O ministério da Dilma (e do Lula)

Tempo de leitura: 2 min

Em nota, Dilma confirma 10 nomes para ministérios

A presidente eleita tanto anunciou novidades como a senadora Ideli Salvatti para o ministério da Pesca, como também confirmou Garibaldi, Paulo Bernardo e Alfredo Nascimento

08 de dezembro de 2010 | 20h 21

Rafael Moraes Moura e Luci Ribeiro, da Agência Estado (via Jefferson Laborda da Silva, no Facebook)

BRASÍLIA – A presidente eleita, Dilma Rousseff, acaba de anunciar mais ministros para seu governo. Em nota, ela confirmou dez novos nomes: a senadora Ideli Salvatti, que assumirá o Ministério da Pesca e Aquicultura; a deputada Maria do Rosário, que chefiará a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República; a jornalista Helena Chagas, para a chefia da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República; o atual ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, que será o titular do Ministério das Comunicações; o senador Garibaldi Alves, que assumirá o Ministério da Previdência Social; o senador Edison Lobão, que retornará ao Ministério de Minas e Energia; o deputado Pedro Novais, para o Ministério do Turismo; o ex-deputado Wagner Rossi, que permanecerá à frente do Ministério da Agricultura; o senador Alfredo Nascimento, que voltará ao comando do Ministério dos Transportes; e o ex-governador Moreira Franco, na chefia da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.

Na nota, Dilma “determinou a seus novos auxiliares que trabalhem de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e estabilidade econômica, assegurando a melhoria de vida de todos os brasileiros”.

Até agora já foram confirmados no ministério de Dilma 16 titulares. Na semana passada, ela anunciou Antonio Palocci para a Casa Civil, Gilberto Carvalho para a Secretaria-Geral da Presidência da República e José Eduardo Cardozo para o Ministério da Justiça. Antes, ela já havia anunciado sua equipe econômica, formada por Guido Mantega, que permanecerá à frente da Fazenda; Miriam Belchior, para o Ministério do Planejamento, e o atual diretor de Normas do Banco Central, Alexandre Tombini, para a presidência do Banco Central.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Eduardo Sarturi

Pela configuração desse ministério – DILMA/PALOFI, FHC, não teria escolhido melhor. Só falta o Daniel Dantas, assumir o Ministério do Desenvolvimento.

Waldir Ferreira

Moreira Franco,este é o cara!!
Agora vai,
Estaremos bem de Estrategias!
Parabens,
( ô minha veia,da meu mingau,ja vi o Jn agora vou por as ceroulas e ir pra cama)

Myrthes

Pra quem teve que aturar Zé Dirceu, Erenice e Matilde Ribeiro, até que não tá ruim.
Pelo menos esses que estão sendo indicados já comeram melado.

Attila Louzada

Uma mancha do nosso sistema político estilo troca-troca, arraigado na nossa (de)formação cultural desde sempre, é ter que aturar um Moreira Franco no ministério. Qualquer um. Na SAE, então, é um escárnio. Andaram sugerindo o Mendes Ribeiro (PMDB-RS), que também não sei o que iria fazer lá, mas teria um ainda mais desastroso efeito: devolver o Eliseu Padilha (PMDB-RS), primeiro suplente, para a Câmara. Mais uma escolha de Sofia às avessas.

observadoro

Qualquer m… era melhor que Serra. Mas parece que ficamos com um governo de m… não tão melhor assim…

Paulo

O slogan do candidato do PT para governador do Rio em 1982 era: "Não cheiro BRIZOLA (PDT), nem MIRO (PMDB) na Sandra (PTB). Mas, para ser Franco (PDS), Lisâneas Maciel (PT)!!! Agora o ex-candidado do PDS, ex-Arena, ex-UND, vira ministro do…PT. Parece até brincadeira…

Fernando

Bem que o Plínio avisou que Dilma e Serra seriam a mesma porcaria.

    José Ruiz

    Somente desconstruir os outros candidatos não torna o Plínio uma opção razoável…

Artur

Moreira Franco em uma pasta que já teve Mangabeira Unger e Samuel Pinheiro Guimarães?

Com os dois pés atrás com esse novo governo. Ainda mais com os rumores de que o FX-2 pode ser cancelado.

Paulo

Se o candidato da estratégia é este daí então estamos fudidos…
Abaixo o perfil do ilustre cidadão no CAf:
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2010/11/0

Marcelo Ramos

Quando Brizola era vivo, esse inútil era chamado gato angorá. Hoje, ele é um Zumbi Angorá, ou seja, é um ser sem vida, mas que se move para ali e acolá. Ainda bem que ACM está morto e enterrado, senão, periga ele entrar no governo também.

José Luiz Rossi

D.Dilma,cê num conhece a história desse moreira não?Pergunte a cem dos seus eleitores cariocas, quantos aprovariam este nome!Ainda bem que o velho Briza não presenciou esta ignomínia.O que este homem entende de estratégia,a não ser a própria para manter-se no poder?

José Manoel

Azenha: é de desanimar!!! Não consigo entender Moreira Franco e Jobim no ministério da Dilma !!!!! Não temos gente melhor????? Dá uma vontade de chorar!!!!!!

Andre Diniz

Povo esquece que ministério é igual ao casamento: há muito tempo não tem mais essa história de "Até que a morte os separe". Logo logo os dois lados vão cada um pro seu canto e pronto.

easonnascimento

A coligação com o PMDB explica que nomes deste partido faça parte do governo. O que não justifica é que seja qualquer nome. Poderia definir o Ministério para o partido ressalvando-se alguns nomes. Aceitar Moreira Franco? Discordo totalmente. Por que Jobim tem que continuar? No PMDB não teria outra nome? É uma decepção.
http://easonfn.wordpress.com

Marcos AC Lopes

Jobim na Defesa é uma grande decepção. Mas me pergunto: seria oportuno (com os militares de olho na Dilma, com esse passado dela de luta contra a ditadura) mexer agora com o Jobim e colocar na Defesa alguém com um perfil mais de esquerda? Se Lula guardou o Jobim é porque algum risco há. A escolha de Garibaldi (horrível, num primeiro momento) pode ser uma estratégia para acalmar o primo Henrique no Congresso, manter unida a bancada e conseguir apoi para votações importantes. Vamos esperar. Vamos deixar a Dilma começar a governar. Agora que essas escolhas deixam um gostinho amargo no eleitor que sofreu para eleger a Dilma, deixam mesmo.

Marcos AC Lopes

É o preço que se tem de pagar em função de nosso sitema político. Enquanto os eleitores mantiverem esse lixo que é o PMDB vamos ter que compor com ele, infelizmente. Acredito na Dilma e vejo que sua situação é muito delicada, como foi a do Lula, pelo menos nesse início de Governo.Não dá para não atender o PMDB e começar criando situações de confronto com o partido do vice. Essas escolhas têm o dedo do vice. Mas de certa forma, ele também serve para acalmar os ânimos no partido.O importante é que os ministérios estratégicos estão nas mãos do PT, mesmo se alguns petistas não deviam estar lá, como o Cardozo.

SILOÉ

Não dá prá esperar mais do que isso do PMDB , um partido viciado em ficar na aba seja de quem for. É só espremer com fiscalização que eles pulam fora.

Pedro

Gente, esse é o preço do PMDB, ruim com ele, impossível sem ele. Moreira Franco foi por conta do Temer. Garibaldi nem é assim tão ruim, eu tava esperando coisa pior do PMDB.

Jobim, esse é um caso à parte, infelizmente, acho que se precisa dele ainda, por causa de suas boas relações com as Forças Armadas (tem o agravante de Dilma ter sido torturada na Ditadura, então poderia haver muita pressão dos quarteis…). Porém, Dilma é esperta, já tá diminuindo o poder do Jobim(Aviação Civil vai sar da Defesa). Ou seja, agora Defesa vai cuidar da parte militar. Sim, é perigoso ter alguém como o Jobim por perto, mas acho que ele deve ser mantido às vistas. Acho que ele AINDA é necessário. Preferiria que ele saísse, mas também vejo porque Lula ainda quer mantê-lo.

Fora isso, gostei dos nomes que o PT apresentou, com destaque para Paulo Bernardo nas Comunicações. Vejo uma Ley de Médios surgindo por aí…

ZePovinho

Nelson Rodrigues dizia que o que humilha,realmente,não é uma bolacha na cara.O que humilha é o som da bolacha,aquela barulho que preenche a atmosfera: VEREADOR SENTA A BOLACHA NA CARA DE JORNALISTA.LEI MARIA DA PENHA NESSE CABRA SAFADO!!!!!!!!!!!!!!!!
http://blogdoonipresente.blogspot.com/2010/12/por

terça-feira, 7 de dezembro de 2010
Por quê você acha que o DEM está em processo de extinção?

Encarregado de apurar os desdobramentos da agressão protagonizada por Lourivaldo Rodrigues de Morais, vulgo Kirrarinha, só a Câmara Municipal de Pontes e Lacerda cumpriu seu dever. Por quebra do decoro parlamentar, o autor da bofetada no rosto da jornalista Márcia Pache teve o mandato cassado em 24 de setembro.

O processo criminal se arrasta na Justiça. O delegado omisso foge de entrevistas. Kirrarinha não atende ao telefone. E o DEM ainda não expulsou o bandido que foi vereador.

[youtube wo1aP8O1lSc http://www.youtube.com/watch?v=wo1aP8O1lSc youtube]

    mirane de bollini

    que indecencia….isto é o que nos representa no governo….meu DEUS!!!!!!!deve ser um marginal,sem eira nem beira….não teve berço com certeza….nada justifica uma atitude dessa…afinal,quem é esse cara?

Svibra

Minha Presidenta

Cheguei às lágrimas com sua luta e com sua vitória.

Chego novamente às lágrimas com a escolha de Moreira Franco como ministro do Brasil, além é claro do Garibaldi e do Jobim. Não estamos entendendo e se tem algo para contar precisamos saber – estamos em nova época.

Arnaldo

Sejamos realistas. Engolir sapos como o Moreira Franco, Johnbim, Alfredo Nascimento, Garibaldi e outros faz parte da tal "governabilidade", sem a qual, dada a composição de forças no Congresso ora eleito, nem Cristo governa. Faz parte do jogo…

Polengo

Oficialmente, ela não confirmou o johnbim.
Será que resta alguma esperança? Afinal, min. da defesa não era da "cota pessoal"?

Leonardo Câmara

Governo de coalizão é assim, tem que engolir certos sapos. No dia que o povo olhar o partido do cara antes de votar e parar de votar em certas figuras do PMDB, o problema acaba. Mas vai demorar…

BTib

É incrível como o PT quer cuidar da macroeconomia, e deixar para o PMDB gerir e aplicar o dinheiro e desenvolver projetos de longo prazo em áreas essenciais(previdência,agricultura etc etc)…aí vão me dizer:ah,mas se der problema, são os ministros do PMDB. Aí eu digo,mas é o governo da Dilma,do PT, eles é que são e serão os responsáveis por esse corrupstério…é comprar escândalo no PIG. É só dar uma procurada na trajetória do gato angorá e é uma autêntica caixa de pandora

paulo toledo

Eu sou otimista. Acho que foi essa a saída pra poder detonar os três e o PMDB junto. Quando botarem as manguinhas de fora, dançam! O JohnBim só está lá, eu acho, por causa do momento que vive o Rio de Janeiro.

Guilherme Milani, SP

Pelo andar da carruagem, daqui a pouco seremos supreendidos com a nomeação de David Zylbersztajn para a presidência da Petrobrás… é isso que dá ficar na mão do PMDB… Socorro!

Luci

Alguém duvida que existe no Brasil a política de "Cotas"? A mulher foi eleita presidente, mas quem manda são os homens, e se Dilma não brecar vai perder o respeito desta turma desesperada pelo poder.

Guilherme

É um absurdo que Nelson Jobim continue como Ministro,uma pessoa que além de votar em Serra ainda falava mal de Dilma. Lula,com seu pragmatismo exagerado,não poderia ter pedido a presidenta eleita que o mantivesse no cargo,e mesmo pedindo ela não poderia ter aceitado,onde estão os seus brios, e além disso, a partir de 1º de janeiro será ela a presidente e não Lula,ela deveria se impor.

    Edemar Motta

    Caro Guilherme,

    Quantas legiões tem Dilma? John Bim tem algumas.

    Equilíbrio, mano, equilíbrio.

    Mas que dá náuseas, dá.

Wilma

Pô, votar na Dilma, brigar com meio mundo para ela colocar estas três figuras em ministérios importantes, é dose cavalar. Que decepcção presidente Dilma!!!!! Cadê as lições que seu padrinho lhe ensinou????

marcos

Boa noite a todos(as).Eu parto do pressuposto de que este site deve reunir aqueles que já não caem mais nas falácias do PIG, portanto, pessoas com uma maior vontade e capacidade de análise histórica.Devemos TODOS evoluir, sob o risco de sofrer as consequências de só transferir o SENSO-COMUM em seu sentido de superficial e vázio de análise mais ponderada, é o que o PIG faz, aliena ou meio cria um universo paralelo.Tudo isso para dizer , sobre a composição do futuro Governo Dilma, que muito criticam o PT por aceitar alguns nomes do PMDB, mas essa é a nossa condição neste presidencialismo de coalisão, vocês imaginam que seja possível excluir o PMDB da jogada.Os caras estão aí há décadas, sabem tudo da máquina.Eu particularmente sou contra a permanência do Jobim, já havia sentido arrepios com a escolha do vice da Dilma e ainda nós Petistas que poderíamos ser os algozes, sentido político é claro, desse coronelismo residual em suas fileiras, mas enraizados "na máquina", nos tornamos aqueles que lhes darão uma sobrevida que não se sabe de quanto.É uma conrtadição para um petista ou alguém que milita ou militou na esquerda, ou ao invés de algozes, salvadores?Claro que é, poxa!Mas a história tem seu curso e o importante é que hoje nosso País tem rumo, tem soberania,tem mais gente prosperando.
É isso!

    João R.

    Sinceramente, não esperava excluir o PMDB (ainda mais agora que o vice é da sigla), mas será que não tinha ninguém menos ruinzinho para ser indicado? E, depois das indicações, será que não era possível sentar e negociar nome a nome, para tentar melhorar essa barbaridade?
    Estou preocupado com esse pessoal que está sendo indicado.

    José Safrany Filho

    você é militante ou MILITONTO?!

    João Ferreira

    Prezado Marcos, concordo com sua linha de raciocino.

    O diabo é o tal do gato angorá. Sou carioca sei o que este "senhor" fez com a obra do grande Brizola destruindo os CIEPS e com isso descanbando na violencia no Rio.
    Esse nome da nauseas nos cariocas.
    Acredito que ela deva sim governar com o pmdb mas o "senhor" esse dá vontade de socar.

BTib

Gato angorá, Johnbin, só falta mesmo o José Serra ministro da saúde,com a seguinte nota para a imrensa: trabalhem de forma integrada com os demais setores do governo para dar cumprimento a seu programa de desenvolvimento com distribuição de renda e estabilidade econômica, assegurando a melhoria de vida de todos os brasileiros”….
"gente, é um governo de coalizão".
O PMDB não é aliado. É governo. O PT é que se tornou aliado, com uns ministeriozinhos. Se soubéssemos que votando na Dilma, elegeríamos um governo PMDB…

Eduardo Sarturi

Se tem que botar alguém do PMDB, não dava para chamar o REQUIÃO para Min da DEFESA, fazendo uma parceria genial com a SAE do Samuel P. Guimarães???

    Medeiros

    Hauahauahauahauahauahaua
    Requião porra louca Ministro da Defesa!
    Essa foi a melhor do ano.
    Era o que faltava para se cumprir a profecia Maia.
    hauahuahauahauaauhauahau
    Ai…não me faça rir tanto que dói a mandíbula.

    Eduardo Sarturi

    Só ri quem não conhece os fatos ou é alienado. Olha e vê como ficou o Paraná depois do Requião (único ESTADO BRASILEIRO, que vai ganhar o título de livre de ANALFATETISMO, reconhecido pela UNESCO!!!! Foi o melhor admistrador desse país, e ademais, ele ainda tá muito à esquerda, inclusive, do Lula e dilma paloccinha paz amor. Para terminar, se o mercado não Gosta do Requião é pq o cara é bom de BRIGA! E precisamos de autoiridades que enfrentem o mercado e não se submetam a ele!

Dias Melhores

Após as indicações uma coisa ficou clara, o PMDB não é Governo, é OPOSIÇÃO.

Mario Jordão

Moreira Franco pertence à legião dos mais abjetos políticos da história do Rio de Janeiro, sendo com sobras o pior governador da nossa história. É um péssimo começo para o governo Dilma receber um pústula como esse para o seu primeiro (ou qualquer que seja) escalão. Se mantiver a conduta que sempre apresentou, será um prato cheio para as denúncias da Oposição, ele que já tem no currículo mais de uma condenação por mau uso do Erário.

    José Safrany Filho

    Além do que, esse crápula é golpista! Lembram-se da Proconsult e a tentativa de roubar a eleição do Brizola no RJ? É, foi esse mesmo pústula, como bem colocado, que agiu EM FAVOR DA DITADURA.
    E essa d. dilma, vítima de tortura dessa mesama ditadura, bota esse cara para "companheiro" de ministério? Perdeu, completamente, a dignidade, ou já não sabe mais o que é isso?!

ValmontRS

Apenas 2 palavras:

FORA JOBIM !!!

João Batista Sousa

Quanto retrocesso na escolha desses Ministros: Garibalde Alves, Moreira Franco e o Jobim. Sinseramente, tem gente melhor nesse PMDB. Vejam que Eles, pelos comentários citados, já começam atrapalhando o Governo da Dilma. Por que não escolher, por exemplo, um militar competente para o Ministério da Defesa? Chega de Jobim…

    Edineuza

    Cponcordo com você meu caro João. O Garibaldi por exemplo elegeu aqui no meu RN o pior inimigo do povo " O PALADINO AGRIPINO MAIA E TAMBÉM AQUELA QUE CHAMAM DE ROSA como governadora. Com toda certeza o maior retrocesso que a demopcracia já viveu depois do golpe militar.

Sebastião Medeiros

Moreira Franco?
Será que a estabilidade do futuro governo da presidenta Dilma custa tão caro assim?
O Brizola deve estar se revirando no túmulo.

MirabeauBLeal

.
Às vezes, eu me deparo comigo mesmo perguntando:

QUANDO É QUE O PT VAI APRENDER A ANDAR COM AS PRÓPRIAS PERNAS ?
.
Será que vai ?
.

Paulo

amigos o Irã liberou a Sakineh e seu filho,

MIL VIVAS AO LULA,,,,,
http://www.elpais.com/articulo/internacional/Iran

Rafael, BHte

Infelizmente é o q temos! O eleitorado se recusa 'a matar' o PMDB como seria o ideal. O regime é democrático e as leis são votadas, há portanto óbvia necessidade de votos, não há alternativa além do q conviver com esse Frankenstein da política e do fisiologismo, esse autêntico PêFêLê 2 (ação entre amigos, de pai para filho desde o descobrimento,1500 etc). Moreira Franco JÁ estava na Caixa Econômica Federal neste último governo Lula, se não me engano num vice-presidência! São os 'nossos' eternos esqueletos no armário, tão difíceis de remover quanto os traficantes e as milícias do Rio de Janeiro…..

Eduardo Sarturi

O governo Dilma é a cara do companheiro PALOFI…

Haroldo Cantanhede

Esse é aquele moreirafranco que disse que "seu nome era trabalho"? E que, eleito, imediatamente desativou as fábricas de escolas (CIEPs) que o governador Leonel Brizola havia feito e jogou no lixo todo o planejamento feito para dar escolas à população?? E esta pessoa vai planejar o quê?? Isso, junto com o ministro amiguinho dos estadunidenses Jobim é um absurdo, um descalabro, uma falta de respeito com o povo brasileiro.

Levy Santos

Garibaldi,e o gato angorá(ou bundinha) segundo descrição do velho Brizola são iningulíveis(não dá para engolir).

    Jota Ricardo

    Levy,o''bundinha'' era o Rubem Medina,candidato do pefelê à prefeitura em 88( ficou em quarto).

    Jota Ricardo

    Errei,o Medina foi candidato em 85 tentando aproveitar-se de uma não confirmada popularidade de seu irmão,organizador do rock in rio daquele ano– o folclórico Carlos Imperial( então candidato pelo PTN,partido tancredista nacional) fazia campanha dizendo que Medina tinha trazido a AIDS para o Rio com o festival.

filho

Não tem gente progressista no PMDB?

Luisa

A população precisa fazer com o PMDB a mesma coisa que fez com o DEM, se possível, varrê-lo do mapa. De preferência, já começar nas eleições municipais de 2012. É mais um partido que não tem compromisso nenhum com o povo, quer apenas controlar setores governamentais para manter-se no poder. Por outro lado, alguns quadros nomeados do PT também não ajudam muito. E eu que pensei que Dilma estava sendo sincera quando disse, que seriam contempladas análises técnicas nos perfis. Ou ela enganou, ou não sabia como a coisa funciona, ou vai ter que agir como FHC e Lula agiram. FHC refém do DEM e Lula do PMDB. Está na hora de dar um basta neste partido nas urnas.

FrancoAtirador

.
Sobre a SAE:
A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SAE) é um órgão da Presidência da República, criado pela Lei n° 11.754, de 23 de julho de 2008. Responsável pela formulação de políticas públicas de longo prazo voltadas ao desenvolvimento nacional, a SAE realiza o trabalho antes executado pelo Núcleo de Assuntos Estratégicos, que substituiu, em outubro de 2007, a Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, criada em junho do mesmo ano.
A SAE é chefiada pelo Ministro de Estado Chefe da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República.
Além de assessorar direta e imediatamente o Presidente da República no planejamento nacional, cabe à Secretaria:
Debater e elaborar políticas públicas de Estado em articulação com governo e sociedade civil;
Propor ações imediatas de reforma do Estado com vistas a políticas futuras;
Elaborar subsídios para a preparação de ações de governo;
Realizar o planejamento nacional de desenvolvimento de longo prazo.
A SAE é organizada em duas Subsecretarias:
Subsecretaria de Desenvolvimento Sustentável e
Subsecretaria de Ações Estratégicas.
( http://www.sae.gov.br/site/?page_id=659 )
.
Dúvida única:
NISSO TUDO AÍ, ONDE É QUE O MOREIRA FRANCO SE ENCAIXA ?
.

Pafúncio Brasileiro

Azenha,
3 nomes no ministério da Dilma são de um enorme equívoco: Moreira (o ocupador de espaços, figura menor na politica, não se sabe o que faz ou pensa); Jobim (fonte da embaixada americana em Brasilia, fala fininho com os poderosos) e Garibaldi (é do tipo em que o pai fala: "você não é capaz de nada meu filho, vá ser político, pelo menos alguma coisa você faz pra nós"). Estes 3 tipos se encaixam bem nestas classificações, e como diria PHA. Viva o Brasiiiiiiiiiiiil !!!

ZePovinho

Olha ele aí.Se alguém tiver LACTOPURGA, o Senador Garibaldi está precisando muito:

[youtube rMuFSdYJoHY http://www.youtube.com/watch?v=rMuFSdYJoHY youtube]

    Gerson Carneiro

    É uma cara de buldogue sorridente. Nesse vídeo parece que ele está dialogando com a moça do telefone piscante.

    ZePovinho

    Ele fala se espremendo todo.É um barato!!!

Maurício Gil

Olha, muito decepcionado, só digo uma coisa: o mentiroso do Jobim permanecer como ministro É DOSE!!!

Gerson Carneiro

Garibaldi Alves é um que parece estar sempre sorrindo.
Penso que a Dilma o escolheu com a finalidade de manter o alto astral.

    Jairo_Beraldo

    Vossa Senhoria deve estar de brincadeira!!!

    Menos, cumpadi, menos!!!

    raul soares

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.
    O melhor comentário disparado !

Mariah

++++++++++ essa turma do PMDB. Moreira Franco e Garibaldi, sofrível. E o Cel queria mais?
Quem irá para Educação e Saude?

    Jota Ricardo

    A única maneira de compensar a afronta ao aliado PDT é Brizola Neto na educação.

Bernardo Felsenfeld

Com imensa gratidão a LULA e muito respeito a Dilma , eu não consigo entenderJobim e Moreira Franco.Eu acho que logo no início do seu governo Dilma usará a caneta para a primeira demissão.Trabalho integrado e de confiança requer maiscuidado na escolha.Acessem; http://bernardoalerta.blogspot.com/2010/12/para-t

ZePovinho

Ah!!Tem o Moreira Franco,mais conhecido como Gato Angorá-nas palavras de Leonel Brizola.Sobre Moreira Franco o meu Guru Mor,Tião Macalé,dá o recado:

[youtube LpNEqkINCVA http://www.youtube.com/watch?v=LpNEqkINCVA youtube]

Eu só não coloco o vídeo do Severino(Paulo Silvino) porque vão dizer que é homofobia.

Alberto

Entrei aqui para falar mal do moreira franco, com letra minúscula mesmo, mas vejo que já fizeram isto.
Peço ao dono do blog que evite por a cara desse f… nas matérias. Cite, se precisar citar, de passagem apenas.

Benedito

Presidenta Dilma… com Garibaldi, Moreira Franco e Jobim… pegou mal, hem!?

    mariazinha

    E, ainda por cima comprando aviõezinhos de israel? Tô fora! Já tirei o adesivo da presidente do carro. Estou desolada e decepcionada com o avanço nas relações com israel. D. DILMA periga chegar na posse sem o povo ao seu redor.

    Lucas Cardoso

    Concordo.

    Mas ainda assim, melhor do que Presidente Serra.

Filipe Rodrigues

Para evitar o constrangimento de nomear o Moreira Franco, Jobim, PMDB e etc basta fazer a reforma política.
Se o voto em lista estivesse valendo, a bancada do PT seria bem maior que os 88 deputados eleitos em 2010, assim não haveria necessidade de depender muito do PMDB e não haveria coligações proporcionais (sem a necessidade de fazer uma lei para proibir-lás).
O voto na legenda faz o partido ter visibilidade, ainda mais que o PT é o partido de Lula, Dilma e um governo muito bem avaliado.

Maria

Se dependesse exclusivamente da Dilma Rousseff, certamente o ministério não teria essa composição. São as obrigações originárias das coligações. Mas, tenho confiança nela. Trata-se de uma mulher muito inteligente, que certamente dará o tempo necessário para que os "donos" dos cargos se mostrem devidamente competentes para tal. Ela precisa de argumentos para a recusa. Esperemos os trabalhos iniciarem. Vamos dar tempo ao tempo.

Alexandre

A Dilma tendo que engolir esse dois sapos, jobim e moreira franco. Que merda!!!

Julio Silveira

O silencio e o sorriso enigmatico do vice temer afinal mostra seu preço.

José Ruiz

Uma equipe de governo muito mais conservadora do que eu supunha… eu que imaginava o governo Dilma operando pequenas "revoluções" no Estado Brasileiro, tô começando a achar que "vamos andar de lado" (e olhe lá…)… torço, evidentemente, para estar errado (no sentido de avançarmos nas reformas, claro)…

J.L.Brandão Costa

Há que se considerar que à SAE vai incumbir a tarefa, aliás estratégica e prioritária, de consolidar as políticas de aproveitamento dos dejetos recicláveis no país. Eis, portanto, o Ministérioda Sucata, e ao seu insígne titular, consequentemente, recai a qualificaçao de "Rainha (perdão), Rei da Sucata"

Carla

NÃAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAOOOOOOOOOOOOO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Aloísio da Costa Val

Até agora tenho duas fortes restrições: Moreira Franco e Jobim, este se for mantido.

Roberto Locatelli

Moreira Franco e Nelson Johnbim, dois cânceres dentro do governo Dilma, que deveríamos lutar para extirpar.

ZePovinho

Eu só não aprovo o Garibaldi.Aquela voz de quem está com prisão de ventre me faz rir aos borbotões.

BTib

O PMDB não é aliado. É governo. O PT é que é aliado. Não é um governo de coalizão. É um governo duplo PMDB-PT…que tristeza

Ana

FORA JOHNBIN!

Tereza

Reflete a frente que ajudou a eleger a Dilma.

Luciano Prado

Gostei do Ministro da Previdência. Uma velocidade…

Garibaldi vai se atrasar no dia da posse… Duvidam?

easonnascimento

Fiz minha parte na eleição de Dilma e faria de novo se preciso fosse, mas pra ser sincero não estou gostando nada da montagem deste Ministério. Mais especificamente : Moreira Franco, Nelson Jobim, Palocci ? Não existia nomes melhores?
http://easonfn.wordpress.com

    Bonifa

    Membros de grande parte do PT ficram com síndrome de Estocolmo e passaram a acreditar piamente no pensamento único neoliberal. Não propõem a volta do planejamento para substituir as intervenções pontuais aleatórias e ainda consideram as políticas sociais como uma espécie de esmola necessária. Encostados ao poder, não titubearam em aproveitar toda a velha engrenagem neoliberal e clientelista em benefício próprio, porque no fundo acreditam que a grana é que está por trás de tudo, patriotismo e solidariedade não existem e quem puder aproveitar que aproveite. Não é só o PSDB que precisa de uma refundação. O PT também está precisando e muito.

    Ivan Arruda

    É duro ver que tem ministro que não pertence a cota de nenhum deles. Deve ser da cota dos bildeb…

Maldoror

Engraçado como as pessoas se incomodam com a presença do Jobim no ministério, mas não se incomodam de votar numa Urna Eletrônica que não imprime voto para uma posterior conferência… E sem a garantia do voto secreto…

Tiago

Se a Dilma tivesse independência total, todos os ministros seriam de ótima qualidade técnica…Infelizmente o pacto com o PMDB nos obriga a ter ministros de qualidade e carater questionável…Se o Jobim continuar vai ser uma pena, por que não vou me sentir seguro com um ministro que conversa sobre assuntos internos do governo, com embaixadores de outro país.

fernandoeudonatelo

Bom, como meu comentário não foi publicado, insisto em afirmar que a escolha de Pedro Novais para o Turismo é fora de lógica, num momento em que a pasta deveria receber importância com a chegada dos Grandes Eventos Esportivos.

Um deputado indicado pelo clã Sarney, com patrocínio de um conservador, colega de bancada Eduardo Alves (RN), estava no seu sexto mandato e logo confirmado no Turismo, destinou R$ 10 milhões, o equivalente 77% do valor total das emendas a que tem direito no Orçamento de 2011, para a pasta que deve comandar no próximo ano.

Detalhe a mesma pasta, que vivia no esquecimento pelas emendas parlamentares.

Já o Bezerra Coelho, não é uma crítica minha, mas do PT de Pernambuco e da ala ligada ao Ciro no PSB, de que o cara NÃO pode assumir o MIN, posição que precisa de pessoas com visão de país, Estado-Nação para comandar programas regionais de desenvolvimento, sem simplismos bairristas.
Infelizmente, é indicado goela abaixo pelo Eduardo Campos, seco de partilhar poder no novo governo.

Sagarana

O Sarney adorou!

Scan

PQP!
Moreira Franco na Secretaria de Assuntos Estratégicos?
Bom, depois que passou pelas mão do inútil Mangabeira Unger, serve qualquer coisa…
Pensei que a coisa estivesse só ruim com o Palocci, Cardozo e Johnbim. Está muito pior…

Edemar Motta

Acho que a Búlgara de Vermelho andou lendo Maquiavel. As pastas 'ricas' com o PMDB provavelmente levarão a, digamos, alguns desvios financeiros nos ministérios. Excelente motivo para detoná-los.

Vamos lá, Dilminha, dê corda para quem quiser se enforcar. Claro, há risco de 'cumpanhêrus' também cederem às más tentações, mas quanto mais profunda a depuração, melhor.

Luci

É lamentável depois de tanto esforço de milhões de brasileiros para eleger Dilma Roussef, ver a lista dos ministeriáveis, é ver os mesmos de sempre, a oligarquia está sorrindo e fazendo festa. Nenhuma indicação que represente mudança estrutural. Parece que o governo seguirá a linha do ontem.Eu esperava mudanças com muitas mulheres para que o empoderamento de genêro e raça , acontecesse até porque temos até 2015 para cumprir os 9 Objetivos das Metas do Milênio.Estou triste e desanimada. Passou as eleições o povo fica esquecido.não estou otimista.É mais do mesmo. Brizola Neto e Paulo Paim eu queria ver nomeados no Ministério.

fernandoeudonatelo

Agora, a indicação de Pedro Novais ao Ministerio do Turismo, é para continuar sem qualquer importância, uma pasta que deveria bombar com os eventos esportivos de 2014 e 26. Um político indicado pelo clã Sarney e o conservador Eduardo Alves (RN), nunca teve apreço ou conhecimento técnico na área, que deveriam ser pré-requisitos.

Que pelo menos os secretários-executivos e assessores nomeados sejam excelentes !

Agora, o mais importante é que nós barremos a nomeação de Bezerra Coelho para o Ministerio da Integração, considerado pelo próprio PT de Pernambuco e Ciro Gomes como extremamente bairrista e de pouca visão estratégica.

Aliás, o PSB tem se mostrado um PMDB número 2 !

Roberto Locatelli

Acho que está dentro do esperado, para um governo de centro-esquerda. Muuuuuito melhor do que seria um ministério do Zé Bolinha de Papel.

Se quisermos ministérios melhores no futuro, temos que fortalecer a organização popular, a ponto de sermos capazes de influenciar as decisões do governo.

    Flavio Lima

    É isso mesmo, Roberto.
    Afinal não deu pra não fazer aliança com o pmdb em mais essa eleição, e bem ou mal eles ajudaram, pelo menos não atrapalharam. Então tem que entrar no ministerio, paciencia.
    E boto toda a fé na Presidente Dilma, que sabe gerir todos os ministérios juntos, se for preciso. O genio politico Lula escolheu muito bem sua sucessora.

    lia vinhas

    Fico feliz de ver outras pessoas que pensam como eu. Críticas a parte, temos que confiar na nossa futura Presidente, sabemos de que cepa ela provem. E certamente não haverá como pisar na bola em seu governo e ficar tudo por isso mesmo. O episódio do Sergio Cortes foi uma leve amostra. O prórprio PIG sabe disso e daí sua guerra antecipada.

João Ferreira

Moreira Franco é ridiculo.

O Rio votou em Dilma e não merecia este nome.

Brizola Neto sim Oh Dilma bota o Brizolinha

Pedro

O Nelson Jobim vai PERMANECER??
E o Celso Amorim vai SER MANDADO EMBORA??

Quais são as justificativas????

    fscosta

    Nelson Jobim – No momento não existe no Brasil um único civil que possa interagir com as Forças Armadas como ele tem feito. Se houver, por favor cite.

    Celso Amorim – Continuara assessorando Lula seja na Unasul, seja no Projeto Africa (rs). É necessário a renovação da liderança no Itamarati, a fim de oxigenar os escalões inferiores. Tem muita gente boa pra surgir que tem que subir a escada. O indicado, Patriota, é um "discipulo" e mantem a linha.

    Mais algum? Ah tá, o PMDB. A esquerda continua patética como sempre, o PMDB é parceiro. Ou vcs preferem ter um Mensalão? Mais uma CPI do Fim do Mundo? Os nomes o PMDB indica, se problema houver, é culpa deles.

    Acabamos de sair de uma eleição e vcs não aprenderam nada. O "core" das políticas públicas está em boas mãos, o resto, bem, o resto é o resto.

    Abçs,

    Edineuza

    Eu penso que o Projeto para Celso Amorim é maior do que permanecer sendo chanceler. Precisamos dele para derrotar o Alckin Chuchu em 2014 em São Paulo.

Maria

Algumas preocupações gritantes: Jobim, Moreira Franco ( francamente!! e, fracamente! ), Garibaldi Alves?!! Ah! Meu Deus!!! Palatáveis: Lobão, Palocci, Cardoso (por ser amigo do Dantas). Na realidade, a preocupação e reserva maior é com o PMDB e o Temer. O jeito que tem é aguardar e confiar na habilidade da Dilma, afinal foi para ela, com muita certeza, o meu voto. Infelizmente, ela terá que reforçar sua vigília e ficar de olho bem aberto. Mas política é assim mesmo, não vamos nos iludir.

ed.lima

O Gari-Balde,fez acordo com AGRIPINUS,pra derrotar o PSB(IBERÊ) no R.G.do Norte,mantendo aquêle ATRAZO NO SENADO. Juntou-se a FOME com a VOTADE DE COMER , grande TRAÌRA.

    Carlos Roberto

    Traira é um peixe. Não seria melhor o Jobim na Pesca? E sobre a Ideli ninguém abriu a boca em nenhum comentário. Ela entende de peixe? torce para o Santos F.C.?

Luciano Prado

Continuo achando que o perigo tem nome, aliás, dois nomes: Henrique Eduardo Alves e Michel Temer.

Henrique Eduardo Alves, do PMDB do RN é umperigo quando tem cargos sob seu controle. Ele tem uma queda pela CEF.

Os escândalos podem vir daí.

Eduardo Ramos

Parece um ministério que já nasce cansado… Esperava alguns sopros de novidade, uma arejada no planalto. Mudar, sem movimentar, não é mudar. E a presidência mudou, né mesmo?

Geysa Guimarães

Azenha ou Conceição:

Quem é a jornalista Helena Chagas? Gostei da escolha feminina, mas não sei quem é a moçoila (parece bem jovem).

    Conceição Lemes

    Geysa, a Helena tem um bom tempo de estrada. Ex-colunista política de O Globo, foi diretora de Jornalismo da EBC na gestão Franklin Martins. Saiu para se dedicar à campanha de Dilma. Toda a sorte do mundo pra ela. beijo

    Geysa Guimarães

    Pelo que entendi, você aprova a escolha. Então também vou torcer por ela.
    Obrigada, Conceição. Você sempre atenta, sempre gentil.
    O Vi o Mundo é o máximo em interação.

    Carlos Roberto

    A Helena Chagas é filha do jornalista Carlos Chagas (ex-sucursal do Estadão em Brasília; ex-porta voz da Presidência da República e muitas outras funções).

    Sagarana

    Não é aquela que participou da quebra do sigilo do caseiro?

    fscosta

    A SeCom foi desidratada. Não cuidará nem das questões relativas à Regulação da Mídia nem da descentralização das verbas publicitárias.

    E a Helena Chagas não fica a dever a nenhum dos anteriores, exceto o extraordinário Franklin Martins.

    E aliás, o que será que ele vai fazer depois que sair ein? Virará blogueiro? O blog dele era ótimo.

Henrique

Se conseguir mudar as políticas com Paulo Bernardo nas Comunicações e Tombini no BACEN já tá de bom tamanho. Míriam Belchior no MPOG tb é uma aposta interessante. Nas demais pastas, mais do mesmo. Normal considerando as alianças…

João Luiz Cardoso

Devemos dar tempo…ao tempo. A "soit disant" aliança com o PMDB(..osta) não podia dar em outra coisa, pelo menos por enquanto. Eu, da área da Saúde, levei um susto com o tal mediquinho privatista carioca .
Agora, aguardo quem virá cuidar das mazelas do povão tão desmanzelas pelas tais Organizações Sociais e quejandos.
Dilma tem que se firmar e, aos poucos ir limpando a área. Vai ser trabalho duro, mas eu assim espero, me repetindo.
Votei nela com essa esperança, a de diminuir o entulho no palnalto e adjacências.
Vamos torcer.

augustinho

AGORA, tem uma coisa. Dilma disse: quero deixar clarissimo que o erro e o malfeito, em meu governo vao dançar sem perdão. Seja quem for" Ou coisa equivalente, mas que disse, disse.
Viu moreira garibaldi?

fernandoeudonatelo

Fico chateado porque não é só o PMDB que tem provocado calafrios, mas a própria direção nacional do PSB com o PT paulista tem descambado para a política ortodoxa.

Moreira Franco na SAE (o anti- Darcy Ribeiro e duas caras no gov. Lula), Helena Chagas (ex-funcionária da Globo), Edison Lobão (se não fosse o Tomalsquim na EPE e os seguidores de Pinguelli na Eletronorte, Lobão não saberia o que fazer)

Wagner Rossi menos mal, planeja na produtividade da agroindústria e cooperativação, melhor do que o senhor do agrobusiness Stephanes. Paulo Bernardo bom, dá calafrios na mídia então teremos alguma regulação.
Alfredo Nascimento razoável, não causa grandes impactos mas coordena com prioridade.

Guido Mantega, Belchior e Tombini vão manter a linha econômica de Lula, com algumas restrições orçamentárias. Aliás, surtos neoliberais

Garibaldi seria cômico se não fosse trágico. Palocci é afinado com a orientação política de Dilma, mesmo que ele pessoalmente preze mais pelo contracionismo fiscal.

    fscosta

    É inacreditável. Qual o problema na gestão do Lobão pós-Dilma? O cara ganhou a confiança dela, o que não é fácil. Negociou o marco do pré-sal sem nenhum ruido.

    A ocupação de cargos, existe em TODOS ministérios e em TODOS partidos. PSDB e PT são profissionais nisso.

    O Garibaldo, político experiente, técnico nem tanto (mas pra que? já ouviram falar em 2º escalão) é um bom nome se a Dilma estiver planejando fazer uma reforma previdenciária. Ele ficará com o ônus, e ela com o bônus.

    Vcs reclamam do preconceito dos outros, mas não observam o próprio umbigo.

    O ÚNICO problema do atual ministério é ter levado o Saneamento pra SAE com o Moreira. Só isso.

    Heitor Rodrigues

    Acho que a SAE recebeu o próprio esgôto in natura. Mas, não vejo problema. A Secretaria não faz obras, licitações e que tais. E o velho Moreira já deve estar meio senil. Dilma está atendendo ao PMDB com ministérios periféricos tais como os indicados, e quando não, com verbas carimbadas, caso da Previdência. O grosso, o que interessa, está bem encaminhado.

augustinho

isso ai e consquencia do lixo acumulado que é nosso sistema politico. Coisa vem desde 1945.
O moreira franco, deixa ele la. Assunto estratégico pra ele, deve ser como evitar muito quebra mar nos arredores de copacabana em dia de ressaca marinha.
Ninguem vai ouvi-lo.
Preço a pagar pelo vice e PMDB>

Andrea Serpa

Equipe técnica?esse quesito foi deixado de lado(com exceções).Alguns nomes são questionáveis.Nelson Jobim incompreencível.Moreira Franco no mínimo falta de educação.O Brizola Neto apoiou com raça a Dilma.Fora isso o Moreira é um atrasso!!

    observadoro

    Não foi a toa que o Brizola Neto tirou o Tijolaço do ar…

    Dilma traíra!

Luis Armidoro

Azenha e amigos do blog:

Tirando o agente norte-americano infiltrado no Ministério da Defesa (se a presidente manitiver esteve cagueta, que decepção), a "parte técnica" do ministério parece muito boa.

Angélica

Decepção. Moreira Franco!

Andrea

Moreira Franco Ministro…..francamente, muito decepcionante!
Brizola Neto deve estar arrependido de ter apoiado tanto a Dilma a ponto de esquecer a sua própria candidatura.

    Geysa Guimarães

    Falou por mim. Aliás, hoje estou feliz, vi uma nota no Tijolaço comunicando que ele está em manutenção técnica.
    Acho que finalmente vamos poder "revisitar" o Brizola Neto.
    Como ele faz falta!

    Henrique

    É lamentável, realmente. Mas é pra Secretaria da Elucubração. Deixa ele lá tendo idéias geniais…

Eduardo Sarturi

A Dilma, pelo que eu tô vendo tá sinalizando que vai ter uma péssimo governo! Quem em sã consciência trocaria Samuel Pinheiro Guiamarães da SAE, um brasileiro fabuloso, pelo escroque do Moreira Franco, um americanófilo de carteirinha?

    Sergio F. Castro

    E gente como você que achava que o governo Lula ia ser péssimo com o ministério de 2003, deve ser um Tucano despeitado e desemplumado.

    Eduardo Sarturi

    Deu para ver que tu não sabe ler! Um governo que arrega pro DAniel DAntas, pro palofi, pro moreira franco é o que? progressista? Vai dar teu apoio pro protógenes quieroz, depois tu vem me dizer quem é tucano….

Mar.

Fora Jonh Bim !!!!

Eduardo J.C.Carvalho

A Presidenta Dilma deve ter suas razões para a escolha desses nomes, porém acho os até agora nomeados fraquíssimos.

José Neto

Dr. Fausto é uma das grandes inteligências da história do SUS, hábil negociador, harmonioso e respeitoso com as diversidades, um sábio humilde que pensa a dores dos desvalidos como motor de sua caminhada de solidariedade e práticas criativas de inclusão social… Ele encarna o SUS, ele encarna o cuidado-acolhimento, o cuidado-vínculo e o cuidado-compaixão e corresponsabilização… Democrata por índole e convicção ira avançar o controle social e a construção do novo modelo assistencial… Além, de ser um homem meigo, terno e autêntico, transparente incorruptível… O Brasil o necessita… Ele ministro avança o SUS e o nosso povo será pensado e cuidado com o carinho que lhe faz um amigo de todos os que sofrem…
Para assinar, basta acessar o site: http://www.petitiononline.com/mod_perl/petition-s

Djalma

Prezado Azenha,

em relação ao ministério tenho 03 cosiderações:
1) Wellington Moreira Franco podia ser da cota de quem quer que fosse, mas nunca fazer parte desse governo
2) Ideli, a menos de alguma falta de informação minha, mas está mais deslocada que tudo no tal Ministério da Pesca. ISSO É ESTRANHÍSSIMO.
3) A demora na indicação de Haddad novamente para a educação está me cheirando a uma gde decepção mediante uma troca nesta pasta.

Azenha,
gostaria de ver discutida essa matéria do Observatorio da Imprensa. O PT precisa tbm se paosicionar em relação a certas situações. Já me basta ver a doação "Dantas" sem explicação (será que deicxei de vê-la??):

JORNALISMO POLÍTICO
A pauta das estranhas negociações
Por Luciano Martins Costa em 8/12/2010
Comentário para o programa radiofônico do OI, 8/12/2010

Reportagem no jornal O Estado de S.Paulo revela que a bancada ruralista tentou votar, na surdina, o projeto que muda o Código Florestal, aproveitando que a ministra do Meio Ambiente, Isabella Teixeira, e parlamentares interessados na defesa do patrimônio ambiental encontram-se em Cancun, no México, para a conferência sobre o clima, organizada pela ONU.
A mão de gato dos predadores teve uma ajudazinha do líder do governo na Câmara, deputado Cândido Vacarezza (PT-SP).
Vacarezza já havia frequentado o noticiário nesta semana, por conta de outro projeto que concordou em apressar, este em parceria com a bancada da jogatina. O parlamentar que representa os interesses do governo estaria liderando um esforço para fazer aprovar uma lei do deputado Arnaldo Faria de Sá, de 2007, que propõe legalizar os jogos eletrônicos tipo videopôquer.
O projeto da jogatina, que teve rejeitado o pedido de urgência na terça-feira (7/12), contém preciosidades como nomear a Abrajogos, entidade que agrega os "empresários" do setor, como encarregada de regulamentar e certificar as máquinas caça-níqueis, assegurando a idoneidade do equipamento. Ou seja, coloca a raposa para garantir a segurança do galinheiro.
Esforço de reportagem
No caso do projeto que tenta desconstruir o Código Florestal, o texto chegou a entrar em pauta, mas não foi votado. Se tivesse passado em primeira votação, certamente a seriedade do Brasil nos debates em Cancun seria colocada sob suspeita.
A argumentação do relator, deputado Aldo Rebello (PCdoB-SP), em favor de reduzir o rigor da lei tem provocado muitas controvérsias e já sofreu algumas alterações desde a versão original, o que demonstra que o tema ainda precisa ser debatido com maior profundidade.
Claro que colocar um projeto em votação não significa determinar que seja aprovado, mas deveria causar estranheza no jornalismo político que o líder da bancada governista tenha participado de manobra para acelerar a tramitação de uma proposta que o próprio governo considera inadequada.
Talvez fosse o caso de a imprensa exercer um pouco de curiosidade jornalística e investigar que interesses teria o líder do governo na Câmara para se arriscar a contrariar o Ministério do Meio Ambiente, todas as organizações que lutam pela sustentabilidade e o próprio senso comum dos especialistas, apenas para agradar a bancada ruralista.

Carlos Motta

Está certo que um governo de coalizão não é a coisa mais homogênea do mundo, pois reúne pessoas que representam um amplo arco ideológico.
Há gente de esquerda, de centro, de direita, até mesmo alguns radicais dos dois lados, que tentam conviver sem darem pontapés uns nos outros. Mas bem que a presidente eleita, Dilma Rousseff, poderia escolher um pessoal um pouco melhor para seu ministério.
Não é possível que o PMDB não tenha em seus quadros gente mais bem preparada que, por exemplo, Moreira Franco ou Garibaldi Alves, que foram nomeados para as pastas de Assuntos Estratégicos e da Previdência Social.
O caso de Edison Lobão, que continuará nas Minas e Energia, é outro mistério. Bem, na verdade não há segredo nenhum em sua indicação: ele é homem de confiança de José Sarney, que o indicou, e ponto final, e como se sabe, o coronel maranhense foi figura-chave na sustentação dos dois governos Lula.
E tem também o Nelson Jobim, que, se José Serra tivesse sido eleito, certamente estaria entre os ministeriáveis…
Infelizmente, essa é a realpolitik, a dura realidade, a vida como ela é. O PT, pelo menos desde 2003 aprendeu que não basta ganhar uma eleição: é preciso depois governar, e, para isso, é bom estar preparado para engolir muitos sapos.
Felizmente, a presidente Dilma é uma mulher que sabe o que quer, tem sólida formação ideológica, e deverá manter sob rédea curta os alienígenas que foi obrigada a acolher em sua equipe de governo.
Pelo menos essa é a esperança de muita gente que votou nela…

Antenor L Moreira

Os ministros indicados não são realmente aqueles que todos concordam. Isso é normal.
Gostei das críticas, pois ajudam a indicar pontos frágeis e sujeitos a vazamentos.
Agora é só começar o novo governo e veremos como funciona. Isso é o que interessa.

AlderOeSilva

Eu não sei se é para rir ou chorar. O ministério da Dilma tem cara de coisa obsoleta, cara do atraso, da corrupção.
E olha que que está dizendo isso é uma pessoa que sempre votou no PT desde 1989.
Sinceramente, começo a temer um fracasso no governo da Dilma. Queira Deus que eu esteja errado.

dalva godoy coelho

Eu estou muito preocupada com esse ministerio da Dilma, queria saber porque o TRAIRA do JOBIM, que é dos tucanalhas e dos Demonios, vai ficar no governo, esse Garibaldi, tambem me preocupa, são pessoas que deveriam ficar muito longe do governo federal, não estou gostando nada desse Ministerio.

    Carlos Roberto

    Dalva,

    Disse em outro post acima mas Traíra seria perfeito para o Ministério da Pesca.

Sergio José Dias

Pôxa! Moreira Franco, Palocci, Garibaldi Alves. Só temos uma definição. É sacanagem! Para nós que somos do Rio de Janeiro então. A escolha de Moreira Franco é um escárnio. O homem que destruiu o projeto do CIEP de Brizola, o verdadeiro responsável por toda a violência explícita, assistida em tempo real por todo o tipo de mídia existente, em escala planetária, ganha como prêmio um ministério no governo Dilma. Foi para isso que derrubamos José Serra, para ver a fina flor do conservadorismo no poder. Eu sei que é um governo de coalizão, mas um pouco de coerência histórica não faz mal a ninguém. Há nomes melhores no PMDB. Ih! Quais posso citar? RS, rs. A verdade é que começamos muito mal. E o Mantega, mostrando o seu lado de economista ortodoxo. Que coisa! Isto só me fez admirar ainda a intuição fantástica de Lula. Não! Não foi Mantega que propôs as políticas anticíclicas, definitivamente. O autor destas propostas foi um velho líder operário, saído de São Bernardo do Campo, e eleito presidente da república

dukrai

o nérson bobin está sendo fritado, não foi anunciado até agora a sua nomeação que já saiu na falha de sp. até agora valeu o Mantega na Fazenda e o Tombini no BC contra a alta da subida da Selic, o resto é consequência. A Miriam Belchior, via Lula, conseguiu barrar cortes no PAC e mostra que tem força. A gLobo/Hélio Costa perdeu o gás e o Paulo Bernardo vai ficar com o programa de banda larga e a regulamentação da mídia e mostra que o governo vai entrar pra valer nestes assuntos.
tá ruim mas tá bão.

Fernando

Podia ter Patrus, Benedita, Jandira, Brizola Neto e etc.

Julio Silveira

Para mim tem sido uma decepção só.
A Dilma parecia ter personalidade para pleitear, em suas negociações politicas, gente que pudesse dizer os melhores, mas, não, apresenta politicos mal falados e mal afamados no contexto nacional.
E alguns suspeitissimos de integrar o time dos jogam contra nós no cabo de guerra.

parte1

Mas não era para transformar a sociedade?
Incoerência pura! Mais do mesmo.
Este ministério quase ariano não representa o Brasil que a elegeu.
Moreira Franco?
Lamentável!

Paulo

Moreira Franco não dá para entender. Um político de direita, com fama de ladrão, oportunista e que odiava o Brizola, com quem concorreu e perder na eleição para governador do Rio em 1982. Afinal, a Dilma não era brizolista? Por que escolher Moreira Franco. Em 86, com o apoio da Globo, etc, etc, ele venceu Darcy Ribeiro, tornou-se governador e acabou com os Cieps. Realmente é lamentável. Um abraço a todos.
PS. – Sem contar que, graças a ele, meu ídolo Darcy Ribeiro perdeu a chance de governar o Rio.

    Bonifa

    Nas comunidades do Rio, o prédio que se destaca altaneiro entre as pequenas residências é o prédio do Ciep. A presença física do Estado na sua forma educacional. Moreiras Francos da vida e outros sub-tucanos esmagaram os Cieps até quase deixá-los em escombros. Mas agora eles se reformam e podem fazer um velho sonho brizolista renascer. Pode ser que o MF tenha se regenerado, quem sabe… Quem não se regenera é a Lúcia Hipólito, que falou na Globo que o culpado pela criminalidade nos morros foi o Brizola, que proibiu a polícia de entrar nas comunidades. Esqueceu ela de dizer que a polícia, nesta época, só subia o morro para assassinar moradores inocentes e proteger os criminosos.

Denize Lial

Realmente, não está tendo a cara da Dilma pra quem esperava um governo de gestão. Sou petista de "carteirinha" há 30 anos, postei vários comentários no site do PT e é claro, por respeito a alguns futuros ministros petistas, não foram publicados. Mas o meu objetivo era apenas que o PT tomasse conhecimento do impacto negativo que está tendo algumas nomeações, ou a maioria delas. Mas talvez a mensagem oculta de Dilma seja : " não se preocupem com os ministros, sou eu que vou governar e principalmente gerenciar". Minhas decepções até agora são: Defesa / Justiça / Esportes (pelo que se cogita) / Pesca . Quero saber onde Dilma vai colocar o Ciro Gomes, que na minha opinião, nós petistas e o próprio governo Lula e futuro Dilma, tem uma dívida cavalar. E é um político coringa em qualquer governo.

Aline C Pavia

Acho que está, via de regra, um desastre.
Se tirar o Haddad da Educação e manter o Jobim na Defesa aí vai ficar óbvio que Dilma teve de se vender para ser eleita.
Já começa com pecha de capacho dessa politicalha velha e lesa-pátria.

clau_stef

Aguentar mais 4 anos de Nelson Jobim é de amargar…

Antonio Silva

A única coisa que presta no governo Dilma é a Dilma .

O resto é m rda pura !

PURÍSSIMA !

Jairo_Beraldo

Lendo os comentarios, parece que não mais serei voz destoante em discordancia de como Dilma está montando seu ministerio…..depois de Malocci, Cardozo Dantas, Johnbin agora vem com Garibaldi e Moreira Franco. Que lástima!

Lucas

Eu acho que o PMDB está ocupando posições menos estratégicas do que anteriormente. Há que se ver como fica o restante, ainda faltam muitos ministérios.

Paulo Spannenberg

Azenha
alguem minimnente informado sobre o que é o PMDB esperava nomes diferentes? E quanto as ligações de alguns barões Ptistas com o "Brilhante"? O que se conseguiu nesta eleição foi afastar o reacionarismo puro por mais 4 anos. mas os disfarçados de progressistas ainda estão no Governo. E o quadro é parecido nos governos estaduais. Ainda há muita estrada pra andar.

Suadações Coloradas

Paulo Spannenberg

Pedro

E Temer emplacou Moreira Franco. Apesar dos pesares, ainda gostei de Garibaldi, tava esperando coisa pior…

Os nomes do PT tão bons, com ênfase na confimarção de Paulo Bernardo nas Comunicações, Dilma mostrando bons sinais em direção à Ley de Médios.

Só lembrando, também não concordo com alguns nomes (Moreira Franco, brrr), mas, infelizmente, ainda tem que se fazer concessões para se governar no Brasil. E, sobre o PMDB, aos que acham ruim com ele, eu digo que é impossível sem ele…

Beto Crispim – BH

Fora o Mantega e a Mirian Belchior, o resto até agora só decepção, poderia ter formado um Ministério bem melhor e menos paulista.

Laura

ela está guardando para o PT os ministérios que importam. Espantosamente o PMDB não chiou; quanto aos nomes, diria, soporífero. Não vejo um ministério com a cara do que parecia ser a Dilma candidata: ousado e competente.Não vejo algo com uma cara renovada, mas politicos perdedores sendo alocados e muito do mesmo.não estou entendendo.

Benedita da Silva

Trata-se de um governo de coalizão. Por isto compreende-se as cotas para os diversos partidos. Contudo, esperava a Dilma mais criativa. Vejam:

1 – Jobim – ultra-conseador e ligado ao PSDB;
2 – Moreira Franco – um fantoche, espertalhão e entreguista;
3 – Garibaldi ( ou e?) – que palhaçada;
4 – Palocci – não serve porque coberto pelo manto do neoliberalismo;
5 – Cardoso – da Justiça – amigo e advogado do Daniel Dantas e fez loby para ele. Já imaginaram o que pode fazer como ministro da justiça?
6 – e tem mais o esquizofrênico do Lobão!!!

E isto somente para falar dos piores.

Estou preocupada. Temos de sair às ruas contra estes nomes.A Dilma precisa cumprir a promessa de campanha. Dentro da coligação é obrigada a encontrar melhores nomes.

SérgioFerraz

Estou gostando, porque é o ministério possível.
Com relação ao PMDB tem que ser lembrado que este é um governo de COALIZÃO e que a participação deles é o esperado.

Sandman

Que coisa horrível, ministérios da senilidade.

Bonifa

É cedo para falar mal de todo o ministério. Palocci poderá ser bom, ele não irá correndo entregar a chave da casa civil para o inimigo demotucano. Ninguém poderá afirmar que ele fará isso. Garibaldi poderá ser um bom ministro da Previdência. Maria do Rosário, ótimo. Ideli Salvati ótimo, mas ela não pode esquecer que não existe pesca apenas em Santa Catarina. Paulo Bernardo, excelente. Moreira Franco nos assuntos estratégicos parece que agirá como um chefe burocrático, as diretrizes já estão traçadas. Agricultura e transportes estão em mãos que já tiveram cumpriram experiência no governo Lula. Lobão nas minas poderá se adequar a uma possível reforma que deverá se operar no ministério, redefinindo-se situações que puseram de mão beijada vastos mananciais de riqueza em mãos irresponsáveis e perigosamente impatrióticas. Dilma e Belchior estão no comando e o futuro logo se fará notar por medidas concretas. Horríveis mesmo são os comentários idiotas, como os de alguns humoristas chapa-branca sem qualquer graça. No Brasil, curiosamente, ser humorista chapa-branca não é ser favorável ao governo mas sim, ser puxa saco contumaz das elites. Como o Paulo Caruso, que se espreme todo para agradar os patrões e desenhou no Jornal da Globo os ministros de Dilma como porcos. E ainda fez uma caricatura do Lula chamando o ministério de bela porcaria. Uma construção política disfarçada de humorismo, forjada com sutileza digna de um José Serra.

paulo Gimenes

Não Não gostei. Ela faz como os petistas de SP. Favorecem e prestigiam os perdedores. Foi bairrista e nomeou gente do sul, sudeste que estão fora de linha. Problema dela. Vai adiconar contra ela o preconcito que ela mesma pratica aqueles petistas que seriam seus aliados. Os trabalgadores e a CUT tem que pautar contra. O PT tem que pautar contra. Não tem nada a ver conosco este ministério. É do sul /sudeste., não do Brasil.

Fabio_Passos

Muito fraco.
O mundo em ebulição revolucionária e nós amarrados ao status quo.

E não é só johnbim, garibaldi alves, moreira franco.
Mesmo os petistas são do extrato mais conservador: malocci, paulo bernardo.

Temo que não haverá ousadia nenhuma.

    alex

    o johnbim ainda não foi confirmado embora os jornais sempre sugiram que sim. o próprio johnbim jura que foi convidado e que está pensando no caso. o meirelles dizia o mesmo.

    Fabio_Passos

    É mesmo?
    Tomara.

José Eduardo Camargo

Dá pro gasto! Mas tem que tirar o "Johnbim" da Defesa. Por que não uma mulher nessa pasta também? A Jandira Feghali seria uma ótima escolha, como já sugeiru Paulo Henrique Amorim!

Fabio

Para mim que sempre votei no PT, o ministerio da Dilma esta decepcionante.
So gente podre, descompromissada com o Brasil.
Infelizmente o governo da Dilma ja vai começar velho.

Gustavo Pamplona

A única coisa boa até agora é que a Dilma parou de falar com a imprensa e hoje segundo o JN ela não disse uma única palavra. (tenho que confirrmar isto)

Dá até dó ver a Deliz Ortiz em frente a Granja do Torto tentando extrair alguma informação… Ela já tem uma carinha feia, sabem como é… envelheceu e não cuidou muito bem da aparência.

Mas fazer o quê diante de uma imprensa destas que pega uma declaração dada ao Washington Post e deturpam a informação. (O lance da mulher no Irã que foi condenada ao apedrejamento)

Bom.. agora vou comentar sobre o artigo… já que como sempre eu comento algo diferente.

Eu acho que o Palocci é um injustiçado… ainda mais por alguns PTistas que acham que ele é um tucano infiltrado, estou ADORANDO que ela meteu o pé na bunda do ministro da Globo (o tal do Hélio Costa)

E para mim, so falta ela tirar o Jobim e tá bom para o "gasto".

eduardo

Parece que a Dilma consegue ficar mais à direita que o Lula! NOssa só lixo no MInistério. Decepcionante…

Luiz Claudio

Foi comovente ver o Garibaldi afirmar, ao vivo, que aceitava o convite para ser ministro… que desprendimento. Como dizia Guimarães Rosa: "Ser chefe, por fora é todo espinhos; por dentro é rosinhas flores).

Pall Kunkanen

decepção!!! tudo que falamos aqui, pedimos, sugerimos, mas a velha política ainda impera.

Ronaldo Irion

A principal ressalva: se Dilma confirmar o John Bin na Defesa, será uma grande frustração para todos nós que imaginávamos haver deixado de ser quintal, sob a era Lula. Já vai começar o governo desmoralizada… Espero que afirme a sua personalidade e que descarte o espião! O Brasil anseia por isso!

Fausto Monteiro

Aquela desgraca do Jobim vai continuar?Um cara quer merecia estar na cadeia pela fraude na constituicao nao pode fazer parte de governo nenhum.Devia levar uma surra de pimb a de boi no meio da rua e sere exposto a execracao publica.Cachorro!!!!!

João R.

Moreira Franco (?!), na chefia da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República;
Garibaldi Alves, no Ministério da Previdência Social;
Palocci na Casa Civil;
São três nomes que me fazem constatar uma coisa: como o José Serra é absurdamente ruim, para que mesmo com esses nomes, eu ainda pense que a melhor escolha para o país foi feita.
Por enquanto, estou decepcionado com o conservadorismo (já começa o mesmo discurso de sempre, corte de gastos para pagar os juros da dívida e tornar os barões da ciranda financeira mais felizes, reforma da previdência, pois a mesma continua defcitária, blá, blá blá…), enfim, com o "mais do mesmo" (deputados e senadores caindo em ministérios que deveriam ser assumidos por pessoas que realmente entendem do assunto).
Tomara que eles me surpreendam.

BTib

"Moreira Franco, na chefia da Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República."…to começando a me arrepender de apoiar a Dilma…o gato angorá, o sucateador de brizolões, assuntos estratégicos da presidência? isso é uma afronta a qualquer pessoa que ainda se lembra do Brizola, Darcy Ribeiro, a todo PDT, partido a que a DIlma já pertenceu, que tem décadas de luta pela educação e pelo povo brasileiro. Moreira Franco é o fim da picada…

Beth

Azenha, são quantas mulheres já efetivamente convidadas para ministras precisamente até agora?

RUBENS POSSATI

ESTOU GOSTANDO.

Nilva

Moreira Franco para SAE? Perigoso ! Garibaldi Alves para a Previdência?

De resto, vamos aguardar o início do governo. Quem, além destes poderia ser indicado pelo PMDB?
Quais quadros? Até hoje sempre foram de "qualquer governo". Só não entendo porque o Moreira Franco é tão forte. Pelo menos o Temer se disse satisfeito e atendido. Tomara que a pressão pemedebista tenha acabado, de fato.

Rodrigo aft

inacreditável…

ter que conviver com o esgoto q vem do p/mdb é só pra quem consegue digerir lixo tóxico…

pensando bem, se paulista e mineiro adora psdb, q diferença faz o pmdb?

a toxicidade é pouco diferente.

política… a arte de iludir pessoas… e capacidade de digerir detritos….

só posso desejar muita boa sorte para a Dilma, pois logo de cara fiquei decepcionado (vou até evitar fazer mais comentários para não extrapolar).

reinaldo carletti

eu acho que moreira franco vindo, jobim continuando……..sei não, fico com uma pulga atras da orelha!
reinaldo carletti

Laura Antunes

Chama a atenção o número pequeno de mulheres no ministério da Dilma. Tô com Dona Lô e não abro! Quando Dona Lô soube que Dilma declarou à TV Brasil: "Tenho todo interesse em ocupar os quadros ministeriais com muito mais mulheres, mas também não vou fazer regime de cotas. Se as mulheres forem maioria é porque foram competentes".
Dona Lô, que uma mulher com Dilma, disse: "Ela confundiu cotas com paridade de gênero. E não precisava meter essa coisa de competência no meio porque, pelo andar da carruagem, ela montará um ministério com predomínio de homens. Eles são maioria na política em todos os partidos. A tendência dos partidos é indicar mais homens que mulheres. Então significa que eles são mais competentes que as mulheres? Foi mal! Pula, Estela! Faltou traquejo. Mas não há de ser nada. Ninguém nasce sabendo, mas tem de querer aprender. Daqui pro fim do mandato ela ficará doutorada. É, a vida ensina! E como!

"Na Chapada do Arapari o assunto é a posse de Dilma Rousseff" http://talubrinandoescritoschapadadoarapari.blogs

Wagner Homem

Sera um absurdo a manutenção do Nelson Jobim na pasta da Defesa. Está mais do que provado que ele "joga" contra o Governo petista. Será, novamente, fogo amigo.
Outra bobagem será dar cargo ao eterno gato angora, mais velho é claro, chamado Moreira Franco. Ela já estava ha um bom tempo a procura de alguma boquinha no Governo, cansado de não fazer NADA.

Maria Nagy

Entendo que para governar, é necessário fazer vários acordos, mas colocar o Garibaldi Alves no Ministério da Previdência é um pouco demais… isso não dá para apoiar…

    SôniaG.

    Se o Garibaldi levaar tanto tempo para fazer as coisas no ministério quanto leva para falar, vai fi-car di-fí-cil os a-po-sen-ta-dos a-guen-ta-rem a es-pe-ra. O 'Pamda' é mui-to de-va-gar….

    H. C. Paes

    Pelo que li, o PMDB não queria o Ministério da Previdência porque, apesar de ter um orçamento polpudo, ele já vem todo vinculado e não há muito espaço para politicagem em cima do dinheiro. Depois da Jorgina, faz muito tempo que não ouço falar em corrupção na Previdência, ainda mais com o Portal da Transparência e a CGU. O PMDB queria é recuperar o Ministério dos Transportes, onde dá para fazer a farra com dinheiro de licitação.
    Um ministro incompetente seria grave se houvesse planos para fazer uma Reforma da Previdência. Mas a Dilma e a equipe econômica já disseram que a Previdência no Brasil não é problemática e não há planos para reformas drásticas no curto prazo (vale lembrar que o pequeno déficit na previdência se deve ao fato de a aposentadoria rural ser descontada dela, quando poderia ser descontada do Tesouro).
    Assim, esse ministério está meio que vacinado contra ministros de triste figura (tanto que eu sequer me lembro de quem foram os ministros da previdência do Lula). É melhor que o Garibaldi fique lá do que no Congresso. Espero que o suplente dele pelo menos não crie problemas.

Eduardo A. Sampaio

MInha maior preocupação até o momento seria a manutenção de Nelson Jobim na Defesa. Seria uma vergonha e um sinal de fraqueza do governo Dilma. Ficarei estarrecido e decepcionado se isso vier ocorrer. Não podemos aceitar as pressões dos generais de pijama muito menos dos torturadores da ditadura. Força Dilma! Fora Jobim!

heitor

O que me assusta é a manutenção do Jobim.

Maria José Rêgo

Não gosto do Jobim nem do Garibalde Alves, entretanto, a Dilma deve ter suas razões para indicá-los aos respectivos ministérios. Que Deus nos proteja.

Fernando

Tem muita gente da área conservadora do PMDB, e muita gente da ala tucana do PT.

Gostaria que fosse melhor, porém o povo está com Dilma, e no fim das contas é isso que vale.

Eduardo Coutinho

criando cobra no quintal de casa…
Garibaldi Alves e Moreira Franco…fala sério! Tudo bem que o PMBD pediu pra nao ser incomodado nas suas escolhas, mas colocar bode na sala ja é demais

edson

Os ministérios estão sob a ótica da governabilidade que a Constituição regimentou o presidencialismo brasileiro, existem nomes extraordinários e existem nomes que deverão ser acompanhados de técnicos especializados para assessorá-los.

Só espero que Jobim não entre. Este seria um retrocesso… Este cidadão revelou informações sigilosas sobre posições de ministros de estado e sobre posições do governo que em qualquer país do mundo seria demitido na hora…

Marta

É um bom time, destoado pelo sr. Moreira Franco. Nada a ver.

Marcelo Rodrigues

Mesmo reconhecendo que há honrosas exceções, no geral está um horror. Estava esperando um ministério com a cara da Dilma e está saindo um monstrengo com a cara e barriga do Palocci. E, perguntemos, o PMDB não tem nada melhor para indicar ou faz questão de indicar os piores?

Paulo Roberto

É, não é o ministério dos nossos sonhos, mas, o que fazer? As alianças que deram a vitória da Presidenta, tem que ser contempladas. Que se escolha o melhor e, pelo menos, que nos poupem do Jobin!

Jaiminho

A Presidente Dilma poderia mandar o Johnbim passear.

Claudio

Está ótimo!
O que não podemos esquecer é que a Presidente já foi Ministra da casa civil e sabem como lidar com estes cargos.
Ela precisa escolher bem os ministros da Saúde e Educação, pois são temas por demais debatidos no Brasil.Portanto, não pode errar.
Vai ficar legal

H. C. Paes

Nossa, o Moreira Franco tanto fez que conseguiu uma sinecura para ele. Menos mal que tenha sido a SAE, que não serve para muita coisa mesmo e não tem lá grande orçamento. Só espero que ele não estrague o IPEA, que é subordinado.
Só acho uma pena que o Pinheiro Guimarães, que parecia tentar dar alguma envergadura ao planejamento estratégico no Brasil, tenha dado lugar a um político da pior espécie. PMDB é uma droga, mesmo! E o Brasil precisa mais do que nunca de uma SAE que funcione. Espero que Moreira Franco fique lá um tempinho e caia assim que Dilma tiver uma desculpa.
E, infelizmente, Jobim ficou. Vamos cruzar os dedos para que saia mais algum cabograma do WikiLeaks que o comprometa.

    Henrique

    Pelo menos a aviação civil vai sair da pasta do Jobim. Vai pra Presidência e deve abrir capital, o que dará uma boa turbinada. É diferente do que o Jobim queria, que seriam privatizações de aeroportos mesmo. Abrindo apenas parte do capital, vira SA, oxigena e o governo não perde o controle. Assim os aeroportos podem bombar, como a Petrobrás.

LUCIANO BEZERRA

As restrições podem ser: Jobim, porque é um cardosista; Garibaldi porque é um debiloide; e Paulo Bernardo que está falando antes do tempo.

rubem

Os ministros do PMDB são os abacaxis da "governabilidade" que Dilma tem que engolir, partidinho traira cheio de "jararacuçus" prontos para dar o "bote", não tem jeito pra governar não temos como fugir deles.

Deixe seu comentário

Leia também