da Reuters, na Folha, com o título: Dilma diz a americanos que considera Boeing a melhor opção
A presidente Dilma Rousseff disse a autoridades dos Estados Unidos que considera o F-18 da Boeing como a melhor opção de caça para a FAB (Força Aérea Brasileira), mas que ainda está tentando obter melhores condições com relação à transferência de tecnologia.
Dilma citou o tema da compra dos caças durante uma reunião na segunda-feira, em Brasília, com o secretário do Tesouro norte-americano, Timothy Geithner, segundo fontes familiarizadas com a conversa.
Os demais concorrentes no processo de compra dos caças são o Rafale, da francesa Dassault, e o Gripen NG produzido pela sueca Saab.
As declarações de Dilma, junto a sua decisão prévia de adiar a licitação em vez de decidir imediatamente pelos Rafale, como propunha o Ministério da Defesa, sugerem que ela está se inclinando pela proposta da Boeing, num negócio que pode moldar as alianças militares do Brasil pelas próximas décadas.
Mas, Dilma disse a Geithner que continua preocupada com as questões de transferência da propriedade tecnológica, algo que o Brasil pleiteia que seja incluído no acordo, para poder desenvolver sua própria indústria militar.
A presidente afirmou estar buscando condições melhores por parte da Boeing, além de garantias de que o governo dos EUA permitirá que tecnologias militares estratégicas mudem de mãos.
O Palácio do Planalto não quis comentar as informações.
A porta-voz da Boeing, Marcia Costley, afirmou que as garantias de transferência tecnológica são uma questão a ser decidida pelos dois governos.
Ela acrescentou que, como parte do eventual negócio, a empresa norte-americana estaria disposta a fornecer ao Brasil também tecnologia e outros tipos de assistência em áreas como transportes, satélites e sistemas bélicos.
Apoie o VIOMUNDO
“A Boeing tem capacidade e recursos para cumprir suas promessas. A respeito da transferência de tecnologia, e tem um histórico para provar isso”, disse Costley por e-mail.
TEMA PARA OBAMA
O contrato, que deve chegar a pelo menos US$ 4 bilhões, sem incluir os lucrativos acordos de manutenção e possíveis aquisições adicionais, já sofreu vários adiamentos durante as últimas décadas, conforme o governo brasileiro tentava equilibrar as necessidades da FAB e fatores diplomáticos, de custo e outros.
Os três finalistas têm se empenhado para melhorar suas ofertas. Segundo fontes, a última proposta havia sido apresentada há mais de um ano e que, por isso, seria preciso recalcular os termos.
Enquanto isso, o governo dos EUA quer oferecer as garantias adicionais que Dilma busca. A secretária americana de Estado, Hillary Clinton, disse que já ofereceu uma garantia por escrito de que o eventual acordo com a Boeing será respeitado pelo governo dos EUA. Mas, Dilma pediu que haja também algum tipo de resolução nesse sentido por parte do Congresso norte-americano.
Na visita que fará em março ao Brasil, o presidente Barack Obama pode oferecer novas condições.
A Dassault continua tentando fechar o negócio. Na semana passada, o diretor de exportações da empresa francesa, Eric Trappier, disse a jornalistas que estaria disposto a transferir para o Brasil toda a tecnologia disponível.
Mas, há uma limitação para as empresas: em vez de reiniciar a licitação do zero, Dilma busca modificações nas atuais propostas, e pretende tomar a decisão ainda neste ano, segundo um assessor.
Comentários
Jobim nega preferência de Dilma por caças da Boeing | Viomundo – O que você não vê na mídia
[…] rumor surgiu na imprensa (leia aqui) após reunião da presidente com o secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, em […]
Luís Carlos Oliveira
Transferência de tecnologia, por razões obvias, não existe na indústria aeroespacial. Armas vendidas por americanos, franceses, russos ou chineses são defasadas e necessitam de adaptações caríssimas quando chegam aos clientes. O caso específico dos aviões os mísseis seriam facilmente interceptados porque ao contrário de americanos e russos não temos uma rede de satélites que auxilie a trajetória até o alvo escolhido. Um outro risco na utilização dos mísseis embarcados nestas aeronaves é que sejam desativados em plena trajetória até o alvo usando criptografia à qual certamente não teremos acesso. Na área de tecnologia militar o Brasil precisa se estruturar, montar uma rede nacional com centros articulados e produtores de conhecimento com prazos e metas bem definidos. Engessados pela tal da "Estratégia Nacional de Defesa" esquecemos de investir em conhecimento e saber.
paulo vanderley
nao faz sentido comprar caças sejam de onde for se nao levarem em conta dois aspectos que considero importantissimos
1. transferencia total de tecnologia e que essa tecnologia seja permitida mudar de maos em caso de venda, para nao acontecer o que aconteceu com os avioes tucanos
2- nao entendo como se pode cogitar a compra de um caça de guerra que oferece apenas 800 km de autnomia como os oferecidos pelos USA. num pais deste tamanho nao estao levando em consideraçao este "pequeno" detalhe.
Severino
Meus distintos colegas, sou comerciante e sei o que é isso. Se você vai fazer uma compra grande, só deve fechar negócio no último minuto da segunda prorrogação. E se puder, leva para os penaltis, que é melhor ainda. Vocês pensam que a Dilma é criança? Acreditam mesmo que ela vai fazer um negócio deste tamanho sem saber tudo o que está envolvido nele, tim-tim por tim-tim? Pode fazer fé na Dilma, rapaziada. E não tem essa história de achar que francês é melhor que americano, é tudo um bando de carcará sanguinolento. Vamos com a Dilma, que ela sabe o que está fazendo.
Andre
Então podemos deduzir que lula conduziu errado o processo, ao declarar apressadamente que preferia o caça frances, mesmo contrariandao relatório tecnicos da FAB(custo/benefício)?
fernandoeudonatelo
Tecnicamente, os F-18 SH podem ser excelentes caças de 4,5 geração tal qual os outros dois concorrentes que disputavam o FX-2, mas não explica uma escolha política que deva levar em consideração a END (estrategia nacional de defesa) e o desenvolvimento independente do nosso parque industrial-militar.
É ruim essa mudança de postura, mesmo que por jogada de preços.
Já que o Congresso americano e mesmo o Departamento de Estado, até o fim desse projeto FX , não haviam apresentado ou garantido qualquer proposta de TT que envolva a abertura dos códigos-fonte de softwares e fabricação de sensores sensíveis da aeronave no Brasil.
Coisa que aliás, nós brasileiros é que deveríamos correr atrás, investir pesadamente em P&D, capacitar infra-estrutura de semi-condutores, radares e eletrônicos básicos. Pois provavelmente, nem a parceria bélica com a França nos garanta intercâmbio total.
broz
Investir pesado em P&D? Vc tá louco cara, em que mundo vc vive?. Se já tem pronto, pagamos e ponto!!! Um bolsista CNPq de iniciação científica recebe astronômicos 360 reais (quase meio salário mínimo) por mês para se dedicar a um projeto. Dá pra ele não viver miseravelmente só (se ele contar com mais uma bolsa-pai). Com esse dinheirão, não dá pra ele fazer absolutamente nada. Se a gente pegasse 1% do que o governo tá querendo economizar para pagar juro a banqueiro e injetasse no CNPq, dava pra ter + de 100 mil bolsista durante este ano pesquisando e desenvolvendo tecnologia, estudos, produzindo…quem sabe a gente não avançava, lançava foguete com satélites dos outros e ainda ganhava para lançar o dos outros.
JA-BH
Uma vez que a notícia saiu na Falha de SP eu estou achando que é apenas um balão de ensaio ou uma provocação à Presidenta. Tem dinheiro da Boeing nessa notícia.
Não dá pra ler a FSP…
Andre
O Governo nao desmentiu por nenhum meio essa matéria. Isso lhe diz algo?
AlderOesilva
Eu simplesmente não acredito que a presidente Dilma vai cair nesso conto do vigário do Tio Sam. Ela pode até optar pelos caças americanos por outras razões, porque se for esperar transferência de tecnologia por parte dos americanos, sabe quando isso vai ocorrer madame Dilma? NUNNNNNNNNNNNNCA!
Depois não reclame!
Guilherme_RJ
Espero que seja um blefe.
Edemilson
Mesmo que o Abraham Lincoln ressuscite e prometa formalmente transferir tecnologia, não adianta. Os ianques não cumprem palavra. Só querem faturar os $$$$$$ para suas empresas.
Jaime
Na época dos militares costumava-se dizer que o quepe dos seus uniformes era nada menos do que uma viseira, que limitava sua capacidade de visão e compreensão do mundo em volta. Mas agora me lembrei que os economistas devem ter umas três, talvez quatro viseiras; e a Dilma até agora só mostrou seu lado economista. Vai comprar uns caças bem baratinhos… Melhor pedir que venham já com os pilotos americanos dentro…
r godinho
Pq diabos compraríamos f 18? São caças desenvolvidos nos anos 60, remodelados nos anos 80/90, tecnologia velha de 30 anos, na melhor hipótese. Seus conceitos básicos são os mesmos de 50 anos atrás!!!
O CS vale isso? Ter assento no CS e caças que não projetam nosso poder em lugar nenhum serve exatamente pra que?
Os EUA não transferem tecnologia. NUNCA. Vamos pegar sobras de conhecimento, que nossos engenheiros podem desenvolver sozinhos, pagar por isso e achar que temos capacidade de nos defender e projetar nosso poder?
Pq Lula descartou a oferta russa de desenvolver o Sukhoi PAK FA em conjunto? A Índia aceitou o convite, conseguiu dos russos apoio técnico para desenvolver sua própria suite de comandos, muito mais parecida com o padrão OTAN do que com o russo, e vai ter um caça de 5ª geração. Os chineses estão desenvolvendo seu caça "invisível", que deve voar esse ano ou ano que vem. E o Brasil agora quer dar um passo atras e trocar dois concorrentes de 4ª geração por um que é, no máximo, geração 3,5?
Esse angu das políticas de defesa e externa tá com muuuuiiito caroço, ora se tá!
Henrique
Para mim a Presidenta Dilma está blefando para melhorar a oferta francesa (baixar o preço) ou então fazendo jogo de cena para dar tempo para a re-entrada em cena do Sukhoi russo. Vamos aguardar, mas enquanto isso não acredito nem numa vírgula dessa tese de ficar com o F-18 Hornet americano.
elfo
tomara….
Mateus
Pelo que sei, os EUA tem um histórico em descumprir contratos.
Morvan
Boa tarde.
Tenho lido a maioria, senão todos os posts.
Malgrado a maioria pareça ter razão, no que concerne a fazer acordo com o inimigo (EUA), já que aqueles nossos vizinhos jamais ensinariam "Know-How" sobre qualquer coisa, jamais o fizeram, acho, no mínimo, precipitado discutir qualquer coisa a partir de especulações. Ninguém ouviu a Presidente falar nada sobre isso. Apenas que "fontes próximas a quem toma as decisões parecem…". Especulação, má-fé, PIGagem, tudo no pacote? É muito pouco, para se ter uma discussão séria sobre isso.
Que tal se perguntássemos nos blogs sujos (inclusive este, claro) sobre alguma manifestação pessoal, explícita, clara, da Presidente, sobre o tema, ao invés do "fontes próximas…" da Reuters?
Morvan, Usuário Linux #433640
Rafael
Então perguntemos!!!!
Severino
Deu na Bandnews – Três autoridades do setor elétrico foram conversar com a Dilma: uma saiu mudo, outro saiu correndo e o outro saiu gago.
Thiago
Quando a Dilma der uma passada no CTA ela vai entender o que é a "transferência" de tecnologia americana: http://www.youtube.com/watch?v=GURWeWJsyR8
Mesmo que o senado americano dê garantias, chega a ser ridículo acreditar comparando aos embargos que continuam ocorrendo.
Paulo Amaral
Apenas perguntei……não tenho certeza…. obrigado.
Elton
É…….ele nunca tem certeza, não cria só copia……e mal!
fernandoeudonatelo
Bom, não sei até aonde isso é um movimento de xadrez como alguns comentaram, ou ato de realinhamento à esfera de influência dos EUA.
Apenas que é uma palhaçada um projeto estratégico de defesa, o FX-2, depois do fechamento do primeiro FX em 2005, ter sido novamente abortado agora em 2011.
A licitação já estava na fase final, com as empresas tendo enviado seus RFI e "best and final offer", com os relatórios do Departamento de material do Exército, do Alto Comando da FAB e do Ministerio da Defesa, indicando claramente a opção francesa como a mais próxima de um futuro desenvolvimento tecnológico soberano.
Nesse ponto a maior preocupação, é o que diabos acontecerá quando a desativação dos Mirage 2000 acontecer em 5 anos?? Com o final da vida util dessas aeronaves, virão mais caças-tampão, e o espaço aereo brasileiro continuará sem proteção sofisticada a longo-prazo.
Mateus
Pelo que sei, os EUA tem um histórico em descumprir contratos.
Caramba, a França e parceira do Brasil na aviação desde a invenção do avião por Santos Dumont.
O Brasil só tem a perder comprando o F18.
Marcilio
Tem que exigir o menos por mais!
sujoseempoeirados.blogspot.com
Marco Túlio
Diz aí que o Rafale humilhou o F-18 nesse evento (pontuou em 6 a 2): http://www.milavia.net/specials/redflag08-4/
Se a França concordou em fornecer tecnologia, é menos sujeita a chiliques do Congresso vetando suprimento de peças de uma hora pra outra, se já fechamos contratos bilionários de compra de submarinos e helicópteros franceses*, se a França é menos prepotente na cooptação de alinhamentos políticos, tem um povo mais educado, mulheres mais elegantes, melhor vinho, não exige visto para os brasileiros, não é odiada pelo mundo…QUE QUE TÁ PEGANDO?
Adiar a compra por que estamos mal no orçamento tudo bem, mas escolher o modelito yankee não parece ter lógica.
Eu não entendo mais nada. Sinceramente.
*http://www.tecnodefesa.com.br/index.php?option=com_content&view=article&id=334:industria-francesa-comemora-negocios-no-brasil&catid=36:materias&Itemid=54
P.S. Pensando bem, há um ponto contra os Rafale: o Jobim apóia a escolha dos caças franceses…kkkkkk
CEduardo
http://pbrasil.wordpress.com/2010/03/05/boeing-pr…
Maria Lucia
A Dilma é mineira. Duvideodó que ela tenha dito tal coisa.
Favor não esquecer que o dono da Reuters é o multimilionário australiano, radicado nos EUA, Ruppert Murdoch, que por sinal é também proprietário do Financial Times, do Wall Street Journal, do Washington Post e do Washington Times e da Rede Fox de televisão.
Ou seja, é o GRANDE LÍDER DA DIREITA E DO PIG MUNDIAL.
O que torna qualquer coelho que sai desse mato suspeito de estar tendo um ataque de wishful thinking, ou em bom brasileiro, de "tomara que seja assim".
Um bom debate correndo no Nassif, sobre informação, comunicação, Ana de Hollanda e Creative Commons: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-defesa…
Paulo Amaral
Moderador, só para saber, algum comentário meu não passou??? ofendi alguém???
Paulo Amaral
PRESIDENTE DILMA TERÁ QUE FAZER VALER SEUS CONHECIMENTOS EM ECONOMIA.
Inflação: Cresce medo de não se atingir a meta do governo
Preocupação de economistas é com a tendência de manutenção da alta de preços, o que poderá levar o IPCA a varar o teto da banda inflacionária
Há uma preocupação no mercado financeiro com o descolamento das expectativas de inflação em relação ao centro da meta, de 4,5%. Segundo Gino Olivares, da Brookfields Gestão de Ativos, "a inflação já está rodando a 6% (em 12 meses), e vai ficar flertando com o limite superior da banda (6,5%) boa parte do ano".
Felipe Tâmega, do grupo Modal, acrescenta ser possível que a inflação acumulada em 12 meses ultrapasse 6,5% em agosto. A inflação de junho a agosto de 2010 ficou em torno de zero.
À medida que, no cálculo da inflação em 12 meses, aqueles meses no ano passado sejam substituídos pelos de 2011 – quando não se acredita que a inflação ficará em torno de zero – , o IPCA pode varar o teto da banda.
O FIM DA HIPER INFLAÇÃO FOI UM GRANDE CONQUISTA DO POVO BRASILEIRO, INICIADA POR ITAMAR FRANCO E SEU MINISTRO DA FAZENDA. MANTIDA A DURAS PENAS NOS OITO ANOS DE GOVERNO DE FERNANDO HENRIQUE DO PSDB. ESPERO QUE DILMA NÃO BRINQUE COM ESSE TEMA.
O problema todo é o tamanho da máquina de apaniguados, o povo brasileiro não dá conta de pagar tantos impostos a fim de sustentar todo esse trem da alegria, ou põe a metade dessa gente na rua ou a situação fiscal estoura de vez, a volta da inflação é um sintoma disso.
Confio em Dilma.
Paulo Amaral
A pergunta que não quer calar é…
O QUE SERÁ QUE ESSES CARAS VÃO FAZER SE DILMA COMPRAR MESMO OS FA18 DA BOING???
Sei lá… esses caras são capazes de tudo para justificar suas sandices…. mentem pra si mesmo…
Se jogar da ponte estaiada é que não vão….
Polengo
E quando é que foi que os EUA transferiram alguma tecnologia?
Que eu me lembre, só quando jogaram as bombas em Hiroshima e Nagasaki. Aquilo sim pode ter sido uma transferência de tecnologia, à maneira deles.
Morvan
Boa, Polengo.
Transferência de cancerologia…
Eles são muito bons é em "melar" nossos negócios com quem não lhes interessa (vide Venezuela)…
Morvan, Usuário Linux #433640
broz
Veja o caso do programa espacial que eles tentaram melar nossa parceria com a Ucrânia.
Julio Silveira
Não sei se essa reportagem é mais uma daquelas que refletem um interesse, tipo materia paga, e ai pode sofre alguma "adulteração" no conteudo da mensagem feita pela presienta, mas se o conteudo for autentico francamente não entenderei a estratégia de governo de um país, que se pretende soberano, negociar com outro que diversas vezes deus demonstrações as vezes claras outras vezes dissimuladas, mas todas claramente contrarias ao crescimento de poderio de um pretenso rival na capacidade economica.
Aos meu leigos olhos, isso seria de uma pusilanimidade atrós com o povo que aspira ver seu País grande não apenas no aspecto territorial, mas também na capacidade de orgulharem-se de si mesmos.
Sinceramente espero que a Dilma não tome este caminho de capitulação as pressões politicas por uma associação submissa, seria rasgar sua história, como tantos outros já fizeram que afetam diretamente a estima dos cidadãos.
monge scéptico
Deixar os SUCKOI SU 35/37 de lado significa também deixar a oportunidade de
obter uma transferência de tecnologia. ao incipente tupiniquim, feito isso obvia-
-mente, publicamente (desculpe aí,mas dá raiva). O contrário é tirar o cinto e dar
o pote de vazelina aos ianques, que determinados sempre seguem a cartilha.
Não escapamos de ser corruptos. Tivesse fôrça ainda, iria lavar penico na austra-
-lásia, por ser duro ser patriota nesse hemisfério. Fiz, como tantos, quase campan-
-ha para a DILMA mas……………….
LULA mexe com a DILMA aí!
ratusnatus
Comprar o F18 é o mesmo que dizer "me enrola que eu gosto".
O fim da picada ainda sequer considerar qualquer compra dos EUA que são os maiores sabotadores do nosso crescimento, os fomentadores de nossa subserviência.
Nem me interessa saber qual o negócio a ser feito. Pra ser independente tem que aprender a transigir. Não é baixando a cabeça que chegaremos lá.
Tomudjin
A carência de adversários e de oposição às políticas do Governo atual é tão grande, que é mais fácil tentar produzir conflito de idéias dentro do próprio Governo.
Bertold
Desde quando a reuters é um veículo confiável para opinarmos sobre isso? Eu não sei quem vai levar esse contrato mas garanto que não será os EUA com a Boeing.
Ricardo
Especulação baseada em "fontes familiarizadas com a conversa". Essa é boa!
Gustavo Pamplona
HAHAHAHAHAHAHHAHAHAHAHAHAHAHA Mas que notícia MARAVILHOSA!!!
É o que estive falando nos últimos dias… os EUA mandam em todo o mundo inclusive no Brasil!! Exceto Rússia e China e países controlados por eles. Somente vocês é que não acreditaram!!!
Eu acho que a diferença entre eu e vocês é:
1 – Sou o mais "racional" dos leitores
2 – Sou o mais "sensato" dos leitores
3 – Sou o mais "realista" dos leitores
Ai que felicidade!!! HAHAHAHAHHAHAHAHAHHAHA
Jorge Leite Pinto
Ô Gustavo, tá na hora de tomar o remedinho!
Quando esquece de tomar, fica delirando e acreditando em reuters e papai noel…
Que coisa siô…
Paulo Amaral
Você não está sozinho neste espaço nao amigo….
Mas eu te pegunto… o que seria dessa turma se não fosse a internete?? ora, a internet e quase tudo que eles usam foi inventando pelos… ESTADUNIDENSES……. kkkkkkkkk…
Ou será que eles acham que o Intel Centrinho ou a IBM são cubanas???? kkkk
Ahh já… sei,…. eles não usam o Windonws…. eles usam o Linux… ora bolas… então joguem fora suas impressoras HP, seus PC Intel Core… kkkkkkkkk
Esses caras devem adorar as séries do "Universal Moovie"…….
Não passam de auto enganados… mentem acima de tudo para si mesmos…
Gustavo Pamplona
Paulo/Suzana ou qualquer seja o seu nome… você tem toda a razão..
A Internet surgiu através da ARPANET, uma rede de dados subordinada ao DARPA – Defense Advanced Research Projects Agency e conforme você disse… praticamente toda a tecnologia existente no mundo foi inventada pelos americanos com grande ajuda dos japoneses, alemães e os russos, é claro.
Gostei da sua definição "mentem acima de tudo para si mesmos", gosto destas frases de "efeito". Vou tomá-la para mim, tudo bem?
Detalhe: Vocês sabem que eu não sou um "troll" mas eu sei que a verdade as vezes machuca…
perca de tempo
vc e o mais engraçado dos leitores uhauhauhauahuha
Jairo_Beraldo
Não confio nos estadunidenses…e a Dilma, mas que coisa…daqui a pouco o Patriota vai tirar os sapatos para "tira de merda" da alfandega em Washington. Que retrocesso!
Paulo Amaral
Hum, entendi… só pelo teu jargão manjado…. de… """" estadunidenses"""…. qua qua qua qua….
Jairo_Beraldo
Voce também se refere a esta gente como americanos?
Paulo Roberto
Depois de Obama virá o Sarcosy. Negociação e assim mesmo. Navegar de costas ao objetivo é uma estratégia.
Na minha opinião o avião russo é o melhor mas os russos , assim como os americanos, não transferem tecnologia. O F-18 já deveria ter sido descartado nas fases preliminares e não compreendo porque não foi.
Heitor Rodrigues
Ah! Ah!, Ah!
Vcs acreditam em informações baseadas em ´fontes familiarizadas com a conversa`. E que tres dezenas de aeronaves seriam capazes de garantir a inviolabilidade do território nacional. Também acreditam que o Brasil deve se armar para defender-se de agressões militares ´previsíveis` em futuro próximo. Bem, talvez no Papai Noel também.
Dilma já mexeu sua pedra no tabuleiro, que foi o adiamento da decisão sobre a matéria, com vistas à obtenção de mais concessões no preço, no acesso à tecnologia, na fabricação de ítens no Brasil, e na montagem das aeronaves em território nacional. Diante da crise que envolve os países centrais, o momento é propício para exigir mais concessões, seja da França, seja dos EUA. Se o negócio é relevante para o Brasil em termos de valores, na atual conjuntura também o é para os dois principais concorrentes. Além disso, a transação ativaria cadeias de produção para artigos de altíssimo valor agregado e geraria alguns milhares de empregos para êles. Nada mal.
Por outro lado, Dilma moveu-se em direção à jugular dos EUA, ao atrair nosso amigo do Norte para nova rodada de negociações. Os telegramas divulgados por Assange, revelam com todas as letras, os vetos imperiais à entrada do Brasil em mercados considerados privados, para êles e seus sócios, no que diz respeito às tecnologias nuclear, espacial, aeronáutica, farmacêutica, entre outras. O que é verdade para países absolutamente incapazes de resistir aos ataques a suas soberanias, o que não é o caso da China, e não deve ser caso do Irã e do Brasil.
O adiamento da decisão de compra dos aviões militares foi um despretencioso cheque contra o rei estadunidense no tabuleiro do xadrez diplomático entre as duas nações. Entretanto, a única saída para o rei dos EUA é rocar, fugindo para o canto do tabuleiro, não sem o risco de perder sua torre na jogada seguinte. No caso, a torre é o Congresso norte-americano, que terá que aprovar a transferência de tecnologia sensível, apesar das disposições imperiais dos formuladores da política externa de Washington. Mais uma baita confusão para Obama, o Departamento de Estado e o Pentágono.
Restam aos EUA duas opções: ceder ou endurecer. Ao ceder, legitimarão o direito do Brasil de desenvolver – tanto quanto possível, e dentro de circunstâncias dadas – tecnologias que sirvam aos nossos interesses e propósitos. Se endurecerem, o país buscará as mesmas coisas junto a outros parceiros interessados. Afinal, nada contra os EUA. São apenas negócios.
Marcos Tavares
Bingo.
A Dilma peitou as empreiteiras no leilão de Belo Monte, e não cedeu às tentativas de chantagem delas.
Ora, achar que ela compraria os F18 num pacote fechado, inviabilizando o Brasil como exportador de caças no futuro, para vender Etanol ao agonizante Uncle Sam, é ridículo.
Marcelo de Matos
Fico impressionado com as voltas que o mundo dá. Nos meus tempos de faculdade li um pequeno livro chamado “Os países subdesenvolvidos”, entre os quais se incluía nosso país. Hoje somos a 9ª economia do mundo e há previsão de que seremos a 7ª em 2013 e a 5ª em 2025. Por essa época li, também, um opúsculo chamado “Um dia na vida do Brasilino”. O personagem-título, logo ao acordar, começava a consumir produtos estrangeiros, quase todos americanos: gilete, da Blue Blade, gasolina da Esso, etc. Hoje os “brasilinos” vão às compras e só encontram produtos chineses, quer sejam ternos da Colombo, ou Renner, quer sejam produtos como alho, ou teclados de computador. A Esso brasileira, que já patrocinou o icônico Repórter Esso, foi vendida para a Cosan, usina piracicabana de açúcar. Há cerca de um ano a China já é a maior parceira comercial do Brasil, superando os States. Tio Sam, que tanto combatemos por ser o ameaçador gigante do norte, já não passa de um tigre de papel. Não estaria na hora de rediscutirmos nossa relação?
Paulo Amaral
Esse suposto…. Tigre de Papel amigo… simplesmente é a MAIOR POTÊNCIA MILITAR DO PLANETA… ou tu vai dizer que nçao mano????
Nem China e nem Rússia chegam perto do poder militar americano.
Rapaz, tu ainda não te tocou que o próximo país do mundo a se tornar democrático vai ser a China…. e ainda nçao te deu conta que eles podem chafurdar justamente por causa disso amigo???
Tu acha que a China dá algum direto social a algum trabalhador??? pergunta de lá tem INSS…
Para de falar bobagens amigo.
Elton
Você é um IDóLATRA e vem dar uma de "realista"…………não tem comentário seu aqui que não enalteça os EUa, ora deve estar escrevendo de lá porque se é do Brasil………….você já foi aos EUA, conhece o país, ou baseia seu "conhecimento" em leutura de jornais e panfletos Demotucanos?
Maria Fernanda
Para mim, esse Paulo AMORAL é fake do Reinazi Azevedo !!
Julio Borba
O Brasil precisa comprar é o melhor caça do mundo atualmente: o Sukhoi SU-35, da Rússia. Além de serem os melhores do mundo, ainda serviria como um gesto de aproximação maior dos BRICS. Os BRICS precisam interagir mais economicamente e tecnologicamente, para superar a dependência econômica e tecnológica que o mundo ainda tem dos Estados Unidos.
Andre
SU-35 melhor do mundo?
Ja ouviu pelo menos falar do F-22 Raptor, amigo? Em que mundo voce vive? Esses avioes são tão bons, na verdade, os melhores atualmente, que Israel e Japão, dois aliados dos estados Unidos, fazem forte pressão para que o Raptor seja vendido a eles, mas o governo norte americano se recusa terminantemente em vender este caça.
MC Zanini
Hã, mas o custo do F-22 Raptor ainda não é um tanto quanto proibitivo? 150 milhões de dólares a unidade. Além disso, não sei se mudou, mas a exportação do F-22 (para fora dos EUA) era proibida. Portanto, tirando o F-22 da jogada, qual seria o melhor caça disponível ao Brasil? O SU-35, mesmo sendo de geração 4,5 impressiona.
ZePovinho
Qualquer que entenda de armamentos sabe que o SU35 é mehor do que o F22-Raptor.Tanto no aspecto aerodinâmico,de armamentos,aviônicos e no principal:a hora de vôo é bem menor do que a do avião americano.
O Brasil devia ter aceitado participar do projeto do caça de quinta geração russo:o PAK-FA.Não o fez porque os EUA pressionaram.
Você está coberto de razão,Julio.
ZePovinho
O custo da hora de vôo.
J. Ferrari
Se a Dilma escolher os F-18 dos ianques, podem "botar a viola no saco" e acordar do sonho de sermos um país independente, de deixar de ser colônia ianque. Terá sido apenas um sonho breve, pois o nosso destino será o de sempre, continuar sendo uma colônia do "primeiro mundo". Nos falta uma elite realmente brasileira, com um projeto de país. Se for confirmada a escolha dos F-18, adeus ao futuro…. Será a minha decepção final e irrevogável.
Marcelo de Matos
Calma, Ferrari. Há cerca de um ano a China já se tornou a maior parceira comercial do Brasil, deixando os States para trás. Esse medo de sermos dominados pelo gigante do norte é coisa do passado. Está previsto que em 2025 seremos a 5ª economia do mundo, com laços comerciais com os mais diferentes países, gregos e troianos.
luis rodrig
Sem duvida o F22 aparece melhor nas enquetes especializadas em relação ao Su 35, porem entre os vendáveis do mercado (o F22 por enquanto so existe para os EUA), o SU 35 é o melhor. Rafale apesar de se dar bem em testes tem pouca kmtragem e sujeito a bugs, alem da manutenção altissima. Os suecos estao no papel. E o F18, bem, é quase como um carro prestes a sair de linha (tipo o gol, só é mantido vivo as custas de nome antigo), isto é , é quase um pré – ferro – velho. Voce compraria?
Mariano S. Silva
Na verdade Ferrari, não temos informação alguma do que roda nos bastidores e sobre o porquê do adiamento. Pode ser mentira "plantada" no PiG pelo lobby norte-americano, esta estória do F-18. Confio na FAB, mas não entendi o porquê da escolha do F-18, justo ela que sabe das coisas, e não me venham dizer que a decisão é fruto de cabeças "colonizadas" de oficiais treinados nos EUA, porque isto é coisa de muitas décadas atrás…Acho que não é um engôdo comercial do tipo : compra meus F-18, que eu te compro 200 Super-tucanos (fabricados nos EUA sob licença).
À luz dos desenvolvimentos militares recentes da China, pode ser que os americanos tenham finalmente entendido que irão perder, também, a liderança militar, e tenham começado a pensar em uma reviravolta de 180º em sua política na América Latina (tenham, finalmente, compreendido que civilização é muito mais rara no Universo que matérias primas) para, através de uma união de estados soberanos nas Américas, enfrentar a extinção de sua civilização sob a pressão asiática.
Trabalhei muito para eleger Dilma e quero crer que esteja rolando nos bastidores algo bem mais sério que a baboseira aparente…
Marcelo Fraga
Porque que o governo não gasta seu tempo e recursos em discussão com a Rússia?
Lá eles vendem o Su-35, páreo duro até para o F22 Raptor.
Quem sabe conseguem um bom contrato de compra e transferência de tecnologia, sem o perigo de ter as armas retidas como pode acontecer com a caça ianque.
dukrai
calma, gente, concorrência é coisa boa, os rafales são muito caros e foi discutido só pela área militar. o que se especula é que o negócio com os gringos possa ir além de aviões e da Boeing, por isto o assunto foi enviado pro Pimentel no ministério da indústria e comércio. só o fim das sobretaxas "americanas" do etanol é muito pouco, tem mais coisas.
Marcelo de Matos
Concordo, dukrai. Não se trata, apenas, de compra e venda de aviões. A questão é mais complexa. Há toda uma estratégia comercial em jogo. Os EUA estão bem próximos e podem continuar como nosso segundo parceiro comercial, já que a China já é a primeira.
broz
Então a gente nasceu ontem sem saber que os EUA são sabotadores do nosso desenvolvimento tecnológico?
ZePovinho
FHC é professor visitante da Brown University,nos EUA.Sem comentários……
http://redecastorphoto.blogspot.com/2011/02/washi…
"……………..Para os EUA não há relacionamentos estratégicos, apenas interesses imperiais permanentes, a preservação do estado-cliente. As ditaduras assumem que o seu relacionamento com Washington é estratégico: daí o choque e horror quando são sacrificadas para salvar o aparelho de estado. Temendo a revolução, Washington tem tido clientes déspotas relutantes, pouco desejosos de se afastarem, assassinados (Trujillo e Diem). Para alguns são proporcionados santuários no exterior (Somoza, Batista), outros são pressionados à partilha de poder (Pinochet) ou nomeados acadêmicos visitantes em Harvard, Georgetown ou algum outro posto acadêmico “prestigioso”………………………"
ZePovinho
E reparem que,"estranhamente",políticos do PSDB e DEM vivem indo aos EUA quando perdem eleições.Parece até que tem de se explicar sobre o que ocorreu.
No Nordeste,antão,nem se fala.O tal do Cássio Cunha Lima(PSDB-PB),ao ser cassado 2 vezes,correu pra lá com a desculpa de visitar Miami.
Tem um componente doutrinário aí.E financeiro,obviamente.Esses caras ganham muito dinheiro para defender interesses estadunidenses aqui no Brasil.Desde quando o Marquês de Barbacena comeu uma comissão de 2% no primeiro empréstimo que o Brasil fez à Inglaterra que é assim.Tá lá naquele livro "Barão de Mauá-empresário do império" do Jorge Caldeira.
O Barbacena foi colocado lá pelos traficantes de escravos,que nomearam o gabinete de dom Pedro naquele período.Ao chegar lá,traiu os traficantes e passou para o lado dos ingleses.Aí começou nosso relacionamento com a execrável casa sionista Rothschild.
Consta que dom Pedro I,ao se refugiar numa fragata inglesa na Baía de Guanabara antes de fugir do Brasil,foi abordado por um nobre que o serviu a vida inteira sem pedir nada em troca.O nobre disse:"Meu senhor.Ficarei abandonado aqui sem ter como me manter.Deixe-me ir com vossa majestade."Dom Pedro olhou para ele e disse:"Se você tivesse roubado como o Barbacena não estaria nesse situação".Disse isso e foi se amanteigar no seio inglês.
FHC e outros são diletos descendentes desses cretinos de sempre.
SARAVÁ,MIZIFIO AZENHA!!!!!!!
emerson57
dilma, um conselho:
cozinha o galo e
não compra p… nenhuma.
superioridade militar só tem quem desenvolve as próprias armas.
navios e aviões novos representam empregos,
dê os empregos a brasileiros.
ZePovinho
Isso é lobby,mizifio Azenha.
ZePovinho
Lobby da Boeing,claro.
reinaldo carletti
o negão tá chegando ai com o pires na mão. são os cacas, é o pre-sal, qualquer coisa ele vai pedir de joelhos para que possa de alguma forma participar. eu siceramente espero que, ela mantenha a sua postura e sutilmente diga não!
reinaldo carletti
Klaus
Isto é um jogo de xadrez. Este foi só um movimento.
trombeta
Se for realmente verdade, é uma decisão desastrosa dos pontos de vista estratégico e das relações exteriores; o Brasil voltará a ser enganado pelos EUA quem nem em sonho passará seus segredos militares a não ser que seja algo totalmente defasado e assim mesmo estou pagando para ver.
Tudo que Lula construiu vai ser jogado no lixo com esta decisão, lamentável se for realmente verdade.
Paulo Amaral
Ao ver as atitudes de Dilma à frente do governo, ainda que ela mesmo tenha muitas deficiências, mas ao ver as medidas tomadas por Dilma, à sombra de ninguém menos que Lula, já são um sopro de ar fresco e esperança de melhoras para o país, já que muitas das ações danosas que Lula armou pra Dilma estão sendo lentamente desmontadas ou serão pura e simplesmente ignoradas.
Nobres amigos Lulistas do Blog, me respondam… "vocês acham que Dilma nomearia para o STF um advogado, reles bacharel, que se quer teve a capacidade de ser aprovado num concurso para juiz de primeira instância"??…. vejam a diferença entre quem Lula nomeou e o magistrado Fux….
Mais um vez Dilma agiu corretamente.
augustinho
nomearia o primeiro da lista se precisasse manter boas perspectivas com o alto judiciario.
veja a biografia dos caras todos nomeados por fhc e me diga depois se ninguem foi rejeitado em concurso.
desista paulinho de cavar fosso entre o lider politico do brasil (lula) e a presidenta.
Ana
Em primeiro lugar a palavra 'sequer' é uma palavra só. Não é primeiro 'se' e depois 'quer'. Portanto você é quem não se qualifica para nadica de nada, muito menos para falar do presidente Lula.
E com isso um grande ciau pra você, bye bye, au revoir, has nunca.
gilberto
O modelo americano não pode ser implantado no Brasil…Dilma , corra desse negócio….
Paulo Amaral
Tem mais uma ainda neste assunto….
Quando Lula tomou suas caipirinhas ao lado de Sarcozy em Brasília e deu com a língua nos dentes, falou bobagem aliás, como sempre… mas deixa pra lá isso… Lula não manda mais nada, quem manda é Dilma…mas pois bem… Lula falou bobagens e """anunciou pomposamente"" a compra dos Rafale… um avião caríssimo e que ninguém no mundo usa, exceto a França… e o que se viu em seguida???
Toda a rede de blogueiros """alinhados""" começou a planfetar em favor dos Rafale ..(quem vai contrariar o patrão???)… o Gripen era chamado de ""avião fantasma""… e a Boing e os EUA eram acusados de todo o tipo de inverdades…. e agora está aí…. Dilma vai comprar os F18…. e agora??? VÃO DIZER O QUE MEU???
Concordo com Dilma… mais uma vez acertou…. mais uma vez mostra as bobagens que Lula promoveu neste país por oito anos…
Será que essa turma vai começar a dizer que a Boing e os F18… ""são o máximo"""….
augustinho
Pelo visto, tu entendes paca do mercado internacional de armas. E ´és muito bom de corrigir o Lula, ele tava precisando de um amaral e nao sabia.
Emilio Matos
Vota nela na próxima eleição…
Paulo Amaral
E agora???? o que esses supostos ""não colonizados""" deste blog vão dizer???
Já pensou se fosse o Serra????…. """ esses vendilhões tucanos que tiram os sapatos"""…..kkkkkkkkkkk
E agora… o que esses tais de … auto proclamados, """não colonizados""" do blog têm a dizer???
kkkkkkkkkkkkk
Pior de tudo que eu estou de acordo com a Dilma…. e não apenas nisso… a escolha do Fux por exemplo, ao que tudo indica foi um gol de placa…..
Mas o assunto agora é outro…
O QUE OS NÃO COLONIZADOS ACHAM DISSO??? DILMA PREFERE A BOING… E AGORA … O QUE SERÁ QUE ESSA TURMA QUE NÃO TIRA OS SAPATOS TÊM A DIZER???
kkkkkkkkkkkkk… vão ter mesmo que engolir… Dilma vai comprar os aviões do """grande satã""…. não é assim que vocês chamam os EUA???
Quando Dilma adiou a compra eu já tinha sacado… Dilma vai comprar os F18… pior de tudo, eu estou de acordo……
Marat
Prezado Paulo, será lamentável se Dilma se ajoelhar ao império decadente. Vamos verificar se isso não é apenas uma plantação da Reuters, que, como membro do PIG, tem seus intere$$$e$$$
Maria Fernanda
Paulo, quando você está com os americanos, vc compra o quê?
Regina Gartz
Paulo Amaral,
Cansativos e repetivios os seus comentários cheios de interrogações, reticências, aspas, letras maiúsculas e kakakás. Dá um tempo, cara!
joker
Isso tá com cheiro de lobby, noticia comprada. Porém, realmente é danoso sim comprar aviões dos Eua. Porém, pouco se sabe como os acordos estão sendo costurados. Pode haver uma reviravolta, pq não?? Nem tudo que tucanos fizeram foi merda, embora tenha sido a maior parte, e nem tudo que nós "nao colonizados" pensamos pode ser o correto também oras. Nos resta apenas aguardar, pq o mais importante é o interesse economico brasileiro. Dilma é muito boa negociadora, esperemos que ela obtenha sucesso seja qual for o acordo.
Marat
Todo mundo sabe que comprar aviões do império decadente traz consigo muitos perigos. O mais importante é que os bandidos possuem sistemas que podem "apagar" os aviões, num momento de conflito. Outro problema é que os malandros não vão repassar tecnologia, pois desejam se manter no topo sozinhos (mesmo à beira da falência).
Me incomoda ver Dilma cada vez mais se aproximando dos EEUU e se mostrando submissa a seus interesses. Creio que eu vá realmente votar nulo, a partir das poximas eleições, e a culpa não será minha, será da Dilma e do PT. Sinto muito!
Ana
EEUU não são os Estados Unidos, ô cara pálida
Emilio Matos
Sempre soube que EEUU significa Estados Unidos, sim… O que você acha que EEUU significa?
Marat
São sim, pele vermelha…
Alexandre Lopes
Esses aviões são obsoletos como todos os armamentos que os americanos vendem aos paises em desenvolvimento.
Infelismente muitos de nossos militares foram formados por instrutores americanos com seus equipamentos, e possuem uma cultura muito enraizada em favor do norte-americanos.
Acho um retrocesso deixar de obter tecnologia de ponta, capaz de enfrentar em igualdade qualquer ameaça do norte, originária de um parceiro muito mais leal como são os franceses.
Andre
França, parceiro leal?
ahahhaahahah
Que é isso amigo.
SILOÉ
Será a Boeing se o Obama repassar a tecnologia e abrir espaços bem largos para transações de bio-gás.
@MarcoMago
Meo, se a Dilma escolher os F-18, vai estar comprovado para mim que esse governo vai ser uma M**** de subserviente dos EUA. Trairagem tem limites…
Deixe seu comentário