Ibope: Mercadante sobe 9 pontos e Alckmin cai 3

Tempo de leitura: 2 min

Ibope: Mercadante cresce 9 pontos em SP; Alckmin lidera com 47%
28 de agosto de 2010 • 06h05 • atualizado às 08h59

do Terra

O candidato do PSDB ao governo de São Paulo, Geraldo Alckmin, lidera a corrida eleitoral com 47% das intenções de voto e venceria no primeiro turno caso as eleições fossem hoje, é o que aponta a pesquisa Ibope divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo neste sábado (28). Aloizio Mercadante (PT) cresceu nove pontos e agora registra 23%, seguido por Celso Russomanno (PP) que foi lembrado por 8% dos entrevistados.

De acordo com a última pesquisa Ibope, divulgada no dia 30 de julho, o candidato tucano tinha 50% das intenções de voto contra 14% de Mercadante.

Segundo o novo levantamento, o candidato do PSB, Paulo Skaf, tem 2% e Fábio Feldmann (PV), 1%. Os outros candidatos não pontuaram. Os votos brancos e nulos somam 7%. Enquanto 11% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa espontânea – quando não é apresentada ao eleitor uma lista com o nome dos candidatos – Alckmin aparece à frente com 29% das intenções de voto. Mercadante tem 18%, seguido por Celso Russomanno que assinalou 4%. Paulo Skaf e Anaí Caproni pontuaram 1%. Os demais candidatos não foram citados. Votos brancos e nulos somam 8% e 38% dos eleitores se mostraram indecisos.

Encomendada pelo jornal O Estado de S. Paulo e pela Rede Globo , a pesquisa foi realizada entre os dias 23 e 28 de agosto, com 1204 entrevistados em todo Estado, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 23 de agosto de 2010, sob o número 26048/2010.

*****

Minas Gerais

Antonio Anastasia 35%; Hélio Costa 33%

Apoie o VIOMUNDO

DF

Roriz 36%; Agnelo Queiroz 36%

Rio

Cabral 56%; Gabeira 14%

Pernambuco

Eduardo Campos 69%; Jarbas 20%

Senado em SP

Marta 36%; Netinho 24%; Quércia 21%; Tuma 14%

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

ulysses freire

OS MESTRES SABEM O QUE FAZEM – ESTÃO ESCONDENDO O JOGO: QUEM NÃO ABRE MÃO DE QUALIDADE EM EDUCAÇÃO JÁ OPTOU POR MUDANÇA EM SÃO PAULO – http://apeoespsub.org.br/especiais/enquete_apeoes

Wagner

Os funcionários públicos de SP são unânimes… Agora é a hora !!! precisamos de mudanças , chega de jogar policia contra policia , maltratar professor , sucatear o ensino e a saúde … fora PSDB !!!!

Marcio Resende

E a campanha do anastasia ainda não enfiou a estaca de madeira no Helio Costa, que é a divulgação do apoio do neopetista newton cardoso. Quem é de Minas sabe o estrago que isso fez na campanha do Leonardo Quintãoà PBH. Sua liderança nas pesquisas virou fumaça em uma semana de exposição do newtão, foi só espalhar que o grupo político dele ia tomar conta da Prefeitura.

Morvan

Boa noite e bom Dilma para todos.
Bom, de antemão, a conta do IBOPEnoSaco não fecha! Se são doze (12) pontos de amplitude, se se considerar a polarização entre as duas candidaturas, unindo-se ao fato – corroborador, cotejador do que asserto ora – de os "nanicos"(sic) não terem acrescido pontos; os 3 (três) pontos de queda do representante OpusDei não batem, nem aqui nem em Timbuktu. O "mea Culpa" do sr. Montenegro, recentemente publicado, pode ser "o bode na sala", pois eles sabem que se perderem em São Paulo o Bunker tucano estará seriamente comprometido – ou com os dias contados.
É aguardar para ver. E militar, seja na rua, na escola, na fábrica. São Paulo é vital para Dilma e eles (PIG) sabem disso como ninguém.

Morvan Usuário Linux #433640

    beattrice

    Concordo, as pesquisas em SP não fecham.
    O índice de intenção do MERCADANTE é absurdo se considerarmos que teve uma votação histórica em SP como senador.
    Além disso, tomando a intenção de voto em DILMA e MARTA, como explicar que MERCADANTE tenha menor intenção de voto que elas?
    É inviável alguém votar em DILMA e ALCKMIN.
    O OPUS DEI não deixa.
    #VOUCOMMERCADANTE

Ananda

Azenha,
Dá uma olhada: Sobre OPUS DEI e sua influência na política brasileira (Estarrecedor!)
http://www.google.com/imgres?imgurl=http://3.bp.b

    Aline

    Ananda
    Essa organização opus dei é responsável por muito sofrimento humano, já que induz a quadros mentais e emocionais doentios.
    É portanto importante a divulgação de informações como as contidas nesse ótimo documento que vc indica.

    beattrice

    Algum dia o OPUS DEI será tratado neste país como o que é, uma SEITA que destrói vidas, famílias e a sociedade.

    Tenório

    Putz, quando eu estudava no Fernão Dias, em 1979, alguns amigos e eu fomos parar no centro cultural Pinheiros, não lembro como. Participamos de uma disputa parecida com War, em que acumulávamos pontos de acordo com as horas de estudo que fazíamos lá. Os pontos eram trocados por exércitos e armamentos que eram usados pra conquistar outros países ou se defender de ataques em disputas semanais. Até que o pai de um amigo nos alertou sobre a Opus Dei. Nunca mais voltamos. Ainda bem, cilício e chicotada nas costas devem doer pra burro…

    Heitor Rodrigues

    Ananda, fui lá no google e fiquei grilado. Alckmim não é chuchú. É veneno puro, facista e cúmplice de sabe-se lá que crimes. É imperativo impedir que êle se eleja.

beattrice

Muito se citou aqui a última de grandes análises de PEDRO AYRES sobre a política nacional e paulista em particular.
Quero relembrar um texto também da lavra do PEDRO igualmente imperdível: http://pedroayres.blogspot.com/search?q=esfinge+m
onde os 28 anos de tucanato paulista, culminando com a ascensão do OPUS DEI representada pelo ALCKMIN são examinados e depenados.

Gerson

Sugestão de leitura: Segue um trecho do artigo que é um pouco longa mas bem interessante

Artigo do jornalista Pedro Ayres.

São Paulo, o PSDB e seus Homens-de-Palha
http://pedroayres.blogspot.com/2010/08/mercadante

Um homem de palha, no sentido descrito por Eliot é o candidato ideal para a manutenção do sistema pois, como não tem nenhuma capacidade crítica além dos limites do transitório tempo presente, é dócil a quem o comanda – o poder econômico – e muito hostil a quem lhe adversa. Entretanto, como em todo o processo, houve um período em que faziam experiências e até ousavam tentativas para a reprodução de famosos homens-de-palha da História, como Mussolini, Hitler, Pinochet e outros menos votados ditadores latino-americanos. Foi assim que surgiram políticos da linhagem de um Uribe, de um Fujimori , de um Menem .

Aqui no Brasil, esse procedimento obedeceu a um esquema menos ortodoxo, pois, quando o sistema sentiu que a estrutura ditatorial que tinham criado em 1964 estava a se tornar contraproducente, tomando o exemplo da farsa espanhola do "Pacto de Moncloa", em que todos fizeram um acordo, com exceção dos diversos povos que conformam a Espanha, também aqui no Brasil se forjou um "pacto" que iria ser consolidado por uma Assembléia Nacional Constituinte mista, que funcionou entre 1987/88. E a partir daí, surgiram nomes para dar continuidade ao que na época consideravam perene e imutável.
Como São Paulo era um Estado chave, não porque tivesse o maior parque industrial do país e uma agricultura já adaptada aos novos reclamos capitalistas, mas, principalmente, por deter a maior massa operária e trabalhadora sindicalizada do país, a luta pela conquista das mentes e corações dessa massa foi travada em dois claros movimentos táticos.

O primeiro deles, através da cooptação de amplos segmentos acadêmicos, dando sequência ao que o império já fazia desde os idos de 1960, gerava "formuladores" teóricos do que já fora elaborado por Friedrich von Hayek e Milton Friedman, ora no campo da economia, ora no campo das ciências sociais, criava as justificativas para esse novo tipo de Pasárgada ou de Terra da Promissão, em que todos seriam ricos, belos e felizes, bastando ter a coragem e a audácia sufientes para a todos derrotar nesta "selva" que é a vida.
O segundo, mais objetivo e concreto em termos políticos, porém talvez mais difícil e complicado, que era dar factibilidade à teoria, foi a conquista de quadros para viabilizar o projeto. Um projeto que precisava ter uma roupagem com cheiro e cara de novidade, quase que na mesma linha traçada pela alegoria carnavalesca da "terceira via" do Labour Party de Tony Blair, um falso êmulo da Dama de Ferro.

Como resultante desses dois movimentos táticos surgiu o PSDB e o ilusionismo da social-democracia brasileira, com abre-alas e tudo, com os ofuscantes adereços moralistas para disfarçar a sua já desmedida ambição pelo poder.

Aline

Quem quiser ver tucanos de altíssima plumagem, depenadinhos de fazer dó, acessem: http://pedroayres.blogspot.com/2010/08/mercadante
Não fica uma peninha que seja e até o bico fica meio avariado!
Pena que tucano é ave em extinção e de carne indigesta, senão a Beatrice aproveitava para colocar no caldeirão da Grande Virada à Paulista!
Vamo que vamo!

    beattrice

    Não me indisponha com o IBAMA< além de tudo, vão estragar o prato.
    O que pode acompanhar e bem a VIRADA À PAULSITA é SOUFLÊ DE XUXU.

ruypenalva

Azenha, anota aí: Se Alckmin e Anastasia não ganharem no primeiro turno e Dilma for eleita em primeiro turno eles perderão a eleição no segundo turno. Para mim isso é óbvio. Segundo turno com Dilma já eleita a euphoria é outra.

Mauro A. Silva

Mais uma vez o candidato do Partidos dos Trabalhadores (PT) caminha para uma derrota eleitoral no governo de SP.
Mais uma candidatura petista que não entende que os tempos mudaram… o PT de São Paulo não mudou… o PT de São Paulo continua atrelado a um falido corporativismo sindical incrustado no serviço público, mais especificamente no serviço público Educação.
O sindicalismo do metalúrgico Lula era contra os maus patrões das empresas privadas… havia também o movimento sindical dos bancários, dos motoristas, dos comerciários…
Na época do regime militar, apoiado por grande parte do empresariado, qualquer mobilização sindical ou greve podia ser considerado ato em favor da democracia, até mesmo paralisações nos serviços públicos, tinha apoio de amplas camadas da população comprometidas com a democracia…

Mas, com o fim do regime militar, a população rapidamente identificou que havia um mau corporativismo no serviço público, um corporativismo que não reconhece que o seu verdadeiro patrão é o todo e qualquer cidadão, e que o usuário do serviço público merece todo o respeito principalmente porque é ele que garante a existência de tal serviço e o salário do funcionário público.

De todos os serviços públicos oferecidos aos paulistas, certamente um dos piores é a educação pública. Lá impera um mau corporativismo que não aceita nenhum tipo de fiscalização e nem mesmo a livre participação dos alunos, mães e pais na gestão escolar. As eleições anuais dos conselhos de escolas são fraudadas pelas direções escolares… direções estas que atuam como “verdadeiros senhores feudais da Idade Média”… “Não interessa o que diz a lei”, já disse publicamente um presidente do sindicato de diretores de SP em 2007: “na minha escola não vai entrar ninguém sem uniforme… não interessa o que diz a lei”.

Leia o artigo completo aqui: http://blogdomaurosilva.wordpress.com/2010/08/29/

    M_Lucia

    Mauro, vc coloca muitas verdades mas localiza o problema no lugar errado.
    A política educacional nos últimos 22 anos é do PSDB e aliados, de Serra, de Alckmin e de José Renato, que são os responsáveis pelo direcionamento.
    É a desvirtuação da progressão continuada, a desvalorização dos professores e por consequencia dos alunos e pais de alunos que não estão tendo o serviço que merecem.
    Porque o interesse é privatizar definitivamente o ensino.

    Mauro A. Silva

    M_Lucia, você sabe qual é o "sindicato" que organiza a classe dos professores nos últimos 65 anos? Este sindicato foi conivente com a ditadura… Mas o problema principal é que não existe controle social sobre o serviço educação… qualquer propostas de participação dos alunos e de seus pais na gestão escolar é tratada como "patrulhamento", uma paranóia de quem ainda vive com saudades do regime de exceção.

    beattrice

    NÃO, não caminha.
    A VIRADA de MERCADANTE em SP é um FATO.
    Com essa alavancada de 9 pontos só continua acreditando o XUXU OPUS DEI assessor, parente, tucaninho amestrado etc

    Mauro A. Silva

    Beatrice, o Mercadante não se apresenta como uma alternativa viável. O seu discurso educacional simplemente reproduz a ladainha da corporação. Por que ele não fla diretamente aos launos e aos seus pais? Por que não defende a leição direta para diretor de escola? Por que não defende a publicação dos salários de todos os funcionários na internet? Por que não se compromete com a divulgação do relat´rorio da ouvidoria da Educação, nos moldes do relat´rorio anual do Procon-SP?
    Nesse ritmo, o PT vai competir "como nunca", e perder como sempre… e os alunos continuaram sofrendo nas péssimas escola spúblicas de SP.

    beattrice

    FALAR ele fala, precisa ver se voce quer ouvir.
    MERCADANTE é mais que uma alternativa, é o caminho no momento para remover democraticamente a dinastia tucana de SP e permitir que o estado avance ao invés de continuar o pangaré empacado que vem sendo nos últimos anos graças a ALCKMIN E SERRA.

    Mauro A. Silva

    Beattrice,
    Então me diga qual é a posição do Mercadande em relação a estas questões:
    1) eleição direta para diretor de escola;
    2) publicação dos salários de todos os funcionários na internet;
    3) divulgação do relatóriorio da ouvidoria da Educação, nos moldes do relatórorio anual do Procon-SP;
    4) ampla divulgação das eleições dos conselhos de escola.
    5) demissão dos maus professores…

    Heitor Rodrigues

    Mauro, o problema de São Paulo não é o PT ou o Mercadante. O problema é que o Estado foi onde os tucanos implantaram mais fundo o programa de estado mínimo e exclusão social. No resto do país, houve e há resistência. A derrota acachapante que aguarda a oposição só será completa se o ninho tucano fôr derrubado do galho mais alto da árvore. Um terço do PIB é palanque demais para esta gente.

easonnascimento

Reverter o quadro em SP me parece difícil embora em se tratando de eleição nada seja impossível. Em MG é que Hélio Costa precisa de um forte impulso pois sua campanha está sendo ameaçada pela força de Aécio. Seria um feliz encerramento de exercício 2010 se neste dois estados, se consolidasse as vitórias da base aliada.
http://easonfn.wordpress.com

    Marcelo

    Não acho difícil. Basta levar para o segundo turno. Com Dilma eleita presidente do Brasil, Mercadante pode virar o jogo.

    beattrice

    MERCADANTE já está virando o jogo.

turmadazica

Cara, essa eleição pro senado aqui em sampa vai ser teeenso… Na Marta já me conformei em votar, mas no Netinho tá difícil… No Quércia não votaria nem se deus, Buda e Tutatis pedissem, essa tem lugar garantido com o capeta… Mas não vou anular o voto, e não tem outra opção, vai no Netinho, o Dolabella das antigas… Mas se o Mercadante ganhar, aí já muda tudo… Pq ta difícil morar aqui, pra qualquer classe… Tem trânsito até de helicóptero, e o pior que pra aqueles 25% que eu sempre falo, isso é motivo de orgulho… Schmucks…………….

    beattrice

    Essa restrição a certos candidatos do SENADO em SP começa a beirar certos artigos de discriminação, ou não?

    turmadazica

    Não diria discriminação… É não ir com a cara mesmo… Discriminação, só contra palmeirenses em dia de clássico, hehehe… [youtube IJxmx7-0xyg http://www.youtube.com/watch?v=IJxmx7-0xyg youtube]

    beattrice

    O conceito de discriminação parece não ser compreendido, precisa desenhar?

    turmadazica

    Já que não aprovaram o outro comentário, serei mais breve… Por favor desenhe e me explique quem o o que eu discriminei… Mas me responda: o que vc pensa sobre agredir mulheres… E o que vc acha de uma prefeita que vai visitar gente que sofreu com as enchentes de Tailleur, e não sai do carro para molhar os sapatos…

    turmadazica

    Cadê o desenho?

    turmadazica

    Ainda espero pelo desenho…

Paulo Silva

Acabo de ler um excelente artigo sobre a questão política em São Paulo, publicado hoje pelo jornalista Pedro Ayres: http://pedroayres.blogspot.com/2010/08/mercadante
Elucidou muitos pontos obscuros que a Tucanolândia tinha para mim. E me fez concluir que ganhar em São Paulo é prioridade absoluta para que Dilma possa ter sossego para tocar os avanços econômicos e sociais que o povo brasileiro tanto necessita.
Acho que quanto mais a gente analisar o problema do Estado de São Paulo mais argumentos tem para lutar pela Virada à Paulista. ESpecialidade da Beatrice.

Fabio_Passos

Ótima análise do Altamiro Borges sobre este Alckmin:

"Alckmin e a batalha de São Paulo" http://altamiroborges.blogspot.com/2010/08/alckmi

São Paulo não merece sofrer esta tragédia… é impressionante:

"Numa prova de sua vocação autoritária, um de seus primeiros atos no governo foi nomear, para o estratégico comando do Departamento de Inteligência da Polícia Civil, o delegado Aparecido Laerte Calandra – também conhecido pela alcunha de “capitão Ubirajara”, que ficou famoso como um dos mais bárbaros torturadores dos tempos da ditadura."

    beattrice

    Para um herdeiro da UDN e membro ativo e dedicado do OPUS DEI, ou seja um HOMEM DE PALHA como bem explica o PEDRO AYRES, ALCKMIN não é surpresa.

Pedro Dutra-BH

Vocês estão preocupados com a virada do Mercadante.
Mas o que me dizem a respeito do Netinho ser um dos representantes do Estado de São Paulo no Senado?
É o fundo do poço e a maior demonstração de podridão política do Estado mais rico da Federação.
Meus profundos pesames.

    Ramiro Tavares

    Podia me explicar por que? Mas por favor, com argumentos sérios e comprováveis, sem calúnia, injúria ou difamação.

    Douglas Quina

    Num entendi… preocupados com a virada do Mercadante? Não, Não! Quem estão preocupados são: PSDB, pmdb(Facção Quercia), DEM e todos os que um dia foram os "formadores de opinião". Quanto ao Netinho de Paula, um negrão, será ótimo ,ais um representante dos pobres a ensinar uma nova política ao mundo. Muita força à eles. E meus pêsames aos ex detentores do poder paulista. Bye
    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

    Márcia Aranha

    Realmente soa estranho… Mas pior do que o Quércia ele não é…

    beattrice

    Se conhece algo que desabone a elieção de um cidadão brasileiro no exercício de seus direitos políticos de se candidatar e ser eleito por quem reconhece nele representatividade política explique-se.
    Para lembrar os demais candidatos são execráveis, membros ou tucaninhos amestrados da DINASTIA TUCANA que tomou SP há 28 anos.

    Heitor Rodrigues

    Pô, Pedro! Os mineiros que elegeram Abi-Ackel, Eliseu Resende, Magalhães Pinto?

Fabio_Passos

Derrotar a pior "elite" do mundo em SP será fabuloso não só para os paulistas… mas para todo o Brasil.

Glecio_Tavares

http://www.tijolaco.com/?p=24312
Brizola Neto no tijolaço:
O povão vai vencer em SP
Meus amigos, o Ibope tirou o pé de apoio que o Datafolha conservava para o tucanato. A distância olímpica de 34 pontos que ele registrou para Alkmin (54% a 20%), segundo o Ibope, é dez pontos menor (47% a 23%). E caindo rapidamente, pois a pesquisa anterior do próprio Ibope registrava 50% a 14%.
Serra, 12 pontos abaixo de Alckmin, virou um chumbo para a candidatura do tucano. Dilma, com 42%, ao contrário, é um balão para mercadante agarrar-se e subir.
Tudo caminha para um segundo turno em São Paulo, com a eleição presidencial decidida e uma brigalhada impublicável entre Serra, Alckmin e Kassab.
São Paulo tornou-se a Batalha de Berlim para os tucanos, como ocorreu nos estertores do nazismo. A guerra está perdida, mas será ranhida a luta para tomar-lhes o símbolo e último bastião do poder.
Quem viu o filme “A queda” sabe como são estes momentos em que a derrota torna-se evidente.
Vamos assistir a um espetáculo deprimente do lado de lá.
E a uma vitória histórica do povo brasileiro, do qual o povão paulista é parte indivisível.

    beattrice

    Além de maravilhoso, esse espetáculo é imperdível,
    ESTAMOS ASSISTINDO À HISTÓRIA EM SP!
    Vou COM MERCADANTE
    nessa VIRADA À PAULISTA!

Glecio_Tavares

O Luis Nassif acabou de responder assim no twitter a pergunta que não quer calar:

luisnassif Tem sim. 12 pontos de redução do Aloizio foram expressivos RT @prolucia: @luisnassif Voce acha que tem chances de 2o. turno em SP?

emerson57

"Ibope: Mercadante sobe 9 pontos e Alckmin cai 3"
gente, cai na real:
mercadante continuará crescendo nesse ritmo
e ganhará no primeiro turno.
no dia 4 / 10 em são paulo a festa vai ser dupla:
dilma lá e mercadante aqui.

Ramiro Tavares

O carioca que lê o Vi o mundo , Tijolaço etc já começa a pensar em ir panfletar para o Merca nos fins de semana aí em Sampa. Cresce a consciência que é aí que a onça irá beber água!
Enquanto isso daqui vamos fazendo marola!

Ed.

Um conhecido bicho octópode posicionou-se ao lado do segundo turno paulista…
Aí, o bicho vai pegar!
Com todos os tentáculos…

Alberto

Morando atualmente no Pernambuco já disse e repito: "Custe o que custar vou a São Paulo em 03 de outubro para votar na Dilma, Mercadante, Dona Marta, Netinho Porrada, Protógenes e … Tiririca?"?????

    beattrice

    o PT paulista tem excelentes quadros para estadual e precisa retomar a ALESP que guarda 70 pedidos de CPI engavetados desde os des-governos GCOVAS & ALCKMIN>

Mario Alex

Azenha,
Com a presidencia +- encaminhada para Dilma, pecisamos tomar mais atenção com os candidatos ao senado nos estados. No Rio, o Cesar Maia aparece como o segundo na intenção de votos. O governo está comendo mosca. Essa turma do DEM é perniciosa, não podem ter mais espaço. Os blogueros pro-governo tem que abrir os olhos agora, senão a Dilma vai penar na mão desses Corvos.

    Douglas Quina

    Concordo plenamente… precisamos, agora, centrarmos forças no legislativo para que a governabilidade não seja pedra de tropeço. E é muito fácil prá nós da blogosfera enumerar aqueles que necessitam de exposição de suas realidades negativas. Sepultar de vêz essa classe de Lacerdistas é ponto de honra para nós.
    Douglas Quina
    Mogi Guaçu – SP

    Heitor Rodrigues

    O problema aqui no Rio é Crivella – 35% – liderar a corrida com César Maia – 30% -em segundo. Convencer as pessoas a votar no Lindberg – 20% – é fácil, mas no Crivella não. A ligação de Crivella com a Igreja – sei lá qual – é muito mais conhecida do que a folha corrida do Picciani 12%. Acho que Lula vai ter que vir ao Rio dar umas porradas no César.

Henderson Sousa

CAPÍTULO I

DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Seção I

Da Finalidade do Programa Bolsa Família

Art. 3o O Programa Bolsa Família tem por finalidade a unificação dos procedimentos de gestão e execução das ações de transferência de renda do Governo Federal e do Cadastramento Único do Governo Federal, instituído pelo Decreto no 3.877, de 24 de julho de 2001.

§ 1o Os programas de transferência de renda cujos procedimentos de gestão e execução foram unificados pelo Programa Bolsa Família, doravante intitulados Programas Remanescentes, nos termos da Lei no 10.836, de 9 de janeiro de 2004, são:

I – Programa Nacional de Renda Mínima vinculada à educação – "Bolsa Escola", instituído pela Lei no 10.219, de 11 de abril de 2001; ( FHC)

II – Programa Nacional de Acesso à Alimentação – PNAA – "Cartão Alimentação", criado pela Lei no 10.689, de 13 de junho de 2003;

III – Programa Nacional de Renda Mínima vinculado à saúde – "Bolsa Alimentação", instituído pela Medida Provisória no 2.206-1, de 6 de setembro de 2001; e ( FHC)

IV – Programa Auxílio-Gás, instituído pelo Decreto no 4.102, de 24 de janeiro de 2002. (Revogado) ( FHC)

————————————————

Resumindo para os meus amigos deste blog: o bolsa-família nada mais é que um agregado das políticas sociais do Governo FHC.

    Ed.

    Hend, há uma enorme distância entre escrever (coisa de sociólogo) e fazer acontecer (coisa de estadista), entendeu?
    FHC recebeu as chaves de Itamar com a moeda estabilizada.
    Teve 8 anos para transformar o Brasil em um protagonista mundial.
    O melhor que conseguiu fazer foi vender patrimônio público lucrativo à preço de banana… (com know-how, bens móveis, imóveis, material humano e estratégico, como enormes jazidas, sequer contabilizadas no preço).
    Apesar disso, aumentou a dívida e foi ao FMI 3 vezes,
    Passou as chaves a Lula com péssimos indicadores "sócio-econômicos", pra não ficar falando um a um.
    A única coisa que entregou estável, a moeda, ele também já recebera assim de Itamar.
    Não perca tempo com FHC e seus asseclas, apenas grandes corretores da nação.

    Maurício

    Excelente argumento. Eu falo sempre isso pras pessoas que acham que Lula só continua o que o FHC fez. Como você disse, FHC recebeu de Itamar o plano Real implementado e inflação sob controle e em 8 anos não fez nada…

    @lopesxyz

    Programas sociais são idealizados há muito tempo. O governo Sarney tinha como lema o "Tudo pelo Social". Collor estendeu os Cieps do Brizola rebatizando-os de Ciacs. FHC criou os seus também. Mas Lula conseguiu o que ninguém deles obteve. Estender as conquistas sociais à praticamente toda a população brasileira, à todos os cantões esquecidos deste País. Ele geriu melhor esses programas, foi o mais eficaz governante brasileiro. E não partidarizou os benefícios. Vários prefeitos do PSDB/DEM afirmam que foram melhor tratados por Lula do que por Serra. Copiar boas idéias não é vergonha, é demonstração de grandeza, de não deixar a vaidade sobrepor a razão. Por isso Lula é popular. Admirado até por quem não gostava dele, afinal, muitos dos 80% que o aprovam não votaram nele. Não adianta ter boas idéias e não saber coloca-las em prática. Muita idéia boa ficou no caminho por inoperância dos nossos governantes. Lula criou um novo padrão de excelência na gestão pública. Por isso passará à História. FHC/Serra/Alckmin e outros irão para o limbo, mais cedo ou mais tarde, porque são inoperantes, defasados e não têm sensibilidade popular, além de não terem a humildade de reciclarem suas idéias. E que a oposição entenda o recado que o povo lhe dará através das urnas. O Brasil está em um caminho sem volta, o do crescimento econômico e o da inclusão social. Qualquer um que remar contra isso será eliminado.

    Heitor Rodrigues

    FHC tratou os programas sociais como uma indulgência à antropóloga Ruth Cardoso, sua mulher (dele).
    Tu se acha bom prá caramba em estatística. Põe aqui o alcance dos programas sociais de FHC. Êle os usou como fachada, prá enfeitar biografia.
    Se manca, seu Troll!

Janes Rodriguez

No Paraná Beto Lerner promete fazer e resolver tudo que não fez e não resolveu em Curitiba. É de uma cara de pau sem tamanho! E agora deu pra censurar os blogs que não fazem parte do esquema midiático quen o sustenta… Já tirou mais um do ar: o Blog do ESmael… Liberdade de imprensa para tucano é assim: de bico calado se estiver contra mim…

    Fabio_Passos

    Não tenha dúvida.
    Beto Lerner será uma tragédia para o Paraná.
    Voto útil em Osmar Dias.

    Glecio_Tavares

    Do twitter do Osmar Dias:
    gleciotavares Vão cair os ultimos redutos RT @Osmar_Dias12 Nesta semana teremos comícios com Lula e Dilma. Vamos mostrar nossa força ao Paraná.

francisco.latorre

se os mineiros não abrirem o olho..

vão ficar pra trás.

último reduto tucano. ruim demais.

..

    Francisco

    Ruim demais da conta.

beattrice

O IBOPE está entregando os pontinhos do MERCADANTE, porque entendeu a lição no caso do Zé.
Não adianta tentar inflar pé de chumbo e o ALCKMIN é outro, igual ao primeiro.
As pesquisas vão se ajustando à realidade, como bem lembrou o Glécio, quanto mais demorarem para isso, maior o salto que dão e mais credibilidade perdem.
A blogosfera tem um papel na educação política e por isso ajuda a VIRADA À PAULISTA DO MERCADANTE.
Os textos do BRIZOLA NETO NO TIJOLAÇO são imperdíveis apra o debate do que ocorre em SP:
No mais recente deles http://www.tijolaco.com/?p=24312#comment-59823
apresenta os tucanos como estão, perdidos, de cabeça p/ baixo.

    glauco

    Beattrice ,obrigado pela sua observação , realmente cometi um equivoco, a palavra correta seria trajetoria ou carreira, pois o candidato ao senado do PMDB é lider e referencial do partido no estado de SP.

    beattrice

    Mas a biografia dele tá mais para ficha corrida.

Henderson Sousa

Intenção de voto Eleições 2006 – 1º Turno
resposta estimulada em %
Abril 2006 Maio 2006 05 set 2006 30 set 2006
José Serra (PSDB) 59 52 49 53

Aloísio Mercadante (PT) 14 15 18 22

http://www.microeducacao.com.br/EleicoesPesquisas

—————————————————————————-

A história vai-se repetindo.

Saudações.

    beattrice

    Os alckmistas estão beirando a histeria. Mais uma semana e estarão catatônicos.

    Henderson Sousa

    Seja realista. Os paulistas aprovam os governos do PSDB, Alckmin tem ampla vantagem, Mercadante é um candidato fraquíssimo etc.

    Como bem disse Guerra : A escalada da Dilma é apenas uma onda. Pois em SP e MG o que acontece é o inverso.

    Vocês não têm de se preocupar com SP, o maior estado do país, mas sim com os péssimos governos do PT, onde apenas um dos 5 estados conseguiram atingir a meta do Ideb.

    São Paulo vai bem, obrigado.

    Azedim

    Pô! ALGUNS paulistas…

    Azedim não aprova não.

    Heitor Rodrigues

    Com toda esta empáfia, pensei que seu nível de exigência fosse maior. Mas pelo jeito, prá quem é bacalhau basta!

    João L. B. Penharvel

    Fica calmo meu fiii, daqui 3 semanas vocês podem relaxar.

Se Nagao

O Alckmin já não tem mais o que prometer – agora propõe curso profissionalizante a jato.
Formaram geração de semi-analfabetos com a progressão, agora quer formar semi-profissionais.
Da mesma forma que o DEMO já abandonou o Serra, vai abandonar o Alckmin, aliás está cheio de candidatos do PSDB/Demo com material de campanha sem o Serra, o Geraldo e o Aluisio. O pânico está aumentando nos partidos de oposição ao Lula, é o salve se quem puder. Os candidatos a cargos parlamentares pelos partidos de oposição já tentam parecer próximos do Lula.
Muito engraçado o Romeu Tuma (votou contra a CPMF) pedir ajuda ao vice-prefeito de São Bernardo do Campo para aparecer junto com a Marta e os candidatos do PT. Depois de 03/10/2010 vai ser muito engraçado.

    Henderson Sousa

    Segundo o Ideb, estes são o resultado de São Paulo e sua colocação no ranking (o exame avalia três nÍveis):

    SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL:
    Nota de São Paulo – 5,5
    Nota do Brasil – 4,6
    Meta nacional – 4,2
    Colocação de São Paulo – 2º lugar; só perde para Minas, que obteve 5,6
    Notas anteriores:
    2005 – 4,7
    2007 – 5,0

    SÉRIES FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
    Nota de São Paulo – 4,5
    Nota do Brasil – 4,0
    Meta nacional – 3,7
    Colocação de São Paulo – 1º lugar
    Notas anteriores
    2005 – 4,2
    2007 – 4,3

    ENSINO MÉDIO
    Nota de São Paulo – 3,9
    Nota do Brasil – 3,6
    Meta nacional – 3,5
    Colocação de São Paulo – 3º lugar – perde para PR (4,2) e SC (4,1) e empata com RS
    Notas anteriores
    2007 – 3,6
    2009 – 3,9

    O PT administra cinco estados — Acre, Piauí, Pará, Bahia e Sergipe. Sabem quantos deles conseguiram atingir a meta estabelecida pelo Ideb? Um só: o Acre.

    No governo FHC, a redução do número de analfabetos avançou num ritmo de 0,5% ao ano; na primeira metade do governo Lula, já caiu a 0,35% – E FOI DE APENAS 0,1% ENTRE 2007 E 2008. ( PNAD)

    —————————————————————

    Quem é mesmo que está formando uma geração de analfabetos?

    beattrice

    SP forma gerações de analfabetos funcionais ou não funcionais.
    São gerações perdidas na vala da incompetência tucana.
    São mortes, físicas, emocionais, cívicas dos que perderam a cidadania.
    Precisa desenhar?

    João L. B. Penharvel

    Qual é o PIB de São Paulo em relação aos outros estados? Óh inteligentão.

    Henderson Sousa

    Bahia representa 36% do pib do Nordeste e tem a sexta maior economia do país.

    Basta isso?

    nanny

    Pois é, é muito fácil querer comparar São Paulo com o Acre, Piauí e Sergipe, cujos governantes de décadas atrás representavam à classe dominante, tal qual Serra e Alckmin, que não pensam em ter um povo educado, politizado, e sim, um povo subalterno e sem perspectivas de vida. Se eu fosse você, me envergonharia de ter feito essa comparação absurda entre os estados, assim fosse, São Paulo, com vinte anos de governo demotucano seria um exemplo para o resto do país. Bah!!!!

    Henderson Sousa

    Ora, os governantes de lá são do PT. Onde está aquela gritaria toda que fazem com SP?

    Lula vive ridicularizando o estado que o acolheu, moteja as estradas (as melhores do país) e parte para o terroriso eleitoral.

    Sejam coerentes: se gritam pela mudança aqui por achar que o governo do PSDB pouco fez, gritem do outro lado outrossim.

    Saudações.

    @periodistabr

    Exato. São Paulo não tem desculpas pela péssima educação pública: é o estado mais rico, e governado há uma geração (escolar) por gente que se considera intelectual, culta, escolarizada. O que os tucanos fizeram com os professores, com a aprovação automática, a precariedade de programas, o material didático de baixíssima qualidade (sempre comprado em operações suspeitas), é um crime.
    Isso não isenta os demais governos estaduais e o federal. Mas como paulista, revolta-me ver que nosso Estado foi administrado por incompetentes nesta área fundamental. Tá na hora de virar o jogo!

    turmadazica

    Como cozinheiro, complemento que nossa merenda é de péssima qualidade, e houve pelo menos 5 episódios envolvendo podridão, desvio, má armazenamento e outros absurdos… E to falando desse ano! Abandonou-se tudo que é relativo a educação em SP…

    beattrice

    A merenda escolar em SP é caso de polícia desde o des-governo MONTORO há 28 anos.
    Essas aves bicudas… tsc tsc tsc

Mônica Rangel

Gente! Vamos lá!! Não tá nada decidido ainda aqui em São Paulo. "O jogo só termina quando o juiz apita !" Vamos de virada!! O pessoal que vai votar em Mercadante e não fala nada, por favor…vamos sair da encolha, né?! Vamos "fazer barulho!!! É MERCADANTE NELES!!!

    Gerson Carneiro

    Mônica, já tirou o título do Pedrão? Providencie o título do menino que você vai ver a arte que ele vai aprontar na máquininha. Garoto esperto. Esse tem futuro.

    Mônica Rangel

    Ihhhhh, Gerson!! Aqui em casa a "subversão" vem de berço !! KKK Brincadeiras a parte, tenho mesmo a preocupação, de que o Pedro mantenha sempre essa "veia questionante" que ele tem.Com certeza assim, sua formação será bem mais enriquecedora. Procuramos passar prá ele também ,noções de cidadania: seus direitos e seus deveres,noções de responsabilidade social, de igualdade, de pluralidade,enfim…tarefinha difícil,hein?Mas tenho consciência de que amanhã, mais do que eu, quem colherá "os bons frutos" será a nossa sociedade.Ihh, rapaz! Não é que eu tô parecendo "inté candidata"?kkk Mas não é demagogia não! São coisas em que eu realmente acredito!! São Paulo e MERCADANTE, estão te esperando, hein?

    beattrice

    A #ONDAVERMELHA está ensurdecedora em SP, nas ruas, nas caminhadas, nos comícios.
    O TWITTER é só MERCADANTE.

    @periodistabr

    É a hora e a vez de Mercadante. Não sou petista, ainda não votei nele, mas a alternativa é péssima. São Paulo não suporta mais quatro anos de tucanato, tiveram tempo suficiente para mostrar a que vieram, e só fizeram politicagem. O que houve em São Paulo de crescimento foi pela pujança de sua Economia, apesar do governo do Estado.
    Basta!

Henderson Sousa

Ah, só para lembrar: Beto Richa lidera no Paraná e venceria no primeiro turno se as eleições fossem hoje. Quércia e Netinho estão empatados e Aécio e Itamar vencem em MG: ou seja: o sonho dos senhores de aniquilar a oposição não vai passar de ilusão.

    Aline

    A oposição não precisa que ninguém a aniquile. Ela mesmo se encarrega disso.

    Heitor Rodrigues

    Mr. Troll, é aniquilamento sim! Aécio só poderá ir até onde os mineiros deixarem. E os mineiros não são os paulistas. Não que os paulistas "sejam os donos dessa zôrra toda." Viste o Barão Vermelho de novo?

    Os paulistas vivem onde está concentrado o poder das multis, da banca internacional. Em ambiente corrompido como este, não falta quem queira se prestar ao papel que Serra está fazendo. O que está sendo aniquilado é a atual representação da verdadeira oposição, a oculta, cuja plataforma não pode ser explicitada para o povo brasileiro. Vc há de concordar que uma rasteira em Sampa fará um estrago danado na oposição durante um bom tempo, pelo menos. Depois, a gente vê como é que fica.

    "Amanhã, vai ser outro dia! (Chico Buarque)

    Tchau!

Henderson Sousa

Azenha, eles não divulgaram a margem de erro?

Henderson Sousa

Os senhores sonham bastante, não? Como querem que um candidato que não aparece em suas próprias inserções ( deixa esse trabalho para o Lula) leve a disputa a um segundo turno?
Anastasia é barbada em MG.

De fato começo a ficar com medo, pois a tropa política do Mercadante dá medo: Tiririca,Mulher Pera…

Sonhem.

    Betinho2

    Sonho tucano é chegar: http://www.tijolaco.com/?p=24350#comment-59786

    Henderson Sousa

    Coitado do Brizola. Ele tem uma certa obsessão pelo Serra e os demais membros do PSDB.

    beattrice

    Coitado de quem tem obsessão pelos corvos travestidos de tucanos.
    As penas estão desbotando e aparecendo pretas, as vivandeiras de quartel ja estao ate pedindo reuniao secreta com miltares.
    Fim de linha para SERRA & ALCKMIN.

    Betinho2

    Sonho tucano > http://4.bp.blogspot.com/_gVjmrNm31tg/TG5j3RP-QVI

    pode virar pesadelo> http://1.bp.blogspot.com/_yVno-tUW75Q/THIvKFmw-DI

    Mônica Rangel

    Saaaiiiiiiii, cheiroso!!!!!!!!!

    Henderson Sousa

    Lá vem outra com essa história de "massa cheirosa".

    Os Senhores não perceberam? Com isso quem discrimina são vocês. Ao dizer que existe a "massa cheirosa", composta pela elite, estão a evidenciar que existe a "massa fedida", compreendida pelos pobres.

    A lógicas dos senhores, portanto: Rico é cheiroso e pobre fede.

    Saudações.

    Mônica Rangel

    "A burguesia fede mas tem dinheiro pra comprar perfume" Saaaaaaaaaaaiii, cheiroso!!!!!!!!!! "Sou pobre mais sou limpinha!!"

    nanny

    Não percebe que sendo tucano, aqui não é seu ninho???!!! Voa, rapaz!!!!!!!!!!!!!!

    Heitor Rodrigues

    "A burguesia fede, a burguesia quer ficar rica,
    Enquanto houver burguesia, não vai haver poesia."

    Cazuza

    Azedim

    Pô véi, vai no site do Mercadante e veja os programas, ele aparece sim.

    E pq o FHC não aparece nos programas do PSDB? Ele é o representante máximo do partido.

    Pq ?

Maria Lucia

A blogosfera progressista fará a diferença: Mercadante, é o grito de guerra.
Olha o Brizola Neto, hoje de novo, em cima do lance: http://www.tijolaco.com/?p=24312
Agora é com a gente.
De todos os Estados do Brasil a gente pode ajudar a empurrar o carro da vitória de Mercadante, Marta e Netinho.
Todo mundo tem parentes e amigos em São Paulo: é indicar os bons posts, blogs, os blogs de apoio ao Merca, Marta e Netinho, é comentar com seriedade mas muita alegria tambéwm e vamo que vamo!
É construir vitória, é botar fé é Virada à Paulista, como diz a Beatrice.Adorei saber que tenho uma valorosa xará aqui comentando no Azenha: Salve M-Lucia! Venceremos!

    M_Lucia

    Valeu, xará… tamo junto e misturado pra colocar SP no ritmo do Brasil, livrar esse estado do complexo de vira-latas, da macaquice pró EUA. Vamos que dá!

    Maria Lucia

    M-Lucia
    Maior tranquilidade! Leio o que vc escreve e fico até pensando que fui eu mesma que escrevi, tal a identidade de pensamentos!
    Quer maior maravilha?
    E vamo que vamo que o tempo urge!

    Lucia Fernandes

    Olá, xará
    Temos o mesmo nome, porém posições completamente antagônicas em termos de política.
    Sou paulista e pergunto: Por que o Mercadanate, figura petistade de longa data, nunca mereceu de Lula um
    Ministério? Falta-lhe competência? Qual a explicação?
    Pergunto mais: Por que D.Martha, aquela que quando Ministra mandou a população "relaxar e gozar" diante do caos aéreo? Onde está a postura de uma mulher que comandava uma pasta do governo lulista?
    Como mulher, dito e repito, gostaria e muito de ver uma mulher no poder, que merecesse o meu voto. Mas certamente não é Dilma, que não passa de "poste",.
    Porém, se eleita, e tudo leva a crer, torço para que faça uma boa administração, dividindo com a metade do PMDB seus ministérios e cargos de confiança.

    beattrice

    MERCADANTE recebeu convite para o ministerio mas preferiu o SENADO.
    Cansativa essa criatura que repete dia e noite a mesma coisa.

    Glecio_Tavares

    Mais uma lunatica seguidora de Veja,. Acredita em duende, em bicho-papão e em coelhinho da pascoa. Alias voce não é a Regina Duarte não?

    Maria Lucia

    Lucia
    No momento vai pelo mundo uma grande crise econômica e aqui no Brasil estamos a seis semanas do dia das eleições.
    Para conversarmos sobre nossas posições políticas antagônicas precisaríamos ter muito tempo e agora certamente vc está envolvida na campanha dos seus candidatos e eu estou tocando o pessoal do meu lado, com uma alegria e esperanças do tamanho desse mundão de meu Deus!.
    O que importa é que a gente esteja certa de que está fazendo o melhor para o nosso país, para o nosso lindo e valoroso povo. Tudo de bom!

Fabiano

E essa do Willian Wack mandando a Dilma calar a boca? Está no cloaca news: http://cloacanews.blogspot.com/2010/08/no-ar-will

    Azedim

    Mas sejamos justos… não fica claro se o alvo é Dilma…

    Poderia ser ele pedindo para alguém ficar quieto lá na redação, para ouvir o pronunciamento da Dilma.

    beattrice

    Concordo, aparentemente o alvo não é DIlma, o que não diminui a falta de educação do "jornalista".

Ananda

Ainda acho que a real de Mercadante é maior. De qq forma, começou a subir, enquanto o chuchu cai. Temos chances, mas precisamos dar aquela força pra campanha. Já tem gente de outros Estados ajudando. O momento é agora.
Azenha, muito obrigada pelas discussões que está trazendo aqui sobre São Paulo. A meu ver, elas serão catalisadores decisivos nessas eleições.

Betinho2

Vai dar Mercadante. Xuxu Alkmim perdendo 7 pontos percentuais já teremos 2º turno. Sem contar os 38%, como lembra Maria Lúcia. Esses indecisos, com o recal que o Xuxu tem, se ainda não se definiram, com certeza não migrarão para para o Picolé da Ópus Dei.
Outra sinalização é a pesquisa pró Dilma, Marta e Netinho.
É a Tucanolândia voltando a ser São Paulo do Brasil e dos paulistas progressistas. Fim dos rodas presas.
Hora de redobrar esforços, com garra dá Mercadante no primeiro turno.
Relembrando a indicação do belíssimo post, feita aqui pelo Pedro Aires: http://www.tijolaco.com/?p=24096#comments
E vamo que vamo, com Dilma, Mercadante, Marta, Netinho, sem esquecer Protógenes para Federal.

ruypenalva

Ministério da Saúde adverte: Apoiar Serra faz mal a saúde.

    Gerson Carneiro

    Ministério do Acarajé adverte: apoiar Serra é uma fria.

    ruypenalva

    Na verdade não é uma fria, é uma fritura.

    Gerson Carneiro

    Cabra booom!

duducoutinho

http://g1.globo.com/especiais/eleicoes-2010/notic
No globo tambem dá 36 x 36

duducoutinho

Azenha, ouve um erro aí, entrei no site do Setadão inclusive, acho que está 36% x 36% no DF, e não 36 x 33

    Conceição Lemes

    Obrigada, já corrigimos. abs

antonio carlos

Azenha, Lula que só apanhou do PIG e de alguns caciques do Senado começa sua vingança, sem misericórdia….rssss

deu no amigosdopresidentelula:

Senadores experientes que ganharam os holofotes nos últimos oito anos estão ameaçados de sair de cena no início de 2011. Apesar de terem ocupado as páginas dos jornais e frequentado de maneira assídua a tribuna do Senado por quase uma década, eles, agora, têm a eleição ameaçada. Alguns mantiveram o discurso ultrapassado e utilizam a campanha não para apresentar novas ideias, mas para denegrir a imagem dos oponentes. Outros, além de envolvidos com esquemas de corrupção, fazem campanha semelhante à de coronéis que dividiam os Estados em currais eleitorais. De acordo com especialistas, o eleitor, cada vez mais bem-informado, vem mostrando que quer sangue novo e exige competência. “Há dois terços do Senado em disputa e haverá uma grande renovação”, diz o diretor do Diap, Antônio Augusto Queiroz. “Dos 30 que tentam a reeleição, quase a metade não deve se reeleger.”

A degola ameaça principalmente os senadores de oposição do Nordeste, que apostaram num discurso surrado e de crítica sistemática ao governo Lula no Congresso. O senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que utilizou a CPI dos Bingos para minar o governo, corre sério risco de ficar sem mandato. Ele está em terceiro lugar nas pesquisas, com 24% dos votos, atrás do ex-governador Wellington Dias (PT-PI), que tem 55%, e de Mão Santa (PSC-PI), com 30%. “Estou recebendo um bombardeio direto do Palácio”, reclama Heráclito. “Eles não têm o direito de usar a máquina do governo, de distribuir verbas e convênios para favorecer seus aliados. As candidaturas mais caras são as do governo”, justificou. Outro que usou a CPI para atingir o governo foi o senador Efraim Morais (DEM-PB). Com uma diferença: Efraim é acusado de envolvimento em esquemas de corrupção. As denúncias vão desde a distribuição de cargos a servidores fantasmas no Senado até a cobrança de propinas em contratos de serviços públicos. Na Paraíba, o ex-governador Cássio Cunha Lima (PSDB) lidera as pesquisas ao Senado, com 52% dos votos. Em segundo lugar está o prefeito de Campina Grande, Vital do Rego Filho (PMDB), com 25%. Efraim tem 22%.

Outra figura carimbada da política brasileira que corre o risco de ficar sem mandato é o senador Arthur Virgílio (PSDB). Dono de um discurso ácido e de críticas pesadas, ele aproveita sua campanha para desferir duros golpes nos concorrentes. Mas essa estratégia não tem garantido votos para Virgílio. O ex-governador do Amazonas Eduardo Braga (PMDB) tem 82% e a deputada Vanessa Grazziotin (PCdoB) está em segundo lugar, com 39,3%. Virgílio aparece com 39%. No Rio Grande do Norte, o senador José Agripino Maia (DEM), que chegou a bater boca com a ministra Dilma Rousseff em audiência no Senado, está em segundo lugar nas pesquisas, com 39%, mas vê o avanço de sua oponente, a ex-governadora Wilma Maia (PSB), que já tem 32%. Em primeiro lugar está o ex-presidente do Senado Garibaldi Alves Filho (PMDB), com 41%.

A ameaça de esses caciques perderem seus cocares deixa claro dois fenômenos que estão ocorrendo nas eleições de 2010. O primeiro é a im pressio nante popularidade do presidente Lula, que conseguirá fazer como sucessora uma candidata completamente virgem em disputas eleitorais. Se Lula não consegue eleger todos os candidatos que apoia, como o ex-senador Aloizio Mercadante, em São Paulo, ele, ao menos, tem minado a campanha de seus adversários políticos. O outro é o desejo de renovação do Congresso. Após anos de escândalo sobre escândalo no Senado, boa parte da população não quer eleger ninguém que tenha passado os últimos anos por lá.

Um sinal disso é o que ocorre com o senador paulista Romeu Tuma (PTB). Embora seja amigo do presidente Lula, Tuma desgastou-se à frente da Corregedoria do Senado. Apesar das graves denúncias, adotou uma postura conciliatória com seus pares. A pouco mais de 30 dias das eleições, ele está em terceiro lugar, com 23% dos votos, atrás de Marta Suplicy e Orestes Quércia. O eleitor, como se vê, parece não ter memória tão curta quanto alguns políticos acreditam.

desinformacaonao

Aqui em Minas devemos viver uma situação parecida com a da eleição para presidente. Apesar de o Aécio, aparentemente, não consguir o mesmo nível de transferência do Lula, acredito que conforme a população saiba quem é o representante do governo, o Anastasia suba por causa do Aécio e possa até mesmo ganhar em 1º turno. Aqui só há dois candidatos e é acho que quem ficar na frente no 1º turno acabe vencendo por vencer a eleição no 1º turno mesmo.

Não sei até que ponto o Lula poderá reverter isso, até porque o tempo de TV aqui do Anastasia é maior do que o do Hélio por conta das alianças conquistadas pelo Aécio. Coisa que o Serra não conseguiu.

OBS: NEM SE MENCIONA O JÊNIO NA CAMPANHA DO ANASTASIA! O Aécio não é bobo e está usando o mote da campanha da Dilma pra eleger o Anastasia. "Se é pra continuar, melhor quem já está lá e conhece".

    Celso J.

    Mesmo que o Lula não consiga reverter a situação aqui em Minas, não terá sido uma DERROTA. No máximo uma derrota. Aécio, se elegendo p/ o Senado pode se tornar a principal figura do PSDB. Mas não será uma oposição virulenta e predadora como a que Serra representa. Se Dilma vencer no 1. turno, Lula vai com armas e bagagens p/ SPaulo, para impusionar o Mercadante.

Glecio_Tavares

Azenha, em tres semanas diminuindo de 10 em 10, dará para ganhar no primeiro turno?
Brincadeira. Muito obrigado por continuar na luta pela informação.

Vou continuar postando videos do encontro e o seu deve sair ainda hoje.

glauco

A ONDA VERMELHA já está em são paulo aos poucas ganha força e volume , um indicativo disso é o empate tecnico pela segunda vaga ao senado pelo netinho de paula com o quercia, que ja tem uma certa tradição politica e é apoiado pela corrente politica atualmente hegemonica em SP, e passando o tuma. por esse indicativo acho que o mercadante tem ainda potencal de chegar lá, lula mostrou que pode er ecisivo em SP

    beattrice

    Precisa explicar "tradição política" do Quércia?

francisco.latorre

ora.. quem não sabia?..

..

Carmen Pires

A globo (g1) tenta disfarçar a crescida de Mercadante (mais de 60%) e a queda de Alkimin e são secos no noticiário. Escrever "Em SP, Alckmin tem 47%, e Mercadante, 23%, aponta Ibope" é desinformar acerca do fato diferenciador, com relação a última pesquisa.

Quem não serve para informar, em breve será deletada. A internet é imediata e imediatista e estes meios conservadores estão demorando a mudar.

Gerson Carneiro

Acho que tínhamos que bolar um Encontro dos Eleitores Progressistas pra comemorar com aquela festança.

    beattrice

    Excelente idéia.

LuisCPPrudente

Mercadante tem que subir mais nas pesquisas, junto com o Skaff e o Russomano. É necessário, urgente e democxrático que aja segundo turno…em São Paulo.

Marta e Netinho tem que subir mais, a presidenta Dilma precisa deles no Senado.

Irani

A pessoa que poderá reverter a situação em Minas chama-se Lula. Ele precisa nacionalizar a campanha em Minas como está a fazer em SP. Imagine uma situação em que o povo de Minas seria capaz de pedir a benção a Aécio e beijar-lhe a mão, pois é mais ou menos isto o que está a acontecer lá. Se Lula abraçar a campanha lá, ao lado do Alencar, o equilíbrio poderá acontecer, mas se não, Aécio será o grande vitorioso para liderar uma oposição que poderá trazer aliado para ele, muito cuidado com Aécio quanto a isto. Mas se ele não ver isto e deixar correr solto, faz parte da política. Mas acredito que seria muito bom investir e tentar derrubar todas as lideranças do PSDB, para que de fato, acabasse com o udenismo de vez.

Também deve entrar aqui no Rio e impedir a vitória do Cesar Maia, ele pode fazer isto.

Fabio_Passos

Com o esfacelamento da candidatura jose serra abre-se uma oportunidade histórica para resgatar SP das mãos da pior "elite" do mundo.

É fundamental para o Brasil superar o atraso que mantém SP refém desta extrema-direita acéfala e incompetente.

A vitória do Mercadante em SP será uma golfada de ar puro na política de todo o Brasil.
Tá na hora de se livrar do mofo segregacionista.

ademir

entendo que o norte da campanha do Mercadante tem que ser o pedagio,merenda escolar, e enchentes. com certeza o povão vai entender estas propostas. ou suja pedagio acessivel,merenda não desviada, e linpesa dos corigos para que não haja enchente.

O_Brasileiro

Previsões de Nostradilmus:
– Vai ter 2º turno em SP;
– Anastécio vai vencer em MG. O Costa é muito global;
– Não vai haver oposição para o PT no governo Dilma até as eleições municipais em 2012;
– Em 2014, a eleição será entre Dilma, do PT, e Aécio Neves, que estará no PMDB!

Sobre o PSDB e o DEM não precisa de vidente: "acabou"!

    V

    Gostei… quero mais dessas previsões!

    Nirce

    É muito triste saber que Anastasia governará Minas. Coitado de nós da educação, esse cara, apesar de ser professor, odeia os professores. Ajuda gente.

    desinformacaonao

    Acho que seria mais fácil o convencimento se fosse um "filho" direto. O Aécio pede voto para o Vice dele, Anastasia. E o Lula? Pedir voto para um cara que não tem nada a ver com ele e que é de outro partido, acho que o povo não vai topar muito fácil. Se fosse o Patrus, seria pau-a-pau Lula vs Aécio.

Pedro Guasco

Dilma e Mercadante avançam sobre o ninho dos tucanos:

A vitória da Dilma vai se consolidando, não se sabe qual o patamar que ela irá alcançar, mas a aposta mais divertida é de adivinhar até aonde o Zé Pedágio cai. Eu, que nunca fui de fazer análises demasiado otimistas, apostaria em algo como 57% a 23%, ou seja, uma vitória acachapante do tipo duas vezes e meia a votação do Zé Alagão.

Em São Paulo a diferença ainda é grande, mas a curva de crescimento de mercadante é acentuada. Não foram 9 pontos de crescimento em quatro semanas entre uma pesquisa e outra, mas nove pontos conquistados em 10 dias de propaganda na TV. Com mais de cinco semanas pela frente e a grande notícia para Mercadante é que o seu maior rival (não o $erra ou o Alquimim, mas o antipetismo em São Paulo) já não assuta. Dilma lidera com 7 pontos de vantágem no maior ninho tucano e continua crescendo, mostrando que o caminho está aberto para Mercadante.

    Pedro Ayres

    E por falar em vitória do Mercadnate, o post http://www.tijolaco.com/?p=24096#comments do Deputado Federal Brizola Neto bem que merece uma olhada, pois, é um emocionado chamamento ao povo de Sào Paulo para a vitória.

    beattrice

    Pedro, o Azenha não quer divulgar o post do TIJOLAÇO nem com abaixo assinado pedindo, não sei porque.

    beattrice

    Na verdade Serra está atualmente disputando com o teor de umidade em SP, em torno de 20%, aí ele até que tá ganhando, ainda.

ulysses f. paz jr.

ACIMA DAS SIMPATIAS É NECESSÁRIO CONSTATAR SE:

1 .O IDH EDUCACIONAL DE S.P REPRESENTADO PELA USP CAIU OU SUBIU,
2. A RESPONSABILIDADE PELA GREVE DOS POLICIAIS, PROFESSORES E JUDICIÁRIO
http://educacao.centralblogs.com.br/post.php?href
http://en.wikipedia.org/wiki/Education_Index
http://www.youtube.com/watch?v=aWyronoO_FA&fe

FACILITARÁ MUITO A ESCOLHA E O VOTO, IDENTIFICAR E COMBATER O PARTIDO QUE ESTIVER ENGAJADO COM A POLÍTICA AMERICANA NARRADA NO DOCUMENTÁRIO ABAIXO.
http://www.youtube.com/watch?v=vH3qK_bnQCg

Azedim

Pô! Gostei dessa notícia. Vamos lá Mercadante!

Marcos

Na minha Minas Gerais ira acontecer aquilo que todos sabiamos, o Helio vai perder de novo, tinha o maior prazer em votar no Patrus ou Pimentel para governador, agora querer que votemos no Helio Costa ja e demais, com constragimento votarei no Anastasia, pois alem de ser um bom administrador, o cara conhece, quanto ao Helio Costa, enxergo nele a rede globo, portanto, jamais votaria nele, sem falar que por causa dele os Correios quase quebra.

(meu teclado esta no formato americano,por isto a falta de acento)

ruypenalva

Depois de tirar os craques do Cruzeiro e do Atlético Mineiro, e colocá-los nas ruas perambulando como pedra, Aécio quer agora anastasiar o povo mineiro com dose forte de halotano. Me lembra muito aquela canção que o Prado Valadares, ex-governador mineiro, cantava quando deixou o governo: "Oh! Minas Gerais, Oh! Minas Gerais, outra mamata não encontro jamais, Oh! Minas Gerais.

Urbano

A soberba paulista ainda lhe levará ao coma.

Mel

Se a eleição em São Paulo for para o segundo turno, o bicho vai pegar. Não sei não, mas tô sentindo que podemos virar esse jogo nessa nossa terrinha conservadora.

Chicão

Meu faro diz q SP e Minas continuam com os demostucanos.

A vitória da esquerda chegará perto, mas não será dessa vez.

E por culpa do tipo de candidato q foi escolhido.
Que pena, perdemos uma grande chance.

    Glecio_Tavares

    Lembre-se que Lula vota em São Paulo e o pessoal que vai votar na Dilma, votará no 13, ainda acredito que o Merca leva no primeiro turno. Al ckmin ja foi governador e a pesquisa esta turbinada. a diferença vai cair e estará no empate até 03 de outubro, mas na apuração veremos Merca detonar o xuxu. A militancia esta na luta.

    beattrice

    EM SP seu faro está errado.
    SP não aguenta mais a DINASTIA TUCANA NO MORUMBI.
    MERCADANTE é um grande quadro do PT PAULISTA,
    aquele partido, de LULA & DILMA, o PT
    P de PAULISTA e T de TRABALHADOR.

Carlos Morelli

São Paulo precisa mudar, precisa conhecer um bom governo e não é com Alckimin que isso irá acontecer.
Mercadante já.

Valadares

Dilma ganhando no primeiro turno, Mercadante indo para o segundo turno, Lula e Dilma desembarcando em São Paulo, o tucanato paulisa enloquece, não tem prá inguém.

pereira

Esta cherando a segundo turno, vamos fazer sopa de chuchu, até breve alckmin

    emerson57

    do jeito que a coisa vai, vai ser no primeiro.
    dilma lá e mercadante aqui.
    e o chuchu na feira………………..

    beattrice

    XUXU na XEPA.

Márcia Aranha

O DEM já mudou de nome várias vezes desde que foi fundado pelos militares como ARENA… Vai começar o mesmo processo no PSDB.

    desinformacaonao

    Oficialmente, ARENA virou PDS e atualmente é o PP.

Gerson Carneiro

Sinto que as pontas dos meus dedos começam a esquentar. Iabadabadúúúúú…
Eu disse que não me importaria de queimar as pontas dos meus dedos.

    Glecio_Tavares

    Valeu Gerson. Mercadante vai arrasar na eleição e fará um governo com Lula como consultor. Imagina que Lula estará solto para atuar em todas as frentes. Lula vota em São Paulo!!! E a prefeitura voltará a ser do PT em 2012.

    Gerson Carneiro

    Segredinho aqui pra nóis da blogosfera: eu também votarei em Sun Palo. E advinha em quem votarei?
    Porra meu rei, tô cum vocês. Mas na hora de criticar eu vou criticar. São com as críticas que a gente melhora. Não dá para ir atualmente para uma copa do mundo torcer para o Brasil com uma seleção comandada pela dupla Parreira e Zagalo, entende? Só porque é o Brasil. Se tiver que criticar, eu vou criticar… com a intenção unicamente de melhorar. Eu agradeço também a vocês porque eu posso estar errado na minha análise. Posso não estar inteirado do que está acontecendo… mas é isso aí. Tamo juntos e misturados.Sempre aprendendo. É uma pena que no encontro eu passei do seu lado e você não falou comigo, seu peste. Abs.

    Glecio_Tavares

    Mas voce me reconheceu? Eu ate te vi com o chapeu, mas não achei que fosse voce. mas teremos uma festa na vitoria da Dilma que pode ser o novo encontro da blogosfera né não?

    Gerson Carneiro

    Não te vi, fiquei sabendo que era você apenas quando vi a foto publicada aqui. Lembro apenas do momento em que fui tirar foto com o Brizola Neto, e fiquei ali perto de onde você estava sentado. Lembro da pessoa que está na foto ao teu lado, lembro porque olhei pra ele. Beleza, é uma boa idéia bolar um Encontro pra celebrar a vitória.

    beattrice

    O MERCADANTE já anunciou, vai ser a maior festa que este estado já viu!!!!!!!!!!!!
    A tomada da Bastilha do MORUMBI.

    Jairo_Beraldo

    Cunpadi, eu torço pro helio globo costa perder em MG…não pelo Lula, mas pela globo…purque nun virá in sunpaulu tumém? hein?

    Gerson Carneiro

    Vade retro, cumpadi!
    Helio Encosta, prá lá…

    Jairo_Beraldo

    Cumpadi, olha esta blasfemia –

    "Um influente rabino israelense disse que Deus deveria enviar uma praga contra os palestinos e seu líder, pedindo sua morte num violento sermão antes do início das negociações de paz no Oriente Médio na próxima semana." (G1)

    Nem se liga este rabino que a praga já está instalada na Palestina…Israel!

M_Lucia

"Na pesquisa espontânea, em que não são apresentados os nomes dos candidatos, Alckmin lidera com 29% das intenções de voto. Mercadante assinalou 18% e Celso Russomanno, 4%. Skaf e Anaí Caproni marcaram 1%. Os demais candidatos não pontuaram. Nessa modalidade, brancos e nulos somaram 8%. Os indecisos são 38%."

O grande número de indecisos, que demonstra o ocultamento da campanha pela mídia, torna a pesquisa enganosa. Além disso, Quércia cai para o 3º lugar para o senado.

Vai que dá, Mercadante! Fogo na canjica!

    Aristharco

    Vai PT! Deputados, mandem ficha pra cima do chuchu da Opus Dei… desentoquem o homenzinho que se escondeu debaixo da mesa do Zé, o dos pedágios tentando engar os paulistas mais uma vez.
    Convocação geral: Rui Falcão; Simão Pedro; Mario Reali; Carlos Almeida; Sebastião Almeida; Hamilton Pereira; Vicente Cândido; Antonio Mentor; Zico; Marcos Martins; Adriano Diogo; Ana do Carmo; Cido Serio; Ana Perigini; Donisete Brasa; Roberto Felício… sob a batura do Dutra… bye bye chuchu!

    Glecio_Tavares

    Como será que esta a rejeição real do xuxu?

    M_Lucia

    Se a gente pensar que o xuxu é blindado pela midia, o merca já foi atacado de todas as formas e ambos estão tecnicamente empatados na rejeição e que na espontanea 38% ainda são indecisos, dá pra concluir que a rejeição ao xuxu como ex-governador é bem grande.
    Mas, se dão xuxu pra comer… fazer o que?
    Nada há de ser nada não, a gente vai cozinhando um viradinho à paulista…

    beattrice

    VIRADINHO???
    Estamos cozinhando uma VIRADA À PAULISTA COM PRATO PRINCIPAL: SOUFLÊ DE XUXU.

    beattrice

    A rejeição real ao XUXU é menor que a do SERRA, mas um dos piores problemas do XUXU, e ele tem vários, é que o SERRA deu de pendurar no pescoço DELE, do XUXU.
    Certamente faz parte do acordo pre-campanha, porque até a porta da Bastilha do Morumbi sabe que o ALCKMIN não era o candidato do SERRA, era o Aloysio, o outro.

BloGDoRiLDo

Dois comícios de LULA e Dilma em São Paulo e sacramenta-se o segundo turno. Aí velho!…

Queria ter o poder de saber qual o papel e a importância da blogosfera nisso.

    Glecio_Tavares

    O momento chegou, a blogosfera esta se tornando cada vez mais conhecida da população. Até os jovens estão acessando os sites de politica. Ninguém mais aguenta a manipulação da midia porca.

    Ed.

    É isso mesmo, Glecio.
    Embora uma parte também vá pra outras correntes, o importante é que a população está se repolitizando, deixando (novamente, desde a dita?) de ser meramente amestrada..

    Ed.

    Sem puxação, mas PHA, Azenha, Nassif, Cloaca, Eduardo e vários outros têm sido substanciais para esse papel!
    Até nós um bucadin, ora veja?!
    Hehe

Deixe seu comentário

Leia também