Marina Silva: Mais que currículos

Tempo de leitura: 2 min
Brasil é maior que currículos de Lula e FHC, diz Marina

Gustavo Uribe – 3/05/2010 – 21:35, no jornal mineiro Hoje em Dia

A presidenciável do PV, senadora Marina Silva (AC), voltou a defender hoje políticas adotadas pelo PSDB e pelo PT à frente do Palácio do Planalto e reafirmou que os partidos deveriam encontrar um “ponto de contato”. Em entrevista ao “Jornal da Gazeta”, veiculado pela TV Gazeta, a pré-candidata se comprometeu a dar continuidade às conquistas dos governos anteriores e criticou a estratégia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de polarizar as eleições deste ano em uma disputa entre PT e PSDB.

“O Brasil é maior do que o currículo do Fernando Henrique Cardoso e do Lula. É muito mais do que um confronto entre passado e futuro”, defendeu a presidenciável. “Temos de dar continuidade às coisas boas. Continuidade aos avanços sociais do governo Lula, como ele deu continuidade ao Plano Real, do presidente FHC”, acrescentou.

Marina se considerou uma pré-candidata “madura” e salientou que é necessário “saber se colocar numa posição que não seja nem vaidosa nem rancorosa”. “É importante preservar o que fez de bom os governos anteriores.”

De acordo com a senadora, os eleitores saberão reconhecer os candidatos que têm novas propostas e não vão querer repetir “mais do mesmo”. A pré-candidata do PV defendeu que se acabe com a “visão patrimonialista” no Brasil, combatendo a ideia de que quem fez um bom governo “vai transferir como sagrado os votos para outro candidato”. “A história já mostrou que não é assim. As pessoas vão reconhecer quem quer agregar as conquistas, mas olhando para o futuro”, ressaltou.

Marina criticou a tentativa do presidente Lula de transformar em plebiscito o debate eleitoral, o que, de acordo com ela, torna o processo eleitoral em “máquina que busca o poder pelo poder”. Por conta da polarização da disputa entre PT e PSDB, segundo ela, as legendas buscam formar alianças com os partidos que ofereçam “cargos e tempo televisivo”, sem levar em conta as propostas. “Defendo que os dois partidos tenham um ponto de contato”, afirmou a senadora. “Essa polarização obrigou o PSDB a se unir ao DEM e o PT a fazer acordo com o PMDB”, criticou.

Questionada, Marina criticou a saída do deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) da corrida presidencial. De acordo com a senadora, foi feita uma “força-tarefa” para tirar o parlamentar da disputa, o que prejudicou a democracia e o leque de candidatos. “O partido dele, que deveria dar sustentação à sua candidatura, não teve capacidade de compreender que lealdade não significa aderir (a alianças) de qualquer forma”, criticou. A presidenciável disse que ainda não conversou com Ciro depois do anúncio do PSB, mas que pretende fazê-lo em um futuro próximo.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Ricardo

Voces criticam Marina, mas vejam o curriculo dos outros candidatos, Marina Silva é a melhor escolha.

Hélio Jacinto

Marina Silva, entrou nesta campanha para fazer o papel que Soninha Francine fez em SP, quando Serra saiu candidato.
Naquela época Soninha saiu do PT, se filiando ao PPS , um partido porta voz da Direita em SP, Soninha saiu candidata para tirar voto de Marta Suplicy, favorecendo Serra.
Agora Serra usa a mesma tática, seus partidarios do PV de SP, base de apoio de Serra e Kassab, convenceram Marina a sair do PT saindo candidata pelo PV, para tentar tirar votos de Dilma e com isto favorecer Serra.
Marina entrou no jogo de Serra usando sua candidatura a favor dos interesses Tucanos.
Marina não passa de uma tremenda Traira que faz o jogo dos inimigos do Povo Brasileiro. (Ninguem gosta de Traira).

@v_fisch

Para mim, todos os partidos são comparáveis em termos de alianças e incompetência.

Ao comparar os candidatos como pessoas, seja aqui ou nos comentários da Veja, tenho certeza que a mais admirada é a Marina Silva.

Quem me dera o país fosse governado pela sociedade e não por partidos. Ou de alguma outra forma que eu não sei bem qual é. Talvez já tenham inventado algo melhor do que isso, não?

Todos os partidos são podres, com alianças podres, cheio de gente podre, querendo empoderar-se e apodrecer no poder.

Abraços

    francisco.latorre

    marina candidata da não-política.

    por aí mesmo.

    sem esquecer que não-política é uma forma degradada de política.

    ..

Ricardo Carvalho

Corrigindo a Senadora sustentável, o Plano Real é do presidente Itamar Franco. E antes que ela diga que os genéricos e o combate a AIDS são do Serra, NÃO SÃO!!! É bom fazer uma visita, não orientada por técnicos do governo local, aos mais diversos programas sustentáveis da senadora no Acre. Assim se verá o tamanho do rombo em seu verde discurso.

Glecio_Tavares

A unica intenção dos trolhas aqui é desviar do assunto. São uns incompetentes pois a cada vez mais gente se ofende com eles e se reafirma como eleitor da Dilma.

Urbano

Nesse monocórdio de ambientalismo, após as eleições de outubro próximo, a marinada é quem vai ficar sem ambiente.

Julio Silveira

Eu era um admirador da Marina, até a defendi, contra alguns, em sua posição de sair do PT e se lançar candidata.
Mas a medida que o tempo vai passando ela vai desconstruindo a imagem que eu fazia dela.
E essa de dizer que é ponto de contato entre esses dois partidos, chega a ser insano. O PT é o PSDB são antitese hoje, até podem ter tido no passado uma postura mais convergente, mas hoje não.
Os tucanos abraçaram os conservadores, os capitalistas de araque, que se acostumaram a viver as custas do estado, aos escravocratas roupagem seculo XXI, os chupins do País.
O PT com todas as suas deficiencias e as tem, se identificam com o povo, suas deficiencias são as mesmas do povo, são a cara do povo, tem o cheiro do povo.
Por isso são tão estigamatizados como o povo, só por isso já vale a pena investir neles, com eles o povo sorriu.

Matheus Braz

Ridiculo os comentários aqui sobre a Marina. Por favor, a esse povo que faz um pre-conceito da Marina, ou seja, a critica antes de conhece-la só por questões partidárias está contribuindo para acabar de vez com a OPORTUNIDADE DE COLOCARMOS UMA PESSOA QUE PENSA EM BRASILEIROS NÃO EM ELEITORES como seus adversários Serra e Dilma

80% de nossos políticos estão em causa própria porque 80% não buscam conhecer aprofundamente seus políticos candidatos!!!

    xico barreto

    nao da MATHEUS
    voce ta navegando na maiones
    o LULA ta certo
    se por uma forma imponderavel Marina chegar
    nao tem base
    e ai como vai fazer, no congresso vc acha que tem so lambari e bagrinhos?
    abra a testa cara

    Henyo Barretto

    É bom lembrar que esse era o mesmo argumento esgrimido contra Lula – que não teria base, só com o PL do vice na chapar. A governabilidade foi construída nos primeiros três meses com o PMDB, os "gafanhotos" de Roraima e tudo o mais. Como diz o Renato Lira, os fins justificam os meios.

Renato Lira

Por que criticar Marina é desrespeitá-la?

Quem desrespeita sua própria história é ela maesma, a Marina. Ela aliou-se a gente de direita, como Gabeira, Bornhausen, Quércia, PSDB, DEM/PFL, PPS, ecravocratas, imprensa golpista, bandalha digital, reaças em geral.

Quem abalizou a aliança do PV com o PDB, PPS e DEM/PFL no Rio, apoiando o Gabeira? Não foram os críticos de Marina. Foi ela mesma.

Como ficará Marina no mesmo palanque de escravocratas e desmatadores, como Katia Abreu? Certamente a vontade, pois ele aprovou a aliança do PV com esses partidos.

E, só para me esclarecer, se Marina não é oposição, se Serra também diz que não é oposição, quem é oposição então? Só a D. Judith? Parafraseando PHA, Seriam Marina e Serra ETs?

    Klaus

    O PT desrespeita a própria a se aliar a quem se alia?

    Renato Lira

    Não, porque o interesse do PT é buscar apoio para aprovação dos projetos para o país.

    Não fosse isso, a maioria das ações que melhoraram a vida dos brasileiros ficariam só no projeto.

    Mais importantes para um partido que tem programa e projeto é a realização deste. E se o sistema político obriga a fazer alianças para que este projeto se realize, tem que fazer, não é, Klaus?

    Senão, você e outros reaças seriam os primeiros a dizer que o PT no governo "não fez nada, traiu o povo", etc e tal.

    O PT trairia sua história se, no governo, não realizasse seu projeto. Por isso, apesar de todas as tentativas de linchamento de reputação, o PT é o partido mais admirado e reconhecido pelos brasileiros.

    Diferente de Marina, que fez sua triste escolha voluntária e espontaneamente.

    Não pense que sua desonestidade intelectual engana, Klaus.

    Henyo Barretto

    Assim como Lula, "que fez sua triste escolha voluntária e espontaneamente" atropelando todas as instâncias do PT e impondo Dilma. Nisso Marina e Lula estão quites.

Ellisabete Otero

Aqui em Porto Alegre estamos "sofrendo" um projeto de fazer muito pouco e desfazer muito do que o PT tinha feito, que foi eleito com o "slogan" de "melhorar o que está bem e fazer mais". Ficamos sem Orçamento Participativo apenas como um exemplo do que se desconstruiu aqui. Penso que quando candidata que saiu do PT e não entregou o mandato, diz que vai aproveitar o bom de FHC e o bom de Lula e suas políticas apenas está se propondo a trair novamente o PT, o Presidente Lula e toda a boa execução de um governo tão eficiente em políticas sociais.

Gerson Carneiro

Cadê a coragem desse povo que tanto batia no, e tanto debochava do, Lula, falava mal do Bolsa Família, e etc?

José Serra ("vote em um careca e ganhe dois"), Marina Silva, Luiza Helena, Artur Virgílio, Agripino Maia, ACM Neto ("eu sou capaz de dar uma surra no presidente Lula"), Jorge Bornhausen ("vamos ficar livre do PT por 30 anos") e etc.

Cadê os valentões? Aonde estão? Mostrem as caras, cadê a braveza?
Essa é a hora de ir ao Jornal Nacional dizer que vai acabar com o Bolsa Família.

Aonde foi parar a valentia, acabou? Por que estão todos se passando por "amigo do presidente Lula"?

Glecio_Tavares

Marina no PV esta mais perdida que cego em tiroteio.

    beattrice

    Ou cachorro que caiu do caminhão de mudança, sem coleira, sem GPS.

laura

Cada vez mais desprezo essa mulher. Não tenho pena, mas profundo desprezo.Simplesmente vendeu-se pela vaidade para a direita. E fica ainda fazendo este odioso discurso de sonsa, criticando os outros o tempo todo como acima do bem e do mal. Aqui não passa .

Cecéu

Essa não, Marina. Invente outra. Não podemos aceitar isso.

Urbano

Essa tirada dos currículos, pela própria genialidade, deve ser influência do zé burranha. Ô marinada, como será a tua quarta-feira de cinzas? A 'cumadre fulozinha' perdeu a senatoria, mas criou um partido. E tu?

francisco.latorre

reacionária fundamentalista.

títere do império.

merece os apoiadores reaças. esses que assolam a rede.

reveladores do que representa essa candidatura. laranja.

..

José Tadeu

Azenha;

Eu pergunto, quem encheu a bola desta senhora? O que ela fez à frente do MMA, alem dos choromingos? O que ela fez de efetivo no senado? Nada ou muito pouco.
Quem realmente movimentou o ministério e o fez sair da letargia foi o Carlos Minc.
Liderança, criatividade e iniciativa nunca foram características da personalidade desta senhora. O único predicado que cai bem a ela é TRANSFUGA, o que ela faz com a maior desenvoltura é mudar : de religião, de partido de ideologia etc etc etc.

A Heloisa Helena também se bandeou mas pelo menos manteve sua coerência ideológica, não se jogou nos braços da direita devastadora.

sds

J. Tadeu

    dukrai

    menas, véi, menas, o PSOL se juntou à oposição em um monte de votações na Câmara pra lascar com o PT e deixou a ideologia de lado.

    Luis V. Larguesa

    É, não dá pra esquecer a Dona Heloisa Helena, comemorando aos abraços e beijos, com a direita racista e preconceituosa deste nosso Brasil, representada lá no Senado. Como também não dá esquecer o vota dela contra a cassação do colega corrupto.

Menjol

Concordo totalmente com o Gilberto. Marina cuspiu no prato que comeu, tem mais coragem de criticar o governo do qual participou do que criticar a direita representada pelo PSDB/DEM. Heloisa Helena e Marina Silva são a esquerda que a direita adora

Pedro Germano Leal

Eu não confio em candidato que fale da pluralidade e deixe largado uma carranca dada por cidadãos brasileiros a um ministro de estado do país.
Quem é capaz de desrespeitar tão sonora e completamente a cultura do outro, não tem moral para falar de pluralidade. O que vai fazer a ministra a chefes de estado? Ou será que chefes de estado merecem respeito e cidadãos brasileiros, não?

Depois, ela criticar as alianças é no mínimo engraçado: basta ver o papel sujo que o PV tem como fachada do DEM não só no Rio, mas no RN etc.

Scan

É o ponto de encontro do PT e PSDB mesmo: será esmagada e retornará ao anonimato político.
Uma a menos…

    José Silva

    Acho que ela ainda vai conseguir ser vereadora no Acre, infelismente!!!

Urbano

Essa tirada dos currículos, pela própria genialidade, deve ser influência do zé burranha. Ô marinada, como será a tua quarta-feira de cinzas? A 'cumadre fulozinha' perdeu a senatoria, mas criou um partido. E tu?

marcos de desterro

Putz, é a demagogia do carbono. O bom governo agora é o atributo de um iluminado e não de uma equipe…

Como se vê, a estratégia de não judicializar a eleição da equipe do PT que anda sendo supercriticada na blogesfera tinha lá seu fundamento.

A candidata pós-carbono deveria nos esclarecer sobre os quadros com quem o partido dela anda agregando… Cesar Maia, por exemplo…

Ana

Quero só ver Kátia Abreu e aturma da UDR e o Gabeira e a Marina no mesmo palanque! Patético! E um pouco triste também!

Vera Pereira

Ela fala como se fosse a coisa mais trivial do mundo fatiar políticas de governo, recortar o "bom" e jogar fora o "ruim", como se cada conjunto de políticas de governo não adquirisse coerência dentro de uma visão macropolítica geral: Estado mínimo, isto é, todo força ao Mercado versus Estado impulsionador do desenvolvimento. Como se a ideia de Estado exclusivamente apoiador do Mercado fosse possível com a ideia de políticas sociais fortes. E vai por aí. Só uma ingênua, uma despreparada, uma candidata que busca achar um espaço próprio sem se colocar politicamente e deixando de lado as contradições entre modelos opostos, ou uma engrupidora da boa-fé do público eleitor pode defender uma coisa dessas.

@wilsoncjunior

O posicionamento político do PV e o da Marina Silva compondo fileiras, sem nenhum rubor, com o grupo político de César Maia, Caiado, Kátia Abreu, Bornhausen, Agripino e tal, me dão a certeza:

O maior defensor do meio ambiente no Brasil é o mosquito da febre amarela.

daniel

Bom, se não tivesse tanta coisa em jogo (Neo Liberalismo contra social democracia), poderia votar nela. Mas quem apóia Marina? Que alianças ela pretende formar quando presidenta? Quem formará seu gabinete?

Rios

Desculpe Marina… mas você está mal assessorada… o Plano Real é do presidente Itamar Franco…

Diego de Itu

Marina é a única candidata que tem um movimento suprapartidário a apoiando! http://www.movimentomarinasilva.org.br

    francisco.latorre

    subpartidário.

    conheço..

    apolíticos. parapolíticos.

    ê papinho..

    ..

    @v_fisch

    É suprapartidário sim. Eu participo. E confirmo.

    Pode parecer absurdo. Alguns vão olhar e cair o queixo. Mas é real.

    Você pode não acreditar em coelho da páscoa, em curupira e em gente normal querendo conversar sobre política.
    Mas que essa última turma existe, existe.

    Se tiver interesse, te convido para um dos encontros.
    Abraços

francisco.latorre

cínica. hipócrita.

é mesmo pior que heloísa histérica helena e cristóvan bundão somados.

mais que madura. podre.

blergh. blergh duplo.

..

Marcio Gaspar

Lembro de uma aula especial com o Geografo, Aziz Ab' Saber, quando o professor falou sobre Marina: "A Marina eh uma pessoa boa, mas eh muito ingenua".

beattrice

Alguém precisa avisar a moça que quem põe um pé em cada barco sempre vai ao fundo.
É o destino dela, sempre foi.
Essa é outra figura que só deixou cair as máscaras que sempre usou.

    Glecio_Tavares

    Acho beattrice,
    que ela quer fazer um sanduiche com FHC e LULA de pães e ela de mortadela. um ponto de contato.

@GriloD

Os comentários da Marina enchem os olhos de quem, como eu, conhece a bonita história de lutas dela, mas desconhece o barco onde ela navega hoje. A afirmação "as legendas buscam formar alianças com os partidos que ofereçam 'cargos e tempo televisivo', sem levar em conta as propostas" cabe perfeitamente ao seu partido – talvez até mais do que aos partidos que ela ora critica.
Só aguardo a saída de Marina deste Partido Vendido para voltar a ser fã dela. Ela não merece jogar toda a sua história nas mãos de mercenários como estes.
Abraços,
Grilo D

Cleverton Silva

Paulo, sua afirmação é apenas reducionismo. Marina é uma figura que ainda merece respeito por sua trajetória, mas a cada passo que ela dá em sua candidatura, ela só deixa evidente que está atuando como laranja do Zé Alagão. Ser laranja do Zé Alagão ela não quer, mas não consegue ir além de reproduzir o discurso furado da oposição. Ela só entrou nessa barca furada de sair candidata à presidência neste momento porque não resistiu ao lobby verde, a empresários que usam o marketing da sustentabilidade apenas para aumentar os lucros e a enganadores do PV, a serviço do próprio Zé Alagão. Acompanhe, por exemplo, a composição da chapa da oposição no RJ, pra ver se ela está tão à frente de Serra e Dilma assim.

    Glecio_Tavares

    O PT deveria solicitar a vaga da senadora que pertence ao partido conforme orienta a lei.

Marcelo de Matos

O negócio é o seguinte: o Gabeira já disse que no primeiro turno apoiará Marina e não Serra. Só apoiará o tucano no segundo turno, quando, obviamente, pedirá o reforço de Marina, à qual apoiou no primeiro. Aí Marina não terá como recusar o pedido do companheiro de partido, mesmo porque ela não declarou quem apoiaria na hipótese de segundo turno. Até a escolha do vice de Serra, que será do DEM, está sendo costurada com o propósito de propiciar a adesão de Marina no segundo turno. Conclusão: se Marina ainda não tucanou, tucanará com certeza no segundo turno.

    dukrai

    Eu esperava que a Marina pudesse levantar questões ambientais sérias que não estão na pauta do PT e muito menos do PSDB, mas o que se vê é descer o pau no PT e no Lula para atrair os votos de ambientalistas incautos da esquerda, da direita não precisa porque já está montado este esquema que vc clareou.
    Eu fico constrangido quando a vejo na TV, pela sua fragilidade política e pessoal e sinto uma pena enorme pelo que a máquina de moer carne que é a política partidária está fazendo com ela. Não vai sobrar nada e espero que não tenha rompido os seus laços de amizade com os companheiros do Acre e que possa continuar atuando na defesa da floresta.
    Boa sorte, companheira.

    José Silva

    A possibilidade de não haver segundo turno existe, ainda que muitos não acreditem, mais dependendo do rumo que a campanha tomar após a copa do mundo…… Sei não!!!

David R.Silva

A grande novidade pra ser extirpado nessa eleição é o CO2 Marina, a traíra. de Belo Horizonte. de Belo Horizonte.

marta

Ubaldo, pelas alianças que seu partido vem fazendo, o PV vai de Serra no segundo turno. Basta ver o RJ, onde o "neo liberal " Gabeira já se aliou ao DEM. Como se diz " não existe coisa pior que um ex-comunista ou ex-fumante", são os mais combativos contra a ideologia que antes abraçavam. Infelizmente o PV se transformou num saco de gatos, e digo isso não por que estarão ao lado do DEM, mas pelo abandono das ideologias que marcaram sua fundação.É uma pena que a Marina tenha entrado neste barco furado e agora seja obrigada a "afinar" seu discurso com o partido.Perdemos uma grande lutadora pelo meio ambiente.

    Klaus

    Só o PT pode se aliar cm todo mundo, desde Maluf a Jader Barbalho. Marina não.

    ODEMAR LEOTTI

    Chico Mendes deve estar tendo solavancos na cova com toda essa história deprimente. Eta vaidade que fala alto. Sou filiado no PT desde 1980, sempre lutei pela fundação do partido e nunca fiz carreira. Nunca fui profissionalizado e sempre fui fiel nas eleições fazendo campanha e votando. Fico decepcionado por esses que vivem às espensas de cargos partidários, de carreirismo e em nome da vaidade própria cospem na cara de seus melhores companheiros e nao sentem nojo de se perfilarem com as piores estirpes da elite parasita do Brasil. Das duas uma: ou ela é desinformad ou leviana. Ela que escolha o que é.

    José Silva

    Até o presente momento não vi a candidata do PT criticar aliança de ninguém, até porque pra govenar sem alianças não é possível, o que é chato é ficar criticando os outros só pra tentar pegar uns votinhos. Que falta de criatividade!!!

eduardo ayrton

rapaz a Marina foi uma jogada do Lula para tirar votos do Serra..quem vota na marina? a classe media preocupada com o meio ambiente mas não quer andar de onibus. esses votos iam para o Serra mesmo..Lula sacrificou a Marina para Dilma vencer…ao final da eleição todos verão as peças sobre o tabuleiro e vão notar que esse foi o papel dela…veja o rio de janeiro.

    Carlos

    "Viajou"…

Paulo

Marina está mil anos luz à frente de Serra e de Dilma! Só para utilizar o linguajar dela, enquanto Serra e Dilma se chafurdam no mundo carbonífero, ela se movimenta num ambiente pós carbono, mais limpo, mais eficiente, mais sustentável.

    beattrice

    Dona marina nunca escondeu de fato quem era, mas agora as máscaras cairam.

joao sal

A Marina Silva era uma grande dúvida.
Não é mais.
Virou uma grande farsa

Ubaldo

A dúvida é para que lado ela vai pender no segundo turno. Com certeza ela vai ficar mais em evidência após a saída do Ciro da disputa e pode fazer muita diferença.

Tweets that mention Marina Silva: Mais que currículos | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by Lula Notícias. Lula Notícias said: Marina Silva: Mais que currículos http://bit.ly/ckWuHE #Lula #Dilma #PT […]

Deixe seu comentário

Leia também