Deputados pedem convocação de Moro para explicar espionagem de mulheres indígenas

Tempo de leitura: 2 min

Deputados pedem convocação de Moro para que explique espionagem a mulheres indígenas

Pedro Calvi, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias

Os deputados Helder Salomão (PT/ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) e Ivan Valente (PSOL/SP), líder do partido, apresentaram nesta quarta-feira (14), requerimento (nº 114/2019) de convocação ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para que ele preste esclarecimentos sobre o monitoramento e espionagem de mulheres indígenas pela Força Nacional de Segurança.

Os parlamentares justificam a medida a partir de uma reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de São Paulo, afirmando a Força Nacional de Segurança, subordinada ao ministro, espionou as organizadoras da Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em Brasília.

De acordo com a reportagem, o responsável pela ação teria sido um subtenente da Polícia Militar do Ceará, que usava roupas civis e, portanto, estava sem identificação.

A reportagem informa ainda que várias líderes indígenas foram fotografadas pelo policial, como Célia Xakriabá e Sônia Guajajara, da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Chirley Pankará (do PSOL/SP), Kerexu Yxapyry, de Santa Catarina, e Telma Taurepang, de Roraima.

O policial teria fotografado e filmado as lideranças até mesmo na portaria de entrada do Supremo Tribunal Federal.

Em nota, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública teria confirmado que foi autorizada pelo órgão uma atividade de inteligência sobre o movimento das indígenas.

O documento destaca que “não cabe à Força Nacional, no Estado Democrático de Direito, a função de espionar manifestações populares. É uma grave violação da Constituição e dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos. O Congresso Nacional não pode tolerar uma medida autoritária como esta, que visa ao cerceamento do sagrado direito de manifestação e visa atacar os Direitos dos povos Indígenas”.

Para Ivan Valente, “os fatos são extremamente graves e dão mostras de desvios de conduta e abuso de poder”.

Apoie o VIOMUNDO

“O Poder Executivo tem se mostrado cada vez mais autoritário, e diante de ameaças à liberdade de imprensa e de expressão em nosso país, o caso é mais uma ação antidemocrática para perseguição política contra movimentos sociais, organizações políticas ou todo cidadão que exerça seu direito de fazer oposição democrática ao governo”, diz Helder Salomão.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Helio Leme

Essa reportagem é tão absurda que nem tem a assinatura do repórter que a fez. Guerra da informação

Luiz Carlos Domenico

A Câmara dos Deputados não deixa Moro trabalhar, tem que dar explicação de tudo. Primeiro foi a questão dos vazamentos do Glenn.

Luiz Carlos Domenico

A Câmara dos Deputados não deixa Moro trabalhar, tem que dar explicação de tudo. Primeiro foi a questão dos vazamentos do Glenn e namorado.

Almerinda

Qual é o problema???
O PSOL só de ocupa de assuntos sem importância alguma. Em qualquer bar do Rio de Janeiro, existem câmaras que funcionam 24 horas por dia e não me sinto precionada,nem perseguida nem coisa nenhuma.
Vão se catar, vão trabalhar!!!! Honrem o salário que pago a vcs!!??!

Zé do rolo

Quando se trata do Moro é fora da lei, parcial, perseguidor e escárnio do judiciário.

Antônio Moreira Filho

Esta cambada do PT, PSOL e PCDoB
Não tem crédito nenhum neste país.
Afundaram o Brasil na lama.
Agora quer opinar.
Vai lavar suas caras, e deixa o Sérgio Moro trabalhar e acabar com estas badernas no Brasil.

    Vitor

    A credibilidade do Sr. Moro foi para o espaço, mesmo antes das revelações do site intecept, há o caso nebuloso do Banestado, agora na lama está a situação do Brasil agora, milicias dominando grande parte do País, comandadas pelos bozos e laranjas, candidaturas fraudulentas, desemprego em alta, economia no fundo do poço, O Sr. Sérgio Moro é um ministro incapaz e indigno da função que ocupa.

    Maria Libia

    Como trabalhar se não existe emprego.? Agora vc está feliz, trabalha domingo sem receber um extra. Esses bolsominions são uma piada, perderam tudo, a base de Alcântara é o mesmo que Guantánamo, brasileiro só vai entrar para limpar ou sofrer tortura. Nunca mais o americano devolverá. E foram os bolsominions que deram.

Zé Maria

“Em nota, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública teria confirmado que foi autorizada pelo órgão uma atividade de inteligência* sobre o movimento das indígenas.”

*Onde lê-se: atividade de inteligência;
Leia-se: serviço de Espionagem ilegal.

O Bandido Mor{o} pensa que ainda é juiz.
Aliás, mesmo que fosse, continuaria ilegal.

Zé Maria

É por isso que o Patife Mor{o} e seus Comparsas
da FTLJ são contra a Lei de Abuso de Autoridade aprovada pelo Congresso Nacional ?

Deixe seu comentário

Leia também