Nassif: O semiparlamentarismo de Temer é o próprio mapa do inferno

Tempo de leitura: 3 min

http---fotospublicas.com-wp-content-uploads-2015-12-AR_Michel_Temer_IDP-SP_11122015_001

Foto: Anderson Riedel/VPR, via Fotos Públicas

O semiparlamentarismo de Temer é o próprio mapa do inferno

SEX, 11/12/2015 – 16:49

Luis Nassif, no GGN 

Se a história repete em ciclos, a eventual ascensão de Michel Temer será o desfecho que faltava para a saga da Nova República repetir a da República Velha: a ampliação do quadro de desagregação política, econômica e social, com o Parlamento sem rumo disputando pedaços do orçamento, com a sofreguidão do último baile da República.

Na palestra na inauguração do IDP (Instituto Brasiliense de Direito Público), Michel Temer escancarou a moeda de barganha com o Congresso que, aliás, já tinha sido antecipada por Delfim Netto em entrevista concedida ao Brasilianas – e ainda não levada ao ar. Trata-se de acenar com a divisão do bolo orçamentário com os parlamentares, proposta que, se levada ao pé da letra, liquida com o conceito de nação do país. Assim: se vocë ficar do meu lado, garanto recursos para as emendas que você apresentar.

Um dos maiores desafios políticos brasileiros, ao longo de toda a República, foi a dificuldade em submeter o orçamento a uma lógica nacional, colocando-o a salvo das demandas paroquiais dos parlamentares.

Tem sido assim desde a República Velha. O político é eleito e pretende atender às demandas de sua base e de seus financiadores. O território onde se dá esse embate é o orçamento. Quando não existe uma pauta política agregadora ou limites constitucionais, cada parlamentar tratará de pegar seu quinhão esfrangalhando com as contas públicas e comprometendo a unidade administrativa, os grandes pontos de atuação do Executivo federal, os gastos em educação, saúde, habitação etc.

Justamente por isso, os Constituinte de 1988 trataram de blindar o orçamento com as destinações constitucionais obrigatórias.

Apoie o jornalismo independente

No governo Fernando Henrique Cardoso houve a primeira concessão ao fisiologismo orçamentário, permitindo as emendas parlamentares, mesmo assim sujeitas a contingenciamento. E, ainda assim, criou o maior espaço de barganha e corrupção do parlamento.

O aceno de Temer aos parlamentares é curto e grosso: me apoiem e iremos– o Executivo e o Congresso – repartir o orçamento. Para tanto, o primeiro passo será acabar com as vinculações obrigatórias – os gastos com saúde e educação.

Caso a manobra do impeachment seja bem-sucedida, haverá o seguinte quadro:

  1. Aprofundamento da recessão devido às turbulências políticas da travessia.
  2. Redução drástica dos gastos sociais do orçamento.
  3. Como consequência, desmantelamento das redes de proteção social, dos investimentos em educação e saúde.
  4. Aprofundamento da política ortodoxa do Banco Central.

Tudo isso em um quadro de profunda desorganização econômica e radicalização política, com metade do país considerando golpe o impeachment.

É o próprio rascunho do mapa do inferno.

Se o movimento do impeachment prosseguir nessa toada, e for bem-sucedido, se terá o caminho aberto em 2018 para uma liderança com viés autoritário.

Primeiro, a radicalização do próprio gabinete Temer, já que explodirão manifestações sociais por todo o país. Depois, sua própria deslegitimação política para colocar em prática as barganhas políticas oferecidas aos parlamentares. Finalmente, pela ascensão de uma candidatura radical para acabar com o banquete.

Gradativamente, os movimentos de Temer vão legitimando a atuação de Dilma Rousseff. Com todos seus erros, trata-se ainda de um ponto de resistência ao desmantelamento do próprio conceito de Nação.

 Leia também:

O machismo e a violência por trás de supostas brincadeiras não podem ser naturalizados 

Apoie o jornalismo independente


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Maurici Aazevedo

Ele está mais para Carlota Joaquina que D. João sexto.

FrancoAtirador

.
.
TEM DE APROVEITAR O MOMENTO POLÍTICO
.
PARA PROPOR A REFORMA DA LEI ELEITORAL
.
VIA ASSEMBLEIA CONSTITUINTE EXCLUSIVA.
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Não dá mais pra Tapar o Sol com a Peneira.
    .
    As Instituições da Democracia Representativa
    .
    não possuem qualquer Legitimidade Popular.
    .
    Chegou a Hora do Referendo e do Plebiscito.
    .
    .

Urbano

Os bandidos da oposição ao Brasil são tão escroques, que até um dos seus lemas como ‘Ao amigo tudo, ao inimigo a Lei’ estão querendo abolir a segunda parte. Pendenga em que apenas um agride e o outro nem sequer pode se defender é o principal instrumento dos vermes fascistas, e que se chama ‘tortura’.

FrancoAtirador

.
.
Enquanto isso, o Capanga do Mão-Leve da Casa*
.
passando a Tesoura no Orçamento da União:
.
Corta Bolsa-Família pra ratear o Bolo entre os Ratos.
.
(http://agenciabrasil.ebc.com.br/politica/noticia/2015-12/relator-do-orcamento-confirma-corte-de-r-10-bilhoes-no-bolsa-familia)
(http://www2.camara.leg.br/atividade-legislativa/comissoes/comissoes-mistas/cmo)
.
.

    FrancoAtirador

    .
    .
    MORREU O JANENE, DO PP DO PARANÁ,
    .
    MAS A TURMA DELE CONTINUA NA CASA*
    .
    (http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/ADMINISTRACAO-PUBLICA/501672-RELATOR-DO-ORCAMENTO-CONFIRMA-CORTE-DE-R$-10-BILHOES-NO-BOLSA-FAMILIA.html)
    .
    .

    FrancoAtirador

    .
    .
    A LISTA DE CUNHA/JANENE
    .
    PP/PMDB
    .
    DEPUTADOS FEDERAIS
    Afonso Hamm (RS)
    Aguinaldo Ribeiro (PB)
    Alexandre Santos (RJ)
    Aline Corrêa (SP)
    Aníbal Gomes (CE)
    Arthur Lira (AL)
    Dilceu Sperafico (PR)
    Eduardo da Fonte (PE)
    Jeronimo Goergen (RS)
    Missionário José Olímpio (SP)
    José Otávio Germano (RS)
    Lázaro Botelho (TO)
    Luis Carlos Heinze (RS)
    Luiz Fernando Faria (MG)
    Nelson Meurer (PR)
    Renato Molling (RS)
    Roberto Balestra (GO)
    Roberto Britto (BA)
    Sandes Júnior (GO)
    Simão Sessim (RJ)
    .
    EX-DEPUTADOS FEDERAIS
    Carlos Magno (RO)
    Henrique Eduardo Alves (RN)
    João Leão (BA)
    João Pizzolatti (SC)
    José Linhares (CE)
    Luiz Argôlo (BA)
    Mario Negromonte (BA)
    Pedro Corrêa (PE)
    Pedro Henry (MT)
    Roberto Teixeira (PE)
    Vilson Covatti (RS)
    .
    (http://www.cartacapital.com.br/blogs/parlatorio/lava-jato-os-politicos-investigados-1275.html)
    .
    Acrescente-se ao Rol de Ladrões da República:
    .
    o ex-Deputado Federal Augusto Nardes (PP-RS)
    hoje ‘Ministro’ do Tribunal de Contas (TCU),
    Relator das Contas do Governo Dilma Rousseff.
    .
    o Deputado Federal Waldir Maranhão (PP-MA),
    Vice-Presidente da Casa* de Eduardo Cunha.
    .
    E obviamente Eduardo Cunha (PMDB-RJ),
    o atual Dono da Casa* da Amoralidade.
    .
    .

Gilberto Nobrega

Enfim, um grande artigo pautado pela serenidade, parcimônia e senso de responsabilidade cívica. Infelizmente isto não é lido pela maioria da população brasileira que apenas replica as notícias veiculadas e plantadas pela grande imprensa, aquelas que são de seu interesse pessoal, não da Nação. Minha grande angústia é que a juventude dessa era da cibernética não conheça e nem tenha interesse em conhecer a História deste País. Aliás, nossas elites se encarregam de mantê-las desinformadas e desinteressadas pela boa política. Vivemos uma época de imensa irresponsabilidade cívica dos partidos de oposição que, com uma sanha de terra arrasada quer confiscar o poder que fora legitimado pelo povo. Lembremo-nos que acusações generalizadas sem prova pessoal do agente político não é bastante para justificar um impeachment. Por favor, senhores do PSDB, DEM, PPS e demais pensem no País e lancem seus candidatos para 2018. Brasil, uní-vos.

Francisco

Se Dilma não tiver Poder para mandar a PF prender Cunha, ela não merece minha presença nas ruas para defende-la.

Se ela não tiver esse Poder, ela não tem Poder nenhum.

E senso assim, seu mandato não tem sustentabilidade: precisa sempre de uma passeata para fazer uma qualquer coisa.

PS Ainda bem que eu nunca tive Facebook…

Carlos Lima

Azenha, Essa história da DILMA já está no mesmo nível do ZELAIA em HONDURAS, Vamos cair na real, a DILMA já foi GOLPEADA, na câmara só há meia dúzia de parlamentares honestos o resto vota com a conta bancária e com propina, o GOLPE já foi dado, o judiciário acovardou e mais uma vez a GLOBO venceu e o povo perdeu, o TEMER já é o presidente GOLPISTA de fato. Vai ser um caça as bruxas brutal, apoiadores de DILMA serão caçados, presos por nada e até mortos, espere e verá. Algumas prefeituras estão desenterrando decretos antigos de colocar agentes sanitários dentro das casas na marra, ninguém sabe o que o agente sanitário é, basta uma credencial do município, já estão colocando a policia dentro das casas das pessoas, em uma cidade do norte de minas por exemplo, um Cel. reformado da polícia “comandará o exercito de agentes sanitários” como disse um radialista pago para alardear a novidade. O ESTADO DE POLÍCIA ESTÁ AI, só não vê quem não quer. A DILMA reagiu tarde.

    Carlos P

    Concordo com Nassil e você Carlos Lima, o Golpe Tácito ja terminou. Somente acrescento que vocês esquecem de falar do pior dos males a terceirização da mão de obra, a menina dos olhos dos neocapitalistas. Já tomou posse no TST, o senhor magistrado Ives Gandra FILHO, que já anunciou que a terceirização é uma “modernização”, que é certa, precisa só de “pequenos ajustes”, e que somente no início “vai diminuir os salários mais depois o mercado se arruma”. Durma com isso tudo. SE assim for talvez devamos também emigrar…..

Deixe seu comentário

Leia também