DE CADA DEZ ESTRADAS FEDERAIS, SETE ESTÃO ESBURACADAS (José Serra, em entrevista ao Jornal Nacional)
Eu, Azenha, noto que existe o que poderíamos chamar de “pauta casada” entre a campanha de José Serra e grupos de mídia brasileiros.
Funciona assim: a mídia focaliza seus recursos materiais tratando de assuntos que mais tarde serão aproveitados pela campanha do ex-governador.
Fica parecendo, portanto, que Serra deu prioridade a temas que estão preocupando a opinião pública.
Este ano, pelo visto, um dos focos de Serra será nas rodovias, portos e aeroportos.
O texto abaixo foi escrito antes da entrevista de José Serra ao Jornal Nacional, diante de aparentes tentativas de desinformação:
por José Augusto Valente, no T1
Mais uma vez, a imprensa volta a falar na pesquisa rodoviária da CNT para fazer uma afirmação completamente oposta ao que mostram os resultados da pesquisa 2009.
Leiam o que diz o jornal O Globo, em matéria cujo título é “Rodovias – estudos confirmam críticas / Dados de CNT e Ipea mostram estradas federais em péssimo estado. País também vai mal em portos e aeroportos”. Vejam se não tenho razão!
Já publiquei análises aqui neste T1 mostrando que nenhum desses juízos são sustentados em fatos (clique aqui, aqui e aqui). Além do mais, demonstramos que os estudos do IPEA são tecnicamente mal fundamentados, já que se baseiam em matérias de jornais e revistas, sem terem consultado qualquer estudo sério como o Plano Nacional de Logística e Transportes – PNLT, do Ministério dos Transportes.
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1. Um argumento geral que desmonta o juizo de que “tudo vai mal”
A partir de 2002, a corrente de comércio exterior quase triplicou, passando de cerca de US$ 100 bilhões em 2002 para cerca de US$ 280 bilhões em 2007. A quantidade de contêineres (cargas de maior valor agregado) aumentou 2,5 vezes, passando de cerca de dois milhões, em 2002, para cerca de cinco milhões, em 2007.
Essas cargas chegaram aos portos, em grande parte, através de caminhões e trens. Se houve esse crescimento, em apenas cinco anos, significa que as exportações e importações fluíram e tinham custos logísticos adequados para se tornarem competitivos e atraentes, ainda que possam ser menores, no futuro.
2. Pesquisa rodoviária da CNT
A pesquisa, realizada em 2009 e divulgada em 28/10/09, mostra o seguinte quadro, em relação aos 87.552 quilômetros avaliados:
Pavimentação (págs. 32 a 35, do Relatório Gerencial):
• 94,3% não apresentam buracos (87,1% em 2007);
• A condição do pavimento não obriga a redução de velocidade em 95,3% da malha (86,4% em 2007);
• 83,3% dos pavimentos dos acostamentos estão em boas condições (73,2% em 2007);
• Em 2007, 94,4% dos pavimentos não apresentavam pontos críticos. Em 2009, não foi feita essa avaliação.
Obs.: A CNT não fez a pesquisa em 2008, daí compararmos com 2007
Sinalização (págs. 36 a 44):
• Pinturas das faixas centrais com boa visibilidade: 75,4%
• Pinturas das faixas laterais com boa visibilidade: 64,3%
• Placas existentes de sinalização de limites de velocidade: 70,2%
• Placas existentes de indicação: 68,5%
• Visibilidade das placas: 73,4%
• Legibilidade total das placas: 64,8%
Considerando apenas os números relativos à pavimentação e à sinalização, a pesquisa CNT 2009 mostra que a malha rodoviária nacional (federal e estaduais, concedidas e com operação estatal) melhorou muito nos últimos anos.
Graças aos elevados investimentos realizados pelo governo federal, pelas concessionárias e pelos governos estaduais, via recursos próprios e via repasses da CIDE, pelo governo federal.
A pergunta que fica no ar é: porque ninguém lê a pesquisa da CNT 2009, já que dou o número das páginas do Relatório Gerencial, que mostra o oposto do que se afirma há muitos anos?
Aos repórteres do Globo Geralda Doca e Gustavo Paul recomendo a leitura da pesquisa rodoviária CNT 2009 e, proximamente, a de 2010, que mostrará lá dentro (não no release) que o quadro é muito bom, o que explica o crescimento acelerado da economia.
Ou alguém pode acreditar que a economia estaria crescendo nos patamares em que está sem uma infraestrutura logística adequada?
Numa próxima análise, falaremos sobre os graves erros da mesma matéria sobre o sistema portuário.
Porque os repórteres ficam repetindo o que dizem entidades, sem checar as informações que sustentam os falsos juízos?
Comentários
Juarez Campos
Quantos Km de metrô o PSDB fez em 16 anos de governo?
Sergio R. Dias
Sempre tive medo desta gente, agora não é diferente. Estes homens, sem escrupulos, querem a todo custo o Brasil em suas mãos. Para que será? Para me ajudar é que não é, pois les passaram oito anos desgovernando o país e foi só desgoverno mesmo. Sem PROUNI, sem MINHA CASA MINHA VIDA, sem aumento na quantidade de empregos diretos, sem crescimento na indústria e no credito disponível para a população consumir. De outro lado, com alta de jurus, com privatização sem planejamento, visando somente beneficiar os amigos deles, espionagem deslavada, que ocorreu nesta época da privatização, trabalho direcionado da Policia Federal, principalmente focado nos aliados (vide caso da ROSEANA ARNEY). Enfim, uma bandalheira só. Quem quer uns homens destes de volta só pode ser da mesma laia que eles.
Josnei Di Carlo
Morei em Porto Velho entre 2007 e 2008. Falarei das obras rodoviárias da capital rondoniense. Vi apenas o início delas, não acompanhei o andamento delas.
A BR-319 (Porto Velho-Manaus), abandonada há décadas, no início de 2008, começou a ser recuperada. Quando passei por ela, antes do início da recuperação, provavelmente no final de 2007, num trecho muito curto, por volta de 20 km, o estado era assustador, tinha atoleiros. No início da recuperação, ao passar por ela, via que aquele trecho de 20 km sofria mudanças significativas. Claro, não era uma maravilha, pois a rodovia estava sendo feita quase do zero, mas de intransitável passou a ser transitável.
A BR-364 (Rio Branco-Porto Velho-Cuiabá), a mais importante de Rondônia, pois cruza todo o estado, tinha um de seus trechos mais movimentados os 200 km que separam Porto Velho de Ariquemes. Em meados de 2007, viajando para Ariquemes, de táxi, em um dado momento, um caminhão veio na contramão, o motorista do táxi, tranquilamente, puxou o carro para o acostamento e disse que já esperava por aquilo, pois conhecia todos os trechos que os caminhões transitam na contramão por causa das crateras do asfalto. Quando voltei embora, em meados de 2008, as crateras sumiram.
A mesma BR-364 estava sendo duplicada até a UNIR (Universidade Federal de Rondônia), que fica uns 15 km de Porto Velho, sentido Rio Branco, e até Candeias do Jamari, que fica por volta de 30 km de Porto Velho, sentido Ariquemes, interior do estado e Cuiabá. A duplicação desses trechos tinha importância para o próprio trânsito da cidade, pois a BR-364, como alguns devem ter imaginado, atravessa a cidade.
Todos essas obras eram dificultadas em razão da longa temporada de chuva. Quando as chuvas vinham, as obras tinham de parar e só voltavam quando o tempo estiava, encarecendo os custos das obras. Com certeza a manutenção também sofre o mesmo problema.
rezende stefanuto
O Serra acha que esses sete anos e meio não passaram.
ele ainda está em 2002.
está falando das estradas da era FHC.
nós do povo sabemos o que está errado e o que está certo.
não precisamos de um borra botas qualquer pra nos dizer isso.
por isso 80% dos brasileiros apoiam Lula.
sabemos que não se pode fazer tudo em oito anos.
mas sabemos que a nossa vida melhorou muito nos últimos sete anos e meio.
a gente vê isso a toda hora: na nossa garagem; na geladeira, no televisor, no microondas, na máquina de lavar roupas, na casa nova ou reformada com emprestimo da caixa que se pode pagar, no dinheiro no bolso, no fim das crises semanais da era FHC. Tem,os agora um salário mínimo que tem data e percentual pra subir todos os anos, fixados em lei.etc, etc etc. Sabemos que tem muita coisa pra fazer ainda. Mas só quem pode fazer isso é quem tem compromisso com o povo, è Lula, é Dilma. Esse tal de Serra é certeza de retrocesso. Voltar no tempo a gente não quer mais, a gente quer é ir adiante, é pra frente que se anda. Viva Dilma. Viva Lula. Viva Povo Brasileiro que não se deixa enganar pelo conto do bilhete premiado que é esse tal de Serra.
Valmont
Tem razão. Há muita coisa por fazer e uma das mais importantes é a seguinte:
Vamos derrubar o último pilar da ditadura!
Abaixo a Rede Gloebbels, corporação midiática fascista!!!
Jose Gesy
Rezende e amigos;
Neste último fim de semana fui de carro de Natal à Mossoró – Capital e segunda maior cidade do RN, separadas por cerca de 350km. Quero dizer que; não há um único buraco, umzinho sequer, na pavimentação da BR 304. Parece até um tapete. Em um unico trecho de ceca de uns 20km, os trabalhos de sinalização horizontal ainda não estão concluidos – faltam as faixas laterais pois as centrais já estão pintadas e muito visiveis.
Digo também, que grande parte da população potiguar, passa por esta via e não pode deixar de vê o que está feito e de imediato, faz a comparação com o estado da mesma e de outras existentes no Estado, na gestão dos tucanos.
Assim, não sei a quem aquele candidato pretende enganar com esses discursos. Só se ele ainda pensa que o Brasileiro ainda é bobo.
Penso que com esse falatório falacioso, ele vai levar o eleitor a considera-lo um GRANDE MENTIROSO!
Abraços;
JGesy
Gustavo Miranda
Não é apenas de Natal a Mossoró não. Sou de Natal e moro em Mossoró e posso afirmar que este trecho está realmente um tapete. Mas na ultima semana fui a Fortaleza e também neste trecho não há buracos, apenas alguns trechos a via não foi completamente refeita. Só há um ponto onde o transito fica complicado que é em Aracati devido a obras de duplicação da ponte. Se levarmos em conta que da Natal a Recife a obra de duplicação esta quase concluida. Desta forma temos o trecho de Recife a Fortaleza totalmente sem buracos. Não acho que Serágio tenha andado de carro no nordeste não, senão ele treia visto isto.
manoel
É impressionante o numero de out doors do gov do Estado de São Paulo na via Anhanguera anunciando a construção de terceira faixa, reforma de viadutos construção de passa relas, etc. De duas uma: ou as privatizações foram para ingles ver, ou é propaganda enganosa do gov (Serra). Até parece que foram privatizados somente os pedagios… Sendo assim quero um pra mim tambem!
Mariana Andrade
O governo de São Paulo já é acostumado a fazer propaganda, com dinheiro público, das rodovias privatizadas. Resta saber se o mesmo governo também banca, volto a dizer, com dinheiro público, as obras dessas mesmas rodovias.
Assim fica fácil, e eu também vou querer uma rodovia pra mim!!!
Gil Teixeira
Passei onte pela rodovia dos Imigrantes, na beira da entrada do Rodoanel tem uma placa enorme dizendo "obra do Governo estadual", embaixo, à direita tem uma quadradinho que foi pintado há pouco tempo, a tinta tinha até brilho diferente, e adivinhem: estava cobrindo o logotipo do governo federal que banca mais de 80% dos custos do tal rodoanel! Em meu trabalho, faço teatro, quando firmamos um convênio com qualquer orgão público, seja municipal, estagual ou federal temos que colocar em todo tipo de propaganda, impressa ou não, nos programas, cartazes o logotipo do orgão cedente sob pena de ter que devolver o montante recebido, multas e até processo cível. Se a lei vale pra todos o Governo Estadual está cometendo esta falta e deve devolver à união tudo que ela colocou na obra, mais multa e processo. Ou a lei só vale pra mim, que sou um pé rapado???!!!
Reginaldo
Entrevista do Serra na Globonews, fim da noite. Toda suave, tambem. Serra bateu no tal de trem-bala e disse que ele pegaria esse dinheiro e faria metro no Rio, B.Horizonte, Salvador, Recife. Só faltou prometer metrÔ em Manaus, ladeando o rio. Ora, bolas, esse cara e seus amigos tucanos governam SP faz pelo menos 16 anos, mais ainda, se contarmos que Serra foi secretario do Montoro e Goldman e Aloizio Nunes foram os homens fortes dos governos Quercia e Fleury. CadÊ o rodoanel? Covas tomou posse em 94 prometendo concluir o rodoanel em 98. Em 2010 se entregou um trecho, os dois outros nao tÊm nem data prevista. Quantas linhas de metrô os tucanos fizeram em S.PAulo (antes de ir para Rio, BH e Brasil afora)? Covas terminou a linha verde iniciada pelo Quercia e continuada pelo Fleury. Alkmin? Fez, sim: o trem fantasma de Campo Limpo, que ninguem usa porque nao serve para nada e custa caro, nao liga coisa com coisa. A linha amarela, dizia Alckmin na campanha de 2006, seria terminada em 2007. Estamos em 2010 e entregaram… duas estações!! O Serra é uma piada que se leva a sério. Mente mais do que a boca consegue. Mente até quando sonha (se é que sonha).
Maria Helena Correa
Estive no local onde começa a BR-101. Percorri desde o Farol de Touros, marco zero, até João Pessoa. Com exceção do trecho de saída de Natal na direção Sul, que ainda estava em obras de duplicação e exigia cuidados, o que eu vi foi um tapete. E vale ressaltar que nos trechos em duplicação todos as obras de arte (pontes e viadutos) foram executadas pelo Exército, até onde eu sei. Pena que não tenho um video para acrescentar, só tirei pouquíssimas fotos.
Valmont
O trecho da 101 entre Salvador e Aracaju era horrível. Hoje está totalmente liso.
Não é fácil reconstruir um país arrasado após décadas de espoliação neoliberal.
Maria Lucia
O que sei é que qualquer motorista que dirige pelas estradas do país diz que a malha rodoviária chegou ao fundo do poço no final dos desgovernos do FHC. E que vem melhorando, ainda que haja muito a melhorar.
A memória e a inteligência popular estão desarmando os contos fantasiosos do Serra sobre o passado recente.
Franco Atirador
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O sítio http://epocaestadobrasil.wordpress.com está lançando a campanha de boicote aos patrocinadores da Rede Globo e, por extensão, do Jornal Nacional:
ANUNCIOU NA GLOBO, NÃO COMPRO !
Tem uns logos bem interessantes e sugestivos.
Participe !
http://epocaestadobrasil.wordpress.com/2010/08/12…
.
Bruno
Que vergonha bloquear meu comentário… desisto de vocês, vermes "progressistas", tentei ser educado, mas não dá.
Depois vem vocês fingir ser bonzinhos, que dão espaço pra todo mundo falar o que quer… meu comentário não ofendeu ninguém e vocês tem a cara de pau de não aprová-lo… vocês são iguaizinhos a Veja, só muda o patrão.
Passar bem.
Mãe Dinah
Em relação à (im) parcialidade você tem toda a razão. A mídia "progressista" e "independente" é até mais sectária. Bsta ver os adjetivos dirigidos ao Plinio porque ousou não apoiar o "nosso guia".
Rodrigo
Entra tudo no bolo, até a FIFA e a CBF estão reclamando da infraestrutura. A tal da pauta parece ser um casamento muito aberto mesmo, tipo Swing, que os mais velhos vão entender por Suruba ou Bacanal. Ganhei um jornalzinho na rua hoje e tava lá: "ENEM não faz lição de casa! Atraso na prova magoa milhões de alunos." E a coisa nem atrasou e se atrasar será por culpa da 'falha' que impetrou mandado de segurança querendo anular a licitação!
Azenha, gostaria de pedir humildemente que poste a continuação da analise da pesquisa aqui, ajudará muito. Outra coisa, sugiro uma olhada neste papo novo aí de internet casada com telefonia (NET+Telebras) que parece ser o novo dinheiroduto do PIG+MafiaTelefonia+Direita, sem contar que se já vendiam o que não tinham, agora parece que estão diminuindo a velocidade e capacidade bytes/s dos reles mortais que pagam pacote basico de banda larga, para forçar a venda dos novos pacotes. O acesso à nossa prezada liberdade virtual está sériamente ameaçado.
Dilma Neles!!! e Mercadante Tambem!!!
Eugenio 13 , OFS
Paz e bem!
Valente escreveu:
"demonstramos que os estudos do IPEA são tecnicamente mal fundamentados"
Pergunto:
O que fazer para que o IPEA,
uma fundação pública federal vinculada à Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República,
passe a fazer pesquisas fundamentadas?
Afinal pagamos por estes estudos,
pagamos os salários de quem prepara estes estudos,
devemos exigir qualidade.
Carlos
Melhor ouvir a direção do IPEA.
André
Porque são repórteres ou incompetentes ou mal intencionados (ou os dois) :(
O Brasileiro
Porque interessa aos interesses eleitorais do PiG e da elite econômica (que não é a elite intelectual!) não ler o relatório da CNT. O papel do PiG e da "eliteconômica" é mentir para tentar obter vantagens pessoais!
luiz
A economia que está crescendo é aquela patrocinada pelos tucanos. A economia do Lula não cresce. A inflação baixa é em funçao do resultado do Real. O petróleo do pre-sal foi lá injetado pelo genro do FHC. Barrichelo é o melhor piloto do mundo. A Cantanhede é especialista em armamento. Marx era capitalista. Hayek comunista. O Gaspari é um erudito. A Vanusa tem boa memória e o Chico Anísio é engraçado. E o Serra é bonito. Ps.: a Globo apóia o Plínio.
turmadazica
Respondendo a sua pergunta, porque quem pode manda e quem tem juízo obedece??? Ou os repórteres são uns parvos incompetentes, ou obedecem cegamente às ordens do seu chefe… Hmm, difícil essa hein…
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