Enquete sobre aborto de fetos anencéfalos

Tempo de leitura: < 1 min

por Conceição Lemes

Anencefalia é uma das mais graves malformações fetais. A falta de uma das partes do cérebro é a principal característica. Em 75% dos casos, o feto morre antes da fase final da gestação. Nos demais 25%, os bebês nascem mortos ou têm vida vegetativa inferior a 24 horas. Excepcionalmente, ultrapassam 48 horas de vida. Às vezes causa eclâmpsia na gestante, doença que pode ser fatal.

Apesar disso, os fetos anencéfalos não constam da lista das situações excepcionais em que “não se pune o aborto praticado por médico”. Vigora ainda o artigo 128 do Código Penal, de 1940 ( Decreto-Lei 2.848/1940).

Mas, desde 2004, tramita no Senado o projeto de lei 227, do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que altera a legislação, possibilitando ao médico fazer legalmente o aborto em caso de anencefalia. Atualmente, ele está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda parecer do relator, senador Edison Lobão (PMDB-MA).

Até o final deste mês, a Agência Senado realiza uma enquete sobre o projeto. Você pode opinar, clicando AQUI . Participe.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

@Emanuel13PT

Desculpem minha Ignorancia!
Não seria interessante o homem branco aprender com indígena sobre essas condutas? Para mim, o homem branco está engatinhando no que dis respeito a saúde, ainda assim, querem interferir na condução milenar do referido Índio. Por ironia, um indígena saudável, sem pereba, sem nenhuma anomalia, mente serena, mas pelo fato de ser Índio, ainda nos dias de hoje, sofrem, por uma parcela dos brancos, com a discriminação. Já pensou se os fetos com Anencefalia, predominasse livremente nas Tribos Indígenas?

Aracy_

Olá, prezada Conceição e comunidade do Vi o Mundo
Pena mesmo ter encerrado a enquete do Senado. Mas acho válido resumir algumas informações sobre a anencefalia. Enquete da UnB com 1814 obstetras revelou que 83% já atenderam gestantes com fetos anencéfalos; 84,8% dessas gestantes manifestaram desejo de interromper a gravidez, mas somente 37% conseguiram autorização judicial para isso. A pesquisa completa pode ser lida em: http://www.scielosp.org/scielo.php?script=sci_art
Umas das principais causas de anencefalia é a carência de ácido fólico no início da gestação, daí a importância do acompanhamento pré-natal para todas as mulheres, mesmo antes da concepção.
Quanto à bioética do início da vida (se na concepção, na formação do sistema nervoso, etc.), há vários livros e seminários de discussão. Uma dica de leitura é um texto em espanhol no Conselho Federal de Medicina: em http://revistabioetica.cfm.org.br/index.php/revis

ma.rosa

a enquete ja terminou (16/11), os dados sao: 39% a favor do projeto (PLS 227/2004) e 61% contra. numero de votantes: 22.458.

C R TEIXEIRA

Uma pergunta: Quando se inicia a vida

Alexandre

Se deixar religioso hipócrita controlar esse tema, logo logo bater uma punhetinha vai virar crime, pois alí haveria uma vida, bastaria se encontrar com um óvulo…

Gustavo Pamplona

Isto me lembra uma "reporcagem" da Veja de 2007 e que fiz uma pesquisa rápida via Google e consegui achar

[A menina sem estrela[
O drama de Marcela de Jesus, que há quase nove meses resiste a uma cruel anomalia congênita: a ausência de cérebro
http://veja.abril.com.br/150807/p_122.shtml

E antes que vocês comecem a me criticar apenas porque eu falei da Veja, leiam a "reporcagem" primeiro e vejam a ignorância da família.

Eu não posso nem falar que a recém-nascida está "viva".. já que ela não tem cérebro então ela não tem nem consciência disto. É como a própria "reporcagem" diz: É um computador sem processador.

Infelizmente não deu para votar na enqute do Senado, venceu ontem… mas eu teria votado a favor…

Aracy_

Conceição, a enquete já terminou.
Período: 01/11/2010 a 16/11/2010 – Número de votos: 22.458. Resultado: 31% favoráveis ao aborto e 61% contrários.

    Conceição Lemes

    Oi, Aracy, a informação que me foi passada era de que iria até o final de novembro. Pena. Obrigada. beijo

Paula

Sou a favor da descriminalização do ABORTO em qualquer situação. O Estado tem que atender a tod@s.

    Alex

    Pessoalmente, não gostaria (em tese) que uma companheira minha fizesse aborto, mas não acho justo determinar a legislação a partir de valores individuais. Como se diz com propriedade, em primeiro lugar, aborto não é método contraceptivo, é uma violência contra o corpo, portanto, quando uma mulher recorre a ele é, na esmagadora maioria dos casos, por razões muito fortes; segundo, sua proibição e criminalização atinge principalmente mulheres e famílias carentes, mutilando e matando milhares de mulheres todos os anos; terceiro: negar as mulheres o direito de decidir sobre sua saúde reprodutiva é uma aberração, dosada por visões obscurantistas, machistas e arcaicas…logo, a legalização do aborto torna-se uma necessidade dentro de uma sociedade democrática e de um Estado laico

Carl Brutadilewski

Distanásia é uma grande porcaria

luiz

PS: So queria ver se fossem os homens obrigados a carregar fetos condenados na barriga por 9 meses…
No dos outros é refresco…..

    Miguel

    Concordaria contigo se o feto fosse somente uma coisinha em formação. Mas não é. Os relatos espíritos (que William Crookes, por exemplo, comprovou existir: veja aqui, http://pt.wikipedia.org/wiki/William_Crookes#Espi… são unânimes em dizer que o processo reencarnatório, mesmo quando fadado a não vingar, é útil na recuperação daquelas entidades quando profundamente doentes. Em muitos casos, a recuperação de um espírito não pode dispensar uma gravidez inviável como no caso na anincefalia.
    Se tiveres mente aberta o sufienciente, sugiro a leitura de Ícaro Redimido. É bem escrito e tem uma história muito interessante, onde esse assunto figura de modo importante. Sem dizer que duvido da existência e comunicabilidade dos espiritos, do que tenho plena certeza, digo que duvido da veracidade de muitas ditas psicografias; mas reitero que esse livro me é muito verossímil.
    PS.: com pena tua na incredulidade, além de Crookes cito outro importante cientista inglês que teve de se curvar ao fatos e, ateu, reconhecer a existência e comunicabilidade dos espíritos. Alfred Russel Wallace (http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfred_Russel_Wallace) poderia dividir com Darwin a paternidade da teoria da evolução das espécies, se esse não fosse mais esperto, ou ambicioso, não sei.

    Miguel

    Quatro anotações negativa, até agora. Pergunto-me se se deram ao trabalho de ler os links recomendados. Fundamentalismos os há de todos os tipos… A observação anti-aborto que postei não se fundamenta em nenhum dogma religoso, mas em raciocínios e observações em bases bastante rigorosos, não minhas, mas de grandes nomes da ciência. E, como se não bastasse, aqui mesmo no nosso quintal tupiniquim tivemos o mais notório intermediário entre os dois mundos de que se tem conhecimento, Chico Xavier, uma figura excepcional que ainda não foi suficientemente apreciada.
    As idéias novas sempre encontraram barreiras, mas nesses nossos tempos modernos, espero que essas barreiras durem menos, pelo menos num blog tão interessante quanto o teu, Azenha.

    ze luiz

    Me desculpe quanto aos seus credos, mas o estado é laico e deve visar o bem estar d seus cidadaos…. Eu sou ATEU, voce me respeitaria por isso? A unica coisa que prezo é o bem estar social enquanto vivos. Morreremos elá ficaremos. …extintos.

luiz

Totalmente favoravel ao aborto em anencefalicos e TAMBEM em outras doenças geneticas que causam obito em 100% do no periodo peri-natal (1 ano), desde de que bem diagnosticados intra-utero. Os motivos sao obvios
1. Risco de morte para mae
2. Sofrimento inutil em carregar por 9 meses uma gestação sem finalidade, incorrendo em todos os seus importunios
3.Desgaste e consequencias psicologicas devastadoras para a mesma
4.Prejuizo financeiro ao casal e ao Estado para levar a gestação ao termo (incluido afastamento do trabalho)
5.Perda de tempo do casal para tentar uma nova gravidez, que pode ficar inviabilizada (dado que hoje mulheres engravidam mais tarde, perto da linha de segurança -35 a 40 anos- perder 1 a 2 anos com uma gestação a toa pode comprometer os planos para tentar ser mãe.

Fabio

É mais que óbvio que para este caso não podemos nem utilizar a palavra aborto. Isto deveria ser um não-assunto. Esta é uma má-formação incompatível com a vida, infelizmente.

Um bebê anencéfalo é, na prática, um corpo sem vida, e não faz sentido manter a gravidez de um corpo sem vida. É uma crueldade absurda com a gestante.

Silvio

Azenha:
Alem de ser o aborto caso da saúde pública, se deve descriminalizar. A mulher tem que ser dona de seu corpo, tenha a liberdade de poder fazer o. Devemos pensar na quantidade de mulheres, que morrem por ano, por não ter condições financeiras para pagar, uma boa clinica e fazer o aborto. Quem pode, inclusive sai do Brasil, para fazer o fora. Temos também o problema, que as leis tem sido sempre feitas por homens. Uma, eles não engravidam, e segundo em um país machista, não pode a mulher ter liberdade. Parece que agora, vamos a começar a deixar de ser machista, já se deu um grande passo Deixamo-nos levar por idéias retrógradas, da obscurantista Igreja Católica Apostólica Romana. Eles se opõem a tudo que possa libertar de suas garras a os homens. Opõe-se ao estudo das células mãe, nos embriões. Opõe-se a que a ciência, avance em qualquer sentido, onde possa por em perigo seus ensinamentos. E pour se mouve.

FrancoAtirador

.
O Projeto de Lei diz respeito à descriminalização, ou seja, dar à liberdade à mulher grávida e aos familiares decidirem por realizar ou não o aborto, de acordo com suas consciências, sem que a gestante esteja ameaçada de ser processada, condenada e presa, como determina o Código Penal em vigor.

A DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO NÃO É UMA OBRIGAÇÃO DE FAZER, É UMA DESOBRIGAÇÃO DE NÃO FAZER.
.
Portanto sou totalmente a favor da descriminalização do aborto.
.

ana

sou a favor do aborto.

Bernardo Peres

particularmente sou CONTRA o aborto.

mas acho que o estado não pode ter ingerência numa decisão que cabe apenas a mulher – e a seu companheiro. Portanto sou A FAVOR DA DESCRIMINALIZAÇÃO DO ABORTO em qualquer situação.

Jairo_Beraldo

Eu sou a favor do aborto em qualquer circunstancia. É um problema sério de Saúde Pública, não de hipocrisia.

    Klaus

    Até quantos meses de gestação?

    Jairo_Beraldo

    Esse não é o centro da questão…a proposta do debate é outra!

    Gustavo

    No seu caso, poderia ser interrompido hoje mesmo…aushuashaushuas

    dukrai

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Gerson Carneiro

Parece até coisa do Circo dos Horrores: esperar nascer simplesmente para observar o comportamento e cronometrar o tempo de sobrevida. É um mau gosto sem limites. Chega disso.

Fábio Venâncio

Sou a favor do aborto nesse caso de anencéfalos.Por que prolongar o sofrimento de uma mãe por mais tempo se podemos amenizá-lo?

MirabeauBLeal

.
Tarde demais!

Eles já encerraram a enquete.
.

Aguiar Felinto

Sou totalmente a favor. Mas no nosso país, infelizmente muitas pessoas ainda tem incrustadas as raízes do conservadorismo praticado pelas igrejas (principalmente a católica), afinal somos o país mais católico do mundo. Esses pensamentos atrasados vindos lá do Vaticano, são os que impedem o progresso da humanidade. A igreja não quer perder seus fiéis e sua credibilidade, ou seja, não quer perder sua mamata ($$$).

    Fabio

    Ah, o Vaticano é contra?

    Me pergunto se ainda há algum assunto em que eu concorde com o Vaticano… Ou com qualquer outro Estado teocrático…

    Israel, Irã, Vaticano: Três faces da mesma podridão: fundamentalismo cruel de um punhado de tiranos.

FrancoAtirador

.
Seu voto foi computado com sucesso!

Você é a favor ou contra o projeto que oferece incentivos fiscais para empresas que contratarem trabalhadores a partir de 50 anos? (PLS 220/2000)

A favor – 78,92%

Contra – 21,08%
http://www.senado.gov.br/noticias/OpiniaoPublica/

Julio Cesar

Temos que pressionar o STF que está para julgar a ADF n˚ 54, proposta pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Saúde, que pede a antecipação terapêutica de parto em casos de anencéfalos! Tal ação constitucional foi conclusa para o relator em 09/07/2009 e deve entrar na pauta do próximo ano!
Pede que a mulher não seja considerada criminosa e que os profissionais da saúde que realizaram o parto não sejam arrolados em processo penal!

    Silvio

    Julio Cesar:O que temos que pressionar e para que o STF não legisle mais. Legislar e com o Poder Legislativo.Passa que os senhores legisladores quando querem ganhar,em algum projeto ,vão para o STF, e se está transformando não em Judiciário si não em Legislativo.

Deixe seu comentário

Leia também