por Altamiro Borges
Nesta sexta-feira, dia 1º, às 19 horas, no auditório do Sindicato dos Bancários de São Paulo (Rua São Bento, 413), o Centro de Estudos Barão de Itararé promoverá o debate “Mídia, regulação e democracia”. Já estão confirmadas as presenças de cinco deputados federais: Emiliano José (PT/BA), Luiza Erundina (PSB/SP), Brizola Neto (PDT/RJ), Jandira Feghali (PCdoB/RJ) e Ivan Valente (PSOL/SP).
O evento tem três grandes objetivos. O primeiro é de aprofundar o debate sobre o papel da mídia e urgência de um novo marco regulatório. Este tema ganhou impulso no segundo mandato do presidente Lula, com a realização da 1ª Confecom e a montagem de um grupo de estudo, sob comando do ex-ministro Franklin Martins, para formular um projeto inicial de regulação da mídia. As propostas já foram encaminhadas à presidenta Dilma Rousseff, que se comprometeu em abrir um processo de consulta democrática na sociedade.
Fortalecer a frente parlamentar
O segundo é fortalecer a recém-criada Frente Parlamentar pela Liberdade de Expressão e o Direito à Comunicação. Constituída no início de março, esta articulação está na reta final da coleta de assinaturas para a sua formalização no Congresso Nacional. Mas há consenso entre os parlamentares de que ela só terá eficácia se contar com a intensa participação e pressão dos movimentos sociais.
O terceiro objetivo é lançar o novo livro do deputado Emiliano José, intitulado “Jornalismo de campanha e a Constituição de 1988”. Publicada pela Editora da Universidade Federal da Bahia, a obra é baseada em sua tese de doutorado defendida na Faculdade de Comunicação da UFBA. Emiliano José pesquisou o discurso da mídia entre 1988/1998 e mostra como a imprensa mergulhou de cabeça na desconstrução da Constituição de 1988 e na implantação do projeto neoliberal no Brasil.
Att,
Danielle Penha
Centro de Estudos da Mídia Altern ativa Barão de Itararé
11 3054-1829
11 3054-1848 fax
[email protected]
Acessem: www.baraodeitarare.org.br
Comentários
Pedro Paulo
É uma luta árdua. Precisamos criar uma grande rede na internet, como fizeram os egipcios para derrubar o ditador Mubarak.
SILOÉ
Essa é "A BRIGA" e não queremos ficar de fora.
Vamos todos nos manifestar dando todo apoio possível a tudo que for necessário para vencermos essa luta.
Já estou de prontidão!!!
pperez
Que ótimo! A resistencia está tomando corpo para aumentar a ofensiva contra o PIG!
Contudo,é preciso que estes debates corram o Brasil como uma grade caravana Holidei da blogosfera.
Rio de Janeiro,Recife,Belo Horizonte,Porto Alegre,Curitiba,Salvador etc também querem participar!
Farpa
Tenho certeza que como está não fica, a situação do PIG vai mudar. Como diz o Mino Carta, " o melhor desinfetante é o sol", cabe a todos nós desentocar o PIG das profundeza dos esgotos midiáticos, e expo-los a todos os brasileiros.
bissoli junior
ih, rapá, o cabeção da veja corta os pulsos…
Armando S Marangoni
Sei que é só um impulso, mas que dá vontade de sair comemorando, dá.
Ler uma nova notícia sobre uma ação importante para tornar o país mais igual, mais justo, acontece bastante, mas vê-la crescer, assumir uma linguagem cada vez mais popular, mais perto, deixa a impressão que se esse não for o caminho certo, errado também não é.
Deixe seu comentário