de CartaCapital
Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiram na tarde desta quarta-feira 6, em reunião administrativa, marcar para 1º de agosto o início do julgamento do chamado “mensalão”, suposto esquema de compra de votos em troca de apoio ao Planalto no Congresso descoberto em 2005.
O anúncio termina com a incerteza sobre a análise do processo ainda este ano. É possível, portanto, que a decisão seja lida a poucas semanas das eleições de outubro, o que deve dominar o debate eleitoral.
Após desencontros sobre como o processo seria dividido e o tempo que levaria, os ministros separaram o caso em duas partes: as exposições do relator do caso no Supremo, ministro Joaquim Barbosa, seguida pela sustentação do procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e a defesa dos réus, ocorrem até 14 de agosto.
Os votos dos ministros começam a partir de 15 de agosto. A logística é especial pois o processo é considerado um monstro jurídico. São 234 volumes, 50.119 folhas, 600 testemunhas e 38 réus. Entre os réus estão o ex-ministro José Dirceu (PT), o ex-presidente do PT José Genoíno, o ex-tesoureiro do partido Delúbio Soares e o empresário Marcos Valério. Este também é réu no chamado valerioduto mineiro, que teria sido a origem do esquema utilizado pelo PT.
Todo o cronograma está, porém, condicionado à entrega do voto do revisor do processo, ministro Ricardo Lewandowski, o que ainda não ocorreu. Na reunião dos ministros desta quarta, Lewandowski foi o único ausente por estar em viagem. O ministro estava, no entanto, ciente e de acordo com as deliberações. Por isso, há um compromisso para que entregue seu voto antes de 1º de agosto.
O cronograma prevê que, em 2 de agosto, a defesa dos réus comece a sua sustentação, que deve levar uma hora para cada acusado. As sessões ocorrerão todos os dias a partir das 14h e com duração de cinco horas por dia. Em 3 de agosto, uma sexta-feira, não haverá sessão. As atividades serão retomadas no dia 6 ainda com a apresentação das defesas, que segue até 14 de agosto.
A partir do dia 15, os ministros iniciam os seus votos, a começar pelo relator e revisor, respectivamente. Depois os votos partem dos ministros com menos tempo no STF, ministra Rosa Weber, e terminam com o decano Celso de Mello. Neste período, as sessões ocorrem às segundas, quartas e quintas e não têm hora para terminar.
Clima quente antecede o julgamento
As semanas anteriores à definição do julgamento foram marcadas por tensão, com reiteradas acusações de que o PT estaria tentando atrasar o julgamento. A mais grave delas foi feita no final de maio. O ministro do STF Gilmar Mendes disse à revista Veja ter se encontrado em 26 de abril com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no escritório do ex-ministro da Defesa Nelson Jobim.
Apoie o VIOMUNDO
Segundo a revista, Lula teria pressionado Mendes para adiar o julgamento do mensalão em troca de “blindagem” na CPI do Cachoeira, que investiga as relações políticas do bicheiro Carlinhos Cachoeira. No encontro, uma viagem do ministro para Berlim, supostamente paga pelo bicheiro, teria sido lembrada por Lula. Jobim confirma o encontro, mas não a versão de Mendes. Lula disse poucos dias depois estar “indignado” com a versão apresentada por Mendes. Em outra oportunidade, afirmou que precisa “ter cuidado” com uma minoria que não gosta dele.
A denúncia
O Ministério Público Federal acusa integrantes do PT de montarem um “plano criminoso voltado para a compra de votos dentro do Congresso Nacional”. O suposto esquema foi revelado pelo deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), desafeto do governo, em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo em 2005.
De acordo com a denúncia, feita em 2007 pelo então procurador-geral Antonio Fernando Souza, o esquema teria começado com a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva em 2002.
O objetivo, diz a PGR, era garantir a continuidade do “projeto de poder” do PT por meio da compra de apoio político e financiamento de campanha.
Os 38 réus são acusados de diversos tipos de crimes e fizeram parte, ainda de acordo com a Procuradoria, de “uma sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”.
A defesa dos acusados nega a existência do esquema e contesta a versão de que o governo precisaria pagar mesada a parlamentares da própria base (ou do próprio partido, como o então presidente da Câmara, o petista João Paulo Cunha). Delúbio Soares, em sua defesa, afirma, por exemplo, que não houve uso de dinheiro público para o pagamento do que chamou de “recursos não contabilizados” (caixa 2) da campanha eleitoral de 2002.
Leia também:
Comentários
José da Mota Quixoteando em defesa de Zé Dirceu
(com algumas repetições para firmar bem na consciência) Agora ando quixoteando em defesa de Zé Dirceu e da itegridade física e moral dos homens de valor de nosso país. Comentar em Blogs para mim passou à quase obrigação, só não, porque não me remunera e eu preciso dedicar mais tempo ao meu ganha pão. Aliás, preciso arrumar o ganha pão para poder dedicar mais o meu tempo à ele, sem que mais uma vez o patrão seja um deles, um capeta, e se ache no direito de me cobrar uma fidelidade, postura, tamanha a pureza de um cristal. Para só assim eu possa ou, me tornar um serviçal graduado deles ou, vender minha alma ao capeta que se apresenta como um executivo de uma grande conglomeração ou, pizaria. De diferença nenhuma para esse patrão porque o que ele quer em qualquer um desses lugares é o mesmo, sugar nossas almas para o seu mestre das trevas, aniquilar nossas inteligências, Armando artimanhas sorrateiras para que caiamos em suas armadilhas e fiquemos prezos para sempre. Porque é assim que eles nos roubam uma alma por definitivamente.
Últimamente ando como um dom Quixote personagem honradamente de alma latina, e com meu pangaré, um velho computador de mesa que apelidei assim. Viajo o mundo virtual em de liberdade, igualdade e fraternidade, também de alguma donzela em perigo porque ninguém é de ferro, mas no caso agora que merece toda nossa dedicação é um companheiro, um cavaleiro guerreiro de nome Zé Dirceu. Que teve a sua honra ofendida, sua alma já quase roubada.
Primeiro temos que livra-lo do mal, depois ensiná-lo a não cair em armadilhas outra vez para não se iludir e praticar achando que o bem, o mal, como o mal que lhe ofendeu a honra. E depois de salvo cometer um mal, o Zé Dirceu, iludido que é o bem, junto à alguns amigos, contra o Brasil. Tentar pôr fim as coligações proporcionais para atender ele, o capeta, dando-lhe mais chances de afastar gente de bem da política para formar um exército de políticos escravos que descreve em uma lista dos que serão os eleitos, seus representantes na casa de poder dos homens. Parece papo piegas, de quem vende carnê para cura de aleijados, enriquecimento próprio e o perdão de Jesus. Mas não é não, aqui o papo é reto, é de Deus, de seus soldados verdadeiros.
Descrevi um tanto de textos, humidemelmente escritos, e por limite de criatividade intelectual ainda repetidas vezes os mesmos textos, espalhei Internet a dentro de um tanto que já nem me dou conta de quantos foram os quantos e para quantos eles foram enviados.
farei um resumo dos mais importantes, para mim, sobre o tema.
Começando com um direcioanado principalmente em seu início à Ricardo Lewandowski, mas especialmente para a análise do leitor. Examine, não seja boi de boiada, use a inteligência. Ricardo Lewandowski dar seu parecer, voto, como relator do mensalão do PT até o fim deste mês. De 69.000 páginas que contam resumidamente nossa história desde 15 de novembro 1889, da proclamação da República. Ou 1894, data da eleição do primeiro presidente da República do Brasil, Prudente de Moraes. Desde lá, de 1894 por definições limitadas de controle de gastos de campanha já existia o caixa 2, ainda que usassem outro nome para este tipo de auxílio, patrocínio, àos candidatos. Como é feito até hoje por falta de regras bem definidas sobre o tema. De uma forma ou de outra sempre há caixa 2 em campanhas eleitorais.
Se o ministro Ricardo Lewandowski levar em consideração a realidade brasileira desde os remotos tempos de 1894, de Prudente de Moraes. Poderá economizar o tempo de leitura das 69.000 páginas do processo do mensalão do PT e dar o seu parecer, voto, imediatamente e com toda segurança. Absolvição total e restrita para o caixa 2 de campanha. Quanto aos outros crimes se por ventura houveram, como a compra de votos de parlamentares para projetos e etc… vai depender dos laudos, se há provas ou não.
O que não podemos deixar acontecer é que homens sem nenhum compromisso com o brasil e qualquer sentimento de patriotismo transformem este projeto em um palco circense com um espetáculo que denigra a imagem do Brasil e de seus três poderes. Para dentro desta falsa realidade montada possam explorar ainda mais as nossas riquezas, como inclusive o petróleo do pré-sal. Porque ao final, tudo, inclusive a manipulação das massas, é para atender os interesses dos grandes grupos capitalistas, que obviamente atuam diretamente na mídia e na política para tanto.
Resta-nos aos brasileiros patriotas uma única saída, uma única salvação. Que o mais alto grau de discernimento e patriotismo de nossos ministros do STF entrem em ação mais uma vez, salvando o Brasil mais uma vez e nos mostrando que quem segue a cabeça dos coronéis da imprensa é boi, vai rumo a boiada para o próprio abate acreditando que estão indo para o paraíso, justiçados, pela imprensa de donos, que cuidam de seus negócios antes de mais nada.
O Brasil pede à Ricardo Lewandowski, faça justiça junto a Ayres Brito e todos os outros ministros do STF, no tempo que for necessário, mas justiça. Salvem o nosso povo, ensine-os a seguir o patriotismo que bate em seus peitos e não histórias da carochinha, de pura publicidade, que destruir integridade de homens brasileiros de valor é bom para o país.
Encerro este com um lembrete à todos nós: “Salve lindo pendão da esperança, Salve símbolo augusto da Paz.” Amamos nossa bandeira, que nos representa, o Brasil.
Não podemos aceitar que usurpadores de nossas riquesas disfarçados sob um emaranhado de leis enturvilhadas que com seus lobys enfiaram goela abaixo de nossas instituições fiscalizadoras para dificultar e em alguns casos, como o das privatizações, impossibilitar ou prolongar ao máximo a recuperação do patrimonio público lesado, do nosso dinheiro, das riquezas de nosso país, arrancada debaixo de nossas barbas sem ainda podermos fazermos nada.
Outro humilde texto nesta saga Quixoteana. Foi para atender principalmente o Ayres Brito. É sobre o Mensalão, o que nem se trata mais de uma defesa ou acusação piegas. É de coisa séria, é de futuro de uma nação. Do Ministro Ayres Brito ao fim deste texto direi o que imagino o que acho que dirias, tanto àos oposicionistas do PT quanto principalmente à alguns que se dizem petistas ou aliados que mais a frente digo o que estão fazendo: Em um momento tão delicado para a democracia brasileira e para o destinos de homens como Zé Dirceu e Eduardo Azeredo. Em plena proximidade da votação do mensalão do PT que, deve ser feito justiça dentro do mais profundo sgnificado desta palavra sem levar em conta as pressões pré-condenatórias por todos os motivos políticos lógicos.
Parte 2: Aqui começa o mais a frente que disse: Enquanto, esquecendo os oposicionistas de carteirinha e interesses de alguns dos grandes grupos de comunicação. Há aqueles que se dizem petistas, esquerdistas e ou aliados do PT (na ainda inevitável traição) que neste momento de extremo cuidado e patriotismo, disparam balas condenatórias para todo tipo de denúncias contra qualquer ministro do Supremo Tribunal Federal, como se quisessem provocá-los ao erro, ao pré-julgamento, com obviamente a condenação dos réus, diria que nem tanto, mas de Zé Dirceu sim.
Parte 3: Não seguindo seus exemplos, como fariam como ministros do STF, e os condenando antecipadamente via pressão popular influênciada por alguna orgãos de imprensa (blogs, jornais, revistas e etc…) sem ainda sequer qualquer apuração da denúncia ou ônus da prova comprovado pelos denunciantes.
Ou seja, sem o mínimo básico do direito pessoal respeitado, o direito de defesa. Agem como fossem metralhadoras giratórias miradas para os ministros do Supremo Tribunal Federal. Obviamente para mais uma vez tentar pressioná-los a favor de seus interesses, à condenação dos réus.
Parte 4: Tentativa feita desde o primeiro dia da primeira denúncia buscando que, mais uma vez a apuração dos fatos não fossem feitas com critérios técnicos e os réus condenados, praticamente à revelia, sem o direito de defesa.
E quem são esses que se dizem petistas, esquerdistas e ou aliados do PT? Maioria oportunistas, soldados mercenários e ou oposicionistas infiltrados que de alguma forma foram beneficiados com o obrigatório bom senso de discrição exarcebada do Zé Dirceu em sua atuação pública e política em seu partido, PT, e o querem fora da política. Por que?
Parte 5: Porque não só causariam um desgaste irremediável ao partido PT, como conseguiriam o seu principal objetivo. Derrrubariam Dilma e destruiriam a carreira política do Lula.
Quanto à Eduardo Azeredo, podemos encaixar no mesmo enredo, só não com a mesma força porque o seu partido não é o do Presidente e quanto à ele, já conseguiram diminuir sua força política tanto estadual quanto federal.
Parte 6: Voltando à Ayres Brito, ao que ele diria à estes homens que sempre existiram, condenando à revelia e jogando muitos na jaula dos leôes, entenda-se jaula dos leões à mãos de regimes autoritários onde suas sentenças era a morte, para atenderem seus mesquinhos interesses próprios, nada patrióticos.
Agora sim, chegou a hora: Eis o que imagino que Ayres Brito diria deste processo, parafrasendo ele mesmo:
“Isso parece um salto triplo carpado hermenêutico”
Parte 7: Pois a condenação dada aos réus deste processo seguindo a pressão de grande parte da imprensa e dos acima citados: antes de seus direitos de defesa, dos réus. O veredícto já estaria dado há muito tempo, seria, joguem os réus na jaula dos leões e não seria simbólicamente não, seria literalmente.
José da Mota.
Parte 8: P.S. Criei até uma fábula paródiada: Diante do enorme enigma que é a votação do mensalão. Fiz uma comparação do Zé Dirceu com o Manda-Chuvas para tentar explicar parte da história, do mensalão, de seu fim com no caso de absolvição. Sendo Zé Dirceu por obviedade nesta história imaginária, um tanto plagiada, o Manda-Chuvas, Peluso o Guarda-Belo, e os Batatinhas os petistas que se aproveitaram da atuação discreta do Manda-Chuvas, o Zé Dirceu, e desobedeceram suas ordens enviadas subliminarmente via um Blog invisível de nome Blog do Zé Dirceu, não espalhe.
Parte de outro comentário a ver com o tema. Parte 9: E caso haja absolvição a festança será discreta, politicamente correta. Mas em caso de condenação a festa vai ser de arromba, tão arromba que ouvirão a quarteirões de distância, mas não a festa da oposição, a festa dos petistas, os Batatinhas, livres de serem fritas. Porque Zé Dirceu absolvido não vai se expressar só via Blog, vai ser de megafone na mão também, olho no olho. E para quem já tem valor às escuras, qualquer flash de luz vira sol.
José da Mota.
P.S. Dando água para o pangaré porque hoje terei que fazer uma outra viagem, para outro rumo, onde quem sabe encontre uma donzela para salvá-la, ou, ser salvo, do perigo.
Mário SF Alves
Olhem só para isso:
“Os 38 réus são acusados de diversos tipos de crimes e fizeram parte, ainda de acordo com a Procuradoria, de “uma sofisticada organização criminosa, dividida em setores de atuação, que se estruturou profissionalmente para a prática de crimes como peculato, lavagem de dinheiro, corrupção ativa, gestão fraudulenta, além das mais diversas formas de fraude”.
Por mil trovões, ou mil trombetas midiáticas!!! Isso aí é próprio retrato da máfia e em sua melhor performance. Sim, porque, a não assim, só nos resta interrogar-nos a que ponto chega a sede de desacreditar o PT? Ou melhor, a que ponto chega o ódio contra um partido de massas, nascido do povo e para o povo?
É isso aí PIG. Tão hábil em manter vendados os olhos do povo e tão inábil em lidar com os olhos entreabertos deste mesmo povo. Exageras PIG, exageras.
Messias Franca de Macedo
… Engraçado, o PIG não se reporta ao relatório memorável do ministro do STF, Joaquim Barbosa… Relatório “declamado” em sessão solene do STF da era Gilmar Mendes… [O Demotucano] Eduardo AZARedo, réu do processo, passa ao largo pelas redações da Globo, Veja & demais sucursais do PIG!…
EM TEMPO: sem fazer juízo do mérito, acerca do tal Mensalão da era Lula, creio que seria de bom alvitre a convocação de um magistrado de uma corte internacional, objetivando acompanhar o julgamento – “do século”, segundo os ativistas (sic) da eterna OPOSIÇÃO AO BRASIL.
QUESTÃO DE ESCLARECIMENTO: o que a nação brasileira espera é um julgamento técnico, isento, não subordinado a interesses espúrios daqueles que, incapazes de propor uma agenda alternativa [positiva] para o país, insistem em tentar usurpar o poder mediante o velho estratagema surrado do golpismo/terrorismo…
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia
República das Bananas dos Estados Unidos do Brasil
Mário SF Alves
Perfeito, caro Messias. Matou a cobra e, de quebra, mostrou a outra face do PIG; aquela dos subterrâneos, a face não manifesta, a antipovo, a antiPT, antidemocrática; a parteira unha e carne com a ditadura de direita, a horrível, a inominável.
Aliás, pensando bem, já tá hora de se fazer um upgrade no PIG. Sim, porque a inferir dos últimos acontecimentos a coisa anda mais pra PBS-MM – Partido do Brasil Subdesenvolvido, versão I.1, mafio-midiático.
José da Mota
* um humilde Comentário deixado com pequenas alterações, três vezes, uma para cada um dos três artigos diferentes, mas sobre o tema, no Blog Cidadania. Cabe aqui também e vou dividi-lo com os seu leitores caso o moderador permita sua publicação.
Como a um papagaio, leia bem antes de soltar o verbo com cachorradas, tem asa e bico, mas é papagaio, Vou repetir pela terceira vez comentário que deixei ela primeira vez aqui mesmo, em outro artigo, provando que a mídia não influência o STF, de nenhum dos lados, da mídia, e que são tantos.
Parte nova incluída nesta repetição: Quanto ao julgamento de evidenciar mais Zé Dirceu do que o próprio mensalão é questão de obviedade política, sua importância se iguala à do Lula e da Dilma no PT. Mas que tipo de homens estamos julgando? Pergunta tanto para Azeredo quanto para Dirceu. Seriam homens que desviaram dinheiro para enriquecimento pessoal, no caso, de caixa 2 de campanha eleitoral que a maioria dos partidos brasileiros usou até àquela época, no mínimo. Ao fim deste comentário deixo uma incógnita a respeito.
Para encorajar-nos à não pré-julgar alguns dos ministros e à leitura de uma consideração do mais polêmico entre eles na atualidade, vou descrever logo abaixo um pequeno poema de Shakespeare.
Não é merecedor do favo de mel aquele que evita a colméia porque as abelhas têm ferrões.
William Shakespeare
Agora ao comentário, de quem merece favos de mel, como aos leitores dele. Aproveitando outro tema em evidência, o da comissão da verdade com principalmente o caso Wladimir Erzog, deixei comentário no Blog da Maria Frô e do Mino Carta. Justamente sobre um artigo de Mino Carta que Maria Frô o reproduziu em seu Blog.
Tema e que gerou muita polêmica pois eram verdades guardadas no fundo do Baú de participação da Imprensa na história da ditadura do Brasil (talvez a mais importante caixa de pandora desta história à ser aberta à descoberta). O que não vem ao caso agora, por que o tem haver é Zé Dirceu e STF.
É sobre o papel fundamental e definitivo para permanencia de nossa democracia até os dias de hoje, do STF e seus ministros, com tendências de votos contras ou à favor à princípio na época sob pressão para o mensalão do PT.
Destacando pessoalmente um deles, Gilmar Mendes (para quem Lula e PT devem gratidão eterna e a maioria ainda não o reconhece e age assim, injustiçando-o.), por além de heroicamente como todos os outros seus pares não se deixou levar pela pressão da impressa que, levou à popular e assim tentou quebrar os trâmites legais do judiciário para condenar sem direito de defesa, à revelia, os réus do chamado mensalão do PT.
Ferindo o princípio básico de todos os brasileiros, um dos pilares da democracia, o direito à defesa. Quando o STF definiu corajosamente os rumos do Brasil e principalmente, concretou para eternamente, o direito de defesa independentemente dos apelos e pressões da impressa e por consequência populares. E porque faço um destaque especial à Gilmar Mendes, porque durante todos estes anos foi o ministro que chamou para si a responsabilidade pelo cumprimento do prazo para o processo perante a imprensa e a população, aceitou o ônus da causa heroicamente, sem em momento algum recuar.
E por mais uma vez os brasileiros conscientes esperam a mesma postura do STF, votar o mensalão do PT dentro do prazo legal necessário sem atender aos apelos e pressões de alguns da imprensa, dando direito de defesa aos réus e principalmente, julgá-los de acordo com os laudos.
Particularmente acho que todos os mensalões foram armadilhas políticas mal plantadas, mas com o interesse de divulgação política do que a preocupação de resolver o problema de má versação de verbas de campanha, legais ou ilegais e menos ainda o de resolver o problema da corrupção no País.
Tudo não passou de um golpe na tentativa tanto, no caso do mensalão mineiro, derrubar Eduardo Azeredo do poder, quanto, no caso do PT, derubar Lula já imediatamente do poder ou no mínimo destruí-lo politicamente em a sua próxima eleição, derrubá-lo.
Não esta em jogo mais aqui se PT e aliados vão vencer a oposição e vice-versa, e, sim, se o STF vai mais uma vez ser o salvador de nossa democracia. Vai impor a independência dos nossos três poderes. Vai salvar o Brasil da pressão da imprensa e respeitar o princípio básico de sobrevivência de todo cidadão brasileiro, o seu direito de defesa.
A história um dia dirá: Salve! STF Brasileiro, o Brasil lhes têm gratidão eterna por salvarem nossa democracia em seu momento mais delicado.
Quem são esses homens que estão sendo julgados? Homens que ficaram milionários porque desviaram verbas do estado para enriquecimento próprio? Ou homens patriotas que dentro do regime, legal ou contravencional defenderam a bandeira filosófico politica que acreditavam que era o melhor para toda uma nação?
José da Mota.
abolicionista
Eu quero mesmo ver esse negócio passado a limpo. E se ficar provado a culpa dos petistas, que sejam punidos. O duro é saber que um mentiroso como Gilmar Mendes vai julgar o processo. Ele deveria é estar no banco dos réus da Privataria Tucana, o maior escândalo da política nacional depois da Satiagraha, a única que poderia por banqueiro na cadeia, e que o PSDB (partido mais corrupto do Brasil) enterrou. Mas que se julgue o mensalão também, claro.
Regina Braga
Que mensalão? Houve algum? Cadê? Que tal o Governo Paralelo?Que tal a Celg?Que tal sonegação?Por onde andas Meu Presidente? Junto ao Policarpo,produzindo a Veja? Mentiras e Mentirozos(com ZZZZ).
Iukio Hasegawa
Sobre o mensalão, vem á pergunta que não quer calar. Foi o governo que ofereceu dinheiro para os parlamentares ou foram estes que cobraram “propinas” (oriundas do caixa 2)para aprovarem os projetos??? Não houve curiosidade da PF nem dos repórteres investigativos para descobrir a verdade. Essa prática é antiga na política brasileira (a mídia sempre encobriu),desde os anos 50. No caso atual, foi necessário um reforço especial: Marcos Valério, já utilizado por Eduardo Azeredo, pois a ganância dos parlamentares atuais não tem limites.
hose gaspar chemin
falar em mensalao e sofismar!
vamos a CPMI !!!!!
FrancoAtirador
.
.
O MINISTRO PEDRO BIAL PRESIDIRÁ O JULGAMENTO.
.
.
Mário SF Alves
O que é isso, Franco? PBial não é aquele do BigBB? E aí, cara? Tenho sentindo sua falta.
Abraços,
Mário.
lulipe
Parece que estão com medo do voto do Ministro Joaquim Barbosa:
http://veja.abril.com.br/blog/radar-on-line/brasil/na-mesa-de-sarney-um-pedido-de-impeachment-de-joaquim-barbosa/
Marcio H Silva
Quem está com medo?
Se Sarney aceitar o pedido, vai ter que aceitar o do Gilmar também.
Gilberto
Pelas matérias que tenho lido com opiniões de alguns ministros do STF dobre o assunto “mensalão”, bem como a marcação do julgamento do processo que se desenvolve há mais de meia década para 2 meses antes de uma eleição, cria um sentimento de suspeita com relação a isenção do STF para seu julgamento.
Daniel
Não vai virar nada, tal e qual a Privataria Tucana…
Marinalva
Vai ser uma campanha (em 2012) de agressões verbais como nenhuma outra. Na base do:
– V. Exa. é ladrão.
– Ladra é a sua filha que está envolvida com o escândalo da Privataria Tucana.
– Não fale da minha filha porque senão eu boto a sua mãe no meio.
E o PIG, que quer que o Brasil se exploda, exultando de satisfação.
Mário SF Alves
Correto, Marinalva. Só uma ressalva. O Brasil que o PIG quer que se exploda é o “Brasil Um País de Todos”. Para o PIG basta o brasil-país-de-uns-poucos. E quanto a essa coisa de desenvolvimento, de superação do subdesenvolvimento?!! Ah! Isso, nem pensar. Crescimento econômico?!! Só se for conduzido por um partido tipo um PSDB da vida e, ainda assim, crescimento comedido, tranquilo, e num cenário de estado mínimo, com tudo, tudo devidamente privatizado e/ou terceirizado. E nada de aeroportos cheios; nada dessa chuva de carros nas mãos do povo. Ah! Outra coisa: Tele-propaganda-visão, isso pode, quanto mais melhor.
Fabio Passos
O Nassif vai fundo e bem qualifica uma situação que não pode continuar:
“Supremo: circo ou hospício?”
http://brasilianas-novo.no-ip.org/blog/luisnassif/supremo-circo-ou-hospicio
”
Um Ministro do Supremo Tribunal Federal enlouquece. Passa a distribuir declarações cada vez mais alucinadas, trasformando o Supremo em circo ou hospício. (…)
Sem saber o que fazer com o louco, o reino continua sua vida normal, fingindo que não existe o Ministro louco que desmoraliza o Supremo. De tempos em tempos, colunistas com dificuldade para preencher sua cota de notas, entrevista o Ministro louco. Ele dá uma declaração louca envolvendo algum colega.
No dia seguinte, burocraticamente os jornais procuram o colega que desmente a nota.
E o reino vai tocando sua vida, procurando ignorar que existe um Ministro louco na mais alta corte.
“
Geysa Guimarães
Respeito as análises do Nassif, mas discordo quanto à loucura do sinistro.
Isso pra mim tem outro nome.
Fabio Passos
É verdade.
Bancar o gilmaluco pode ser uma estratégia prá escapar da cadeia.
O comparsa dele – demóstenes torres – também andou sugerindo que havia perdido o juízo.
Mário SF Alves
Kkkkkkkkkkkkkk… É, você tem razão o nome da coisa é outro. Valha-o velho mussolini.
Mário SF Alves
O problema com a mentira é esse, prezado Fábio. O cara mente tanto, tanto, que um dia ele acaba por acreditar nas próprias mentiras. E atenção! Isso serve também pra o PIG. Ou Pinochio-PIG, sei lá.
Fabio Passos
A tese do prevaricador roberto gurgel não se sustenta. Distribuição das sobras de caixa2 é muito mais razoável. O PIG deseja um julgamento político e tem um aliado dentro do stf – gilmar dantas – empenhado nos interesses da oposição direitista.
ricardo
Para crime político, nada mais justo do que um julgamento político. Podem começar a tremer, pois é isto que vocês terão.
Fabio Passos
Engano seu.
Julgamento político acontece nas urnas.
E do jeito que a direita apoiada pelo PIG vem tomando sova a cada eleição… deve desaparecer.
Não é por outro motivo que o herói dos leitores de veja é gilmar dantas.
Um político sem votos, detestado pela população e metido com o crime organizado. rsrs
Mário SF Alves
Linchamento político, você gostaria de dizer, não? Pois, vá sonhando, sonhando, sonhando…
Marcelo de Matos
Junho inicia-se muito bem para a mídia: crimes hediondos, frio enregelante, chuvas torrenciais, enxurro político. Em julho virão as férias e brasileiro não é de ferro, mas, em agosto o PIG desenterrará os fantasmas do mensalão. Dá bem para sair do vermelho, com as vendas de revista em alta novamente. Bem que o Ayres Brito queria liquidar a fatura logo, criando mutirão no STF ou esforço concentrado no recesso. Marco Aurélio e Joaquim Barbosa, porém, tiraram o corpo fora. O que? E as minhas férias? Lewandowski topou levar a revisão a toque de caixa e livrar-se logo desse catatau de quase 60.000 páginas. Merval Pereira, que sempre o procura para saber como está o processo, não estava com cara de muito satisfeito. Ao que parece o acadêmico esperava maior empenho e desfecho rápido: mutirão, força tarefa, esforço concentrado. Terá de se conformar, porém, com um julgamento padrão, meticuloso e demorado, como está sendo o de Demóstenes na Comissão de Ética do Senado e na CPMI: cozimento em banho-maria.
Jacó do B
“Ministros do STF decidiram nesta quarta-feira”….Desde quando o Merval é ministro do STF??????
Cristiana Castro
Perfeito!!!!!
oziel f. albuquerque
O apoio que o PT tem é do povo das classes C e D, portanto os ministros do stf são de classe A são inimigo do PT. O jugamento do chamado mensalão é politico, os ministros são pressionados pelo PIG que é um partido politico aliado do psdb.Espero que os nossos lideres chame os sindicatos, principalmente a CUT para pressionar os ministros do stf. Vamos mandar pra Brasília centenas de onibus.
Mário SF Alves
Faz setido, meu caro. Faz todo sentido. Só resta saber se é necessário e – fundamentalmente – se será estratégico.
A propósito, consta nos anais da história “ouvi dizer, mas não tenho muita certeza” de que certa vez perguntaram ao Marx o que ele achava das religiões. E ele prontamente respondeu que a religião era – à época, claro – o ópio do povo. Não satisfeitos, aumentaram a dose e perguntaram-no se ele acreditava em deus. A resposta foi clara e fulminante: isso, você deve perguntar a um teólogo, pois minha cátedra é outra, minha cátedra é a economia política. Genial, Marx, sempre. Então? Necessário é; resta saber se é estratégico.
Fabio SP
O deputado Protógenes Queiroz (PC do B-SP) falou em traição ao comentar o relatório de Amauri Teixeira (PT-BA) que pede a abertura de processo contra ele no Conselho de Ética. Protógenes foi flagrado em interceptações telefônicas da Polícia Federal conversando algumas vezes com Idalberto Matias Araújo, o Dadá, um dos integrantes do esquema do contraventor Carlinhos Cachoeira. Cabe agora ao Conselho decidir pela abertura ou não de processo. Para Teixeira, há indícios de quebra de decoro na ação do colega, que não deveria ter mantido “relacionamento próximo com um notório contraventor”.
Marcio H Silva
Fabio, voce tem conhecimento do teor da conversa? se tivesse algo grave no bate papo, garanto que já tinha saído na mídia bandida….
RicardãoCarioca
Eu gostaria de saber se, depois dessas declarações…
http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/06/06/nova-explosao-de-ira-de-gilmar-contra-pt-por-ilimar-franco-449108.asp
…, o Gilmar Dantas não seria impedido de julgar o mensalão?
lulipe
Negativo, meu caro, esse seria o desejo do PT, mas não vai acontecer, até por que não há motivo para isso.Motivo existe para o Ministro Tóffoli esse,sim,deverá se declarar impedido, já que sua namorada, companheira, o que seja, foi advogada de dois mensaleiros, segundo a imprensa.
Ramalho
É cada ideia que aparece por aqui, que só rindo mesmo.
M. S. Romares
Segundo a imprensa deve-se entender o quê, trollzinho amestrado??
lulipe
http://pps.jusbrasil.com.br/politica/8519947/folha-ministro-do-stf-atuou-em-acao-de-ex-cliente
M. S. Romares
Folha de SP??? Então eu acredito. Por que será que em todos seus comentários é visivel a omissão de inteligencia? Voce faz quastão de usar a ignorancia como método de análise e fica tentando convencer um ou outro incauto de que “suas conclusões” formam o contraponto de opinião. Não, elas não formam e são deploráveis.
lulipe
Escreveu, tergiversou, desacreditou,agrediu, mas não contestou a informação.Isso chama-se delinquência intelectual,caro Romares.
Tomudjin
Pelo menos, se houver absolvição, ninguém poderá dizer que foi o dedo de Lula.
carlos dias
Vão dizer sim, veja meus comentários….
Meiacana
Que beleza! O maior julgamento do mundo. A montanha vai parir um rato.
O_Brasileiro
O processo do mensalão não é um processo da PGR/MP vs. “mensaleiros”.
É, acima de tudo, uma disputa “jurídica” entre a Veja/mídia golpista/PiG vs. PT/Esquerda.
É uma batalha pelo PODER.
O STF já se curvou perante o 4º poder, a mídia (golpista).
Agora só nos resta saber se a decisão do STF vai ter algum embasamento jurídico, ou se rasgará de vez a Constituição do país.
A decisão do STF pode fazer com que, depois do julgamento, o Instituto Millenium tenha uma adesão maciça…
Mário SF Alves
No alvo. Nada como poder ir direto ao coração da mosquinha azul. É isso. E a propósito, será que seria possível ser ainda mais sintético?
Remindo Sauim
Quem leu as acusações sabe que são contro C/control V das reportagens da famigerada Veja. Não sei como o STf aceitou uma denúncia tão sem sustentação como esta. O processo confunde os BVs pagos à agência de publicidade com dinheiro desviado. Agora, se for julgado no mérito das provas, todo mundo está inocentado. Com o STF tentando inovar ao julgar sem provas, resta aos acusados recorrer, o que estenderá o julgamento por anos.
Gerson Carneiro
Um monstro jurídico.
São 234 volumes, 50.119 folhas, 600 testemunhas e 38 réus.
ricardo
Pois é, e depois dizem que a coisa não existiu.
Gerson Carneiro
A @VEJA acabou de criar mais uma ficção com o CrtlC + CtrlVeja dela.
“Quantidade não é qualidade”
Renato Lira
Não é a quantidade de papel que comprova que o negócio existiu.
Aliás, para se tentar dizer que uma mentira, nada como uma papelada sem fim com um monte de encheçãode linguiça.
E,como sabemos, papel aceita tudo.
Paulo
Há muito tempo que o Dirceu pede para que o mensalão seja julgado. Vai ser atendido não por seus pedidos, mas porque a imprensa bandida e canalha está acuada.
Roberto Locatelli
Os juízes mais atucanados do STF batalharão para que haja prescrição dos crimes e, assim, fique valendo, para sempre, o linchamento do PIG.
pperez
Concordo com vc.
O PIG sabe pelos seus espiões na corte que, caso haja julgamento, a chance de condenação do Zé é mínima pelo farto dossiê entrege pela sua defesa contestando com provas item a item das acusações.
Portanto, vao fazer de tudo para que o julgamento não ocorra para que Dirveu e,claro, o PT sangrem às vesperas das eleições!
lulipe
É cada idéia que aparece por aqui!!Só rindo mesmo…
pperez
E o stein aí diz o que?
Marinalva
COLIGAÇÃO PELA DESGRAÇA DE SÃO PAULO
É uma lástima! Mais uma vez a suprema corte cede às pressões do PIG e resolve julgar um escândalo de caixa 2 contra um governo petista, em pleno período eleitoral. O próprio Merval Pereira fez a sua pressãozinha particular ao telefonar para um dos ministros da suprema corte (não dá para escrever suprema corte com letra maiúscula)para falar sobre o “mensalão”.
Que o governo do PT mergulhou de cabeça no caixa 2, eu não tenho dúvida. Mas o PIG não está interessado se houve ou não compra de votos de alguns congressistas para votar nos projetos do governo Lula. O que interessa é a escandalização sobre o assunto como estratégia para interferir no andamento da CPI do Cachoeira, esta com revelações iniciais que permitem deduzir que o Carlinhos liderava o maior esquema de corrupção do início deste século, com tentáculos nos quatro poderes da república (o quarto poder seria a “imprensa livre”), e tentar interferir também no resultado das eleições deste
ano.
O bom é que no horário eleitoral gratuito, o Serra, candidato a uma estiagem na Prefeitura de S. Paulo, poderá dizer em rede nacional: Eu sou, nós somos (o pessoal do PSDB, DEM e da coligação pela desgraça de
S. Paulo) corruptos. Mas quem não é?
Gerson Carneiro
Meu palpite: haverá Ministros que sabotarão o cronograma afim de haver prescrição. O próprio Ministro Ricardo Lewandowski declarou em entrevista que haverá prescrição de penas e explica porquê(confira no link no final).
A pior coisa que pode acontecer ao José Dirceu (contrariando a sua vontade) é a prescrição pois este já está condenado pelo PIG, muito embora o julgamento do PIG não tenha peso jurídico algum porém, havendo prescrição o réu carregará o estigma carimbado por seus inimigo (PIG e oposição).
Não havendo prescrição, e ainda havendo absolvição, será a desmoralização total dos que utilizam o mensalão como bengala no jogo político. E isso é tudo que eles temem. Na verdade quem teme o julgamento do mensalão são exatamente aqueles que têm a certeza da farsa que é essa denúncia (o próprio denunciante Roberto Jefferson já admitiu que sua denúncio não passou de teatro, e não há uma testemunha sequer) e têm a certeza que havendo um julgamento isento de pressão da mídia e da oposição, sem faca no pescoço do STF, José Dirceu será absolvido.
Portanto, os inimigos do PT (e do José Dirceu) no STF farão de tudo para boicotar o julgamento, afim de manter a sentença condenatória do José Dirceu exarada pelo PIG.
* Mensalão terá prescrição de penas: http://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2011/12/14/mensalao-tera-prescricao-de-penas-diz-lewandowski.htm
Roberto Locatelli
É verdade, Gerson, pode haver prescrição. Se ocorrer, como você disse, será muito ruim para José Dirceu, pois prevalecerá o linchamento do PIG. Por isso Dirceu quer que o julgamento aconteça para que ele possa apresentar suas provas.
É claro que, mesmo que Dirceu seja absolvido, o PIG continuará dizendo que ele é culpado. Mas aí é diferente, pois fica a palavra do PIG contra o julgamento do STF.
Lu Witovisk
Gerson e Locatelli, parabens aos 2 pelas colocações.
Agora essa da prescrição é sujeira-mor… e lá no yahoo o povo vocifera loucamente, ô cambada.
carlos dias
Caro amigo, seu raciocínio é quase perfeito. Apenas se esquece de um pequeno detalhe, mas que fará toda diferença e pode ter desdobramentos tenebrosos….
Não há provas, porém a corte está com a faca no pescoço. Se condenam nada lhes acontece e queimam o zé dirceu.. que, mesmo se fosse absolvido, já foi o queimado o suficiente e teve a vida política destruída e credibilidade gravemente ferida. Dificilmente voltará a liderança do partido e a ser uma referência ideológica. Portanto esse já foi condenado pelo PIG e já cumpre a pena de ostracismo vitalício) e denigrem um pouco mais a imagem petista. Isso influirá, pensam os tucanos e os pigs, nas eleições.. Aliás, mais grave, irá pautar o debate eleitoral… Esse pseudo-moralismo indecente do PIG e dos reacionários irá pautar uma importante eleição municipal em esfera nacional.. É o máximo da falta de caráter dos juizes do supremo, podem publicar ai eu, carlos dias (dou rg, cpf e endereço se quiserem), declaro: os responsáveis por marcar esse circo nas eleições de ineptos, covardes, lenientes, irresponsáveis na condução do seu ofício. Mostraram com essa indecende submissão ao PIG que não são pessoas confiáveis. Mas, voltando.. condenar Dirceu custará ao supremo nada! Já absolver irá custar muito.. o PiG irá massacrar a credibilidade da corte, dirá que Lula nomeou a maioria dos ministros, que Gilmar foi o único a resistir as pressões, etc … Não descartada uma “crise” golpista com forte repercussão… Já vimos isso várias vezes, vide pseudo impedimento de fernando collor….
Ou seja, os covardes (será só covardia? Ou haveria outros motivos escusos para agirem em conformidade com o calendário do eleitoral do PIG?) podem ter muito a perder se absolvem Dirceu e muito a ganhar (ou esconder) se o condenam.. Temos de pensar seriamente numa estratégia decente para neutralizar essa armação: os médios estão sequestrando o supremo nas nossas caras e estamos passivos……
Gerson Carneiro
Que ostracismo? Não aparecer no PIG é um privilégio.
Dirceu está mais ativo do que nunca. Tive o privilégio de assistir uma palestra dele recentemente.
Lu Witovisk
putz, que situação!!
carlos dias
Gerson, o Dirceu aparece no PIG… sempre como o líder da quadrilha dos mensaleiros…. Ou seja, “ostracismo”! Não encontrando outra palavra, escolhi essa para tentar expressar essa situação do Dirceu….
Avelino
Ponto pro Gilmar e demais camarilheiros, o “mensalão” será julgado ai da este ano. O jogo de cenas e acusações fez seu efeito planejado, se por ele ou não, ele disparou o esquema.Vamos aguardar as muitas reportagens sobre esse assunto, pois há que se queimar o PT e o ZD, que a mídia não quer nem a pau, junto com outros reacionários, candidato e levando a eleição a vitória.
Uma vez comprovado a inocência, o interesse é queimar ZD e o PT.Agora vamos diminuir as reportagens sobre a CPI e informar desinformando, afinal há leitores que assim o querem.Faz parte da mídia.
Maralina Matoso
Ninguém me tira da cabeça que mais uma vez o grande mestre do jogo foi Lula. Ele induziu todos a acreditarem, especialmente o PIG, de que não era interessante o julgamento do mensalão antes das eleições.
Aí os caras forçaram justamente para haver o julgamento.
Julgamento feito, absolvição quase que certa dos principais envolvidos.
Maria
A veja, revista partidária sustentada financeiramente, conforme várias denúncias veiculadas pela imprensa, pelo psdb, pautada por um contraventor, consegue também definir o cronograma dos julgamentos do Supremo (!) Tribunal Federal.
Que decepção Ayres Brito! Ceder a pressão de uma revistinha de quinta categoria é comprometer mais uma vez a credibilidade da justiça.
Como não relacionar a denúncia feita por um sujeito que denunciou um grampo sem áudio, desmentido pela Polícia Federal, nomeado pelo psdb, em pleno período eleitoral com os interesses eleitoreiros, ainda mais quando se tem uma grande imprensa (veja,globo,folha etc ) comprometida com o dito partido.
Toda a população anseia que crimes cometidos sejam julgados com isenção independentemente de quem os tenha cometido. Acreditar no entanto que esse julgamento,com o clima que foi criado e com o pronunciamento público de alguns dos ministros sobre a matéria, será “tranqüilo ” é exigir demais de todos nós pobres mortais
Mário SF Alves
Sim, a revistinha é de quinta categoria. Porém, prezada Maria, navega num mar de dinheiro (imagine o quanto de pseudo-0consciências isso pode comprar?) e de sobra é o apêndice mais sujo do PIG-brasil-país-de-uns-poucos.
José Eduardo
E o mensalão dos tucanos de Minas Gerais quando era governado por Eduardo Azeredo? Também será julgado?
Fernando
O STF irá desmontar a farsa da tese mensalão, irá absolver José Dirceu e condenará Delúbio e mais alguns por caixa 2. Daí, ato continuo, o pig fará grande grita contra isso. Mas, acho ótimo que esse julgamento ocorra agora. Espero que em breve seja logo realizado o julgamento do mensalão mineiro. Quanto aos blgos sujos espero que não se pautem pelo pig e tragam a CPI do Cachoeira para o mundo da internet, pois ela está quase desaparecendo diante de tanto sigilo.
SILOÉ-RJ
Se o mensalão era um suposto esquema de compras de votos em troca de apoio ao planalto no congresso, porque então, alguns parlamentares do PT receberam esse dinheiro???
Eles não têm que votar com o partido???
Se era para buscar apoio, porque não investiram mais em parlamentares de outros partidos, fora do PT e da base que já era aliada ao governo???
ZePovinho
NÃO HÁ PROVAS,NOS AUTOS,DE QUE EXISTIU “MENSALÃO” E O PRÓPRIO ROBERTO JEFFERSON DISSE QUE MENTIU.
Estou com pressa para ver o STF inocentar um monte de gente;a menos que os juízes julguem fora dos autos e criemos mais uma jabuticaba brasileira.
Fabio SP
Não sei nem porque tem julgamento. o Zepovinho aqui já julgou e tá julgado…
carlos dias
Todos me desculpem, mas creio que é uma tremenda sacanagem esse julgamento… eu como cidadão peço a imediata formação de uma nova corte suprema.. os juizes mostraram que sao pautados pelo PIG irremediavelmente. Mostraram que são manipulados mesmo. O julgamento poderia ser após as eleições sem comprometimentos. Preferiram aparecer na telinha.. Com todo respito, não são juizes isentos! Então devem cair fora.
Edmar
Mano, acho que todos os “ministros”, inclusive os indicados pelo LULA, tão com o “rabo preso” com o tal de PIG. Afinal, muitas conversas, telefonemas e mensagens eletrônicas foram grampeadas e, acho, têm servido de “faca no pescoço” de todo o Supremo(?). Afinal, por longos dias, um dos dois CHEFES DA ARAPONGAGEM DA ORGANIZAÇÃO VEJA/CACHOEIRA trabalhou nas dependências da Corte, contratado que foi pelo GILMAU MENTES para fazer “varreduras”. Provavelmente, varreduras das mazelas dos ministros (seres humanos normais) pros arquivos da VEJA/CACHOEIRA. Lembra da filmagem das telas dos computadores dos ministros Carmem Lúcia e Lewandowski,pela Globo/Cachoeira? Não é estranho que o Ministro “renuncie” à presidência do STE pra “acelerar” o julgamento e a ministra “aceite” o sacrifício de “presidir” as eleições municipais e ainda participar ativamente do julgamento? Se liga, mano. Parafraseando a turma do PCC, “TÃO TODOS DOMINADOS”!
Fabio SP
Mensalão?!?!? Não existiu, não existiu, não existiu…(batendo o pezinho no chão)
João Ferreira Bastos
Privataria Tucana é trololó, não é zé bolinha
M. S. Romares
Não bata seu pezinho muito forte porque pode arrebentar a cinta-liga.
Luiz Fortaleza
Fiquei triste ao ver Protógenes postar no twitter que um passarinho lhe avisou sobre um acordão entre PT e PSDB sobre a DELTA. Por isso não vou me tornar idólatra de partido ou pessoas para não perder senso crítico de realidade.
Luiz Fortaleza
Protógenes Queiroz @ProtogenesQ
“Apesar do Amauri do PT…amanha ha de ser outro dia…Hoje vc e quem manda falou ta falado, não tem discussão não…”
Luiz Fortaleza
Protógenes Queiroz @ProtogenesQ
Um passarinho me contou agora q o Dep.Amauri do PT, cumpriu tarefa do PT em acordo c/PSDB. Querem desviar o foco da corrupção da DELTA.
Jose Carlos
Se o mensalão existiu e se “O objetivo, diz a PGR, era garantir a continuidade do “projeto de poder” do PT por meio da compra de apoio político e financiamento de campanha”, como diz a denuncia, porque o governo entregaria dinheiro para Roberto Brant, deputado do PFL, ex-ministro de FHC e nunca votou a favor do governo Lula? O PGR poderia explicar isto?
Mário SF Alves
Incongruências, meu caro. É o verdadeiro show da vida. Fantástico. E nessas plagas aquela velha e surrada peneira ainda insiste em tapar a luz do sol. E tome mentiras, e tome incongruências. Projeto de poder… faz-me rir. Naquele momento da história, quando mal se sabia se o rumo adotado (dentro do grau de liberdade possível) surtiria resultado, projeto de poder?
pedro
Que venha o julgamento de forma imparcial e que se faça justiça. Agora se o julgamento não sair da maneira como parte da imprensa quer, vamos ver a reação.
Que venha também a edição popular do Privataria Tucana e que o Privataria Tucana Dois, com a famosa lista de Furnas seja logo editada, de forma a denunciar a maior roubalheira, isso mesmo, a maior roubalheira da história do Brasil.
Noticia recente em jornal aqui de Salvador informa que o Delegado Protógenes teve o seu nome incluido do relatório de Amaury Teixeira pelos contatos telefônicos com o Dadá. Que se esclareça a verdade para que o nobre delegado, agora Deputado, mantenha com dignidade o seu mandato. Esperamos.
Marcelo
Tô nem aí pra “mensalão”. Eu quero é ver a CPI da Veja-Cachoeira a todo vapor. 2 políticos do PIG já estão queimados (demostenes e Perillo). Próximo da fila quem será? Pollicarpo? Civita? Gilmar Dantas Waterfalls?
Vlad
O próximo foi o Protógenes:
http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI5821296-EI7896,00-Protogenes+se+defende+pelo+Twitter+sobre+processo+disciplinar.html
psgd
O merval pereira acabou de dizer, agora a pouco no jornal das 10 da globo news, que ele telefonou ao presidente do Supremo e este “garantiu” a ele que o ministro revisor vai entregar, ainda neste mês, o seu relatório.
Geysa Guimarães
Não vejo com bons olhos essa intimidade entre a imprensa partidária e o Alto Judiciário.
“Excelências” deveriam falar somente em entrevistas coletivas.
pperez
De fato vc tem razao, porem depois que um ex metalurgico retirante nordestino com ousadia bastante para ganhar a presidencia da republica para depois de 8 anos levantar o gigante adormecido, os demais poderes, em especial, o judiciario começaram a se meter a fazer politica partidária. Porque será hein?
Marcos AC Lopes
Ao que parece estão querendo melar a CPI e não o contrário: a CPI melar o chamado mensalão. O povo tem que ficar de olho e se preciso ir às ruas exigir igualdade no julgamento.O Gilmar deve estar impedido de julgar.Não dá para tolerar dois e pesos e medidas.E a privataria tucana? E o processo do Serra?E o mensalão do Azeredo mãe de todos os “mensalões”?
nadja rocha
Como pode ser isso? STF é injusto, um mês antes das eleições.É totalmente pautado pelo PIG.E o Gilmar irá votar? Se todo Brasil sabe qual será o voto dele.
lulipe
Realmente, Nadja, você deve achar pouco os 5 anos que o Brasil espera para ver julgado o mensalão, não???
carlos dias
Sua insinuação é maldosa.. não há nada de errado com o comentário da Nadja. Há muitas coisas que esperamos.. O que não é tolerável é a interferência do PIG na agenda eleitoral… Não se faça de bobo! Aqui temos o mínimo de inteligência e bom senso.
Maralina Matoso
Não dê um de desentendido.
Já que esperamos tanto, por que não foi feito ano passado?
Por que só agora às vésperas da eleição?
Isso não te diz nada não?
Diz sim e você sabe.
Isso é muito feio, viu?
Regina Maria
Lulipe
E o que você acha do tempo dispensado para o julgamento do mensalão do TUCANO Azeredo, mãe de todos os “mensalões”? Ocorreu 5 anos antes desse do Zé Dirceu, e tanto a grana quanto o número de pessoas envolvidas foram muito maiores; e o processo do Serra? E a privataria tucana? E tantos outros, dos quais os tucanóides são blindados? A faça me o favor, vai catar coquinho…, vai pentear macaco.
Geysa Guimarães
Li pela blogosfera que uma certo dinheiro dado irregularmente ao Banco Ecônomico no governo FHC, com o dedo do Serra, está esperando por julgamento há 17 – DEZESSETE – ANOS!
Por que não julgam antes este processo mais idosinho?
lulipe
Cara Regina, o suposto mensalão do PSDB pode até ter ocorrido antes do do PT, mas só foi descoberto depois e só pode ir a julgamento após ser denunciado, entendeu ou um desenho ajudaria???
Willian
Com bons advogados, este julgamento se arrastará por muito tempo.
lulipe
Impossível, meu caro, o STF não é primeira instância não, o julgamento deve terminar no fim de Agosto, para desespero dos mensaleiros.
Roger
“Mensaleiros”?
KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK !!!!!!!!
fabio
desespero dos mensaleiros…rs…pior é que vcs acreditam mesmo nisso…
O governo só não queria o julgamento agora para não haver exploração nas eleições…Por outro lado é bom que acaba com essa história de o Brasil inteiro espera esse julgamento…tanto que depois desse escândalo o PT apenas elegeu duas vezes o presidente(a) da república, enquanto a oposição só definha a cada fato novo que surge com as investigações da PF (mensalão mineiro, mensalão DEM, cachoeira, etc…)
Remindo Sauim
Diversos processos se arrastam por anos no STF. Mesmo o Supremo não pode julgar contra o conteúdo do processo, que neste caso é amplamente favorável aos réus. Se tentar qualquer coisa fora da lei, os advogados podem recorrer e a batalha durará séculos. Segundo os especialistas é a tática que os ministros usaram para escapar ao cerco da imprensa.
lulipe
Os advogados vão recorrer para quem, Remindo??Só se for para o diabo.
Maralina Matoso
A quais você se refere?
Os do PSDB ou do PT?
joão33
dois pesos e duas medidas , tudo neste caso é diferente quanto a atuação do ministério publico , do pig , e do stf , marcando julgamento um mes antes das elições municipais , processos mais antigos e de maior envergadura , como a lista de furnas e o mensalão do psdb e doarruda do dem não são tratados da mesma forma , o povo tem que agir e cobrar tratamento igual , da justiça , só o fato de marcar julgamento antes das eleições mostra a parcialidade do stf
spin
O mensalão foi criado por Cachoeira em sua disputa por território, o que é comum no mundo do jogo do bicho. Como ele(Cachoeira) não precisava matar seus concorrentes, atuava junto a políticos e juizes, financiando campanhas e derrubando Ministros de Estado para aumentar seu espaço. De forma que a turma do Cachoeira tem motivo de sobras para vibrar com o mensalão. Na verdade não é mensalão até mesmo pq não faria o menor sentido pagar uma mensalidade para que deputados petistas votassem nos projetos de interesse do governo, para aprovar a ampliação do Bolsa Familia por exemplo. Houve Caixa 2 de campanha eleitoral, quando petistas arrecadaram algo em torno de 20 milhões a título empréstimo na rede bancária. Não houve crime nenhum. Roubalheira mesmo, e de bilhões de reais, foi praticada por tucanos: 25 bilhões no caso Banestado, 100 milhões no mensalão tucano de MG, perto de 1 bi na lista de furnas, roubam no atacado, também pudera, a imprensa e et caterva fica com uma parte do roubo. Tucanos não soltem fogos de artíficios por enquanto, a Lista de Furnas vem ai, e ainda tem a CPI da Privataria Tucana para apurar o prejuizo de mais de 1 trilhão de reais dado por FHC aos cofres deste País, enfim, tucano e pilhagem, tudo a ver
http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/06/06/amaury-volta-com-a-lista-de-furnas-tucanos-tremei/
Manoel R.Mello Jr
Que a verdade prevaleça neste julgamento com sensatez e justiça .
alício
Será que o mensalão existiu ou é coisa do bob jeferson escudeiro de collor? Aliás o bob já desmentiu. Então é coisa do PIG, comedores do dinheiro público vindo do dem/psdb/pps.Gilmar dantas deve se declarar impedido de cobrar Pênalti, por ser o dono da bola e jogar faltosamente.
Ramalho
A aparente intimidação dos advogados de defesa dos réus do chamado mensalão manifestada pela inação frente aos descalabros perpetrados pelo ministro Gilmar Mendes, que deveria declarar-se impedido neste processo, não apenas prejudica os reús, mas a justiça brasileira. O ministro ultrapassou todos os limites de decoro e mesmo de bom senso, e, não só envergonha o Supremo, como o desgasta junto à opinião pública. Este tipo de desgaste imposto ao Supremo não ajuda o Brasil.
Caso não seja impedido, os réus serão necessariamete julgados por Gilmar sem qualquer isenção: o ministro em aparentes surtos psicóticos condena o PT como instaurador e condutor de Estado fascista no Brasil. Faz a declaração sem se apoiar em qualquer prova, porém em outras fantasias. São fantasias sustentando fantasias. Claro está, então, que o ministro não tem isenção para julgar este processo.
Como Gilmar não declarar-se-á impedido, os advogados de defesa têm o dever, frente a seus clientes e frente ao país, de arguir o impedimento de Gilmar Mendes.
Galego
Eu acho muito bom isso. Agora acaba esse chororô da imprensa golpista dizendo que o “Lula quer atrasar o julgamento”. Marcou tá marcado. Vamos à CPMI agora, sem conversa mole e sem desviar o assunto. E aí Veja? vai falar o quê agora? E aí Alvaro Botox Dias ? Vai chorar o que agora, senador agente da CIA, a serviço da NED?
lulipe
Os mensaleiros fizeram de tudo para que o julgamento não acontecesse este ano, apostando,quem sabe, na prescrição de alguns crimes.Não deu certo.Agora devem estar se borrando de medo.Aguardo ansioso o voto do Ministro Joaquim Barbosa.
Deixe seu comentário