Com a cepa indiana por perto, Bolsonaro aglomera e é multado; cai o uso de máscaras no Brasil e o risco é de uma terceira onda

Tempo de leitura: 2 min
Bolsonaro levanta uma garrafa do guaraná Jesus, um produto que orgulha os maranhenses. PR

Da Redação

Por causar aglomeração e violar medida sanitária, o presidente Jair Bolsonaro foi multado pelo governo do Maranhão. 

O valor vai de R$ 2 mil a R$ 1,5 milhão.

Sem usar máscara, o presidente se misturou mais de uma vez com populares que o cercavam, violando o distanciamento social.

Foi a primeira vez que um governo multou o presidente da República, apesar deste ser um comportamento recorrente de Bolsonaro na pandemia.

Imitando o ex-presidente Lula — por correr atrás justamente dos eleitores de Lula — Bolsonaro tem viajado repetidamente ao Nordeste para reforçar sua base eleitoral.

Provável candidato em 2022, o petista sempre contou com uma vitória avassaladora no Nordeste para garantir sua eleição, mesmo perdendo em outras regiões do país.

No Maranhão, Bolsonaro se referiu a Lula, sem citar nomes, como “ladrão” e a Fernando Henrique Cardoso como “vagabundo”, numa alusão indireta ao encontro dos ex-presidentes que aconteceu em São Paulo e selou acordo no segundo turno entre o PT e o PSDB.

Acompanhado pelo filho Carlos Bolsonaro, o presidente insistiu em sua estratégia de “choque e espanto”, comparando o governador do Maranhão aos presidentes da Coreia do Norte e da Venezuela, todos “gordinhos” segundo ele — e líderes “comunistas”.

O descuido do presidente com a pandemia é histórico e aparentemente ele pretende fazer disso um ativo eleitoral, como o homem que não tem medo de se misturar com o povo, que não se deixa mascarar e que coloca a defesa do emprego acima de tudo.

Apoie o VIOMUNDO

O governo federal conta com a vacinação para a retomada da economia até o final deste ano.

Porém, desembarcou em São Luís um marinheiro infectado com a cepa indiana do coronavírus. Ele permanece em isolamento num hospital.

Nos últimos dias, vários infectologistas demonstram preocupação dupla, com a chegada da cepa indiana e com a volta do crescimento dos casos e internações pela covid em alguns municípios e estados.

O prefeito de Araraquara, Edinho Silva, do PT, que tomou a corajosa decisão de decretar o lockdown que deu resultados, disse que está monitorando de perto a taxa de contaminação na cidade e revelou disposição para voltar a adotar medidas duras, para evitar uma terceira onda.

O Instituto de Métricas da Universidade de Washington atualizou suas previsões para o Brasil e, considerando a situação atual, prevê que o país terá 846.844 mortos até primeiro de setembro — serão mais de 9 milhões no planeta.

Já o monitor da Universidade de John Hopkins informa que caíram no Brasil tanto o uso de máscaras quanto o distanciamento social, respectivamente 5% e 7%, entre julho de 2020 e março de 2021.

Neste caso, o comportamento de Jair Bolsonaro pode ter sido importante, pelo exemplo diário que ele oferece à população.

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Zé Maria

E a Globo escondendo a Cepa Indiana de São Paulo
e atribuindo a origem ao Maranhão onde foram adotadas rigorosamente todas as medidas recomendadas e necessárias de precaução para evitar o contágio.
Os Aeroportos do Sul e Sudeste ficaram escancarados ao mundo
e agora querem atribuir a culpa aos maranhenses para queimar o Dino (PCdoB).

Zé Maria

Parece mentira que no braZil as pessoas saudáveis estão inventando doenças
para poderem ser vacinados, porque
não há insumos para produzir vacinas.

E @s Brasileir@s, com esse (des)Governo
Assassino, têm só que torcer para que
não haja uma Mutação de uma das Cepas
que seja Insensível aos Imunizantes Atuais.

Zé Maria

Sabe aqueles instantes em que a água recua quilômetros
antes do Tsunâmi vir arrasador? Pois é. É este o momento.

Bíblia do Bolsonarismo

antes era B.17 que iria destruir com a humanidade e agora essa indiana. Nada disto. Só os americanos estão precisando que o vírus mate uns 20.0000 pessoas para que a renda per capita aumente de S$ 200,00

Deixe seu comentário

Leia também