PT diz que o pedágio de SP está entre os mais caros do mundo

Tempo de leitura: 2 min

Pedágio de SP está entre os mais caros do mundo

da liderança do PT na Assembleia Legislativa

O pedágio cobrado nas rodovias paulistas é o mais caro do Brasil e, quando comparado com as tarifas pagas nas rodovias dos Estados Unidos ou da Itália, fica evidente que está entre os mais caros do mundo também.

Na rodovia Florida’s Turnpike, nos Estados Unidos, o preço por quilômetro rodado é de R$ 0,076, enquanto a média nas rodovias paulistas é de R$ 0,111, ou 46% superior ao da rodovia americana.

Além disso, na Florida’s Turnpike há o SunPass que é um dispositivo colocado no automóvel que garante a passagem direta pelo pedágio. É como o Sem Parar que existe em São Paulo. Diferentemente do Sem Parar, o SunPass garante desconto médio de 20% para o usuário. O pedágio fica bem mais barato para quem o utiliza.

No caso das rodovias italianas (R $0,134), elas são mais baratas do que as rodovias Anchieta (R$,0159), Imigrantes (R$ 0,152) e Castello Branco (R$ 0, 145), enquanto a Bandeirantes (R$ 0,135) e a Anhanguera (R$ 0,132) têm valores próximos aos da Itália.

Mas vale ressaltar que a concessionária italiana construiu com recursos próprios a sua rede de rodovias, diferentemente do que ocorre em São Paulo. No caso paulista, paga-se duas vezes: para construir e usar a rodovia.

E paga-se também ao consumir qualquer produto transportado por essas rodovias. Comparando novamente com as estradas italianas, o pedágio que incide sobre veículos de carga em São Paulo é até 149% mais caro do que na Itália.

Um caminhão com seis eixos que sai de Bari e vai até Milano, percorrendo 874,5 km, paga o equivalente a R$ 286,06. Um caminhão similar, partindo de São Paulo e fazendo o percurso de ida e volta até São José do Rio Preto, o que dá 880 km, deixa R$ 710,40 nos pedágios paulistas. Conclui-se que em São Paulo se paga duas vezes e meia a mais do que na Itália.

Esse alto custo do pedágio paulista é repassado para o frete e, consequentemente, para o produto. No final, quem paga essa conta é o consumidor, ou seja, toda a população. 

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ed.

O pulo do gato das privatizações é conseguir assegurar receitas sobre serviços essenciais ou obrigatórios, conhecidos como de NECESSIDADE pública.
Diferentemente de um Vacheron Constantin na Daslu, que compra quem quer e pode, estão gerando negócios entre amigos para serviços inescapáveis, como usar uma estrada, energia elétrica, telefone…
Se não for essencial, cria-se uma lei para que seja obrigatório…e privado: ex: Control Ar (licenciamento autos)
É a privatização do Estado: "Pague-se" quem puder!…

BloGDoRiLDo

Oh! Descobriram a pólvora!

Onde está o PT de São Paulo que não lê a blogosfera? Caramba! Vocês blogueiros de São Paulo estão falando isso há tanto tempo e agora o PT descobriu que é caro andar de carro por Sampa?

Como sabem fui ao Encontro de Blogueiros em Sampa. Fui de ônibus. Se fosse de carro teria que pagar 5 (CINCO) pedágios de R$ 9,20 cada. Ou seja, R$ 92 (NOVENTA E DOIS REAIS) para ir e voltar, sem contar com o desgaste do veículo e o combustível.

E olha que não sou paulista e nem vivo viajando à São Paulo. Uma única vez, vi que não vale a pena ir de carro pra lá.

Carlos

Pras sábias considerações de Lúcia Fernandes:

"Mas vale ressaltar que a concessionária italiana construiu com recursos próprios a sua rede de rodovias, diferentemente do que ocorre em São Paulo. No caso paulista, paga-se duas vezes: para construir e usar a rodovia."

E paga-se também ao consumir qualquer produto transportado por essas rodovias. Comparando novamente com as estradas italianas, o pedágio que incide sobre veículos de carga em São Paulo é até 149% mais caro do que na Itália.

Um caminhão com seis eixos que sai de Bari e vai até Milano, percorrendo 874,5 km, paga o equivalente a R$ 286,06. Um caminhão similar, partindo de São Paulo e fazendo o percurso de ida e volta até São José do Rio Preto, o que dá 880 km, deixa R$ 710,40 nos pedágios paulistas. Conclui-se que em São Paulo se paga duas vezes e meia a mais do que na Itália."

francisco.latorre

pra que superfaturar?..

mais vale 'terceirizar'.. ou 'conceder'..

parece gozação.. chamam a entrega de 'concessão'.. cinismo absoluto.

..

manezão

E tem mais, a tucanada só privatiza (ou terceiriza) o filé dos serviços públicos. A bagaça ninguém quer. O serviço de telefonia tanto quanto as estradas são monopólios que até um idiota quer. Mas no final das contas o pedágio fica por conta mesmo do assalariado que não tem por onde repassar seus custos. É a economia capitalista, defendida a dentadas pelos privilegiados.

O_Brasileiro

Isso sem falar o que os paulistas pagam a outras empresas privatizadas e que foram construídas com o trabalho dos paulistas: energia elétrica, telefonia. E eles querem (ou queriam) privatizar o metrô.
Eu gostaria de saber: os cabos de fibras ópticas colocados em SP foram pagos pelas empresas de comunicação privadas ou com o dinheiro dos contribuintes paulistas???

keko

Então a solução é reativar os trens que o seo Juscelino começou a desativar para estimular a indústria automobilística…

eroni spinato

O Mercadante devia ir com estes dados ao seu horário na TV. está faltando malandragem do marqueteiro.

    Lucia Fernandes

    Sabe que o senhor deu uma boa sugestão? Aproveita, fala pra ele levar caminhoneiros que rodem em estradas paulistas e em estradas federais por esse Brasil afora. O que será que é mais caro? Rodar em estradas seguras sob todos os aspectos, ou rodar em estradas esburacadas, perigosas, onde o custo com o desgaste do caminhão é muito maior do que o pagamento de pedágios?

Paulo Roberto

Eu sofro o drama desta exploração. Gasto mais com pedagio do que com o meu plano de saude para 3 pessoas. Sinto-me assaltado quando passo por um pedágio. Além de tudo para trafegar em estradas ruins, vide Marechal Rondon, vide Cabral Renno. As estradas não pedagiadas estão em péssimos estado de conservação. E faço mais uma denuncia: Comercio de multas onde as concessionarias estão fazendo armadilhas. Placas indicativas de velocidade 100 km/h coexistem com placas escondidas de 80 km/h em um pequeno trecho, onde um radar é montado para o famigerado faturamento. Nestes dias fui multado três vezes com velocidades 88 km/h onde eu achava que era 100km/h e 51 km/h onde eu achava que era 60 km/h .Pelas velocidades em que fui multado dá para ver que as vezes recebo luz alta até de caminhões. Fui multado três vezes!!!!
A imagem do Serra assombra meus pensamentos e custa acreditar que o PSDB terá continuidade no estado de são paulo depois da cusparada na cara dos paulistas. Isso é que dói!!!!

    Lucia Fernandes

    Sr. Paulo Roberto,
    V.Sa. se contradiz em seus comentários…por ex.: "as estradas não pedagiadas estão em péssimos(sic) estado de
    conservação.
    Sabe por que estão?Exatamente porque não há cobrança de pedágios. Exemplo maior é o que acontece em quase todas as rodovias federais. Aliás, as rodovias federais que se encontram em condições de trafegabilidade, há também cobrança de pedágio, como por exemplo, a Via Dutra.
    Quanto às placas, se há realmente a coexistência de placas de velocidade, cabe a V.Sa. recorrer das multas.
    Provalvemente elas serão excluídas.
    Não me preocupa a imagem do Serra, mas a figura de D.Dilma, que pra mim não passa de "pau mandado" ,e sua forte ligação com o PMDB de Temer, seu vice, que já declarou que quer metade dos postos de confiança, ou seja, Ministérios, chefias em autarquias, e por aí vai…
    Gostaria de ver uma mulher no poder, mas certamente, pra mim, essa mulher não é D.Dilma.

    Carlos

    Qual a última vez que você saiu de São Paulo, que viu a realidade com teus próprios olhos e não pelo filtro da mídia?

    "D.Dilma, que pra mim não passa de "pau mandado"
    Dilma tem luz própria e vai surpreendê-la.

    "Temer, seu vice, que já declarou que quer metade dos postos de confiança, ou seja, Ministérios, chefias em autarquias, e por aí vai… "!
    Quando e onde ele disse isso? Tens vídeo, som e áudio sem edição?
    Não tens, né?, apenas repetes o que a mídia futriqueira publica.

monge scéptico

Isso é muito a cara do zé pedágio. Mas vamos começar a discutir no blog, com a licença do azenha,
uma questão, que pode ser uma das cobranças que teremos que fazer a DILMA, em caso de ser
eleita. O tema é o seguinte; que está o BRASIL fazendo para proteger a fronteira norte do país ante
a ganância do mundo, capitaneada pelos assassinos ianques?Porque nos entregarmos só ao entu-
-siasmo da campanha, sem nos prepararmos para cobrar efetivamente informações sobre? Será
que alguém no governo imagina que os ianques são bonzinhos, que respeitam acordos etc? Caso
tenha qualquer elemento no governo que assim pense e, se não trouxermo os sukhoi 37 e mig's 35
para nossa defesa (talvez tardia), além de elemntos de artilharia, Perdemos o norte!. Casos os sen-
-hores do blog e navegantes, considerem o tema incômodo, peço desculpas pela minha preocupa-
-ção. Tem muita purpurina no ar; mas o fundamental é a pátria. Viva a DILMA!!! OBRIGADO

Deixe seu comentário

Leia também