Altamiro Borges: O surto do ego colonizado

Tempo de leitura: 2 min

FHC sofre do “surto de ego colonizado”

por Altamiro Borges, em seu blog

Em artigo publicado no jornal Zero Hora deste domingo (6), o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso confirmou que padece da grave doença do “ego colonizado”. Recalcado, ele voltou à carga contra a política externa do atual governo e – para desgraça do candidato tucano José Serra – insistiu em fazer comparações entre as duas administrações. Atirando em Lula, FHC afirmou que a sua “demagogia presidencial não passa de surto de ego deslumbrado”. A cara está doente!

O motivo de mais esta recaída é a recente negociação entre Brasil-Turquia-Irã. O invejoso critica a “celeuma causada pela tentativa de acordo entre Irã e a comunidade internacional empreendida pelo governo brasileiro”. Ele não entende “porquê de tanto barulho”. Citando algumas vitórias da diplomacia no passado, que o seu triste reinado procurou enterrar junto com a “era Vargas”, FHC tenta se apresentar como um intransigente defensor dos “interesses nacionais e da “paz mundial”.

“Alinhamento automático” com os EUA

O ex-presidente só não explica porque o Itamaraty, durante a sua gestão, acelerou as negociações da Área de Livre Comércio das Américas (Alca), tratado que tornaria o país uma colônia ianque. Nem porque os embaixadores críticos da sua política de “alinhamento automático com os EUA”, como o atual ministro Samuel Pinheiro Guimarães, foram afastados de seus cargos no Itamaraty. Ou porque seu ministro de Relações Exteriores, Celso Lafer, tirava os sapatinhos nos aeroportos estadunidenses. Ou porque aceitou entregar a base de Alcântara (MA) para o “império do mal”.

Como mostra o historiador Luiz Alberto Moniz Bandeira, no premiado e indispensável livro “As relações perigosas: Brasil-Estados Unidos”, o triste reinado de FHC foi um dos piores da história da diplomacia nacional. O autor relata casos grotescos de subserviência, como o da assinatura do Tratado Interamericano de Assistência Recíproca (TIAR), que colocava o Brasil como apêndice dos EUA em casos de guerra; o da demissão do embaixador José Maurício Bustani da OPAQ; e até o caso dos “sapatos de Celso Lafer”, como detalhes humilhantes para o Itamaraty.

Repetição da retórica imperial

FHC não tolera o enorme prestigio da política externa do governo Lula. Mas como a mentalidade colonizada é pegajosa, ele repete sempre a mesma retórica imperial dos EUA. Até o blogueiro Josias de Souza, da FSP (Folha Serra Presidente), constatou que FHC reproduziu os argumentos centrais de Hillary Clinton para atacar o acordo Brasil-Turquia-Irã. Para o ex-presidente capacho dos EUA, o acordo não teria qualquer credibilidade. “É isso que o governo americano alega para recusar a intermediação obtida”, afirma servilmente. Ele ainda vai cortar o pulso de inveja!

O ódio da oposição neoliberal-conservadora a atual política externa contamina da cria ao criador. Não é para menos que o candidato José Serra atira no Mercosul e na Bolívia. Ele quer ficar bem na foto com a direita ianque e nativa. Numa entrevista pouco antes do acordo Brasil-Irã, o tucano afirmou que nunca se reuniria com o presidente iraniano. Deve ter mordido a língua na sequência como a repercussão do acordo. Os tucanos realmente padecem do “surto do ego colonizado”.

Apoie o VIOMUNDO

Apoie o VIOMUNDO


Siga-nos no


Comentários

Clique aqui para ler e comentar

Milton Hayek

Ele agora faz parte,Nasciemento,do Interamerican Dialogue-um instituto financiado por empresas nos EUA e dá aulas na universidade Brown.É um cretino.Baba ovo de americano.
É por isso que os militares o odeiam.Humilhou as Forças Armadas do Brasil,assinando o TNP e nos deixando indefesoso.Ah jumento!!!

    Nascimento

    E eu nem vou falar sobre a Base de Alcântara… pro pessoal aqui, não ficar mais "p" da vida.

    "Se Lafer tirou os sapatos, imagine o que FHC tirou!"

    (comentário copiado de um dos vários blogs que acesso).

    Werner_Piana

    Seria um "jumento', se não fosse um entreguista desonesto. Pária!

Nascimento

"Numa noite de inverno do ano de 1969, nos escritórios da Fundação Ford, no Rio, Fernando Henrique teve uma conversa com Peter Bell, o representante da Fundação Ford no Brasil. Peter Bell se entusiasma e lhe oferece uma ajuda financeira de 145 mil dólares. Nasce o Cebrap".

francisco.latorre

o pior é que parece que aconteceu mesmo..

e clinton nem ligou no outro dia.

magoou..

..

Hans Bintje

Prezadíssimos Ubaldo & Supertramp68:

Eu fico muito contente em saber que as palavras de discípulos do maior mestre da internet planetária – o nobre professor doutor Hariovaldo Almeida Prado – estejam tentando iluminar as mentes dos leitores deste site maligno mantido pelo ouro amarelo de Pyongyang, pelos petrodólares bolivarianos e por outras fontes de dinheiro ainda mais sinistras.

Mas eu aviso aos honoráveis irmãos em São Serapião que se despreocupem em relação a este horroroso Viomundo: ninguém acessa essa bomba internética, os comentários são escritos pelo próprio (ir)responsável pelo site para dar impressão de movimento que, na verdade, inexiste.

Façam um favor a vocês mesmos e retornem ao seio de Madre Meneghel, aos bons conselhos do Padre Josephus e à companhia dos cheirosos homens bons e mulheres boas do Brasil. Não se deixem contaminar por esses sites comunistas imundos, de pessoas rancorosas e sem futuro.

Enfim, voltem ao site do insuperável mestre Hariovaldo: http://hariprado.wordpress.com/

    dukrai

    pode reparar que o Jairo, o Gerson e eu aparecemos em períodos alternados, pra não dar na cara.

    Ubaldo

    Hans Bintje,
    Você que tem categoria, é bem letrado e tem senso de humor, só não pode estar do lado dos comunistas. Pense nisso!

    Davi Sensu

    Cara, quem é esse Hariovaldo? Dá pra conhecer ele pessoalmente? Preciso pagar um almoço pra esse cara!!! Muito bom…

    PS: desculpem minha ignorância, caso seja sabido que não se trata de quem mas de "quems"…

Emerson Sousa

O caso dos "Sapatinhos de Lafer" resume muito bem a realidade da diplomacia tucana!

francisco.latorre

uma vez capacho..

capacho pra sempre.

..

dukrai

O mais doido é que tem um texto do Pepe Escobar aqui no Viomundo: O eixo Turquia-Síria-Irã, de uma clareza fantástica para a compreensão da questão do Oriente Médio. Detalhe, não cita uma só vez o Brasil para falar da importância desta questão para nós.
Celso Amorim e as mentes iluminadas do Itamaraty possibilitaram que o Brasil desse passos decisivos na afirmação de sua soberania e Lula assume por inteiro o seu papel de estadista.

Lu Rangel

Depois que Itamar Franco disse que o FHC foi escolhido por exclusão para candidato a presidência, eu sinceramente começo a duvidar que o FHC tem essa sabedoria toda tão cantada em verso e prosa pela grande mídia.

Milton Hayek

http://www.voltairenet.org/article165663.html

Tribunal de Texas registra judicialmente evidencias que vinculan a Luis Posada Carriles con los atentados en La Habana (ver documento PDF). El terrorista cubano trabajando para la CIA sigue libre, protegido primero por la administración Bush, hoy por la administración Obama.

El Tribunal federal de El Paso (Texas) presentó un documento con evidencias de la participación de Luis Posada Carriles en la cadena de atentados con bombas en hoteles de La Habana, en 1997, que será analizado este miércoles 2 de junio en una audiencia preliminar a la que están convocados los abogados del terrorista y los representantes de la Fiscalía de EEUU.

La Fiscalía envió una delegación a Cuba a fines de enero de 2010 para obtener evidencia en relación con los cargos de perjurio contra Luis Posada Carriles, pero sus abogados se rehusaron a viajar a la Isla para participar en la investigación.

De acuerdo con el documento presentado por el gobierno de Estados Unidos ante el tribunal federal en El Paso, que lleva el caso Posada, “el propósito de la visita fue entrevistar a testigos y examinar evidencia física en relación con los explosivos y detonadores utilizados para la campaña terrorista contra varios hoteles y restaurantes en La Habana en 1997″.
* José Pertierra es el abogado que representa al gobierno de Venezuela para la extradición del terrorista Luis Posada Carriles. Tiene su bufete en Washington DC.

william porto

FHC e um pavao ridiculo e demode, esclerosado, recalcado e frustrado, ja era.

Supertramp68

Essa ditadura teocratica brasuka, onde o deus lula impera e seus lacaios uivam e rosnam improperios contra todos que discordam dos mandamentos universais do foro de são paulo. lula é um apatrida mercenario que vende a todos pela hegemonia de sua popularidade comprada na base do toma lá da cá dos mensalões dos politicos, do bolsa familia dos miseraveis, do imposto sindical das bases, das contribuições milionarias as ONGs do MST e a UNE.
Só resta saber qual é o seu preço.

    Milton Hayek

    Eu te adoro,Professor Hariovaldo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Jairo_Beraldo

    Tramp, voce é desorientado, tal qual FHC…te liga, irmãozinho…e fale o que pode comprovar!

    dukrai

    boa idéia, vou postar este amontoado de idiotices no Prof. Hariovaldo, posso citar seu nome, ilustre confrade da comunidade hariovaldiana?

    Leider_Lincoln

    Vá lá viver em Israel, aproveite e fique por lá, esperando os novos tempos chegarem…

    Marcelo Fraga

    Se era pra dar Ctrl-C Ctrl-V no Prof. Hariovaldo, que pelo menos citasse a fonte, oras!
    Esse SuperTrampo nem pra falar besteiras por sua própria conta serve.

    Gerson Carneiro

    O Super Trapo de 68 tá espumando porque não será convidado para O Encontro Nacional de Blogueiros Progressistas.
    Ôh dó!

    Ubaldo

    O maior preço será as heranças de uma multidão de dependentes do BF que são pagos com o cheque especial do BC e de uma enorme dívida pública (bruta=R$ 2,1 trilhões) que deverá ser paga pelos nossos filhos e netos.

fog

E o que aconteceu ao FBI – Festival de Besteiras na Imprensa? Acabou?
E o que está acontecendo com o Cloaca News, antes tão ativo e agora meio caladão?

    clemes

    Fog, o FBI mudou de endereço. Abs

lucia

Alguém ai sabe o que aconteceu com a página Cidadania do Eduardo Guimarães? Tem um aviso do tipo entrar em contato com o blogueiro….

    Jairo_Beraldo

    Agora é BLOGCIDADANIA.COM…vai lá que voce encontra!

fichacorrida

É simples, se não praticarem este proselitismo descalço, as organizações americanas que os financiam cortam as verbas e e aí sim eles viram voltam ao nada de onde saíram.

Rosamaria C. Costa

Altamiro Borges: O surto do ego colonizado: O FH_Saliére voltou a escrever. Na egolatria, o FH_Saliére nos faz lembrar de
um sujeito que morreu e pensa que está vivo, pensar em voltar aos tempos "gloriosos". É pena ele sofra
de tanta inveja do Presidente LULA, o metalúrgico que fez muito pelo pais, o que ele poderia ter feito . que "mata" é isso, ter de ir para o LIXO da História. E o FH_Serra nunca se livra do passado o Trama
de 2002.

Donizeti

FHC com certeza se inspira em José Silvério dos Reis, o delator de Tiradentes para ter uma mentalidade tão subserviente aos Estados Unidos. É um verdadeiro sabujo, puxa o saco dos EUA até quando não tem motivo nenhum para isso, como é o presente momento.

Pena que não exista pena de morte por fuzilamento no Brasil para os traidores da pátria, FHC e sua quadrilha fazem jús a esse destino por tudo de mal que fizeram ao Brasil nos oito anos de seu desgraçado governo e seu filhote José Serra quer completar a desgraça quase terminada por seu mentor e mestre.

Se Serra for eleito, adeus sonho de um Brasil livre, independente e com distribuição das nossas riquesas para a maioria do nosso povo. Voltará a diplomacia do complexo de vira-latas dos tucanos e da nossa elite deslumbrada com a cafonice de Miami.

voxetopinio

Hayek pegou eroticamente pesado. xD

voxetopinio

hahaha eu não consigo não rir quando falam que FSP é Folha Serra Presidente. xD Hahahahaha.

Sobre o FHC… É uma CELEBRIDADE, faz tudo para aparecer, mas não inclui em nada na aparição.

    Jairo_Beraldo

    Ao contrário voxetopinio…ele detona o Zé, e isso é fantástico!

    voxetopinio

    Hahahhaa. Muito boa Jairo.

Adilson

FHC e seus asseclas são e gostam de ser subservientes.
O Chanceler Celso Amorim em entrevista ao programa "Roda Morta", disse que foi Ministro do FHC e é do Presidente Lula, afirmou que a diferença entre a postura de Lula e de FHC é abissal. Disse mais, que os EUA não querem aceitar o acordo mediado pelo Brasil para não perder a hegemonia. Todavia não há que se falar do mundo, sem incluir o Brasil, em razão da sua magnitude e postura independente e proativa diante das questões cruciais para o planeta. Ou seja, tratar de política internacional sem incluir o Brasil, seria o mesmo que querer jogar futebol sem a bola, é impossível, simples assim.
Quanto a FHC, esse cidadão para mim é desprezível, não merece a consideração do povo brasileiro.

    Luiz-AlphaPlus

    Caro Adilson, ontem no Roda Viva (de 08/06/2010) o Celso Amorim foi muito mais do que um chanceler pela postura dele nas respostas.
    Ele é realmente uma pessoa com posição firme e sensata.
    Ontem ele deu uma verdadeira aula de relações exteriores àqueles jornalistas medíocres que fazem parte da banca de entrevistadores organizada pela TV Cultura de SP.
    Eles tentaram de toda maneira colocar Celso Amorim em cheque, mas ele conhece bem essa matilha de perguntadores, com perguntas preparadas e selecionadas pelo PSDB, e não caiu nas armadilhas.

    Luiz-AlphaPlus

    Quanto à negociação com o Irã, Celso Amorim deixou bem claro que agora percebe que os EUA não acreditava que o Irã cedesse, por isso manteve a proposta igual a de outubro passado.
    Após Irão concordar em ceder, eles tiveram de inventar outras desculpas esfarrapadas para manter as sanções contra o Irã.
    Outro ponto polêmico que o Amorim foi questionado foi a posição do Brasil contra as ações de Israel nos últimos dias (ataques a navios). Ele deixou claro que não acredita em sanções da ONU contra Israel por saber que os EUA protegem aquele país e os interesses por Israel são maiores do que a vontade de isolar o país..

Maria Dirce

Depois de Itamar dizer que FHC para ´presidente era a 3 opção, vamos virar a página?????

    Jairo_Beraldo

    Mas a terceira opção, veio para detonar o país.

    Werner_Piana

    e essa, FHC presidente (brrr!) devemos ao candidato ao Senado pelo PPS-MG, sr Itamar Franco… lamentável!
    Terrivelmente inesquecível.

Julio Silveira

O FHC é o cinto de inutilidades de seu BatSerra, o homem morcego.

flavio marcio

Ainda não entendi porque o FHC não é o candidato.
Se os tucanos devem a ele o “maravilhoso” legado; se ele teve o “espontâneo” dom de ter vencido o Lula 2 vezes; se o seu partido tem nele um referencial de “respeito”, por que diacho não é ele o candidato?
— FHC, atenção: salve a nação ultrajada, cansada de tantos aloprados e dossiês, de propaganda enganosa de lulistas e petistas, de tanta desesperança e falta de patriotismo (vide os abusos do Evo, por exemplo). Ouça o clamor do povo sofrido: SEJA VOCÊ O CANDIDATO!

Giovani Montagner

parafraseando o romário, com uma pequena licença "poética" da minha parte: "fhc calado é poeta."

    Jairo_Beraldo

    Deixa ele falar, Geovani…para nós é a glória!

Tweets that mention Altamiro Borges: O surto do ego colonizado | Viomundo – O que você não vê na mídia — Topsy.com

[…] This post was mentioned on Twitter by NilsondeVix, André Vargas. André Vargas said: Altamiro Borges: O surto do ego colonizado – http://tinyurl.com/28j73uv (via @viomundo) […]

Antonio

A mostra de subserviência por parte de FHC e os ataques de Serra ao Mercosul e Bolívia podem ser pedido de aprovação e verba para sua campanha aos simpatizantes e interessados americanos.

Fabio_Passos

É… o joaquim silvério dos reis continua o mesmo.
Não perde oportunidade de se mostrar servil aos interesses ianques.

Este sujeito minúsculo envergonha o Brasil cada vez que solta a matraca.

Gerson Carneiro

"Nunca está só quem tem boas memórias", é o que afirma a médica Fátima Oliveira em artigo recente publicado no Vi o Mundo.

Como FHC, insistentemente, demonstra estar sozinho em sua dor de cotovelo, é plausível que seja pelo fato de não ter boas memórias do seu tempo de presidente.

Em tempo: embora não ter boas memórias da era FHC seja o comum, muitos dos que não as têm não sofrem de "sozinhez" por superam com imensa alegria desfrutando das boas memórias da era Lula.

Ubaldo

A política externa brasileira atual tem se mostrado subserviente aos EUA em pelo menos dois episódios recentes. O primeiro com relação ao tratado militar de reciprocidade que permite que navios americanos fiquem estacionados na baía de Guanabara e que militares brasileiros sejam treinados nos EUA e consequentemente adestrados pelos americanos. O segundo é a imensa demora em aplicar as sanções no episódio das multas que a OMC autorizou contra os EUA e que ainda os nanicos querem negociar.
Assim aos poderosos a gente se submete e adota o complexo de pitbull desdentado, que ameaça, ameaça e não pode morder. Contra os miseráveis como Equador, Bolívia e Paraguai, a gente se submete, como foi no caso do confisco de nossa refinaria, do aumento do gás natural e do aumento da eletricidade de Itaipu. Ai se aplica o complexo de Kate Lyra, qual diz que brasileiro é bonzinho, bonzinho.
E dizem que perderam o complexo de vira-latas. Dizem no Fórum de São Paulo, dizem nas convenções do PT, dizem nas visitas aos amigos Castro, Chavez, Evo Morales e Zelaya. Dizem.
No fim deste ano vamos fazer um balanço e saber o que de prático esses amadores da política externa conseguiram. Vejo projeções nada boas. Derrotas na questão do embargo cubano, em Honduras, na Bolívia, no Paraguai, no Equador, na questão do Irã e por ai vai…..

    Renato Mont, SP

    Vc está lendo o Estadão demais….

    Cuidado com as drogas, elas estão dominando vc !!! kkkkk

    É Dilma no 1o. Turno !!!!!

    Milton Hayek

    O neurastênico Ubaldo:

    [youtube tPNCQ_w3cvI http://www.youtube.com/watch?v=tPNCQ_w3cvI youtube]

    O Ubaldo precisa ir para a Bolívia.É lá que fica amaior reserva de lítio do mundo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Edv

    Vcs estão deixando o Debaldo aloprado:
    Uma hora ele diz que nossa política externa é antiamericana…
    Na outra, diz que é subserviente…
    Quem sabe num outro surto gastroenterocefálico ele simplesmente confessa que não sabe o que diz?!
    E que está aqui só para divertir o pessoal!

    Geloca

    esta foi muuuuuuuuuuuuuuuuuitcho boa!!

    dukrai

    tô lendo os comentários ouvindo essa trilha sonora, é pra matar de rir

    Milton Hayek

    Vocês não gostam,também,do meu alter ego-o Tião Macalé????????É ele que está na cola do Ubaldo na maior arapongagem kardecista:

    [youtube rASNmkdflGY http://www.youtube.com/watch?v=rASNmkdflGY youtube]

    Mandei o Tião para os paraísos fiscais(porque ele fala "ingreis") para investigar as contas do Ubaldo.Somos "profissa".Não somos fregueses;somos "criente".

    Gerson Carneiro

    Hayeeeeeek, seo nojeeeeento!

    Pela quantidade de garrafas na mesa o Tião vai fazer um dose Ê do Ubaldo.

    Nojeeeeeeeeeeento!

    Milton Hayek

    Tem a do Klaus também:
    I Will Survive(Gloria Gaynor)
    http://www.youtube.com/watch?v=ZBR2G-iI3-I

    Que infâmia esse Milton Hayek!!!

    Jairo_Beraldo

    É verdade Ubaldo…Lula fala é com o porteiro da White House…voce tem toda razão!

    Edv

    Debaldo cita a figura do pitbull desdentado porque não sabe a diferença entre diplomacia e uso da força.
    E só entende a segunda… Todas as vitórias e bandeiras fincadas ele suberte como derrotas e submissões…
    Por ele, sintomaticamente, bateria nos mais fracos e levantaria o rabicó para os mais fortes, sempre olhando para seu macho alfa a seguí-lo prontamente em qualquer caso…

setepalmos

A campanha não pode parar!
Este é o homem!
A figura ideal para ser o vice-presidente da República!
A chapa puro-sangue tão defendida pelos Tucanos, está aí, e muitos se fazem de bobos!
É a maneira mais tenaz de se opor a todo este processo bolivariano que a diplomacia megalonanica do Mulla e do petralha Amorim se engajaram.

Que tal voltar a conceder a medalha da ordem do cruzeiro do sul a estadistas como o Fujimori?
http://setepalmos.wordpress.com/2010/06/03/campan

Pela vitória de Dilma no 1º turno!

Marat

Rsrsrsrs – ego colonizado: perfeito ao nosso imperador de Higienópolis… logo logo será imperador apenas da Praça Vilaboim!!!

Geysa Guimarães

Pegando carona na declaração do ociólogo, o Mundo é que está surtado e deslumbrado, as homenagens e reportagens laudatórias a Lula se sucedem. Nunca supus que FHC tivesse tão diminuta altivez a ponto de passar recibo de sua cotovelite.

    Jairo_Beraldo

    O que voce queria, colega Geysa, de alguém que um dia disse- "esqueçam tudo que falei e escrevi"?

Milton Hayek

O sonho de FHC sempre foi ser a Monica Lewinsky para dar um brazilian blow job no Bill Clinton.

    Marcelo Fraga

    Que maldade, Hayek! hehe

    priscila presotto

    kkkkk!Essa foi muito boa!
    Blow job!
    Ele não tem competência pra isso ,não….
    Gostei Hayek!

    Milton Hayek

    Ele pode aprender com a Soninha…..

    Marcos C. Campos

    Sacanagem , Hayek , exagerou !!!

    ciro araujo

    Hayek,

    Posso repassar aleatoriamente divulgando o autor?

    Genial.

    nonato barboza

    Genial, Milton! Só que para ser diferente e boçal o FHC seria uma Mônica Levinsky à moda francesa. Será por isso que aqui e ali o Clinton dá um esporro no FHC, só para não perder o costume?

    Gerson Pompeu

    Aí, no caso, em vez de tirar os sapatos como seu ministro,êle tiraria a dentadura.

    Gerson Carneiro

    Mr Hayek,
    like so not can! like so not give!

Deixe seu comentário

Leia também