Direitos Humanos, Desenvolvimento e Criminalidade em debate
10/7/2012 às 14:57h
O Governo do Estado do Rio Grande do Sul recebe no dia 17 de julho o jurista espanhol Baltasar Garzón para a Conferência Direitos Humanos, Desenvolvimento e Criminalidade. O evento contará com a presença do governador Tarso Genro, da ministra dos Direitos Humanos Maria do Rosário, do ministro de Defesa do Uruguay Eleutério Huidobro, do ministro do Superior Tribunal de Justiça Gilson Dipp e do procurador do Estado Jacques Alfonsin.
A Conferência tem entrada livre e acontece às 18h no Auditório do Ministério Público Estadual. Baltasar Garzón tem se destacado na luta pelos direitos humanos, no combate ao crime organizado e à corrupção. Ficou conhecido mundialmente ao emitir uma ordem de prisão contra o ex-presidente do Chile, Augusto Pinochet, pela morte e tortura de cidadãos espanhóis.
Para o governador Tarso Genro, Baltasar Garzón é um humanista de prestígio internacional que merece o reconhecimento dos cidadãos gaúchos pelo seu empenho na defesa da transparência e dos direitos humanos. “Trata-se de uma grande personalidade mundial que se notabilizou por ser um juiz totalmente intolerante com a corrupção e que desmantelou, ao longo de sua vida como magistrado, inúmeras quadrilhas que assaltavam os cofres públicos”.
Após a conferência, Garzón receberá a Comenda da Ordem do Ponche Verde, mais alta condecoração oficial do RS, de caráter honorífico e tradicionalmente dirigida a personalidades brasileiras ou estrangeiras merecedoras de gratidão e reconhecimento do Estado e da comunidade gaúcha.
Leia também:
Massacre do Pinheirinho denunciado ao CNJ e à OEA
Apoie o VIOMUNDO
Juristas denunciam Pinheirinho à Comissão Interamericana de Direitos Humanos
Operação Pinheirinho: Faturando com a desgraça das 1.600 famílias despejadas
Comentários
Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!
Deixe seu comentário