Tragédia no Rio: Jovem invade escola e atira contra alunos

Tempo de leitura: 3 min

Ex-aluno armado invade escola municipal em Realengo e deixa mortos e feridos

Publicada em 07/04/2011 às 11h12m

Fernanda Baldioti, Luiz Ernesto Magalhães, Paulo Roberto Araújo, Rafael Galdo, Simone Candida e Waleska Borges – O GloboCBN

RIO – Um ex-aluno invadiu, na manhã desta quinta-feira, a Escola Municipal Tasso da Silveira, em Realengo, e fez vários disparos, que teriam atingido mais de 30 alunos. Segundo o relações-públicas do Corpo de Bombeiros, coronel Evandro Bezerra, treze pessoas morreram. O major Machado, do 14º BPM (Bangu), afirmou que há ainda 22 feridos em estado grave apenas no Hospital Albert Schweitzer, também em Realengo, a maioria baleada no tórax e na cabeça. O atirador foi identificado como Wellington Menezes de Oliveira. Ele foi baleado na perna e depois se matou. Segundo Fernandes, fiscal do Detro, que fazia uma operação na região, Wellington deixou uma carta explicando as razões do atentado.

A carta ainda não foi divulgada, mas segundo o comandante do 14º BPM, Djalma Beltrame, o conteúdo teria características fundamentalistas.

Segundo a secretária municipal de Educação, Claudia Costin, o ex-aluno teria visitado a escola há um ano. Por isso, ela acredita que o crime desta quinta-feira teria sido planejado.

O Detro estava fazendo uma operação de combate ao transporte clandestino, com três carros, nas proximidades. Os fiscais contavam com o apoio de policiais do Batalhão de Polícia Rodoviária.

– Um garoto baleado no rosto chegou pedindo ajuda e contando que um cara entrou atirando na escola. Uma equipe socorreu o menino, e outras duas se dirigiram à escola. Chegando lá, o sargento Alves abordou o atirador, que estava no segundo andar, subindo para o terceiro. O policial deu um tiro na perna do criminoso e mandou se render. Em seguida, o homem deu um tiro na cabeça – disse Fernandes.

O prefeito Eduardo Paes e a chefe de Polícia Civil, delegada Martha Rocha, estão no local, e o secretário estadual de Educação, Wilson Risolia, e de Saúde e Defesa Civil, Sérgio Côrtes, estão a caminho. No Hospital Albert Schweitzer, foi montada uma sala para atender pais e parentes das vítimas que chegam em estado de choque.

O gari Dorival Porto Rafael, que se encontrava na escola no momento do tiroteio, contou que o homem armado entrou em uma sala da oitava série, onde cerca de 40 alunos assistiam à aula de português.

Apoie o VIOMUNDO

– Ele entrou na escola dizendo que daria uma palestra. Foi para uma sala da oitava série, que fica no primeiro andar, e sem falar nada tirou uma pistola da bolsa e começou a atirar. A polícia chegou, e ele tentou subir para o segundo andar, quando viu que estava cercado, deu um tiro na cabeça. Nenhum funcionário pode se aproximar, apenas a polícia está no local – contou em entrevista por telefone.

Uma multidão de pais e curiosos cerca a escola. A Rua General Bernadino de Matos, onde fica a unidade de ensino, está fechada. Há muito choro e desespero porque os familiares não têm informações sobre o que aconteceu. Durante a confusão, muitas crianças fugiram.

Maria do Carmos Pereira, que mora perto da escola, disse à GloboNews TV que ouviu muitos disparos:

– Foram muitos tiros. Não sei precisar quanto tempo, mas acho que uns cinco minutos. Há muitas ambulâncias e carros da polícia aqui – afirmou.

Outro vizinho, Marcelo Alves, disse que viu crianças com tiros na cabeça:

– Estava chegando em casa por volta de 8h10m e vi a confusão em frente à escola. Vi várias crianças, entre dez e 15, saindo baleadas. Pelo menos três eu vi que estavam com tiro na cabeça. Posso dizer que parecia que estavam mortas. E como a ambulância estava longe, as crianças estavam saindo nos braços dos pessoas e dos policiais. Muitos foram pro hospital no carro da polícia e em carros particulares – disse Marcelo Alves, segurança de 50 anos que mora a cerca de 100 metros da escola.

A doméstica Jane, de 50 anos, estava em casa a poucos metros da escola quando ouviu dezenas de desparo, por volta das 8h. Correu até a escola imediatamente. Muitos pais de alunos e policiais entravam na escola:

– Foi uma cena de horror. Vi pelo menos cinco crianças mortas e várias feridas. Eu mesmo carreguei o corpo de duas crianças mortas, com tiros na cabeça. O cara só deu tiro na cabeça, para matar. Eu vi um homem jovem, mulato, bem vestido até, que segundo as outras pessoas era o assassino. Ele estava na escada, com o rosto para o chão. Acho que estava tentando fugir para o segundo andar quando foi morto.

PS do Viomundo: As duas últimas décadas têm testemunhado um tipo de ataque que se tornou uma espécie de marca registrada da violência nos EUA: massacres em instituições de ensino. Os maiores acontecerem em 1999, na Columbine High School, e em 2007, na Universidade Virginia Tech, com dezenas de mortos.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Florival Scheroki

Estou a pensar no que há em comum entre o quebra-quebra no canteiro de construção de uma hidrelétrica e na intervenção "humanitária' da OEA para interditar construção de usina. O oriente médio já não parece tão médio.
Mas o que tem a ver Jirau com a Líbia? Afinal, somos um país democrático, como disse o Baback Obama.

aurica_sp

Só vejo " certo grupelho de jornalistas" querendo tirar proveito e ibope em cima de toda essa tragédia. Já ouvi cada asneira. Falo pelo meu caso. Vamos lá "Quando era criança era (bem) gordinha, sofri todos os tipos de preconceito que se possa imaginar. No primeiro dia de aula como de praxe fomos a frente da sala nos apresentar e dizer nossos nomes quando foi minha vez um aluno gritou essa ai é a ” BALEIA ASSASSINA” . Os anos se passaram, e o preconceito sempre o mesmo, os nomes pejorativos, inclusive de minha professora de matemática( fui sua aluna por 4 anos) a Sr Silvia Helena". Então já pensou se todos que tiveram problemas saírem por ai se vingando, nossa seria uma carnificina geral. O único trauma dessa tempo foi que comecei a odiar matemática!!! Lamentável tudo isso que aconteceu.

JotaCe

POR QUEM OS SINOS DOBRAM

Caro Sérgio C. Fonseca,

Você tem razão, fomos todos pegos de surpresa com as mortes dessas crianças inocentes, que buscavam apenas a educação, o conhecimento. E, com elas, todos nós morremos um pouco. O evento, inédito para os nossos costumes, que nos deixa tristes, magoados, mais uma vez faz lembrar o filósofo John Donne, quando disse: ‘Nenhum homem é uma ilha isolada; cada homem é uma partícula do continente, uma parte da terra …………..a morte de qualquer homem diminui-me, porque sou parte do gênero humano. E por isso não perguntes por quem os sinos dobram; eles dobram por ti'. Abraços,

JotaCe

SILOÉ

Como se não bastasse as nossas mazelas, ainda aparece mais essa loucura importada pela tv.
O que será que se passa na cabeça desses jovens de alguma forma desestruturados quando assistem pela televisão tragédias com essa?
Será que a televisão também não colabora com isso de forma indireta uma vez que expõe essas tragédias nos mínimos detalhes até a exaustão?
Será que mesmo sem querer não estariam de uma certa forma incentivando essas mentes doentias à esse tipo de comportamento?
Será que não se desenvolve aí um desejo incontrolável de se tornarem noticias nas televisões a qualquer custo?
Tem pessoas que pagam para aparecer, tem os que adoram os holofotes, tem outros que não podem ver um repórter com câmeras na rua que ficam atrás que nem papagaio de pirata, fora os que vão aos enterros de famosos ou bandidos, só pra gritar e desmaiar, e por aí vai… Só para aparecer na televisão.
Um exemplo recente disso foi o caso Eloá cuja amiga já liberada pelo seqüestrador, devido a repercurção do caso em todas emissoras de tvs decidiu voltar num nítido impulso de aparece,r e deu no que deu.
Outro exemplo: O pastor louco antes totalmente desconhecido se torna notícia mundial servindo de espelho para outro louco que queima o Alcoorão em praça pública, também em busca de fama, desencadeando o massacre de funcionários da ONU, no Afegnistão.
Essas religiões que incentivam o fanatismo, também não tem sua parcela de culpa ?
Talvez os mais desajustados cheguem a esse ponto só pra serem famosos, Quem é que sabe?
Não será essa uma patologia da modernidade?

Marat

Eu já falei aqui por diversas vezes que a intoxicação cultural advinda dos EEUU seria desastrosa para nosso país e para o mundo… Com relação a essa tentativa de associar esse fato ao islamismo, ainda mais depois da "matéria" do esgoto-veja, não espero nada de bom do PIG. O que eu faço, de minha parte, é abrir os olhos daqueles que me cercam e alertá-los do poder deletério do PIG, e lembro-lhes quem é que dá a grana ao PIG.

Augusto

O cara se suicidou??? Será mesmo??? Azenha, eu não ficaria surpreso se, nos próximos dias, surgir a informação de que o atirador foi abatido já caído na escada. Se não houver uma operação abafa, pode ter certeza de que isso vai se confirmar.

Maximiliano Renato

Os locoutores do JN que cobriram hoje a tragédia sequer disfarçaram a sua euforia e prazer diante dos números altos do ibope que a miséria das crianças ofereceu-lhes. Não é possível que ninguém se indigne diante da transformação dessa tragédia em cifras do mercado publicitário global. Não sou um expert em twitter ou facebook. Alguém poderia iniciar um twittaço contra a hegemonia absoluta dos filmes de serial killer noteramericanos na tv paga brasileira e contra o seu pastiche da barbárie local que é a rede globo?

Maximiliano Renato

A cobertura da rede globo é um estímulo para os próximos pscóticos que surtarem. Num impulso de loucura, o modelo para descarregar a fúria já foi por oferecido por ela. Sua cobertura funciona como uma incitação ao assinato em série de crianças das escolas brasilerias. Os loucos contidos que nunca tiveram atenção, atendimento e tratamento especial já sabem que doravante terão todo o holofote do Jornal Nacional. Esse mesmo estímulo já se encontra desenvolvido nos seriados policias norteamericanos, cuja economia nacional vive sobretudo da indústria da guerra. Episódios como esse aumenta o número de vendas de armas e de espaço publicitário na mídia "embutida".

Gerson Carneiro

E viva a estupidez dos que defendem o direito de portar arma de fogo e acham que tal direito faz distinção entre arma legal e arma ilegal.

A pergunta foi "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?".

Quem voto no NÃO e hoje faz referência à distinção de arma de fogo legal e ilegal inventa desculpa para a sua culpa.

    Marat

    Uma certa "revista" defendeu o "não" no plebiscito. Lembra-se?

    Arthur

    Mais um que acha que só bandido pode portar arma.
    Viva a estupidez…e a covardia.

    Gerson Carneiro

    Viva a tua cegueira e egoísmo que permite tragédias como essa de agora em Realengo em nome do teu direito de portar arma de fogo. Viva a valentia dos Bolsonaros.

    Evaldo Silva

    Cara, a sua insensatez não tem limites.

    DESDE QUANDO COMÉRCIO ILEGAL OBEDECE LEIS?

    Eu acho que você deve saber que comércio ilegal de armas SEMPRE FOI PROIBIDO! Ou você acha que comercializar na feira da esquina armas contrabandeadas do Paraguai não é proibido? Claro que é proibido, poxa!

    Se você não percebeu essa distinção entre comércio legal e ilegal na época do Plebiscito, o problema é seu. Eu percebi, e a maioria da população também percebeu, por isso que a maioria da população votou no NÂO, mesmo com a Rede Globo fazendo campanha com todos os seus artistas a favor do SIM.

    Gerson Carneiro

    Tá bem. Se a arma que o moço autor da tragédia de Realango portava fosse legalizada ele não teria efetuado os disparos. Ou seja, é fator determinante para a ocorrência de um crime a legalidade ou ilegalidade da arma. Ah tá. Isso é muito sensato.

    Gerson Carneiro

    A propósito, a arma que matou o garoto de nove anos de idade na sala de aula em uma escola de São Paulo era legalizada (adquirida no comércio legal de armas), e pertencia ao pai do garoto que efetuou o disparo. E ao que se sabe esse pai não é bandido. Só para exemplificar.

    Marat

    Sua visão, Arthur, é obtusa… o assassino do Rio não era bandido… Pense bem, e pare de crer em Mainards e Azevedos da vida… isso é atraso!

    Gerson Carneiro

    Eles acreditam que o potencial assassino de alguém pré disposto a matar diminui se a arma for legalizada, e aumenta se for ilegal. E outra, defendem um direito que eu duvido que eles mesmos chegarão a usufruí-lo.

    Eu digo o seguinte: se houver um referendo para proibir o porte de alfinete afim de combater a violência, eu apoio. Qualquer iniciativa nesse sentido tem minha aprovação.

    Gerson Carneiro

    Inclusive a tal revista chegou a exibir capa com urna com as teclas invertidas na tentativa de confundir o votante. Quando alguém sacou e denunciou a jogada de má-fé, a tal revista alegou "erro" gráfico.

Gerson Carneiro

A pergunta do referendo foi direta e clara: "O comércio de armas de fogo e munição deve ser proibido no Brasil?".

Não fazia distinção entre arma de fogo legal ou ilegal?

Quem levanta essa distinção cria desculpa para sua culpa.

Francisco

Até que enfim nos tornamos desenvolvidos!!!

    Marat

    Rsrsrsrsrs – sensacional… só falta agora o Waack fazer o papel de repórti da Fox!

Sérgio C. Fonseca

Amigos, mundo em geral,

Desde que entrei para a faculdade o lugar onde mais trabalhei na vida foi na escola. Em quase todos os níveis.

Hoje, como a maioria, fui pego sem esperar por uma notícia que ninguém quer ouvir e ver, mesmo num pesadelo que, ao fim, ainda podemos sair dele acordando.

Então, fiquei pensando na aula, igual a muitas de outros dias, interrompida violentamente. Pensei nos tiros, na dor, no desespero e na impossibilidade de fazer alguma coisa.

Esse fato nos lembra uma inclinação humana, a solidariedade. Lembra também que cada um que morre, com ele morre a humanidade. Ainda mais sendo crianças e na escola.

Por muito tempo precisaremos pensar e falar nisso, por respeito e com respeito a quem morreu e por amor a quem sobreviveu.

Klaus

Se fosse proibido se adquirir armas legalmente esta tragédia não teria acontecido pois, como todos sabemos, assassinos e psicopatas não gostam de comprar suas armas de maneira ilegal. Vocês, sabem, assassinos não gostam de ter problemas com a polícia, né?

    Edilson Costa

    Adorei o seu comentário. Na cabeça dos manipulados pela Globo (que colocou todos os seus artistas para fazer campanha pelo "SIM"), todo maníaco e psicopata tem porte de armas, conseguido na Polícia Federal, mediante exame psicológico. É muita cabeça de vento desse pessoal…

Tiago Barbosa

Um oficial da PM do RIO ao ler a carta do assassino suicida atribuiu este atentado horrendo a um fanático Islãmico,esta avaliação precipitada do fato seria porque a Polícia do Rio de Janeiro é treinada em Israel?

Samira

Continuando: O Estado simplesmente lavou as mãos e passou a responsabilidade de cuidar do "Louco" para a familia. Para conseguir uma consulta com psiquiatra em São Paulo você tem que entrar numa fila do posto de saúde e com muita sorte consegue 1 consulta em 2 ou 3 meses. Uma pessoa em crise psiquiatrica só consegue internação por no máximo 2 dias e se estiver oferendo rísco MUITO EVIDENTE a sí ou a outros.

    Fernando Monteiro

    Muito pertinente seu comentário. Conheço famílias de doentes mentais, e sei que realmente o Estado brasileiro "lavou as mãos". Atualmente, jogam toda a responsabilidade nas costas da família.

Samira

Acho que essa tragédia foi causada por um doente mental e isso nada tem a ver com segurança pública. Se podemos aprender algo desse evento tão triste deveria ser Repensar a política de Saúde Mental existente no país. Acho que seria até melhor dizer "Política de Saúde Mental inexistente no País" Qualquer pessoa que tenha contato com a população em geral no Brasil conheçe muitos casos de pessoas com doenças mentais sérias e que estão nas ruas ou em casa sem nenhum acompanhamento médico. Quando chegaram a conclusão que a internação em hospício não era boa para ninguém , o poder público eliminou os Hospícios e não implantou nenhum sistema de saúde mental eficaz para tratar doentes graves e apoiar as familias nesse tratamento.

Mariana Garcia

Estou bem triste com a cobertura de mais essa tragédia no Rio. As Televisões mostram tanto sofrimento, espetacularizam a situação de seres humanos sem pensar nos impactos dessas imagens… e, acredito, que isto possa provocar mais um doente para fazer coisa parecida! É como aquela velha história: jornais não devem ficar divulgando casos de suicídio pois estimulam outros a fazerem o mesmo.

Tenho minhas dúvidas quanto à necessidade dessa universalização da informação. Essa facilidade de saber tudo o que acontece no mundo, a banalização e despudorização dos fatos, as informações esmiuçadas em seus detalhes mais íntimos. Isto é realmente necessário? É realmente "democrático"?

Para mim aqueles massacres ocorridos em escolas dos EUA, e em outros países, influenciaram substancialmente o que aconteceu hoje. Uma cabeça sadia recebe as notícias como mais uma coisa triste, revoltante e etc. Mas uma cabeça doente pode entender a informação como um gatilho. E, assim, cria-se coragem para cometer ações atrozes de toda ordem, contra ele próprio e/ou contra outros!

Será que o mundo realmente está ao contrário e ninguém reparou?

Nadja

Acabei de assistir na Globo News são (18:12 horério de BSB) a reporte ainda insistido nesse paop de islamismo. Já foi divulgado o conteúdo da carta, não sabia que Jesus era do Islã… Onde se quer chegar com isso? (pergunta besta essa minha)

Não posso chamar de falta de profissionalismos. É falta de vergonha mesmo. O cara não segue ao Islã e nem a Cristo. PONTO! É um maluco armado. Hora de debater novamente a questão das armas. Hora de debater esse fundamentalismo religioso e pasmem vocês… CRISTÃO. A culpa não é de nenhuma religião mas a falta de vergonha e caráter de determinados jornalistas fazem parecer isso e ainda jogam pro lado islâmico.

Alguém aqui falou que daqui a pouco colocam a culpa em Lula e falta bem pouco mesmo. Reparem os comentários dessa matéria sobre quando Dilma se emocionou
http://jc3.uol.com.br/blogs/blogjamildo/canais/no

Continuo muito indignada com essa imprensa…acabou de citar novamente o islamismo…eles estão de posse da carta e tem uma clara referência a Jesus….

É isso… E aqui rezando e pedido a Deus fmuita força e luz para essas mães…. não importa se é Cristo, Tupã, Ala, Zeus… e outros tantos, basta que seja AMOR.

Em tempo: Rever a questão das armas para aumentar a vigilância… Se algum professor tivesse uma arma estaria morto pego pelo elemento surpresa ou ele iria dá aula com a arma na cintura é?

Adalbeerto Ribeiro

Prezado Azenha

Sinto falta de uma análise e um movimento mesmo, que estabeleça os vínculos entre esta tragédia e os conteúdos discriminatórios dos discursos de políticos como o candidato Serra em sua 'última' campanha que logo no final do processo eleitoral já mostrou o seu efeito nefasto nos pronunciamentos de jovens na internet e ações de agressões físicas como os registrados em SP. Alem desse, as declarações convictar do deputado facista jair bolsonaro (assim mesmo, em minúscula).
A própria (e principalmente cobertura irresponsável da mídia arcaica, carregada de preconceitos, já nos dá sinais de que tais discursos políticos associados aos conteúdos de determinados programas de TV, editoriais e coberturas de determinadas revistas e jornais nos mostra como o poder de (de)formação exercidos por eles sobre a sociedade, sobretudo aos mais jovens, estão em franco processo de execução e começa a realizar seus primeiros resultados mais fatais.
Estes mesmos condutores deste estado de coisas, por conveniência ou incompetência mesmo, não conseguem perceber que o Lema emblemático: Todos pela educação, ainda que congregue esforços de parcela da sociedade civil bem intencionada, nada ou poucos resultados serão obtidos caso não se tenha ações efetivas para punir estes "professores" de ódio, rancor, discriminação, e preconceito, distribuidos pelas redações de jornais, revistas, telejornais, políticos (aqueles), diretores de programação de TV e novelas, editorialistas e etc.
Nada fica sem a devida consequência! Estas atitudes de cultura de segregação que vemos "florecer" na campanha eleitoral começa a fazer as suas primeiras vítimas inocentes. Caso nada de racional seja feito, este pode ser apenas o começo.

Esta é a contribuição da classe política como um todo (seja por ação direta ou por omissão) para o 'processo civilizatório'.
E viva as honrosas excessões………
Grande e fraterno abr@ço

    Carmem Leporace

    Eu tô falando, acabei de falar… olha o que esse débil mental acabou de escrever???

    És um débil mental cheio de ódio…

    Tô falando…. acabei de falar…. e oha esse pérola….

    A Culpa é do Serra….

    Ainda tem a pachorra de mander um ""grande abraço fraterno""""

    Doente.

    Márcio Peres

    Vamos deixar de bobagem, cara.

    Não foi religião nenhuma, nem discurso político nenhum, que levou esse rapaz a esse nível de insanidade.

    Ele era filho adotivo, e seus dois pais adotivos morreram. Pelo que percebi ele sofria rejeição dos "irmãos", os quais eram filhos biológicos dos seus pais adotivos.

    Não quero especular demais, mas imagino que ele sempre se sentiu "diferente" e rejeitado, por ser o único filho adotivo. E depois que os pais morreram, aparentemente foi totalmente abandonado pelos "irmãos".

    A morte dos pais, e a exacerbação da rejeição dos irmãos após isso, devem ter contribuído para que ele tenha pirado de vez, surtado totalmente.

    Klaus

    Tava faltando o Serra ser culpado, mesmo. Temos então o PiG, os americanos, as religiões, o Serra, o FHC, quem votou contra na consulta sobre o desarmamento… Ou seja, a direita feroz e radical! Esqueci de alguém?

    Vinícius

    Adalberto, tenho uma notícia pra você,

    Hoje 11 crianças morreram baleadas.
    Você está em choque ou é um psicopata. Vá dormir, digerir essas informaçoes todas, amanhã você conta pra gente como está se sentindo.

Bonifa

O atirador era um louco cristão. Qualquer tentativa de manipulação no sentido de dizer que se tratava de um muçulmano é criminosa, atentatória à segurança nacional e merece ser investigada pela polícia federal.

    Leonardo

    Louco cristão e uma contradição em termos.
    Estigmatizar e reduzir o impacto dessa efeméride sombria. Supere os rótulos e pense por si mesmo.

Carmem Leporace

Pena que essa tragédia não foi em São Paulo, não é progessistas???

Seria um prato cheio…. opus dei… cerra… PSDB… tucanos….

Uma pena prá vocês que não foi em São Paulo.. não é????

Estariam babando sangue a esta hora….

    El Cid

    olha, você é a própria essência do "ridículo original"… Jonh Bastos e Dvorak eram "trolls" mais nobres que tu…

    Leider_Lincoln

    Troll, você é um doente.

    aurica_sp

    Essa Carmem só fala M…a!!!

monge scéptico

Nada de comparar nossa tragédia com columbaine(columbine) e outras porcarias
importadas do grande satã do norte. Ela é nossa faz parte da loucura a que estão le-
-vando a juventude.
Epsódio triste lamentável e impreviśivel. Tudo isso é fruto de uma sociedade sem
direção, disciplina,horizontes ou metas a cumprir. A juventude não tem um exemplo
para emular e, segue a êsmo sem rumo.

Luci

E há autoridade que afirma que o clamor do povo é indiferente a seus julgamentos.
Ouçam a voz das ruas, dos pais, dos jovens , dos idosos, dos trabalhadores que recebem 545,00, dos grupos sociais vulneráveis, dos blogs sujos.
A maior violência deste país é a ganãncia do capitalismo, a corrupção da oligarquia "enriquecida" por seus métodos anti republicanos e enti democráticos e que goazm do privilégio da impunidade a qual gera situações de violência que aparteia, humilha e oprime milhões de pessoas e criam um drama como este da escola em Realengo. Este caso deve ser analisado desde a orfandade do matador, neste país que é grande e não há políticas públicas que atendam crianças orfãs. Se alguém for interpretar esta situação isoladamente é demagogia. Ultimamente as noticías que a população toma conhecimento é verdadeira tragédia, a começar pela impunidade aos ricos. Qual é a situação das escolas públicas? Programas com cenas de violência difundidos pela mídia diariamente qual é a contribuição?

El Cid

confrades, esse é um problema humano. Isto é, de todas as sociedades "doentes", grosso modo, quase todas. Não somos, no Brasil, melhores que ninguém.

Nos países nórdicos, jovens se suicidam e o mesmo ocorre no Japão. No Brasil, mesmo sem guerras (só as urbanas onde morrem jovens de forma violenta), há alguns anos, em São Paulo, um estudante de medicina entrou em um cinema e matou pessoas.

No Brasil, infelizmente temos a síndrome do "mocinho", ou seja, somos "melhores" e coisas como essas não acontecem/aconteceriam aqui. Isso por que os brasileiros são "pacificos".

No entanto, essa "doença" (qualidade de vida ruim, estresse, falta de valores morais/éticos ou até religiosos etc.) das sociedades pós modernas acomete – qualquer um – independente de: credo, etnia, país ou classe social.

Temos, sim, é que "curar" essa sociedade pós-moderna. Isso, com o foco no ser humano e não na tecnologia ou mercado…

Regina Braga

È um dia triste…Um dia de luto e pesar…Um dia que os embaixadores Americanos pautaram o PIG…Um dia que os exemplos do tea party finalmente chegaram até nós…Um dia que a psícose Americana fez muitas vítima no Rio.Ao Povo BRASILEIRO,pacato e TOLERANTE…toda minha solidariedade.As famílias,a minha compaixão.A Rede Globo,todo o repúdio.

    Carmem Leporace

    Apoiado.

El Cid

Os principais portais de “notícias” do Brasil continuam com a história de fundamentalismo islâmico; aliás, os principais sites de notícias dos EUA também se referem a um fundamentalista islâmico.

É lamentável!!!

    Jairo Alves

    Voce é desinformado. A mídia apenas repercutiu o que a irmã do sujeito falou.

    Foi ela quem disse que ele estava estranho e envolvido com islamismo.

    Procure saber os fatos antes de espalhar mentiras. A "mídia" nao inventou isso, foi a irma do cara que falou.

    El Cid

    Leia a carta, pois o desinformado aqui é você !!!

    “Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida.”

    “Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições, pois os animais são seres muito desprezados e precisam muito mais de proteção e carinho do que os seres humanos que possuem a vantagem de poder se comunicar, trabalhar para se alimentarem, por isso, os que se apropriarem de minha casa, eu pelo por favor que tenham bom senso e cumpram o meu pedido, por cumprindo o meu pedido, automaticamente estarão cumprindo a vontade dos pais que desejavam passar esse imóvel para meu nome e todos sabem disso, senão cumprirem meu pedido, automaticamente estarão desrespeitando a vontade dos pais, o que prova que vocês não tem nenhuma consideração pelos nossos pais que já dormem, eu acredito que todos vocês tenham alguma consideração pelos nossos pais, provem isso fazendo o que eu pedi.”

    Aliás, a GloboNews pôs no ar um psiquiatra que, pela 'análise' da roupa do atirador, concluiu que era alguém ligado ao islamismo…

    FrancoAtirador

    .
    .
    IGNORÂNCIA, IRRESPONSABILIDADE OU MÁ-FÉ ?

    Foi daqui que se espalhou a manchete para o mundo inteiro:

    Em entrevista à Globo News, o coronel Djalma Beltrame, comandante do 14º BPM (Bangu), confirmou que Oliveira deixou uma carta que indica que ele tinha intenção de se matar. " Foi um ato premeditado", disse Beltrame.

    Segundo o coronel, a carta era “confusa” e apresenta conteúdo “fundamentalista islâmico”.
    .
    .
    A primeira impressão é a que fica.
    .
    .

    @_taw_

    Os caras não perdem uma oportunidade, se aproveitam até de tragédias. Que tristeza, véio. Precisamos frear o ódio que TODA A SOCIEDADE BRASILEIRA está produzindo.

    Pela carta, um bom diálogo, provavelmente evitaria… mas tá, falar de possibilidades agora é tolice, já foi feito. Triste, triste, triste demais. Lamentável.

Pedro

Com a palavra os fascistas da Veja que defendem o direito de todo cidadão ter uma arma. http://veja.abril.com.br/090305/mainardi.html

    Jairo Alves

    Eu tenho porte legal de arma e nunca atirei em ninguém,

    Voce quer tirar esse meu direito porque um maluco de pedra usou uma arma sem registro e matou outras pessoas?

    O que uma coisa tem a ver com a outra?

    Pedro

    Que bom que vc nunca matou ninguém. Tá resolvido o problema da violência. Agora me sinto mais seguro.

    Marcelo Fraga

    E quem disse que os que cometem crimes o fazem com uma arma legalizada?
    Você por acaso sabe as dificuldades e o custo para comprar uma arma legalmente?

    Na sua mente, eu, por ter arma em casa, sou criminoso.
    Devo ser mesmo. Em alguns fins de semana assassino muitas garrafas PET, alvos de papel e outros de metal.

edv

Se a mírdia pigalha não conseguir correlacionar a tragédia com a Al-Qaeda e o terrorismo islâmico internacional, nem com a "criminalidade do Rio", então afinal a culpa terá sido:…
do Lula!

João Valentão

Mas sera que existe algum debil mental que acredita que,pelo fato de andar armado, esta mais seguro ou tem algum recurso de defesa? Acho andam vendo muito filme do tipo rambo,american ninja e outras drogas…

    Mateus Nogueira

    Eu sou esse "débil mental". Se um dos professores tivesse uma arma, comprada legalmente, poderia ter abatido a tiros esse maníaco que comprou armas ilegalmente.

    Mas não havia nenhum cidadão de bem armado naquela escola, por culpa do estúpido Estatuto do Desarmamento, que proibiu o porte de armas na rua (só é permitido ter arma em casa, e se povo não tivesse votado "não" no plebiscito, nem isso seria possível).

    Jairo Alves

    Para os esquerdistas, só quem pode ter arma é bandido (que eles tanto defendem).

    Marcelo Fraga

    Segundo a sua mente intolerante, eu sou débil mental, e apostilado na Polícia Federal!
    O dia que alguém, com uma arma registrada em seu nome, fizer uma coisa dessas você volta aqui.

mac

O Reinaldo Azevedo não vai poder culpar o Bin Laden ! O PIG perdeu a manchete de amanhã !

    Marcio Passamani

    Ele vai dizer que foi um esquerdopata antiamericano e antiocidental, instruído numa escola da linha de pensamento do Paulo Freire.

    O pior é que tem gente que acredita e aplaude.

leo

E depois de toda essa tragédia, somos obrigos a ler e ouvir ,em nome da liberdade de expressão, alguns idiotas afirmarem que o fato de um sujeito qualquer andar armado ,lhe confere mais segurança.Mas cala essa boca babaca!

Fátima

O sr. Júlio já lançou mão da cavalaria para enfrentar terríveis terroristas mulcúmanos treinados pela al qaeda e infiltrados no Brasil para corromper nossa juventude e quem não se sujeitar, morre. A carta do atirador fala em Jesus, então, pela lógica mostrada pelo sr. Júlio, vamos fechar as igrejas e expulsar os padres, afinal, devem ter influenciado o atirador. Ah, romper imediatamente realções com o vaticano

Fátima

Para aqueles que disseram que o atirador escreveu que era islâmico: ele faz referência a Jesus. Nenhum islâmico diria isso.

    El Cid

    Fátima, estou até agora procurando Islamismo nesta carta… e o que encontrei foi Cristianismo com influência excessiva de regras do Judaísmo do Antigo Testamento !!

    Jairo Alves

    Acho que voce nao entendeu direito, olhe os trechos da carta e compare:

    Como um muçulmano é enterrado:

    "Quando um muçulmano morre, ele ou ela é lavado/a usualmente por um membro da família, enrolado/a num tecido limpo branco, e enterrado/a com uma simples prece, preferivelmente no mesmo dia. Os muçulmanos consideram isso um dos atos finais que podem fazer por seus parentes, e uma oportunidade para se lembrarem da sua breve existência aqui na terra. O Profeta Muhammad ensinou que três coisas podem continuar auxiliando uma pessoa mesmo depois da morte: a caridade que ela fez, o conhecimento que ela transmitiu e as orações que são feitas por um filho virtuoso pela alma dos pais." http://www.islam.com.br/islam/compreendo/compreen

    @@@@@@@@@@@@@@@@@@@

    Agora, trechos da carta do assassino:

    "Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão."

    "Eu deixei uma casa em Sepetiba da qual nenhum familiar precisa, existem instituições pobres, financiadas por pessoas generosas que cuidam de animais abandonados, eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições"

    xxxxxxxxxxx

    O Islamismo diz:

    "Quando um muçulmano morre, ele ou ela é lavado/a usualmente por um membro da família, enrolado/a num tecido limpo branco, e enterrado/a com uma simples prece, preferivelmente no mesmo dia."

    "a caridade que ela fez, o conhecimento que ela transmitiu e as orações que são feitas por um filho virtuoso pela alma dos pais."

    O assassino escreveu:

    "os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco"

    "eu quero que esse espaço onde eu passei meus últimos meses seja doado a uma dessas instituições"

    Na verdade, acho que esse maluco misturou tudo na cabeça dele e combinou com a insanidade que já possuia.

    O que nao pode é ver algumas pessoas (e aqui já vi muitas) quererem atribuir a toda uma coletividade que nao é insana e nem sai fazendo nada contra a lei, a conta pelos atos de um desequilibrado mental.

    El Cid

    agora Jairo, veja a semelhança do enterro judeu:
    http://www.chabad.org.br/ciclodavida/Falecimento_

    vale lembrar que Maomé antes de fundar o Islamismo, ele como mercador, teve contato com judeus e cristãos…

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube s1AXZI4fWko&NR=1 http://www.youtube.com/watch?v=s1AXZI4fWko&NR=1 youtube]

Fátima

Nenhuma religião por si só motiva ninguém a cometer crimes, muitos menos os islâmicos, que agem com violência à violência contra eles, mas as motivacões nunca são religiosas e sim provocadas por políticas opressivas. Isso, de dizer que o islamismo sozinho gera ímpetos violentos nas pessoas é difamação religiosa. Cuidado com julgamentos preconceituosos!!

,,y (x_x)_`´ o oO

Nunca vi uma noticia dizendo que um ateu entrou disparando contra pessoas em nome do ateismo…

    Gustavo Pamplona

    Gostei desta pessoa! Não é a toa que eu defendo o ateísmo, religiões mataram, matam e ainda vão matar muita gente pelo mundo.

    Religiões são apenas um forma de "controle das massas".

    Leonardo

    E Mao seduziu e matou 30 milhões (pode te sido o dobro) de camponeses chineses em nome do seu deus. Que bobagem cara, tratar o tema como um fato motivado por religião .

    Carlos Dias

    Não. Geralmente os ateus disparam para se divertir sadicamente, já que eles não acreditam em céu nem inferno, e nem que vão ser punidos pela sua diversão sádica. E os serial killers ateus geralmente não se matam após cometer seus crimes, eles tentam fugir.

    Vinícius

    Os primeiros grupos armados a explodir civis sem aviso foram os niilistas, na Rússia.

    Recordar é viver.

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube Tw_JXvW0YXo&feature=fvst http://www.youtube.com/watch?v=Tw_JXvW0YXo&feature=fvst youtube]

ZePovinho

Nesse vídeo aparece o Olavo Carvalho,falando as barbaridades de sempre:

[youtube 3eRepexPGTw http://www.youtube.com/watch?v=3eRepexPGTw youtube]

ZePovinho

Digite o texto aqui![youtube 6zLtz-SblU4&feature=fvwrel http://www.youtube.com/watch?v=6zLtz-SblU4&feature=fvwrel youtube]

ZePovinho

Venho prestando atenção,faz algum tempo,em vídeos que a comunidade cristã/evangélica do Brasil posta na rede.Não li a carta do rapaz que deu os tiros,mas fiquei intrigado com o fato dele ter citado "a vinda de Jesus" pois muitas pessoas acham que satanismo,nova ordem mundial,sociedades secretas,etc estejam ligados umbilicalmente.Será que já temos um caldo de cultura,nesse meio,que desequlibre uma pessoa dessa forma??
No Rio,como sabemos,existe um Estado totalmente voltado para privilegiar os mais ricos.Só recentemente a coisa melhorou,um pouco,com as ações do governo federal.
Do governo do estado do Rio,só políticas para os ricos.Sempre foi assim e,nesse contexto,as igrejas ocuparam o espaço que era do Estado.São elas que dão sentido à vida de centemas de milhares de pessoas no Rio de Janeiro.
A penetração de vídeos como os que vou colocar,na comunidade,será que pode levar a esses atos???

[youtube 9q_s-kWkBNM http://www.youtube.com/watch?v=9q_s-kWkBNM youtube]

    Renato

    Zé Povinho, cê já tá de nóia já!!!!

maconheiro

Falaram que era muçulmano , sua carta parece mais um católico tipo american church ! se fumasse um baseadinho não fazia besteira . Mas é a fé irmão ,são as fezes !! Tomara que ele tenha um habeas corpus do Gilmar Dantas !

Marcio H Silva

Realengo, bairro classe C/D, perto de Marechal, e, pertinho de onde moro, um ex-aluno, sem antecedentes, adentra a escola, calmo, falando com educação e momento depois comete uma barbaridade, talvez a pior das barbaridades, atira fere e mata crianças indefesas.
O PIG tem notícia e audiência. Tenta politizar o fato, jogando a culpa no governo.
E alguns aqui no Blog falando no estatuto do desarmamento. Parece até que iria funcionar. Drogas é proibido e encontra-se a mesma em qualquer lugar. Tem uma frase de um árabe, numa aqui no blog do Azenha, falando que não iria a praça protestar desarmado para não passar vergonha e ser esculachado pela polícia. O cidadão ter o direito de ter uma, eu não tenho, não quer dizer que todos irão sair por ai atirando a torto e direito, apenas tem um recurso de defesa. Acordem, um fato não tem nada a ver com outro ….Lediam também o post do marcelo Fraga ( 1 hora atrás ), é esclarecedor e dito por quem entende de armas….

Gustavo Pamplona

Vocês querem saber o que mais me irrita?

É o fato que isto aconteceu justamente no Rio de Janeiro. Porque isto não aconteceu em São Paulo… para ver como o PIG reagiria.

Então deixo a seguinte sugestão aos leitores, não assistam ao JN de hoje a noite, conforme o PHA tinha dito aqui:

"Na cobertura matinal, ao vivo da tragédia de Realengo no Rio, a Globo prenunciou o que será o jornal nacional."
http://www.conversaafiada.com.br/pig/2011/04/07/c

E para quem ainda acredita em Deus, o atirador chamado "Wellington Menezes de Oliveira" chegou a falar em "perdão de Deus", eu pergunto:

Aonde é que estava Deus na hora em que ele matou as crianças?

Depois ainda vocês criticam o meu ateísmo.

    Jairo Alves

    Que baixaria hein, algumas pessoas aqui tentando politizar e "ideologizar" esse fato, sequer levando em conta a dor das famílias e não se importando realmente com o fato.

    Que tipo de gente faz essas coisas?

    Jairo Alves

    Oportunista!

    Seu seus ídolos ateus mataram centenas de milhoes de pessoas! Ao que eu saiba nenhum deles era doente mental, ao contrário desse infeliz do rio de janeiro.

    Marcio Passamani

    Ídolos ateus? Não sabia que ateus tinham alguma coisa para adorar.

    Que tal fazer um feriado para comemorar o ídolo ateu?

    E sigam o que aquele cara falou: não julguem para não seres julgados, principalmente para chamar outros de oportunistas.

    Ateu não significa retidão de caráter ou superioridade intelectual. Mas críticas só por ser de ateísmo significa com certeza a falta de vergonha e de tutano.

    Mas se dizem que sem deus tudo é permitido, isto pode acontecer. Assim como crianças que morrem diariamente de fome ou câncer. Ou deus permitiria que uma criança fosse punida com a morte como no Egito na época de Moisés?

    Jorge Antero

    Talvez não seja isso que "mais irrita" os pais que vão enterrar seus filhos.
    Mas tudo bem se essa é a coisa que mais te irrita.

    Marcelo Fraga

    Vocês, nada!
    Eu não, até porque também sou.

    Pior é o Datena que disse que quem rouba e mata é ateu, mas hoje disse que é uma leviandade culpar o cara por ser religioso (longe de mim achar que a religião do indivíduo tenha a ver com o ocorrido).

    Gustavo Pamplona

    Valeu cara! ;-) E detalhe: A Dilma também é.

duarte

Cenário, Rio de Janeiro, Escola e a Violência como prato principal dos jornais, incluindo a do almoço.

Cenário 02- TVS sensacionalistas a procura mais sangue do que já foi derramado e já incluindo os culpados.Segundo li até agora, deveria ter detector de metais na porta e etc. Da mesma forma porque não tem detector de metais em hospitais, postos de saúde, em todos os terminais de ônibus, nas assembléias e câmaras (ou vcs acham que um bolsanaro não anda armado?). O que precisa ser feito é acabar com esta violência gratuita das mídias sensacionalistas, elas estão matando mais gente todo dia.

seo packages, youtube to mp3

Severino Prazeres

Porque esse cara não foi a Brasília?. Porque esse cara não entrou na camara dos deputados?.Porque esse cara não entrou no senado?. Seria um heroi hoje!

    Marcio H Silva

    Porque este cara não foi a redação da veja, do estadão da folha do globo?

Jairo Alves

Louco tem em todo lugar do mundo.

Ou voces ja esqueceram do estudante de medicina (sobrenome Meira) autor do massacre num cinema paulista em 1999?

Claramente nesse caso temos alguém perturbado, maluco.

OBS.: Que baixaria hein, algumas pessoas aqui tentando politizar e "ideologizar" esse fato, sequer levando em conta a dor das famílias e não se importando realmente com o fato.

Que tipo de gente faz essas coisas?

Valdir Nascimento

Essa não é a primeira vez que as loucuras dos norte-americanos inspiram um massacre desse tipo no Brasil.

Em 20 de abril de 1999 ocorreu o massacre na Columbine High School, nos EUA

Em 3 de novembro de 1999, o maníaco Mateus da Costa Meira entrou em um cinema em São Paulo, e metralhou os espectadores. matando 3 e ferindo 4.

Mário SF Alves

É muito triste tamanho e tão desnecessário sofrimento. Vidas ainda tão jovens. Pais tão desamparados.
Enquanto isso, o G1 divulga trechos de carta que afirma ter sido encontrada com o psicopata. Li a matéria, e a considerar o conteúdo, conclui-se mesmo estarmos diante de um caso clássico de terrorismo motivado e/ou justificado pelo fundamentalismo islâmico.

    Fátima

    Mário, nenhuma religião por si só motiva ninguém a cometer crimes, muitos menos os islâmicos, que agem com violência à violência contra eles, mas as motivacões nunca são religiosas e sim provocadas por políticas opressivas. Isso, de dizer que o islamismo sozinho gera ímpetos violentos nas pessoas é difamação religiosa. Cuidado com julgamentos preconceituosos!!

    Mário SF Alves

    Fátima, obrigado. De fato o que pretendi foi apenas alertar quanto ao uso do dito contéudo como estratégia de demonização do Islamismo. Tá claro.

    Wilson

    O cara cita Jesus na carta. Ou seja, era um cristão, não tem nada a ver com o Islamismo.

    Mário SF Alves

    Tudo bem, Wilson. Você leu com maior atenção. Mas, e os outros, os mais facilmebnte influenciáveis pela mídia?

Heloisa Villela

Muita calma nessa hora… Generalizar é um perigo! E as análises apressadas acabam revelando mais preconceito do que conhecimento de causa. Um relatório do Serviço Secreto americano, que estudou 37 incidentes destes em escolas, entre 74 e 2000, entrevistou 10 jovens que mataram colegas de escolas, vasculhou a vida familiar, leu livros, agendas, etc, concluiu que é impossível traçar um perfil desses jovens e homens (são todos do sexo masculino). Não há nada que possa indicar, apontar um futuro matador desses. cultura, raça, religião, nada, nada, nada. É incrível que isso venha do Serviço Secreto né? Mas veio e recomenda apenas duas coisas: que os adultos (especialmente professores) ouçam mais a garotada. Se interessem, façam perguntas, etc. e dificultem o acesso as armas. Que coisa! Aqui mesmo na terra do acesso livre as armas…

    Marcio H Silva

    Desculpe-me, mas, especialmente os professores, não. Especialmente os PAIS.

    Gabi

    Isso é verdade! Escola e professores não formam caráter, mas sim a formação (ou falta dela) que se tem em CASA.

Yes we créu !!!

Parece que ha uma tendencia na midia em associar o assassino com o islamismo. No entanto, ao ler trecho da carta que ele deixou, nao me pareceu ter sido escrito por um muculmano:
"Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida.”

Vejam que ele cita a "vinda de Jesus". Isso me parece mais carta de um evangelico do que de um muculmano.

    Klaus

    Evangélico não, cristão. Olha o preconceito!

    Marcio H Silva

    caro Klaus, eu sou evangélico. Cristãos são os que creem em cristo de uma forma geral ( catolicos, evangélicos, testemunhas de jeová, etc…). E assunto de religião não discuto. Vamos parar por aqui.

    Emilio Matos

    Ninguém obrigaria você a discutir. Do mesmo modo, não parece fazer sentido tentar impor aos outros que eles não discutam.

    Luiz Clete

    Não se pode discutir religião, mas a religião pode discutir tudo. Ou o que fazem os malafaias da vida transvestidos de arauto da salvação? Tudo que mexe com a massa humana deve ser BEM discutido e debatido: politica e religião. Esse rapaz nunca seguiu o Islã, mas a midia vai dizer que sim. O problema é que tudo que é ruim creditam na conta do Islã e tudo que é bom na conta dos cristãos (mas se esquecem que o unico país a jogar bombas atomicas em seres humanos é cristão). Virgem, casto, casto até o casamento, adulteros, fornicadores, Jesus, Deus, isso é coisa de religioso ocidental.

    Vinícius

    A carta era um referência aos testamentos que os homens-bomba deixam antes de ir para a missão final.

    E Jesus é um profeta (e só profeta) no islamismo. Segundo o Alcorão, ele voltará no dia da vinda do Messias, o dia da Ressurreição.

    "Virgem, casto, casto até o casamento, adulteros, fornicadores, Jesus, Deus", tudo isso é presente no islamismo.

    Mas obviamente o rapaz era um maluco. Realmente, poderia ter se inspirado na bíblia cristã, como é o caso de muitos maníacos. Só não foi o caso desse.

    Desculpem ficar batendo nessas teclas.

    Marcio H Silva

    Concordo, e em realengo o que mais temos são evangélicos. Não esquecer que o autor do crime era filho adotivo, e perdeu a mão recentemente, era introvertido e morava sozinho. O que pode se passar na mente de uma pessoa com este perfil?

    Mário SF Alves

    É isso, Yes! Pode ter armação ideológica aí.

    FrancoAtirador

    .
    .
    TRECHO DA CARTA DO PSICOPATA

    “Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue, nenhum impuro pode ter contato direto com um virgem sem sua permissão, os que cuidarem de meu sepultamento deverão retirar toda a minha vestimenta, me banhar, me secar e me envolver totalmente despido em um lençol branco que está neste prédio, em uma bolsa que deixei na primeira sala do primeiro andar, após me envolverem neste lençol poderão me colocar em meu caixão. Se possível, quero ser sepultado ao lado da sepultura onde minha mãe dorme. Minha mãe se chama Dicéa Menezes de Oliveira e está sepultada no cemitério Murundu. Preciso de visita de um fiel seguidor de Deus em minha sepultura pelo menos uma vez, preciso que ele ore diante de minha sepultura pedindo o perdão de Deus pelo o que eu fiz rogando para que na sua vinda Jesus me desperte do sono da morte para a vida.”

    Agência O Globo

ZePovinho

Antes que a demonização dos islâmicos e islamistas comece,na mídia pró-EUA/Israel do Brasil,Azenha,seria bom comentar sobre o documentário da BBC "O Poder dos Pesadelos" indicado por você,aqui,faz algum tempo.

Marco Túlio

Pelo que li há pouco, a Polícia identificou uma carta deixada pelo assassino, levando a crer que se tratava de um fanático religioso e mentalmente perturbado.
Portanto, faço minhas aspalavras do comentarista Mauro Alves da Silva.

Klaus

FRANCO ATIRADOR lembrou abaixo de agradecer a várias pessoas pelo massacre de hoje. Em nenhum momento se lembrou de agradecer ao próprio assassino psicopata, repararam? Ele retirou toda a culpa dele e repassou aos de sempre: PIG, cristãos (católicos e evangélicos), americanos, brancos de olhos azuis. Sabe por que ele retira do assassino psicopata a culpa? Porque pega mal na blogosfera independente culpar alguém pardo (seria negro caso fosse a vítima) e muçulmano. Infelizmente para vocês, o assassino psicopata não é paulista, nem branco (aliás, nem negro, pois é pardo, ok?), nem judeu, nem cristão, mas pardo e muçulmano. Este fato é absolutamente IRRELEVANTE, mas para mim também o seria se ele fosse branco, paulista, cristão, judeu ou americano. Para vocês seria irrelevante?

    Marcelo Fraga

    Se fosse negro e/ou gay teria relevância para o Bolsonaro.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Ele foi criado pelos pais adotivos sob a doutrina dos Testemunhas de Jeová, que é cristã:

    "Primeiramente deverão saber que os impuros não poderão me tocar sem luvas, somente os castos ou os que perderam suas castidades após o casamento e não se envolveram em adultério poderão me tocar sem usar luvas, ou seja, nenhum fornicador ou adúltero poderá ter um contato direto comigo, nem nada que seja impuro poderá tocar em meu sangue…"

Carolina Paiva

Muita suposição, pouco fato. É o que vejo nessa cobertura da tragédia no Rio. O que me preocupa: demonização dos muçulmanos; dos portadores de HIV; das vítimas de bullying. Falta bom senso aos "jornalistas" de plantão.

    Klaus

    Pode ficar tranquila com a demonização dos muçulmanos, pois em sua carta ele fala da vinda de Jesus. Assim, pode ficar preocupada com a demonização dos cristãos.

    Jairo Alves

    Mas será que alguém conseguirá demonizar essa ou aquela religiao baseada nos atos de um insano?

    Aí eu me pergunto: alguém que consegue fazer isso é mais sadio mentalmente que o autor do massacre?

    A questão é: o crime teve motivação radical? Se teve, deve-se investigar o quanto antes.

    Se nao houve essa motivação, o problema foi a mente doentia do indivíduo, nao as outras pessoas.

    Mário SF Alves

    É uma ótima pergunta e é fundamental a resposta. Sinto não tê-la, ainda.

    Mário SF Alves

    Ainda que se demonstre o erro, Klaus, o estrago já teria sido feito. E a meu ver a Carolina tem razão. A demonização já está na mídia e a carta relacionada à tragédia reforça o fato.

Pedro

Botar na cadeia os fabricantes de armas e seus defensores nos Congressos de todo o mundo.

    Marcelo Fraga

    Só no dia que arma de fogo matar sozinha.
    Por esse lado, deveríamos proibir também os carros, que matam em número muito maior.

ninguémmerece

Será então que a mídia tem alguma coisa a ver com a disseminação dessas tragédias? Haja macaquitos, como dizem os argentinos!

Marcelo Fraga

Depois de acompanhar o ocorrido pela TV e pela internet (Folha e alguns outros), eu precisei vir aqui para externar o meu repúdio à seara de ignorância que se espalha por aí. Ignorância, intolerância e sensacionalismo.

Focam o problema nas armas de fogo. Por má fé ou ignorância, reclamam que "no Brasil dá pra comprar arma em qualquer esquina". Eu, que tenho como hobby o tiro ao alvo, posso lhes dizer que é praticamente impossível um cidadão comprar hoje uma arma legalizada, além, é claro, do custo proibitivo (por ex. cada cartucho de .38 custa na loja R$3,50). Além disso, esquecem de dizer que nos EUA, onde a legislação garante ao cidadão a posse de arma de fogo e a disponibilidade é muito maior, mata-se muito menos com esse tipo de artefato.

Contudo, há ainda outro problema. Começaram agora as ligações do assassino com o "terrorismo internacional" por ele ser supostamente um "fundamentalista islâmico" e outras barbaridades. Esse tipo de preconceito serve muito bem aos interesses da revista Veja, que nessa semana "denuncia" a atuação de uma "rede do terror" aqui no Brasil.

    Mário Costa

    Pode ter certeza que o maníaco não comprou essas armas legalmente, e sim no mercado clandestino. Ele jamais teria porte de arma, já que jamais passaria no teste psicológico.

    O povo brasileiro foi claro no Plebiscito: NÃO ao Estatuto do Desarmamento.

    Aliás, se os cidadãos de bem pudessem comprar armas legalmente, talvez um dos professores tivesse uma arma, e teria abatido o maníaco assim que ele começou a atirar.

    Junior

    Essa história de que se algum professor tivesse uma arma pra mim é coisa muito inocente de se dizer e o Marcelo Fraga pode confirmar se tenho ou não razão. Arma de fogo não é como mostra nos filmes em que se atiram com um rifle como se estivesse brincando com uma pistola d'agua. Vc precisa saber manejar uma arma, pois quando dispara da um "tranco" no corpo, com mais força de acordo com o calibre. Se uma pessoa que não tem habilidade usar uma arma, existe uma grande possibilidade de acabar acertando outra pessoa por acidente. E o fato de se ter uma arma não significa que se vai ter tempo de utiliza-la o que pode acabar é piorando a situação e ainda dando mais uma arma para o "bandido".

    Vinícius

    Se um professor tivesse uma arma não levaria para a escola. Mas se fosse num outro lugar público e a pessoa estivesse armada, um chacina poderia ter sido evitada.

    Votei pelo desarmamento e me arrependi. Como vocês acham que as pessoas nos bairros pobres tem segurança, confiando na polícia?

Célio

Está aí o resultado dos filmes e seriados exibidos pelas nossas redes de televisão.

Está aí o resultado de seriados nojentos como aquele "Dexter", onde um serial killer é o "herói".

Está aí o resultado dos filmes ultra violentos e psicóticos que a Rede Globo exibe todo sábado a noite no "SupeCine" e nas segundas-feiras no "Tela Quente".

Está aí o resultado da violência brutal e gratuita dos combates de vale-tudo do "UFC" (Ultimate Fighting Championship), que são exibidos para os nossos jovens nos canais de esportes.

    Diego Bevilacqua

    "Se entretenimento motivasse as pessoas, o que mais existiria no mundo é amor. O que mais tem são músicas de amor, histórias de amor etc" – Joh Lennon.

    Leonardo

    E LSD. Sob a tutela do acido lisergico, Imagine parece uma letra possível.

    dosul

    Sim, a sociedade é hipocrita.

Marcos Freire

O Quarto Poder tanto tenta imprimir o modo de vida americano o estilo americano de ser em nossos compatriotas que não é de se estranhar que uma atrocidade dessas aconteça por aqui, falar em alegria da mídia com o ocorrido é um pouco demais, mais que há um ar de contentamento em divulgar este acontecido com certeza há, ainda mais naqueles colunistas mentecapitos que acham que só o que vem dos EUA é bom.
Viva o complexo de vira-latas! Agora já matamos gente igual aos americanos!
O quarto Poder refere-se ao poder da mídia quanto a sua capacidade de manipular a opinião pública, a ponto de ditar regras de comportamento e influir nas escolhas dos indivíduos e por fim da própria sociedade.

Tragédia no Rio: Jovem invade escola e atira contra alunos | OCOMPRIMIDO.COM

[…] Publicada em 07/04/2011 às 11h12m em O GloboCBN. Via VioMundo. […]

Luiz Clete

É estranho…a in-veja vem com uma reportagem sobre uma celula terrorista no Brasil (não li, só vi a capa, Deus-me-livre de ler a in-veja que cega). E agora esse ser que mata criancinhas e escreve uma carta com teor fundamentalista islãmico (fundamentalista tb pode ser e são os caras da tfp, dos filhos de maria, opus dei, etc). Será que os estadunidenses querem uma razão para uma ação militar por aqui?

Leider_Lincoln

Que as famílias das vítimas sejam fortes e encontrem algum conforto no tempo!
Meus mais sinceros pêsames…

Sebastião Medeiros

Será que a Rede Globo vai culpar o Lula ou a Dilma por esta tragédia, IMPORTADA DOS EEUU,ocorrida no Rio de Janeiro?

Klaus

Uma tragédia destas e já temos comentários culpando o PiG e os EUA. Isto porque é no rio, se fosse em são Paulo sobrava pro Serra, FHC e a polícia paulista. Nem na tragédia deixam de fazer política. Deus tenha pena de vocês!

    Leider_Lincoln

    Quem está fazendo política aqui é você Klaus. E pior, na forma de suposição. Eu sei que tem filhos então por favor, tenha também respeito.

Gerson Carneiro

Alô povo que fez coro com a Rede Globo e revista Veja pelo direito de portar arma de fogo. Venha se explicar.

    Gilson Bezerra

    Quem foi que te disse que esse maníaco comprou arma legalmente?

    Quem foi que te disse que ele tinha porte de arma? Ele jamais passaria no teste psicológico!

    Com certeza ele comprou essas armas no mercado negro, de forma ilegal.

    Esse episódio mostra a importância de se permitir que os cidadãos de bem andem armados, pois se um dos professores tivesse uma arma, teria baleado o assassino assim que ele começou a atirar, evitando a tragédia.

    Gerson Carneiro

    Sou a favor de qualquer medida que possa desestimular o porte de arma, seja ela legal ou ilegal. O que defenderam de fato no referendo foi o direito de portar uma arma de fogo. Essa foi a campanha encabeçada pela Rede Globo e pela revista Veja. Lembro-me muito bem das propagandas feitas à época na TV.

    Pelo que você defende estaríamos então vivendo em um faroeste onde o que vale é quem atira primeiro.

    E pare com essa de "cidadão de bem" e "cidadão de mal" porque até antes dessa pessoa atirar ela pode ter sido um tal "cidadãode bem". Tudo que existe até aqui sobre esse caso é especulação.

    Adroaldo

    Ninguém mais consegue porte, a não ser autoridades policiais, juízes, promotores, fiscais da receita e afins, além dos seguranças credenciados de empresas de segurança e transportes de valores, durante o horário de trabalho .
    Um cidadão comum, um médico ou engenheiro, com ficha impecável não consegue porte nem com reza brava. É orientação interna da PF negar SEMPRE, posto que a comprovação de necessidade é subjetiva.
    Quer apostar seu chapéu que o fascínora não tinha porte e a arma não era registrada?
    Se quiser, to apostando: [email protected]

    Gerson Carneiro

    A questão é que o porte de arma não está proibido, então isso facilita. Tivesse proibido e feito uma campanha maciça para o desarmamento muitas tragédias teriam sido evitadas.

    E tire seu cavalo da chuva porque meu chapéu é inapostável, invendível, e inprestável.

    Emilio Matos

    Gerson, o porte de arma já é muito restrito sim. As pessoas que podem portar arma formam um grupo muito restrito, não é qualquer um. Agora, não é possível fazer uma lei qe proíba porte de arma ilegal, né?

    Marcelo Fraga

    Eu, que tenho registro (não porte) e pratico regularmente um esporte chamado tiro ao alvo e eventualmente alguma competição no clube aqui da cidade, posso te explicar muito bem.

    O posse e o porte de arma de fogo são direitos de qualquer cidadão que ande na lei. Hoje no Brasil é dificílimo (e caro) conseguir a posse de arma de fogo; porte é praticamente impossível.

    Se você pesquisar mais a legislação brasileira verá que a situação é muitíssimo diferente do que é propagado pela imprensa. Pode até ser fácil conseguir uma arma de fogo no meio criminoso. Na legalidade, é muito difícil.

    O desarmamento das armas ILEGAIS eu sou totalmente a favor; o desarmamento que você propõe não.
    Aliás, as ONGs desarmamentistas como a Viva Rio e Sou da Paz reconhecidamente recebem dinheiro do exterior (logo, vindo de gente com interesses adversos nos brasileiros), além de, ao contrário do que você diz, receberem na epoca do referendo extenso apoio da Rede Globo e da revista Veja. Se um ou mais colunistas da Veja não apoia o desarmamento, o problema é deles.

    Diga-se de passagem, também não apoio o Movimento Viva Brasil por aquilo ter virado um clube de simpatizantes demo-tucanos.

Daniela

Isso tem responsabilidade da escola, sociedade, família, não pode condenar o sujeito sem saber o contexto todo em si. O aluno estudou na escola, concerteza teve experiências negativas, quem sabe repetência, dificuldades e por fim a evasão escolar, e se tornou um excluído. e a família dele?A maioria dos professores não têm ética, não tem competência técnica e politíca para ensinar, e como a escola trabalha com seres humanos, "fabrica" esse tipo de pessoas. Eis aí a necessidade de trabalhar o ser humano em todos os aspectos, de fazer que os alunos tenha consciência do outro, trabalhar os valores, a escola precisa ter um atendimento especializado e individualizado com os alunos com dificuldades de aprendizagens e qualquer tipos de problemas mas o que acontece na realidade é a discriminação, e a sociedade paga por essa omissão.

Marcia Costa

Certamente o jovem era uma alma transtornada, sem acesso a serviços públicos de psicologia e psiquiatria porquanto ninguém que tenha equilíbrio teria uma reação tão desproporcional como essa.

    Mariele

    Coitadinho.

FrancoAtirador

.
.
Obrigado, Bush e Pallin,

por haverem disseminado a guerra ao terror pelo mundo!

Obrigado, Serra, Indio, Globo, Folha, Estadão e Veja

por despertarem no Brasil o ódio coletivo!

Obrigado, Bispo de Guarulhos e Pastor Malafaya

por incentivarem o preconceito de classe, de credo e de gênero.

Obrigado, deputado Bolsonaro e pastor Feliciano,

por estimularem a ira contra negros e homossexuais.

Obrigado, aos "grandes órgãos de imprensa"

que colaboraram com os norte-americanos

para difamar a religião islâmica.

Obrigado, a todos esses "brazileiros" e "brazileiras"

que, de uma forma ou de outra, contribuíram

para que fosse implementada a barbárie em nosso país.

Obrigado, muito obrigado!
.
.

    priscila presotto

    Muito bom seu comentário Franco.
    Estados Unidos fazendo escola.

    Gerson Carneiro

    Obrigado FrancoAtirador por acertar na mosca.

    Mário SF Alves

    Obrigado Gerson por acertar na mosca da mosca do Franco Atirador.

    Júlio Arcoverde

    Obrigado PT e esquerdistas em geral, por nao enquandrar o terrorismo no nosso país, CONTRARIANDO A NOSSA CONSTITUIÇÃO (tudo para nao prejudicar o MST)!

    Permitindo assim, que radicais islâmicos se instalassem no Brasil e recrutassem jovens perturbados para ações como essa.

    Isso foi um aviso ao Brasil.

    E agora Policia Federal? O que voces vão fazer com as pilhas de relatórios feitos sobre o enxame de radicais islâmicos existentes no Brasil?

    Cassius

    Pelo amor de Deus, as vezes acho que ignorância não tem limites.

    Aline C Pavia

    Acrescento, obrigado a todos os que votaram a favor das armas no plebiscito nacional.

    Cléber Pires

    Eu votei sim, afinal, esse maníaco não comprou armas legalmente, e sim no mercado negro.

    Se um dos professores tivesse uma arma, comprada legalmente, teria alvejado o maníaco antes dele ter tempo de matar tantas crianças.

    Will

    Certo em quase tudo, Franco. Mas acho que os que mais difamam a religião islâmica são os próprios radicais islâmicos. Exemplo disso é o que está acontecendo no Afeganistão. 12 inocentes mortos por causa de um livro queimado….

Gustavo Pamplona

Primeiramente eu não iria comentar isto… tenho por hábito não comentar ignorâncias da sociedade.

Bom… depois de anos e anos com a mídia (o nosso queridíssimo PIG) mostrando imagens de escolas nos EUA com alunos sendo alvejados por atiradores, eu esperava que mais dia, menos dia isto iria acabar acontecendo no Brasil.

Sabem como é, a maldita influência negativa que os EUA exercem em mentes fracas ao redor do mundo.

Mas eu também penso o seguinte:

"Aleluia!!! Finalmente a civilização chegou ao Brasil!!!" (pessoal, isto é uma ironia…)

Sabem porquê?

1 – Isto indica que agora temos o mesmo nível da civilização americana! (bem… não tão civilizada assim)

2 – O PIG e seus asseclas aparentemente sempre foram doidos que isto acontecesse no Brasil, afinal de contas, eu pergunto: Quando acontece alguma tragédia não são eles que ficam eufóricos?

Fiquei sabendo agora a pouco que um "especialista" (*) na GloboNews estava rindo e fazendo mil suposições a respeito do atirador.

(*) Vocês já sabem como são estes especialistas da Globo.

    Júlio Arcoverde

    Ficou sabendo nada, voce fala mal mas o "PIG" continua ser a sua maior fonte de informação.

    Gustavo Pamplona

    Amigo… Fiquei sabendo por causa que alguém deu um RT no Twitter e falou dquilo, não assisto a GloboNews… Até porque agora estou trabalhando.

Flávio Carneiro

Era só uma quetsão de tempo antes disso acontecer. Com a nova "geração bullying" que vem se formando nos últimos anos no Brasil, era só uma questão de tempo.

Bullying sempre existiu nas escolas brasileiras, mas não no nível em que chegou nos últimos anos. Na última década, o bullying se tornou uma verdadeira epidemia no Brasil, algo totalmente fora de controle. Uma geração que não tem o menor respeito pelo outro, pelo diferente, e para a qual o desrespeito e a agressão são práticas cotidianas. É a "geração Pânico na TV" (programa televisivo voltado à glorificação do bullying).

Com o alastramento do bullying em níveis patológicos nessa geração, era só questão de tempo antes de acontecer aqui o mesmo que acontece nos Estados Unidos. Um barril de pólvora pronto para explodir.

    Pedro

    A tragédia tem dois componentes: o bullyning institucionalizado nos jovens praticado constantemente e o acesso fácil a armas. A previsibilidade do caso se encontra aí, e não no que o JN vai dizer hoje.

    Helio Lima

    Acesso fácil a armas? Onde? No Brasil?

    Acesso a armas é extremamente difícil no Brasil, pelo menos de maneira legal.

    Agora, se é possível comprar facilmente armas contrabandeadas na feira da esquina, de forma ilegal, aí é outra coisa. E não tem "Estatuto do Desarmamento" que impeça o comércio ilegal de armas.

Dario S. Vaz

O governo tem obrigação de divulgar a tal carta para que se possa saber quais discursos radicais e irresponsáveis acabam influenciando a mente de pessoas desequilibradas como esse sujeito.

    Mário SF Alves

    Isso se realmente houver uma carta real!

Mauro Alves da Silva

Não dá para generalizar. Cada caso é um caso. Nesses momentos recomenda-se cautela.

Gerson Carneiro

Só faltava essa! Essa desgraça norte americana chegar aqui. Demorou até.
É o "cinema sem tela que passa na cidade" cantado por Cazuza em Milagres.

Pensei no meu sobrinho de 12 anos que irá à escola agora à tarde.
Que horror! As crianças na sala de aula, do nada surge um desequilibrado atirando em suas cabeças. Que horrror! Para aonde estamos indo?

Alô você que fez coro no lobby liderado pela Rede Globo e revista Veja pelo direito de portar arma de fogo.
Venha se explicar.

    El Cid

    Gersão, esse é o papel da mídia e dos políticos devassos, eles são mantenedores do status quo, eles não vão atacar nunca o problema. Só jogar em cima um cortina de fumaça e até esperar tudo passar.

Júlio Arcoverde

O cara deixou uma carta em que dizia ser islâmico. Estava vestido com indumentária terrorista (coturno, camisas militares verdes etc) .

Passou 8 meses longe da família. Onde ele esteve, com quem? Estava muito bem armado e demonstrou muita destreza (acertou a cabeça de 9 meninas e 1 menino)

Matou desproporcionalmente mais meninas, ao que parece, visava o sexo feminino.

O fato se dá coincidentemente após a Veja divulgar investigações da PF a respeito de células fundamentalistas no Brasil.

O país mudou seu comportamento em relação ao Irã e Às ditaduras em geral.

Será que viramos um alvo?

Espero que seja apenas um maluco.

    ZePovinho

    Nós viramos um alvo,Júlio,não dos islâmicos,mas de quem quer fazê-los de bode expiatório de uma ideologia de choque de civilizações que só serve para roubar os recursos naturais de outros países.
    A Veja divulga,na semana passada,matéria sobre células fundamentalistas em Foz de Iguaçú-uma região bem cima do Aquífero Guarani.O Brasil é pressionado,segundo o WikiLeaks,a permitir o ataque à religiões.É uma coincidência,no mínimo,deveras estranha.
    Será que estamos diante de mais uma covert action,aqui dentro do Brasil????????

    edv

    "O fato se dá coincidentemente após a Veja divulgar investigações da PF a respeito de células fundamentalistas no Brasil".
    Uma coisa é certa… já deu nova capa!…

    Valdeci Elias

    Voce está assistindo, muita Rede Globo. Cuidado pra não perder, a noção da realidade.

    remapa

    E quem garante que atrás destes tais fundamentalistas não se encontra a CIA ou o Mossad?? E de se pensar nessas possibilidades. Os próprios (Cia/Mossad) implantam a idéia aqui para justificarem uma possível intervenção, vigilância, ou qq coisa do gênero, tipo olha o que d''a proteger o Irã…….

    Wilson Feitosa

    PQP!! É sério isso? Você tá falando sério? O cara se dizia muçulmano??

    Se esse cara sofreu lavagem cerebral de grupos terroristas islâmicos para cometer um atentado no Brasil, pode ter certeza que isso É OBRA DA CIA!

    Se começarem a acontecer atentados de "terroristas islâmicos" no Brasil, é obra da CIA, com toda certeza, para jogar a opinião pública brasileira contra o Islã e a favor da "guerra ao terror"!

    Investigação já da ABIN, para desvendar se a CIA esteve por trás de tudo isso!

    Flavio

    O que vc disse está errado: é só ler um trecho da carta :http://g1.globo.com/Tragedia-em-Realengo/noticia/2011/04/leia-trecho-da-carta-do-atirador-que-invadiu-escola-no-rj.html

    E outra o alvo não eram apenas meninas, haja vista o número de meninos baleados, mas que, felizmente, não morreram.

Benjamin Malucelli

Não há o que comentar sobre um ataque bestial à crianças indefesas!

Carlos Rico

As pessoas fazem questão de disfarçar.O sistema faz questão de abafar.Mas,episódios como este de realengo,e Columbine,reforçam a tese da pressão à que esse mundo louco,consumista,escravizante – mental e físicamente – faz com o indivíduo.A falácia da democracia,da liberdade,todas baseadas no império do momento,o american way of life,o "sonho americano" de comer waffles e bacon no café da manhã só pode dar nisso.

Essa patologia psicológica coletiva é a maldade maior que o capitalismo cria na alma humana.O ódio,a depressão,as psicopatias diversas,a intolerância,o individualismo,o consumismo,a svana projetada e defendida nas relações humanas,onde o próximo é sempre um ser menor,portanto,passível de submissão e desconfiança.

Podem dizer o que quiserem.Para mim,se tivéssemos um mundo melhor,que foca em todas as potencialidades para o bem do ser humano,não teríamos situações extremas como essa do Rio de Janeiro.Enquanto insistirmos em sustentar esse modelo de exploração,segregação,ódio racial,sexual e social,fome,miséria,o ser humano eclodirá,à partir de suas experiências no mundo,a vingança,a tragédia,a violência,o mal.

    maria lucia

    Concordo com você, Carlos. Violência social gera violência psicológica, que acaba gerando essas tragédias.

priscila presotto

A loucura que reina nos Estados Unidos esta se propagando…

Deixe seu comentário

Leia também