Gilson Caroni: Datafolha, uma rodada de inutilidades significativas
Tempo de leitura: 2 minpor Gilson Caroni, na Carta Maior
Após nova rodada de pesquisa do Datafolha, tudo terminou como fora previsto. O instituto confirmou o desejo dos donos do jornal, os vaticínios de seus articulistas militantes e a vocação partidária da grande imprensa corporativa. Como era de se prever, o levantamento, sob geral e justificada descrença, revela um mero exercício de acrobacia. Uma inutilidade tão grande que é legítimo se perguntar a quem interessa a pantomima?
Ao justificar o motivo de pesquisas em intervalos tão curtos, o jornalista Fernando Rodrigues explica que “O Datafolha realizou esta pesquisa agora porque também havia feito um levantamento em 24 e 25 de fevereiro, cinco dias após o lançamento oficial da candidatura da petista Dilma Rousseff. Agora, a coleta dos dados se dá também cinco dias após a festa do PSDB para José Serra se lançar na disputa.”
Nem o Barão de Itararé teria produzido melhor script. Nem o circo pegou fogo, nem os trapezistas caíram da corda bamba. Até os diversos palhaços já não conseguem provocar o riso. A platéia, outrora tão influenciável, faz parte do espetáculo e as feras, embora soltas, nada mais fazem senão aprofundar a crise de credibilidade de certos institutos e meios de comunicação. A arte da política comporta cálculos arriscados. Dependendo da estatura ética do atirador qualquer disparo só alveja o próprio pé.
Se a sondagem indica que há 54% de eleitores sem voto definido, qual a relevância da dobra superior da edição de sábado da Folha de S. Paulo que, em manchete, alardeia: “Serra mantém dianteira sobre Dilma”? O que significa, a crer na honestidade metodológica do Datafolha, uma vantagem de 10 pontos de um pré-candidato sobre o outro? Nada, rigorosamente nada. Salvo o que até o mundo mineral sabe: há uma tendência à polarização entre Dilma e José Serra, o filho dileto do bloco liberal-conservador. Para elegê-los os recursos são variados. Vão de manchetes desmentidas no corpo da matéria à censura da imagem do presidente Lula nos telejornais da TV Globo.
Faltando seis meses para as eleições, e com tanta coisa indefinida (composição das chapas, alianças, montagem das candidaturas estaduais), as intenções de voto são muito fluidas para grande parte do eleitorado. Fazer pesquisas em intervalos reduzidos de tempo só interessa comercialmente aos institutos e, como espetáculo, às corporações midiáticas que, conforme seus objetivos político-partidários, dão maior ou menor destaque aos resultados das sondagens que lhe interessam.
Assim, se a pesquisa Sensus foi desqualificada e, posteriormente judicializada, Datafolha e Ibope devem ser “interpretados com maior rigor científico.” Para isso são chamados os mesmos “cientistas políticos”, a maioria, por sinal, colaboradora ativa do Instituto Millenium, versão moderna do velho Instituto de Pesquisas e Estudos Sociais (IPES), um dos principais catalisadores do golpe contra João Goulart, em 1964.
O que pode ser mensurado é o fetichismo atávico de segmentos que, desde sempre, controlaram o aparelho do Estado e não se conformam em terem sido apeados de lá pelo voto popular. Entronizado no altar de devoção de suas lideranças orgânicas, a prestidigitação golpista é uma possibilidade renovada. Para isso, no caso do diário paulista, há sempre um funcionário de plantão na segunda página. Ora inventam epidemias e caos aéreos, ora legitimam sondagens que interessam à família Frias.
Eles já aprenderam que, terminada a temporada, a troupe mambembe, avalia o prejuízo, amarra a lona e parte para a estrada, mais uma vez tentando distorcer a realidade, mais uma vez na contramão da democracia. As determinações de classe não falham.
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Comentários
rita
eu acompanho com tristeza isso tudo.
Fernando Oliveira
O PIG, tem pressa. Pra mídia golpista, é essencial e estratégico praticar o máximo de escrotidões possíveis, antes de 1° de julho. Alguns itens do Calendário Eleitoral, disponível no site do TSE, talvez expliquem as razoes de toda essa cretinice desesperada:
JULHO – QUI, 01/07/2010
(…) Data a partir da qual é VEDADO às emissoras de rádio e de televisão, em programação normal e em noticiário:
1. transmitir, ainda que sob a forma de entrevista jornalística, imagens de realização de pesquisa ou de qualquer outro tipo de consulta popular de natureza eleitoral em que seja possível identificar o entrevistado ou em que haja manipulação de dados;
2. usar trucagem, montagem ou outro recurso de áudio ou vídeo, que, de qualquer forma, degradem ou ridicularizem candidato, partido político ou coligação, ou produzir ou veicular programa com esse efeito;
3. veicular propaganda política ou difundir opinião favorável ou contrária a candidato, partido político, coligação, a seus órgãos ou representantes;
4. dar tratamento privilegiado a candidato, partido político ou coligação;
5. veicular ou divulgar filmes, novelas, minisséries ou qualquer outro programa com alusão ou crítica a candidato ou partido político, mesmo que dissimuladamente, exceto programas jornalísticos ou debates políticos;
6. divulgar nome de programa que se refira a candidato escolhido em convenção, ainda quando preexistente, inclusive se coincidente com o nome de candidato ou com a variação nominal por ele adotada. (…)
Arnaldo
Esse abuso cometido pelo tablóide Veja caracteriza propaganda eleitoral antecipada, abuso de poder, e remete ao tráfico de influência, já que o Estado de São Paulo é cliente e mantém relações estreitas com esse desqualificado grupo. Há um episódio claro de uso de cargo público para favorecimento dessa organização criminosa. Chega-se à conclusão que todo esse favorecimento, além de prejudicar a democracia, tem interesses individuais maiores. O Governo de São Paulo é atualmente cliente desse lixo de meio de propaganda. Panfleto oficial tucano. Logo, o Governo Federal poderá se tornar o próximo a pagar favores para eles. E o pior: com o nosso dinheiro. Vamos denunciar esse abuso.
Arnaldo
É certo que o tablóide Veja vem há tempos atropelando a ética e mostrando o jogo sujo a que se submete. Mas, essa semana ficou claro os vários crimes que insiste em praticar. Ao ferir a lei, passou da linha que todo cidadão e organizações da sociedade devem respeitar. Utilizou suntuosamente sua mídia para fazer propaganda antecipada para seu afeto: o Zé Alagão. Isso é grave porque essa prática fere direitos fundamentais da sociedade e vai contra a democracia. O TSE deve tomar providências ou estaremos fardados, como na época do coronelismo e do voto de cabresto, a instalar novamente a ditadura do poder econômico e como isso desmoralizar todo o processo da eleição de 2010.
Carlos
Galera, o jornal Folha de SP é tão fuleiro a ponto de postar manchetes em seu portal na internet com erros infantis. Vejam a pérola de hj:
http://embuscadoconhecimento.files.wordpress.com/…
Provavelmente, não foi só o site do PMDB que sofreu ataques de hackers, kkkkkkk…..
Urbano
Ô Azenha, agora com a implantação do 'pitacódromo', quem fazia comentários em bloco, agora está fazendo particionado.
Arnaldo
O que o tablóide Veja está fazendo é muito sério para ficarmos passivos a essa situação. Corre o risco de contaminarmos todo o processo democrático das eleições diretas. Como mencionei, as canalhices acontecem há anos, mas dessa vez, como em tantas outras, avançaram muito o sinal. E é a nossa liberdade e a democracia que estão sendo postas em jogo. Não podemos retroceder aos tempos do coronelismo. Justiça já. Vamos abraçar essa campanha por mais dignidade no processo das eleições. Chega de hipocrisia e abuso de poder.
josé fernandes
vou mandar imprimri várias camisetas, com o seguinte slong, quer a verdade?não leiam o PIG. frente e verso. distribuir prows amigos..
duar te
uma coisa e certa: precisamos de uma pesquisa pra saber qual ´´e o instituto de pesquisa que t´´a mais mentindo.
Marcelo
atenção acabou de sair no blog osamigosdopresidente:
Comprovada fraude no Datafolha: plano amostral apresentado ao TSE foi fraudado
Em primeira mão no blog Os Amigos do Presidente Lula em 18/04/2010 às 14:01
Hernán
Achei a comparação com o IPES injusta, para com o IPES, claro.
Como pesquisador sei que eles eram desestabilizadores e golpistas, porém inteligentes.
Eles tinham um plano real para o Brasil. Quando Jango lançou as Reformas de Base, eles sentaram a bunda e pensaram um plano alternativo. O Brasil que hoje temos saiu dali. Banco Central, Reforma Agrária mas "não na marra", FGTS, BNH, etc.
O Millenium fala e fala, mas não pensa o Brasil. Eles não tem nada o que contrapor às Reformas de Base do Lula (leíase PAC e PAC2, Prouni, Bolsa Família, Minha Casa Minha Viva), além de críticas, a maioria furadas, e a volta ao passado. Apenas ficam no golpismo, mas não têm nem o Golbery nem o Geisel, apenas a Polícia de São Paulo, prestativa na hora de esmagar mobilizações populares.
Ubaldo
Essa pesquisa do Datafolha foi concluída antes da divulgação da pesquisa Sensus porque após a coleta de dados de campo se faz as compilações, registro no TRE é necessário se aguardar 5 dias para divulgação.
Os números do Sensus, não CNT-Sensus, estão fora curva.
Ao invés de bater na Folha e Datafolha, vocês deveriam se preocupar mais e trabalhar mais, porque a diferença de 10 pontos é real, apesar de representar uma condição momentânea, qual pode ser modificada tranquilamente. Estamos há 5 meses das eleições e nem começou ainda o horário eleitoral e debates. É muito cedo para qualquer prognóstico.
C. K. y A.(abrev.)
A referida diferença é tão real quanto o Saci, o Curupira e a Mula-Sem-Cabeça… Aliás, excelentes nomes para a vice do Cocheiro de Vampiro…
C. Khosta y Alzamendi (mais que 20 caracteres…)
Ubaldo
C.K.yA,,
Cada partido e cada candidato tem suas próprias pesquisas e sabem como estão as preferências dos leitores.
As pesquisas têm sua importância também para captar recursos de empresas e investidores e para quando próximo da eleição ajudar aqueles que querem o "voto útil". A metodologia das pesquisas é científica e não deixa dúvidas, mostrando uma foto da corrida eleitoral no momento.
Pela sua fala, você nunca vai aceitar nem que a próxima pesquisa Sensus indique que o Serra está à frente.
Aliás, após as eleições, se Dilma perder, não duvido muito que você não diga que o sistema de apuração eleitoral foi fraudado e que em realidade a Dilma ganhou.
Messias Macedo
DILMA *23% X SERRA 12% (e não 13%, como assinalado em comentário prévio)
[Dados da última pesquisa do 'DATA DA FOLHA' da ditabranda!]
Ajuste relevante em comentário anterior II:
OU SEJA, na consulta espontânea, *potencialmente, Dilma 23% – contra 12% do candidato 'José (F)erra a Nação', José (S)urra, como queira!
*Considerando-se os 7% dos que declararam intenção de voto em Lula e 3% no candidato de Lula, que não sabem quem será.
FONTE: dados da pesquisa Datafolha(!)http://jovempan.uol.com.br/noticias/politica/54-d…
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
Arnaldo
Serra representa o retrocesso. Diga com quem andas e direis quem é. DEM(ex-PFL, ex-PDS), PPS e tucanalhas é chave de cadeia. Representam o que há de pior na politicagem do país. Conhecem todo tipo de picaretagem na política, já que foram eles próprios que criaram. O PT, mais uma vez, perdeu a oportunidade de denunciar esses canalhas. Deveriam ter a iniciativa de questionar o Globobe e o Da-Folha, já que está na cara a manipulação. Isso se repete em toda eleição. Agora, mesmo que façam, largaram por último. Temos estar mais atentos pois essa corja é capaz de tudo para voltar ao poder. Tem muitos interesses obscuros envolvidos na patranha que estão armando. Há 7 anos fazem campanha descarada para esse sujeito incompetente e sem expressão. Ao mesmo tempo, tentam desmoralizar seus adversários (eterna oposição para eles). Agora querem consolidar o golpe. Vamos lutar até o fim por uma sociedade desenvolvida, mais justa e igualitária. Não fizeram nada, em mais de 30 anos, além de criar uma república de coronéis. Não podemos caminhar dando dois passos para frente e um para trás. Dilma presidente!
Ubaldo
Arnaldo,
Pelo seu raciocínio e postura percebe-se que você vê a política como um torcedor de futebol
Franciscão
Ok, essa questão já vem de há muito bem enquadrada pelos representantes da Imprensa livre, e seus comentaristas de nível em blogs espalhados na Rede. Os riscos para a Democracia, para o projeto insipiente, mas já robusto, de emancipação de nossa Sociedade, e a petulância arrogante desses criminosos, só comparadas à dos arquétipos mafiosos dos anos 30 dos filmes americanos, não podem ficar sem respostas justificando nosso engessamento e inação!
A questão que fica é: Como a sociedade civil pode enfrentar democraticamente esta situação?
Convenhamos, a capacidade de organização disponibilizada com os novos instrumentos da web, tornam essa possibilidade excepcionalmente mai fácil que há vinte anos.
Quem, que Entidade, que Organização Popular ou Religiosa poderia catalisar nossa indignação e nojo, servindo de porto seguro para germinar um movimento articulado à altura desses nazifascistas impetuosos?
Carlos Borborema
Caro Francisco,
Primeiro, todos aqueles que tiverem uma assinatura da Folha de São Paulo, Estadão, O Globo, Veja e cia, devem CANCELAR em protesto e para sua própria saúde mental e intelectual (hoje temos fontes de informação mais qualificadas e de GRÁTIS na net). Devemos desligar ou mudar de canal toda vez que começar um telejornal da Tv Globo, da Band, do SBT e afins. Devemos usar nosso poder de cidadãos e consumidores. Quando vc não gosta de um produto da loja A muda logo para B, ou procura na C. Como consumidores e cidadãos também temos o direito de selecionar e separar o bom do ruim. No caso da mídia, hoje isso é perfeitamente possível, pois temos opções, muitas opções, é só escolher. Em 1989, não tínhamos opção, não havia democracia nos meios de comunicação, mas hoje é diferente. VAMOS BOICOTAR ESSES VEÍCULOS GOLPISTAS. O meu dinheiro eles não verão mais, nunca mais!!!
Franciscão
Desculpe Carlos,
Procurei pontuar o desequilíbrio existente entre o peso das ações coordenadas do Cartel sul-sudestino da informação dirigida, e o do jornalismo independente. Sua visão de “auto-regulação do mercado da informação” é liberal demais pra seduzir minhas esperanças, e convenhamos caiu em desuso com a última crise mundial.
Jair Orichio Junior
A Helena Sthephanowitz e o Zé Augusto, do bloghttp://www.osamigosdopresidentelula.blogspot.com/… fizeram um trabalho sensacional, e já identificaram umas aberrações terríveis desta pesquisa. Resumindo. Eles aumentaram o número de Bairros de São Paulo de Fevereiro para Março de 18 para 71, mas não mudaram nem no Rio, nem em BH e nem em Salvador. Aumentaram o número de cidades do Estado de São Paulo, de 25 para 55, e praticamente mantiveram as dosm outros estados, sabendo-se que Minas Gerais é o estado com o maior número de municípios. E pior, mantiveram o mesmo número de entrevistas. Claro que o Zé Spray de Pimenta é muito mais conhecido no interior de SP do que a Dilma, logo… O DATASERRA está manchado pelo dedão duzomi dos NazitucanoDEMoniaco…
Chupa que a Uva é Doce!!!!
Márcio Moreira
Azenha,
Por que a Record, grande rede de comunicação do Brasil, não contrata um instituto de pesquisa (americano, inglês) prá fazer pesquisas eleitorais nessas eleições? Seria bom para o Brasil, para a consolidação democrática do país, e para a Record que ganharia maior credibilidade perante a população por contribuir de forma limpa e transparente… E ainda, divulgaria todas as pesquisas feitas por empresas brasileiras, diferentemente da globo (sensus, vox popoli, ibope, datafolha, etc). É isso!
pereira
Como o zé alagão já esta eleito, vamos mobilizar tuda a militância das pessoas que é a favor do Brasil em um caminho correto, seja ela do PT ou dos partidos de esquerda ou não e vamos começar esta campanha, vamos conversar com o vizinho na parada de ônibus no supermecado, na rua na praça e vamos mostrar as vantagens de votar na Dilma e vamos colocar de lado o dataserra o ibopeserra fazendo sua pesquísas fajutas, vamos as rua eleitor de Dilma, se somos 28 como diz o dataserra vamos tranformar isto em 70%.
Marcelo
Parafraseando os trolls, em Inglês claro: Datashit faz "contablidade criativa"
Valmont
É a datafalha a serviço da canditadura do Zé Ferra!
Urbano
Com o instituo de beleza (é só maquiagem mesmo) trata-falha só se vê, como disseste, pantomima. Coisa de picadeiro circense. Nem precisa dizer quem são os atores.
Marcos Doniseti
Azenha, nos EUA (e você sabe disso melhor do que ninguém) costuma-se tirar uma média dos resultados das pesquisas mais recentes a fim de se saber quem, afinal, está liderando as campanhas eleitorais. Segui o mesmo procedimento em relação às quatro mais recentes pesquisas divulgadas (Ibope, Vox Populi, Sensus e Datafolha) para a eleição presidencial e descobri que Serra e Dilma estão, sim, empatados tecnicamente.
Serra tem 34,7% e Dilma tem 31,6%, na média das 4 pesquisas mais recentes, pelos cálculos que fiz.
Aliás, Azenha, que tal se o 'Viomundo' cria-se um tópico permanente onde seriam publicados os resultados das pesquisas mais recentes e, daí, se calcularia a média de cada candidato com base nos resultados de todas estas pesquisas?
E a cada nova pesquisa divulgada, o quadro iria sendo atualizado.
Seriam sempre utilizadas as 4 pesquisas mais recentes e que tenham sido feitas dentro de um determinado prazo (um mês, por exemplo). Cito 4 pesquisas, pois temos, basicamente, 4 institutos que fazem pesquisas com uma certa frequência, que são: Datafolha, Ibope, Sensus e Vox Populi.
Assim, se fossemos publicar um quadro atual das pesquisas (do qual calcularíamos a média de cada candidato), iríamos considerar os dados das pesquisas feitas entre os dias 19 de Março e 18 de Abril.
Sobre os cálculos que fiz com os dados das pesquisas mais recentes, veja isso:
Média das pesquisas eleitorais mais recentes mostra empate técnico: Serra 34,7% X 31,6% Dilma!
Fiz um cálculo com base nos resultados de todas as quatros pesquisas eleitorais mais recentes para a sucessão presidencial e tirei a média de cada candidato nas diferentes regiões do país. Depois, eu também calculei a média nacional de cada um deles (Dilma e Serra). E os resultados foram os seguintes:
1) Serra:
A) Sul:
Vox Populi – 33%;
Sensus – 33%;
Ibope – 36%;
Datafolha – 45%.
Média – 36,8%.
B) Sudeste:
Serra:
Vox Populi – 39%;
Sensus – 38%;
Ibope – 40%;
Datafolha – 42%.
Média – 39,8%.
C) Nordeste
Serra:
Vox Populi – 26%;
Sensus – 25%.
Ibope – 25%;
Datafolha – 27%.
Média – 25,8%.
D) Norte/Centro-Oeste:
Vox Populi – 36% no Norte; 35% no Centro-Oeste;
Sensus – 30%
Ibope – 41%;
Datafolha – 39%.
Média – 36,2%.
Média Geral (Nacional) – 34,7%.
2) Dilma:
A) Sul
Vox Populi – 33%.
Sensus – 40%.
Ibope – 34%;
Datafolha – 25%.
Média – 33%.
B) Sudeste:
Vox Populi – 26%;
Sensus – 22%.
Ibope – 25%.
Datafolha – 24%.
Média – 24,2%.
C) Nordeste:
Vox Populi – 40%;
Sensus – 44%;
Ibope – 39%;
Datafolha – 33%.
Média – 39%.
D) Norte/Centro-Oeste:
Vox Populi – 29% no Norte; 32% no Centro-Oeste;
Sensus – 33%
Ibope – 26%;
Datafolha – 30%.
Média – 30%.
Média Geral (Nacional) – 31,6%.
A Média Geral de todas as pesquisas, em todas as regiões, mostra um empate técnico entre Serra e Dilma:
Serra – 34,7%;
Dilma – 31,6%.
Link:
http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com/2010…
Juarez Marques
Sugiro ir ao blog Os Amigos do Presidente Lula, e ver post sobre alteração de metodologia na pesquisa datafolha de março em relação a fevereiro, o que certamente interferiu no resultado e portanto na méida das pesquisas.
Ubaldo
Marcos,
É uma boa maneira de se diluir pontos fora da curva de pesquisas manipuladas. Se você observar o momento verá que claramente a pesquisa Sensus está fora de padrão.
Se a próxima pesquisa Sensus mostrar uma evolução significativa do Serra e corrigir a pesquisa anterior, com certeza os petistas dirão que agora os opocionistas compraram também o Sensus,
Messias Macedo
Ajuste relevante em comentário anterior:
OU SEJA, na consulta espontânea, *potencialmente, Dilma 23% – contra 13% do candidato 'José (F)erra a Nação', José (S)urra, como queira!
*Considerando-se os 7% dos que declararam intenção de voto em Lula e 3% no candidato de Lula, que não sabem quem será.
FONTE: dados da pesquisa Datafolha(!) http://jovempan.uol.com.br/noticias/politica/54-d…
Messias Franca de Macedo
Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas
Euler
Faltando seis meses para as eleições, as pesquisas podem ser manipuladas ao belprazer de quem as realiza. Basta alterar o peso na proporcionalidade regional, ou social e um outro candidato podem milagrosamente subir ou descer. É o que fez o DITAfolhaBRANDA, cujo objetivo era tentar dar um empurrãozinho na candidatura Serra, que estagnou e vem caindo. Era preciso animar os poucos que ainda pensam em votar nele. Só que esse método funciona só até alguns dias antes das eleições.
Marcos Doniseti
Querem saber como o Datafolha fez o Serra subir nas pesquisas e a Dilma estagnar, a partir de Março? Então, leiam isso aqui:
Veja como o Datafolha alterou a proporcionalidade dos eleitores entre as pesquisas de Fevereiro e de Março, beneficiando Serra!
O Datafolha alterou, de forma dramática, a proporcionalidade dos eleitores que entrevistou nas suas pesquisas de Fevereiro e de Março. Como o instituto fez isso, é o que irei explicar agora.
1) Em Fevereiro, na divisão por regiões do país, o Datafolha entrevistou o percentual de eleitores relacionado abaixo:
Sudeste – 40,9% (o correto seria em torno de 42%);
Nordeste – 28,7% (o correto seria em torno de 29%);
Sul – 14,6% (o correto seria em torno de 14%);
Norte/Centro-Oeste – 15,8% (o correto seria em torno de 15%).
Portanto, o que se conclui destes dados acima é que o Datafolha respeitou, na sua pesquisa de Fevereiro deste ano, a proporcionalidade da população brasileira. Assim, o instituto entrevistou um número de eleitores, em cada região do país, que respeitou a divisão da mesma entre o Sul, Sudeste, Nordeste e o Norte/Centro-Oeste. As diferenças não chegam a 1%, o que é irrelevante do ponto de vista estatístico.
2) Mas, na sua pesquisa de Março, o Datafolha modificou, radicalmente, o percentual de eleitores entrevistados em cada região do país, desrespeitando totalmente a divisão da população brasileira entre cada uma delas. Duvidam? Então, vejam como o Datafolha dividiu (proporcionalmente) os eleitores entrevistados, em cada região do país, na sua pesquisa de Março:
Sudeste – 61,2% (o correto seria 42%);
Nordeste – 18,4% (o correto seria 29%);
Sul – 11,6% (o correto seria 14%);
Norte/Centro-Oeste – 9,2% (o correto seria 15%).
Portanto, na sua pesquisa de Março, o Datafolha aumentou fortemente o percentual de eleitores pesquisas na região Sudeste, que foi de 61,2%. E a imensa maioria destes, 48,1% dos eleitores pesquisados a nível nacional (2001 eleitores), eram paulistas. E 26% dos eleitores entrevistados no país inteiro eram da CIDADE de São Paulo (1081 eleitores).
Ao mesmo tempo, a participação dos eleitores das demais regiões foi bem menor do que seria o correto, principalmente no caso do Nordeste, que teve apenas 18,4% de entrevistados, quando o correto seria 29%. O Norte/Centro-Oeste foi outra região com uma sensível diminuição do percentual de eleitores pesquisados.
Comparando-se as duas pesquisas, temos o seguinte:
Fevereiro/Março:
Sudeste – 40,9%/61,2% (aumento de 49,6%);
Nordeste – 28,7%; 18,4% (redução de 35,9%);
Sul – 14,6%/11,6% (redução de 20,5%);
Norte/Centro-Oeste – 15,8%; 9,2% (redução de 41,8%).
Esta mudança brutal na divisão do eleitorado entrevistado pelo Datafolha, em cada região do país, ajuda muito a explicar porque nestas pesquisas os resultados foram os seguintes:
Fevereiro:
1o. turno:
Serra – 32%;
Dilma – 28%.
2o. turno:
Serra – 45%;
Dilma – 41%.
Março:
1o. turno:
Serra – 36%;
Dilma – 27%.
2o. turno:
Serra – 48%;
Dilma – 39%.
Portanto, a subida de Serra e a estagnação de Dilma na pesquisa de Março foi fruto, basicamente, desta manipulação grosseira feita pelo Datafolha. E segundo informações já divulgadas, o mesmo procedimento foi adotado pelo instituto na sua pesquisa divulgada ontem, promovendo-se uma nova manipulação do percentual de eleitores que deveriam ter sido pesquisados em cada região do país.
É o Datafolha à serviço da candidatura de José Serra.
http://guerrilheirodoentardecer.blogspot.com/2010…
Johnny
Marcos,
esse levantamento é IMPORTANTÍSSIMO, pois demonstra ter ocorrido uma grave alteração (fraude?) nas amostras pesquisadas. As distorções ocorridas no período fevereiro março prejudicou a candidata Dilma e favoreceu Serra. É urgente um pedido de auditoria na pesquisa do Datafolha.
indignado.com
Sapateia petezada…sapateia!!!!
This is the end………….Este é o fim
Beautiful friend …………Belo amigo
This is the end………… Este é o fim
My only friend, the end………………. Meu único amigo, o fim
Of our elaborate plans, the end ………….Dos nossos elaborados planos, o fim
Of everything that stands, the end …………..De tudo que permanece, o fim
No safety or surprise, the end ………………….Sem salvação ou surpresa, o fim
Carlos Aleixo
A pesquisa é falsa, meu querido…. e só sair nas ruas para saber que é falsa…
lmvp
PAra que o povo elegeria um candidato do PSDB?
Tá pensando que o Brasil é São Paulo?
celso
Cara, você chupou a tradução do filme do Coppola e nem deu crédito?
Tucano é tungano mesmo. E se acham esperto.
luis
Pesquisa nenhuma vai detectar a importância de "especialistas" concluirem que o PIB será o maior em 24 anos (mais de 7,5%). Que o Caged indica a criação de 650 mil empregos em 3 meses (projetando 2 mihões até o final do ano). Que os Brics se reuniram no Brasil e deram mais uma paulada no sistema financeiro internacional (um dia antes do Goldman Sachs ser pego numa fraude, goldman… esse nome não me é estranho).
Enfim, pouco se me dá que o Datafrias "eleja" o Serra.
O negócio é ir para o pau. Pau na tirania.
pereira
Não tem como provar a fraude caro Pedro porque além das exclusão de alguns dados, as pesquísas do dataserra e outros institutos como já foi denunciada por um pesquisador é feita no jardins em são Paulo em Copacabana no Rio de Janeiro Em Boa viagem no Recife e assim por diante. Temos que ficar de olho é nestas tais urnas eletrônicas e no tapetão via tse. Este negócio de urna que não emite pelhete de comprovante pode ser uma fraude. deveria haver o pilhete e uma urna de papel como antigamente para depositar o comprovante. Isto esta cheirando a mutreta da massa cheirosa
Pedro Saraiva
Uma olhadinha nos detalhes da pesquisa DATAFRAUDE no TSE e descobre-se algo interessante: http://www.tse.jus.br/sadAdmPesqEleAvisos/procDet…
A pesquisa foi feita em 440 bairros entre 175 municípios do Brasil. Reparem na divisão entre os 5 estados mais populosos do Brasil:
Estado de São Paulo = 188 bairros
Cidade de São Paulo = 70 bairros
Estado do Rio = 27 bairros
Cidade do Rio = 10 bairros
Minas = 31 bairros
Belo Horizonte = 4 bairros
Bahia = 22 bairros
Salvador = 6 bairros
Rio Grande do Sul = 20 bairros
Porto Alegre = 4 bairros
Rio + Minas + Bahia + RS = 100 bairros
Capitais juntas = 24 bairros
Será apenas obra do acaso São Paulo, do ex-governador e ex-prefeito José Serra, ter um peso tão desproporcional (mais de 42%) ao resto do Brasil?
pereira
Só eles. até a cristiane lobo do g1, comenta mas deixando resalva, dizendo que a Dilma esta firme mesmo com 15 dias sem a presença do Presidente LULA. Nas entre linhas quando for para valer com o homem na campanha não tem para ninquém. Dilma 2010, E o mais enteressante é que o psdb vai sair fálido desta campanha, porque em todos os lugares que ele for vai ter que pagar para ter sinpatizante balansando as bandeirolas.
Leider_Lincoln
Azenha: olhe as evidências da fraude no Databranda =>http://olhosdosertao.blogspot.com/2010/04/fraude-…
Carlos.
Eu vou esperar até que sejam divulgados os dados parciais para formar um opinião. Na última pesquisa houve uma absurda discrepância entre o DataFrias e o Vox Populi em relação à região sul. Acho que o mais provável é que aquilo que os institutos e mídia venezuelanos vivem fazendo por lá esteja sendo reproduzido aqui. O grupo Frias de São Paulo está metido até o pescoço na campanha de Serra, por isso está sob suspeita, bem como o IBOPE cujo diretor até tentou meter o bedelho na decisão do PMDB de apoiar Dilma em vez de lançar candidatura própria.
Não custa recordar que Fernando Henrique já havia até posado para fotos sentado na cadeira de prefeito de SP, em 1985. Na hora em que Lula meter a mão na massa pra valer, a coisa muda. Lula agora não tem mais a menor necessidade de fazer o papel de "Lulinha Paz e Amor".
marcondes gama
Exclusivo: FRAUDE no DATAFOLHA
primeira mão no blog Os Amigos do Presidente Lula em 17/04/2010 às 21:12
Há uma fraude, intencional "ou não", no tamanho da amostra da pesquisa Datafolha de março em relação à de fevereiro. Da pesquisa divulgada hoje ainda não há estes dados para conferir. Mas os dados de fevereiro e março, disponíveis no TSE, são suficientes como prova.
Na pesquisa de fevereiro o instituto fez 2.600 entrevistas, sendo em 18 bairros de São Paulo.
Na pesquisa de março, o Datafolha elevou a pesquisa para 71 bairros de São Paulo. Porém, inexplicavelmente, não aumentou o número de entrevistas, mantendo as mesmas 2.600 pessoas pesquisadas.
A pesquisa do Datafolha é na rua, em lugares de movimento. Cada bairro é um ponto de coleta de entrevistas de intenção de votos.
Rio e Belo Horizonte perderam importância relativa na amostragem para São Paulo:
No Rio de Janeiro (segundo colégio eleitoral) a pesquisa foi feita em 10 bairros (10 pontos de entrevista).
O eleitorado da capital paulista é 1,8 vezes maior do que o da capital fluminense.
Pela proporção, se o Rio teve 10 pontos de coleta, São Paulo deveria escolher 18 bairros, e foi esse o número da pesquisa de fevereiro, o que estava certo. Resultado naquela data: apenas 4% de diferença entre Serra e Dilma.
Subitamente, em março, o DataFolha ampliou a coleta de amostra de São Paulo para 71 bairros. Inexplicavelmente, manteve para o Rio os mesmos 10 bairros. Resultado: a diferença aumentou para 9% entre Serra e Dilma.
Se o objetivo era ampliar a amostra para maior precisão, também seria necessário aumentar o número de bairros no Rio na mesma proporção, elevando de 10 para 39.
A mesma coisa aconteceu com Belo Horizonte. Tanto em fevereiro como em março, as pesquisas abrangeram 4 bairros. BH tem cerca de 22% do número de eleitores de São Paulo. Assim, para 18 bairros pesquisados em São Paulo em fevereiro, 4 em BH estava proporcionalmente correto. Mas para 71 bairros na capital paulista, seria necessário aumentar para 15 em BH.
Os locais de entrevista em São Paulo aumentaram, mas as entrevistas continuaram em 2.600
Outro forte mau-cheiro exalado pela pesquisa de março é o número de entrevistas ter ficado fixo, quando aumentou-se os pontos de coleta de entrevistas.
Na melhor das hipóteses, para aumentar o número de pontos de 18 para 71, em São Paulo, mantendo o mesmo total de entrevistas, seria necessário reduzir o número de entrevistas em cada ponto, seja em São Paulo, seja em outras cidades.
Só que não faz qualquer sentido o Datafolha pagar pesquisadores para darem plantão em mais pontos, e pedir para cada um deles fazer menos entrevistas, trabalhando menos.
Na pior das hipóteses, pode acontecer o famoso "descarte" seletivo de fichas. As pesquisas seriam feitas em número superior a 2.600, e depois uma parte das fichas descartada, "impugnada". Descarta aqui, impugna ali, Serra teve mais mais "sorte" do que Dilma nos descartes, a ponto da diferença aumentar de 4% em fevereiro, para 9% em março, para 10 % em abril.
O Datafolha vai argumentar que o tamanho da amostra em São Paulo não quer dizer nada, porque os resultados finais são ponderados de acordo com os dados do IBGE. É apenas uma meia verdade, pois uma pesquisa "bem feita" em São Paulo, e "mal feita" no Rio de Janeiro e Minas Gerais, afeta os resultados de toda a região sudeste e do Brasil.
O fato indiscutível é que o Datafolha mudou sua metodologia no meio do jogo, e não comunicou ao distinto público, o que, por si só, já é prá lá de suspeito.
E está usando critérios desproporcionais ao tamanho do eleitorado, para cidades diferentes, o que é tecnicamente condenável por qualquer estatístico.
É um engôdo, uma forma de fraude, comparar a evolução do próprio Datafolha de fevereiro para março, quando foram feitas com metodologias diferentes, com planos de amostragem diferentes.
Qual o impacto dessa lambança no resultado nacional da pesquisa não dá para saber, inclusive porque seria necessário analisar o que foi mudado nas demais cidades. Só o Datafolha pode explicar. Mas quem vai confiar nas explicações do Datafolha depois disso?
Confira a relação dos bairros na pesquisa feita entre 24/02/2010 a 25/02/2010 nesta página do TSE, clicando na parte indicada abaixo que aparecer na tela:
Confira a relação dos bairros na pesquisa feita entre 25/03/2010 a 26/03/2010 nesta página do TSE, clicando na mesma parte da tela indicada acima.
Comments (4)
Alexandre Oliveira
Saiu na Folha, a Globo disse … , a Veja publicou, etc etc. Grande m….
Marta
Se a Sensus abriu os dados da pesquisa para todos os partidos políticos, é de se esperar que o Data Folha e o Ibope façam o mesmo. Ou não?
Djalma
Prezado Azenha,
a questão levantada pelo Blogueiro da Folha só serve de justificativa para ele e seus chefes.
Observe que a justificativa dada pelo PSDB e mídia com seus blogueiros para a subida de Dilma era o lançamento de sua condidatura. Ora deduzo então que pelo Dataserra (desculpe Datafolha) o lançamento da candidatura Serra foi um fiasco total já que não impactou em nada nos seus números?
Não adianta tem caroço no meio desse angu.
Sagarana
Nossa, que falta de sensus…
Maria Lucia
Excelente o artigo do Caroni! E é esse sem dúvida alguma o tema da hora.
No Blog Tijolaço, de Brizola Neto (http://www.tijolaco.com) também foram publicados hoje, dois excelentes posts sobre o que considero seja o tema crucial a ser debatido nesse momento: a manipulação das pesquisas eleitorais, como parte da fraude que está visivelmente sendo montada.
Há também uma interessante matéria sobre o “Relatório sobre o Sistema de Votação Eletrônica, produzido pelo Comitê Multidisciplinar Independente” – CMIND – , que pela caracterítica dos seus componentes e metodologia adotada desperta a maior credibilidade.
Eis o endereço: http://smeira.blog.terra.com.br/2010/04/17/concen…
Nessa matéria há link para o Relatório ou seu resumo.
Ainda há tempo de organizarmos um amplo movimento popular que afaste o fantasma da fraude, evitando que a mesma venha a se corporificar .
Fabio_Passos
Também li a matéria sobre o relatório do CMIND lá no Terra Magazine.
As pesquisas forjadas do datafrias e todo o jogo sujo da direita na mídia burguesa são indícios claros de que podem tentar uma fraude eleitoral em 2010.
Tentaram fraude contra Brizola e podem tentar novamente…
Rodrigo Ferrari
Interessante saber que a próxima pesquisa IBOPE foi feita sob encomenda da Associação Comercial de São Paulo, entidade esta comandada pelo Secretario Estadua de Imposturas Públicas, o senhor Afiiiiiiiif. Será qe a Folha vai questionar esse dado para desqualificar a pesquisa?
Messias Macedo
DILMA JÁ VENCE, NO DATA DA FOLHA!
[Na consulta espontânea] Dilma aparece com 13%, Serra com 12%, 7% apóiam Lula e 3% o candidato de Lula, que não sabem quem será.
FONTE: dados da última pesquisa do DATA DA FOLHA [dos Frias da ditabranda] http://jovempan.uol.com.br/noticias/politica/54-d…
OU SEJA, na espontânea, potencialmente, Dilma 20% – contra 13% do candidato José (F)erra a Nação, José (S)urra, como queira!
Realmente, o PIG está certo: é primeiro turno, porque o povo brasileiro quer gente decente e competente, Dilma Brasileira Rousseff presidente!
BRASIL – em homenagem à primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Brasileira Rpusseff
Bahia, Feira de Santana
Messias Franca de Macedo
Eduardo Queiroz
E a capa da veja?! Será que aquela mão é dele mesmo? A "foto" não serve nem pra espantar barata!
Sebastiao
E o mais engraçado é que Veja na internet nao esta pedindo o codigo do passaporte de assinante para ler a materia sobre o Serra quando alguma materia sai na ediçao impressa esse codigo é obrigatorio, por que sera?
Franciscão
Por que Serrá?
Morais
Maravilhosa matéria, realmente este jornal está afundando na lama e perdendo totalmente a sua credibilidade, pois se 2 institutos de pesquisa já mostraram o crescimento da Dilma que também é sentido entre as pessoas no dia a dia, porque ainda este datafraude insiste em mostrar o Serra na frente, acho que é para não desanimar ainda mais os militantes do Serra, pois eles estão cabisbaixos.
paulo chacon
O Datafolha insiste na fraude. O TSE vai manda a FSP abrir a pesquisa como0 fez com a Sensus? Este PIG não presta mesmo. É a cara do serra (minúsculo) mesmo e do psdemos.
mila
O eleitor esta la fora e diz que Lula influencia na escolha do candidato. É Lula tirar licença e se dedicar na capanha de Dilmais.
mila
Preparam terreno para uma fraude maior: as eleições com as urnas eletronicas vulneraveis aos rackers.
Luiz Carlos
O Roubo é praticado assim:
Faz-se uma consulta com 10.000 pesquisados(aí, peso de cada região já foi manipulado), então vem o Montenegro ou o Tavinho(Menino mimado da Folha de São Paulo) e escolhem a dedo 2.000 fichas e eliminam, queimam, somem com 8.000 delas de acordo com as suas conveniências. Então, publica-se que o universo pesquisado foi de 2.000 pessoas. Não adianta auditar estas fichas pois tudo estará correto.
Como parte da fraude vem a Rede Globo, Veja, Etc.. enfim o PIG para divulgá-la e referendá-la, depois vem o Ibope para validá-la ou vice-versa. Assim constrói-se um favoritismo virtual, do tipo "SE COLAR COLOU", espera-se aí, que de certo o efeito manada.
Mas esta estratégia é furada por outros institutos que não estão no esquema, para isto, precisa-se desmoralizá-los ou cooptá -los, e não divulgar os seus resultados.
Pena que o judiciário Haaaaa!! O judiciário está quase todo incluso no PIG.
Resumindo: Tudo isso é feito pelas mão dos AMERICANOS, que querem por que querem o nosso Pré-Sal, nossos bancos nossas riquezas, NOSSO SANGUE e o caminho mais fácil para eles hoje é o Psdb, esse caminho um dia já foi a ditadura.
sergio
beleza, a verdadeira pesquisa dar-se-á nas eleições e dilma certamente vencerá.
Jota Sal
Será que eles (oposição ao Brasil) acreditam no seguinte lema: Uma mentira contada várias vezes acaba se "transformando" em uma verdade….Só pode ser…
Franco Atirador
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DILMA ROUSSEFF GANHARÁ NO 1º TURNO
Vamos ser diretos:
1/3 do eleitorado conscientemente vota no PT;
1/3 do eleitorado conscientemente vota na direita, vota em branco ou anula o voto;
1/3 vota em qualquer candidato de qualquer partido, dependendo da circunstância.
Dentro deste último terço estão:
a maioria dos que recebem o bolsa-família,
a maioria dos que estavam desempregados e conseguiram um emprego,
a maioria dos que sentiram no bolso o aumento real do salário mínimo,
a maioria dos assalariados que conseguiram comprar um carro e
a maioria dos assalariados que conseguiram financiar a casa própria.
Agora me digam sinceramente:
Em quem vocês acham que vão votar as pessoas que compõem este último terço do eleitorado, que hoje corresponde a cerca de 37 milhões de eleitores?
Obs:
Total de eleitores (fev/2010) = 132.629.575
Abstenção 1º Turno (out/2006) = 16,5 %
Eleitores Votantes (fev/2010) = 110.745.695
1/3 do eleitorado (fev/2010) = 36.915.231
Fonte:http://www.tse.gov.br/internet/eleicoes/index.htm
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Francisco
O maior patrimônio de um instituto de pesquisa é a credibilidade, uma vez que ele vende informações e análises conclusivas. No passado tinha enorme confiança no Data Folha, mas lendo a pesquisa e analisando-a mais detalhadamente verifico que ela é inútil e inoportuna, chegando a revelar nas suas análises que os eleitores que votariam em um candidato indicado pelo Presidente Lula, que são 14% do total dos eleitores, ainda não sabem ainda que a Dilma é candidata. Hoje este universo de eleitores decidiria a eleição elevando a Dilma para 42% e ultrapassando a José Sera. No final conclui que o Presidente Lula será o protagonista desta Eleição. Precisa pesquisa para se concluir isto?.
Mirabeau Bainy Leal
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INDEPENDENTEMENTE DAS PESQUISAS DO VOX POPULI E DO SENSUS DESMENTIREM AS DO DATA-FRAUDE-DA-FSP
AS PROVAS MAIS CABAIS DOS SUCESSIVOS CRIMES ELEITORAIS PRATICADOS PELA FSP
SÃO OS LEVANTAMENTOS DO PRÓPRIO PROSTITUTO, DIGO, INSTITUTO
DE MANIPULAÇÃO, DIGO, DE PESQUISA DATAFRAUDE,
QUANDO A RESPOSTA DO ENTREVISTADO É ESPONTÂNEA, AINDA QUE TAMBÉM SUSPEITA DE FAVORECER SERRA:
25-26/03/2010
DILMA………………..12%
LULA…………………..8%
Candidato do Lula…..3%
TOTAL DILMA……..23%
Serra…………………..8%
15-16/04/2010
DILMA………………..13%
LULA…………………..7%
Candidato do Lula…..3%
TOTAL DILMA………23%
Serra………………….12%
OU SEJA:
NA FRAUDE DIVULGADA HOJE PELO FOLHETO (MAU)CHEIROSO DE SÃO PAULO,
DA RESPOSTA ESPONTÂNEA PARA A MANIPULADA, DIGO, ESTIMULADA
O SERRA CRESCEU 26 PONTOS (de 12 para 38%)
E A DILMA APENAS 5 PONTOS (de 23 para 28%).
SÓ UM ESTATÍSTICO MALABARISTA PODE EXPLICAR ISSO.
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Widmark
Sou do sertão de Pernambuco, e gosto de um dito popular que vem agora, depois de ver o Datafolha, Ibope e Millennium juntos: "são farinha do mesmo saco".
joão mendes
Excelente texto e mais esclarecedor impossível. A pergunta é: o que deve ser feito? Apenas aguardar o andamento das coisas e esperar que a excelente economia brasileira no governo Lula somada ao horário eleitoral faça o resto? O presidente Lula é um fenômeno seu feeling e sua estratégia ( e seu excelente governo) deram certo, mas acontecerá o mesmo com Dilma? Qual deve ser a nossa participação, devemos enviar e-mails nocivos ao Serra ( na verdade, só diríamos a verdade) como tem feito a turma do psdb com Dilma ( enviando e-mail mentirosos)? Não sei bem, mas acho que o PT deve ter uma direção mais decidida sobre isso tudo.
jairo
Na minha humilde opinião, basta um partido de oposição à oposição, também solicitar ao TSE que essa "pesquisa" seja aberta ao público e devidamente desmascarada.
Outra coisa, quem está acreditando nessas pesquisas, senão eles próprios?
alfredo costa
O Jairo, por favor, nos poupe. Claro que eles vão acreditar na pesquisa. O bom DILMAIS deu uma esfriada. A pesquisa é aberta. Segunda feira podes ir ao TSE/SP, que teras acesso a ela. Sem problema. Seria interessante o Fernando Latorre, bom de pinça, segundo Glecinho, dar uma checada na pesquisa. Ai vamos ver, se a FSP proconsultou ou não. Combinado?
Enquanto isso trate convencer outros eleitores, que não os que acessam o VIOMUNDO. Todos aqui ou são Ciro, Marina ou Dilma . Amigo, o eleitor está lá fora. Lembre-se disso.
AC
Pedro
"O bom DILMAIS deu uma esfriada", na pesquisa Data-da-folha, nas outras pesquisas com credibilidade não.
Na verdade, o mais rídiculo dessa história é que o PSDB junto com aquele juiz que multou o Lula, se utilizaram do judiciário brasileiro pra "exigir" os documentos da Sensus, sendo que não havia nenhuma necessidade disso, já que é uma pesquisa aberta e qualquer cidadão pode ter acesso, tanto que prontamente a Sensus disponibilizou os documentos.
No caso dessa pesquisa do DATAFOLHA, pra mim seria perda de tempo tentar provar que houve fraude, já que seria muito díficil e claro que eles não deixariam brecha. Ademais, essas pesquisas servem só pra inflar o ego da elite branca, que insiste em achar que o povo é burro e vão votar de qualquer jeito ou só porque o Serra estaria na frente, por isso vão perder, eles insistem em menosprezar o povo humilde, que é quem decide.
Com relação a convencer o eleitor, o melhor desse governo é está aí, já que a maioria absoluta da população que engloba as classes D e C, não precisam serem convencidos, pois eles aprovam e acreditam no governo, e querem continuidade (não se mexe em time que está vencendo). E a parte dos votos da classe A e B que iria para os tucanos, eles perdem cada dia mais, pois podemos nos informa no VIOMUNDO, no PHA, e no NASSIF.
humbert
Sr. Alfredo, sr acredita mesmo nesta pesquisa…..saia às ruas….e pergunte……em quem vc votara? e vc mesmo vai ter a pesquisa. Acho que o Serra perde até mesmo no Comite dele. Vamos aguardar a vitoria da Dilma.. kkkkkkkkkkkkkk
Mario Adriano
Alfredo,
Se realmente você acha isso, por que será que o PSDB não foi verificar no TSE?
Simples demais…
Fredo
Sem dúvida, Alfredão…. O eleitor está lá fora e mais de 80% deles aprovam o governo Lula. Folha é oposição; e Datafolha é Folha. Fim de papo…
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