“Silêncio, solidão”
Paulo Nogueira Batista, ao se despedir da Folha de S. Paulo
HOJE, ESTOU com ímpetos, leitor, de escrever um artigo altamente patético. Veja só o título que escolhi.
Na semana passada, lá estava eu, na trincheira como sempre, na minha vida espartana em Washington, lutando contra as forças do status quo no FMI. Refiro-me sobretudo aos europeus -não todos, há exceções honrosas, mas à grande maioria.
Se permitirmos, essa maioria europeia não só bloqueará as reformas do FMI e de outras instituições como ainda patrocinará reformas regressivas, verdadeiras contrarreformas.
É uma guerra de posições, como a do front ocidental na Primeira Guerra Mundial. Os Exércitos sangravam horrores para avançar alguns quilômetros. O mais belo livro a esse respeito foi escrito por um oficial alemão, Ernst Jünger, e carrega o título forte “Tempestades de Aço”.
Mas estou me perdendo do assunto. Aconteceu o seguinte: lá estava eu, na minha trincheira, sob bombardeio, quando veio o que se poderia descrever, com algum exagero (reconheço), como um “Dolchstoss im Rücken”, uma “punhalada nas costas” (já que falei em Primeira Guerra).
Telefona-me Raul Juste Lores, que não tive o prazer de conhecer, mas que vem a ser o novo editor do caderno Dinheiro, para informar, de chofre, que a minha coluna deixará de ser publicada pela Folha. Nada de “o gato subiu no telhado” etc. Foi uma execução sumária. Parece que vem aí uma nova turma de colunistas, feroz, antenadíssima com as novas tendências, pronta para escrever sobre temas de vanguarda como tecnologia, linguagem digital, entre outros.
Este é o meu último artigo na coluna. Ora, na minha coluna, os personagens não têm os nomes que têm por mera coincidência ou acaso. Se o novo editor do Dinheiro se chama Juste, isso indica certamente uma inapelável tendência ao equilíbrio e à justiça. Ele me disse com todas as letras (sem intenção de ferir): “A sua coluna é das mais longevas”.
Longeva! Senti-me imediatamente como uma múmia, pronta a ser encaminhada para o sarcófago mais próximo.
Apoie o VIOMUNDO
Fico agora reduzido ao silêncio nestas páginas. (Naturalmente, haverá quem considere que o silêncio veio tarde.) O meu isolamento, agravado pela residência no exterior, aumenta ainda mais. E, claro, as saudades do Brasil -a coluna era um meio de me manter em contato semanal com o país e o leitor brasileiro.
Agradeço à Folha pela liberdade que me deu para expressar meus pontos de vista durante cerca de 15 anos de colaboração regular. Também ao Jacques Constantino, ao Marcos Cézari e a outros que tanto me ajudaram a editar e corrigir os artigos, com grande paciência para as minhas revisões de última hora e para os artigos concluídos, às vezes, no apagar das luzes.
Não me esqueço, em especial, de um episódio. Nos anos 90, o Banco Central entrou com uma notificação judicial contra mim, alegando difamação e ofensas. Foi na época em que a instituição era presidida por certo Napoleão de hospício. A Folha colocou à minha disposição, sem que eu tivesse que gastar um tostão, um advogado especializado que me defendeu com muita competência. O Banco Central acabou desistindo do processo.
Por último, mas não menos importante, agradeço a atenção dos leitores que tantas vezes se manifestaram para apoiar, comentar ou discordar dos artigos. Aos que quiserem, posso informar, via e-mail, onde continuarei publicando artigos daqui para a frente.
Comentários
Tijolaço – O Blog do Brizola Neto » Blog Archive » A vitória de um lutador incansável na arena dos leões
[…] Batista, a quem a Folha dispensou ano passado como articulista, venceu num fórum muito maior que o dos “sabidos da Barão de Limeira”. Postado […]
Flavio Lima
Isso sera otimo para a biografia do Paulo Nogueira Batista: sair da falhadesumpaulo desse jeito.
E anotem, o proximo deve ser o Janio de Freitas, mais longevo ainda, e um brizolista ferrenho. Ta com as horas contadas.
Mas aquela espelunca não é lugar pra gente boa. o otarinho não merece esses caras.
Ja o palocci… que bom que o pig o derrubou, fez um favor pro Lula! E pode fazer outro, se forçar a saida dele do PT!
beattrice
Vale a pena lembrar que o Paulo Nogueira já foi comentarista diário da GLOBO NEWS.
Fato é que a mídia conservadora fez uma conversão extrema à direita e arrastou com ela o Zé Pedágio, ou ele arrastou a mídia, e agora seguem ambos ao fundo do poço num abraço de afogados idílico.
Engajarte
O patrulhamento ideológico conservador está se acirrando, estão promovendo uma limpeza ideológica.
No meu sentir estão preparando o terreno para algo grande, onde os donos da velha mídia tenham o controle cerrado das opiniões emitidas em seu próprio jornal.
As peças estão se movendo e se encaixando, vamos ficar atentos.
As empresas de mídia sabem que a diversidade traz para seu produto a qualidade, maior base de clientes e leitores além de mais credibilidade, acredito que estão jogando isto fora em troca de uniformidade para uma confrontação mais séria e pesada.
José Luiz Rossi
Ainda bem que tem gente com coragem para qualificar aquele ex-presidente do BC,tão incensado pela grande mídia."Napoleão de Hospício" é ótimo.
Lucia
Prezado Paulo, peço por favor divulgar onde vc continuarah a publicar seus artigos. Há cerca de 5 anos assisti uma palestra sua, e nunca mais deixei de ler artigos seus. Obrigada.
Paulo
Lucia
obrigado por seu comentario e pela solidariedade
escrevo aos sabados no globo do rj, a cada 15 dias, no primeiro caderno
espero q v possa continuar me lendo
Paulo
[email protected]
beattrice
O Paulo Nogueira já foi comentarista da GLOBO NEWS e não faz tanto tempo.
Fato é que a mídia conservadora, em uma espécie de abraço de afogado com o Zé Trolloló, acelerou à direita e ele também, sabe-se lá quem fez primeiro essa conversão extremista.
Vão morrer afogados e abraçados, em 3 de outubro.
Gerson Carneiro
Longeva = que tem muita idade.
"Agradeço à Folha pela liberdade que me deu para expressar meus pontos de vista durante cerca de 15 anos de colaboração regular" – Paulo Nogueira Batista.
Poxa, mas 15 anos! Só estava debutando.
Milton Hayek
http://diariogauche.blogspot.com/2010/05/antonio-palocci-agora-escreve-na-folha.html
Antonio Palocci agora escreve na Folha
O jornal da ditabranda
A Folha-ditabranda se reformulou graficamente. Mas o conteúdo continua o mesmo. Um jornal de direita. A serviço da direita brasileira. Agora faz a linha jornal-moderninho, mas durante a ditadura fornecia bens e serviços à repressão, como por exemplo veículos da sua frota de entrega para fazer serviço-sujo na Operação Bandeirantes (Oban), que prendeu, arrebentou, sequestrou, desapareceu, torturou e assassinou.
Quem está escrevendo na Folha, agora, é o ex-ministro Antonio Palocci (foto). A direita do PT.
Marat
A folha é o símbolo dos capitalistas-yuppies de SP: cafona, cheio de plásticas e com um conteúdo pífio…
Milton Hayek
Palocci foi da LIBELU,junto com o Demétrio Magnólia.Nunca nos enganou.Esse cara,junto com o Dirceu,ainda vai nos dar problemas Marat.
Um abraço,Amigo do Povo!
Carlos
Sem muita certeza, mas tenho comigo que há muito de injustiça quanto ao Zé Dirceu.
Carlos
Palocci foi cria da Libelu; Magnólio também.
Quantos outros remanescentes do esquerdismo vão desabrochar?
robledo
Caro amigo, vc não sabe como é bom sair do esgoto…
william porto
A agressao e tambem aos idosos, A folha e hoje um jornal totalmente direitista, e uma nova re4vista visao, com umas pitadas da antiga revista do ibad, E o jornal da nova direita,
Ronaldo
Meus votos de felicidade e muita paz ao grande Paulo Nogueira.
Quem é Raul Juste Lores?
Jairo_Beraldo
A qualidade da direita é essa…tem que se colocar os medíocres lá!
Valmont
A Folha cai…
Esse jornal está se tornando um retrato do seu dono.
Acho que o eminente economista Paulo Nogueira Batista estava desperdiçando seu talento naquele espaço; um jornal que se torna cada dia mais antidemocrático.
Desejo que ele encontre um veículo de comunicação à altura de sua importância e que todos nós possamos ler.
Uma nova imprensa está se formando no Brasil e é justamente esse o novo espaço de que todos nós necessitamos, inclusive o ilustre Paulo Nogueira.
dukrai
A Falha de SP se esmera em dar tiro no pé, esse foi um de escopeta que vai deixar a pobre manquitolando pra direita para sempre. A minha assinatura UrinOL/Falha tem data pra acabar, 4 de outubro de 2010, dali pra frente eu não quero e nem preciso saber o que diz a direita e da grande imprensa me basta o jornal da TV Record.
Me aguarde, otavinho, porque a campanha de cancelamento de assinaturas vai dar uma embalada e eu quero te ver na sarjeta com cachorro lambendo a sua cara kkkkkkkk
Adriana
Como disse o Brizola Neto, a FSP nao precisa de uma reforma grafica…. precisa e de uma reforma de carater!!!!!!!!!!!!!
claudio fajardo
Não lamento. A Folha merece isso. Batista, segue com bravura o bom combate.
Val
Minha Solidariedade ao Paulo.
Sentir-se solitário com toda a capacidade que ele tem, o conhecimento e facilidade de comunicação, só se ele quiser.
Quanto ao silencio. Bem,este vazio ficará com FSP que a cada dia PERDE CREDIBILIDADE pela incapacidade de manter-se plural diante das pressões e compromissos assumidos com a Direita arcaica deste país.
soniapt
quando se fecha as cortinas e o cara é bom o povo brita BRAVISSIMO, so isso que podemos falar desse guerreiro, foi a gota dagua, cancelei minha assinatura
Cezar
É lógico que o Paulo Nogueira Batista é do PT, portanto não pode ter voz na FSP (Força Serra Presidente)!! Mas não importa o que ele escreve vamos ler em qualquer lugar, pois não somos escravos da mídia e é por isso que existem espaçoa como esses daqui e outros que acessamos. Bye bye Serra 2010!
Tweets that mention Sobre o “fuzilamento” de Paulo Nogueira Batista | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com
[…] This post was mentioned on Twitter by Paulo Esteche, Tita Barretto, Tita Barretto, Michael Rosa, Lúcia Orpham and others. Lúcia Orpham said: RT @drrosinha: De Paulo Nogueira Batista Jr., sobre o fim de sua coluna na Folha de SP: 'Foi uma execução sumária'; http://ven.to/7NM via @VioMundo […]
Milton Hayek
Por que o Paulo Nogueira Batista não publica aqui suas colunas???????????????????????
Carlos
PHA foi o primeiro a convidar, ainda na semana passada.
Klaus
Como diz o bordão daquela loja de departamento: Quer pagar quanto?
Carlos
Tá se vendo no espelho, Klaus?
Luiz Eduardo
Azenha, você bem poderia trazer para cá os artigos do Paulo Nogueira.
@ctemporim
Isso tem a ver com a Folha não estar gostando dele como representante brasileiro no FMI e as brigas que ele compra?
Carlos
Paulo Nogueira
Saída é também entrada num espaço vasto, possibilidade de ser lido por pessoas que não assinam jornais.
Salutar o que virá por aí.
Que teus artigos – na FSP e em outros veículos – sejam postos à disposição na internet.
Carlos
Qual a trajetória do sr. Raul Juste Lores?
Deixe seu comentário