Os chineses e as ferrovias do Sul

Tempo de leitura: 2 min

Paraná inicia acordo com a China para executar projetos da Ferrosul

A Ferrosul foi o objeto da primeira reunião do Governo do Estado com representantes da maior construtora de ferrovias da China e do banco de desenvolvimento chinês, na tarde de ontem (11), no Palácio das Araucárias, em Curitiba. O motivo do encontro é iniciar uma parceria para dar encaminhamento aos projetos de expansão da Ferrosul, companhia de integração ferroviária que interligará os quatro estados da região Sul do Brasil (PR, SC, RS e MS) e países vizinhos.

A estatal China Railway Construction Corporation Limited (CRCC), empresa do governo chinês, autorizada pelo Ministério das Ferrovias a participar de projetos no Brasil, estudou os planos de construção da Ferrosul e mostrou grande interesse em participar do projeto. A CRCC disputa o direito de construir o trem-bala entre Rio de Janeiro e São Paulo e participará da licitação da Ferrovia Leste-Oeste na Bahia, projeto de responsabilidade da Valec, empresa federal vinculada ao Ministério dos Transportes, e sócia minoritária da Ferroeste.

Durante o encontro, os executivos da Ferroeste foram convidados pelos empresários e pelo banco de desenvolvimento chinês para visitar as instalações e as ferrovias daquele país. Na oportunidade, o secretário Domingos Porilho anunciou que o governador Orlando Pessuti tem agendada uma viagem à China no dia 14 de julho, em comitiva da qual participarão também o secretário dos Transportes e executivos da Valec.

O objetivo é continuar as negociações com a China. O grupo programou visitas às cidades de Xangai e Beijing.A partir da reunião, a parceria entre a CRCC e a Ferroeste/Ferrosul entrou na agenda da viagem.

Este é o segundo convite que a Ferroeste recebe para conhecer o sistema ferroviário chinês. Em maio, a CNR Corporation, empresa estatal do setor de construção de locomotivas, vagões e sistemas de operação ferroviária de cargas e passageiros, vinculada ao governo da China, já havia manifestado a mesma intenção ao presidente da Ferroeste, Samuel Gomes, em reunião no Ministério das Cidades, em Brasília. Os chineses da CNR estão interessados em estreitar relações com empresas brasileiras do setor ferroviário, como a Ferroeste/Ferrosul e a Trensurb, de Porto Alegre.

De acordo com Samuel Gomes, a aproximação com a China é uma grande oportunidade de negócios e desenvolvimento na área tecnológica de construção e operação de ferrovias sob controle público, voltado ao interesse geral da sociedade. Gomes explicou que a idéia é realizar uma parceria no setor de engenharia e de operação ferroviária que reúna os governos da região do Codesul (PR, MS, SC e RS), através da Ferrosul, e o governo federal, através da Valec e do Exército, com o governo chinês, através da empresas CRCC.

“O Paraná reafirmou na reunião sua decisão de, na construção das obras da Ferrosul, reconstituir a sua parceria com o Exército Brasileiro, que foi exitosa na construção do primeiro trecho da Ferroeste”, ressaltou Samuel Gomes. “É importante observar que a CRCC originou-se, há 25 anos, do Corpo de Engenharia do Exército da República Popular da China. Por isso, a proposta foi bem recebida pela delegação chinesa”, destacou o presidente da Ferroeste.

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Comentários

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Sagarana

Será que eles vão trazer mão de obra escrava para o Brasil?

    Pablo Aragones

    não vai precisar, pois aqui tem muita…

rafael

Marat ,

Ou é desinformado ou é ingênuo.

    Marat

    Ingênuo é quem não vê que o império são os EEUU, ou melhor, mal-intencionado…

ertha lucia

Problema a considerar também, é que chineses desqualificam nossa mão de obra e tentam trazer seus próprios trabalhadores. Principalmente os tecnicos de melhores salários. Democricia é muito bom e bonito , mas não podemos marcar touca. Pelo ditado voçês podem deduzir a minha idade. abraços.

Marat

Investimento chinês é bem-vindo, pois eles não são vorazes e não se autoproclamam império. Por isso que esse país tão rico é tão longevo: Ele vive em paz com os demais e respeita a soberania alheia!

    Rafael, BHte

    'Chineses…não se autoproclamam império'???!!! Tem certeza disso?! Se eu fosse vc antes de afirmar tal coisa leria os comentários dos chineses em certos foruns e sites pela internet afora…Depois não diga q eu não avisei, hein!

    Marat

    O único império autoproclamado, por seus atos, é o estadunidense, que só pensa em dinheiro e em roubar recursos dos demais países… Cite quais os países que a China invadiu,por favor… além do mais, procure saber sobre as invasões da China pelo Japão, sobre a Guerra do ópio e sobre a grana que o malaco do Dalai Lama recebe do terrorista Bush, para desestabilizar o governo chinês!

    Sagarana

    Coréia, Vietnan, Camboja, Tibet…

    Jairo_Beraldo

    O Tibete foi invadida pela China. E o Dalai Lama, luta fervorosamente pela libertação do povo tibetano. Além do que, Genghis Khan, foi um dos mais sanguinários conquistadores, expandindo o território chines ao máximo, da Síria à Indochina, da Pérsia à Sibéria.

    Guilherme Souto

    Considero que o Marat não está errado.

    Mas só se a história nos propiciar nova experiência quanto ao modo como as potências lidam com as outras.

    Quem sabe o Império do Meio – tudo haver com a filosofia de Confúcio, que sobriverá? às regras do capitalismo – não tem novos ares para as sociedades do mundo?!

jafvalente

Lula: “Brasil viveu estagnação em obras de infraestrutura no passado recente”
http://migre.me/P5aZ

***

jacques

Acho estranha essa alegria ao recebimento de investimentos chineses. Isso é francamente contrário ao interesse nacional. Os chineses estão levando adiante a sua estratégia de dominação e descobriram um lugar perfeito pra se alojarem, o Brasil, que além de ter vastos recursos, tem pouca gente interessada em defendê-lo. Não sou simpatizante do imperialismo ianque, mas não quero ver meu país com áreas estratégicas nas mãos dos chineses.
O Brasil realmente carece de uma estratégia nacional de desenvolvimento. E se depender dos atuais candidatos à presidência…….

    AVATAR

    Se o empresariado brasileiro não tem capital e capacidade para fazer……Deixa outro fazer!
    Aliás, poucas obras de infraestrutura são de capital privado brasileiro.

    rafael

    Fora a falta de vontade, um país que para para ver jogos de futebol merece mesmo ser dominado.

    Carlos

    Releia a matéria e você perceberá que teus receios não fazem sentido, Jacques.
    Negociações envolvem estudos sobre construção e operação de ferrovias, sob absoluto controle brasileiro. Possível, também, que envolvam aquisição de locomotivas.

    jacques

    É Carlos, mas a "boa vontade" deles me assusta. A África que o diga. Penso que no atual xadrez estratégico internacional, não há espaço para ingenuidades. Repito: Uma estratégia de desenvolvimento nacional é necessária. Mas, como isso viria de políticos que só pensam em denúncias, dossiês, jogo sujo e outras macacadas. O Brasil está, politicamente, às moscas.

mariazinha

Como sou sempre muito desconfiada, penso que não é mau , irmos com cuidado, estudando cada passo, dos chineeses. Observar, atentamente e, ao primeiro deslize, dar-lhes uma cacetada para aprenderem a não brincar com trabalho. Seu histórico não é brincadeira!

A ofensiva chinesa no Brasil e a soberania nacional

10 June, 2010 23:16 Nilder Costa

1/jun/10 (Alerta em Rede) – Sem muito alarde, o primeiro grupo de investidores chineses se prepara para desembarcar tanto no oeste da Bahia quanto na região conhecida como Mapito, o cerrado do Maranhão, Piauí e Tocantins, áreas que se notabilizam a olhos vistos como a nova fronteira agrícola do país. Essa ofensiva "agrária" dos chineses quer comprar nada menos que 250 mil hectares de terra.[…] http://brasilianas.org/blog/luisnassif/a-ofensiva

ertha lucia

Quem começou a privatização das ferrovias foi o governo Sarney.Foi a primeira privatização do modelo neoliberal.

Augusto J Hoffmann

Essa iniciativa do Governador Roberto Requião é das melhores. E o Samuel Gomes tem viabilizado a idéia, agregando para si um considerável número de sócios, investidores que sabem da importância do modal ferroviário.

A parceria chinesas não podia ser melhor: trabalham na velocidade do trem bala, dispondo polpudos recursos para esses projetos. Não fosse, novamente, o fisiologismo político a interferir, atrasando a consecução das tratativas, a Ferroeste estaria indo bem mais longe.

Em outubro, mais uma boa oportunidade para elegermos representantes interessados no progresso e êxito do Brasil. Basta sabatinar as idéias dos postulantes, obtendo compromissos voltados para essa construção.

laura

Acho essa notícia muito importante. Importante porque é indício da retomada das estradas de ferro no país, mas também dos investimentos chineses na área. A pergunta: Porque não podemos nós mesmos investir nessa área? Acabaram com a Brown Boveri que fazia trens em Osasco- São Paulo( acho que – não a toa- acabou nos anos FHC).Ou seja, tinhamos know how. Não teriamos capital? cade esse kow-how?
´E questionável dependermos tanto da China ou de quem for.

Yacov

É NOTÒRIO o desinteresse total das nossa elites direitistas reacionárias e entreguistas em atender às necessidade do seu povo e de seu país… Que país com grandes extensões territoriais, desenvolvido ou emergente, do mundo, não tem o transporte de cargas interno baseado majoritariamente em ferrovias??? É mais barato, menos poluente, transporta mais carga… Mas nossos governos só fazem os que os gringos mandam.. Se eles mandassem essa nuvem da gafanhotos famintos que sempre foi a nossa direita acéfala, sentar num ninho de marimbondos, eles o fariam alegremente. Esse tempo acabou… Alguém precisa explicar isso aos melecas. Em outubro receberão o recado definitivo: das urnas.

"O BRASIL DE VERDADE não passa na gLoBo – O passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

Nelson Menezes

Azenha, qual instituto poderia informar quantos foran os numeros de demitidos com as privatizações nas estatais:
RFF.SA, CBTU, VALE do RIO DOCE, BANESPA, CSN, Uziminas etc…
Alguem tem estes dados?

    Carlos

    O Dieese ou o DIAP?

Gilberto Santos

Permita-me uma correção de ordem geográfica. A região sul é composta dos estados do PR, SC e RS. O MS localiza-se na região centro oeste.

    Paulo Achilles

    sim vc está certo, o MS é da região centro oeste. Mas em se tratando do CODESUL o MS faz parte.

    Silvio – Sampa

    Bem lembrado, Gilberto.

Carlos

A Ferrovia de Integração do Sul, Ferrosul, planeja extender a malha até o porto chileno de Antofagasta, ligando-o ao porto de Paranaguá.

voxetopinio

Tem sempre que aprender a fazer COM. Sempre aprender, sempre.

JC Tavares

Maravilha. As empresas chinesas, certamente agem com maior lisura. Até porque lá corrupção é punida com pena de morte. A execução se dá com tiro na nuca e a fatura do valor gasto com a bala vai para a família pagar. Não é atoa que lá tem a economia mais vigorosa do mundo, mesmo com uma população dez vezes maior do que a nossa.

Bruno

Da FEPASA sobrou todo o transporte metropolitano da região metropolitana da Capital, além da malha usurpada pelo Governo Federal e entregue a Ferroban, MRS e ALL.

    Jairo_Beraldo

    Entregue por qual governo federal?

    Leider_Lincoln

    Governo do PSDB de São Paulo, quando Fernando Henrique Cardos era presidente da república e José Serra Chirico, ministro das privatizações, ops, do Planejamento.

    Carlos

    Repito a pergunta do Jairo: Entregue por qual governo federal?

    Quantos quilômetros de malha?
    Quantos e quais trechos foram desativados? Qual a justificativa para a desativação?
    Quantas locomotivas?
    Quantos vagões?

    Vá em http://www.aloysiobiondi.com.br/ e pesquisa as seguintes palavras-chave: Fepasa e RFFSA

Carlos

Beleza!

Aos paulistas, uma pergunta: o que restou da FEPASA?

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