Altamiro Borges: A revista Veja também vai acabar?

Tempo de leitura: 3 min

LobaoReinaldo

por Altamiro Borges, em seu blog

Coitada das galinhas! Na campanha eleitoral, Reinaldo Azevedo, o pitbull da Veja, ameaçou ir cuidar das galinhas caso Dilma Rousseff fosse reeleita. A exemplo do patético Lobão, que prometeu deixar o Brasil, ele também recuou na sua palavra – que não vale nada mesmo. Agora, porém, ele pode estar preocupado com outro trauma. Nesta semana, a Editora Abril anunciou o fechamento da revista Info, especializada em tecnologia e cultura digital. Alguns já preveem o mesmo destino para a revista Veja, que garante o emprego do fascistóide “criador de galinhas”.

Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (1), a Abril informa que a revista Info passará a ser exclusivamente digital a partir de fevereiro do próximo ano. “A inovação faz parte do DNA da Info e de seus leitores, e ser uma publicação 100% digital é absolutamente adequado para esse título”, tenta justificar André Lahóz, diretor da empresa. Este não é o primeiro sintoma da grave crise do império midiático da famiglia Civita. Em junho passado, ela transferiu dez revistas para a Editora Caras. Em 2013, ela já havia fechado outros quatro títulos – Alfa, Bravo, Lola e Gloss.

Para o jornalista Paulo Nogueira, do blog ‘Diário do Centro do Mundo’, a revista Veja terá o mesmo destino – mais cedo do que tarde. “A Info é a Veja amanhã. Não é frase de efeito. É uma realidade doída. Quer dizer: doída para os leitores da Veja. O que aconteceu com a Info – desativar a edição regular e manter-se na internet – é o caminho inevitável para as revistas impressas”. Este fenômeno, que ocorre em escala mundial, deve-se a duas causas básicas: à explosão da internet, que atrai principalmente os jovens, e à crise de credibilidade dos veículos tradicionais.

A mídia impressa – mas também a mídia televisiva – está em declínio no mundo inteiro. Seu modelo de negócios está na berlinda – com a queda de tiragens e audiências e, consequentemente, a perda das milionárias verbas de publicidade. Como já apontou o escritor Ignacio Ramonet, no livro “A explosão do jornalismo”, a internet acelerou a crise da mídia monopolista. Somente nos EUA, mais de 120 jornais foram fechados nos últimos anos. Na Europa, jornalões e revistonas tradicionais também reduzem suas equipes e anunciam seu fim.

A revista Veja pode até demorar um pouco mais para acabar ou para efetuar ajustes. Não por razões econômicas – já que a tiragem e a publicidade também tendem a recuar. Mas, sim, por motivos políticos. Ela segue sendo um poderoso instrumento da direita nativa, conforme demonstrou na recente campanha eleitoral com suas capas criminosas. Mesmo em crise, ela seguirá desempenhando o papel de importante partido das elites. As forças conservadoras da sociedade – governos direitistas e corporações empresariais – farão de tudo para mantê-la viva.

Mas, retornando às previsões de Paulo Nogueira, a Veja não conseguirá escapar desta triste sina. “À medida que o jornalismo digital vai-se tornando dominante, as revistas de papel vão enfrentar uma escolha complicada. Uma saída é simplesmente fechar. A Abril fez isso com vários títulos. A outra é sobreviver na internet, mas em bases inteiramente diversas… A melhor imagem é a das carroças quando surgiram os carros. Passado algum tempo, não sobrou nenhum fabricante de carroça. Eu disse longo prazo. Mas longo prazo, na era da internet, costuma ser muito mais rápido do que o habitual”.

Leia também:

Internet das coisas: Até o mau humor terá valor de mercado

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Cláudio

Sociopatas ainda é elogio para essas figurinhas mais que grotescas, esses nadas ambulantes…

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

****

*************.

* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Floripa

Veja…Diogo Mainard, Globo…
não me fazem falta.
Nem Manhattan Conection.

Ricardo

Graças a Deus que Lobão não deixou o País. O que seria de nós sem a presença dele?

Álvaro

É a nova versão de “Os Três Patetas”?

Cláudio

♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥♥

****

*************.

* . . . . **** . . . . Lei de Mídias Já!!!! **** … “Com o tempo, uma imprensa [mídia] cínica, mercenária, demagógica e corruta formará um público tão vil como ela mesma” *** * Joseph Pulitzer. **** … … “Se você não for cuidadoso(a), os jornais [mídias] farão você odiar as pessoas que estão sendo oprimidas, e amar as pessoas que estão oprimindo” *** * Malcolm X. … … … Ley de Medios Já ! ! ! . . . … … … …

Edgar Rocha

Entra a Veja e o Estadão, prefiro o Estadão. O jornal é melhor pra absorver o xixi e o cocô do gato.

Francisco

A Veja vai virar “blog”…

Ri! Ri! Ri! Ri!

Roberto

Mas a Veja é somente um panfletinho da direita golpista. Deixou de ser revista há muito tempo. Os caras que ali trabalham nem sei que profissão têm. São panfleteiros? Propagandistas políticos? Micos ajoelhados? Não são profissionais de nada e pertencem tão somente a uma facção? Pensando bem, acho que fico com a última opção.

Donizeti – SP

Conselho para o leitor que receber uma revista Veja de graça pelo correio, porque ninguém mais quer comprar esse panfleto tucano.

-Se receber a Veja, não aceite;

-Se aceitar, não abra;

-Se abrir, não leia;

-Se ler, não acredite;

-Se acreditar, Relinche, você merece !

Fabio Silva

Então é o mercado editorial em geral que está encolhendo? A Rede Brasil Atual também demitiu jornalistas e redatores. Vi apenas os demitidos se manifestarem.
http://www.observatoriodaimprensa.com.br/news/view/_ed827_os_donos_da_bola_nao_sabem_jogar

Luiz

Espero que não acabe. Como a revista Veja tem um histórico de denúncias e foi importante em momentos como nas denúncias contra o Collor, na exposição da corrupção da Petrobrás, entre tantos outros, seria uma pena que a revista fosse calada por ter um viés de direita. É importante para a democracia que todos possam expressar suas opiniões, sejam elas mais a favor da liberdade (como a revista Veja), sejam elas mais a favor da igualdade como este blog, por exemplo. Espero que o debate possa continuar a existir porque só enriquece a democracia e fortalece os argumentos de ambos os lados. Me considero um liberal e acho enriquecedor a leitura deste blog, apesar de concordar com muito pouco do que é escrito aqui. Acusar colunistas de opiniões contrárias de sociopatas desmoraliza o discurso e é certamente um caminho com o qual eu não concordo.

    Donizeti – SP

    A ” Veja tem um viés de direita”, kkk.

    A Veja é a própria bíblia, o catecismo da direita brasileira caro Luis, não sofisme.

    Ricardo

    Tadinho, é neto da velhinha de Taubaté.

Lukas

Uai, se a revista Veja acabar, ele continua com o blog. Com a Ley dos Medios, os blogs vão receber muito mais publicidade do governo federal, e como o dele é um dos mais acessados, provavelmente receberá bastante publicidade estatal.

Wagnão

É o ritmo da vida. Antigos modelos de negócio sendo substituídos por outros. Antigos grupos que se agarraram ao poder da informação e que aos poucos vão deixando de ter importância. Do grupo Abril só sinto saudades da MTV Brasil e de seus erros e acertos. De resto, deixei de consumir a partir do momento que percebi a falta de respeito para com minha inteligência.

    Dênio

    Ah, além da MTV, que foi mt boa até 2007 mais ou menos, a Abril tb tina a Bravo! Era uma revista muito boa tb…de resto, concordo com vc! Poderá fechar as portas, não faria a menor falta!

FrancoAtirador

.
.
A Manada de Muares Fascistas fará uma Vaquinha

para manter na Banca o Detrito Fétido da Marginal.
.
.

Edi Passos

Enquanto o PSDB for governo em Sum Paulo a Veja e toda a malta dos civitas será mantida com dinheiro público. Se o “detrito fétido de maré baixa” vai ser lido por alguém, ou se vai ser empilhado, sem sair da embalagem, nas prateleiras das escolas já é outro assunto!

Deixe seu comentário

Leia também