da assessoria do deputado Emiliano José (PT-BA)
O deputado federal Emiliano José (PT-BA) foi um dos entrevistados desta terça-feira, 07, do programa Brasil em Debate, exibido pela TV Câmara. Em discussão, a situação da greve instaurada por parte da Polícia Militar na Bahia, declarada no último dia 31. Convidado para falar sobre o assunto, o parlamentar posiciona-se contra as ações de violência praticadas pelos policiais, atemorizando a população, embora reconheça a importância das reivindicações dos militares.
Emiliano reafirma ainda que o governador Jaques Wagner está disposto a negociar “com quem está disposto à negociação”. Durante a greve de parte dos policiais militares na Bahia, o estado já registrou mais de cem assassinatos, além de vários casos de saques e roubos. O clima de amedrontamento, provocado pelos policiais, atingiu seu grau máximo quando homens encapuzados e armados obrigaram motoristas e passageiros de ônibus a abandonarem os veículos, deixando-os atravessado no meio da avenida na semana passada.
“O governo está negociando com três associações da PM, desde antes da greve, discutindo as reivindicações dos policiais. Uma negociação de modo absolutamente responsável. Esta associação (ASPRA) no entanto, protocolou um conjunto de reivindicações na portaria da governadoria ao mesmo tempo que pedia anistia, sabendo o vandalismo que ia fazer, os atos criminosos que iriam fazer. De armas na mão, fecharam a avenida Paralela, tiraram pessoas de carro, obrigaram motoristas a darem a volta na contramão. Saíram metralhando agência do Banco do Brasil, rompendo qualquer legalidade do Estado democrático de Direito”, afirmou o deputado.
Segundo o parlamentar, ainda que as reivindicações sejam justas, os atos praticados pelo movimento grevista pode ser classificado como “bandidagem”. ”Atemorizar a população deste jeito, isto é bandidagem. Ressalto a importância da Polícia Militar e a justiça das reivindicações, mas discordo terminantemente deste tipo de procedimento. Se aceitarmos que uma minoria saia de armas nas mãos e pretenda acantonar 14 milhões de baianos, estamos subvertendo qualquer regra do estado democrático”.
Emiliano José destacou ainda que da parte do governo e do governador Jaques Wagner há toda a disposição para negociação. “O arcebispo da Bahia, Dom Murilo Krieger, passou a participar da negociação com a ajuda do governo. O governador disse que está absolutamente disposto também a conceder a GAP 4, mas sabendo também que não poderia fazê-lo imediatamente”.
Segurança pública no Brasil
Ao comentar sobre a situação da Bahia, o parlamentar petista endossou a necessidade de uma discussão profunda sobre a situação da segurança pública no Brasil, lembrando que casos de greve, como o da Bahia, revelam os problemas existentes na área. “Temos que discutir o conjunto das complexidades da segurança pública de maneira mais séria, questões como a unificação do piso salarial, a reafirmação da polícia como uma entidade que dá segurança a população, entre outras questões, precisam ser fortalecidas”.
Sobre a anistia aos policias envolvidos nos atos de vandalismo, Emiliano José foi categórico: “policiais que comprovadamente tenha cometido este tipo de crime, de atemorização da população, devem ser expulsos desta corporação, que possui, aliás, pessoas da melhor qualidade, com uma formação intelectual de outra natureza, pessoas com tradição democrática”. Também participou do debate o deputado Mendonça Prado (DEM/SE).
Leia também:
Apoie o VIOMUNDO
Morador do Pinheirinho espancado por PMs está em coma na UTI
Comentários
genital lacerda
Da necessidade de um novo paradigma para a Segurança Pública no Brasil
Os partidos vistos, ou que se apresentam como partidos de esquerda, não disputaram a visão de segurança pública e de polícia com a direita, da mesma forma que ainda disputam educação, saúde e desenvolvimento com os setores conservadores da nossa sociedade.
Gleidson Renato Martins Dias
“Passamos os anos da ditadura encarando os policiais como repressores e defendemos os direitos humanos, mas nos esquecemos dos direitos humanos dos próprios policiais” (Marcos Rolim)
Brasilis
Um ponto importante: a greve é um direito civil garantido pela lei. Entretanto, essa policia é militarizada, e portanto goza de outros direitos, como o de serem julgados pela justiça militar (ou seja, por eles mesmos) por qualquer presepada que fizerem, e consequentemente sairem sempre impunes, direito esse que se recusam a abrir mão.
Não que estejam errados em sua reivindicação, mas da duas uma: ou esta politica abdica de ser militar, ou não não tem direitors civis. Querer ter direitos civis E militares é que não dá. E militar não tem direito a fazer greve.
Rodrigo Leme
Quem diria, um petista culpando grevistas. Vou morrer e não vou ver tudo nessa vida.
Com certeza não é em São Paulo, pq se fosse o nobre deputado estaria se esfregando em cassetete para se fazer de vítima.
Renato
Não é possível admitir que tudo deva ser permitido apenas e tão-somente dentro do contexto da luta do poder pelo poder, onde não há limites para nada. A greve na Bahia usa métodos e tem a mesma liderança de greve passada. Políticos que hoje estão no poder apoiaram integralmente tudo que antes se passou quando na oposição estavam. Quem hoje está na oposição e sofreu o que passou, hoje oferece apoio ao que condenou. As opiniões mudam de água para o vinho quando se chega ao poder. E a sociedade fica perdida no meio do tiroteio. Não é possível que não seja vislumbrada forma mais equilibrada de luta pelo poder.
ValmontRS
A ignorância da imprensa, (e até do Presidente da Câmara dos Deputados) ao tratar como GREVE um motim de força militar, legitimou a bandalheira e o desrespeito à Constituição. É inadmissível que um deputado federal ignore a Carta Magna! Sr. Marcos Maia afirmou em entrevista que reconhecia "a legitimidade do direito de greve dos policiais militares" (!!!) Ora, senhor deputado!!! Que legitimidade??? Que direito ??? Candidatos ao parlamento deveriam passar por prova de conhecimentos da Constituição Federal. E os nossos jornalistas deveriam ao menos dedicar alguns minutos à leitura dessa tão falada e tão pouco respeitada Constituição. Cheguei a pensar que não temos competência para construir uma democracia no Brasil, diante de tamanha ignorância. O que temos de discutir é a reformulação das polícias, um plano nacional de segurança pública que contemple uma melhor remuneração para os policiais, que realmente ganham muito mal.
Jose Mario HRP
O Brasil já pode se gabar de ter de novo presos politicos!
Os PMs presos na Bahia estão na policia do exercito, porque?
As prisões foram feitas por PFs, porque?
O crime ou os crimes são estaduais!
Bem, se por tantos anos fomos uma vergonha de país voltamos a ter hábitos de “Vergonha de país”!
No rio o bombeiro que foi preso por haver estado na Bahia “tramando” greve com pms bahianos está sendo acusado de que?
Com base em que legislação?
AH!, e o RIDICULO Marco Aurelio Mello do STF deu seu PIT ontem dizendo que todos os PMs praticaram greve inconstitucional!
Nessas horas , no poder TODOS os politicos perdem as cores, os limites ideologicos e ACMs e Jaques Wagners da vida são cozidos na mesma panela!
Bando de hipócritas!
PT e Direita, todos no mesmo balaio de gatos!
Ordem e Progresso!
Legalismo arcaico, praticados por um “EX”! sindicalista!
Quem te viu quem teve!!!!!
ValmontRS
"Legalismo arcaico"!!! Rasguemos a Constituição e voltemos à ditadura militar!
Esse é um DEMOcrata!
Filipe Rodrigues
Pelo que entendi, você também está legitimando o Cabo Anselmo, que fez aquele discurso, um dos pretextos para o golpe militar de 64.
Quem dera se o Jango tivesse mandado prender todos os conspiradores naquela época antes do golpe.
Jaques Wagner deu 30% de aumento real para a PM baiana em seu governo (polical da Bahia ganha mais que Rio e SP), o motivo dessa greve era para causar baderna. A greve não era unanimidade na PM baiana.
Há suspeitas que policiais que não aderiram a greve tenham sido assasinados, bem possível que ataques contra as forças de segurança do estado em anos anteriores tenham a participação desses policiais, não do PCC.
leandro
"PMs grevistas deixam Assembleia na BA
Decisão acontece após divulgação pelo Jornal Nacional de conversas em que os policiais combinavam atos de vandalismo. Antes da liberação, PMs são revistados."
Esse pig é fogo….. Qual vai ser o argumento contra a imprensa agora petistas?
Yarus
“A CULPA É DO PT !”
"Tucano explica filiação de líder dos PMs baianos e culpa governador pela crise"
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embed…
"PSDB, partido de Prisco, nega ingerência na greve
Desde a semana passada, circulam rumores de que o líder do movimento grevista da Polícia Militar, Marco Prisco, era filiado ao PSDB. Nesta quarta (8), o site Poder Online, hospedado no portal IG, conversou com o ex-presidente do PSDB Bahia, o deputado federal Antonio Imbasshy, que estava à frente do partido quando da filiação do ex-soldado. Imbasshy confirmou que Prisco é um tucano, mas fez questão de ressaltar que ele foi aceito na legenda porque se comprometeu a “defender causas que melhorem as condições de trabalhos dos policiais”, o que, na avaliação do parlamentar, “é razoável e possui argumentações aprofundadas”.
Entretanto, Imbassahy negou que o motim tenha vinculação política. “Evidentemente, que não estamos a favor da metodologia da greve e de algumas coisas que estão acontecendo”. Também revelou os motivos pelos quais a atual executiva estadual se negou a fazer nota de apoio, como chegou a ser sugerido pelo líder da Aspra. “Não fizemos porque entendemos que a formatação da reivindicação não pode ser de maneira que traga dificuldade e intranqüilidade para a população”."
http://www.bocaonews.com.br/noticias/principal/po…
Enrico
São amotinados e insurgentes contra o Estado Democrático. Não merecem o cargo que ocupam e devem ser exonerados a bem do serviço público, a toque de caixa. Sua função é defender a população, daí o uso da arma. Usar a arma para amedrontar a população é uma clara demostração que não merecem ser policiais.
Carcere ad vigilum.
Jose Mario HRP
O Brasil já tem seu primeiro preso politico desde o fim da ditadura!
Um bombeiro carioca foi preso depois que “escutas” telefonicas indicaram que ele e outros policiais tramavam uma greve como forma de obter apoio no congresso para a PEC que cria o piso nacional dos policiais!
Preso por lutar por seus direitos politicos de exigir melhor salário!
Tinha que ser com o PT governando!
O partido em que sempre votei ver go nho sa men te usando práticas da ditadura!
ValmontRS
Motim não é greve e terrorismo não é política. Ou você está redondamente enganado, ou quer enganar alguém.
CLAUDIO LUIZ PESSUTI
"Sorria você esta na Bahia" hehehe, estas tragedias geradas pelos políticos servem para desnudar estes mitos que se espalham no Brasil sobre a "docilidade e simpatia" de determinados povos do pais.No fim, todos são seres humanos, com suas grandezas e fraquezas.Mas para quem ate outro dia pregava a desobediência civil aqui em Sampa, não entendo porque agora, na terra dele, quer "lei e ordem".Anarquia e bom na terra alheia né?
Este negocio de "governo negociar" e tudo fumaça, governante, principalmente estes canalhas do PT só sabem dizer que "estão abertos ao dialogo" , que a reinvindicacao e "legitima" ou "ligitima" dependendo do local.E da-lhe enrolação, "mesa de negociação" que não da em nada, alegações de "ajuste fiscal", "crise da Grécia " e outras babaquices.Depois, radicais malucos tomam conta do cenário, ai ficam ai, fazendo discurso de "lei e ordem".PIADA!
Gerson Carneiro
Depois da divulgação do áudio de conversas do Marco Prisco sobre planos de sabotar o Governador Jacques Wagner, encerram-se as condições morais (se é que em algum momento houve) para a continuidade da "greve". Como disse alguém no twitter: "É realismo político aceita".
Esse Prisco busca vantagens pessoais com esse motim. Ele está buscando reintegrar-se à PM, e só. Não tem nada a ver com categoria.
E a Globo, percebendo que poderia tomar prejuízo no carnaval do Rio, resolveu melar a greve no Rio e sabotar os planos do Marco Prisco e PSOL.
Graças a Deus a Globo só é fiel ao dinheiro. Não fosse época de carnaval a Globo daria o maior apoio ao Marco Prisco.
douglas da mata
Mais ou menos como as imagens dos tratores derrubando laranjais pelo MST?
Então é isso, criminalizemos genericamente estendendo a conduta de um ou de outros a todo o movimento político?
Ah, bom, tá explicado.
Então vammos baixar o cacete em quem invade propriedade? Ué, não é direito constitucional? E meu direito de ir e vir cerceado por grevistas/manifestantes/ em passeatas? Baixemos a porrada também?
Hum, então se houver algum criminosos em alguma categoria, todo mundo "teje preso"?
Pois é: graças a deus a globo é fiel ao dinheiro…
Isso não é pragmatismo político que devamos aceitar, é só cinismo oportunista mesmo…deve ser a tal de "democracia dos brutos"…
Entendi…ok,ok,…vou me lembrar disto…
Gerson Carneiro
Não mude de assunto.
Enquanto Jean Wyllys bradava #NegocieWagner , Janira do PSOL- RJ na outra ponta combinava #NãoNegociePrisco.
Ambos do PSOL.
douglas da mata
Mudar de assunto, que manobra diversionista é esta?
Eu só escrevi a partir do que você postou, meu caro.
Vamos aos fatos, para evitar estas manobras:
Jean Wyllis é deputado pela BA, federal, enquantoJanira é do PSOL do deputada estadual RJ, logo, não é incomum que haja divergência e, ou até disputa pela "primazia" de se aproximar deste ou daquele líder…isso é do jogo, e TODOS nossos parlamentares do PT e do governo(ao menos quando estamos na oposição)fazem isso.
Some-se a isso, o fato de quem estamos vivenciando um movimento nacional inédito, erros, ruídos e contradições serão inevitáveis, ou será que vão nos cobrar total coerência? Quem vai atirar a primeira pedra da coerência total?
Não há manual de "negociação de crise", e claro, cada setor ou integrante do movimento encaminha de um modo as suas conversas.
O governo faz o mesmo: diz que negocia e mete a porrada do outro lado. Diz na TV que tá tudo na paz, mas prende e isola liderança, ataca na mídia, vaza grampo, etc…Mas ninguém escutou o governo disse nos bastidores…
Então, por aí você não vence.
Vamos a realidade do RJ.
policial civil, 08 anos de casa, vencimento 622 reais…repito 622 reais…o resto é triênio, gratificações e adicionais da função, pagos sobre os 622 reais, e a famigerada gratificação de 850 reais. total 3100 reais.
Todo o "enorme aumento" vai incidir sobre 622 reais, logo, algo em torno de 200 ou 300 reais parcelados…
se eu adoecer, levar tiro, sofrer acidente ou me afastar por outra doença, funcional ou não, sai os 850,00…legal não?
ah,outro detalhezinho, embora eu pague a previdência oficial sobre a gratificação, ela não incorpora na aposentadoria, legal né? roubo, puro e simples, mas eu não vi nenhum juiz dar quebra de sigilo para a gente saber o porquê…você sabe, Gelson?
nível de escolaridade: 3ª grau, e um dos concursos mais difíceis do país, relação candidato vaga: entre 60 e 70, dependendo do concurso.
Entre a (boa)intenção, que jaz no inferno, e o ato, está o orçamento.
Nosso estado banca montadora de carro, banca eike batista, jorra dinheiro para DELTA/cavendish, doa terreno para o Metrô(cliente da banca de advogados da primeira-dama), e depois vossa excelência anda de helicóptero e jatinho desta gente, e nos chama de corrupto, ou vândalo quando queremos o que é nosso direito constitucional?
Então, eu não sei na BA, mas no RJ, esse papo de orçamento é conversa fiada.
Dinheiro tem,só não vai para quem merece, mas para quem banca a campanha do governador.
Douglas
O nobre deputado esqueceu de informar qual o percentual para a segurança pública disponibilizado pelo orçamento de 2012. Se ele não comentou e sei que não, eis aqui o link para que saibamos do como se trata a população em relação ao social (sic!)
http://www.sindppd-rs.org.br/noticias/geral/2218-…
Douglas
O nobre deputado esqueceu de informar qual o percentual para a segurança pública disponibilizado pelo orçamento de 2012. Se ele não comentou e sei que não, eis aqui o link para que saibamos do como se trata a população em relação ao social (sic!)
http://www.sindppd-rs.org.br/noticias/geral/2218-…
Douglas
"Nenhum vencido recebe justiça se for julgado pelo seu vencedor."
(Francisco de Quevedo) esta frase reflete bem o que sempre vivemos (e mais intensamente agora) nesse Brasil. A lei funciona para PPPPP (puta, pobre, professor, preto e polícia). E ainda tem gente falando em constituição quando ela já é desrespeitada pelos vencedores. Ora, não sejamos hipócritas.
EUNAOSABIA
Não sejam hipócritas, esses PMs só estão pedindo que Lula cumpra com sua promessa, ou seja, que o piso salarial de um PM seja o mesmo do de Brasília, quem fez essa proposta foi Lula, na porta de um quartel.
Mercadante prometeu que se fosse eleito pelo PT ao governo de São Paulo que iria trabalhar pela aprovação da PEC e que Serra era contra.
Vocês não passam mesmo é de hipócritas, essa promessa da PEC 300 é do PT, de Lula e ajudou a eleger Dilma.
Hoje vocês chamam de terroristas, de bandidos, de golpistas, de amotinados, de criminosos, mas esses PMs querem apenas que uma promessa feita pela turma do PT seja aprovada no congresso, só isso.
Hoje vocês põe os tanques do exército e seus "gorilas de 64" para baterem em trabalhador que está pedindo um salário mais digno.
Perdeu estalinistas.
abolicionista
Apoiando grevistas, cidadão? Virou subversivo agora? Borracha no seu lombo, então. Dura lex sed lex, comunista!rs
Gerson Carneiro
Boa !!!
EUNAOSABIA sempre foi Líder Cinical.
VOCENAOSABIA?
EUNAOSABIA
Gerson Carneiro, o corresponde internacional do Blog, deveria trabalhar no Globo Rural, já que trata-se também de um promissor criador de caprinos.
Scan
Quem diria!
O Não-sei-que defendendo greve de servidores!
Não falta mais nada…
É o final dos tempos!
Que babaca…
David
Q troll mala… Quem tá falando aqui que o pedido é injusto? Isso não dá direito pra ninguém sair por aí comentendo crimes e tocando o terror na população, ou dá? Pare de ser você o hipócrita e de falar bobagens, tem é que demilitarizaar essas polícias estaduais e garantir a eles o direito a greve, desde que desarmados, assim como qualquer outro servidor público e privado do país.
Jose Mario HRP
Que saia justa!
Lá do outro lado, seu ACM da risadas do "EX"! sindicalista!
Tudo farinha do mesmo saco, quando nopoder fazem a mesma coisa se agarrar ao cargo e suas prerrogativas!
O PT usando as mesmas práticas repressivas!
E eu que votei 30 anos nessa raça!
Floriano Jr
Conversa Afiada já tem acesso à informação sobre a esculta que prova intenção verdadeira dos líderes do movimento grevista: http://www.conversaafiada.com.br/brasil/2012/02/0…
Antônio
É terminantemente proibido, digo PROIBIDO, GREVE DE servidor MILITAR. Me causa estranheza que alguém esteja encapuzado, portanto arma e não seja comparado a um meliante qualquer. Acho inclusive que este episódio é muito bom para se discutir o fim das polícias militares. Polícia: só civil. Militar amotinado atenta contra a democracia e é embrião de golpe. Esta não é uma opinião anarquista como pode parecer, mas a opinião de quem já conhece essa história de outros carnavais. O Estado paga mal os servidores? É claro que paga, sabemos. Mas greve de SERVIDOR ARMADO é proibida pela Constituição e ponto final. A discussão tem que começar deste ponto.
Floriano Jr
Globo divulgou agora no JN conversa de lideranças grevistas conseguidas por meio de escuta telefônica, segundo eles autorizado pelo justiça, incitando atos de vandalismo. Em um deles o Prisco convoca um dos soldados para chamar os outro e juntarem-se ao movimento e ele responde que "vamos descer, queimar viaturas e parar a Rio-Bahia, vamos fechar a BR". Em outra gravação uma mulher explica a outra liderança que não pode aceitar em hipótese alguma as propostas do Governador, a ordem em segurar a greve aqui até a do Rio começar e completa "nós vamos acabar com o carnaval aqui e no Rio". Mais uma vez o que parece é mais um ato terrorista que um movimento por melhores salários. Alguém mais tem conhecimento dessas escultas?
_Rorschach_
Há uma clara intenção de ameaçar o carnaval da Bahia e de outros Estados como forma de pressionar para a aprovação da (justíssima ) PEC 300.
Agora, se não tiver Carnaval da Bahia e no Rio, aí sim, e pela primeira vez neste país, veremos uma Revolução…
trombeta
Terror é pouco, espero que esses bandidos de farda que não tem o mínimo respeito da sociedade, que praticam abuso de autoridade todo dia, que espancam e matam pobres, negros, sem teto, sem terra… tenham a punição exemplar que merecem.
Por muito menos José Rainha tá mofando na prisão.
Cadeia neles!!!!
Deixe seu comentário