por Lula Miranda, na Carta Maior, em 20.09.2012
Foi essa a frase que ouvi de um popular esses dias, num misto de lamento e advertência, mas em alto e bom som: “querem prender o Lula”. A princípio não dei a devida importância, pois aquela frase, naquele instante, me soou um tanto exagerada e despropositada. Mas os fatos que se seguiram dias depois e os tantos e reiterados “golpismos” engendrados pela banda mais conservadora das nossas elites acionou em mim o botão de “ALERTA”, e agora compartilho com vocês essa minha justificada preocupação: Querem condenar e prender o Lula!
Primeiro, salvo engano já em 2005, tentaram dar um golpe e apear o então presidente Lula da Presidência. Alguns políticos mais esclarecidos (Ciro Gomes e mais uns poucos à frente) fizeram ver aos golpistas de sempre o quão temerário, deletério e injusto ao país seria iniciar um processo daqueles: o impedimento do primeiro operário eleito presidente da República no Brasil.
O homem que finalmente conseguira na prática o tão almejado “pacto social”. Já imaginaram o que seria? Pode acreditar: as nossas elites chegaram a cogitar impingir mais essa nódoa na nossa história, já tão manchada por golpes de Estado, ditaduras, escravidão, coronelismo, os 111 chacinados no Carandiru em SP e outras infâmias.
Eles, os golpistas, também “imaginaram” o “desacerto” e, naquele momento, desistiram dessa sórdida trama.
Em seguida, todos acompanhamos, o governo Lula prosseguiu sendo massacrado diuturnamente por todos os veículos da grande imprensa.
E assim foi até encerrar o seu mandato e eleger a sua sucessora. A imprensa que deve, por princípio, exercer livremente o seu dever constitucional de ser um rigoroso vigilante e crítico do mandatário da ocasião, extrapolou e tomou partido. Chegamos ao presente.
Recentemente, um semanário de baixíssimo nível editorial, mas que vende cerca de um milhão de exemplares por semana, não lidos por uma classe média conservadora, e que serve ao ardiloso pretexto de pautar os demais veículos desse “famigerado consórcio” da mídia brasileira, tenta, mais uma vez, associar Lula ao suposto “mensalão” (que, como, hipocrisia a parte, sabemos todos há muito, trata-se de atabalhoado e criminoso know-how de financiamento de campanha, via caixa 2, criado por essas mesmas elites conservadoras para alimentar o caixa dos seus partidos e aliados e “vendido” ao PT).
A grande mídia então em seguida, na mais recente vaga golpista, com insidioso oportunismo e metrificado espalhafato fez a sua próxima jogada: providenciou a publicidade gratuita nos grandes jornais de uma suposta ameaça da dita “oposição” de processar o ex-presidente.
Pretendiam assim, para depois execrá-lo em praça pública, incluí-lo, sorrateiramente, no rol dos supostos culpados – vale ressalvar que na ação em julgamento no STF Lula nem é citado. Nunca sequer foi acusado, passados 7 anos da denúncia – nem pelo Procurador que instaurou esse processo nem por qualquer dos réus.
Apoie o VIOMUNDO
A dita “oposição” recuou e estrategicamente postergou o seu ataque infame. Mas alguns poucos observadores enxergaram para além das aparências, entretanto, e perceberam/acusaram o golpe.
Não pretendo absolver previamente nenhum dos indiciados nesse julgamento que ora se dá no Supremo, nem mesmo aqueles a que poderia reputar algum grau de inocência, tampouco condenar, temo pela sua lisura e justeza, pois pretendem transformar a mais alta corte do país num tribunal de exceção – e de excessos. Querem atirar os bois de piranha ao rio para que a boiada prossiga passando incólume.
Reproduzo aqui as palavras do Senador Jorge Viana, proferidas em discurso na tribuna do Senado (os grifos são meus):
“Agora, nós estamos a duas semanas da eleição. E o que é que a gente vê? A velha, preconceituosa elite brasileira se levantando. Não conseguem compreender, aceitar, que a mais Alta Corte de Justiça do País julgue. Não. Querem influir na composição da Corte. Querem decidir o calendário de julgamento da Corte. É isso que o Brasil está vendo. E querem agora conduzir o julgamento da Corte. Isso é um desserviço ao País.
O problema do País, durante muitos séculos, foi sua elite. Não é o seu povo. Isso, os estudiosos da beleza da cultura brasileira já identificaram. Agora, o Presidente Lula foi o que mais trabalhou pelos pobres, pela inclusão social – eu estou falando de dezenas de milhões de brasileiros –, pela geração de empregos, pelo resgate de uma posição de destaque do Brasil diante do mundo, e é, de longe, o mais perseguido Presidente da história do Brasil, por uma parcela da elite brasileira preconceituosa, intolerante com o PT e com o Lula. Não aceitam que o Presidente Lula seja um ótimo ex-presidente. Querem atacá-lo agora como ex-presidente.”
Então, parece-me, aquele brasileiro, aqui chamado de “um popular”, com a sabedoria e singeleza de um homem do povo, pode estar com a razão: “querem prender o Lula”; querem condenar o Lula, seu governo e sua herança; querem impedir, em definitivo e mais uma vez (lembro-lhes o golpe de 1964), um projeto de país que “apenas” dá os primeiros e tímidos passos de uma longa caminhada rumo a uma paulatina, lenta e progressiva distribuição mais equânime da renda e da riqueza, e assim, ao menos, minorar a enorme dívida social imposta ao povo brasileiro por essas mesmas elites que agora pretendem (de novo) sabotar a democracia e a esse mesmo povo com métodos escusos e silentes.
Mas mais esse golpe nós não vamos permitir. Não dessa vez.
Lula Miranda é poeta e cronista. Foi um dos nomes da poesia marginal na Bahia na década de 1980. Publica artigos em veículos da chamada imprensa alternativa, tais como Carta Maior, Caros Amigos, Observatório da Imprensa, Fazendo Media e blogs de esquerda.
Leia também:
Dalmo Dallari: A Constituição ignorada
Rui Martins: Governo Dilma financia a direita
Requião: Não me arrependo de ter extinto a publicidade oficial
Comentários
Regina Braga
Aderindo…Meu nome é Lula.Contra o Coiso e contra o pig.
Geysa Guimarães
É preciso ter cuidado com textos que, mesmo sendo da Carta Maior, eu chamaria de “alarmistas”.
A chamada sobre a reação do povo se Lula for colocado na cadeia, dá a impressão de que Lula pode está sendo julgado no processo.
ISOLA!
Paulo
Lugar de ladrão é na cadeia mesmo!
Geysa Guimarães
E o que faz a tucanada aqui fora?
Antonio Marcos
Se tentarem o Golpe vão causar uma guerra civil no Brasil, pobres a maioria contra a minoria abastada.
A elite vai pagar caro !
Pitagoras
Duvido. Esse nosso povo tem sangue de barata. Não é um povo engajado, pro-ativo, politizado. Enquanto tiver Big Brother, novela das sete às dez, celular haitec e video game, futebol, carnaval, tá todo mundo feliz. A prova é que dos aprox. 50 milhões de votos do Lula, uns 25 eram dirigidos pouco antes pra uma tal de Roseana, filhinha desconhecida, incompetente de um dos mais antigos oligarcas do nordeste.
Numa situação de confronto aposto como poucos irão às ruas pra defender Lula, não somos cubanos, venezuelanos, nem árabes.
E se fosse verdade o PT talvez não tivesse sofrido esta metaformose teratológica que o fez adotar os mesmos métodos que combateu, na voz firme de tantos militantes de valor, para garantir que as leis de interesse do governo fossem aprovadas por um congresso de picaretas (apud Lula), imergindo num mar de lama que sempre existiu na política nacional. Consciente de que o povo jamais iria pras ruas apoiar um governo ineditamente ético, preferiu ou não viu outra opção senão sucumbir ao business as usual.
Lamentável o desperdício da primeira chance de se provar que ética na vida pública é tão ou mais importante que na vida privada.
mineiro
querem condenar e prender o lula desde quando ele era sindicalista. desde quando ele entrou na vida publica, quando o lula surgiu a burguesia maldita ja sabia ali que era um adversario forte contra eles. e agora estao fazendo pior do que antes, eles nao vao parar enquanto na acabar com ele, isso ele , a dilma , o pt pode por na cabeça . a luta de classes nunca vai acabar desde quando o mundo é mundo. eles sempre vao lutar contra o pig golpista , a burguesia , os latifundiarios , os empresarios milhionarios, a igreja catolica, todas as religioes que detem o poder,o judiciario principalmente, em resumo esses sao a elite. e eles nunca vao descansar enquanto nao pegar o poder de volta.
FrancoAtirador
.
.
É uma ilusão esse sistema presidencialista baseado no modelo político dos Estados Unidos da América do Norte, onde só há um partido com duas facções de direita, ambas dominadas por corporações financeiras e predeterminadas por uma fé cega e por um nacionalismo belicista agressor.
Em qualquer outro país que se aplicar essa suposta democracia representativa modelar norte-americana, toda vez que a esquerda conquistar o poder pelo voto e, através de ações radicais populares independentes, tentar se desvincular das oligarquias políticas dominantes, contrariando os interesses dos cartéis financeiros, a desestabilização institucional e a ameaça de golpe rondarão os governos.
Isto é um fenômeno cíclico em toda a América do Sul.
Antigamente, derrubavam presidentes eleitos pela força militar. Foi assim com Salvador Allende, no Chile, e João Goulart, no Brasil.
Depois, mudaram os métodos, passaram a ser mais sutis, mas se mantiveram os mesmos propósitos golpistas para obterem o mesmo efeito: a manutenção do poder econômico concentrado nas mãos de uns poucos exploradores apátridas.
Desde que o PT assumiu pela primeira vez a Presidência da República, em 2003, que há uma tentativa de deslegitimação das eleições no Brasil.
Isso que Lula – e também Dilma – sequer alterou o status quo, apenas mudou a correlação de forças na economia, privilegiando um pouco mais o trabalho do que o capital, isto é, o governo petista promoveu uma política assistencial com o bolsa-família, elevou o valor real do salário mínimo e colocou o país numa situação de pleno emprego, aumentando a renda do trabalhador que se vê valorizado para pleitear melhores salários no mercado de trabalho.
Isto só já foi suficiente para que os capitalistas oligarcas estremecessem.
Nas últimas três eleições, cada vez que o PT elege e reelege um candidato a presidente, alternam-se na mídia oligárquica empresarial argumentos de colunistas, articulistas e especialistas, todos admiradores ou correligionários de FHC, para explicar “como pode o povo haver cometido esse engano”, e as conclusões são óbvias: hora é o ignorante que não sabe votar, hora é o miserável que vende seu voto, hora é a corrupção na política parlamentar, hora é a impunidade por negligência judicial.
É certo dizer que todos esses fatores devem ser considerados para o aprimoramento da Democracia Real, mas o estranho é que, quando o povo elegeu Fernando Collor de Mello e reelegeu Fernando Henrique Cardoso, não havia nada disso.
.
.
Bonifa
Certas autoridades circulam em círculos restritos da “sociedade”. Suas fontes de informação estão restritas às conversações e debates que se dão naqueles círculos. É fácil para os setores reacionários impregnar tais círculos de falsa informação, ao ponto de fazer tais autoridades pensarem que todo o povo brasileiro, por exemplo, adora e respeita muito o expresidente Fernando Henrique. Que todo o povo brasileiro odeia o barbudo atrevido que ousou ser presidente. Porém, lá foraa está a verdadeira realidade: Um exército imenso de pessoas inteligentes que sabem perfeitamente quem é e quem foi Fernando Henrique. Um exército imenso de pessoas que se orgulham de ter havido em seu país um gigante político como o presidente Lula, várias vezes considerado pela crítica internacional como o Homem do ano, no mundo inteiro. Um homem que inspira projetos de desenvolvimento social em todo o terciro e quarto mundo. Um homem que ocupará sempre,junto com alguns poucos entre os quais não se encontra Fernando Henrique, o mais elevado lugar no pnteão da História do Brasil.
Henrique
Quero avisar à toda a mídia golpista, Veja, Folha, Rede Globo, O Globo, Estadão, Band e associados que: LULA É MEU AMIGO, MEXEU COM LULA MEXEU COMIGO.
Sagarana
Ai que meda, valentão!
Jose Mario HRP
E voce , provavelmente, um direitão adepto do arbitrio, e golpismo camuflado.
KKKKKKKKKKK…….
Mesmo na net se senti o cheiro ruim dessa malta!
razumikhin
Mexeu com a Constituição, mexeu comigo.
Sagarana
Comigo também!
Marcelo de Matos
Na verdade, nesse processo de mensalão, bem como no que resultou do inquérito sobre a morte do prefeito de Santo André, o que está em pauta não é a corrupção, mas, a tentativa de condenar o PT, pessoa jurídica de direito privado. A elite não tem nada contra o desvio de verbas, tanto que aceita como natural as tais “emendas parlamentares”, o maior sorvedouro de verbas públicas. O problema é o PT.
Sagarana
Tem quem acredite na inimputabilidade do Lula. Será?
Hélio Pereira
Se a Direita quizer o Poder,tera de ganhar no Voto,apresentando propostas e convencendo o eleitor que tem o melhor Projeto de Governo.
Golpe nunca mais!
Quanto ao Lula,ele não esta acima da Lei,pois é igual a todos os Brasileiros,mas não pode ser vitima de um ódio de classe,não pode ser vitima de uma Revista que se une a um Grupo criminoso e forja noticias tentando derruba-lo e também não pode ser vitima de Parlamentares da oposição que são pautados por esta Revista!
Sagarana
Se qualquer um do povo quiSer apresentar noticia crime contra alguém, basta se dirigir a uma delegacia ou ao ministério publico e contar o que sabe. E Marcos Valério eh um cabra “sabido”. Aproveitando a deixa questiono: será que Lula e Dilma indicaram 8 juízes de “direita” para o supremo?
Valdeci Elias
Mais um do CANSEI, que tem MEDO !!!!!
Valdeci Elias
Não precisa prender. Basta condenar e usar a Lei da Ficha Limpa, pra impedir o povo de votar nele de novo.
Fábio Pontes
Também sou Lula e estamos prontos para defendê-lo!
Braw
Meu nome é LULA !!!
Drakko
Bem feito !…
neopartisan
Querem jogar no Lula a bosta que o FHC e a turma da distopia neoliberal deixou de herança maldita.
Acham que ele é bom de apanhar (não é, Virgilio e ACMzinho?) e bom de cuspir.
Acham que o povo brasileiro está com a bunda na janela pra passarem a mão nela.
Enganam-se pensando que só meia dúzia de patriotas vão demonstrar fibra.
Que venham com suas falanges pois não passarão pelos neopartisans!
Somos todos LULA!
JULIO/Contagem-MG
Mexeu com o LULA, mexeu comigo, estou pra lutar !!!!!
Drakko
Ahammmm …
Gerson Carneiro
Querem acusar, condenar e prender o Lula porque ele melhorou a vida do povo, e para a Direita reacionária melhorar a vida do povo é crime.
Drakko
A direitalha golpista aliada à midia conservadora elitista na figura dos jornalões reacionários… hummmmm… esqueci alguma coisa ?!
José Neto
Esqueceu de morrer
Jorge Vieira
Viva Lula.
Fora Joaquim Silvério dos Reis Barbosa.
Drakko
Viva lula!
Vivaaaaaaaaaaaa!!!
É pique, é pique, é pique
Ra-Tim-Bum
Zé Dirceu! Genoino! Okamoto! Marcos Valério… Não!!! Marcos Valério não !…
André
Viva DRAKO!
Vivaaaaaaaaaaaa!!!
É pique, é pique, é pique
Ra-Tim-Bum
Zé Serra! Daniel Dantas! FHC!Paulo Sérgio de Oliveira! Gilmar Mendes ! Marcos Valério… Não!!! Marcos Valério também ê ê ê !
Renato
MEU NOME É LULA. E ESTOU PRONTO PARA A LUTA.
Drakko
Meu nome é Enéias !!!
André
vc tem nome ???? Não vc se esconde, hahahahaha.
Sagarana
Nao seria o caso de Lula iniciar a luta processando a revista Veja? A propósito, a ultima edição já esta nas bancas e no site.
sil
Meu nome é LULA!!!
Drakko
Meu nome é Bond, James Bond…
Benedito Aparecido da Silva
Mas se for considerado culpado, tem que prender, não importa quem seja.
A democracia é o império da lei.
Francisco
Os judeus de Hitler, praticamente todos, foram presos dentro de processos legais legitimos, Jacques De Molay foi preso num processo judicial legitimo, Cristo foi condenado num processo legal legitimo, Nelson Mandela foi preso num processo judicial legitimo, o quilombo de Palmeres foi atacado cumprindo ordens legais legitimas.
O médico Abdelmassih recebeu um habeas corpus legalmente legitimo e Paulo Maluf não foi punido seguindo processos judiciais legitimos.
A Lei da Anistia não foi revogada e a tortura, o estupro e o genocidio de nações indigenas passaram a ser “fatos incontornáveis da vida” dentro da mais estrita Lei e correção processual.
E, finalmente, mas nem de longe por último, João Goulart teve seu cargo declarado vago dentro da mais estrita legalidade.
Se Lula condenado deve ser preso? Ele já o foi. Por uma ditadura.
Venho dizendo há semanas: o STF pode não ter dimensão do processo de reflexão sobre a natureza do Estado que esta a iniciar de maneira leviana (para dizer o minimo)…
Até porque: “Todo o poder emana do povo e só em seu nome pode ser exercido”.
Francisco
Apenas para lembrar:
Semana que vem começa a Primavera. E ela acontece incontornavelmente, assim como as revoluções dos astros no céu…
Semana que vem, na minha casa, farei faxina. As faxinas diminuem a distância entre os verdadeiros donos de uma casa e a sua casa…
Quem é o dono da minha casa?
Sagarana
A primavera começa HOJE, aas 11:49. Você precisa se informar melhor, meu caro.
Gersier
Antes dele teria uma fila enorme.
E por favor,continue acreditando na mídia golpista,de preferência,consumindo-a.
Enquanto isso os que usam o cerebro estão doidinhos para que meia duzia de cretinos tentem dar o golpe,incluso nesses os donos da mídia mafiosa,e os entreguistas de antanho.
Esses pulhas terão uma grande surpresa.
O Brasil é dos brasileiros que o defende e não dos cretinos que estão doidos para entregar nossas riquezas à matriz… deles.
Mário SF Alves
É isso aí, Gersier. O Brasil, o país potencialmente mais do rico do mundo, é dos brasileiros; e não há lei, não há STF algum, não há PiG-demotucano algum, não há banqueiro algum, e não há estrangeiro algum que possa provar o contrário. Portanto, toda ação, quer seja legal, quer seja clandestina, que contrariar essa realidade é ação CRIMINOSA. É hediondamente criminosa, na mais estrita acepção da palavra.
É isso. O Estado pode ter sido engendrado, deturpado e até ser sequestrado por aqueles que detêm o poder financeiro e de mando, mas o País é nosso; de todos os brasileiros, inclusive daqueles que se encontram debaixo dos viadutos e atrás das grades. E mais, se tal Estado não condiz com tal realidade, que se reforme o tal Estado; que se refaça o contrato social; sob pena de retroceder-se à barbárie. Tal responsabilidade, num sistema de representação política, sempre caberá àquele que melhor represente o interesse do povo. E não há interesse mais sagrado do que este.
flavio
Benedito, acorda………tenha opinião própria, não seja um repetidor das bobagens de veja, globo, folha, e outros.
João Brasileiro
Olá, Pessoal
Para aqueles que dizem aqui que não está acontecendo golpe, mas, apenas uma reação da oposição, faço lembrá-los alguns fatos:
Em 1989, Lula perdeu a eleição com a GLOBO impondo medo ao povo brasileiro, segundo palavras do José Bonifácio Sobrinho, o BONI, o Todo Poderoso Diretor da Globo, abaixo apenas do Roberto Marinho, dono da Globo;
800.000 (oitocentos mil) empresários deixariam o Brasil, caso Lula ganhasse a eleição em 1989, segundo Mário Amato, presidente da FIESP, embora os informados soubessem que naquela época não havia sequer oito mil empresários tão importantes no Brasil;
Em 2010, Judith Brito, presidente de uma associação de jornais/jornalistas do Brasil, disse que a oposição no Brasil estava muito fraca e que agora a imprensa faria a oposição ao governo;
Todos vocês que estão dizendo que não está havendo golpe, sabem muito bem que há no STF, há mais tempo, processos com provas não-tênues contra a cúpula de partidos de direita, da elite, portanto, que deveriam ter sido julgados há tempo e que não foram, e que quando forem, se forem, não farão o carnaval que estão fazendo com este, simplesmente porque neste julgam o povo que conquistou o direito de ser gente, enquanto que aqueles julgariam os poderosos, a elite, que já não rouba com a frequência que vinham roubando, há exatos 12 anos!!
Há milhares de provas que comprovam que está havendo golpe sim, e o que é lastimável, sem qualquer criatividade, a la paraguay!!!
Um abraço.
Sagarana
Se eu trabalhasse na cartacapital também estaria p da vida com a Veja.
Gersier
Pois eu não trabalho na Carta Capital e acho a veja uma publicação ordinária,salafrária,hipócrita e cínica.
Não trabalho na Carta Capital,mas detesto a veja por ela acreditar que todos os brasileiros são como os cinco por cento que a defende:desprovidos de inteligência.
abolicionista
A propósito, qual o seu trabalho? Onde você trabalha?
Sagarana
Porque o interesse?
Laura
MEU NOME É LULA!!!!!!!!!
jOSÉ
Estão brincando com o povo brasileiro!
MEU NOME É LULA!
Alexandre Silva
Se tiver culpa no cartório, se houver a fita, se houver provas, oras que se faça justiça! E qual o problema de ser o lula, já se tirou um presidente do poder, já se prendeu ex prefeito etc Não tem nada disso não, ninguém é maior que a democracia, nem presidente da república passar por cima de tudo e todos. Peraí pessoal, sem drama vai!
Roberto Ribeiro
Alexandre Silva, se ficar comprovado que FHC foi o chefão da Privataria Tucana, você concordaria com a prisão dele?
Ou, você é daqueles que tem ódio de Lula e por essa razão ele tem quer ir pra cadeia?
Francisco
“Se” ficar provado? Pelos criterios do STF é evidente que FHC foi o chefe da quadrilha da privataria, cujo gerente executivo foi José Serra.
Esta constatação não é uma acusação leviana é apenas a extrapolação do raciocinio do STF sobre o alegado caso do mensalão”.
Não me consta que tenha ido alguma radio-patrulha na casa de FHC ou de Serra. Por toda a lógica do mundo, já deveria ter ido e dado intimação!
A interpretação do STF, agora, é a seguinte: ser chefe funcional de ladrão equivale a ser ladrão – até prova em contrário (se a prova for boa…)!
Silvana Gomes da Silva
Eles que se atrevam a mexer num fio de cabelo do nosso Luís Inácio…!
Hélio Pereira
Se ousarem prender nosso lider máximo,irão provocar um “Banho de Sangue” a “elite podre” acostumada a manipular e surrupiar o Brasil não conseguira chegar no Aeroporto!
Taques
Rá, rá, rá!!!
O brasileiro em geral, como é típico de todo latino, é caracterizado pela sua inconfundível covardia.
É só dar um tiro pra cima e todo mundo sai correndo.
Se Lula fosse preso (é claro que não vai!) não ia acontecer absolutamente nada, no máximo daria uma marchinha de carnaval.
O povo brasileiro é constantemente humilhado com uma roubalheira sem fim, péssimos serviços públicos, esfolado por uma carga tributária injusta e não acontece nada e você ainda acha quem alguém vai lutar por Lula??? Faça-me rir…
Taques
Só pra completar: “nosso líder máximo” é o escambau!!! Pode ser seu, meu é que não é. Dispenso cabresto.
Ulisses
O seu cabresto tem nome sim. É o PSDB, Serra, FHC e mídia que te paga migalhas de tudo que que roubou no Brasil, para você, como qualquer vira-lata amestrado, caninalmente subserviente, vir aqui latir baboseira.
Hélio Pereira
Taques,
existem covardes que se acostumaram a rastejar e aceitam tudo com normalidade,alias preferem abaixar a cabeça,infelizmente parece ser o seu caso,mas tenha certeza que não é o meu e nem o da maioria do Povo que tem brio e vergonha na cara!
Você não pode colocar os outros em sua Panela,ou melhor no seu ninho!
Sagarana
“caninalmente”? Kkkkk!
Roberto Ribeiro
Tá confundindo os Lulistas com a turma de FHC, eles sim o esconde e se escondem.
Wandson
è isso mesmo, ou serve pra todos nós Brasileiros ou não serve pra ninguèm, pois isso aqui vai ser um inferno pra todos!!!!
Carlos Lima
Ninguém vai prender o presidente LULA, nós não vamos deixar.
Sagarana
O missivista está afirmando que o STF é golpista, é isso mesmo?
Carlos Ribeiro
Se não entendeu, releia.
Sagarana
Leia você, o decimo primeiro parágrafo.
Ze das Couves
Ué/
E não é mesmo?
O Joaquim Silvério dos Reis é que está à frente do golpe judiciário contra a democracia brasileira.
Nunca antes nesse país se julgou e se condenou ao rapidamente políticos sem provas cabais de seus atos.
Nunca antes e será a única vez pois o mensalão do PSDB e do DERM certamente ficará impune… se fosse do PT, condenação máxima…
Rodrigo
A cada dia que passa o golpe se configura e se torna gritante. Imagino como aconteceria. E o que o povo faria. De que adianta gritar se os golpistas terão a imprensa, a justiça e as forças armadas e as próprias armas? Nos Estados Unidos a constituição incumbe o povo de dominar o seu governo através das armas, que são a única coisa que o ipede de ser totalitário (hoje Obama corre para a cada dia que passa destruir esta mesma constituição, continuando o que Bush e Clinton fizeram – o Governo Mundial se aproxima). No Brasil esse poder já nos foi retirado com o estatuto do desarmamento. Hoje o governo nos domina, mas temos a sorte quase divina deste ser um governo que está do lado do povo. Mas como aprendemos recentemente com o Paraguai, os ventos mudam. Acho que todos deveríamos nos preparar o quanto antes para quando esses ventos gélidos e cortantes soprarem novamente.
Marcelo de Matos
A elite brasileira tem o mesmo ódio do PT que o pessoal do Tea Party tem do presidente Obama.
sandro
“nome aos bois”.
Vou citar nomes pois os veículos todos conhecem.
Vamos fazer a lista crescer:
Arnaldo Jabour/Eliane Catanhede/Ricardo Noblat/Augusto Nunes/Miriam Leitão/Marcos Villa…..são tantos e agora? Isso por que havendo golpe
eles serão os primeiros a escreverem livros na defesa dos motivos para o mesmo.Mas como não estamos em 1964, vamos antecipa-los.
Pedro
A grande democracia deles [Folha, Estadão, Globo, Veja e todos os seus iguais] foi a ditadura que matou e torturou. A Folha transportava torturadores em seus carros de reportagem. Todos eles gostariam de ter feito o mesmo. O Marinho, então…
Gersier
E a globo do senhor roberto marinho,bajulador dos generais marionetados pela CIA,além de burlar as leis brasileiras e se associar a uma empresa norte americana(a matriz dos pulhas)recebendo milhões de dólares por baixo do pano,fez com que não fosse renovada a concessão da TV Tupi.E arrogantes tem o cinismo de se arvorarem defensores da democracia e da liberdade de imprensa.Cretinos.
Rodrigo Leme
Em suma, índice de popularidade deveria tornas as pessoas inimputáveis.
Não que me espante: no Brasil é assim mesmo, mas só lamento.
PS: Não estou dizendo que Lula é culpado disso ou daquilo. Estou dizendo que é temerário pretender basear justiça em show de calouros.
sandro
Noblat?
Tube bem ai??
Narr
Depois que inventaram a cassação política por que não pode haver a absolvição política?
Willian
A campanha do Eduardo Guimarães “Meu nome é Lula” está dando resultado mesmo.
Márcio Carneiro
“Fora FHC” era demonstração de liberdade de expressão e democracia. E o “prenda Lula” é golpismo elitista.
Dois pesos e duas medidas.
sandro
Prendam FHC !
E fora Lula!
satisfeito?
Márcio Carneiro
Serve.
O que eu quero saber é quando os “progressistas” irão parar de chamar o oposicionismo de golpismo.
Ulisses
Quando a gangue do Mário Carneiro, de tanto perder democraticamente parar de tentar dar golpe a Paraguaia!
Rose SP
Sr. Miranda, ébom ter brasileiro do seu quilate preocupado co GOLPE midiático e elista à vista. Realmente o povo brasileiro não pode se calar diante desse absurdo .Parabéns por seu artigo!
Deixe seu comentário