A liberdade está proibida em São Paulo – não silenciaremos
A violenta repressão à Marcha da Maconha, no último dia 21, levou com que diversos grupos e movimentos organizassem a Marcha da Liberdade, marcada para as 14h deste dia 28. Com uma convocação assinada por dezenas de movimentos, defensores das mais amplas pautas, o evento tem como objetivo questionar a violência policial e reivindicar o direito à livre expressão e à utilização das ruas da cidade para o debate político.
Eis que o movimento é surpreendido na noite desta sexta-feira por mais uma absurda proibição impetrada pelo Tribunal de Justiça de São Paulo, sem que haja tempo para defesa pelas vias legais. A Marcha da Liberdade, que tem site oficial com diversos comunicados e lista das entidades que a compõem e apoiam, foi acusada de ser a Marcha da Maconha sob outro nome e proibida sob a acusação de apologia ao crime, em clara violação não só ao artigo 5º da Constituição como ao próprio conceito de democracia que supostamente existe nesse país. O Ministério Público e o Tribunal de Justiça de São Paulo mais uma vez mostram que pararam em algum lugar entre 1964 e 1985. Impedir o exercício da livre expressão dos indivíduos significa retirar dos cidadãos o controle e o poder de decisão sobre os assuntos públicos.
Para a infelicidade dos promotores e desembargadores responsáveis pelo mandado de segurança, o movimento político que se constituiu em torno da Marcha da Liberdade é forte, e não silenciará sua revolta – cada vez mais justificada – frente ao cerceamento das liberdades por parte do poder público. Não perderemos tempo explicando que somos um movimento muito mais amplo do que a Marcha da Maconha, pois certamente não só toda a sociedade sabe disso como também o sabem os desembargadores que proíbem o evento na mais pura má fé. Não reivindicaremos a Constituição, a livre expressão nem a reunião que acordou a realização da Marcha com a Polícia Militar na quinta feira, com presença de diferentes setores do poder público.
Simplesmente gostaríamos de informar que a concentração para a Marcha da Liberdade está MANTIDA para este sábado às 14h, no vão do livre do MASP. Diferentemente do que argumentam os desembargadores Teodomiro Mendez e Paulo Antonio Rossi, a quantidade de movimentos que compõem a Marcha da Liberdade bem como a sua horizontalidade faz com que não seja possível publicizarmos nesse comunicado os exatos rumos que tomaremos nesse dia, que certamente ficará marcado na história como o dia em que a palavra “Liberdade” foi proibida de ser dita. A decisão será feita coletivamente.
Uma coisa é certa: o autoritarismo será respondido. Estaremos nas ruas, que são nossas, de forma pacífica e firme. Governador Geraldo Alckmin e comando da PM, a possibilidade de evitar uma violência que não interessa a ninguém (talvez apenas aos desembargadores) está em suas mãos. O país todo estará pronto para cobrá-los.
“Liberdade, essa palavra que o sonho humano alimenta/ não há ninguém que explique e ninguém que não entenda.” Cecília Meireles
Comentários
Thiago M Silva
Acabo de chegar da Marcha da Liberdade. Foi a coisa mais magnífica que não vejo há anos! Podemos dizer que a Praça Tahrir chegou em São Paulo.
FrancoAtirador
.
.
Marcha da Liberdade reúne milhares em São Paulo
Manifestação foi resposta de dezenas de organizações à repressão policial ocorrida na semana passada contra a
Marcha da Maconha.
Os cerca de 5 mil manifestantes seguiram em passeata pela Avenida Paulista, entraram na Avenida Consolação e chegaram à Praça da República, no centro da capital, por volta das 18h45.
http://i0.ig.com/fw/bk/hw/pm/bkhwpma56z9p6fm4g0se…
http://i0.ig.com/fw/20/56/5n/20565n9eq83i15lbnbxu…
http://s.glbimg.com/jo/g1/f/original/2011/05/28/m…
Leonardo Câmara
Mas que absurdo!
Pessoalmente não sou a favor da liberalização do consumo das drogas consideradas ilícitas. Mas totalmente a favor de que as pessoas que pensam de forma diferente a minha possam expor as suas idéias livremente nas ruas.
É absolutamente inadmissível que um juiz (ou dois) faça uma coisas dessas e fique impune. É o regresso ao feudalismo?
Ramalho
Os mal intencionados, os ignorantes e os desatentos trocam o propósito das manifestações que foram proibidas em São Paulo. É factual, o propósito da penúltima marcha é a legalização da maconha e o da última é clamar por liberdade, liberdade de manifestação, liberdade de expressão. No entanto, a “justiça” de São Paulo considera, não se sabe baseada em quê, que as marchas têm por propósito a louvação da maconha!
A “justiça” paulista age nestes episódios com dolo escandaloso poucas vezes visto em democracias dotadas de sistema judicial minimamente competente e isento politicamente. Falha tecnicamente, pois a conjectura de que as marcham proponham-se a elogiar a maconha carece de prova, e trai os que a ela confiaram a Justiça, pois agride a Constituição que garante a liberdade de expressão. Age sem isenção política, pois sua decisão esdrúxula teve a intenção clara de calar segmento político que faz frente ao governo paulista e de desgastá-lo perante a opinião pública – se a “justiça” paulista pode conjecturar, também posso –, apensando-lhe proibições judiciais e confusões com a polícia, uma vez que os adversários políticos de Alckmin apoiam as marchas. A ideia é solapar a oposição a Alckmin, criminalizando-a. A “justiça” paulista – de olhos abertos e postos no jogo político – pode, com tais decisões, enganar alguns por algum tempo, mas não enganará todos por todo o tempo.
Ainda que as marchas tivessem por objetivo fazer apologia da maconha, ainda assim, não poderiam ser proibidas: a lei que criminaliza a apologia de drogas não prevalece sobre o preceito constitucional que garante a liberdade de expressão. Garantia constitucional não pode ser revogada por lei ordinária.
A “justiça” paulista é incompetente, antidemocrática e promotora de baderna pública com propósito de coerção político partidária.
Antonio Cavalcanti
A Constituição não está servindo mais nem pra papel higiênico.
Polengo
Parece que o Tribunal de Justiça de São Paulo fumou unzinho.
Ronaldo Cananéia
Sou contra fumar maconha, aliás sou contra fumar cigarro também.
Mas a proibição da marcha é um absurdo. É será um tiro no pé do governo paulista conservador.
Espero que sirva para ajudar a despertar a "primavera brasileira".
Assistam ao vivo: http://www.marchadaliberdade.org/
assalariado.
Para Marx,a liberdade é abstrata,eterna,foi inteiramente estranha ao próprio Marx -(foi perseguido pela burguesia o tempo todo).Por isso ele afirma: "Meus Senhores ! Não fiquem assombrados com a palavra abstrata liberdade.A questão é a seguinte:Liberdade de quem? Essa palavra não significa a liberdade de um indivíduo em relação a um outro indivíduo.Significa a liberdade de que goza o capital para efetuar a exploração dos trabalhadores/nação" Para Marx, uma Deusa Eterna da Liberdade -o fetiche da liberdade, não existe. "O que,de fato,existe é apenas a liberdade para uma certa classe.Na sociedade capitalista, é a liberdade dos capitalistas de explorarem a classe trabalhadora assalariada em geral e,fazer do Estado um balcão de negócios espúrios.Porém,o que dizer da liberdade do indivíduo,das liberdades de imprensa, expressão,reunião,etc. ? São também elas,em seu parecer,direitos de classe e não Direitos individuais? Em verdade, essas assim-denominadas "liberdades" já conseguiram revelar a sua desajeitada natureza de classe, a ponto de, presentemente, pouco existir para ser dito a respeito delas."
Tiago
Na verdade não existe um só argumento à favor da proibição da maconha que não seja preconceituoso, hipócrita, moralista e mentiroso. Desconhece que a maconha está à milhares de anos na cultura do ser humano e os problemas só apareceram com a proibição. Dizer que a maconha destrói lares e famílias é uma visão simplista e burra que desconhece que o que destrói as pessoas é o ódio, a raiva, preconceito, falta de amor com o outro e etc. Por a culpa da violência da nossa cultura em uma substância é patético. E se vocês estão tão preocupados com as crianças, coitadinhas, deveriam pensar que as substâncias ditas perigosas, são muito mais perigosas quando proíbidas, pois quem vai oferecer para os seus filinhos a erva danada é um traficante malvado, em vez de ser um produto como outro qualquer que os pais e o estado podem controlar. E uma lei que não faz sentido deve ser desobedecida! Vocês defendendo a lei e autoridade parecem cordeirinhos resignados. Lei não resolve nada, apenas abre brecha para ser descumprida e imposta pela força. O que faz uma pessoa não ser violenta é o respeito ao outro não a punição. Mas tudo bem, quem sabe os cordeirinhos um dia vejam o quanto a lei é patética.
Marcelo de Matos
Está havendo o maior bafafá no ninho tucano. Os cardeais do partido querem convencer Serra a “assumir a presidência de um conselho político que será criado pela sigla” e a desistir da idéia fixa de ser Presidente. Quem conhece Serra sabe que ele é teimoso e baterá o pé – Quero ser Presidente, quero ser Presidente! Aécio Neves ponderou – “O mais “correto” para Serra seria disputar a Prefeitura de São Paulo e esquecer a Presidência”. FHC, por sua vez, tentou convencer o tucano queixo-duro – “Aécio, hoje, tem uma posição de vantagem sobre José Serra”. Quem sabe se reforçarem a proposta com a inclusão de um iPad e um Walkman ele aceite?
Klaus
Lembrem-se que as outras pessoas têm o direito de ir e vir, e que o direito de um acaba no direito do outro. No mais, boa marcha e tirem boas fotos para mostrar a "truculença" da policia paulista, pois, é claro, é isto que esperam e anseiam.
Rodrigues
Atenção para hoax que está sendo disseminado pela Internet: http://consciencia.blog.br/2011/05/hoax-em-circul…
TRata-se de foto de Raoni descontextualizada e usada a revelia do cacique. Hoje, fazem uso desta estratégia em nome de uma boa causa, amanhã, será parte de alguma tentativa de golpe contra a Constituição!
Gerson Carneiro
TJ-SP, através do desembargador Paulo Antonio Rossi, desperta em mim uma vontade de fumar maconha.
Isso é incentivo e apologia.
Carmem Leporace
Quem apoia essa marcha que que comprar maconha para o filho usar na sala de estar.
Certo mano???
Vocês que apoiam essa marcha seriam capazes de comprar maconha pro próprio filho?
Se sim… beleza… podem mesmo apoiar a marcha…
Se não… velho…. vão praticar sua lutinha política torpe e imbecil em outras paragens e deixa São Paulo em paz.
alício
São Paulo é bom para a gente passar de avião a dez mil pés de altura. No Paquistão Ana Paula Padrão circula melhor do que em Sampa. Cruz credo !
GilTeixeira
Repetindo meu bordão:
Cada dia que passa sinto mais vergonha de me identificar como paulistano!
Carmem Leporace
Vou fazer uma pergunta aqui… já que todo mundo é a favor da marcha da maconha, e eu imagino que todos são adultos aqui.. e têm filhos… eu pergunto…
1. ""Vocês deixariam seus filhos e filhas irem nessa marcha da maconha?"
2. ""Vocês comprariam maconha para seus filhos ou deixariam eles consumirem dentro de casa numa boa?"..
Se a resposta for sim a essas duas perguntas, eu apoio vocês em apoiar essa marcha… se a resposta for não… vocês não passam é de um bando de mentirosos e demagoso que querem apenas aparecer e praticar o que vocês mais sabem… "luta polítca rasteira e covarde".
Vocês comprariam maconha para seus filhos???
Gerson Carneiro
Respostas.
1. Apanhariam se não fossem.
2. Compraria pra mim escondido deles pra não ter que dividir (se eles quiserem que comprem a deles). \ só deixaria eles consumirem dentro de casa se me dessem um pouquinho.
Continue tocando tuba, seu Carmen Leporace.
Carmem Leporace
Tu é um demagogo e soldista do partido.
Tchau tocadorzinho de tuba metido a gostar de pobre.
Tu não engana ninguém rapaz….
Gerson Carneiro
OK. Não tem mais porque esconder. Você descobriu tudo. Admito: eu sou rico.
Tchau seu Carmen Leporace. Conttinue tocando sua tuba.
Panambi
Este "Sr" Carmen Leporace é, como dizia certo cidadão, "dois pé no saco", não é não, meu caro Gerson?
Gerson Carneiro
É uma íngua.
Tiago
sim, mas seria melhor plantar. Mas é melhor eu comprar do que ele ficar exposto aos traficantes e a polícia. Chega de moralismos! Qual é o problema? Uma planta não é o mal, quem faz o mal são os homens. E nisso eu garanto com a educação dos meus filhos, uma educação para a liberdade e autonomia. E se rolar um bequinho, que bom, pode ser um bom momento para se divertir, dar risada e ouvir música com a conciência alterada. Uma delícia!
Gerson Carneiro
Vamos amigo lute
Vamos amigo lute
Vamos amigo lute uoh oh!
Vamos amigo ajude, se não
A gente acaba perdendo o que já conquistou… ("iêa")
A gente acaba perdendo o que já conquistou …bis
Vamos levante lute
Vamos lavente ajude
Vamos levante grite
Vamos levante agora
Que a vida não parou
A vida não para aqui
A luta não acabou
E nem acabará
Só quando a liberdade raiaaarrr iêa
Só quando a liberdade raiaaarrr…
Liberdade; Liberdade!
Teu povo clama lili
Lili – Composição : Edson Gomes
[youtube FTZ6hCs_Ww0 http://www.youtube.com/watch?v=FTZ6hCs_Ww0 youtube]
FrancoAtirador
.
.
ESTÁ CHEGANDO A HORA DA REVOLTA !
.
.
Já não vejo diferença entre os dedos e os anéis
Já não vejo diferença entre a crença e os fiéis
Tudo é igual quando se pensa
Em como tudo deveria ser
Há tão pouca diferença e há tanta coisa a fazer
Esquerda & direita, direitos & deveres,
Os 3 patetas, os 3 poderes
Ascensão & queda, são dois lados da mesma moeda
Tudo é igual quando se pensa
Em como tudo poderia ser
Há tão pouca diferença e há tanta coisa a escolher
Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo
Mas não há mais muito tempo pra sonhar
Pensei que houvesse um muro
Entre o lado claro e o lado escuro
Pensei que houvesse diferença
Entre gritos e sussurros
Mas foi um engano, foi tudo em vão
Já não há mais diferença entre a raiva e a razão
Esquerda & direita, direitos & deveres,
Os 3 porquinhos, os 3 poderes
Ascensão & queda, são dois lados da mesma moeda
Tudo é igual quando se pensa
Em como tudo deveria ser
Há tantos sonhos a sonhar, há tantas vidas a viver
Nossos sonhos são os mesmos há muito tempo
Mas não há mais muito tempo pra sonhar
(Humberto Gessinger)
http://www.cifras.com.br/cifra/engenheiros-do-haw…
Ramalho
São Paulo é polo do reacionarismo antidemocrático no Brasil. A se julgar pelo noticiário, a intolerância antidemocrática paulista perpassa muitas camadas sociais, se não todas, Da discriminação econômica às agressões praticadas por anônimos a gays, do preconceito contra nordestinos às agressões do governo paulista a trabalhadores, estudantes e manifestantes por liberdades civis, isto sem se falar do massacre do Carandiru e das decisões da "justiça" paulista, o estado de São Paulo dá sinais claros de retrocesso político inaceitável. E não se culpe apenas Serra por isto, pois, embora tenha contribuído para fortalecer o processo de desconstrução das liberdades civis no estado, o movimento de retrocesso parece ser generalizado em São Paulo. É preocupante.
Laffitte
Prezado Ramalho, não conheces o Paraná onde manda o sr.filhinho, patrono dos recursos para calar blogueiro.
Tomudjin
Liberdade da expressão…só para a Folha, a Veja e o Estadão.
Christian
Infelizmente, estamos, sob o argumento da liberdade, aceitando e sugerindo qualquer coisa…triste caminho a sociedade está tomando. Lutamos tanto contra o uso do cigarro e, quando começamos a ter uma reversão, estamos pedindo a liberação da maconha. Para onde vamos ? Por que não lutamos por algo de maior valor agregado (Ex. reforma tributária)? Não creio que o interesse desta liberação seja medicinal, mas sim pelo efeito entorpecente de uma droga. Sem mais.
Rios
Chiristian, seja bem vindo a 1964!!!
Christian
Logo se vê a falta de argumentos sólidos que justifiquem a dita marcha. 1964 ? Vc. deve estar naquela lógica de que quem é contra não deve ser ouvido, ou até melhor, deve ser atacado e, talvez, calado…aí sim falamos de 1964…se é que vc. conhece história…ou prefere mesmo é contar 'estórias'….
Otávio
Todas as lutas devem ser respeitadas, uma luta não exclui a outra, inclusive a pela reforma tributária que já tem uma forcinha do PIG.
Rico com maconha suborna policial ou é condenado a ir em uma reunião do NA como medida educativa.
Pobre com maconha é considerado traficante e superlota as cadeias.
Legalizar a maconha é tirar milhares de pobres da cadeia condenados por serem pobres
Christian
Será que o único caminho é a legalidade de uma droga…ou devemos atacar pelo lado da Justiça aos mais pobres.
Novamente se usa um argumento : 'vamos ajudar os pobres que estão nas cadeias….' na realidade o que se quer é dar o direito aos mais ricos de consumirem uma droga sem serem incomodados…
Não sejamos tão hipócritas…Sr.
Vivi muito bem até agora sem a maconha…e não acho que ela tenha faltado a muitas outras pessoas. Quem está por trás deste movimento ? A liberdade de expressão tenho certeza que não….
Dotô Analfa
"neguim quer mesmo é contrariar,tumultuar…para essa gentalha só mesmo o AI-5 e olhe lá.
Regina Braga
E continuam os crimes contra a liberdade e democracia…Sampa,tornou-se o IV reich.
Leonardo
Nem um post do VIOMUNDO e nem um comentário sobre essa notícia?
http://g1.globo.com/mundo/noticia/2011/05/policia…
Deixe seu comentário