Enem inclui questão sobre homofobia

Tempo de leitura: 2 min

Na prova do Enem realizada nesse sábado, foi colocada uma questão sobre homofobia. A ABGLT – Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais – elogia a inicitiva.

“É gratificante ver as deliberações da Conferência Nacional de Educação sendo respeitadas, e esforços sendo feitos para contribuir para o cumprimento do Plano Nacional de Promoção da Cidadania e dos Direitos Humanos de LGBT”, diz  o presidente Toni Reis em mensagem encaminhada hoje ao Ministério da Educação (MEC) e ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A AGLBT congrega 237 organizações congêneres e objetiva a defesa e promoção da cidadania desses segmentos da população.

Eis a questão:

“Pecado nefando” era expressão correntemente utilizada pelos inquisidores para a sodomia. Nefandus: o que não pode ser dito. A Assembleia de clérigos reunida em Salvador, em 1707, considerou a sodomia “tão péssimo e horrendo crime”, tão contrário à lei da natureza, que “era indigno de ser nomeado” e, por isso mesmo, nefando.

O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País.

A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro e, muitas vezes, expressa-se sob a forma de comportamentos violentos. Os textos indicam que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas

A)    à baixa representatividade política de grupos organizados que defendem os direitos de cidadania dos homossexuais.

B)     à falência da democracia no país, que torna impeditiva a divulgação de estatísticas relacionadas à violência contra homossexuais.

C)     à Constituição de 1988, que exclui do tecido social os homossexuais, além de impedi-los de exercer seus direitos políticos.

D)    a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância.

Apoie o VIOMUNDO

E)     a uma política eugênica desenvolvida pelo Estado, justificada a partir dos posicionamentos de correntes filosófico-científicas.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

JORGE VIDAL

Ação democrática legitima (a de afirmar que os homossexuais são perseguidos) de pessoas de grande habilidade de Mídia; a qual cito no Blog que vou sugerir no seguimento para conhecimento e avaliação.
Quando digo grande habilidade no saber como tratar Notícias e Informações; isto decorre do fato da maneira ruidosa e coerente como conseguem transformar um fato (lamentável é claro) em um factóide (fato maximizado, ampliado acima da sua real razão de ser) de grande repercussão, como é feito diversas vezes que ocorre algum tipo de agressão a homossexuais; cujos números estão muito aquém das agressões contra a mulher e as mútuas entre torcedores, pelo fato fútil de serem torcedores de Times diferentes… Comento isto aqui como elogio à forma inteligente como os homossexuais trabalham os Meios de Comunicação, reproduzindo aqui e ali elementos de Merchandising para aprovar o PLC 122.
É estranho e difícil para eu entender como os homossexuais e a Mídia que têm dentro da sua comunidade ─ hoje e no decorrer da história ─ pessoas inteligentes semelhantes aos filósofos gregos homossexuais: o grande retórico Lísias e o inteligentíssimo Aristófanes, autor do Mito do Andrógino, ver, obra O Banquete da Platão ─; também artistas, intelectuais, pessoas de várias formações acadêmicas e principalmente as da área das Letras; não atentem para o que chamo de estupidez lingüística, que é o chavão acusativo HOMOFÓBICO (de homo-fobia), sabendo-se que homo (latim, homem), homo (grego; igual, semelhante; que é usado em homofobia) e fobia (grego, φόβος ─ medo com decorrente ação retro-ativa de fugir). Do que se conclui que: ao chamarmos alguém de homofóbico estaremos dizendo exatamente ser aquele que tem o sentimento de medo (fobia) a vítima desse (o criminoso no exato entendimento do termo) que lhe infunde medo.
Não tenho nada absolutamente nada contra os reais direitos dos homossexuais; entretanto tenho tudo contra O PLC 122 OU A DITA LEI HOMOFÓBICA (este é o título do meu Blog), cujo endereço é http://www.verdaderespeitoejustica.blogspot.com , no qual, demonstro ser esta lei, não aquilo que defende os direitos dos homossexuais e sim, um odioso instrumento de Censura; como também está de maneira sintética (sinopse) em outro Blog meu, endereço  http://www.sinteserespeitoejustica.blogspot.com .
P.S.: Apenas para reforçar como lembrete e gerar interesse ou curiosidade com relação ao Blog citado. CLAUSTRO + FOBIA, FOTO + FOBIA e algumas outras fobias têm plena assertiva nas suas construções, pelo fato óbvio de que quem está enclausurado ou diante de uma forte luz, desesperadamente busca fugir. O que aconteceu com as pessoas que têm conhecimento lingüístico? E o bom senso, o que foi feito dele (no não haver cuidado com o que se escreve e veicula), quando se mantêm o absurdo chavão chamado HOMOFOBIA, que é exatamente contra aquilo que se quer defender?.. Obrigado e parabéns pela dignidade democrática de respeitar opiniões.
Atenciosamente JORGE VIDAL

Paulo

Você já acordou hoje?

Leia e ouça Olavo de Carvalho, só para começar a acordar…
http://www.olavodecarvalho.org

van

Demorou pra colocar uma questão como esta numa prova que entre outras coisas, mede a capacidade do estudante ser antenado com seu tempo e ter tido oportunidade de formar sua opinião, o que a maioria tem a maior dificuldade, pensa pela cabeça do outro e daí os preconceitos tão arraigados.
Eu apenas faria uma obs. sobre as respostas. Acho que todas cabem, dependendo da sua argumentação e aí caberia uma redação e não a múltipla escolha.

Mauro Toshiuki

Wave (Tom Jobim)
"Vou te contar
Os olhos já não podem ver
Coisas que só o coração pode entender
Fundamental é mesmo o amor
É impossível ser feliz sozinho
O resto é mar
É tudo que eu nem sei contar
São coisas lindas que eu tenho pra te dar
Vem de mansinho a brisa e me diz
É impossível ser feliz sozinho"
Não sou gay e nem sou simpatizante, mas não vejo como pode se dizer que a homosexualidade seja opção pois se eu pudesse optar entre ser homosexual ou heterosexual eu nunca optaria por ser vítima de preconceito ou até de violência, eu optaria pelo caminho mais fácil que é o de estar junto com a maioria. Eles precisam ser respeitados em seu direito à liberdade sexual. Se aqui já tá pegando fogo, imagina quando esse assunto passar a ser mais debatido entre alunos e professores nas escolas, para mim essa questão só merece aplausos. O importante é o debate pois a partir do debate a sociedade se tornará mais tolerante com as diferenças.

Vinícius Aires

(continuação)
Da mesma forma, eu acho que dizer que houve "um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância" é dizer, entre outras coisas, "no passado não se cria na liberdade sexual, e não crer em liberdade sexual é uma atitude primitiva, ultrapassada e errada".

Se houve mesmo uma "demonização do corpo" na idade média (creio que houve), essa não é, nem de longe, a razão para a religião ser contra a prática homossexual. As razões são outras, e não precisam ser discutidas aqui, porque este não é o espaço para isso. O que tem que ser discutido é que dizer que a oposição à homossexualidade – mas não a homofobia – é um direito dos religiosos, é direito de crença. E não é doentio, supersticioso nem atrasado ter religião.

40% dos brasileiros, por baixo, acreditam no que eu disse. TAlvez, 40% dos alunos que faziam a prova. E por que os formuladores do Exame Nacional do Ensino Médio se acham no direito de meter-lhes tal tapa de pelica? Porque estão agindo como "maioria", já que a nossa vanguarda, as pessoas mais politizadas deste país, tem simpatia ao materialismo e pensam de modo moderno. Professores, mais ainda.

Já fui materialista e moderno, hoje sou religioso; eu era honesto ontem e hoje sou também. Não julgo ninguém com base nisso (positiva ou negativamente). Todos temos o direito de ser o que somos.

Mas vejo nada de corajoso no que o ENEM fez. Assim como criticam os tabus de antes, estão pensando, muito preconceituosamente, que a moral deles é a certa, caso encerrado, e não se fala mais nisso.

E no futuro sua postura será revista como desrespeito à democracia.

Abraço pra todos.

Vinícius Aires

O problema é que há minorias e minorias.

Os negros nos EUA são minorai sendo 30% da população.

Os negros e pardos no Brasil são minoria sendo de 50 a 80% da população.

Dos estudantes da rede pública nem se fala. Mesmo sendo de 80 a 85%, precisam de "ações

afirmativas" para chegarem a 20% nas universidades públicas.

Ou seja: ser "minoria" não é bem uma questão de quantidade. Tem gente aqui que vai saber

definir melhor, mas acredito que o essencial é a falta de acesso ao poder, ou até inimizade

vinda do poder.

Segundo a Conceição, gays e lésbicas somam 10% da população, ou 14% dos homens e 6% das

mulheres, mais ou menos.

Sabemos também que cristãos praticantes, entre católicos e evangélicos, devem somar cerca de

40% da população.

Bem, qual é a polêmica aqui? Acho que no enunciado da pergunta nada. É uma crítica à

violência homófoba. Se há alguém favorável a isso, bem, problema dele, mas se se declarar

favorável corre risco de ser preso, pois tanto agressões de ódio quanto sua exaltação são

proibidas por lei. Inclusive duvido que alguém discorde da lei nesse ponto.

Já quanto à resposta, acho inadequado.
Digamos que, para acertar uma pergunta do ENEM, eu tivesse que marcar como verdadeira uma

resposta que diga que o sacrifício cerimonial de animais é primitivo, anti-higiênico e uma

crueldade. E que isso justifica sua proibição por lei.
Não seria inadequado da parte do ENEM? Porque essa é uma prática do Candomblé. Como um exame

nacional não só sustenta e difunde, de modo raso e acrítico, o velho preconceito contra as

religiões afro-brasileiras, como também estapeia de luva o rosto de qualquer filho de santo

que esteja prestando a prova? Quer dizer, além de ecoar o preconceito, é um insulto mesmo.

Seria crime, se não fosse a oração "de acordo com o texto".

Gerson Carneiro

E essa questão que levou a Justiça Federal do Ceará a acatar liminar do Ministério Público Federal e determinar a imediata suspensão do Enem 2010?

Pelo amor de Deus, hein. Tá virando rotina problemas na aplicação das provas do ENEM. Isso é dar motivos para o Serra falar muito mal do ENEM. Está ficando vergonhoso. Se não tem condição de fazer algo sem problemas, que não faça.

Bonifa

A Ordem dos Advogados Tucanos do Brasil defende a anulação do ENEM.

renan

As questões das provas foram realmente boas. Não houve problemas no local onde fiz a prova.

Mas 90 questões é de mais. Tem que diminuir. Imaginem fazer 45 questões de portugues/literatura + 45 questões de matemática + uma redação em UM dia?!

Olha, na UFMG atigamente faziam prova com 60 questões em 4 horas (eram 2 dias de prova). Eu fui mto bem nesta prova da ufmg e passei na primeira vez que tentei. Estudei minha vida toda em escola pública no interior de Minas.

90 questões, como no ENEM, e questões grandes, com muito textos, acaba atrapalhando na avaliação do conhecimentos dos estudantes. No sentido de que não dá para reter numa questão o tempo suficiente para resolve-la.

ZePovinho

Essa raiva do ENEM,por parte do PIG,amigos,é BUSINESS.Muitos grupos de comunicação,como a Editora Abril,estão entrando no ramo de educação e o ENEM(ao permitir que a universidades públicas não sejam reserva de mercado apenas para o estado onde ficam) atrapalha os negócios.Vejam o que ocorreu com o OBJETIVO.A indústria de cursinhos está indo pro ralo.

    Doinel

    Meu caro, concordo até o seu penúltimo ponto do seu rápido argumento. Não vejo a indústria de cursinhos indo pro ralo, mas sim um fortalecimento de um monopólio que o Objetivo vem buscando e aparentemente conquistando. Falando por SP, estado e cidade onde moro, observo e tenho relativa propriedade pra criticar, temos o Anglo pra confrontar o Obejtivo, mas seu fôlego pode não durar muito mais. O COC já foi pro ralo, se analisarmos bem. Note que o material didático da rede pública da capital é (ou será) todo da Editora Objetivo, distribúido pelo FDE (estadual) em detrimento ao material do FNDE (federal). Recentemente foi veiculada uma notícia falando que SP negou os livros didáticos gratuitos do FNDE, e nada repercutiu como deveria.

    Apliquei a prova em Diadema – SP e notei que na estante dos professores todos os livros didáticos eram do Objetivo e os candidatos à prova recebiam um folheto-propaganda com os cursos da UNIP.

    O que vi ser desenhado ali é um esquema mercadológico bem simples: O aluno é mal amparado pela rede pública, que tem ensino notoriamente ruim, vê-se obrigado a fazer um cursinho pra ingressar numa universidade (necessidade esta maior que suprir a carência da formação intelectual) e escolhe a rede mais abundante, conhecida e "confiável" de cursinhos, o Objetivo, que se propagandeia aos quatro ventos. Se não alcança muito sucesso em diversos vestibulares, tem a oportunidade de escoar para a UNIP (com o perdão do verbo), pois já está encaminhado pelo sistema imposto.

    Nessa brincadeira, o grupo Objetivo lucra na venda de material didático para o estado paulista e as instituições privadas, lucra com o ingresso do aluno da rede pública e privada em seu cursinho e também lucra com a sua própria universidade, que se prolifera feito igreja.

    O cursinho é parte desta 'venda casada' que o grupo objetivo impõe a mais da metade da população paulista e quiçá do Brasil. Se eles não existissem, ficaríamos felicíssimos, pois seria um sinal que o ensino nacional, tanto público quanto privado, estaria funcionando e as pessoas sairiam de lá aptas a realizarem provas complexas, o que não acontece na totalidade nem com a classe média e média-alta, que dizer dos menos amparados, como os que vi em Diadema.

    Pior do que ter cursinhos é ter um monopólio dos meios de educação. Deixamos nossa rede de ensino pública ficar à mercê de questões econômicas e não educacionais. Como nada será feito além de sentar e chorar, que sentemos, choremos e celebremos mais 4 anos do governo que destruiu a educação pública duma forma transgressora.

    Educação é ferramenta ideológica e até por isso deve ser feita por idealistas. Xiitas obcecados e utópicos que radicalizam até seu modus vivendi pra transmitir o saber ao próximo. Não confio em professor que não seja bitolado em informação, debate de ideias, leitura e cultura, e este extremismo, ao meu ver, é o único legítimo.

    Mudanças na estrutura educacional do país são urgentíssimas. Estamos no século XXI e nosso país é composto por uma maioria esmagadora de ignorantes. Não sustentaremos nem criaremos nada benéfico à nação se nos mantermos passíveis com a questão da educação.

    Saudações!

ZePovinho

http://www.vermelho.org.br/noticia.php?id_secao=1

Jovens do DF lançam Revista Descolad@s sobre direitos humanos
O temas de direitos humanos é o foco da revista Descolad@s, produzida por adolescentes de escolas públicas do Distrito Federal que participam do projeto “Onda: adolescente em movimento pelos direitos”. A primeira edição da revista será lançada nesta terça-feira (9) na Câmara dos Deputados, em atividade da Comissão de Direitos Humanos.

Para a deputada Iriny Lopes (PT-ES), presidente da Ccomissão, o lançamento da revista na Câmara contribuirá para estimular o interesse dos parlamentares pelo tema. “É sempre importante manter em evidência o debate sobre os direitos de crianças adolescentes e jovens. A revista estimula isso de forma muito especial, pelo fato de ter sido produzida pelos maiores interessados no assunto”, diz Iriny, acrescentando que a causa “também passa pelo Congresso Nacional e precisa ser abraçada pelos deputados e senadores”.

Segundo a coordenadora do projeto, Márcia Acioli, do Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) ,antes de conceber a revista, os/as alunos/as participaram de oficinas em diversas áreas dos Direitos Humanos como relações de gênero, diversidade sexual, desigualdades de raça, violência e exploração sexual com o objetivo de garantir olhar livre de preconceitos e de linguagem preconceituosa.

Temas como orçamento público, direitos humanos, política nacional e internacional, transporte público e sexualidade são discutidos em reuniões de pauta e os escolhidos se transformam em matérias que compõem a revista.

Márcia Acioli diz aidna que a ideia de fazer a revista nasceu há dois anos quando ela conheceu a Revista Viração, uma publicação concebida e feita por jovens de todo o Brasil. “Percebi então o potencial comunicativo da proposta e entendi que poderíamos contribuir para alastrar nossos debates se os próprios adolescentes escrevessem as matérias e investigassem o orçamento público destinado à realização de seus direitos. Em cada escola observamos que havia temas diferentes que mobilizavam os/as estudantes. Daí foi bastante fácil motivá-los”, afirma.

Ela explica ainda que o objetivo do projeto é assegurar o envolvimento de crianças e adolescentes na discussão sobre direitos e cidadania, observando como se relacionam com o orçamento público. A idéia é fortalecer a capacidade de atuação dos(as) jovens na conquista de seus direitos e no monitoramento das políticas públicas a eles(as) destinados.

Essa é a primeira edição da revista, que pretende ter um exemplar por ano. A publicação será distribuída gratuitamente nas escolas públicas do Distrito Federal e entre os movimentos sociais.

De Brasília
Com agências

Douglas O. Tôrres

Um fora de pauta,veja no blog do Nassif a entrevista do Julian Assange (fundador da Wikileaks),em que ele fala que tem posse de documentos que teriam abalado as eleções no Brasil,e que não divulgou antes por falta de tempo.Mas isso quer dizer ao que paraece que ele irá divulgalos,o que quer dizer que vem mais chumbo grosso para a oposição e principalmente alguns caciques.

Antonio Silva

Os pistoleiros da CBN ( rádio que troca notícia) continuam em campanha contra Lula, Dilma e o PT .
Os jagunços do PIG atiram contra o ENEM, contra a política externa, contra tudo .
E o presidente do PT fica * brincando com o twitter como um adolescente ginasiano .
Coitada da Presidenta Dilma, ter que aturar dirigentes tão displicentes .

Abs.

* Leiam as mensagens do Dutra no twitter e vocês verão quais as preocupações do dirigente do maior partido de esquerda da A.L. e que atua na administração num dos maiores países do mundo ( 8º potencia econômica mundial ) .

Marcelo de Matos

O importante é defender o Enem. A mídia e alguns blogs, como o do Josias de Souza, estão fazendo de tudo para desmoralizar o exame. Se não conseguem vencer a eleição, querem aluir as bases do governo, atacando seus programas e instituições. Até blogs que se apresentam como progressistas, como o Acerto de Contas, entram nessa campanha. É claro que as críticas podem ser construtivas, mas, no ambiente de confronto político em que vivemos, todo cuidado é pouco. Em rio que tem piranha, jacaré nada de costas.

William Aguiar

É impressionante a quantidade de comentários cheios de homofobia feitos nessa matéria. Uma simples questão é capaz de mostrar o quanto as pessoas internalizaram tanto a questão do preconceito contra os LGBT, que chegam a tornar isso uma questão natural. Teve gente aqui que ainda escreveu que a coisa toda (historicamente provada) carecia de comprovação e que a Igreja "poderia ter feito isso". Realmente, esse país precisa de leis com caráter punitivo bem mais severas para crimes de ódio praticado contra homossexuais.
A questão apresentada sobre homofobia traz como opções de respostas outras questões igualmente verdadeiras e necessárias. Eu acredito que a resposta correta seja a que diz que as condenações públicas, perseguições e assassinatos de homossexuais no país estão associadas "a um passado histórico marcado pela demonização do corpo e por formas recorrentes de tabus e intolerância." No entanto, as outras opções são tão possíveis que pode ter havido um número enorme de pessoas que erraram em função disso.
Agora, o que me deixou realmente chocado foi ler os comentários e ver que tem gente que é capaz de escrever que "ninguém deveria ser alvo de condenação por ter uma opinião preconceituosa, desde que os alvos do preconceito não sejam prejudicados." Quer dizer, a figura é preconceituosa e acha isso uma coisa totalmente aceitável? Nao vai ser condenado por conta disso? Os pastores evangélicos e católicos continuarão a fazer pregações dizendo que homossexualidade é dença e está tudo bem? Sinceramente, o que esse país precisa é de uma revolução na educação de uma maneira geral. Enquanto houver pessoas tentando minimizar atos de violência, os assassinatos de homossexuais continuarão a existir. Que horror.

    Wildner Arcanjo

    Não se deve condenar o preconceito. Todos nós somos preconceituosos por natureza e isto é inerente da condição humana. O que não se pode, em hipótese alguma, é colocar o preconceito na mesma vala da discriminação, da intolerância (em último caso). Discriminar é prejudicar o seu semelhante, baseado no pré-julgamento que você fez dele e isto, em uma sociedade de cultura avançada (se assim é a humanidade), é inconcebível.

    Desculpe-me se sou preconceituoso mas, como humano que sou, é a minha condição.

Melchior

F) sem exclusão do afirmado na opção D, à maior exposição, especialmente dos travestis e transexuais, a ambientes noturnos ligados à prostituição e ao consumo de álcool e entorpecentes.

Odonir Oliveira

Sr. Fernando Haddad e Inep, por favor, sejam esclarecedores, ocupem o espaço reservado aos senhores no rádio e na TV e explicitem o que ocorre e o que ocorreu, por favor.
Caso contrário, o senhor José Serra terá razão ao afirmar que o Enem não é bom, que acabaria com esse tipo de Enem, que falta competência a quem o elabora e mais e mais. E a credibilidade de um EXAME, assim maiúsculo como esse e suas razões, pela SEGUNDA VEZ, podem "ir para o ralo." Quase que literalmente.
POR FAVOR, senhores

    Atenir

    Tem razão Odonir, esse pessoal do ministerio da educação e do inep estão pisando na bola. Estão arrumando munição para a oposição usar contra o governo. É impressionante como o governo faz lambança. Já estão ha anos fazendo esse exame, mas a cada vez que fazem cometem os erros mais infantis. Parecem que são aloprados.

Odonir Oliveira

Além disso, há o terrível, terrível mesmo, local de realização dos exames- não se pode pretender um exame democrático, se não se torna este, minimamente viável do ponto de vista do acesso. São dois dias de exame e distâncias enormes entre a residência e o local da prova- parece que em todos os Estados isso já havia acontecido e continua acontecendo da mesma maneira.

Odonir Oliveira

(continuação) Já desde o ano anterior, ouviam-se muitas queixas sobre a postura dos fiscais nas salas de exame, uns até lendo e ridicularizando redações que alunos haviam feito. Agora, sabe-se de uso de celulares, relógios, lápis etc. contrariando as regras antes estabelecidas e prejudicando aqueles que as seguiram.

Odonir Oliveira

(continuação) Mas, não se admite, principalmente porque em seu segundo ano de democratização, que se encontrem os ERROS que se viu nessa edição. Palavras escritas com minúsculas em vez de maiúsculas, sem acento. alternativas pouco ou nada claras, questões de resolução muito óbvia (o que desrespeita a todos os alunos e de qualquer procedência: particular ou pública), folha de gabarito em ordem invertida de áreas avaliadas, entre outros.
Causa-me tristeza observar ERROS tão grosseiros, não que FUVEST, UNICAMP e outros não apresentem os seus também, entretanto como "telhado de vidro" que o Enem vem se tornando, com tantos senões e óbices de todos os lados, não poderia JAMAIS "se dar ao luxo" de deixar que tudo isso viesse a ocorrer.

    Daniel

    Inclusive questões formuladas literalmente através da WIKIPEDIA. Procure a prova do primeiro dia onde consta a questão da Cárie Dentária. Tudinho recorte e cole da wikipedia. Fora a questão do impressionismo no segundo dia … que também tem cheiro de WIKIPEDIA

    Eugênia

    Daniel, apenas um comentário:
    em muitos casos, o conteúdo do Wikipédia é que foi tirado de algum site.
    Ou seja, a questão pode ter sido formulada a partir de uma outra referência, também copiada no Wikipédia.

Odonir Oliveira

(continuação)
Cumpre salientar que há outra parcela de pais que vêm "cobrando" das escolas particulares que seus filhos apresentem bom desempenho no Enem- o que provoca revisão de conteúdos , antes "acadêmicos demais", para uma nova forma de planejar e acompanhar o que ensinam. Sabe-se que as universidades há muito, muito tempo mesmo, vêm se queixando da formação dos alunos que ali chegam. Importante seria que os pais das escolas públicas, conscientizados e politizados suficientemente, também o fizessem, exigindo essa mesma revisão de contédos , tendo em vista os impostos que pagam.

Odonir Oliveira

Gostaria de expor meus protestos contra a forma de apresentação das questões e da folha de gabarito do Enem 2010.
Antes de mais nada, sou totalmente favorável ao tipo de prova que se realiza nesse sistema de avaliação, priorizando proficiência de leitura, contextualização social/ nacional, a integração de conteúdos e, acima de tudo, ensinando também. As reclamações que vejo expostas por pais, professores de cursinho e outros são feitas por desconhecerem o que se exige hoje de um aluno que vai cursar uma boa universidade ou por má- fé, resultantes de interesses outros: como o político, o econômico etc.

Luiz Augusto Barroso

Para mim a melhor questão ( por acaso, sou gay ) foi a sobre quanto o Império Ianque gasta com guerras. Mas o ENEM desse ano foi uma esculhambação. Eu ia começar a marcar. Mas como fiquei em dúvida com a primeira questão, parei. Esperamos duas horas ( em Niterói, na Estácio ). Aí veio a ordem para desconsiderarmos o que estava no alto da folha de respostas. Mas isso foi um erra craÇÇÇo. Hodiozo.

    Daniel

    Amigo, observe as questões da Carie dentária e a questão do Impressionismo (segundo dia)… Wikipedia rules! heehhe

@sergiobio

Eu acertei essa questão.

Wildner Arcanjo

Todos têm direito de não querer ou querer alguma coisa. Aos que são homossexuais, ou que simpatizam, ou que respeitam, que seja dado este direito. Aos que não são, não simpatizam, que respeitem! Mas não simpatizar é um direito deles também. O que não pode é levar isso para o lado pessoal, para o lado da agressão, usar isto como pretexto para diferenciar e, por consequência, excluir .
Temos o direito de gostar ou não gostar de algo, mas fica só nisso, nada mais. Ou seja, não podemos impor a vontade, nem daqueles que são "tortos" ou daqueles que são "direitos" (indiferente de quem são os tortos e direitos).

    CC.Brega.mim

    pois eu simpatizo com quem simpatiza
    claro
    em tudo
    intolerância não tá com nada
    mesmo quando muda de nome…

    Thais

    "O que não pode é (…) usar isto como pretexto para diferenciar e, por consequência, excluir"

    Ora, mas é exatamente isso que a sua "não simpatia" faz!

Hudson Lacerda

Estudo comprova: homofóbicos podem ser gays http://bulevoador.haaan.com/2010/10/30/estudo-com

El Cid

eis o link para download do documentário da BBC: "Racismo, a História"… – http://www.megaupload.com/?d=OBOGX275

recomendo, um ótimo material !!

carlos antonio lopes

Que viagem!!! Rapaz, já para o divã!!!Quanto aos paulistas ou não paulistas, o assassinato por conta do que quer que seja não é justificável.Tampouco é justificável qualquer tipo de preconceito.

Cleidoca

Se todo mal do mundo fosse a preferência sexual de cada um, o mundo seria maravilhoso. Cada qual que use seu corpo como bem lhe convir. Mal é a fome, a miséria, a degradação ambiental, a matança e sofrimento de pessoas e de animais, etc.
Amar e ser amado, seja lá por quem for, é tudo de bom.

INtolerância zero!

Emespiri

Primeiro texto: A coisa toda já começa mal: demonização da religião, assunto preferido por alguns nesses dias de eleição. Não foi só em Salvador e nem no Brasil que a homossexualidade era considera crime por ser considerada pecado. O mundo vivia uma outra época, com um estado fortemente influenciado pela igreja. Igreja essa que cometeu outros erros muito mais graves do que nomear a sodomia de « pecados nefando ». Não sei se vale a pena questionar a veracidade da informação pois é o tipo de asneira que o catolicismo poderia ter feito (e eu disse poderia…), mas devo criticar a fonte da informação: num exame cientifico citar a origem de um texto é um requisito fundamental, senão todo mundo pode dizer o que quiser e está tudo bem… e do jeito que está a frase acima parece até que saiu de um romance.

Segundo texto: Incrível que, num país onde só 1 a cada 100 homicídios são punidos, os que foram cometidos por « motivações homofóbicas » foram todos elucidados. Alguém já se perguntou como é que se faz para estabelecer que um assassinato foi por « motivações homofóbicas » ? O texto em si é cheio de falácias dialéticas difíceis de engolir quando se pensa sobre o assunto, por exemplo:
…O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009 = Quando se começou a contar os homossexuais mortos pela razão que seja ? Nunca pensei que no IML o pessoal fizesse uma pré-classificação pela orientação sexual de quem morreu.
…De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais…. Quem é que faz esse relatório ?
… nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País. = Como é que se chega a uma conclusão dessas ? A policia encerra as investigações com esse tipo de conclusão :« crime por motivação homofóbica »?
Eu acho que o pessoal que fica dizendo « os homossexuais são vitimas da violência porque vivem na marginalidade » como fez o grandíssimo Olavo de Carvalho, não ajudam em nada na questão. É o tipo de comentário que lida com os pré-conceitos.
Eu não estou questionando a morte de homossexuais, ou a existencia da homofobia: eu estou questionando é a má fé de quem pôs esse texto falacioso no contexto do ENEM.

E a grande pergunta ? Começa por uma definição muito tendenciosa, com um « muitas vezes » escrito no meio da sentença entre duas virgulas.

A frase seria mais neutra (e séria ) o suficiente se fosse escrita assim: A homofobia é a rejeição e menosprezo à orientação sexual do outro. E ainda assim ela seria falsa, pois uma fobia é um medo irracional em relação à algo: não gostar de espaços apertados não te faz um claustrofobo, ter medo de altura não significa que você sofre de acrofobia, ter medo de voar não significa que você é um aerodromofobo, e não achar a homossexualidade a oitava maravilha do mundo não te transforma automaticamente em homofobo (que daqui à pouco vai virar homofóbico, só pra ressaltar a diferença – ou a ignorância).

A segunda parte da pergunta é a mais pretensiosa: ela faz uma simplificação de algo que é socialmente muito mais complicado, ao mesmo tempo que força o candidato a escolher a alternativa que está mais em voga na mídia: o debate entre grupos de ideologia homossexual e grupos religiosos extremistas (e médiaticos). E ele faz isso colocando na mesma frase as palavras « condenações », « perseguições » e « assassinatos », precedidos de uma afirmação: Os textos INDICAM…
O que está sendo indicado aqui é a forma de se pensar, excluindo assim toda possibilidade de opinião ou de discordância. A frase seria bem melhor se fosse algo como: « Os textos SUGEREM que.. », mas aí a sugestão da pergunta ficaria explicita e com certeza incomodaria alguém que já tem mais do que o 2° grau…

    CC.Brega.mim

    sabe amigo, tem uma pessoa da minha família, um homossexual que vivia sozinho
    que foi barbaramente assassinado, com detalhes cruéis, na sua própria casa.
    sim é provavelmente um crime homofóbico
    destruiu uma família unida e doce e acabou com uma vida querida…
    você é bom de análise…
    mas menos bom de sentimento…

    Emespiri

    O problema é vc que me analisou sem me conhecer…

    Quer dizer que só porque eu critiquei a pergunta significa que eu não conheça nenhum homossexual ? Ou que os homossexuais que eu conheço são todos maus ? Ou que eu sou homofobo ?

    Eu não falei nada sobre a homossexualidade, nem sobre os homossexuais, nem que o que foi dito não merece de ser discutido.

    O problema é a forma como isso tudo é empacotado e enfiado goela abaixo nas pessoas: A pergunta é tendenciosa, o texto é parcial e as opções de resposta não incluem uma opinião divergente. Daí é só aparecer alguém, dizer que não está de acordo em ser claramente manipulado através de um texto tendencioso e pronto ! Mais um crime de homofobia, ou mais um que aceita o assassinato de homossexuais, etc…
    Pior ainda, vem vc, com uma historia muito triste, contando uma grande injustiça, em como isso destruiu uma bela família… tudo essa historia de partir o coração (que alias no jornal ta cheio) e vc me larga a seguinte frase: "Sim é PROVAVELMENTE um crime homofóbico".
    E depois vc não acha certo questionar os "números" apresentados… Homofobia (quando vem a ser) é realmente muito triste (ainda mais pra quem sofre). Querer fazer todo mundo de bandido só porque discorda do discurso das pseudo-organisações homossexuais, aí já é uma outra história…

    CC.Brega.mim

    pior emespiri que eu acho certo sim questionar
    mas acho que você tá combatendo o inimigo errado no lugar errado
    leva a mal não, eu sou meio "enfática" só
    mas eu acho que destruir a questão aqui é destruir a relevância da novidade
    e depois se a gente for olhar as provas questão por questão
    vai encontrar tudo isso que você falou em quase todas
    então sua crítica é quase uma defesa da prova de múltipla escolha, do exame padronizado
    porque quer limpar e justificar um troço que já nasceu meio torto
    difícil defender o exame, e o fato de que ele conduza o aluno
    é uma forma de transformar justamente a questão
    ela não mede conhecimento, ela que educar, inovar.
    bom, sua crítica procede.
    mas a falta de sensibilidade, me desculpa, transborda do seu discurso
    não disse que você não conhece ninguém ou numseiquelá mas
    falta simpatia à causa, não?
    quando você diz que não tem como saber se os crimes são assim motivados…
    desculpa, mas é quase dizer que não são motivados por preconceito!

    quanto ao meu sentimentalismo, aceito com humildade sua reprovação
    serei sempre criticada, já que meu nome é amor…

    Roberto Locatelli

    1) Não existe "ideologia" homossexual. Assim como não existe "ideologia" heterossexual, ou bissexual. Cada ser humano, cada animal, nasce com uma orientação sexual própria.

    2) os assassinatos classificados como homofóbicos são aqueles que foram cometidos porque o assassino achou que um(a) homossexual não merece viver.

    3) a homofobia tem que ser combatida. A sociedade precisa combater a discriminação, seja por cor de pele, gênero, orientação sexual, local de nascimento, etc.

    Emespiri

    1) Você não sabe o que significa a palavra "ideologia". Como vc tem bastante tempo pra ficar fuçando na internet e dando pitacos, dê uma olhada na wikipédia, pois pode te ajudar a abrir um pouco mais os horizontes.

    2) A frase foi copiada tal qual de algum dos inúmeros sites que sustentam essa ideologia (já sabe o que essa palavra quer dizer ?), e não acrescenta nada no debate: quem é que estipula que foi um crime por motivações homofóbicas ? Como é que a policia chega à uma conclusão dessas ? Ou é só quem está interessado em que essas mortes sejam usadas pra fazer um número horrível (o que vem a ser uma instrumentalização desses mortos) ?

    3) A frase é muito bonita e está em voga, o problema é que a ideologia que a utiliza (puxa, vc não foi lá ver ainda ?) não está interessada em combater a homofobia, mas sim em CLASSIFICAR e CONDENAR os "homofóbicos", e como eles estão fazendo uma utilização errada ( mas muito errada mesmo) da palavra, cabe muita gente no pseudónimo de "homofóbico".
    As vezes até quem parou pra criticar um texto muito mal intencionado…

    William Aguiar

    1) Usar a Wikipédia como referência para alguma coisa já é ruim. Ficar insistindo nisso é pior ainda. Pareceu-me que quem não entende o que é ideologia e, principalmente, de homofobia é você.

    2) Argumentos inteligentes são aqueles que não se limitam a criticar o entendimento dos outros (tão simples quantos forem), mas os que mostram o motivo da crítica.

    3) Homofóbicos são os que têm ódio ou ojeriza a pessoas que amam outras do mesmo sexo. São classificados como homofóbicos todos aqueles que agem desta maneira com relação aos homossexuais.

    4) O pior tipo de homofóbico é aquele que acha que a homofobia não existe. O menos pior (mas tão nocivo quanto) é que tenta minimizar os conceitos.

    Emespiri

    Puxa, quer dizer que eu sou um homofóbico menos pior (mas tão nocivo quanto) ? Só porque eu não estou de acordo com a banalização do debate, nem com a generalização do uso da classificação de "homofóbico" (como você acabou de fazer comigo …) contra todo mundo que acha que o debate está indo na direção errada.

    Eu adorei o seu racismo com a frase "o pior homofóbico é…" dá pra usar ela quase com todo mundo. E se você ler bem o meu primeiro texto, vai ver que eu não defendo a homofobia, nem condeno ninguém além dessas pessoas que querem jogar numa mesma definição (homofóbico) todo mundo que diz alguma coisa contra esse processo todo.

    Você e o seu comentario são a prova disso… O menos pior é que tenta minimizar conceitos… E quem tenta esclarecer bem o conceito ? Cuidado com esse seu pré-conceito. E aproveita e vai você também verificar (onde você quiser, pois parece que a Wikipedia só serve pra você quando é pra fazer os trabalhos da escola) o que é uma ideologia.

    Que aliás, eu combato ativamente… ideologia: racismo, nazismo, capitalismo, socialismo… mas também o homossexualismo e o mais novo filho dessa palhaçada: o HOMOFOBISMO !

    E você, está em que parte da discussão ?

CC.Brega.mim

essa história é séria.
nos livros didáticos também rola
tem que ter os temas de sexualidade e de cultura africana
e se não é o governo forçar
nossas crianças continuam a aprender nas cartilhas eurocêntricas
no caso da educação nossas leis e diretrizes governamentais
são mais avançadas do que a prática…

Jose Afonso

Excelente a questão do ENEM , boa para um debate.
Eu espero que um dia nos consigamos construir uma sociedade onde os indivíduos possam desvincular a sua sexualidade dos padrões sociais estabelecidos pelas diferenças de gênero.
A questão pode ser de atração, pode ser de desejo, porém considero que acima de qualquer preconceito é uma relação de afeto desvinculado do fato de ser homem ou mulher. É assim que eu penso.

    Thais

    Olá, José Afonso,
    Simpatizei-me com sua colocação, e quero dizer que espero algum dia viver numa sociedade em que as diferenças de gênero – que na verdade sempre se transformam em desigualdades de gênero – não sejam tão milimetricamente impostas aos indivíduos, e por eles assimiladas; quer dizer, que os padrões sociais relativos a gênero se multipliquem de tal modo que, mais do que deixar de existir apenas dois extremos opostos, a classificação por gênero signifique uma infinidade de pontos numa rede (não mais existindo enquanto padrão…), com opções suficientes para não constranger a sexualidade, nem a personalidade, nem a individualidade, nem a singularidade de cada ser humano.

Mauro Toshiuki

Comentário infeliz senhor Mauro A. Silva. Todos os homofóbicos são paulistas? Em sua opinião nascer em São Paulo é um "Pecado Nefando"? Bairrismo não ajuda a resolver um problema sério no Brasil inteiro, ou o senhor tem referências para poder afirmar que os paulistas são todos homofóbicos ou a homofobia é um problema apenas paulista? Tinha que aparecer alguém que pega um caso que tenha acontecido e apela para o bairrismo imputando a toda uma população o erro de algumas pessoas. Se assim o fosse depois do acontecido na candelária iríamos nos achar no direito de ofender toda uma população pelo erro de algumas pessoas ignorantes? Não meu caro se o erro aconteceu , precisa ser investigado e punido e não pode ser ignorado, mas ninguém tem o direito de acusar toda uma população ou uma parte genérica dela pelo ocorrido, se o erro existiu deve-se dar nome aos bois e acusar as pessoas específicamente envolvidas e não uma parte genérica dos alunos das escolas paulistas pois isso também é preconceito e envolveria inclusive as vítimas do ocorrido e que também estudam nas mesmas escolas. O assunto ter sido objeto de questão no ENEM tem uma importância maior do que a prova em sí, ele vai promover um maior debate nas escolas pois é um indicativo do MEC de que será necessário conhecimentos nas áreas referentes a preconceito e racismo e isso obtigará as escolas a educar mais os alunos nessas questões. A escola que deixar essa questão de lado estará deixando de preparar o aluno para questões mais aprofundadas que provavelmente virão nos próximos exames.

Daniel Nascimento

A tentativa de desmerecer o ENEM ao invés de apontar os erros de forma construtiva é um crime que a velha-mídia faz! Tudo para que o pobre não acesse a universidade!

Paulo

Azenha,

O homosexualismo é uma manifestação emocional.

Por alguma razão ainda desconhecida algumas pessoas só se sentem motivadas sexualmente por pessoas do mesmo sexo.

Acontece que toda manifestação emocional que leva ao homem a uma atitude emocional não convencional é considerada satanismo.

O fato é que a igreja tem diversos relatos de pessoas que abandonaram a prática homosexual devido a exorcismos, ou seja, seções de libertação espiritual, e isso reforça a convicção da igreja.

    Conceição Lemes

    Paulo, vc está equivocado.

    Primeiro, é homossexualidade e não homossexualismo, já que não se trata de uma doença.

    Segundo, independentemente da cultura, quase 10% da população é homossexual, sendo 7% homens e 3% mulheres. Menos de 1% é bissexual. Os 90% restantes são heterossexuais. Isso ocorre em todo o mundo, inclusive no Brasil.

    Terceiro, ninguém se torna homo, bi ou heterossexual por opção ou escolha. O que nos conduz para esta ou aquela orientação sexual é um conjunto de fatores biopsicossocioculturais.

    Hoje os especialistas acreditam que o indivíduo nasce com uma carga genética sobre a qual se assentam fatores educacionais, sociais e emocionais, que o vão moldando para a heterossexualidade, a homossexualidade ou a bissexualidade. Muitos estudos demonstram que alguns fatores que vão determinar a orientação sexual estão presentes muito cedo na vida, talvez até já ao nascimento.

    E mais. Teoricamente, o que define a orientação sexual de todos nós não é a nossa prática, mas a nossa atração. Ou seja, fazer sexo com alguém do mesmo sexo ou do sexo oposto não é, por si só, determinante de homo ou de heterossexualidade. Por outro lado, sentir-se atraído por pessoa(s) do mesmo sexo ou do sexo oposto é indicativo de orientação homo ou heterossexual, respectivamente.

    Quarto, orientação sexual não se inverte. As tentativas para “corrigir” a homossexualidade, “tratando-a” por meio de psicoterapia, técnicas comportamentais e de convencimento, resultaram em depressões profundas, surtos psicóticos gravíssimos e até suicídios.

    Paulo

    Conceicção Lemes,

    Desconheço seus dados que afirmam alterações negativas entra os ex-homosexuais, mas existem relatos de plena normalidade na vida pós-tratamento espiritual que abundam a internet.

    Quanto ao conjunto de neologismos que são utilizados para tratar a questão homosexual e seus questionadores, nada mais são que tentativas de suavizar uma ideologia que por ser sistematicamente estigmatizada usa o recurso do neoligismo como forma de atenuar esses estigmas.

    Conceição Lemes

    Paulo, por favor, esclareça as duas primeiras linhas. Não entendi. Quem me forneceu as informações que coloquei no comentário foi a psiquiatra e especialista em medicina sexual Carmita Abdo, professora da Faculdade de Medicina da USP e coordenadora do Prosex do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP.

    Leonardo Ribeiro

    E o que ela teria a dizer sobre isso: http://www.jb.com.br/ciencia-e-tecnologia/noticia…?

    E a parte "psico" do neologismo não mantém qualquer relação com a volução, com escolhas, com opções que o indivíduo adota? Somos reféns da nossa biologia, da sociedade e da cultura somente?

    Feliz cada novo dia…

    victor

    paulo

    existe um estudo
    o desenvolvido na universidade da california que bi sexual é o cara que da duas vezes.

    FatimaBahia

    Show de resposta e de esclarecimento,Conceição!Nada maisprecisa ser dito.

    Daniel Quireza

    Concordo plenamente com o texto. Só acho que se a pessoa tiver a opinião de que o homosexualistmo não é uma coisa normal, ela tem todo o direito de ter, desde que respeito as pessoas.

    pixa

    eu acho que é você que precisa de um exorcismo,que idéia é essa mano

    marcelo

    as razoes pelas quais uma pessoa tem atracao sexual por alguem do mesmo sexo, sao as mesmas razoes pela qual alguem sente atracao pelo sexo oposto: sexo, tesao, paixao, e, por mais estranho que isso possa lhe parecer, amor.

    quanto ao exorcismo… bem ai' eu prefiro nao responder, pois este e' um argumento um tanto quanto imbecil..

    Roberto Locatelli

    Alguns pastores evangélicos (não todos) mentem ao dizer que a homossexualidade é um pecado, "pois é uma coisa inventada pelo homem". Mentira. Existe homossexualidade entre os animais. Portanto, não é pecado, não é distúrbio. É como a Natureza (ou Deus, se preferir) fez as criaturas. Saiba mais em
    http://www.jornal2pontos.com.br/comportamento/19-

    Eduardo

    você está doente, Paulo?

    henrique sheidder

    Isso só será verdade se um dia acontecer com vc…. Comigo e com milhares de pessoas só foi falácia…falsidade..que as igrejas tendem a confirmar……Acho que a verdade está acima de tudo……ainda bem que milhares de pessoas já se abriram pra ela.

    Roberto SP

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

    É inadmissível que um homem adulto em pleno ano 2010 – século 21 – escreva isso a sério.

    "Satanismo"

    Ah , camarada, faça um favor a vc mesmo: vá estudar e se tornar uma pessoa minimamente esclarecida antes de passar vergonha em público escrevendo tais sandices.

    Vc faz um papel ridículo escrevendo uma coisa dessas.

    Sinceramente eu tenho pena de gente do seu tipo.

    Não é a toa que essas seitas evangélicas se multiplicam como boteco nos dias de hoje.

    Tem uma em cada esquina.

    Qualquer charlatão que mal sabe ler e escrever põe uma bíblia debaixo do sovaco e sai dizendo essas barbaridades por ai, infelizmente as pessoas mais humildes e de baixa cultura caem como patos nessa lábia de camelô.

Gabriel

O ENEM é uma prova de esquerda. Fato.

    El Cid

    … sua opinião é de um troll. Fato.

    altamir

    Isto significa então que a direita é homófoba? Vão assumir isto com todas as letras?

    Scan

    E de um troll de direita. Fato.

Gustavo Pamplona

Não quero comentar sobre isto… mas quero chamar a atenção dos leitores do "Vi o Mundo".

Eu fiquei acompanhando as notícias sobre o ENEM nesta semana, especialmente ontem quando falaram dos erros em algumas provas, no caso o cabeçalho que estava invertido na folha de respostas além de erros como perguntas repetidas, etc.

Aí fica a pergunta:

Quem mandou deixar a gráfica Plural afiliada do grupo golpista Folha imprimir as provas?

Bom… sabendo o que aconteceu no ano passado mas o fato é que fiquei sabendo que a justiça tinha autorizado a gráfica a continuar imprimindo as provas, se bem que eu posso estar errado a respeito disto.

Mas também não sei se as provas são imprensas somente na gráfica até porque eu veria um problema de logística nisto… imprimir em somente um lugar para distribuir para o país inteiro sabendo que teria muito menos custo se mandassem os arquivos via Internet e cada região do país as imprimissem.

A outra coisa que me chama a atenção é o seguinte:

É ver estudantes reclamando do ENEM, alguns até mesmo criticando o governo e outros até mesmo o boicotando na Internet através das redes sociais

O mais interessante é que se estivéssemos num governo tucano o ENEM nem mesmo existiria, basta ver os números da educação paulista por exemplo.

    Gustavo Pamplona

    Opa… foi mal… Agora fiquei sabendo que uma outra gráfica chamada "RR Donnelley" tinha imprimido as provas.

    É, eu tenho que parar de confiar no PIG já que quando eles perdem "alguma" ou eles omitem ou distorcem.

Oto Maia

EU FIZ ESSA PROVA HOJE E MARQUEI "D" eu vou passaaaaaaaaaaaaaarrrrrrr!

    Luísa Silva

    Boa sorte!
    rs

trombeta

O PIG trabalha contra o ENEM, se alguém achar alguma matéria positiva ganha um doce.

Baixada Carioca

Ainda bem que o ENEM está sendo realizado agora depois das eleições senão iriam dizer que foi elaborado para beneficiar Dilma Rousseff e promover o governo Lula.

Sabem como é né? Essa elite acha que todo assunto que leva à conscientização é para promover o governo Lula. Eles queriam o velho e alienante "Ivo viu a uva".

    fabio sp

    Quem está dizendo ainda bem é o governo, porque tá uma porcaria. só fazem bobagens.

    Wanda

    Olá Baixada (adorei seu apelido!),
    a elite está certíssima: quem promove o governo Lula é consciente. Por isso Dilma está eleita: por uma País consciente de sua grandeza!

    Viva nós!

    Abraços,
    Wanda

fabio sp

E aí vem o Papa e consagra o casamento entre homem e mulher… Nada mais retrógado.

    Morvan

    Tal qual o próprio. O Papa ainda emite as opiniões dele, mas, a cada dia estas se tornam mais e mais irrelevantes. E agora que ele perdeu as eleições no Brasil…

    Morvan, Usuário Linux #433640

Rogério Tomaz Jr.

Pessoal, vale registrar que a ABGLT possui status consultivo junto à ONU, sendo a primeira organização dessa área (direitos LGBT) a obter essa condição no mundo.

Rafael, BHte

Eleições ainda pertinente. Já q Serra não se elegeu e não pode fazê-lo talvez Dilma devesse botar Aécio Neves de ministro da saúde só para eleitores do Serra para q ele possa deixar a saúde dos eleitores do seu partido como deixou a dos hospitais estaduais para o Tio Anastásia, na 'fartura', farta isso,farta aquilo, farta aquilo outro e com salario 'atrasando' mais q menstruação de mulher gravida.. Se bem q o Tio Anastásia merece, ele não é o pai do choque de INDIgestão tão elogiado por alguns economistas por alguns jornalistas (até tu NassifUS?!) e incensado pelos eleitores q acreditam piamente em propaganda oficial, deveriam ir todos agora para esses hospitais. Aliás um acidentado no trânsito (seja uma Brasília ou um BMW) é levado pelo SAMU ou para um municipal (deu sorte!) ou para o estadual (iiiih se danou!)

victor

Era um bom homem. trabalhador rural, educado, alem de trabalhar o dia na roça, ele fazia trabalhos manuais para mellhorar seu orçamento. era um homem solitario, era um bom ser humano. Sua vida foi abreviada por um ataque homofobico de um ser embriagado que extravasou sua homofobia matando esse pobre homem bom. A comunidade calou-se (Era so um viado a menos)
O mais triste, o assassino voltou a frequentar a mesma comunidade. A JUSTIÇA ORA A JUSTIÇA!!!

ma.rosa

o assunto e serio e precisa ser debatido sim, se houvessem estatisticas oficiais, ou pelo menos se elas pudessem vir a publico estas mortes seriam ainda em numeros maiores. o respeito, a fraternidade, a tolerancia, o amor ao proximo e a si mesmo , valores tao importantes para uma sociedade, e que estao em desuso!!!!

Fabio_Passos

Muito positivo.

Espero que a PLC-122/06 seja logo aprovada no senado e pela Presidenta Dilma.
A religião não pode ser usado como álibi por intolerantes para perseguir os homossexuais.

Pervertido é silas malafaia!

"Ilya Ehrenburg"

A resposta certa seria a alternativa "D", apesar de que a alternativa "A" refletir uma realidade: as organizações representativas dos direitos das minorias sexuais aparecem quando da "Parada Gay", depois, submergem.

Valdir Rodrigues

Azenha,
O PiG está arrasado. Li as quarenta e cinco questões relacionadas as ciências naturais. Vibrei. Não há uma indicação de texto de revistas ou jornais ligados ao PiG. A Carta Maior, sim, ajudou a elucidar um assunto da América Latina dando conta que o Poder Judiciário chileno evitou o confronto com o regime de Pinochet tentando transformar períodos de extrema violência em "ditabranda".

Leonardo Ribeiro

Não, não.
Alguma coisa se perde nesse número de assassinatos por motivação homofóbica.
Mata-se indiscriminadamente nesse país e isso não está resumido a apenas um segmento da sociedade.
Pensar-se apenas nos homossexuais assassinados não resolve a vitimização dos demais, supostamente heterossexuais. Se pensarmos apenas em números, para escapar de um assassinado no Brasil bastava ser homossexual, pois morrem em menor proporção do que os supostamente hetero.
Essa preferência pelo tema termina por promover o não debate sobre os males que afetam indistintamente a todos.
Segmentarizar a sociedade não a fará melhor.
O tema assassinato deve ser debatido tendo em tela o seu alcance a todo o tipo gente moradora no Brasil. As vítimas, como um todo, chegam a 50 mil/ano.

Feliz cada novo dia…

    Roberto Locatelli

    Os assassinatos descritos como tendo motivação homofóbica são exatamente isso: não se tratam de assalto, briga de bar, crime passional. Nada disso. Foram assassinatos por pura e simples MOTIVAÇÃO HOMOFÓBICA.

    Lucio

    Quem te garante isso? O assassino prestou essas declarações? Eles tinham histórico de "perseguição" a gays?

    Ou esses números saíram de relatórios feito por militantes ou de órgãos que apóiam a causa?

    Eu creio que deva ser feito um estudo mais criterioso sobre isso.

    henrique sheidder

    Ce deve ter aprendido com o Malafaia….mas o argumento é esdrúxulo

Gerson Carneiro

Adiós Malafaia e o bispo rei do baião, dom Luiz Gonzaga.

"…e depois do começo
o que vier vai começar a ser o fim [3x]

e depois do começo
o que vier vai começar a ser"

Depois do Começo – Legião Urbana – Composição: Renato Russo

Resposta correta: letra "D".
(pelo menos era a que eu marcaria)

Ivana

Muito bom. Ninguém nasce racista, preconceituoso ou homofóbico. As pessoas aprendem a ser assim. Então, elas também podem ser educadas para serem diferentes. Homofobia tem que ser combatida; em todas as áreas, em todos os níveis. Por isso, a inclusão dessa questão no ENEM merece aplauso. E viva o governo LULA!

Lucio

"O número de homossexuais assassinados no Brasil bateu o recorde histórico em 2009. De acordo com o Relatório Anual de Assassinato de Homossexuais (LGBT – Lésbicas, Gays, Bissexuais e Travestis), nesse ano foram registrados 195 mortos por motivação homofóbica no País."

Baseado em que ão apresentados esses números?

De onde sai esse relatório?

Quem o produziu?

Quando um homossexual mata o outro entra na conta?

Os locais freqüentados por travestis são os mais seguros?

    Roberto Locatelli

    São estatisticas reunidas pelas secretarias de segurança dos estados.

    Esses são os assassinatos homofóbicos, ou seja, não foi assalto, nem briga de bar, nem vingança. Alguém achou que uma pessoa homossexual não podia ficar viva.

    Lucio

    Entao quando um travesti é morto por outro gay ou por causa de drogas, nao entra na estatística?

    Como saber que motivação foi apenas o fato dele ser gay, existe a declaração da policia ou do acusado nesse sentido?

    O tal relatório aponta isso?

    Roberto SP

    Que baixaria hein, seu Lúcio?
    Querendo tirar a credibilidade do relatório e negar o óbvio?

    "Quando um homossexual mata o outro?"
    "Os locais frequentados por travestis são os mais seguros"

    Nem precisa de mais nada além dessas suas duas frases para ver que vc não passa de um homofóbico.

    Pena que só agora a escola está ensinando respeito pela diversidade sexual.

    Vc era um que deveria ter tido aulas dessa matéria.

    Bruno

    E quem dá a credibilidade ao tal relatório? A PriceWaterhouseCoopers auditou? Creio que não. Como já disse, são dados cozinhados, aliás como muitos estudos sociológicos e antropológicos.

    Lucio

    As perguntas foram feitas, vai fugir do debate?

    Roberto SP

    Vc não quer debater nada, apenas dar vazão à sua homofobia.
    Basta ver a forma como vc escreve para se notar isso.

    Gerson Carneiro

    Óh Pai. Por que não me fizeste rico, ao invés de belo?

    Gerson Carneiro

    "Os locais freqüentados por travestis são os mais seguros?"

    São Lucio.

    Pode ir lá. Pode frequentar sem medo.

    Lucio

    Não freqüento pontos de prostituição, ainda mais para ir atrás de homens. Mas queria entender como o meio da rua, em locais ermos e na madrugada podem ser seguros.

    Gerson Carneiro

    Lucio,

    Eu tenho um zilhão de respostas para essas tuas dúvidas. Mas não vou responder porque você não tem a menor condição de discutir esse assunto. É mais confortável para você permanecer no meio aonde você absorveu todos esses teus conceitos sobre esse assunto. Se você tentar discutir isso com pessoas que não pensam igual a você, você só vai se zangar.

    Só uma dica (que eu nem sei se você vai entender): não foi preciso eu ir até à lua, "atrás de" um lunático, para saber que a gravidade da lua é menor do que a da terra.

Mauro A. Silva

Acho que muitos paulistas erraram esta questão…

“É normal professor chamar aluno de “bicha”, diz secretaria” (caso EE Octacílio de Carvalho Lopes, Jornal da Tarde, 24/03/2005).
Escola Estadual Octacílio de Carvalho Lopes

Um Caso de Violação de Direitos Humanos

Jornal da Tarde – 24/03/2005

Jornal da Tarde
Quinta-feira, 24 de março de 2005

É normal professor chamar aluno de ‘bicha’, diz secretaria

Aluno de uma escola de Artur Alvim abriu processo contra professor que o xingou. Mas Diretoria de Ensino Leste não viu ofensa no fato de professores do ensino médio usarem o termo para ‘cativar’ os alunos
DANIEL GONZALES e ARTHUR GUIMARÃES
Não há problemas em professores do ensino médio usarem o termo “bicha” para “cativar” e “manter um relacionamento próximo e amistoso” com seus alunos. Essa opinião é da Diretoria de Ensino Leste 4, órgão da Secretaria Estadual da Educação, e está contida em um relatório de investigação feito por uma comissão de professores sobre uma discussão entre um professor de história e R., aluno do 1º ano do ensino médio, ocorrida há 11 meses na Escola Estadual Professor Otacílio de Carvalho Lopes, em Artur Alvim, Zona Leste. Até hoje, 339 dias depois, o caso continua sob investigação na secretaria.
Em 19 de abril de 2004, durante uma discussão depois da chamada, o professor mandou que R., que não tinha respondido e queria presença, “parasse de imitar uma bicha”. No mesmo dia, o padrasto do adolescente registrou boletim de ocorrência no 65º DP (Artur Alvim) e abriu um procedimento administrativo contra o professor, na diretoria do colégio. O caso foi, depois, encaminhado à Diretoria de Ensino Leste 4, e originou o processo de número 721/04.
O contexto do xingamento não está esclarecido. Para especialistas, porém, o mais grave é o relatório produzido pelo órgão, formado por professores e coordenadores de ensino, que ficou pronto dois meses depois.
O documento, apesar de alegar que a conduta do professor não pode ser referendada, conclui que “a palavra ‘bicha’ é de uso bastante comum entre os jovens, perdendo a característica de chulo pelo desgaste natural lingüístico”. O documento conclui, em seguida, que “reconhece que muitos professores” fazem “brincadeiras desse naipe com seus pupilos” (veja reprodução).
Secretaria informa que caso está em avaliação
Esse relatório foi aprovado pelo Departamento Jurídico da Coordenadoria de Ensino da Região Metropolitana da Grande São Paulo (Cogesp), mas a família do garoto apelou para que a decisão fosse revista. A Secretaria Estadual de Educação afirmou que, depois de uma reavaliação, o caso passou para a 1ª Comissão Processante Permanente, onde está atualmente.
Ali, correm dois processos. Segundo a secretaria, a comissão deve convocar testemunhas de defesa e acusação nos próximos meses, para dar seu parecer sobre o caso. A comissão pode decidir por punição ou absolvição do professor.
Na investigação feita pela Diretoria de Ensino, foram ouvidas várias pessoas, entre elas o próprio professor – que admitiu ter se referido ao aluno como “bicha”, o que classificou de “brincadeira” – e colegas de R., que informaram que houve inclusive agressão física entre aluno e professor. O garoto foi transferido de escola dias depois, ainda em 2004. O professor também transferiu-se para outro colégio.
A família do adolescente ainda está revoltada e quer uma solução para a situação, segundo o advogado Berny Cristiano So, contratado para atuar no caso.
“A família está angustiada e a Justiça não caminha”, diz. Segundo ele, chegou a ser aberto um inquérito no Ministério Público, na 1ª Vara da Infância e Juventude da Penha, e um outro procedimento criminal. “O primeiro foi arquivado, mas poderá ser reaberto, pois apresentaremos outra testemunha”, diz. A família pensa em ingressar com ação cível, pedindo indenização por danos morais.
O caso é acompanhado pelo Núcleo de Apoio a Pais de Alunos (Napa). “Essa é a prova de que o aluno de escola pública não tem para quem reclamar”, diz a coordenadora do núcleo, Cremilda Teixeira.

    Douglas BR

    É comum na nossa sociedade os homens chamarem seus amigos de gay, viado, homossexual, etc. Eu até já disse para uns amigos meus que todos eles são "viados" por maioria de votos. A questão é que nenhum deles trata mal ou despreza homossexuais, de modo que essas brincadeiras entre amigos não são motivo de levar ninguém para a cadeia.
    Na verdade, ninguém deveria ser alvo de condenação por ter uma opinião preconceituosa, desde que os alvos do preconceito não sejam prejudicados.
    Outra coisa, alem de chamar os outros de homossexuais, também pode ocorrer de chamarem uns aos outros de mulher, mulherzinha, menina ou um pronome ou sufixo feminino, o que é igualmente "ofensivo" para os garotos. Mas não vejo garotas se ofendendo ou processando ninguém por isso.
    Esse também pode ser mais um caso de professor que, além de ganhar mal e ser infernizado por alunos, é demonizado por pais que acham que seus filhos são santos ou infalíveis em seus julgamentos. Pode ser que tudo que esse aluno precise seja do apoio emocional de um psicologo. Pode ser que o professor tenha agido mal, também.

Deixe seu comentário

Leia também