Deputados pedem convocação de Moro para explicar espionagem de mulheres indígenas
Tempo de leitura: 2 minDeputados pedem convocação de Moro para que explique espionagem a mulheres indígenas
Pedro Calvi, da Comissão de Direitos Humanos e Minorias
Os deputados Helder Salomão (PT/ES), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados (CDHM) e Ivan Valente (PSOL/SP), líder do partido, apresentaram nesta quarta-feira (14), requerimento (nº 114/2019) de convocação ao ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, para que ele preste esclarecimentos sobre o monitoramento e espionagem de mulheres indígenas pela Força Nacional de Segurança.
Os parlamentares justificam a medida a partir de uma reportagem publicada hoje pelo jornal Folha de São Paulo, afirmando a Força Nacional de Segurança, subordinada ao ministro, espionou as organizadoras da Marcha das Mulheres Indígenas, ocorrida em Brasília.
De acordo com a reportagem, o responsável pela ação teria sido um subtenente da Polícia Militar do Ceará, que usava roupas civis e, portanto, estava sem identificação.
A reportagem informa ainda que várias líderes indígenas foram fotografadas pelo policial, como Célia Xakriabá e Sônia Guajajara, da Apib (Articulação dos Povos Indígenas do Brasil), Chirley Pankará (do PSOL/SP), Kerexu Yxapyry, de Santa Catarina, e Telma Taurepang, de Roraima.
O policial teria fotografado e filmado as lideranças até mesmo na portaria de entrada do Supremo Tribunal Federal.
Em nota, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública teria confirmado que foi autorizada pelo órgão uma atividade de inteligência sobre o movimento das indígenas.
O documento destaca que “não cabe à Força Nacional, no Estado Democrático de Direito, a função de espionar manifestações populares. É uma grave violação da Constituição e dos Tratados Internacionais de Direitos Humanos. O Congresso Nacional não pode tolerar uma medida autoritária como esta, que visa ao cerceamento do sagrado direito de manifestação e visa atacar os Direitos dos povos Indígenas”.
Para Ivan Valente, “os fatos são extremamente graves e dão mostras de desvios de conduta e abuso de poder”.
Apoie o VIOMUNDO
“O Poder Executivo tem se mostrado cada vez mais autoritário, e diante de ameaças à liberdade de imprensa e de expressão em nosso país, o caso é mais uma ação antidemocrática para perseguição política contra movimentos sociais, organizações políticas ou todo cidadão que exerça seu direito de fazer oposição democrática ao governo”, diz Helder Salomão.
Comentários
Helio Leme
Essa reportagem é tão absurda que nem tem a assinatura do repórter que a fez. Guerra da informação
Luiz Carlos Domenico
A Câmara dos Deputados não deixa Moro trabalhar, tem que dar explicação de tudo. Primeiro foi a questão dos vazamentos do Glenn.
Luiz Carlos Domenico
A Câmara dos Deputados não deixa Moro trabalhar, tem que dar explicação de tudo. Primeiro foi a questão dos vazamentos do Glenn e namorado.
Almerinda
Qual é o problema???
O PSOL só de ocupa de assuntos sem importância alguma. Em qualquer bar do Rio de Janeiro, existem câmaras que funcionam 24 horas por dia e não me sinto precionada,nem perseguida nem coisa nenhuma.
Vão se catar, vão trabalhar!!!! Honrem o salário que pago a vcs!!??!
Zé do rolo
Quando se trata do Moro é fora da lei, parcial, perseguidor e escárnio do judiciário.
Antônio Moreira Filho
Esta cambada do PT, PSOL e PCDoB
Não tem crédito nenhum neste país.
Afundaram o Brasil na lama.
Agora quer opinar.
Vai lavar suas caras, e deixa o Sérgio Moro trabalhar e acabar com estas badernas no Brasil.
Vitor
A credibilidade do Sr. Moro foi para o espaço, mesmo antes das revelações do site intecept, há o caso nebuloso do Banestado, agora na lama está a situação do Brasil agora, milicias dominando grande parte do País, comandadas pelos bozos e laranjas, candidaturas fraudulentas, desemprego em alta, economia no fundo do poço, O Sr. Sérgio Moro é um ministro incapaz e indigno da função que ocupa.
Maria Libia
Como trabalhar se não existe emprego.? Agora vc está feliz, trabalha domingo sem receber um extra. Esses bolsominions são uma piada, perderam tudo, a base de Alcântara é o mesmo que Guantánamo, brasileiro só vai entrar para limpar ou sofrer tortura. Nunca mais o americano devolverá. E foram os bolsominions que deram.
Zé Maria
“Em nota, o Ministério da Justiça e da Segurança Pública teria confirmado que foi autorizada pelo órgão uma atividade de inteligência* sobre o movimento das indígenas.”
*Onde lê-se: atividade de inteligência;
Leia-se: serviço de Espionagem ilegal.
O Bandido Mor{o} pensa que ainda é juiz.
Aliás, mesmo que fosse, continuaria ilegal.
Zé Maria
É por isso que o Patife Mor{o} e seus Comparsas
da FTLJ são contra a Lei de Abuso de Autoridade aprovada pelo Congresso Nacional ?
Deixe seu comentário