Jornalista da Maré lança livro sobre militarização e censura no maior conjunto de favelas do RJ; vídeos

Tempo de leitura: 2 min

Da Redação

A jornalista e ativista Gizele Martins lança, neste sábado (07/12), no Rio de Janeiro o livro “Militarização e censura – A luta por liberdade de expressão na Favela da Maré”.

Editado pelo Núcleo Piratininga de Comunicação (NPC), o livro denuncia o impacto da militarização em alguns meios de comunicação comunitários da Maré.

Localizada na Zona Norte do Rio,  é o maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro. Tem quase 200 mil moradores em 16 comunidades.

Esses veículos foram censurados, principalmente pelos relatos de violações causadas pelo poder público.

“As ações mais recentes ocorreram quando o exército invadiu a Maré para a realização da Copa do Mundo, em 2014, época em que todo o território esteve sob GLO [Garantia da Lei e da Ordem]”, conta Gizele.

Esse fato gerou ruptura no cotidiano dos moradores.

Qualquer evento — inclusive churrasco na rua, festa de aniversário e jogo de futebol — só podia ser realizado com a permissão do comandante.

“As mídias comunitárias da Maré também só funcionavam com a permissão e a supervisão das forças militares”, revela Gizele.

Apoie o VIOMUNDO

O objetivo do livro é justamente refletir sobre a censura sofrida pelos comunicadores comunitários nessa época.

Moradora da Maré desde que nasceu, Gizele revisita ainda a produção de meios de comunicação comunitária na favela desde 1940.

Formada em Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ), ela é mestre em Educação, Cultura e Comunicação em Periferias Urbanas pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Durante anos, foi repórter e jornalista responsável do jornal O Cidadão, que circula há décadas na Maré.

O lançamento, às 14h30, acontece no Museu da Maré, espaço de preservação da memória local e de defesa dos direitos humanos.

O Museu da Maré fica na avenida Guilherme Maxwel, 26.

O livro custa R$30,00.

Está à venda na Livraria Gramsci: http://livrariagramsci.com.br

Ou pelo e-mail: [email protected]

 

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Nenhum comentário ainda, seja o primeiro!

Deixe seu comentário

Leia também