O caso da escrivã e a punição à corregedora

Tempo de leitura: 2 min

por Luiz Carlos Azenha

Em tempos recentes, foi o assunto que realmente mobilizou os leitores deste site.

No texto da Conceição Oliveira, publicado no blog da Mulher (aqui), foram 260 shares no Facebook, 155 tweets e 184 comentários (e contando).

O vídeo, no You Tube, teve 371.753 mil acessos (e contando).

A Conceição se estressou em alguns momentos, por causa de comentários que considerou deselegantes (a mediação no Viomundo não é centralizada, razão pela qual não sei se ela deletou ou bloqueou comentários).

Como o caso teve desdobramentos, eu gostaria de saber dos leitores o que eles acharam da decisão:

24/02/2011 – 17h42
Vídeo de escrivã despida derruba corregedora da Polícia Civil de SP

ANDRÉ CARAMANTE
DE SÃO PAULO

da Folha.com

O secretário da Segurança Pública de São Paulo, Antonio Ferreira Pinto, destituiu nesta quinta-feira de seu cargo a corregedora-geral da Polícia Civil, Maria Inês Trefiglio Valente.

Apoie o VIOMUNDO

Reportagem publicada hoje na Folha revela que a divulgação do vídeo que mostra delegados da Corregedoria tirando à força a calça e a calcinha de uma escrivã durante uma revista abriu uma crise na instituição.

Segundo o texto, durante a reunião semanal do Conselho da Polícia Civil, na manhã de ontem (23), a corregedora-geral, que apoiou a ação dos quatro delegados que investigaram a escrivã, foi pressionada publicamente a deixar o cargo por 5 dos 23 delegados da cúpula da instituição.

A crise interna na Polícia Civil foi impulsionada porque a divulgação da gravação da operação policial foi destaque em todo o país. Os envolvidos foram afastados. O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, após a divulgação das imagens, que o vazamento do vídeo na internet era “grave”.

De acordo com a SSP, Valente será transferida para a Delegacia Geral de Polícia Adjunta. O delegado Delio Marcos Montresor, que já trabalhava na área de processos admistrativos da Corregedoria, ocupará o cargo de corregedor-geral interinamente.

Os delegados suspeitos de abuso de autoridade foram afastados da Corregedoria pelos secretário Ferreira PInto na segunda-feira (21).

O CASO

O caso aconteceu em junho de 2009. Ao longo dos 12 minutos do vídeo, a escrivã diz que os delegados poderiam revistá-la, mas que só retiraria a roupa para policiais femininas. Mas nenhuma investigadora da corregedoria foi até o local para acompanhar a operação.

Ao final, o delegado Eduardo Filho, uma policial militar e uma guarda civil algemam a escrivã, retiram a roupa dela e encontram quatro notas de R$ 50. A escrivã foi presa em flagrante e, após responder a processo interno, acabou sendo demitida pela Polícia Civil. No mês seguinte, seus advogados recorreram da decisão.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

allan mahet

A Covardia Fardada. Nossa Polícia tem Solução?
Nas últimas semanas fomos brindados com ações exemplares de nossa polícia.

Em seis vídeos podemos ver o quão estamos mal amparados no que diz respeito à proteção, segurança e justiça.

São seis situações em que a ação dos que deveriam nos proteger, afinal são pagos para tal, se confundem com a daqueles que são,em teoria, a razão da necessidade de segurança.

1. Gás de Pimenta em Manifestação dos Desabrigados do Morro do Bumba
2. Escrivã despida a Força pela Corregedoria da Polícia Paulista
3. Anomalia Jurídica das Prisões na Manifestações contra Obama
4. Policiais atiram a queima Roupa em Rapaz Desarmado
5. Repressão da Polícia Paulista em Manifestação Estudantil
6. Repressão à Secundaristas do Pedro II
http://amahet.blogspot.com/2011/04/covardia-farda

Artur

Viva o Brasil, um bando de gente dando pitaco em coisas sobres as quais não têm a mínima idéia.

Erick Genival

Será que a ditadura acabou no Brasil? Tenho as minhas dúvidas…

O caso da escrivã e a punição à corregedora « Arengueiro Natal/RN/Brasil

[…] Direto do Vi o Mundo. […]

Thiago M Silva

A corregedora e os policiais envolvidos já foram afastados. Agora só o juiz, o secretário de segurança e o governador. Dessa e da gestão anterior!

Leonardo Câmara

Prezados,

Confesso que de início fiquei revoltado, tive asco, mas enfim criei coragem e vi o vídeo todo com cuidado.

Pergunta-se: pode ou não pode fazer aquilo?

Por que a indignação dela é falsa, a preocupação dela era obstruir a justiça, i.e., que não se encontrasse o dinheiro. Basta ver que ela ficou quietinha depois que encontraram o dinheiro falso com ela. Não chorava, não gritava, não dizia que ia processar… nada, quietinha…

Ora, isso é muito estranho, porque qualquer pessoa decente iria ficar indignada com esse "absurdo". Ou será
que só seria absurdo antes de enconratem o dinheiro?

Se esse tipo de mentalidade vigorar, ninguém mais revista ninguém. E quando o preso esconde droga no ânus, não pode mexer lá? E aí como fica?

A polícia se concentrou na grana. A questão persiste: ela estava tentando obstruir a lei pára sair-se impune e aquilo é uma delegacia de polícia. Perante a lei, pode ou não pode?

Depois de ver a ação toda, o fato dos policiais se concentrarem no dinheiro e não na mulher fico com a impressão de que seria temerário agir de outra forma.

Se ela realmente não quisesse ficar nua na frente de policiais, que entregasse o dinheiro.

Torno a dizer, depois que vi e revi o video, não considero que houve abuso, mas a justiça é que tem que dizer. Para mim o mais importante aí é que um policial corrupto não saísse impune.

    Thiago Leal

    Leonardo, se vc teve coragem de ver e rever o vídeo, sugiro que tenha a paciência de ler mais sobre o assunto também. Se você tivesse feito isso, teria aproveitado a oportunidade de não passar vergonha com esse comentário.

    Ela tinha o direito de ser revistada na presença de mulheres, somente. Ou seja, era dever do Estado fazer uma revista assim, e não fez. Não interessa se o desespero dela foi cena, se ela não chorou depois; o direito dela é objetivo e foi violado.

    Sua questão não persiste coisa nenhuma; perante a lei, não pode: a delegacia tem que ter oficiais mulheres para esse tipo de situação. Se realmente os policiais estivessem concentrados no dinheiro, como você diz, e não em constrangê-la, o delegado teria mandado buscar uma delegada onde quer que fosse. Mas não, ele preferiu "mostrar quem manda". Ela não precisaria se entregar coisa nenhuma para não ficar nua na frente de homens, porque esse direito dela nenhum crime lhe tira.

    Geysa Guimarães

    Leonardo Câmara:
    O que parece falsa não é a indignação da escrivã, mas a SUA. Quer dizer que não conseguia ver o vídeo até o fim, criou coragem e aí mudou de opinião? Firme, vc, heim?
    Pra vc, ela que entregasse o dinheiro, se não quisse ficar nua. Não importa a legalidade, é DÁ ou DESCE.
    Será que vc não é um macho selvagem daqueles que a Maitê Proença andou fustigando contra a Dilma?

    Attila Louzada

    Não é bem assim, meu caro. Os fins não justiticam os meios no estado democrático. Se pode agir assim, porque "é claro" que ela está com o dinheiro falso, desde que um policial tenha a certeza de que qualquer um de nós está com qualquer coisa que ele queira encontrar, poderemos ser revistados até ficar nus em qualquer lugar. Revistas como essa são possíveis e regulamentadas e ações como essa devem ser feitas de acordo com as regras. Se ela é falsária, estelionatária, deve ser apanhada de acordo com as normas, ou a prova está contaminada e não vale em juízo. Ou então ficamos todos a mercê do ânimo do policial de plantão.

    Lucas Parente

    Código de Processo Penal, art. 249 – A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.

    Apenas em casos de extrema urgência (o que, obviamente, não ocorria na situação mostrada no vídeo), essa regra pode ser quebrada.

    Ainda assim, no meu entender, em nenhuma hipótese a pessoa revistada pode ser submetida a qualquer tipo de tratamento degradante (o que, obviamente, ocorreu na situação da filmagem).

    Constituição Federal, art. 5º., inciso III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante; inciso X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.

    A busca pessoal, popularmente conhecida como revista policial é uma situação extremamente delicada e deve ser realizada de forma a causar o mínimo possível de constrangimento. Infelizmente, com a nossa tosca, incompetente, truculenta, mal remunerada, violenta e violentada, etc, etc, etc… polícia, essa regra é cotidianamente quebrada. Nossa polícia, como sabemos, diuturnamente, desrespeita a lei e ignora o que sejam direitos fundamentais.

    Se fosse uma Juíza, uma Deputada, uma Senadora, acho que o tratamento seria diferente…

    João Batista

    Somente bandidos como você, concordam com uma sena dessa. Um policial despreparado, bandido e que nutria alguma atração por aquela policial a ponto de desejar e concretizar o desejo de vê-la nua. Vc que o apoia deveria levar sua mãe, sua irmã, sua mulher ou sua filha para este filho de uma puta chamado “delegado” comê-la. Vc é tão bandido quanto este delegadinho de merda. Se fosse minha filha, vc saberia o fim desta história… O mais estarrecedor é o outro delegado, o chefe dela consentir. Deve ser seu irmão…

    rá só chamar policiais femininas, a própria corregedora de merda, deveria acompanhar. é o mundo da desgraça mesmo, ainda encontram um filho do capeta como vc.

Jose Ricardo M Silva

Pergunta ao povo que entende de direito penal…. Nesse caso, as provas contra a escrivã podem ser invalidadas pela forma como foram obtidas?

    João

    Não, tanto que ele foi expulsa !
    Agora esta se punindo o excesso da Corregedoria que de fato houve

    Lucas Parente

    Caro João.

    Acredito que ela foi expulsa no âmbito de um processo administrativo disciplinar realizado pela própria polícia. E eu não esperaria, num processo desse tipo, qualquer análise sobre ilicitude de provas.

    Entretanto, na esfera judicial, aquela prova específica – dinheiro descoberto por meio de revista ilegal – pode e deve ser considerada ilícita.

    Portanto, se a decisão da expulsão da escrivã se deu com base unicamente na dita prova ilícita, pode e deve também ser anulada.

    Lucas Parente

    Código de Processo Penal, art. 249 – A busca em mulher será feita por outra mulher, se não importar retardamento ou prejuízo da diligência.
    Obs.: retardamento ou prejuízo da diligência, acima mencionados, referem-se, na minha opinião, a situações extremas ou urgentes, quando por motivo relevante (ou seja, caso de vida ou morte, ou risco à segurança ou integridade de terceiros), a revista não puder ser adiada.

    Constituição Federal, art. 5º:
    Inciso III – ninguém será submetido a tortura nem a tratamento desumano ou degradante;
    Inciso X – são invioláveis a intimidade, a vida privada, a honra e a imagem das pessoas, assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação;

    Lei sobre abuso de autoridade (lei 4.898/65), art. – Constitui também abuso de autoridade: b) submeter pessoa sob sua guarda ou custódia a vexame ou a constrangimento não autorizado em lei.

    Na minha opinião, portanto, a prova é inválida, pois foi obtida por meio ilícito.

Carmem Leporace

Polícia boa mesmo é a Polícia da Bahia não é??? qua qua qua qua….

Disputando cabeça a cabeça com Pernambuco quem alcança 150 mortes por cem mil… qua qua qua…

São Paulo esse índice é de 10… que estado ruim de segurança não é??

qua qua qua qua…

Vão se tratar do ódio de vocês primeiro…

augusto

Ué… surprise…Mas nao eram os homens, por definiçao, os machistas , agressores, desrespeitosos para com as pobres feminosas?

korsario

Se queremos que o Brasil se torne uma sociedade justa, primeiramente o Estado e seus representantes devem respeitar a Lei! Qualquer transgressão de servidor público não deve ser tolerada!

    Ricardo

    Entao, vc e mais a turma da combi estao tentando livrando a cara de uma policial corrupta que pegava dinheiro para sumir com os BO de marginais presos. Isso vc tolera? agora uma revista passa ser inteleravel??
    Esse movimento ja tiraram uma corregedora e provavelmente vao afastar o delegado corregedor…e colocar um + digamos assim, Tolerante aos crimes praticados todos os dinhas por policiais corruptos. Legal assim, ne?
    e vamo que vamos

tavaresdemello

Ei! Os delegados praticaram abuso de autoridade, força desproporcional e violaram a intimidade de uma mulher. A corregedora foi conivente e só vai ficar nisso, perda de cargo???
Esses porcos machistas deveriam ser processados criminalmente!
E o governador tucano? Grave, pra ele, foi apenas o vazamento do vídeo?
Punição exemplar pra todos!!!

Comentador

O que revolta é a hipocrisia absurda dessa equipe de estupradores. Como diz o Mino Carta, "é do conhecimento até do mundo mineral" que a maioria absoluta da polícia civil participa de um poderoso esquema de corrupção que beneficia traficantes e contrabandistas. Existe uma tabela que define com detalhes o percentual da grana vinda da contravenção que vai para delegados, investigadores, escrivães, etc. Dá nojo…

João Carlos

Tudo leva a crer que as supostas notas falsas foram plantadas na escrivã e o principal suspeito é o de camisa vermelha de longe o mais truculento da quadrilha.
O que houve foi atentado violento ao pudor contra a escrivã, sem prejuízo de inúmeras outras capitulações na legislação em vigor.
A conclusão é simples: São Paulo não vive sob a égide da Lei. Está mais para o "velho oeste" americano.

    joaõ

    Prezado João
    é o estado e capital em que se mata menos no Brasil segundo painel da violência orgão federal não é assim na Bahia se mata 4 vezes mais !

Oliveira

Em primeiro lugar, penso que qualquer forma de corrupção deve ser punida, seja ela cometida por mulher, homem, branco, negro, indígena, etc… mas neste caso estamos diante de uma série erros que mostram como (não) funciona a polícia e, especialmente, o Estado:

1 – Se esta é a única prova física do processo, para mim não quer dizer nada: seja a acusada criminosa ou não, duzentos reais tirados à força de forma ilegal, de uma pessoa que concorda em ser revistada desde que preservada sua intimidade, não tem validade como prova.

2 – Falta de preparo humano e aparato logístico: se a moça estava cometendo algum ato de corrupção, por que a corregedoria não utilizou o recurso de gravação escondida, como costumeiramente vemos nas reportagens investigativas? Eu só consigo ver duas explicações: se a polícia dispunha desta tecnologia e preferiu este ato lamentável, é falta de preparo e inteligência. Se não dispunha, falta de investimento em inteligência e tecnologia. Entretanto esta última sem a primeira não garante que o sucesso de qualquer investigação;

3 – o suposto "vazamento" e métodos da ação: apesar de expor a acusada de forma degradante, o vazamento mostra os "métodos" empregados pela corregedoria, ou seja, da instância "acima" da polícia investigativa. Se eles são capazes de agir de maneira anti-ética com colegas de trabalho, como serão os métodos empregados aos que não são ligados à polícia. Por outro lado, me questiono quando o Governador afirma que o vazamento das imagens na internet foi grave. Pergunto: foi grave por que expôs alguém ao vexame ou grave por que mostrou como funciona a polícia paulista. Cabe ao governador esclarecer.

4 – Falta de foco de atuação da polícia: Porque priorizar a investigação de uma mulher, que faturava pequanas quantias e – que pelo que pude ver – agia sozinha? Não seria função mais importante a corregedoria se preocupar com outras coisas, que movimentam quantias maiores e custam vidas de civis e policiais honestos. Por exemplo, policiais envolvidos com as quadrilhas de "compra" de carteira de habilitação; com as máfias de máquinas caça-níquel e bingos; com quadrilhas de roubo/desmanche de carros e motos; associação ao tráfico; grupos de extermínio; quadrilhas que atuam no transporte público, etc, etc, etc…

Enfim vejo que há falta de comando e negligência por parte do Estado (não só em SP, mas no Brasil de maneira geral) do que ocorre com seus próprios comandados.

de paula

Isso foi em 2009!!!…Por que só agora foi divulgado? O que teria acontecido se isso fosse divulgado por volta de setembro de 2010? Será qie os detentores de materia tão explosiva não a usaram como chantagem, nos subterrâneos da campanha do Governador? Não estranhem se coisas mais cabeludas começarem a aparecer. Há algo de muito mais podre a ser vomitado no reino da Pauliceia desvairada.

Maria Cecília

Se a escrivã recebeu ou não propina o que não está claro no vídeo parecendo inclusive q foi coisa plantada, mas pode não ter sido, é uma coisa. A outra coisa foi a deplorável, inadmissível atitutede dos delegados e acompanhantes da cena. Os delegados e demais não serão punidos?

Milton Quadros

Brasileiro fica mais indignado quando um juiz de futebol quebra ou deixa de cumprir uma regra da competição que com um caso desses. Independentemente se a acusada tem culpa ou não, as regras (lei) deveriam ser cumpridas, pois agora, diante de tanta falta de coerência dos acusadores, começamos a duvidar da culpa da acusada e achar que foi uma armação. A dúvida está criada, e os acusadores estão na mesma vala da acusada por não terem cumprido a lei, já que haviam duas mulheres na sala e tudo que a acusada pedia era privacidade. Agora imaginem o que passou uma mulher em delegacias paulistas durante a ditadura militar. Viva Dilma e suas companheiras!

Incendiário

É tudo pó de chorume seco. Excitação, depressão e tédio. Linguagem retrógrada. Estão dando valor a uma temática pra lá de desvirtuada. Não conseguem sequer imaginar, nem sem querer, o que significa uma revolução temática. Desculpe, senhores, não tenho nada pra comentar sobre o assunto: tem um preto sendo comido por ratos lá fora. O preto ainda está vivo. Não posso ajudar ele (não sejam tão lamentáveis a ponto de corrigir meu português) porque ele me morde. Então, licença, preciso pelo menos pensar nele com carinho. Revejam o vídeo da loira, ela é gostosona. Masturbem suas cabeças autômatas.
Um beijo nas periquitas dos seus subconscientes.

    Wildner Arcanjo

    Seria cômico se não fosse trágico.

    Mirian

    Vc acha que incendeia algo com esse tipo de comentário?

    Thiago M Silva

    Vc tem um sério problema

    Bury

    Que barato essa Internet: uma pessoa cria coragem para externar seus preconceitos e estupidez, sabido que vai frontalmente contra a opinião dos que aqui postam, mas não consegue assumir o ato – faz uso de pseudônimo, se esconde de forma infantil. Ah, os novos tempos, onde os avatares virtuais podem mais do que as pessoas de carne e osso.

Mirian

Socorro! Se um dia for abordada por alguma policial, que não seja essa aí de cima. Pessoas leigas que não conhecem a técnica? Maisoquequeéisso???????

    Ian

    Detesto quando apagam comentários.
    Esse comentário, o da "Repercutindo Carla", ao meu ver, não deveria ser apagado.

    Foi <necessário> apagar essa voz? Por quê?
    Gostaria de uma justificativa para isso.

    Até.

    Conceição Lemes

    Foi apagado inadvertidamente. Abs

Milena

Eu hein? Que papo é esse de "donzela"? Não sendo, há o direito do abuso de autoridade?

Ramon Fernandez

Entendo que a escrivã devia ser punida, mas o crime dos delegados é muito pior que o da escrivã. E o mais incrível é que a anta de corregedora tenha sido conivente. Eu acho que muitas vezes algumas autoridades são injustamente criticadas porque não impediram ações dos seus subordinados que não teriam como conhecer. Mas num caso em que a autoridade tem evidências claríssimas de que o subordinado pisou na bola, essa tolerância é um crime ainda pior.

Daniel

Primeiro, está na cara que esse flagrante foi armado.

Segundo, nunca, mas nunca mesmo esses maníacos, tarados, bandidos poderiam ter feito o que fizeram com essa moça…

Fiquei muito triste e revoltado por tudo o que aconteceu com ela…

Imagino se ela fosse minha irmã ou minha namorada e passasse por todo esse constrangimento, todo esse terror psicológico…

Esses caras tem que ser processados, expulsos da polícia e presos por tudo que fizeram ela passar…

PS: Quem defende a atitude desses nojentos não deve gostar de verdade de nenhuma mulher nessa vida…

Alex

Sintomas da lavagem cerebral executada na cabeça dos militares em que até mulheres acham correto a barbárie contra outra mulher!

Silvio – Sampa

Esta é a polícia "inteligente" dos tucanos, será que eles aprenderam esta técnica em algum país dito civilizado? Já que eles queriam flagrá-la, não seria mais prudente ter colocado microcâmeras na sala da escrivã? Que eu saiba não arrancaram a cuequinha do ARRUDA no momento que recebia a propina…

Marcelo de Matos

"Os instintos de macho protetor, no caso dos homens, e de empatia pela suposta vítima, no caso das mulheres, afloram e não permitem que o caso seja analisado sob a luz da razão". Gostei da frase. Eu, sinceramente, também padeço desse mal. Fico sensibilizado… Estou precisando aprender com as mulheres como ser mais durão. Lembro-me de quando o Doca Street assassinou a Ângela Dinis, não sei porque, fiquei indignadíssimo. Fui comentar o caso com uma vizinha aqui do prédio, respeitável senhora, que disse: Ele fez muito bem. Aquela era uma vagabunda. Desde então tenho lutado para mudar meus sentimentos. Ainda vou conseguir, graças às mulheres.

Victor LG

Ok que a loira é corrupta, mas esse delegadinho é uma ãnta.

    Zé Francisco

    Trata-se de flagrante preparado. Não há prova de concussão. Juridicamente a moça é INOCENTE. SP encontra-se em falência moral: MP, Judiciário, Governo e sociedade. Não sobra um. Valeu, PIG, você desnorteou ao máximo o povo paulista, da qual faço parte como delegado de polícia. Gente boa é o que não falta na institução, mas o comando, infelizmente, é fascista, preconcituoso, truculento e corrupto.

    Verner

    Tá certo. Que o tal dotorzinho é um abusador, nisso resta pouca dúvida, mas dizer que a escrivã é INOCENTE!? Não confundam flagrante preparado, ilegal no Brasil, com flagrande esperado, que é bem aceito no universo jurídico. Não tive acesso aos auto do processo criminal, porém, pelo fato de o MP ter oferecido denúncia contra a moça e o Judiciário ter aceito a denúncia, é porque dever existir indício suficiente para tal. Que a ex-escrivã, supostamente corrupta, e o tal delegado, que abusou em tese de sua autoridade, sejam punidos pelos seus delitos dentro da medida legal e que sejam considerados inocentes até que sejam, ou não, declarados culpados por sentença judicial transitada em julgado.

marcia

Tao triste quando a cena sao os comentarios daqui.

Nao interessa se ela é mulher, loira, ladra ou nao. A constituição vale pra todos(as).

O flagra nao deixaria de existir se o delegado saisse e a deixasse só com a policial feminina.

Fica EVIDENTE que ele foi machista, insensivel, ogro, e principalmente, fora da lei.

Não entendo como isso ainda é discutido aqui. Ou direitos humanos sao apenas pra Humanos Direitos?

Nelson

O fato e apenas o fato importa é que uma mulher foi violentada em seu mais íntimo reduto do ser quando foi despida e colocada nua na frente de vários homens,homens esses que representavam a lei e isso é apenas,para ficar no mais brando,um crime.Eles devem ser expulsos da polícia e ponto.Esse é o fato!

Antoninni Antonioni

Essa é a Gestapinho paulista ou a velha cara tucana do PSDB.

    Carmem Leporace

    São Paulo é o estado mais seguro do Brasil, temos os menores índices de mortos por cem mil do Brasil.

    O resto é trololó de quem chega a mais de 100 mortos por cem mil, como no caso da Bahia.

    Joaõ

    Vc esta falando do estado e capital que mata menos no pais segundo dados oficiais do governo federal, bom deve ser viveer na Bahia ou PE que mata o quadruplo !!!

Bruno

Eu só fico me perguntando quem investiga a corregedoria.

Augusto

Mas nada surpreende. A Polícia Civil de São Paulo é acostumada a fazer o seu trabalho na ilegalidade. Para combater crimes, ela sempre comete crimes piores. Não tem jeito. Ontem, ao comentar o caso, o delegado geral disse que a Corregedoria tem de ser "implacável" e mais respeitadora da lei que o resta da própria Policia. Polícia não tem de ser "implacável" coisa nenhuma; deve apenas fazer o seu trabalho dentro da lei e respeitando o direito de todos, inclusive dos criminosos. Mas, como vocês podem ver, até o delegado geral pensa como um inquisidor da Idade Média. Vale tudo pelo bem da santidade!

Henderson Sousa

Essa cidadão bastardeada não deve sair como mocinha dessa história.
O subornar a ela é muito mais grave do que fez esse delegado e o restante da turma.
Infelizmente eles procederam dessarte, mas saíram como heróis por desmascarar essa mulher corrutível.

Saudações democráticas.

    marcia

    democraticas????

    nao combinou com seu depoimento.

    Alex

    Gostaria de saber se o suborno de que é acusada a ex-escrivã foi comprovado e se ela foi julgada criminalmente? Acho que não, e o cidadão acima acho que votou no jênio cerra

    ANNA

    não seria " Heil Hitler " ???

    nos poupe!

    esse discurso nazi- facista de alguns aqui,revolta!

    por sinal,porque não se torna conselheiro do presidente do IRÃ ?
    ele concordaria em gênero,número e grau com vc.

    ANA

    O senhor consegue se superar a cada comentário: valores reacionários de extrema-direita com saudações finais que deturpam, mais uma vez, a democracia que se constrói neste país.
    Lamentável!
    Que seja breve a extinção de sua espécie!

    Lucy

    Seu comentário e tão machista e IDIOTA que não pude resistir à ideia de respondê-lo. "Saudações democrática"????!!!!!!! rsrsrs… Em uma democracia DEVE existir respeito à lei. Isso vale para todos, inclusive a polícia. O que essa escrivã "supostamente" fez, não é pior que a atitude dos delegados. Se ela é, realmente, criminosa, isso não autoriza delegados a contrariar a lei. Não estamos mais na época da justiça com as próprias mãos, é para isso que existe Estado. Não é porque criminosos destratam suas vítimas que um policial, qdo prende esse criminoso, tem o direito de destratá-lo tb. A polícia não é paga para fazer justiça com as próprias mãos. Mas é óbvio que o senhor não compreende isso, seus "argumentos" são por demais reveladores de sua postura inequivocamente machista e ultraconservadora. Não se despeça mais com "saudações democráticas", o senhor não sabe o que é isso!!!!!!

lauro

A história recente da polícia de S.Paulo tem nos mostrado policiais mal remunerados, insatisfeitos, grande evasão de bons quadros para outros estados, truculência também a vitimar policiais, contingente insuficiente par cobrir as necessidades das nossas cidades, número de baixas em serviço elevado entre policiais .Passa da hora de modificar este quadro. Percisamos de mais atenção aos nossos bons policiais.

Augusto

Vamos ser realistas, isso não deve ser novidade. Se fizerem uma revisão em todos os casos da Corregedoria durante a gestão da ex-corregedoria, pode ter certeza que vai aparecer muito mais coisas. Pela desenvoltura dos delegados que aparecem no vídeo, gritando, gesticulado, berrando, falando gírias sem parar (põe o "grampo" nela), e pela insólita declaração da ex-corregedora, abonando a conduta dos seus subalternos, para quem a ação foi toda "legal", é possível imaginar o que essa Corregedoria não fez e não faz em São Paulo. Mas o secretário Antonio Ferreira Pinto está enfiado nessa merda até o pescoço. Foi ordem dele que tirou a Corregedoria da estrutura da Polícia e passou para Secretaria de Segurança, ficando subornidade diretamente a ele. Se São Paulo tivesse imprensa, esse cara já estaria fora há um bom tempo.

André

A sacangen do delegado fica evidente no relatório do Gecep:
"O Gecep informa que escrivã lhe contou que o delegado começou a sorrir quando ela ficou nua. “Algemou a depoente, com as mãos para trás, e jogou a depoente no chão e, sem sequer abrir os botões arrancou a calça da depoente. Nisso o dinheiro caiu no chão. Sem necessidade alguma o delegado abaixou a calcinha da depoente, tendo ela ficado com a intimidade exposta. A depoente viu que o delegado de polícia da Corregedoria sorriu enquanto estava desnuda”, escreveu a promotora."
O malandro quis ver a loira nua, não havia necessidade alguma de tirar-lhe a calcinha…

Me sinto indignado por ter que "pagar" policiais imorais e sacanas…

Wildner Arcanjo

Já virou clichê mas não custa repetir: Os fins não justificam os meios…

Sr. Indignado

E se em vez de ser uma escrivã, mulher e sem aquele porte físico, fosse um baita atleta, homem, escrivão, 1.90 m de altura, 110 kg, bombado e com cara de mau?

Senhores corregedores, seu trabalho deve ser muito difícil, enquadrar colegas não deve ser a tarefa mais desejada, mas tem que ter procedimento, tem que ter preparo e acima de tudo, estratégia. Além de notas marcadas, o corruptor não poderia ter usado uma câmara, no óculo, no cabelo, atrás da orelha fingindo de pinta.

Por mais que ela seja culpada, por mais que o mundo da polícia envolva essa necessidade de aplicar a violência para a revista ou a prisão, pegou muito mal para a sociedade. E tenho certeza que nas polícias pelo Brasil, ainda ecoam os gritos da ditadura, porque não temos coragem de discutí-la.

PNDH neles.

Maria Benedita

As cenas são impressionantes e demonstram a que ponto chegam esses ¨senhores¨representantes da lei e na mão de quem está a população de São Paulo. Eles estão todos agindo contra os ditames da lei. Alí dentro daquela sala ninguém teve um gesto sequer de dignidade, os que vieram a tratar do caso em seguida também.

edv

Ah, se a corregedoria tivesse este mesmo apetite para pegar os peixões!..
Haja 200 merrecas!

yacov

A Capital e o Estado de São Paulo estão totalmente aparelhados por cretinos incompetentes e raivosos da direita reaça e burra!!! Aqui, NADA funciona como deveria. E em breve poderemos comemorar 20 anos dessa merda no governo do nosso estado e capital.. Parabéns paulistas, vocês estão tendo o que merecem. Espero que estejam felizes. Se gostam de merda, o seu prato está cheio. Cai de boca, mané!!!!!

"O BRASIL PARA TODOS não passa na glOBo – O que passa na glOBo é um braZil para TOLOS"

luis

A senha foi passada pelo STF, torture que não e crime!
Maus profissionais não gostam de corregedorias, isso explica o vídeo vazar!
Mulher educa filho, se filho é machista, tem mulher por trás, isso explica a visão da chefe!
Mau servidor tem que ir pra rua sem dó e com respeito a dignidade humana!
Imcompetencia em ações bem intencionadas, despreparo nas policias. Isto ocorre sempre as vezes com finais trágicos!
Os crimes de tortura praticados por servidores deveriam ser punidos exemplarmente inclusive o delegado que agrediu e agora ameaça de morte um portador de deficiencia física.

KNeto

Senhores, nesta estória toda tem também um promotorzinho de justiça lá que também disse que não via problema nenhum no que foi feito por aqueles canalhas e mandou arquivar o caso. Este promotorzinho não vai ser punido também?

Junior

Eu ficaria indignado com quem reprovasse uma revista semelhante em uma mulher que, após assassinar uma filha minha, escondesse de alguma maneira a arma nas intimidades, e ficasse exigindo tais garantias legais para livrar-se do flagrante. É preciso fazer uma avaliação juridica imparcial do caso, esclarecendo quais são os limites do direito ao uso da força pelas autoridades policiais,qual seria a legitimidade juridica para o caso de uma revista feita por uma PM (o que seria possivel na ocasiao) em uma escrivã, qual a necessidade da presença do Corregedor para a consumação do flagrante. Caso contrário,reivindicar garantias fundamentais para suspender processos de averiguação de um crime manifesto seria o mesmo justificar a astucia que a defesa da suspeita tem utilizado para tentar isentá-la, e que tem causado tanta impunidade neste país.

    Ane

    Junior,
    Bastava uma revista por policial feminina. Ainda que houvesse a necessidade de tirar a roupa da suspeita, estaria tudo dentro da legalidade.
    É um caso explícito de abuso de autoridade. Se a moça é culpada, a história é outra…
    E mais: se a corregedoria sabia do crime cometido, cadê o meliante com a arma sem registro? Está preso?

    Lucy

    Nada justifica o descumprimento da lei por parte da polícia. Nada mesmo…

O_Brasileiro

A verdade tem sobre a vida das pessoas o mesmo efeito que a luz tem sobre a escuridão…

Alvaro Stecher

A ditadura no Brasil tem menos sujeira e injustiça de que a gente está vendo todos dias ,corrupção e desmando,as estradas cheio de pedágios,aumento exagerado de I.P.T.U ,não privatisação mas sucateamento no caso Fepasa,e aumento dos salàrios dos parlamentares , e reposição de salário mimimo, aposentados com salários minguando cada vez ,pesquisa fajuta que os idosos estão vivendo mais , sendo que todos os intelectuais da história em media vai dos 70 aos 90 de idades,pesquisa de manipulação da opinião publica em eleições eleições forjadas, falta de democracia real. etc.etc.

Marcelo de Matos

Azenha. Eu vi um vídeo em outro site sem essa enorme moldura negra que aparece aí. No outro vídeo que eu vi dava para ver perfeitamente as duas policiais femininas na cena. Por que elas não se ofereceram para fazer a revista? Sem a moldura negra poderíamos ver as expressões dessas policiais. Outra coisa: a corda arrebenta do lado mais fraco. Estava na cara que iam afastar a Corregedora e o assunto morreria aí. E o Secretário não vai ser afastado? Afinal, a Corregedora deixou bem claro que ele foi informado de tudo e não tomou providências.

Henrique

Querem me dizer que não haveria um modo menos constrangedor de "pegar no flagra" a moça? Se é que ser pego no flagra ja não é por si só constrangedor!! Parafraseando Niels Bohr, o físico dinamarques: "Somos todos atores e expectadores do grande drama da 'Sociedade do Espetaculo!!' "

fssamaral

É muita falcatrua, misturado com um pouquinho assim de vadiagem. Do jeito que o povo cria mártirs, quem sabe não tá nascendo aí uma nova Geisi e vira capa de Plaboy?

    Bruno

    Criada talvez pela incapacidade dos brasileiros e das autoridades de respeitarem os direitos dos cidadãos.

Rhael

Se fosse NEGRA E POBRE ninguém tava dando toda essa atenção e não teriam nenhuma dúvida sobre a moça ser culpada de aceitar propina!!!

    edv

    Parece que ela pegou 200 "merréis" … mas sequer ficou provado no vídeo, já que a preocupação do "cineasta" foi filmar o "nú artístico frontal", conforme eu e milhares pudemos ver claramente, mas a "retirada" da grana das partes pudendas (cofrinho?) da escrivã foi ocultada por alguém que ficou na frente, na hora "h" (ou seria hora "v" de vulva ou vagina?).
    As 2 guardas femininas presentes foram colocadas como não confiáveis. Tudo bem, então que se chamasse uma da corregedoria.
    Agora policial (ou similar) levar propina (200 merrecas ou menos) é um assunto tão "raro" que "quando acontece" merece este grotesco espetáculo?!
    Abuso de autoridade, indubitável.
    Loira, ruiva, morena, negra…
    Com ou sem propina.

maconheiro

Todo poder tem origem pré-histórica no ato de dominar para estuprar o oponente .

mariazinha

Ia esquecendo: no caso das punições fica difícil opinar devido ao desconhecimento de todo o caso e suas implicações. Só sei que, os do vídeo, deveriam perder seus cargos, inclusive as duas feiosas babacas que estavam presentes e não moveram uma palha para impedir tamanha covardia. Se a loura for mesmo corruta tb. deverá ser punida conforme a LEI pois sabemos que essa delegacias, onde advogados zanzam feito reis, são verdadeiros antros de corrução.

    andre

    A policial que sofre o abuso foi DEMITIDA por ter recebido propina

    E os policiais que estao nessa cena, QUE PODEM SER ENQUADRADOS NA NOVA LEI DE ESTUPRO?

    Ativos ou coniventes?

    DEVEM SER DEMITIDOS OU NAO???

    essa coisa de mudar de cargo, pra mim, nao é punição alguma, mtas vezes é um prêmio aos incompetentes!!!!

Antonio Deiró

O que os policiais fizeram corresponde a um estupro moral e material (só faltou a penetração) e assim deve ser julgado. É lamentavel o governador Alckmin achar grave a divulgação do vídeo e não a ação nefasta dos policiais. Essa é a polícia do Serra, que parece seguir os ensinamentos de Maluf: "estupra, mas não mata". Todos eles deveriam estar na cadeia, e o processo da escrivã anulado devido à ilegalidade da ação dos policiais.

mariazinha

Sei não….Acho que algum graúdo da polícia se sentiu incomodado com a beleza da loura peituda e com sua recusa às investidas sexuais; só isto, explicaria tamanha selvageria. Que humilhação! O ser humano é de uma índole ruim sem limites. Imaginem o que não sofrem os presos que caem em mãos destes e dos ianques/sionistas; as imagens daquelas prisões tb. são chocantes. Quero é distância dessa corja prepotente, cruel e tarada.

Marcelo Ramos

Acho que, desta vez, as autoridades (que afastaram a Corregedora e os responsáveis) agiram corretamente. Já não é de hoje que prolifera uma prática ilícita na polícia: obter provas de forma incorreta ou ilícita. Isso já ficou tão normal que, se não me engano, foram os próprios policiais que vazaram o vídeo, para "segurança" deles mesmos. Creio que o Brasil atravessa um momento em que as práticas corretas devem ser popularizadas, não a repetição das práticas erradas. A escrivã disse que seria revistada mas pelas policiais femininas, e era o que deveria ter ocorrido, era o certo.

Clovis

Vergonha!!!!!! Estou vendo aqui na Italia!!!! Essa é nossa Sumpaulo Vergonha!!!!!

Julio Silveira

Se eles agem dessa forma com uma policial, imagina o que não fariam com uma cidadã ou cidadão comum. O que fizeram não se justifica de forma alguma, não se age de forma ilegal para combater ilegalidades. Eles deveriam é ser demitidos da força policial por inaptidão ao trabalho.

Policial Mendigo

Alem do afastamento, e queda da chefia, quero ver cair o Secretario, Juizes e Promotores OMISSOS QUE VIRAM O VIDEO NOS AUTOS!!! E se possivel que caia o Alckmin tambem… SP o estado mais moderno, PUJANTE e avançado do BR???? Quem acredita nisso??? KKK!!

Carlos

A corregedoria caiu??E dai?? O QUE MUDA!! FAZ FAVOR!! PÁRA DE FANFARRONICE!! É SÓ JOGO DE CENA!!! QUERO VER OS DELEGADOS DE PELUCIA, QUE SÓ SÃO VALENTES COM MOCINHAS (ALGEMADAS AINDA, POIS SE TIVESSE SEM ALGEMA ACHO QUE IA DAR UM CORO NOS DELEGADINHOS…) PRESOS! CONDENADOS POR TORTURA E ESTUPRO, ABUSO DE AUTORIDADE ETC!! AFASTAMENTO??? MUDANÇA DE CHEFIA!! BAHH!! E DAI !!!! ACORDA PORVO PAULISTA FROUXO!!!

Franco

Deveriam ser presos os policiais que participaram desse absurdo. Assim como os engravatados que se omitiram e foram coniventes.

Elton

Ele quer fazer "gracinha"………dar uma de heterossexual……..

MAc

Brasil é campeão mundial de mortes de jovens ,maioria negros .

ricardo silveira

A impunidade na polícia é revoltante. O governador dizer que o grave é o vazamento do vídeo indica certa conivência com os criminosos. Cadê a turma do cansei, a turma da OAB? Quanto de prática criminosa a polícia comete e não é vazado? Não se sabe, mas ninguém duvida que exista muita corrupção, participação em tráfico, sem falar no abuso de autoridade, que é coisa corriqueira. Crime cometido por instituição policial ou judiciária tem que ser exemplar e inafiançável. Por exemplo, um governador falar o que esse sujeito falou e ficar por isso mesmo é um deboche. É inaceitável!

amores

seu nome não é Josias ?

Felipe

O que o vídeo mostra:

1- Ela em momento algum ela se recusou a colaborar. Até disse que concordaria em ser revistada por mulheres.

2- A policial que tira a roupa dela não encontrou o dinheiro (se o objetivo era encontrar as notas, ao fazê-lo ela pararia de puxar a calça da moça, coisa que não aconteceu).

3 – As notas simplesmente aparecem nas mãos do mesmo policial que durante todo o tempo insistiu que precisava estar presente durante a revista (e que, a certa altura, afirmou que ele próprio teria que revistá-la).

Esse vídeo só prova que todos os presentes cometeram um crime contra a moça. Absurdo!

Luiz Carlos

A ação da polícia, com a autorização da corregedora é deplorável. Mas, não vamos fazer da escrivã uma heroina. É preciso investigar com seriedade o caso e se comprovado o recebimento de propina que se condene administrativamente e penalmente a escrivã, enquadrando-a no crime de corrupção passiva. Os agentes do governo envolvidos (policiais, delegados e corregedora), juntamente com seus superiores que tomaram conhecimento do vídeo e se omitiram, devem ser enquadrados no crime de abuso de poder, respondendo administrativemente e penalmente também pelos crimes praticados.

Lucas C. Vaz Costa

A polícia, apesar de casos como esses, melhorou bastante em todos os estados brasileiros. Cumpre lembrar que no caso em tela a polícia estava apurando desvios funcionais dentro da própria casa, cortando carne da própria carne. Houve excessos? Certamente. Mas não esqueçamos que têm sido empreendidos esforços para melhorar a instituição. Lamentavelmente ainda ocorrem casos como esses, em que o algoz termina sendo vitimizado por conta de atuação desastrosa dos agentes policiais: afinal, alguém lembra de perguntar por qual razão aquela escrivão estava com os R$ 200,00???

É preciso pôr o dedo na ferida, condenar excessos e desvios da lei, assegurar que os acusados gozem das garantias legais em procedimentos investigatórios, mas não podemos ficar limitados a atirar pedras nos policiais quando ocorrem problemas, já que em sua imensa maioria os policiais são honestos e batalhadores, como a imensa maioria dos brasileiros.

A polícia tem se renovado, muitas pessoas qualificadas tem ingressado na instituição ultimamente. O perfil do policial está ficando diferente, pouco a pouco. Isso tanto nas polícias militares quanto nas civis. Em alguns anos, coisas desse tipo serão bem menos frequentes. Mas lembremos que sempre haverá problemas. Os seres humanos não são infalíveis e as instituições nada mais são do que expressões das ações humanas. Falíveis, portanto, embora aperfeiçoáveis.

Felipe

Realmente não faz qualquer sentido a atitude desse homem de vermelho. O tempo todo ela concordou em ser revistada por mulheres, ainda assim ele insistia que ela deveria tirar a calça na frente dele ou seria presa. A certa altura chega mesma a afirmar que ele próprio teria que revistá-la… o que é isso???

Ele foi punido por isso? E os outros policiais presentes?

marcos santos

Somando todos as cópias do vídeo divulgadas no youtube a quantidade de exibição é : 951.321

Alvaro Tadeu Silva

Quando criaram o PSDB, achei que era um partido de gente decente, com divergências ideológicas com o PT. Depois, durante o reinado FHC, defenderam explicitamente os abusos cometidos durante a Ditadura Militar. Agora olho para esse partido, não sei quem é ARENA, PDS ou PSDB.

Marat

Azenha esse episódio é emblemático. Aqui no Brasil (e talvez até no resto do mundo), ética, correção, respeito às regras e, principalmente, justiça, são figuras de retórica. Todo mundo fala que "devemos ser mais justos", "devemos ser corretos", "devemos ser éticos" etc., mas, quem deveria dar o exemplo de cumprimento da lei e da ordem é quem mais abusa de seu poder (sem perdermos de vista o STF)… Que fazer diante de fato tão torpe e execrável? Eu não estou aqui no papel de defensor de uma moça que, ao que tudo indica, praticou um ato ilícito, contudo, ela NÃO devia passar pelo constrangimento e pela violência terrível a que foi submetida. Aquilo foi rude, grosseiro, sórdido e, especialmente, odioso. Até as crianças sabem que uma revista feminina deve ser feita por mulheres, e, no entanto, aqueles biltres fizeram aquilo. Faltou apenas estuprar, e, se não estivesse sendo filmado, não sei não, acho que eles se aproveitariam da moça. E depois disso, ainda vem uma corregedora e defende os animais… Estou profundamente irritado com o descaso e com o abuso de poder, aliados à estupidez e ignorância que imperam nessa sociedade movida por dinheiro e jogos de poder à Big Brother.

    eugenia

    Marat, aquilo foi um ESTUPRO, pois violência não é só sexual: existe violência moral, social,psicologica,etica ou seja, tudo que envolve atos não consentidos que agridam de alguma forma a integridade do individuo enquanto ser fisico,social,psicologico e cultural.Portanto, todos os envolvidos no ato de violência ou que ,de qq forma ,permitiram a mesma devem responder por isso; Independe,no caso, da funcionaria ser culpada ou não de suborno.CONCORDO COM VC.Alias, onde estão as organizações de Direitos Humanos que bradam tanto quando o assassino é preso? ou os partidos politicos, o PIG, e o Supremo que se indidnaram com as algemas em Maluf e Daniel Dantas?

    Marat

    Muito bem lembrado, Eugênia. Os defensodres dos direitos humanos deveriam se manifestar sobre o caso. Sobre o STF, não espero nada (positivo) dele…

Rita

Acabo de ler o blog do Pannunzio com a degravação que deu origem à investigação da corregedoria. Não há nada que levante a menor suspeita sobre a moça. Fizeram uma armadilha para a coitada. Talvez ela até tenha caído, mas dá para ver quem são os verdadeiros criminosos e incompetentes nesse caso. E mesmo que ela fosse corrupta não poderia ser tratada assim. Aqueles primitivos tem que aprender a lidar e a conviver com os seres humanos. Nada justifica a tortura que ela sofreu sozinha por mais de um ano.

    Ricardo

    Sozinha, nao… tem vc pra ajudar ela a se livrar da cadeia.
    e outra, ela eh corrupta e criminosa sim, ela que ofereceu pra sumir com o b.o e livrar a cara de um sujeito que foi preso com munição de arma de fogo. Como tinha uns policiais na cola dele, torturando ( nesse caso, psicologicamente) ele falow da oferta da escriva….entao levaram ele a corregedoria e foi preparado o flagrante na Policial Bandida.
    pt saudaçoes.

    Geysa Guimarães

    Ricardo:
    Não consigo comprar a ideia de que essa escrivã estava a pegar propina por conta própria.
    Magina, segundo escalão da polícia não faz nada sem chefia, sem esquema montado.
    Vc tá sabendo bastante, conta pra gente quem era o superior dela. Já investigaram a ele também?

Makno

A pobre moça pede socorro e chama desesperadamente por um "doutor" que ou deve ter saído ou tapado os ouvidos com as duas mãos.

@Rildo27Pereira

se por acaso encontrar alguem da polici civil por ai corra, porque com alguem da corporação é feito isto imaginem com o cidadão comum, lembram do caso do delegado que prendeu a equipe de raportagem da rede tv?

Sandra Lúcia

O que podemos, nós cidadãos, esperar de policiais que praticam a violência contra seus próprios pares? Dentro de uma repartição pública, onde todos conhecem seus direitos (o que de nada valeu à escrivã). O que podemos esperar, nós mulheres, de um encontro com esse tipo de polícia no meio da rua? Não sei o que mais me espanta, se é o fato da corregedora, mulher, ter apoiado a ação dos policiais ou se é o fato de o governador considerar o vazamento do vídeo como algo muito grave e não dizer uma única palavra sobre a violência sofrida pela mulher. Tempos bicudos esses para o gênero feminino!

Henrique

O Governador Alckimin disse que a DIVULGAÇÃO do vídeo foi grave? Ora, pílulas, GRAVE foi o tratamento que deram à policial independente do vídeo. O comentário é fruto da visão elitista do governador.

Juracy

Se ela prezava tanto a perequita, porque não entregou o dinheiro na última hora?

    Frederico Francine

    Afinal de contas? Ela é ou não é culpada? A Polícia pode ter errado deixando homens participar da revista, mas se o dinheiro foi achado e ficou comprovado a corrúpção. Então que sirva de exemplo!

    Lucio Dias

    É isso aí, Juracy. Bastava a Escrivã corrupta, flagrada com a mão na botija, entregar o dinheiro sem se despir. Simples assim. O unico erro da polícia, para mim, foi a divulgação do vídeo.

Gilberto

são tantas coisas… a policia é quase sempre truculenta e sempre tida como tal… os policiais nos acostumaram a ter mais medo da policia que dos bandidos… ao mesmo tempo as brechas legais são usadas por bandidos para se ver livres…
são varias perguntas, para a maioria d as quais não tenho resposta:
1- a policia foi truculenta? sim foi… parece que houve presunção de culpa e constrangimento, não podeiam ter tirado a calça dela daquela forma.
2- ela tinha dinheiro na calça? parece que sim
3- ela é culpada? parece que sim
4- ela deve ser liberada do aparente crime, caso seja culpada, pq a policia foi truculenta e teve procedimentos ilegais?
me parece que nesse video só tem criminoso, tanto revistando, quanto sendo revistado.

    getulio

    … "parece que sim"… oras bolas…quem é são vocês para pré-julgar as atitudes do próximo? Vocês viram de fato o dinheiro com a escrivã? Porque a camera de vídeo estrategicamente se esconde atrás da policial feminina e de repente aparece nas mão dos delegados as notas previamente "xerocopiadas"? Se eventualmente amanhã ou depois ficar devidamente esclarecidos que elas foram plantadas pelo mesmo policial que insistia na revista feminina. Como vocês vão ficar? Serão reus emprocessos de calunia e difamação com certeza…

    Gilberto

    Getúlio, eu só tenho dúvidas nesse caso… aliais tenho uma certeza, a truculencia dos policiais.

    eu escrevi parece que sim, pq me parece que sim… da mesma forma vc acredita que as notas foram plantadas… mas não tem prova alguma… usando palavras suas "quem é são vocês para pré-julgar as atitudes do próximo?"

    eu lamento profundamente que os policiais tenham sido truculentos… espero que sejam punidos, se plantaram o dinheiro tem que ser punidos duplamente, mas, se ela for culpada, considero um absurdo ela ser absolvida…

    Lucio Dias

    Getulio, vc ta sonhando? Vc. não percebeu que ela tava querendo livrar o flagrante? Vc. sabia que o flagrante é um agravante em um processo? Porque ela não entregou o dinheiro sem precisar se despir?

Débora

Eu não consigo sentir de outro jeito. L´gico que cada ditqdor tem suas justificativas na preservação do bem. No entanto, situiação extrema exige atitude extrema.
^
Um instituição perfeita não vem em pacote. Vamos zelar pelo cidadão e suas vidas quando e somente se tivermos tudo "nos conforme".

El era culpada e eles, inlcusive a mulher, sabia disso. Precisavam do flagrante delito. Fiquei horrorizada ou com peninha dela? Não.

O maior consgtrangimento dela não mostrar sua "periquita" que por sinal só foi a parte da frente visível. Como diz meu marido vcs sãoengraçados, não tem vergonha de andarem praticamente nus na praia, no carnaval e se sentem indignados pela dita violência conttra essa bandfida.

Queriam ver se ela fosse mais escura ae teríamos essa reação. Leis de Suiça? Ainda temos um longo caminho a percorrer.

Gerson Carneiro

Há coisas que de tão deprimentes eu só consegui ver uma única vez. Foi o caso dos filmes "Dogville" e "Bicho de Sete Cabeças". Soma-se agora esse vídeo que revela a covardia desses policiais contra essa moça.

CC.Brega.mim

pois eu consigo imaginar uma dúzia de situações em que você com certeza se importaria…
então homem está imune a humilhações se partir de mulheres?
então o seu tesão de macho é imune a constrangimentos sexuais em público…
sim, taí uma coisa que eu gostaria de acreditar…

Gerson Carneiro

“O governador Geraldo Alckmin (PSDB) afirmou, após a divulgação das imagens, que o vazamento do vídeo na internet era ‘grave’ “.

Quer dizer, se não tivesse vazado…

Alckmin vazou versão nova da declaração do Maluf.

“Estupra mas não vaza”.

Isto é grave.

Arnaldo

A Gestapo não acabou, continua funcionando em São Paulo, só falta chamar o Goering eo Himler.

M.A.P

Prezado jornalista
A Policia Civil de São Paulo não cansa de dar tiros no pé, facilitando a hegemonia da PM; o que é assustador , visto que das 31 subprefeituras de São Paulo , 22 estão nas mãos de coronéis da PM.
Realmente assustador.

Hsilva

Fica, lamentavelmente, claro o despreparo da polícia para tratar de um caso simples, procedimento para proceder a revista de uma mulher, o procedimento, simplesmente não existe.
Se a polícia está assim, imaginem os bandidos que eles procuram.
Deveriam todos serem banidos dos quadros da polícia.

Andre

São Paulo, a maior capital, mais populosa e menos violenta do Brasil.

Dados do Ministério da Justiça.

Isso tudo vai por água abaixo por que um delegado agiu de forma inadequada com uma corrupta?

Voces deveriam estar louvando essa polícia, que em 10 anos ajudou e muito a transformar uma cidade que era um inferno de violência na capital com menor índice de homicídios do país (sendo a maior e mais populosa)

    edv

    Vc deveria andar mais a pé por aí pela cidade, para degustar esta "segurança" fabricada nos registros da SSP e no abafamento da mírdia conjuminada com os que estão aí em SP há décadas…
    Sempre lembro da bem divulgada "diminuição" do índice de sequestros em SP, que um distraido denunciou que era (só) 200% maior (duzentos!) e aí saiu uma pequena nota de que houve um "pequeno erro"…
    E o assunto sumiu!
    Questão de amor ou de fé…

SILOÉ

Cara: você não poderia ser mais ridículo.

SILOÉ

Tudo me pareceu tremenda armação, Porque esperar tanto? Parece até a tal carta anônima do dr: Alan.

Luci

As autoridades públicas não se conscientizaram ainda que na Internet as mentiras são lavadas.
As mentiras de autoridades públicas são lavadas pela Internet.Parabéns ao jornalista que revelou o fato.

Casemiro

E só ela foi demitida ???????????????

A "outra" foi TRANFERIDA …………..

Os "outros" foram AFASTADOS ………………………

Ô Alkmim, esse caso já vai fazer DOIS anos !!!!! e vc diz que vai averiguar ????

Com esse video , ô alkmim, vc ainda precisa de averiguação ???? Vá ser bobo (ou conivente) no inferno !!!

Aliás , como está a situação dos bandidos e da bandida HOJE 26/02/2011 ???

Luci

Este fato demonstra como a violência institucional, o machismo estão arraigados na cultura do país, quem deveria garantir a integridade física de servidores públicos, no espaço público demonstrou o descumprimento de leis com naturalidade. O que será que acontece com a população pobre nestes distritos policiais? Até quando esta violência descabida que afronta a sociedade brasileira?Os gritos daquela mulher não me saem do pensamento, assim como o Mapa da Violência. O que estão governando?
Enquanto a ONU lançou oficialmente seu departamento ONU Mulheres para desenvolver trabalho de emancipação política e empoderamento de mulheres no mundo, tomamos conhecimento desta barbarie, cujos efeitos multiplicaram-se pela omissão de quem deveria apurar e punir. Este fato e a divulgação do Mapa da Violência no Brasil, são gravíssimos, são questões de Violação de Direitos Humanos. Este episódio vergonhoso mostra que crescimento econômico precisa garantir o respeito à dignidade humana.
É desumano.

Eduardo Lima

Cena lamentável Azenha, a polícia por fiscalizar o cumprimento da lei, acaba se achando acima da lei. Até quando coisas assim continuaram acontecendo?

Azenha, gostaria que você desse uma olhada no novo post em meu blog.

Como acabou o analfabetismo na China
http://www.comunistas.spruz.com/pt/Como-acabou-o-

Se eles conseguiram alfabetizar centenas de milhões de pessoas por que o Brasil também não pode? Detalhe: o alfabeto chinês tem 1500 letras.

@faltorpan

Ignorância é tudo. É rotina gravar em vídeo esses eventos? Qual o propósito? Documentar o flagrante? Provavelmente, não, já que os policiais gozam de fé pública. Permitir vazamentos que atestem a "dureza" e a "seriedade" da corregedoria, cortando a própria pele? Não, também, já que é meio evidente a faca de dois gumes. Então, foi gravado exatamente para produzir o efeito que produziu? Mas eu repito: Ignorância é tudo. Vai que isso é rotina, que os vídeos são incorporados ao processo, que ninguém foi malicioso, que Papai Noel existe…

José Lucena

O pior é que deve existir casos e casos semelhantes entocados, engavetados ou coisa que o valha, até porque engavetador oficial, em governos psdebistas, parece ser comum.

Caetano

É muito despreparo policial! O delegado poderia ter conduzido a escrivã para uma delegacia e ter acionado policiais femininas para promover a revista em particular. Da maneira como foi feito, só serviu para inviabilizar as provas e humilhar a suspeita.

De forma alguma o desejo por se fazer justica pode justificar este tipo de procedimento.

Eu fico imaginando se este tipo de ação policial venha a se aplicado a minha mulher, Irmã ou filha. Que mecanismos o cidadão comum pode ter para ser protegido do "sistema"?

Infelizmente, no Brasil, alguma providencia só é tomada se o caso toma repercussão nacional. "Autoridade" só se mexe quando pensa que os outros podem estar falando dele!

Rene Pacheco

Eu acho que só transferir não basta, tem que exonerar.

Com isso quem deveria aplicar as leis, garantindo a segurança da sociedade, não cumpre as leis e está cada vez mais se tornando inimigo da sociedade. Imagina o tantos outros casos que acontecem pelas delegacias a fora que não temos conhecimento.

Deveriam ensinar que os policias apesar da responsabildade de manter a ordem, tem que ter respeito pelo ser humano, uma coisa que sempre me irritou é que sempre tem alguns policiais que gosta de ostentar um ar de superioridade, será que eles são superiores ou será que são despreparados???

    MA_Jorge

    Realmente, exoneração seria o mínimo para todos os envolvidos.

    Gostaria também ver a atuação destes da Corregedoria em relação a muitos outros casos, em particular com o caso do delegado lá de São José dos Campos que atacou com coronhadas um cadeirante. Pelo já publicado, o cadeirante, um advogado, após já inclusive ter aberto B.O. contra a "otoridade", teria já recebido ameaças telefônicas vindas diretamente da delegacia do acusado em seu celular. No caso deste Sr. Delegado, ele somente pegou afastamento de 30 dias; já está lá de volta ao trabalho.

    Quanto mais vemos estas atitudes em uma corporação que deveria sim, ser bem preparada para servir a população, mais é que acreditamos o que muitos críticos dizem por aí, de este ser o modo de operação da polícia de São Paulo, bater e desrespeitar a população que paga seus salários mas que, com medo ou sei mais o que, de fazerem acordo com PCC's da vida.

Paulo Preto

Infelizmente eu não me surpreendo mais com a polícia do Estado de São Paulo. Dessa instituição pode-se esperar de tudo. Muito deprimente tudo isso…

Fátima Sousa

Azenha, somente 2 considerações:
1) a calça da escrivã era tão apertada que não passava nem pensamento, e as notas de 50R$ estavam tão impecáveis que parecia terem saído da casa da moeda naquele dia, ou no mínimo da máquina de xerox.
2) a corregedora Maria Inês só caiu porque peitou o Secretário. Disse que ele tinha conhecimento do vídeo, enquanto o mesmo teria negado no dia anterior.
Abraços. Fátima Sousa

    Luiz Carlos Azenha

    Fátima, todas as suas considerações são extremamente importantes. bj

    Débora

    Fátima,

    Vc lembra quando se colocava nota ou papel em livro pra desamassar? Pois é, fsicamente quanto mais frouxa estivesse a calça da moça mais amassada ficariam as notas pois ela estava se movimentando.

    Regina Maria

    Discordo de toda a violência praticada por esses delegados. Os caras foram pra lá de sacanas e desrespeitosos à lei. E não é o artigo 244 do CPP como um deles falou, mas sim o 249 que determina que a busca em mulher deverá ser feita por outra mulher. Há uma exceção cuja situação não se enquadrava.
    Já quanto ao dinheiro, parece que não há o que questionar pois a própria escrivã não questiona. Aliás ela sugere vagamente ser de outra pessoa.
    Agora a ação policialesca foi mais do que deprimente.

    Regina

josé fernandes

secretária de São Paulo do psdb,.ah se não tivesse vazado,… quantos absurdo deste estão sendo escondidos….este e o governo do psdb…………

Digger

Depois desses atos praticados por policiais truculentos, fica difícil a justiça acreditar na acusação da corregedoria contra a inspetora violentada moralmente.
Foi um constrangimento ilegal e violência física.
E quem garante que esse dinheiro é de suborno?
Por acaso filmaram ou testemunharam o momento da entrega do dinheiro a inspetora, por quem a subornou?

Sérgio Vianna

E quem teve a paciência de prestar atenção em detalhes, pode ver que a preocupação maior após a retirada das calças e calcinhas da investigada foi a gravação do video e a amostragem das notas de 50 reais, deixando-se a ex-escrivã pelada no chão e algemada.

Não era e não foi uma atividade de investigação, de busca de flagrante de um crime. Foi humilhação pura e simples e com resquícios de maldade e crueldade desnecessárias. Sem falar da possibilidade de rusgas pessoais antigas entre os agentes envolvidos – investigadores e investigada – que contamiram toda a ação, repleta de contundentes ameaças físicas, morais e psicológicas.

Nada disso foi percebido pela Corregedora, que assinou documento afirmando que tudo foi absolutamente normal.

Sérgio Vianna

A Corregedora Maria Inês já devia ter sido a primeira a ser demitida, antes dos delegados afastados.

Uma Corregedoria não pode – em nenhuma hipótese – compactuar com a barbárie, pois deixaria de exercer a função fundamental: Fiscalizar abusos das autoridades e agentes policiais.

Sendo uma mulher, faltou ainda com a lógica feminina de proteção aos mais fracos. Uma pessoa coagida por seis outras, algemada e jogada ao chão, com os braços retorcidos, é mais do que evidente a utilização de força desproporcional ao objetivo da investigação policial.

Erica

É o mínimo que eles devem fazer. Mais uma vez mulher defendendo homem contra uma mulher agredida. Um policial não tem o direito, não pode, não deve nunca usar meios de tortura e degradação para investigações, os 200,00 que ela teria aceitado de propina se tornam muito pequenos perante a agressão sofrida. Se ela aceitou suborno, tinha que ser punida sim, mas nunca dessa forma. Os outros envolvidos também tem que punidos.

Joel

Alguns esquecem que para a lei não há distinção de sexo e devo lembrar que para muitos BANDIDOS sempre tem vários DIREITOS HUMANOS… Não foi tirado a roupa de um cidadão e sim de UM SUSPEITO (estou colocando no masculino por ser universal e de proposito mesmo). Era uma prisão em flagrante… Este episódio tem grandes proporções por se tratar de um VIDEO que não deveria ser divulgado e pelo estatos do suspeito, pois há sim, vário casos de mulheres escondendo celulares e armas para entrar em presidios, mas como estas vão ajudar ao crime elas podem ser até molestadas que não haveria esta mesma intensidade de debate que estamos presenciando hoje… Quando um cidadão de volta para o crime este mesmo esta abrindo não de seus direito constitucionais e deve ser punido mesmo… um abraço a todos … esta é a minha opinião.

    claudio

    Como é que é?
    Suspeito não é cidadão?
    Mas se até condenado ainda é cidadão, como é que um mero suspeito não é?
    Punido?
    Pra isso tem a justiça!
    Além do mais, quem se pretende correto não pode agir errado, é ou não é?
    E tem mais, esse é o argumento dos assassinos dos guerrilheiros do Araguaia, dos torturadores do DOPS, e outros quetais.

    Joel

    Criticar é fácil!… então diga como proceder neste caso… Lembre-se de que gaguejar agora fica muito feio… como prender uma mulher (como você queira) em flagrante? Por favor sem enroação pois é muito fácil dizer que não pode isso, não pode aquilo… mas dizer como dar o flagrante ainda não vi ninguém falar… TRAZER O PROBLEMA SEMPRE É MAIS FÁCIL DO QUE RESOLVÊ-LO….

    Emilio Matos

    Não resolveria esperar chegar uma mulher da corregedoria?

    Ane

    Simples meu caro: a revista deveria ser realizada por policiais do sexo feminino. Mesmo que fosse necessário tirar a roupa da suspeita, o procedimento deveria ser realizado por policiais femininas.
    Difícil de entender, não?

    Augusto

    Ô Joel, era só deixar ela ser revistada por uma mulher como se faz com as parentes dos presidiários. Ela não se recusou. Pense!!

    T.G.Meirelles

    Pelamordedeus!
    É isso que me desanima por aqui… Boa sorte a todos e um abraço pro Azenha!
    Eu, hein…

    Makenshi

    Joel: Eu o acuso, aqui e agora, de ser receptador. Neste exato momento, é minha palavra contra a sua, e aos olhos de todos, pela simples acusação, você é um suspeito. Posso torcer seu braço, lhe jogar no chão e arrancar sua cueca?

    Leider_Lincoln

    Recuso seu abraço, meu caro. Isso pode pegar…

    SILOÉ

    um erro não justifica o outro.

Paulo

Um amigo me disse que quem filmou e divulgou o vídeo o fez pensando em derrubar a corregedora. Faz sentido? Ou isso é conspiratório demais?

    SILOÉ

    Faz mais sentido do que todas as justificativas que eu li.

Luciano Prado

Azenha me perdoe, mas esse assunto já envelheceu. A discussão agora é pra saber o tamanho da encarcada em que se meteu o Secretário de Segurança de São Paulo que insiste em parmanecer no cargo. O blog do Pannunzio tá bastante adiantado. O que não é nenhum demérito para este blog, uma vez que as denúncias nasceram por lá.

Já está comprovado que o flagrante na moça foi preparado, portanto, ilegal.

A bola agora está com o Secrfetário de Segurança. Sai agora ou vai patrocinar mais algumas selvagerias.

    Luiz Carlos Azenha

    Mantenha-nos informados. abs

Elton Ribeiro

Imaginem que sua esposa ou filha estivessem passando por essa situação, ainda que elas não tivessem nenhuma razão. Até então não se sabia de nada, ali poderia existir ou não aquelas cedulas. Se fazem isso com uma escrivã, imaginem com o cidadão comum que não atua na policia e nem mesmo conhece um "doutor" para socorrer. A pouca vergonha ai do video tem que ser investigada até o final.

Jorge Zimbábue

É deprimente. Esta é a polícia de São Paulo demotucana. É a mesma que desceu o porrete nos professores paulistas em greve no tempo do Zé Mentira, agora com traumatismo moral (caso da bolinha de papel na cabeça).
São fascínoras. Toda cúpula dirigente do governo paulista e da polícia é conivente a partir do momento que demite a Corregedora Geral de Polícia. É grave pois voltamos aos tempos da ditadura quando direitos humanos era utopia política.

    Val Dias

    Quem "desceu o porrete nos professores paulistas em greve no tempo do Zé Mentira", foi a PM, Jorge. Não foi a Polícia Civil. A PC paulista também foi alvo da "guarda palaciana" do "Ditador" que queria ser presidente do Brasil, no confronto de 2008…lembra?!?!
    Vamos ser justos e não generalizar, por favor!

Aline C Pavia

Azenha e o moço continua liberado pra falar todo tipo de abobrinha aqui no seu blog?

    Luiz Carlos Azenha

    Vergonha alheia!

Liercozi

Administrativamente: DEMISSÃO A BEM DO SERVIÇO PÚBLICO, e judicialmente: PERDA DA FUNÇÃO PÚBLICA E CADEIA. Isso é o mínimo para esses Monstros transvestidos de Delegados de Polícia, a começar pela Corregedora Maria Inês Trefiglio Valente. É preciso apurar também a conduta do Promotor e do Juiz, o que deve ser feito pelas suas Corregedorias e pelo CNJ e CNMP, assim como as responsabilidades dos demais policiais que estavam no local. Quanto ao Secretário de Segurança, por que não agiu antes? E os governadores José Serra, Alberto Goldman e Geraldo Alckmin. Todos devem ser investigados, já que há informação que haviam recebido a fita de vídeo contendo as imagens e sons dos fatos e nenhuma providências adotaram. Vamos ver se esses homens são sérios e responsáveis ou se novamente o povo será engambelado, acabando tudo em pizza.

priscila presotto

E pasmem ,ainda tem cidadãos(????????) que defendem este tipo de agressão contra a pessoa em questão.
É de embrulhar o estômago.
Um erro não justifica outro.
Que moral tem estes policiais para impor moral?
Que tipo de segurança e proteção é essa?

Cappilori

O interessante desse caso de agressão à mulher é que foi justamente uma mulher a única a ser seriamente punida… os que perpetraram o crime de abuso de autoridade de modo direto foram apenas afastados. Esse caso sintetiza bem, portanto, a condição da mulher na sociedade brasileira.

OBS.: Senhor Gustavo Pamplona, esse seu comentário foi simplesmente ridículo. Como vc consegue fazer uma piadinha machista e totalmente sem graça diante da discussão de um caso como esse? Acorde…

    Clóvis

    E todos os delegados que estavam presentes, não foram afastados já? Você realmente acha que a corregedora não era para ser afastada? A função serve, entre outras coisas, para pegar abusos da polícia civil…

Roberto Locatelli

O afastamento dessa sujeita já é um passo positivo, mas não suficiente. Esses policiais devem ser afastados do serviço público.

    MA_Jorge

    Que tal uma notinha de R$ 50,00 no chão para cada um deles e, quando abaixarem, um pé no traseiro bem encaixado?

    Carmem Leporace

    Entendi manjadão.

João

Criminosos se passando por policiais. O Cara de camisa vermelha deve ser o maior falsificador de dinheiro de São Paulo. Será não será preso?

Almeida Bispo

As notas de cinquenta foram "plantadas". Em nenhum momento do video eu consegui ver a extração direta das respectivas. Elas já aparecem nas mãos do delegado, prática comum na polícia brasileira, a de plantar "provas". A escrivã pode estar errada em tudo; mas com um bom advogado pode receber um indenização que lhe valerá pelo resto da vida. A selvageria da PM paulista neste episódio lembra a velha tradição do DOPS nos tempos do delegado Fleury. Preguiça de trabalhar. Então, leva logo pro pau-de-arara.

    Clóvis

    Novamente o vídeo mostra a ação da POLÍCIA CIVIL!!!!

rosangela o leite

E se tivesse sido com sua mulher, mãe ou irmã, vc acharia normal e elas deveriam achar legal e pedir bis.
É meu caro, reflita no que ocorreu e se coloque no lugar do marido, dos pais e dos filhos dela.

    mariazinha

    A loura funcionária, bem dotada, dentro da delegacia e para se preservar, deveria se vestir mais de acordo para não acordar o animal que existe no homem. Aquelas roupas apertadas devem ter acordado demônios. Dentro da delegacia povoada de homens monstros[sabemos que 'ALGUNS' policiais desenvolvem taras, TORNAM-SE BRUTAMONTES]. Se eu fosse MÃE DA MOÇA, teria aconselhado-a: "…..minha filha, vista roupinhas menos sensuais, mais larguinhas, menos decotadas; prenda seu cabelinho! Viram qdo. ela retirou o casaco? Seus peitos pularam para fora numa blusa justinha e aberta, um convite à lascívia. Com isto, não quero dizer que os covardes estão certos; mas que ela tem uma parte de culpa, sem dúvida.

    Marcelo de Matos

    Mariazinha. A loira foi vítima, não se esqueça. Criticando suas roupas e seu comportamento você acaba dando razão a indivíduos como eu, que dizem que as mulheres são tão machistas quanto os homens.

Antonio Martins

A simples remoção para outras funções não satisfaz e não é justiça. A corregedora, que apoiou a ação covarde, e todos os delegados que participaram do estupro devem ser demitidos sumariamente de todo serviço publico. Sem prejuízo de responderem criminalmente. Que vão procurar trabalho no mercado.
A propósito, gostaria muito de saber a opinião das esposas e filhas desses canalhas a respeito do caso.

MARCOS

Para Alckmin foi grave o vazamento do vídeo e não a atitude dos policias em adquirir provas numa atitude ilegal

mara

Eu como mulher me senti ultrajada., eu no meu trabalho e os meus colegas estamos sempre preocupados com os direitos dos clientes infelizmente isso não se estende aos colega de trabalho, e o que a gente sente é que a policia vive a margem disso que nada vai ser cobrado dela, poxa o cara tem propriedades que não correspodem a sua renda uai não pega pq? É tão facil. Não precisava todo esse carnaval.

Geysa Guimarães

O secretário da Segurança demitiu a corregedora misógina, agora só falta o governador demitir o secretário.
E começar tudo da estaca zero, porque segundo escalão policial não tem topete pra pegar propina sem um esquema montado. Quem era o chefe da escrivã?

    P A U L O

    Acharia ótimo se o Xuxu se demitisse, aí sim seria um gesto digno….

    Leider_Lincoln

    Tenho sérias dúvidas sobre a culpa da moça, Geysa. Flagrante evidentemente armado, claras demonstrações de antagonismo pessoal pretérito envolvido, a nota absolutamente lisinha (era de se esperar que estivesse bem amassada, dado o lugar onde estava e o suposto método de colocação). Da "justiça" de SP, capaz que ela não escapa, mas na justiça brasileira ela tem grandes chances…

    Geysa Guimarães

    Leider:
    Acabei de apreciar sua resposta recusando o abraço de um equivocado.
    Yes, tem visual e som de armação. A moça foi muito natural ao responder que podiam revistar, tivesse propina armazenada, ia tentar enrolar. Conheço bem a polícia paulista,vê lá se subalterno pratica corrupção sozinho! O "doutor" (delegado), para os funcionários, é Deus.
    Se a grana era mesmo da escrivã, que se apure a quem ela obedecia.
    E até lá, o mínimo a ser feito é reintegrar a Sakineh ao cargo. O Irã é aqui, caro Leider.

Silvio

Tem que fazer-se uma limpeza general na policia de São Paulo. Esse pessoal sem exceção, deve ser colocado na rua de imediato, e fazer uma escola de policia, onde se ensine formas de atuar..Imagina si fizeram isso com uma companheira de trabalho, o que não fazem com as pessoas que por desgraça, cair em mãos de eles.

rubem

É um caso vergonhoso. E Secretaria de Segurança de são Paulo achou tudo normal.

Mr.Hyde

A mulher foi estuprada moralmente e fisicamente.

Graça Matos

Azenha e Conceição, bravíssimos! São pessoas como vocês, que acreditam no que fazem e no poder das palavras que fazem o mundo vale à pena.

André

Inacreditável!!! Êta incompetência!!! O que custava deixar só as mulheres revistarem ela?? Esse policial (fantoche de capitão Nascimento) deixou claro que para ele, as policiais mulheres são incompetentes pois não sabem fazer uma revista. Tenho a impressão de que o que ele queria de verdade era ver mais do que os duzentos reais… Cada vez mais tenho medo da polícia. Principalmente essa formada nas JESTÕES do PSDB.

FrancoAtirador

.
"O CASO ACONTECEU EM JUNHO DE 2009"

Quem eram o Secretário de Segurança e o governador de SP em junho de 2009?

15 jun. 2009 – O governador de São Paulo, José Serra, afirmou nesta segunda-feira (15) que o secretário da Segurança Pública, Antonio Ferreira Pinto, se empenhará pessoalmente na investigação das denúncias feitas pelo traficante colombiano Juan Carlos Ramirez Abadia contra a polícia paulista. …
http://g1.globo.com/Noticias/SaoPaulo/0,,MUL11953…

pirolito

Esse é o problema do pais. Com peixe graúdo ninguém faz isso. Aliás, nem algemas podem ser colocadas.

Pedro Luiz Paredes

Esse tipo de abuso aos direitos individuais é o fim.
Não podemos nos acostumar a isso se não daqui a pouco eles enfiam tudo.
A polícia de São Paulo é o reflexo das gestões tucanas durante essas últimas décadas.
O único estado que não se aproveita do benefício federal disponível para o aperfeiçoamento do policial militar.

    clóvis

    Só pra te situar, o problema foi na Polícia Civil, onde um delegado ganha menos de 4 mil reais no inicio e acho que 12 mil de teto. Aí agente vê delegados (generalizar dizendo que todos é absurdo, nem acho que chegue a ser maioria) morando em apartamentos de mais de milhão e com carros importados caríssimos e pensa: de onde vem o dinheiro?
    A PM de São Paulo tinha 1 representante lá, visivelmente encabulada e que não queria tirar a roupa da escrivã.

Jairo_Beraldo

Perder tempo em defender ou acusar puliça? Pra que? É tudo bandido institucionalizado…tal qual o tucanato, não há um que preste!

    Giancarlo Câmara

    Que comentário ponderado o seu. Vejamos preconceito somado a sua pouca capacidade análitica e seu ato de generalizar. Me leva a pensar que você seria um policial melhor do que eu.

    Jairo_Beraldo

    PULIÇA, EU? Tenho cerebro, sei sobreviver sem macular meu carater e agredir meu semelhante .

Heitor Rodrigues

A corregedora deve ser afastada definitivamente do serviço público, assim como todos os policiais que cometeram a violência contra a escrivã devem ser demitidos e processados. As notas de 50 reais – encontradas ou plantadas – durante a revista criminosa, não valem como prova para condenar a escrivã, devido a forma como foram obtidas. Não se trata de proteger a eventual autora de um crime, mas de defender o devido processo legal, que protege toda a sociedade.

    Geysa Guimarães

    Heitor:

    Tô contigo. Provas obtidas de forma ilícita e não ficou visível que o dinheiro foi retirado das roupas dela.
    Essa tortura explícita só deve ter similar nos Irãs da vida.

    MARCOS

    Concordo

    Gilberto

    entendo que vc esteja cero, já vi esse argumento muitas vezes… até me filmes… e acho isso bacana, evita que o estado possa gerar provas contra qualquer pessoa… mas ao mesmo tempo acho um absurdo um criminoso ser absolvido por ritos mal feitos… é justamente ai que se ancoram os grandes criminosos de colarinho branco… brechas legais… um bom advogado é muito mais preparado que nossos policiais… e isso será sempre usado para livrar criminosos.
    na verdade, nosso sistema é muito ruim (ia usar um palavrão… mas seria cortado)
    me irrita policiais truculentos… me irrita a impotencia que sinto quanto sou abordado por um policial… não tenho direito nem de argumentar, sob risco de tomar um tapa (já vi isso acontecer, e é péssimo)
    mas me irrita igualmente ver ciminoso escapar por procedimentos ruins da policia
    lembro de Protogenes… até hoje é acusado de procedimentos ilegais… e o verdadeiro bandido está solto

MA_Jorge

Demorou demais, 18 meses, com muito desrespeito às leis por todos aqueles que deveriam agir em nome dos direitos. Em resumo, uma vergonha que deve ganhar o mundo e mostrar a quantas andam a preservação dos direitos neste país.

Deixe seu comentário

Leia também