Emir Sader: O governo Dilma não sairá o mesmo da crise atual

Tempo de leitura: 4 min

A crise e as saídas para a crise

Se a crise é um momento de verdade, porque revela limites e contradições, o governo tem muito para refletir sobre sua primeira crise. Depois de surfar tranquilamente os primeiros meses, apoiado na herança positiva recebida, na vitória político-eleitoral e na maioria parlamentar conseguida, a crise de maio condensou problemas pendentes com novas circunstâncias que, se não enfrentadas de forma decidida, faz com que o governo saia enfraquecido dela e, em projeção futura, possa colocar em risco os avanços conquistados ao longo dos 8 anos do governo Lula. Ou pode sair mais forte, como saiu o governo Lula da crise de 2005. Depende da reação do governo diante dos problemas.Os movimentos iniciais do governo foram os de buscar as adequações – indispensáveis, mas ainda não encontradas – na política econômica, que permitam superar o círculo vicioso entre elevar ainda mais a taxa de juros real mais alta do mundo ou o descontrole inflacionário. E o de dar continuidade na articulação entre a política econômica e as políticas sociais – o maior sucesso do governo anterior e que promete ter desdobramentos ainda maiores neste.

As crises tinham uma dimensão menor. A do MinC [Ministério da Cultura], por exemplo, não foi resolvida, o ministério ficou reduzido à intranscendência, até que seja possível reabrir horizontes melhores para as políticas culturais. Mas não tinha afetado o governo como um todo, embora pudesse haver indícios de formas de reação diante de problemas.

Nesta conjuntura, um problema pendente, que se sabia que tinha um potencial de enfrentamentos muito forte – a reforma do Código Florestal -, que requeria propostas concretas alternativas, coordenação política e mobilização social – desembocou numa derrota não apenas do governo, mas também dos movimentos sociais e do conjunto do campo popular.

Resta o embate no Senado e o veto presidencial, apenas para diminuir os retrocessos da versão aprovada, com participação de partidos de esquerda, inclusive na emenda do PMDB, que promove a anistia dos desmatamentos. Mas é preciso consciência de parte do governo e das forças populares que foi um revés para as teses da esquerda, que foi perdida não apenas uma votação, mas uma batalha ideológica, que trouxe como uma de suas consequências, a divisão não apenas da base do governo, mas, muito mais importante, da esquerda e até mesmo do PT. Um dano que não demanda soluções administrativas, mas políticas, articulando alternativas de propostas, discussão intensa com os aliados e coordenação política – não demonstrados até aqui.

As acusações a Palocci coincidiram com essa votação e contribuíram para configurar uma situação de crise política para o governo. Ao deter o cargo mais importante no ministério, centralizando a coordenação política e outras funções anexas, as acusações – no mínimo – afetam duramente a capacidade de coordenação do governo e colocam à prova sua forma de reagir a denúncias – mais além dos objetivos desestabilizadores da mídia opositora – que revelam, pelo menos, comportamentos problemáticos por parte de um ministro importante no governo.

Ainda que não se prove ilegalidades, restam sempre questionamentos sobre a ética pública de assessorias enquanto se detêm mandato parlamentar, cargo importante em comissão da Câmara e a eventualidade de informações privilegiadas e influências em setores do governo. A não revelação dos clientes, com a alegação de segredos profissionais, agrava a situação, que no seu conjunto paralisa a capacidade de ação política do governo, justamente quando ele acumula temas graves na sua agenda – Código Florestal, emissão de MPs, entre outros. Porém, mais grave do que tudo isso, reflete que atitude o governo toma diante de situações que envolvem ética pública e podem definir critérios para todo o mandato.

Outros temas se agregaram a esses eixos da crise – dos problemas reiterados no MinC, passando pelos assassinatos no campo, por problemas no MEC, entre outros – para configurar uma mudança de clima e de conjuntura política. O governo perdeu a iniciativa, que detinha até esse momento, graças, principalmente, à excelência dos programas sociais. Passou à situação de defensiva, de responder a iniciativas opositoras ou a circunstâncias nas quais está fragilizado.

A falta de consciência dos problemas acumulados e dos elementos de fraqueza do governo, que permitiram sua irrupção, ou a falta de consciência, com visões redutivas, que não atingem o cerne das questões, é o pior conselheiro. Qualquer atitude que represente esconder a cabeça na areia, como o avestruz, é permitir que as dificuldades atuais se perpetuem e os recuos que o governo está dando, permaneçam no tempo, configurando uma correlação de forças desfavorável para governo e o campo popular.

Apoie o VIOMUNDO

O governo Dilma não sairá o mesmo da crise. Ou sairá mais fraco ou mais fortalecido. Como ocorreu em 2005, que foi o marco decisivo no governo Lula. A atitude que o governo tomar diante da crise atual – seja no Código, seja em relação a Palocci – vai definir um estilo de governo, uma forma de encarar os interesses públicos e a forma de enfrentar problemas da ordem da ética pública, que o marcará por todo o mandato.

Nunca como agora crise significa oportunidade. Será perdida ou ganha: está nas mãos do governo a decisão.

Emir Sader, sociólogo e cientista, mestre em filosofia política e doutor em ciência política pela USP – Universidade de São Paulo.

Leia aqui avaliação do deputado federal dr. Rosinha (PT-PR) em relação à aprovação do Código Florestal.

E aqui sobre quanto tempo dura o caso Palocci, de Luiz Carlos Azenha.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

mariazinha

"Enquanto a imprensa repercutia o samba de uma nota só da oposição por semanas, querendo transformar a saia-justa do enriquecimento privado de Palocci fora do governo, em “crise” institucional… o governo da presidenta Dilma trabalhava ao lado dos 190 milhões de brasileiros.

Estava em construção o ambicioso programa Brasil Sem Miséria. Uma evolução dos programas sociais, onde o carro-chefe é o Bolsa-família, visando resgatar até o último brasileiro que ainda vive abaixo da linha de pobreza. O plano veio a público ontem, e na platéia, batendo palmas, estava até o presidente do Banco Mundial, Robert Zoelick, interessado em copiar os programas brasileiros para levar aos países africanos.[…] http://osamigosdobrasil.com.br/2011/06/03/mais-um

    Dotô Analfa

    É mariazinha o palocci já livrou-se da miséria,se ensinar ao povão como ganhar muito dinheiro em quatro meses,esse programa da dilma será motivo de piada.estou esperando o ministro revelar o segredo e ai mariazinha adeus miserèe.

operantelivre

Sobre o artigo do Emir, acho que foi escrito logo após um encontro com Caetano e Gil.
Já sobre o Palocci, não conheço quem escreveu a ficha criminal dele. Mas, acho pouco provável que ele tenha aceito participar do governo, e logo na Casa Civil, se estava comprometido. É chamar o cara e quem o aceitou de burros e não de imorais ou anti-éticos. Não me parece que Palocci, Dilma, Lula..o PT sejam um bando de burros. Não acho razoável que sejam burros a ponto de subestimar a inteligência dos demotucanos e colocar na casa civil um cara comprometido. Esta discussão toda em torno do Palocci só faz a fantasia virar realidade para quem aceita o insulto.

O cara não é o Santo Palocci ou porteiro do céu, e também não precisa ser São Francisco de Assis. Esta riqueza dele não o faz acéfalo e nem aos que o escolheram para estar lá. Se o cara for crucificado não será por falta de ética (o que é isto?) e sim por falta de encéfalo dele e do PT ao subestimar a capacidade de ação ética dos DEMOBICUDOS.

Quem tem direito de errar três ou mais vezes são apenas economistas e comentaristas esportivos.

    Dotô Analfa

    Eles não são Burros,mas tem certeza que o povãozinho é.

FrancoAtirador

.
.
UM ALERTA AOS DESAVISADOS

A militância de esquerda, que preza pela ética em todas as esferas de poder político, ora se posiciona, de forma correta, favoravelmente ao imediato afastamento do ministro Palocci.

Mas é preciso novamente chamar à atenção para o fato de que os interesses dos oligarcas midiáticos e da oposição política demotucana não são de natureza ética:

O lema desses midiáticos aproveitadores de circunstâncias é: "Se hay gobierno do PT, soy contra!"

Curiosamente a melhor análise, que encontrei para definir a questão, não partiu de um texto de alguém da esquerda, mas de um trecho de um artigo, datado de 2007, do cardiologista Adib Jatene, professor da USP e ex-ministro da Saúde de FHC, portanto presumidamente isento:

"A posição dos senadores do PSDB e do ex-PFL não é ideológica, e nem de defesa da sociedade. O que a oposição tenta fazer é sabotar o governo e o próprio país".

"Em defesa de uma elite empresarial e dos sonegadores de impostos, querem inviabilizar o governo e forçar uma redução dos gastos sociais."

"A parcela mais bem aquinhoada da sociedade — a que financia as campanhas políticas e sustenta a mídia — lança mão de todos os recursos para subitamente constranger o governo."

http://osamigosdopresidentelula.blogspot.com/2007

    João

    quer irritar um petista?

    aja como um!

    não houve nada mais "contra tudo e contra todos" do q o PT na oposição…

    contra o Plano Real
    contra a independencia do BC
    contra as metas de inflação
    contra a LRF
    contra a CPMF
    contra a Constituição de 88
    contra o regime de câmbio livre
    contra o respeito aos contratos assinados

    vc lembra da campanha "FORA FHC"?

    foi baseado em q além da vontade do PT em tirar o Presidente eleito?

    ai ai

    o problema dos petistas é a falta de memória!

    FrancoAtirador

    .
    .
    Eu compreendo o seu desespero, João Tucano.

    Você deve fazer parte da "parcela mais bem aquinhoada da sociedade,
    a que financia as campanhas políticas e sustenta a mídia".
    .
    .

    João

    Fraco atirador, meu desespero é ZERO!

    desesperado devem estar o Palocci e a turma do PT depois da (des)explicação de ontem…

    pro Luiz Pinheiro:

    falácias? vc é doido ou muito cara de pau!

    ps: não sou médico pra ser "consultor financeiro"! rsrsrsrs

    FrancoAtirador

    .
    .
    Como eu suspeitava:

    É um(a) trollzinho(a) paulistano(a) demotucano(a),
    frequentador(a) de Lan House.
    .
    .

    João

    Fraco Atirador…

    atira muito mas acerta pouco!

    fraquin demais!

    rsrsrsrsrsrsrs

    FrancoAtirador

    .
    .
    Hoje me sobrou munição e eu resolvi queimar pólvora em chimango.
    .
    .

    João

    Fraco Atirador…

    te sobra munição e te falta pontaria

    como eu disse, fraquin demais!

    rsrsrsrs

    ps: e o Palocci, já caiu?

    luiz pinheiro

    Em pleno 2011, o consultor financeiro João ainda repete as falácias tucanas da campanha de 2002. Não se deu conta de que, de lá para cá, o Brasil deixou de ser uma massa falida e, enfim, está se tornando um país.
    O problema dos tucanos é que o povo tem sim memória.

    João

    o amigo fala em "falácias"?

    teria como indicar qual dos "contra" não corresponde à realidade dos fatos?

    por favor, né!?

    não precisa deixar de ser honesto só por ser petista… tente ser as 2 coisas!

FrancoAtirador

.
.
Resguardada a inversão de gêneros,
este caso do "inominável"
é semelhante à história de Pompeia,
mulher do imperador romano Julio César:

"Depois da morte de Cornélia, César casara com Pompeia, uma das netas de Sula.
Como mulher do pontifex maximus e uma das mais importantes matronas de Roma,
Pompeia era responsável pela organização dos ritos da Bona Dea ("Boa Deusa"), em Dezembro, exclusivos às mulheres e considerados sagrados.
Mas durante as celebrações, Públio Clódio Pulquer conseguiu entrar na casa disfarçado de mulher.
Em resposta a este sacrilégio, do qual não foi provavelmente culpada, Pompeia recebeu uma ordem de divórcio.
César admitiu publicamente que não a considerava responsável, mas justificou a sua ação com a célebre máxima:
– À mulher de César não basta ser honesta, deve parecer honesta."
.
.
Resta saber, apenas,
se o desfecho será o mesmo.

A maioria dos brasileiros,
que preza pela ética
nas esferas do poder político,
espera que sim.
.
.

    mariazinha

    VC fala pela maioria dos brasileiros, atirador? Essa historinha de César já ficou caduca de tanto que repetem-na como um mantra.
    Só espero que D. DILMA não se submeta aos acusadores sem provas e nem caia tão fácil na lábia da foia que, ontem mesmo, falava um monte de mentiras dela.

    FrancoAtirador

    .
    .
    Falei dos que prezam pela ética no poder público.
    Acredito que seja a maioria dos brasileiros.
    .
    .
    Aos detentores de cargos públicos
    não basta agirem dentro da Lei.
    É preciso que, antes de tudo, sejam éticos.

    E não me refiro apenas ao Palocci.
    Há centenas de parlamentares
    que praticaram e continuam praticando,
    no exercício dos seus cargos,
    consultorias para o setor privado.

    É legal, mas é antiético.
    .
    .

italo

Parte da Imprensa brasileira, mais envolvida com partidos de elite, tendem a manter a corrupção e perseguir o corrupto, quem entrega sempre recebe a recompensa. Ficou fácil, entregar corruptos sistematicamente e exclusivamente aqueles ligados à corrente partidária menos simpática, afeta a opinião de leitores. É como se fosse mais corrupto hoje, que ontem, quando denunciar corruptos não era um bom negócio.

Cláudio Vitorino

No twitter Revista Absurda há uma triste constataçãio: "Na política de hoje em dia, a esquerda também rouba. Perceberam que com as duas mãos é mais prático." Ou como diz Luiz Carlos Azedo, em seu blog, "O pior dos mundos (para Palocci) seria uma investigação sobre a origem e destino de seu dinheiro. E La nave Vá…

Luiz Fortaleza

A verdade é: numa sociedade capitalista, não é crime enriquecer licitamente. A questão é? O legal é ético? É ético alguém ter informações privilegiadas e vender ao mercado financeiro ou empresas?

    Roland

    O enriquecimento foi lícito?

    Art. 332 – Solicitar, exigir, cobrar ou obter, para si ou para outrem, vantagem ou promessa de vantagem, a pretexto de influir em ato praticado por funcionário público no exercício da função:
    Pena – reclusão, de 2 (dois) a 5 (cinco) anos, e multa. (Alterado pela L-009.127-1995)

    Os maços de dinheiro do mensalão também não eram corrupção; eram apenas recursos partidários não contabilizados.
    Judas não traiu Jesus; apenas deu ciência às autoridades do seu paradeiro.
    Não houve escravidão; apenas a alguns foram atribuídas tarefas ao ar livre e sob regime de restrição de mobilidade.

    Scan

    E daí, senhor Roland? O senhor já enquadrou o Palocci no artigo citado?
    Foi ilícito?
    O senhor tem provas?
    Não?
    Então, por favor, deixe-se de parvoíces.

    Roland

    R$ 20 milhões em um ano e com um funcionário.
    Seria o quê então, nobre Scan Tomé?

    Quem sabe ao adquirir o imóvel para o empreendimento, tenha achado uma mina de diamantes debaixo do carpet ou a pedra filosofal segurando a porta do banheiro.

    Tenha paciência!

    Luiz Fortaleza

    Vc me leu e não entendeu… não observou minhas perguntas…

    luiz pinheiro

    Uma conferência do Lula vale fácil R$ 500 mil. Se ele fizer duas por mes, são R$ 12 milhões num ano. Em quatro anos, seriam R$ 48 milhões, mais do dobro dos R$ 20 milhões que o Palocci ganhou com consultoria em quatro anos – e não em um só, como voce escreveu.
    Um conferencista expõe sua visão geral para um auditório lotado e pronto. Já.uma consultoria envolve um estudo específico, detalhado. Portanto, em princípio, deve ser mais cara.
    O Palocci foi ministro da Fazenda, conhece muito da economia e da politica. Quanto voce acha que uma grande empresa pagaria a ele para ser orientada sobre a melhor forma de comportar-se em meio à crise iniciada em 2008?

    pfelipecs

    O Palocci é médico. Entende tanto de economia quanto o Serra entende de saúde (por ter sido ministro da saúde).

    Quem entende de economia é o Murilo Portugal, que foi o secretário executivo do Palocci.

    O Palocci entende de governo… de favores… de jeitinhos.

    João

    se liga rapaz!

    vender "informações privilegiadas" e fazer "tráfico de influencia" nem ético e muito menos legal!

Edgar Alves

Quando os filhos do Mendonça de Barros ganhavam fortunas no mercado, a mídia os chamava de genios.
Para ser do PT ninguém tem que fazer voto de pobreza.
Por que quando petista ganha dinheiro é falta de ética?
O Emir fez voto de pobreza?

mariazinha

É o primeiro texto do sábio Emir que não diz, absolutamente, nada! É inacreditável! Em seu blog, na enquete sobre o assunto a maioria disse que Palocci não importava pois o que esta em curso é golpe da oposição/pig para minar o governo. Afinal estão praticamente mortos. Não entendi a apatia do meu guru. Certamente sente a falta de LULA. Se a mídia podre quisesse acabar com a imoralidade falaria dos desmandos e cretinices de Aécio e Azeredo que são vexatórias. Mas existe silêncio absoluto sobre suas trapaças.
O Sr. Palocci, teve oportunidade de fazer negócios e aproveitou; quem vai condena-lo se seguiu todas as regras do mercado e da LEI? Eu não gosto dele mas daí fazer o joguinho DEMONÍACO, manjado, do pig, JAMAIS!

    leandro

    Olha o que diz o Requião (da base aliada)
    "O Banco Itaú comprou o Banestado e fez o melhor negócio do mundo no Paraná, na época em que Jaime Lerner (DEM) era o governador. Foi ótimo pro Itaú, e evidentemente péssimo para o Estado. Quando assumi, briguei para não pagar o que eles queriam. A Secretaria do Tesouro começou, indevidamente, a dizer que o Paraná estava em dívida e a cortar todas as transferências federais, como se fosse um cartório de protesto da banca privada. Sabe quem era o assessor do Banco Itaú? Palocci, à época ex-ministro da Fazenda."
    Se isso é uma consultoria honesta, para o PT roubo é só se for pego de arma na mão.

    priscila presotto

    É legal sim ,mas é ético e moral?

    Acho Pallocci uma figura sombria.

    Enriquecer não é pecado,mas que seja com ética ,sem informações privilegiadas.

    Não é pq os outros fizeram que vou fazer tb.
    Não dá para passar a mão na cabeinha do Pallocci tampouco dos latifundiários.

    João

    quem disse q é legal sim?

    se houve trafico de influencia, É CRIME PREVISTO EM LEI!

    vamos aguardar os acontecimentos pra saber o q realmente houve antes de colocar o carimbo de "legal" no Palocci-gate!

    ps: quanto à ética e à moral, certamente não foi nenhuma coisa e nem outra…

    mariazinha

    E quem dita o que é ético e moral?
    É tudo muito relativo. Aposto que ninguém aqui consegue ser totalmente moral e ético todo o tempo.
    Basta lembrar A HISTÓRIA da prostituta do LIVRO SAGRADO; quais os que queriam atirar a primeira pedra? Saíram todos, cabisbaixos, depois da pergunta: "…quem aqui, for perfeito, que atire a primeira pedra."

    João

    deixa ver se eu entendi:

    já q "ética e moral" são relativas e ninguem consegue ser totalmente moral e ético o tempo todo, qual o problema em roubar, né?

    é… pode ser…

raul soares

Eu estou certo e conciente.

Não serei o mesmo amanhã !

Felix T Roll

Eita!
Os broguiados estão mais confusos que morcego em festa rave.
Hahaha….

…e será que é verdade isso? http://www.gentedecente.com.br/notic/brasil/polit

Se for, então o tio Pala é só um testa de ferro?

    Aristharco

    Depois de ver o vídeo do boeing da CIA catando gente pelo mundo para torturar sob coordenação do W.Bush…T Roll, vai ficando claro para o mundo inteiro quem são os "laranjões"… no nosso caso, os dedos-duro do país tropical, loucos por uma pose fotográfica com o nobel da guerra, ficaram a mostra e assinaram recibo…

    Falando nisso T Roll, cadê o corpo? cadê o corpo? cadê o corpo?
    A CIA sabe.

Alberto

Será que sou anormal? Eu tenho vergonha do Palocci. Honestamente, tenho. Achei um perigo ele ser ministro da casa Civil. Ele representava um perigo pra qualquer governo sendo ministro de qualquer coisa. Uma pessoa que pagava com dinheiro público uma casa de diversão sexual não pode ser confiável.
"Depois dos depoimentos do delegado Benedito Antônio Valencise e do motorista Francisco das Chagas Costa à CPI dos Bingos, uma nova testemunha desmente o ministro da Fazenda, Antonio Palocci. Conhecido como Nildo, Francenildo Santos Costa foi caseiro da mansão freqüentada no Lago Sul, bairro nobre de Brasília, por amigos e assessores que acompanham o ministro desde que ele era prefeito de Ribeirão Preto. (…) Palocci era freqüentador assíduo do local, onde todos o chamavam de "chefe". Na casa, segundo Nildo, eram realizadas reuniões para organizar a distribuição de dinheiro por Brasília – além de festas animadas por garotas de programa, agenciadas, muitas vezes, por Jeany Mary Corner. Durante um período de oito meses, encerrado no início de 2004, a casa serviu como base para a chamada república de Ribeirão." http://gabeira.locaweb.com.br/noticias/noticia.as

Alberto

Se o Palocci enriqueceu brutalmente em 4 anos de modo legal; se houve tanto babaca dando rios de dinheiro para ele e se ele decalarou TUDO no Imposto de Renda, não vejo problema. Não precisa declinar publicamente pra quem ele deu consultoria. O segredo é a alma do negócio nos píses capitalistas. É ético até. O que se precisa saber é se tudo que ganhou está declarado.
Ele pode estar LEGAL. Mas pode ser IMORAL.
É problema da presidenta Dilma se quer que ele fique na Casa Civil ou não em caso da legalidade do dinehiro dele. Mas com certeza o CUSTO Palocci, mesmo estando legal é difícil de valaira. mas que ele é uma amla pesada pro governo a partir de agora, não dá pra ter dúvida.

    Lucas

    Vender segredos do governo pra beneficiar certos empresários é extremamente antiético. Sem falar que, quem garante que esse dinheiro todo não é por outros "serviços prestados" mais escusos ainda sobre os quais não ouvimos falar?

Claudio Caires

Como o governo pode ter perdido com a votação do codigo florestal se o resultado
foi de 400 contra 60? Se o governo perdeu então Dilma não tem maioria no Congresso.
Sobre o Palocci, será que ele participou do lançamento do programa Brasil Sem Miséria?

    luiz pinheiro

    Perdeu na emenda do PMDB, que, entre outras liberalidades, anistia os desmatadores. Na votação do texto-base, todas as lideranças da base do governo defenderam a aprovação. Mas houve muitos votos contrários de deputados do PT, os quais, somados ao PV, ao Psol, e a mais alguns de outros partidos, somaram os 60 a que voce se refere.

    mariazinha

    Todos já estão carecas de saber que político não presta. Deputados e senadores são voláteis como o álcool de seus vinhos caros. Só pensam em se dar bem, isto, já mais do que sabido por nós. São fáceis de serem comprados, não possuem palavra, não cultivam a dignidade. Os antigos costumavam dizer: se vc não der para nada for um medíocre vai ser político.

Luci

É vital a capacitação das mulheres para exercer a política republicana.Como está os mesmos de sempre nos mesmos cargos não haverá mudanças nas estruturas secularmente oloigárquicas e conservadoras, privilegiando uns e uns. O público utilizado como se privado fôsse e o povo assistindo na arquibancada.Encolheram e esconderam o povo?

Luiz Fortaleza

Pelo contrário, achei Dilma tranquila hoje na apresentação do Plano ou Programa "Brasil sem miséria". Não leu papel e fez um discurso emocionante pelo que vi na NBR. A imprensa é q amplia e dá o tom maior do que ele é quanto a este fato privado do Palocci. Prudência e cautela também são elementos fundamentais na política. A imprensa é apressada, quer respostas na hora pq o tempo dele é hoje, amanhã, o tempo da política é lento, longo. A imprensa é telegráfica, curta, fala as coisas pela metade e ainda fala de má fé. Não dou fé nesta mídia comercial, empresarial…

SEBASTIÃO FACA

Caro Azenha;
Nada pesa contra dilma nesse episodio criado por uma imprensa golpista que repete esta besteira de hora em hora, como sempre faz, e a DILMA, enquanto os cães ladram a carruagem passa, é assim que vejo, ou seja enquanto a lamentavel oposição perde seu precioso tempo com palhaçada, a Presidenta responde com muito trabalho, inflação em queda livre, emprego bomba, arrecadação sobe como nunca, superávit dentro do mais que o esperado, e hoje lança o mais ousado projeto mundial de combate a fome e a miséria, alguem acha que isso é pouco, pobre oposição, que perdeu o rumo, o discurso, esfacelou, e tentam sobreviver de idiotices, e o código florestal? Hora, esse não é e não pode ser um ato de governo, e sim um debate da sociedade, e o congresso que representa a sociedade disse sim ao relatorio de Aldo, de forma esmagadora, isso é democracia, concordem ou não, cabe a ela ser for inteligente, aceitar e parar de nadar contra a maré e não perder mais tempo com bobagens, deveria sim pegar a caneta e colocar junto a este projeto um artigo que confisque as terras de um criminoso ambiental e destine a mesma para reforma agraria. duvido que não acaba com o desmatamento irregular de imediato.

    Ronaldo

    Sebastião,

    Esse teu texto vai remover a depressão. Penso da mesma forma e complemento:

    O partido que está no poder, o Partido das Telefônicas, tem tido uma boa atuação, mas fruto de pessoas isoladas como o Lula e a Dilma. O resto é fraco, muito fraco.

    E não sabe ser governo na quesito política. Talvez seja algum resíduo de tantos anos na oposição.

    É maioria (?) no Congresso e perde feio como no caso do Código. Fica acuado pelo caso Palocci, e até agora não fez uma CPI que seja. Não sabe denunciar, só sabe apanhar. E se locupletar de vez em quando.

    Tem todos os recursos republicanos nas mãos e não consegue manter um sigilo, e nem pune quem vaza. Onde está o GSI?

    O Partido das Telefônicas deitou e rolou como queridinho da presidência. Agora que precisa apoiá-la diz que não é com ele. Quem precisa de inimigos com um aliado como este.

    Vou repetir até que Cartago seja destruída. A Dilma precisa de um seminário sobre Machiavelli e Sun Tzu.

    A tua proposta de confiscar terras de desmatadores seria uma bela solução. Mas consegue imaginar isto sendo implementado? Com estas cabeças que estão por aí? Com o Hibernardo na Casa Civil?

    No meu entender o país vai continuar a ser consertado pela gerentona. Quando estiver pronto virá o Aécio, que está crescendo sem a mínima oposição do governo, e tomará conta de tudo. Pelo menos não é tão entreguista como o maldito vampiro.

    A não ser que o Lula volte. E continuaremos com as mesmas virtudes, mas também os mesmos defeitos.

FrancoAtirador

.
.
Os oposicionistas midiáticos não estão fritando só o Pallocci,

mas, injustamente, todo o governo Dilma Rousseff ?

Por isto o Pallocci tem de ser afastado imediatamente!

Ainda que seja para se defender e comprovar sua inocência.

Não há mais condições políticas para mantê-lo no cargo.
.
.
Paulo Bernardo na Casa Civil !

Franklin Martins nas Comunicações !
.
.

    Julio Silveira

    Concordo em tudo, inclusive com as indicações.

    luiz pinheiro

    Eu até concordo que o Paulo Bernardo e o Franklin Martins são excelentes nomes.
    Mas quem voce vai recomendar depois, quando os fritados pela mídia golpista forem eles?

Gustavo Pamplona

Crise? Que Crise? Qual crise? (tsc… tsc…)

A blogosfera que antes era independente e "progressista" agora fica sendo pautada pela mídia ao ponto de agora concordarem com eles em afirmar que existe "crise".

Tô nem aÍ para o Palocci…

    Carmem Leporace

    Tô nem aí prá você…

    Tchau rapaz.

    Scan

    Pamplona, raramente concordamos, mas com este seu post, dou a mão à palmatória.
    Os blogs sujos aproximam-se, pouco a pouco, do Reinaldinho Cabeção, o Eunuco.

Ronaldo Luiz

Ao contgrário. Dilma já foi alertada pelo Lula para não cometer o mesmo erro que ele cometeu ao solicitar a saida do José Dirceu. Na oportunidade, alem de perder um excelente auxiliar, tentaram por diversos meios associar o mensalão ao Lula. Naquela época o PIG conseguiu iludir Lula, que amadureceu e já alertou, que depois do Palocci virá outro factoide, coisa que a imprensa tem em estoque.

    beattrice

    A crise do Palocci seria um factóide se e somente se o patrimônio pessoal dele não tivesse sofrido uma explosão atômica em poucas semanas, a par da folha corrida que o mesmo já ostentava.

    Daniel

    E qual político não ficou rico nesse país? Me dá o nome de um? Não que Palocci seja flor que se cheire, mas cadê o projeto de lei que impeça que representantes participar em qualquer parceria privada por 3 seja lá quantos anos? Quem no congresso votaria por algo assim? Ora, o congresso é quase todo formado por ricos, com empresas, fazendas e outras coisas mais. E se não são ricos, ainda vão ser. Esse que o problema do congresso brasileiro: um aponta o pro bolso do outro, mas mudar ninguém quer.

    Pra "se divertir": http://noticias.uol.com.br/fernandorodrigues/polihttp://revistaepoca.globo.com/Revista/Epoca/0,,EM…

    Douglas O. Tôrres

    Como disse o Rodrigo Vianna os responsaveis pela campanha no 1 º turno,Palocci e Dirceu e que a Dilma a tempo no segundo turno mudou a estratégia se não tinha perdido,são os mesmos por toda esta trapalhada,Distenção com a direita,a derrota do código florestal,a retirada do kit anti homofóbico, a ley dos médios que esta em banho maria,e a ortodoxia da politica economica.Quando Dirceu saiu do governo este deslanchou,Palocci,Jobim e Cardoso nem deveriam ser nomeados,são as portas abertas para a midia,especialista em crises e escanda-los.Se Palocci continua,ela não cede a chantagem da mídia,mas perde mais base social(que a elegeu e sgurou o mandato do Lula).

    Julio Silveira

    É exatamente isso Douglas, a imprensa do PIG sabe aonde está o ponto fraco do governo Dilma, justamente por que são eles, os pontos fracos, que compartilham da proximidade com esses grupos, são flancos abertos e vulneraveis. Esses grupos maquiavelicamente cooptam os fracos, os vaidosos que adoram a midia, para poder corroer por dentro o governo. Me admiro a ingenuidade politica da Dilma, aceitá-los em cargos importantes.

    Márcia Ribeiro

    Ora Luiz Ronaldo, como sustentar Papa se ele não estiver quites junto à Receita Federal? Não sou contra quem ganha dinehiro honestamente não. Poucas coisas são mais imorais do que salários de estrelas do futebol. Ou você não acha? Mas se há quem pague tão bem o trabalho deles, que ganhem!
    Também não sou contra Palocci ganhar zilhões e zilhões sendo consultor quandoe ra deputado, não! Se foi grana honesta, tudo bem. Não pode é não ter fonte.
    Mas acho que Palocci agora já perdeu mais a moral doq ue quando comandava a República de Ribeirão, uma casa de má-fama porque era um cabaré pago com dinheiro público. Se ele pagasse do próprio bolso dele, nada a ver. Era opção dele se divertir daquela maneira. Mas com meu dinehiro, não!

luiz pinheiro

(continuação)
O fato gritante é que, se não há ilegalidade, como reconhece o Emir, então não há porque o ministro sair, em meio a um tiroteio desse porte. O PT, as demais forças governistas, tem todo o direito de condená-lo politicamente, por suas ligações empresariais, rejeitá-lo em futuras disputas eleitorais majoritárias. Mas são injustos, golpístas, irresponsáveis com o governo Dilma, ao querer afastá-lo em nome da ética, quando não há crime cometido.
A não revelação dos clientes é a praxe, revelá-los é inclusive – aí sim – crime previsto na legislação. O ministro já ofereceu as informações previstas em lei ao procurador geral da República, e parece que já concordou em explicar-se de público, como aconselha o ex-presidente Lula. Vamos aguardar a fala dele, vamos aguardar a posição do procurador.
Insistir em reforçar a campanha contra o ministro, por acaso, não contribui para paralisar o governo?
Não é só o governo que tem seu caráter, sua direção, redefinida a cada momento decisivo. Somos todos nós, sempre.

    alexandre martins

    iludido luiz, o pior cego é aquele que nao quer ver.
    paloci e um bandido contumas useiro e veseiro ,
    sua passagem pela pefeitura de ribeirao ja diz tudo.
    sua consultoria na verdade é um jeitinho de se lavar
    venda de segredos de estado de privilegios de ministro.
    larga de ser trouxa
    paloci é um medico mediocre, nunca teria nada para dizer
    que valesse 0,50.

    luiz pinheiro

    O pior cego, o totalmente iludido, é aquele da visão pautada pela mídia.

    Julio Silveira

    São expressões como essa "ingenuidades éticas" a senha para a locupletação que os maus carater da politica esperam. Ingenuos são os que aceitam ou toleram a falta de ética, é por isso que vivemos essa epidemia. A que ser intolerante com isso sem hipocrisia de inicio de governo.

    luiz pinheiro

    Não há locupletação, portanto não há que ser intolerante. Se houvesse locupletação, o caso estaria materialmente na Justiça, não virtualmente nos jornais. A hipocrisia é dos que querem prejudicar o governo. Tenho 58 anos e pela primeira vejo o Brasil dar certo. A começar pelos primeiros passos efetivos para combater a desigualdade social, nosso maior problema estrutural. O ministro Palocci participou do governo Lula, participa do governo Dilma, portanto participa desse processo. Tá cheio de ético por aí revoltado com um Brasil que aprende a olhar e respeitar a si mesmo..

    Julio Silveira

    Apesar de não ter essa certeza lapidar que voce tem sobre a lisura do ministro, parece que nem o partido tem já que preferiu não assinar em baixo, devo dizer que me refiro sempre a intolerancia que se deve ter sim, contra quem quer que seja que esteja cometendo desvios eticos, não necessariamente só os criminosos, na gestão publica. Se comprovadamente criminoso deveria estar na cadeia. E, se o partido o protegesse por prevaricação sabendo de ato criminoso seria a completa esculhambação, passaria a ser formação de quadrilha.
    Quero sim meu país crescendo e distribuindo renda. Mas, antes de tudo, quero, não, exijo, ética e lisura na politica por que senão quem poderia condenar o traficante inteligente que delituosamente enriquece prejudicando muitos, mas que não esquece de sua comunidade?

    João

    Parabens pelo comentário!

    João

    não há locupletação?

    será q o Sr sabe algo q o resto do Brasil não sabe?

    "materialmente na justiça" x "virtualmente nos jornais" ? mas quanta bobagem!

    o MENSALÃO começou com uma denuncia do então ALIADO DO GOVERNO, Roberto "cheque em branco" Jeferson, à imprensa…

    começou portanto "virtualmente nos jornais" e acabou "materialmente na justiça" com a denuncia da PGR sobre a formação de uma "sofisticada organização criminosa", sabia?

    essa sua "lógica elementar" é de uma fragilidade sem tamanho…

    imagino q defender o Min. Palocci seja mesmo dificil mas não nos tome por tolos!

    luiz pinheiro

    Locupletação é roubo, é apropriação de recursos públicos.
    Não há esta acusação contra o Palocci. O que há são meras insinuações. Baseada nos altos valores que ele ganhou, e sendo um petista pé-rapado, com patrimônio de apenas R$ 300 mil em 2006, a mídia supõe que, então, ele talvez possa ter cometido alguma irregularuidade. No concreto, não dizem qual, nem onde, nem com quem.
    Chegaram ao acúmulo de tentar responsabilizá-lo pelo fato da Receita ter cumprido uma decisão judicial em relação a uma empresa da qual ele foi consultor.
    Fazem muita fumaça para embaçar os olhos e fazer acreditar numa teórica fogueira.
    Quanto ao mensalão, é bom aguardar o julgamento do STF.

    João

    ahhhhhhhhhhhhhhh tááááaáá

    GEEEEEEEEEEEEENNNTEEE, o crime não é de "locupletação" e sim de "tráfico de influencia"!

    kkkkkkkkkkkkkk

    1) Palocci é um homem público e POLITICO! e antes de ser julgado pela JUSTIÇA, ele está sendo julgado POLITICAMENTE!
    2) Collor foi derrubado num julgamento POLITICO… o Sr sabia q ele foi absolvido de TODAS AS ACUSAÇÕES Q FORAM FEITAS CONTRA ELE NA JUSTIÇA?
    3) quer acabar com o boato? fácil: apresente os FATOS! e Palocci se recusa a apresenta-los
    4) aproveita e explica aí q tipo consultoria de um homem só conseguria faturar R$ 20MM em 2010, sendo q R$ 10MM DEPOIS DA ELEIÇÃO DE DILMA?

    e por favor, seja criativo na sua "historinha"!

    rsrsrsrsrs

    João

    Luiz, quem disse q não há ilegalidade? se houver "trafego de influencia", há crime! (mesmo com IR pago e declarado…) por isso, a sociedade cobra explicações!

    em relação à "praxe" de não revelar os clientes de uma consultoria, desculpe, quem te disse isso?

    qual a sua formação profissional? vc tem experiencia em consultoria e mercado financeiro? eu tenho e posso te garantir: NÃO É PRAXE!

    "contrato de confidencialidade" se aplica a dados e informqações trocadas, mas NUNCA VI UM CONTRATO DE CONFIDENCIALIDADE Q INCLUISSE A CARTEIRA DE CLIENTES!

    se Palocci, q é médico, tivesse se especializado em aborto, eu até entenderia esse procedimento de esconder a identidade dos seus "clientes"… sabe pq?

    pq aborto é ILEGAL! (entendeu a fina ironia?)

    de resto, esse papo q Palocci está sendo vitima de um esquema da midia/oposição é papo furado pra boi dormir… o mesmo papinho q diz q o MENSALÃO foi uma "invenção" da mídia!

    luiz pinheiro

    João, voce mesmo diz: SE HOUVER tráfico de influência. Ou seja, até agora, simplesmente não há sequer uma denúncia. Na base do SE HOUVER, qualquer ministro pode ser suspeito. A Dilma deve afastar todos? A sociedade cobra explicações?
    Sobre o sigilo de consultorias privadas, aconselho a leitura de artigo publicado há poucos dias na Folha pelo advogado José Roberto Batocchio, ex-presidente da OAB. Ele explica que Palocci estaria cometendo crime, aí sim, se revelasse as informações que a mídia e as pessoas pela mídia pautadas estão cobrando do ministro. Ele não pode cair nessa armadilha.
    Quanto à descabida comparação com o aborto, não vejo qualquer fina ironia. Mesmo porque ironia que é fina não precisa auto explicitar-se.
    O mensalão foi uma expressão do ilibado Roberto Jefferson, transformada em mantra pela mídia. O que houve mesmo foi o velho caixa-dois eleitoral. Mas que efeito teria acusar o PT de fazer o mesmo caixa dois que os outros governantes estão carecas de fazer?

    João

    1) confirmo o q disse: contrato de confidencialidade quanto a IDENTIDADE dos clientes NÃO É PRAXE! alias, nunca vi um…
    2) Ninguem está pedindo PREVIAMENTE o afastamento de Palocci… o q se espera é q ele explique o seu enriquecimento SUSPEITO, coisa q até agora, ele se recusou a fazer!
    3) quanto à ironia, acho mesmo q vc não percebeu… fui irônico ao explica-la por duvidar da sua capacidade de entende-la (entendeu agora?)
    4) papo FURADO esse de dizer q MENSALÃO é Cx 2! desculpa inventada só pra dizer q o PT é tão ruim quanto qualquer um…

luiz pinheiro

Se foi perdida não apenas uma votação, mas uma batalha ideológica, que dividiu a base do governo, a esquerda e o próprio PT, se o dano é esse todo, então o importante agora é não agravar a situação. Usá-la para fazer guerrilha política e derrubar o ministro não é o melhor caminho para quem luta pelo êxito do projeto Lula-Dilma.
Uma análise fria e simples da situação na Câmara dos Deputados indica que a derrota no Código Florestal viria de qualquer jeito, independente da campanha contra o Palocci. O Palocci tentou evitá-la, adiou a votação, mas não logrou resultado. Muitos dos que querem derrubá-lo, na base do governo, desejam mesmo é eliminar critérios técnicos na escolha do segundo e terceiro escalão.
A rigor, não há acusação, mas sim uma brutal campanha contra o ministro da Casa Civil – à qual muitos da esquerda dão eco, seja por fundamentalismo anti-mercado, seja por ingenuidade ética, seja por oportunismo político, seja por algum outro motivo.
(continua)

LULA VESCOVI

O Sader,lamentavelmente,enrola demais e não exige explicitamente a saída desse mala do Palocci.Não consigo entender a demora da Dilma em tirar esse cara.O governo só se prejudica com isso.Será que cairia atirando?O governo tem medo?O Viomundo tem idéia do porque disso?

rogerio

Mas…,mas…,mas… eu não tô entendendo nada!!! E a Declaração de Imposto de Renda desse cara…diz o QUÊ??? Não tem que estar tudo declarado??? Até agora ninguém falou nada de Declaração de Imposto de Renda!!! Xiiiiiiiiiii… será que não era pra falar??? Ou será que esse BAFAFÁ TOODO é só prá tumultuar???? Sei lá… Não tô entendendo nada……

José Flávio

Paloci adora fazer malabarismos para a direita, está na hora de mandá-lo de mala e cuia para a casa da Globo, Veja e tantas outras.

Gisela

Não foi todo o campo popular que perdeu com a aprovação do código na câmara! Os pequenos agricultores e agricultores familiares são a favor do novo código florestal, e a questão da anistia é mais complexa do que isso, não vamos repetir as informações superficiais da folha de SP, por favor! Aldo Rebelo já cansou de explicar essa questão e ser distorcido ou ignorado pela grande mídia. Acho q estão exagerando essa crise do Palocci, como exageraram todas as outras "crises" da era Lula. Mas é bom ter esses contratempos para o governo ficar alerta e não se sentir muito confortável no poder, o que tende a gerar mais corrupção. Mas vamos mudar o foco para o novo plano contra a miséria, suas possibilidades de sucesso, suas fraquezas, isso q realmente interessa para o país e nosso futuro.

    Lucas

    Gisela, leia "Conheça 50 problemas no substitutivo do Código Florestal " (http://www.mst.org.br/node/11834).

    Se o novo código florestal fosse realmente feito pra beneficiar o pequeno agricultor, nada mais fácil do que adicionar uma emenda restringindo seu campo de ação a propriedades até um certo número de módulos rurais, mantendo as regras antigas pros latifundiários. Por que você acha que o PSDB, DEM e PPS votaram a favor? Essa lei foi feita pra beneficiar os latifundiários.

    José Silva

    Mas foi o código que foi feito para beneficiar os latifundiários ou foram as emendas parlamentares que abriram benefícios para os mesmos??? O código em si foi aprovado de lavada com 410 votos, na votação de emendas é que se instalou alguma polêmica. Ou será que eu estou boiando???

Marcelo de Matos

Referindo-se ao Código Florestal e a Palocci, o professor fala em "enfrentar problemas da ordem da ética pública". Se há um problema que não me tira o sono é esse da ética pública. Para isso existem os tribunais de contas (que deveriam funcionar bem melhor, com ministros concursados), a PF, o MPF, os tribunais judiciais. Se Palocci não se valeu da usura necessária, não seremos nós, através de um tribunal de exceção, que deveremos depô-lo, como não depusemos Pérsio Arida e análogos. O problema do Código Florestal não é do governo, mas, do Congresso. Dilma não pode peitá-lo. As chamadas forças produtivas do país fizeram sua opção pela exportação de commodities (isso antes da Dilma nascer). Por essa razão os ruralistas têm tanta força política.

Rasec

E o governo ganhará, temos certeza!
Outro magoado: a primeira coisa que escreve é sobre a crise (?) no Ministério da Cultura que ele, por querer holofotes e falar demais, acabou perdendo!
Miguel do Rosário sempre!

Dotô Analfa

Voce acha que vai colar se a dilma disser que não sabia de nada e que foi traída?

já vi esse filme.

o vaca e o jucá não tinham dado o caso por encerrado e ponto.

dukrai

o angu do Tony Paloci deu caroço no governo Lula e continua a dar agora no governo Dilma. o que esse cara tem que eu não tenho rs ?

    beattrice

    Uma empresa de consultoria com um só funcionário e lucros astronômicos?

    dukrai

    bão, tá explicado, achei que era por causa da boniteza rs

    alexandre martins

    é a empresa
    mae diná compania ilimitada
    chico xavier consulting
    david coperfield consultores auditores
    mensalao sa . lavagem e transporte de valores.
    estrela vermelha cobranças e acertos.
    limpadora brasil tudo debaixo do tapete

    Marcelo de Matos

    Quantos funcionários você queria? Escritório de consultoria não é gabinete de parlamentar, nem repartição pública. Você não está tomando como parâmetro a Infraero, tremendo cabidão de empregos? Outro dia vi uma reportagem no Globo Rural sobre a produção de açúcar na França. O fazendeiro tem um empregado só e ele mesmo colhe as beterrabas com seu trator.

    José Silva

    Contatos perigosos hehehe….

Deixe seu comentário

Leia também