29/11/2010 | Copyleft
A Veja andou atrás do blogueiro Renato Rovai querendo saber como foi feita a articulação para que o presidente Lula concedesse uma entrevista a blogs de diferentes pontos do Brasil. Estão preocupadíssimos.
por Laurindo Lalo Leal Filho, em Carta Maior
O blogueiro Renato Rovai contou durante o curso anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, realizado semana passada no Rio, que a Veja andou atrás dele querendo saber como foi feita a articulação para que o presidente Lula concedesse uma entrevista a blogs de diferentes pontos do Brasil. Estão preocupadíssimos.
À essa informação somam-se as matérias dos jornalões e de algumas emissoras de TV sobre a coletiva, sempre distorcidas, tentando ridicularizar entrevistado e entrevistadores.
O SBT chegou a realizar uma edição cuidadosa daquele encontro destacando as questões menos relevantes da conversa para culminar com um encerramento digno de se tornar exemplo de mau jornalismo.
Ao ressaltar o problema da inexistência de leis no Brasil que garantam o direito de resposta, tratado na entrevista, o jornal do SBT fechou a matéria dizendo que qualquer um que se sinta prejudicado pela mídia tem amplos caminhos legais para contestação (em outras palavras). Com o que nem o ministro Ayres Brito, do Supremo, ídolo da grande mídia, concorda.
Jornalões e televisões ficaram nervosos ao perceberem que eles não são mais o único canal existente de contato entre os governantes e a sociedade.
Às conquistas do governo Lula soma-se mais essa, importante e pouco percebida. E é ela que permite entender melhor o apoio inédito dado ao atual governo e, também, a vitória da candidata Dilma Roussef.
Lula, como presidente da República, teve a percepção nítida de que se fosse contar apenas com a mídia tradicional para se dirigir à sociedade estaria perdido. A experiência de muitos anos de contato com esses meios, como líder sindical e depois político, deu a ele a possibilidade de entendê-los com muita clareza.
Apoie o VIOMUNDO
Essa percepção é que explica o contato pessoal, quase diário, do presidente com públicos das mais diferentes camadas sociais, dispensando intermediários.
Colunistas o criticavam dizendo que ele deveria viajar menos e dar mais expediente no palácio. Mas ele sabia muito bem o que estava fazendo. Se não fizesse dessa forma corria o risco de não chegar ao fim do mandato.
Mas uma coisa era o presidente ter consciência de sua alta capacidade de comunicador e outra, quase heróica, era não ter preguiça de colocá-la em prática a toda hora em qualquer canto do pais e mesmo do mundo.
Confesso que me preocupei com sua saúde em alguns momentos do mandato. Especialmente naquela semana em que ele saía do sul do país, participava de evento no Recife e de lá rumava para a Suíça. Não me surpreendi quando a pressão arterial subiu, afinal não era para menos. Mas foi essa disposição para o trabalho que virou o jogo.
Um trabalho que poderia ter sido mais ameno se houvesse uma mídia menos partidarizada e mais diversificada. Sem ela o presidente foi para o sacrifício.
Pesquisadores nas áreas de história e comunicação já tem um excelente campo de estudos daqui para frente. Comparar, por exemplo, a cobertura jornalística do governo Lula com suas realizações. O descompasso será enorme.
As inúmeras conquistas alcançadas ficariam escondidas se o presidente não fosse às ruas, às praças, às conferências setoriais de nível nacional, aos congressos e reuniões de trabalhadores para contar de viva voz e cara-a-cara o que o seu governo vinha fazendo. A NBR, televisão do governo federal, tem tudo gravado. É um excelente acervo para futuras pesquisas.
Curioso lembrar as várias teses publicadas sobre a sociedade mediatizada, onde se tenta demonstrar como os meios de comunicação estabelecem os limites do espaço público e fazem a intermediação entre governos e sociedade.
Pois não é que o governo Lula rompeu até mesmo com essas teorias. Passou por cima dos meios, transmitiu diretamente suas mensagens e deixou nervosos os empresários da comunicação e os seus fiéis funcionários, abalados com a perda do monopólio da transmissão de mensagens.
Está dada, ao final deste governo, mais uma lição. Governos populares não podem ficar sujeitos ao filtro ideológico da mídia para se relacionarem com a sociedade.
Mas também não pode depender apenas de comunicadores excepcionais como é caso do presidente Lula. Se outros surgirem ótimo. Mas uma sociedade democrática não pode ficar contando com o acaso.
Daí a importância dos blogueiros, dos jornais regionais, das emissoras comunitárias e de uma futura legislação da mídia que garanta espaços para vozes divergentes do pensamento único atual.
Laurindo Lalo Leal Filho, sociólogo e jornalista, é professor de Jornalismo da ECA-USP. É autor, entre outros, de “A TV sob controle – A resposta da sociedade ao poder da televisão” (Summus Editorial).
Comentários
mmonge scéptico
Estão assustados, porque perdem idiotas… digo leitores teleidiotas… digo telespectadores
todo dia. Estão aprendendo que, as edições dos "papelões" são dirigidas a homers simp-
-sons, mentindo-lhes se desmentindo e, em seguida, mentindo novamente, sobre o mes-
-mo tema, deixando o telebobo doido de pedra e o camelo a blaterar e o bonner a zornar.
Chegarão ao e, serão substituidos por nova imprensa livre sim; mas ética. Talvez!.
E como diria ARCI DE ALMEIDA; estamos conversados.
Marcelo de Matos
Então a Veja está curiosa para saber como foi o encontro dos blogueiros? Hum… Olha, eu também padeço desse mal, a curiosidade. Gostaria de ser uma formiguinha para estar lá e ver como foi. Dez blogueiros? Em todo grupo humano costuma haver rivalidade, vaidades. A blogosfera seria diferente? Muitos egos, paulistas, mineiros, pernambucanos. Repórteres e professores universitários de Finanças e Direito. Que grupo heterogêneo! Alguns blogueiros que eu conheço trabalharam arduamente pela candidatura Dilma. Teriam recebido uma palavra de agradecimento? É claro que grana, nesses casos, não vem. Pode ser que tenham restado mágoas. Enfim, o encontro serviu para tornar a blogosfera mais unida ou mais desunida?
ZéPovinho
E o Gerson,da novela global "Passione",se uniu a nós.Ela também aprecia coisas "sujas".Cheguei até a pensar que o Gerson fosse chegado numa trollagem pesada na internet.Cheguei até a pensar que ele fosse o klaus,o Dvoaraque ou o John Bostas.Uma pena.Gerson está se curando com o doutro Flávio Gikovate.
Roberto A.P.
SBT é televisão? Não conheço, pensava que era uma marca de inseticida, mas me disseram que era uma TV que quebrou porque o banco que a sustentava deu desfalque.
Cícero
Todo poder, à exceção do Divino, um dia chega ao fim. Até o Império Romano teve o seu fim. Nesse sentido, caminha o oligopólio das comunicações no Brasil, representado pelo PIG.
Em dezembro de 2009, a Confecom deliberou pela criação do Conselho Federal dos Jornalistas, importante instrumento fiscalizador da mídia, especialmente no que tange à ética e à produção de conteúdo jornalístico, e isso tem deixado os magnatas do PIG bastante preocupados.
No caso da Globo, a perda da exclusividade na transmissão do Campeonato Brasileiro após anos no poder foi um duro golpe. Outro tombo sofrido pela Globo tem sido na audiência. A Globo vem perdendo audiência ano após ano. A Globo só não sucumbiu ainda porque o Ibope, seu fiel escudeiro, adultera os índices em benefício de sua protegida. Mas a verdade é que a perda de audiência tem sido devastadora (no bolso dos marinhos). A TV Record tá chegando, tá na cola da Globo. Outras emissoras também têm vencido a global com programas simples, porém mais interessantes do que a "mesmice" da Globo. O reação "globomente" durante a campanha no twitter pode se considerar mais uma bordoada.
Por fim, mais uma pancada foi dada pelo Serra! O ZÉ BOLINHA, candidato do PIG, não correspondeu às expectativas (investimento/custo/benefício) da grande mídia. A decepção foi grande. A raiva também. O PIG está com raiva do Serra e dos blogueiros progressistas.
Vem aí a implantação do Plano Nacional de Banda Larga e a lei de regulação dos meios de comunicação. O PIG está abalado, e os Frias, os Marinhos, os Civitas e afins começam a ficar desesperados.
Wellington_Vibe
Ainda não vai adiantar a já consolidada diversidade da informação encontrada na internet enquanto o acesso à essa não for democratizado. A democratização da banda larga é primordial nesse processo já que as concessões públicas na TV aberta serão mantidas nas mãos dos mesmos grupos que a controlam, logo, o filtro da velha mídia televisa continuará sendo a principal fonte de informação do brasileiro. Além de que a internet combate o poder econômico principalmente da mídia escrita dada a diversificação da informação, da interatividade e da abordagem. O cidadão não quer somente ser informado, ele também passa, através desse instrumento, a ter a possibilidade de ser de ser ouvido, de formar opinião ede também ser agente de mobilização. E é isso o que mais assusta os barões da velha mídia, a verdadeira liberdade de expressão e pensamento.
lucia
Eu leio alguns blogs todos os dias (O seu está adicionado aos favoritos), mas o jornal A Tribuna que eu recebo todo dia, à vezes só faço as palavras cruzadas e o Sudoku.
Remindo Sauim
Antigamente os jornais impressos eram a fonte da informação. Rádios e televisões repercutiam durante o dia as notícias do jornal da manhã. Aos poucos a TV foi saltando na frente, e sobrando para os jornais e rádio repercutirem o que saia no Jornal Nacional. Todo mundo ficava feliz com estes arranjos até o surgimento da internet. Tudo aquilo que sai na TV, rádio e jornais já é ultrapassado na internet muitas horas antes. E esta noticia ultrapassada continuará sendo discutida na internet, muito tempo depois de sumir dos grandes meios de comunicação. A internet não dá para editar.
Marcilio
neste país tudo é subterfugio para brincar de ideologia, a imprensa então…..
http://sujoseempoeirados.blogspot.com/
Cesar
E quanto ao Ministro JOBIM que repassa informações sigilosas aos EUA ????
Pode isso ????
É crime ou não é ???????
FALA LULLA ???????
FALA DILMA?????????
mariazinha
Reconhecer em LULA sua importância para o BRASIL é louvável, entretanto, é preciso que os brasileiros comecem a fazer sua parte. Precisamos nos conscientizar que ainda temos um longo caminho pela frente, reconhecermos que ainda não respeitamos as LEIS de convívio social. Que essas críticas não sirvam para desanimar mas para aproveitar o excelente momento em que vivemos e aprendamos certas coisas imprescindiveis para nossa cidadania e para o bem comum; são atitudes que não aprendemos em escolas como: a sensibilidade coletiva, o altruísmo. Talvez, ainda os blogs progressistas possam ajudar lembrando-nos atitudes positivas: guardar o nome de um deputado em que votamos ou não jogar papel nas ruas. Ainda, que sejamos pacientes com as pessoas mais indefesas e, dentro de um carro ou apartamento, percamos a mania de sermos donos da rua ou do prédio. Coisas simples mas que indicam o qto. um país é civilizado. Aí vai uma sugestão para seu blog, AZENHA.
Aracy_
Os arautos do PIG são uns jacus. Até o guru Ralah Ricota, o personagem do cartunista Angeli, tem mais credibilidade do que os nervosinhos da grande mídia.
J_Amaro
E bota jacu nisso. O fim do PIG esta chegando.
Marat
Nervosos? Que tomem Lexotan – Hummmm, mas, para isso, deveriam parar de tomar tanto uísque… Que dilema hein, pigueanos???
Eduardo Oliveira
Não se tem muito que pensar ou se fazer estardalhaço sobre o tema mídia/donos da mídia. Nas democracias que mais maduram elas têm uma locomoção tão célere quanto a nossa, mas suas transgressões são menores por efeitos regulatórios. Aqui no sertão da Bahia se sentem na pele, nos tímpanos e na retina dos olhos que quanto maior a nitidez da imagem /som /informação maior o poder de manipulação da verdade do papel informativo.É ainda como se as versões sobrepusessem aos fatos. Tem que haver regulagem para não se tratar dolorosamente , dos efeitos colaterais produzidos pelos oportunistas .
Eduardo José de Oliveira
Juarez Silva
Capilaridade & diversidade ! essas são as palavras, faltava isso para termos um sistema de comunicação mais democrático e confiavél…, queiram ou não, a blogosfera se integrou (sem se contaminar e corromper majoritariamente ) a tal sistema; não dá mais nem para usar a expressão "mídia alternativa" tamanho o peso e protagonismo que a blogosfera progressista tem atingido… fato é que na batalha eleitoral 2010 derrotou a imprensa golpista em quase todos os cantos do país…
Haroldo Cantanhede
Nossa mídia antiquada e retrógrada queria trancar Lula no palácio; já se foram os tempos em que nossa mídia entreguista e manipuladora comandava os presidentes deste país; o povo brasileiro está dizendo não à mídia racista e anti-patriota. E viva a Internet! Tiragem zero na mídia golpista!
zinguinha2010
Acredito que a blogosfera foi um "FIREWALL", que barrou todas as tentativas do PIG em dar o golpe.
O mais interessante é que todos (blogueiros e internautas) aderiram a luta espontâneamente, convictos de que deviam assumir uma posição em defesa do Brasil.
É justamente isso que tira o sono do PIG, pois quanto mais fizerem, mais lutaremos a favor da verdade.
Cícero
Exato. Agora temos um instrumento hábil para fazer frente ao PIG: a Blogosfera progressista!
O PIG ainda não assimilou a derrota nas urnas e não vai aceitá-la tão fácil.
Por enquanto, estamos vivendo uma trégua, mas os próximos 4 anos de governo Dilma prometem. A luta continua. Estamos a postos.
Flavio Z
Eu sinceramente não sei o porquê de a grande mídia se preocupar com um bando de blogueiros ineptos, crápulas e mentecaptos…. hehehe
Só uma pergunta: quem lê e se diverte com estes blogueiros, também é considerado inepto, crápula e mentecapto?
Seríamos todos mentecaptos? Que chique!! Nunca me vi assim: mentecapto. Hahahaha
José Manoel
Azenha! Num bom e simples português: essa imprensa direitista podre que vá tomar naquele lugar bem fedorento!!!!
jpremor
Minha preocupação é com a educação desse povo que cai fácil nos papos da mídia. Mesmo os blogs precisam ser questionados. A diferença é que aqui temos a parte dos comentários que jornais e TV dispensam. Aqui se discute o assunto, se questiona e se conclui. Mas não é habito do povo. Educação já!
Cícero
É por aí: educação é o caminho.
Antonio Lyra Filho
Que coisa, simples dez blogueiros deixaram a mídia assustada.
Lula agora vai receber as rádios comunitárias.
Lula é génio.
edson fachin
boa tarde,LULA REALMENTE É UM GÉNIO,PORQUE GÊNIO….HUUUUMMMMMM
Italo
Concordo plenamente com tdo o que foi postado. Eles não gostaram da divulgação dos bogs!!! Eles podem até trabalhar com um púbico ignorante que se acha a elite intelecutal, mas na verdade, os manipuladores da grande midia são muiti inteligentes. Por isso, eles ficaram tão furiosos com a entrevista do presidente.
Acredito que a cada dia que passa, a audiência da grande mídia se torna mais crítica, e nesse momento, blogs estão se tornando a fonte de informações para muitos.
Jorge
Belo artigo do colunista, resumido sem contudo perder amplitude. A idéia acertada de que muito poderá ser feito em estudos futuros sobre o governo Lula, abre inclusive oportunidade para análise de uma das coisas mais idiotas que tenho lido e ouvido da mídia sobre o Lula, que é o de dizer dele não gostar do trabalho, não gostar de gabinete, etc. Esta visão da mídia é tão burra que já virou quase regra, a ponto até de já ter sido endoutrinado e embaçado a visão dos políticos do PSDB/DEM e mesmo de alguns da situação.
Quem gostar de dar um pouco de risadas sobre os atos desta mídia burra, basta considerar a formação dele como sindicalista, quem eram seus pares nas conversas e negociações e quais as metas buscadas e conhecerá assim, de imediato, de onde e para onde apontou e aponta sua visão como pessoa e por extensão de governante. Compare então com a maioria dos políticos "de carreira" e a visão desta mídia conservadora / retrógrada e verão por que é que estão já a 12 anos esperando ele sair de cena e correm o risco seríssimo de esperarem 16.
eli
Além destes fatos. A informação de que o Lula será um blogueiro e um twitteiro deixou-os muito preocupados.
Afernando
Ta faltando a televisão de Bairro, onde tudo que acontece e o que não acontece na comunidade é notícia. Ai sim! Democratizaria a mídia no Brasil. Pauta não falta, pois, bairro é o microcosmo do mundo. O que falta é criatividade, audiência ia ter, pois ia ta lá minha vizinha gostosa, a birosca que eu freqüento, o esporte e os meus amigos peladeiros, "as catástrofes" naturais, ocorrências policiais, pessoas que fazem a diferença, aquele mendigo velho conhecido. A solidariedade seria mais rápida e eficaz. Os problemas seriam acompanhados por todos. Os talentos artísticos seriam apreciados e valorizados e os políticos teriam suas atuações nos parlamentos acompanhados e investigados com lupa e ai deles se não correspondesse as nossas expectativas. Seria possível ou seria uma utopia?
Cícero
A Web nos trouxe a possibilidade de expormos nossos verdadeiros valores, nossas aspirações, como uma consistente resposta às manipulações da imprensa tradicional, golpista, sórdida e tendenciosa.
Nossa crítica e opinião democráticas expressas em alguns sites e blogs de jornalistas sérios; nosso pensamento coletivo, manifesto nos sítios da blogosfera, cujas páginas hospedem um jornalismo de qualidade; a crônica dos nossos dias registrada por revistas de credibilidade como a Carta Capital, exemplo de jornalismo competente, de credibilidade, comprometido com a VERDADE DOS FATOS, sem maquiá-los, sem distorcê-los, sem omiti-los; isso tudo passará para as gerações futuras através dos séculos, como um imenso e vitorioso movimento social de resistência contra a súcia da elite política, amparada pela imprensa golpista e decadente.
Nesse sentido, a Blogosfera (com 'b' maiúsculo, por favor) apresenta-se como uma alternativa salutar e bastante significativa no campo dos debates e da informação. Isso tem incomodado demais a mídia tradicional.
Cícero
Até pouco tempo atrás, a Globo imperava na formação da opinião pública, quase não existiam editoriais alternativos, e os que ousavam contradizê-la, eram massacrados nas páginas da Veja e nos noticiários da Globo, oligopólios de postura histórica autoritária, pseudo-moralista, de jornalismo medíocre e visivelmente tendencioso, que protege os potentados, em detrimento das classes menos favorecidas. É essa a proposta que norteia o jornalismo sujo e preconceituoso da imprensa golpista, capitaneada pela Rede Globo que sempre atuou na defesa dos interesses e do capital estrangeiro, pouco se importando com a prosperidade do Brasil e a felicidade do povo brasileiro.
Mas a influência que a grande mídia exercia sobre as massas populares, isso hoje quase não funciona mais; com o advento da Internet, as coisas mudaram. As pessoas, agora, têm à sua disposição um grande número de informações jornalísticas fidedígnas, informações de qualidade, com credibilidade, contidas em alguns sites e blogs comprometidos com a verdadeira versão dos fatos políticos, econômicos e sociais, omitidos e negligenciados pela chamada imprensa golpista, que, lamentavelmente, insiste em caminhar na contramão do progresso do Brasil e que segue firmemente empenhada em mentir para o povo, tentando ofuscar o brilho de esperança numa vida feliz, que a partir do governo bem-sucedido do Presidente Lula, passou a compor as aspirações de milhões de homens, mullheres e crianças.
As manchetes do PIG já não encontram eco no meio do povo, já não mais provocam reações nas massas populares, porque as pessoas hoje não mais se deixam conduzir facilmente pelo que a Globo e a Folha noticiam… A luta pela sobrevivência fez amadurecer o pensamento coletivo.
Cícero
Vivemos em um mundo extremamente desenvolvido. Atingimos um estágio de evolução científica extraordinário; avançamos em todos os campos da tecnologia, das artes, da ciência, da filosofia. Na área das comunicações, o avanço foi maior ainda. Os principais acontecimentos do dia, são veiculados no mundo inteiro em questão de segundos. Na Web, acham-se armazenadas bilhões de informações. O mundo mudou. As sociedades evoluíram, transformaram-se, modificaram-se os usos e costumes sociais. Num mundo assim, não há mais lugar para oligopólios no âmbito da comuniação. O povo quer a verdade dos fatos. As mentiras e fraudes são desmentidas instantaneamente, na mesma velocidade em que são veiculadas. A Blogosfera nos colocou no centro dos debates políticos, econômicos e sociais. O mundo mudou. Apenas a Globo e a Folha pararam no tempo, nos anos 60/70, quando, ao lado de generais sanguinários, aviltaram a nação, golpearam a democracia e usurparam o poder.
RODRIGO SÉRVULO
O PIG MENTE MAIS UMA VEZ SOBRE O MST
http://midiacaricata.blogspot.com/2010/11/escola-…
SAUDAÇÕES DEMOCRÁTICAS
Pedro Luiz Paredes
Então o cidadão que se sentir prejudicado tem amplos meios de contestação?
Acontece que prejudicar um cidadão é crime e devem existir ações preventivas tal quais existem para quaisquer outros crimes contra vida, patrimônio, etc.
Isso não quer dizer discricionariedade do poder público e nem precisa estar atrelado a subjetividades.
Que se faça a regulação com itens claros do que se pode fazer ou não, sem deixar margens para arbitrariedades.
Não podemos ficar esperando que uma força maior ou alienígenas venham e regulem a mídia e o respeito que se deve ter com os diretos acercados.
Muitos não tem a noção dos próprios direitos e isso só se combate o dia em que o governo parar de formar só trabalhadores e começar a formar cidadãos. Nisso até Fidel foi melhor que Lula, FHC, Itamar, Color, Sarney, etc…
Regina
O Pig é igual ao EUA…pensam tudo de todos…Mas e o que os outros governantes pensam deles???Lei dos Médios,sim! Blogosfera é só prá equilibrar uma balança que sempre foi desigual…Agora,se os blogs fizeram sucesso,foi porque o povo estava SATURADO…O povo amadureceu e quer novas informações,se o pig naõ corresponde a culpa é do pp pig.Aos blogueiros só cabe o entendimento da nova realidade…Por isso o Sucesso…O Lula que é um rapaz esperto (mais do que o Ali),percebeu o movimento e tratou de reconhecer a importância da internet…Viu,pig…porque ele é o Presidente.
Jr.
Sem querer me aparecer, mas acho que ninguém percebeu ainda algo relativo a reinaldo "azedo" e a ideologia que representa seu blog: coturnonoturno. Esse nome tem ou não tem o fedor do pau de arara, das torturas da ditadura???
Gerson Carneiro
Deve ser o fetiche dele. À noite ele deve delirar com um coturno noturno.
Isso aí Freud explica.
Aracy_
Coturno Noturno, Blog do Ferra Mula e da Lili Carabina. Que trio, hein?
Polengo
Perdoem a aspereza, mas eu diria uma palavrinha apenas aos representantes do PIG.
Esta palavrinha, eu a aprendi com a juventude de hoje.
CHUPA, pig.
Paulo
A Folha mostrou o vazamento dos docs americanos e disse que a Dilma quando ministra enganava a mídia sobre os terroristas. Prendiam eles como outros crimes. A globo tambem falou no JN, mas a Band e a Record não falram o nome da Dilma. Enquanto isso, eles não investigam nada da direita nem o caso Rodo Anel que vai passar batido. Será que a veja tá fazendo alguma matéria do Rombo Anel? PIG puro.
Pedräo
É o dinheiro da CIA alimentando o terceiro turno…..
Gerson Carneiro
A Dilma enganava o PIG, era?
Ah Dilma malvada.
Eduardo Guimarães
Pois tenho mais um motivo para essa turma ficar nervosa. Menos de 48 horas na Argentina e descobri que a ley de medios tem um puta apoio por aqui. Os detalhes estão no blog.
iamoraes
"Veja andou atrás do blogueiro Renato Rovai querendo saber como foi feita a articulação para que o presidente Lula concedesse uma entrevista a blogs":
Conspiracao pura e simples. Tudo tudo tudo secretissimo. O unico sinal secreto combinado para a data do encontro agora ja pode ser dito: seria 1 dia depois de Jose Serra limpar o salao em publico de novo.
Entao ele limpou…
Cornélius/Londrina
Ahh já sei o motivo da preocupação…
A Veja do blogueiro asséptico Reinaldo Azedo, a Folha e outr@s devem estar se mi…j…do de medo de uma possível aula secreta que os blogueiros sujos deram ao Lula para que ele se torne um blogueiro e twiteiro.
Esse Lulinha ainda vai dar muito o que falar com o Blog do Lula.
ana
Estamos vivenciando um capítulo da Hitória dete país.
A Internet deu um cheque-mate à intervenção dos meios tradicionais de comuniação de massa.
Aqui sim há liberdade de expressão e liberdade de dicussão.
Cornélius/Londrina
Folha e Veja acusaram o golpe! Querem por que querem saber como foi a articulação do encontro? Simples: o Palácio do Planalto está de portas abertas para todos. Jornalões, tevezonas e revistões precisam entender que já não são os bam-bam-bans do pedaço. A agenda nacional agora é pauta de todos.
Lá no Planalto o presidente Lula agora recebe os catadores de material reciclável, dialoga com trabalhadores, com empresários e tbm recebe chefes de Estados que agora tem mais respeito pelo Brasil. Por que não receberia os 'blogs sujos'? Só pq eles fizeram a diferença nessas eleições?
easonnascimento
Lula é um estadista e enxergou claramente a importância dos blogs, principalmente os "sujos". A entrevista no Palaácio do Planalto foi um marco. Uma vitória da mídia alternativa. A mídia tradicional acusou o golpe.
http://easonfn.wordpress.com
Sergio
Esse é o tal presidente que a mídia tenta pintar como "analfabeto" e cria que ia fazer um papelão por não falar inglês. Curiosa essa assimetria: o presidente percebe com bastante clareza (pudera, ela quase nem disfarça) o objetivo da mídia: sua cabeça numa bandeja. E, ainda que essa mídia dissimule muito o que realmente percebe, está bem longe de uma percepção razoável do presidente.
Lula é realmente um homem à frente de seu tempo. Compreendeu e compreende muito mais que os velhos "donos do poder" o potencial da Internet e dele faz uso. Percebeu que não precisava prestar reverência especial aos E.U.A. e não foi desmerecido por isso. Meteu-se a dialogar com o Ahmadinejad, o que era um dos primeiros caminhos a serem tentados pelos líderes mundiais, mas ninguém tinha tentado antes.
Não deixa de ser curioso que duas horinhas de entrevista em 8 anos de governo cause tanto rebuliço na mídia. Acho que, se fosse proposital, Lula não teria imaginado tanto sucesso.
Leonardo
Eu acho que pegou um pouco mal.
Por que nao foram convidados blogueiros de todas as matizes politicas e ideológicas?
Adroaldo Lima L.
talvez porque o Lula nao eh galinha.
Gerson Carneiro
Cabra, tu tá desinformado, viu.
Tá mais desinformado do que bolo de fubá.
Pára de ler o PIG, ômi. Tome jeito.
Jorge
Pare e pense um pouquinho só e você verá que durante 7 anos e meio, ele não fez outra coisa senão dar espaço para os "bloqueiros" do outro lado. De fato, isto que muitos de nós estamos chamando de PiG, a muito deixaram de ser jornal e TV e passaram a ser não mais que "blogs", muitos deles bem fracos por sinal.
Paulo Ribeiro
Aos que chamam os blogueiros progressistas de chapa-branca, digo apenas o seguinte: "Sim, sou chapa branca. Branca pela pureza, pela transparencia de meus comentários, de minhas opiniões. Sou chapa-branca por que apoio o governo de um Homem que revolucionou o Brasil. Que tirou milhões de brasileiros da linha da miseria, a que estavam condenados desde que aqui chegaram os portugueses. Sou, sim, chapa-branca, e tenho orgulho disso. Se, ser jornalista é fazer o que voces fazem, sou chapa branca e assim serei, como milhões de brasileiros que acreditam em Dilma Rousseff e rejeitam as mentiras que são propagadas todos os dias pela imprensa golpista. Sou Lula! Acredito em Dilma! Sou chapa-branca, Sim"
ebrantino
Jamais vou cansar de repetir duas coisas que me preocupam – 1.) a comparação LulaxFHC está perdendo a validade, devido ao tempo que passou e ao ingresso de novas gerações que não conheceram as "delícias" daquele governo, e os seus malfeitos. 2.) em "compensação" as forças da direita receberam muitas lições e absolutamente não estão controladas, e redobrarão esforços para nos levar de novo ao tempo da dependencia ao império, com a "generosa" ajuda da embaixada da matriz- (o Wikileaks não me deixa mentir). Portanto, é preciso: – acertar tanto quanto acertou o Lula,- e comunicar melhor ainda.
JC Tavares
Como diria Cazuza, a burguesia=pig quer ficar rica e enquanto houver burguesia não haverá poesia. E a poesia está vencendo o PIG. Viva Luis Inácio e os Blogueiros.
Emília
O Sr. Laurindo Filho está certíssimo, precisamos de mais emissoras regionais e comunitárias. Hoje, assistindo ao Jornal Hoje da Globo, enquanto almoçava, vi uma reportagem o Morro do Alemão e fiquei atenta e depois pasma, pois a emissora gastou tempo e dinheiro para mostrar a roupa e a mochila dos policiais. Eu querendo alguma notícia de verdade e a Globo me tratando como débil mental, odeio isso! Regulamentação já!!!!!!
Widmark
Aqui em Pernambuco, um jornal do PIG reproduz a coluna do Ancelmo (o globo) Góis, digo com certeza nada do que ele escreve, publica interessa a maioria dos leitores, a mesma é uma coluninha de beldades globais e fofocagens das escolas de samba e do dia a dia do carioca. Ao ler também acho que eles pensam que sou um débil leitor.
Ramos
MARAVILHOSO!
Hoje, o blog mostrou a sua importancia na notícia online
enriquecido com os comentários.
E, com a entrevista dos blogueiros com o presidente,
prova a sua eficiencia e eficácia.
Rildo Pereira
é a midia golpista com medo dos blogs que informam a verdade, ainda temos muito que divulgar a respeito do facismo.
Gerson Carneiro
Como não creio em humildade da velha mídia, no caso revista Veja, (em querer aprender com os blogueiros progressistas), digo que ela é assim: primeiro morde, depois tenta assoprar.
Primeiro menospreza, diminui a importância do encontro dos blogueiros com o Presidente, depois, de mansinho, tenta se chegar para extrair informações e, as tendo, distorcê-las.
Sabe a fábula do escorpião e o sapo na travessia do rio? É bom não baixar a guarda.
Adroaldo Lima L.
Da pra afirmar tranquilamente que Lula eh um toureiro! Toureou bonito essa imprensa / midia! Mas tem sorte! Nessa imprensa / midia nao existem touros! Apenas bois gordos confinados.
Deixe seu comentário