tenta desmoralizar e pintar a Dilma de candidata sem experiência nós temos esse excelente artigo na mídia estrangeira.

Alberto

…" e mais de 50%, comparado com menos de 30% – sobre o seu rival mais próximo, homem enfadonho de centro, chamado José Serra".
Que frase, que maravilha, simplesmente fantástica, assombrosa, nunca vi nada igual, …

pablo

"enfadonho" rsrs …. mto boa!

José Manoel

Azenha: agora sim, o "boca de chinelo" se suicida de inveja!!!!!!!!!!!!! ahahahahahahahahahahaha

José Manoel

Azenha: é………….., e o PIG não diz nada porque é Zé Caixão até debaixo d`água!!!!! O que falta de vergonha na cara dessa canalhada é brincadeira!!!!! Domingo, o Rolo Compressor pega toda essa cafagestada!!!!!!!!

Fábio Valentim

Calma que ainda é cedo pra falar disso. Pode ocorrer o segundo turno. Nunca se sabe.

    Maria

    Ate pode ocorrer o segundo turno, mas pode ter certeza que o psdb vem com tanta baixaria, Ate queria pra ve o que vai dar! Com um imprensa de pessima qualidade que o BRASIL tem, esses jornalistas principalmente da REDE REDE GLOBO, FOLHA DE SAO PAULO, ESTADAO, VEJA , deveria queimar os seus diplomas; nem precisa mais pq qualquer um que queira se jornalista nao precisa de diploma, por ai vcs veja aqualidade deles "psedo-jornalistas".

Nina

Adorei essa parte: "As pesquisas mostram que ela construiu uma posição inexpugnável – de mais de 50%, comparado com menos de 30% – sobre o seu rival mais próximo, homem enfadonho de centro, chamado José Serra". kkkk…."homem enfadonho", mais um rótulo para o zé pedágio…

    Jairo_Beraldo

    E ainda erram falando que o coiso é de centro. Ultra direita, que sequer pisou na "linha do equador" ser de centro? Só se for o centro do PIG!

Carlos Magno Barbosa

Isso se denomina uma imprensa séria e isenta, com conteúdo e sem os preconceitos de colonizadores e colonizados. Uma lição p/ o PIG de toda a América Latina.

Mariangela Barreto

Artigo fantástico… faz justiça a tudo que Dilma representa.. uma mulher corajosa, determinada e completamente comprometida com a justiça social e progresso do nosso pais.. Achei incrivel quando o texto diz, o cito:
" Sua ampla vitória prevista para a próxima eleição presidencial será comemorada com encantamento por milhões. Marca a demolição final do “estado de segurança nacional”, um arranjo que os governos conservadores, nos EUA e na Europa uma vez tomaram como seu melhor artifício para limitar a democracia e a reforma. Ele sustenta um status quo corrompido que mantém a imensa maioria na pobreza na América Latina, enquanto favorece seus amigos ricos."
A direita neoliberal brasileira representada pelos estadoões, redes globos, editora abril e outros bolsões da elite está desesperada!!!!… só falta 05 dias para elegermos a primeira mulher presidente do Brasil.. haja coração!! é Diilllma!!!

El Cid

Enquanto os jornais do mundo inteiro enaltecem o governo Lula e as qualidades da sua sucessra Dilma,que será a primeira mulher presidente do Brasil,nossos jornais páfios,omitem o momento histórico que estamos vivendo…

Corremos o risco de as gerações futuras não saberem o que realmente se passou no Brasil nas eleições presidenciais de 2010. Ainda bem que existe internet, e por consequência, a blogosfera !!

    Mel

    Falou tudo!!!

El Cid

….meus amigos gostaram dessa reportagem, um deles até disse: "até a imprensa internacional conhece a verdade dos fatos!"

Pena que vergonhosamente a nossa imprensa em sua grande maioria, seja reacionária andando de lado com a ala do com o conservadorismo burguês que muito touxe atraso e sofrimento pro Brasil.

El Cid

“As pesquisas mostram que ela construiu uma posição inexpugnável – de mais de 50%, comparado com menos de 30% – sobre o seu rival mais próximo, homem enfadonho de centro, chamado José Serra. Há pouca dúvida de que ela estará instalada no Palácio Presidencial Alvorada de Brasília, em janeiro.”

kkkkkkkkkkk !! Ainda esculachou o Serra de passagem….

El Cid

… confrades, o que me preocupa verdadeiramente é pensar que as pessoas lá de fora possam formar opiniões sobre nós apenas lendo o PIG. Aí é uma desinformação total !

Homem da Paz.

Chorar depois não faz mau, pessoal da terceira idade se estiver vivo para lamentar vai lembrar de tantas palavras tolas.
Mas a tudo tem seu tempo. Que Deus tenha misericórdia de nossa vida.
Como não passou o Calice de Jesus certamente teremos que passar por essa tragedia também.
Mas quem sabe teremos brasileiros menos leigos e favorecidos por politica suja e veremos alguem de boa indole ser presidente do Brasil.
Mas certamente este Jornal tem muito interesse no Brasil, ja que nosso querido Presidente ajuda todo mundo… la fora.

duducoutinho

O texto da a entender que ela participou do sequestro do embaixador americano,e não o MR8 do Gabeira…É uma pena que as noticias fantasiosas daqui tenham repercussão internacional

Claudia

Que lindo… parece até pré-programado… eles querem ela! Porque será? Dance Monkeys Dance! Nada é por acaso. Aloka.

    Baixada Carioca

    Monkeys? Assim nos viam na era FHC quando ministros tiravam sapatos para entrar nos EUA.

Marina Serette

SHOW de reportagem! É com esse otimismo que precisamos seguir em frente.
Achei todo mundo por aqui meio pra baixo nas três reportagens que visitei. Vamos levantar a cabeça e batalhar nessa reta final para elegermos uma maioria de esquerda no legislativo e executivos estaduais e a Dilma presidente. Paulistas muito empenho para ajudar o Mercadante aqui em São Paulo que pelo Vox tem chances reais de segundo turno! Nosso discurso aqui tem de ser de vitória, ou vocês acham que o PIG e os demo-tucanos não estão bisbilhotando os Blogs progressistas.

José Luiz Rossi

O artigo tem um fecho de ouro:"A celebração da decência política",apesar da campanha impiedosa da mídia.Será que a imprensa tupiniquim não se envergonha do seu caráter golpista ser comentado pela imprensa internacional?

Tunico

O PIG cortou os pulsos desta vez.

RUBENS POSSATI

enquanto isso no BRASIL A FOLHA ESPERNEIA.

Fernanda Estima

Agradeço ao Vi o Mundo por leitura tão gratificante numa segunda feira horrível!

Flavius Júnior

O mundo olha o brasil com respeito!!! isso é realmente muito bacana!!

Donizeti – SP

Os velhinhos de pijama do clube militar, fãs do reinaldo azevedo e do merval vão ter um ataque de nervos quando lerem essa matéria do jornal inglês.

Duas passagens simbólicas no texto: " José Serra, um enfadonho político de centro ", parece que ninguém aguenta a chatice do Serra.

– e o final: na posse em janeiro de 2011, Dilma terá a companhia de outros presidentes latino-americanos de sucesso, também impiedosamente atacados por campanhas de degradação da mídia.

– Precisa falar mais alguma coisa ?

monge scéptico

Não se deixe enganar DILMA!!. os elogios que dessas bandas gringas, devem ser recebidos
com cautela. Modéstia não faz mal."Eles" usam todo tipo de "técnicas" quando querem preju-
-dicar alguém; os elogios, é o número um. Deixe-os falando sozinhos.
o zé migué disse que a DILMA não saberá escolher seus auxiliares; e ele saberia? A única
maneira de lidar com corruptos, é vigia-los e faze-los saber disso. A DILMA, ao longo do seu
governo, terá que chutar a bunda de muita gente,, que hoje é seus papagaios de pirata e, só
estão ali para obter vantagens pessoais. Façam o que fizerem, é DILMA!!

André

Galera, resolvi fazer o que o Serra pediu ontem no debate. Só que para Dilma. Hoje, já consegui que 3 indecisos votem nela. Minha meta é 5 por dia. É isso mesmo! Meu PAC 1 (Projeto de Aceleração da Candidata rumo ao 1º turno) tem meta ousada…

Maria Dirce

Homem enfadonho de centro kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Jonas

Nossa, que horror!!!

    El Cid

    … hum Jonas, que chilique, hein ??

Márcia Nogueira

Texto maravilhoso!
Dias atrás, recebi mais um daqueles e-mails sujos desafiando a informar a biografia da Dilma, sob o pretexto de que o passado dela seria obscuro e aterrador. Valeu esperar, pois agora remeti essa reportagem com gosto a todos os meus contatos e grupos de que faço parte.
Aliás, enviei neste fim de semana e-mails de coisas positivas, dizendo que não toleraria mais baixarias e que iria ao que interessava: os rumos do nosso país! Espero que tenham captado a minha mensagem.

Domngos

Onde podemos ler algo inteligente, como essa reportagem, na imprensa brasileira? Só os blogs salvam(PHA, Azenha, Nassif…).

    José Manoel

    Na Carta Capital e no Tijolaço também!!!!!!

Vânio Soares Feitosa

Ótimo este articulista.

Também publicou um artigo maravilhoso sobre o Presidente Chávez : A Discourse of Third World Hope – Chavez Takes London.
Seu livro : Pinochet: The Politics of Torture, também merece ser lido.

Abraços,

O_Brasileiro

Uaaaauuuuu!
No Brasil só se lê coisa assim nos "blogs sujos" e na Carta Capital!!!

Dejair Brasil

Espetacular!!! Para quem não conhecia a história da Dilma. Está tudo no texto. Muito bom! Muito bom mesmo. Esse artigo e o do deputado Ferro mataram a paú. Valeu!!!!.

Baixada Carioca

Hummmm!!!! Os intelectuais brasileiros devem ter mesmo motivo para fazerem o tal "movimento pela democracia". O povo que não sabe votar, tupiniquim, está deixando essa mulher muito poderosa diante do mundo. Eles estão se auto-flagelando de inveja. Como diz Lula, o bom da inveja é que corrói o invejoso por dentro. Jabor tem um piriri por dia; Merval toma lexotan; Míriam, coitada, tem viagem marcada para a sua fazendinha onde vai passar o resto dos seus dias, e por aí vai.

Polengo

Cada dia que passo eu simpatizo mais com a idéia dela ganhar.

maria regina

Só posso sentir orgulho de viver esse momento de nossa história: ter a possibilidade de assistir a vitória de guerreiros de nosso passado, que a mídia quis transformar em "branduras" e, embora de forma minúscula, através do voto, colaborar para que isso fosse realidade. Acredito no Lula e Dilma pelo seus processos políticos, suas histórias de vida e propostas transformados em ações voltadas a emancipação de todos os brasileiros.

Helio Bicudo

Que lixo!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Baixada Carioca

    Não foi o Bicudo que deixou este comentário aqui. Foi?

    dukrai

    eu acho que o bicudo é tucano

    El Cid

    Baixada, esqueceu que os "trolls" são multi-caras ?? esse é mais um deles !!

    Luis

    Solução simples, mate-se antes de 3 de outubro de 2010, seu bicudo.

    José Manoel

    Lixo??? Por acaso não é você???????

Anderson

Cacetada mas que texto!! fez até eu me arrepiar.

kimparanoid

Depois, tem gente ("seu rival mais próximo, homem enfadonho de centro, chamado José Serra.") que diz que a Dilma não tem biografia.

    Hell Back™

    O "Zé Enfadonho" – o mais novo cognome do Serra – pelo contrário, tem uma biografia nada atraente. Fugiu da ditadura militar e foi recebido no Chile sem ser incomodado pelo rigoroso regime de exceção vigente naquele país. Por que será ?

Jose Antero Silvério

Sempre fui fan do Brizola pela sua insistência em educar o povo. Mas ele tinha uma proposta muito interessante – poucos devem saber disso – caso chegasse a presidência: ele iria alugar espaços nos principais jornais do mundo para divulgar o nosso país e sua tão diversificada cultura que é mais bem vista no exterior que em nossas plagas. Aí temos a prova de que ele estava certo, certíssimo.

Marcelo de Matos

Enquanto isso no Brasil: Estadão declara voto em José Serra. Alguma surpresa?

van

"…homem enfadonho de centro, chamado José Serra."
ASKAKSKDJAKDKS, sensacional!

"Será uma celebração da decência política – e do feminismo."
Maravilha!

Aracy_

Como nós, mulheres, geralmente temos de trabalhar no mínimo o dobro para conseguirmos a metade do reconhecimento que os homens recebem, acredito que Dilma tem tudo para fazer um dos melhores governos que o Brasil já teve.
Bom Dilma e abraços a todos, com uma pausa para descontração em: http://www.youtube.com/watch?v=acSvQkghfps

ruypenalva

Pé de pato, mangalô 3 vezes

Yacov

DILLLLLLLLLLLMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA!!!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Mariana Andrade

"Sua ampla vitória prevista para a próxima eleição presidencial será comemorada com encantamento por milhões. Marca a demolição final do “estado de segurança nacional”, um arranjo que os governos conservadores, nos EUA e na Europa uma vez tomaram como seu melhor artifício para limitar a democracia e a reforma. Ele sustenta um status quo corrompido que mantém a imensa maioria na pobreza na América Latina, enquanto favorece seus amigos ricos."

Lindo texto!
Estou emocionada!

Dilma 13!!!
Presidenta do Brasil!!!

Ramalho

Orra meu, que texto! E que fecho!

Dilma deveria convidar, também, Obama, que está levando mais paulada de republicanos do que bumbo em desfile de carnaval. Sinalizar uma possível aliança com ele seria bom para ambos e respectivos projetos políticos.

Deixe seu comentário

Leia também